Issuu on Google+

CAMINHÕES ARTICULADOS VOLVO

A35fFS, a40fFS 33,5-39,0 t

447-476 hp

1


Paixão por desempenho. Na Volvo Construction Equipment, não costumamos simplesmente seguir o mercado. Desenvolvendo produtos e serviços que aumentam a produtividade, e que contribuem para reduzir custos e aumentar o lucro de nossos clientes. Como parte do Grupo Volvo, somos apaixonados por soluções inovadoras desenvolvidas para ajudá-lo a trabalhar de maneira mais mais inteligente e racional. Ajudando você a fazer mais Produzir mais com menos é uma marca da Volvo Construction Equipment. A produtividade elevada costuma estar associada ao baixo consumo energético, à facilidade de uso e à durabilidade. Quando se trata de reduzir os custos ao longo da vida útil, a Volvo é a primeira de sua categoria. Projetadas para se ajustar às suas necessidades Há muito trabalho envolvido na criação de soluções que se adaptam às necessidades particulares de diferentes aplicações industriais. Frequentemente, a inovação demanda alta tecnologia, mas nem sempre isto é necessário. Algumas de nossas melhores idéias costumam ser simples, baseadas em uma compreensão clara e profunda do dia a dia de trabalho de nossos clientes.

Aprende-se muitas coisas em 180 anos Ao longo dos anos, a Volvo desenvolveu soluções avançadas que revolucionaram o uso de equipamentos de construção. Nenhuma outra marca vive mais a segurança do que a Volvo. A proteção dos operadores e daqueles ao seu redor, e a minimização do impacto ambiental são valores tradicionais que continuam a nortear à nossa filosofia de desenvolvimento de produtos Estamos ao seu lado Oferecemos suporte à marca Volvo com as melhores pessoas. A Volvo é verdadeiramente uma empresa global, sempre pronta para dar suporte aos clientes de maneira rápida e eficiente, não importa onde se encontrem. Temos paixão por desempenho.

Volvo Trucks

2 2

Renault Trucks

Mack Trucks


UD Trucks

Volvo Buses

Volvo Construction Equipment

Volvo Penta

Volvo Aero

Volvo Financial Services


ASSUMA O CONTROLE DA SUA PRODUTIVIDADE.

Direção articulada O exclusivo sistema hidromecânico autocompensante proporciona uma direção precisa ao longo de toda a vida útil da máquina, excelente capacidade de manobra e um raio de giro curto. A direção potente e precisa assegura uma produtividade elevada e uma operação segura. O sistema de direção da Volvo é superior a todos os demais no mercado, proporcionando ao operador um controle excepcional da máquina.

4


Um ciclo de trabalho típico para um caminhão articulado inclui carregamento, deslocamento, manobra e descarga. As máquinas Volvo A35FFS e A40FFS executam essas operações da maneira mais eficiente e segura, superando todas as demais

Sistema de direção exclusivo da Volvo

Freio para carregamento e basculamento exclusivo da Volvo

O projeto do sistema de direção proporciona uma elevada força de esterçamento, mesmo a baixas rotações do motor, para as condições operacionais fora de estrada mais difíceis, como em barro profundo. O amortecimento hidráulico impede a transmissão de impactos e solavancos ao volante e ao operador. O sistema também assegura esterçamento preciso e estabilidade direcional no transporte a alta velocidade em estradas, assim o operador não precisa compensar com o volante.

O freio para carregamento e basculamento, patenteado de fácil utilização, aumenta a produtividade e a segurança, facilitando a operação e reduzindo a fadiga do operador. Quando está nas posições de carregamento ou de basculamento, o operador pressiona um único botão que efetua a aplicação automática dos freios de serviço e muda a transmissão para a posição neutra. Depois de concluída a operação, a seleção de uma marcha desativa a função, liberando os freios.

Vantagens do projeto da caçamba

Sistema hidráulico potente e basculamento efetivo

A localização estrategicamente elevada dos pivôs da caçamba proporciona uma grande distância entre o eixo traseiro do bogie e a borda traseira da calha, gerando elevada altura livre de despejo com a caçamba levantada. Com a possibilidade de colocação da carga diretamente na posição certa, maximiza-se a produtividade ao descarregar em uma ribanceira, em uma tremonha ou em uma pilha. O elevado ângulo de basculamento e o projeto da caçamba, feita com aço de alta resistência, favorece a ejeção eficiente do material.

O sistema hidráulico sensível à carga, com bombas de pistões axiais de deslocamento variável, fornece potência aos cilindros de elevação de estágio simples com atuação dupla e facilita a elevação da caçamba totalmente carregada, mesmo em rampas muito íngremes. O comando preciso do basculamento assegura tempos de ciclo reduzidos e segurança em todas as aplicações.

5


SUAVE E FIRME. SEMPRE. O desempenho no transporte fora de estrada aumenta quando cada roda está firme no solo. Estáveis e suaves, os caminhões articulados Volvo deixam você seguir em frente com total controle, mesmo nas piores condições operacionais.

Sistema de suspensão total (FS) O fluido hidráulico é fornecido aos cilindros da suspensão através do sistema hidráulico e o óleo flui livremente para e do tanque e dos cilindros conforme necessário, ao contrário dos cilindros gás-hidráulicos. A suspensão dianteira consiste em dois cilindros hidráulicos e dois acumuladores. A viga bogie e as molas de borracha foram substituídas por quatro cilindros hidráulicos acoplados com quatro acumuladores, dois de alta pressão e dois de baixa pressão. Seis sensores de nível, dois

em cada estrutura em A, monitoram eletronicamente o movimento do chassi em relação aos eixos e indicam ao sistema hidráulico o ajuste da suspensão. Com isto, otimiza-se a estabilidade durante deslocamentos, carregamento e descarga. O fluxo cruzado entre os cilindros hidráulicos estabiliza o bogie e o trator. Todos esses recursos somados permitem velocidades médias mais elevadas sobre terrenos irregulares, maximizando o conforto e a produtividade.

Mais conforto, maior produtividade

Sistema de pesagem integrada (OBW) (equipamento opcional)

Os benefícios do sistema de Suspensão Total (Full Suspension) são: maior conforto do operador e maior estabilidade da máquina, permitindo velocidades médias mais elevadas. Um ciclo de trabalho normal consiste em cinco etapas: manobra para carregamento, deslocamento com carga, manobra para despejo, despejo, deslocamento sem carga. O sistema de Suspensão Total proporciona maior conforto, o que por sua vez permite velocidades mais elevadas ao se deslocar sem carga, maximizando a produtividade e o conforto.

O exclusivo sistema de pesagem de carga da Volvo usa os sensores de pressão do sistema de Suspensão Total (Full Suspension) para pesar a carga. Com esse recurso o sistema pode medir a carga várias vezes durante cada ciclo da máquina, aumentando a precisão do sistema. Os caminhões articulados equipados com o sistema OBW contam com luzes indicadoras de carga na parte externa da máquina. Isto ajuda a manter a carga nominal e evitar sobrecarga, evitando desgaste da máquina e dos pneus, bem como consumo excessivo de combustível. As informações da carga também podem ser acessadas remotamente através do CareTrack, o sistema telemático da Volvo Construction Equipment.

6


Suspensão total (FS) para aumentar a produtividade A suspensão do eixo em 3 pontos, eficiente e confiável, que permite um excelente desempenho fora de estrada, foi melhorada ainda mais. A viga de balanço e as molas de borracha foram substituídas em todas as rodas por cilindros hidráulicos de suspensão, que, em combinação com acumuladores hidráulicos e uma unidade de comando, formam a exclusiva suspensão totalmente hidráulica.

7


TRABALHE COM CONFORTO.

Cabine Volvo Care Cab Boa visibilidade em todas as direções é essencial para obter segurança e produtividade elevadas. A cabine Volvo Care Cab é confortável, com estação do operador posicionada no centro e sob eixo dianteiro,, capô inclinado, espelhos retrovisores grandes, pára-brisa amplo e uma porta totalmente de vidro proporcionando excelente visibilidade.

8

Um novo painel de instrumentos, Contronics e alavanca de basculamento asseguram facilidade de operação. Interior espaçoso, porta-objetos grandes, pedais, controles e interruptores localizados de maneira conveniente minimizam a fadiga do operador ao longo de todo o turno de trabalho. A cabine bem projetada é construída em aço de alta resistência, atendendo às normas de segurança ROPS/ FOPS.


A Volvo oferece um excelente ambiente ao operador, para reduzir a fadiga e aumentar a produtividade e a segurança. Entre e explore a legendária cabine Care Cab. Todos os instrumentos estão à vista, todos os comandos ficam ao seu alcance, exatamente onde você quer que eles estejam. O volante e o assento podem ser ajustados com facilidade para o máximo conforto.

Conforto para transporte fora de estrada avançado Sistema de comunicação com o operador de fácil utilização O Contronics fornece continuamente informações preciosas sobre os sistemas e a operação da máquina, com alertas antecipados através de indicadores de falhas de fácil compreensão sobre comportamentos anormais da máquina ou do operador, aumentando a disponibilidade. Um novo e grande monitor colorido pode ser vizualizado rapidamente e um novo teclado, localizado no painel de instrumentos direito, permite uma navegação fácil e mais rápida entre as diferentes telas e funções.

O exclusivo sistema de suspensão total (FS) da Volvo reduz de maneira efetiva as trepidações, as sacudidas e a vibração, garantindo uma direção suave e segura, proporcionando excelentes condições de trabalho para o operador. Os sensores de nivelamento monitoram continuamente a posição dos eixos, e o sistema ajusta os cilindros hidráulicos de suspensão para manter a máquina inteira nivelada, garantindo a retenção da carga ao percorrer terrenos irregulares. A função do estabilizador melhora a dinâmica e maximiza a estabilidade do veículo.

Acesso seguro e fácil à cabine

Funcionalidade de descarregamento

Redução de ruído

Projetada para entradas e saídas seguras e fáceis, a cabine Care Cab apresenta uma porta com uma ampla abertura sem soleira, degraus antiderrapantes posicionados corretamente e novos e convenientes corrimãos.

Os modelos A35FFS e A40FFS apresentam novas funções de basculamento que aumentam ainda mais a facilidade de operação, a segurança e a produtividade: automatismo de abaixamento da caçamba e ângulo de basculamento ajustável. O ângulo pode ser facilmente ajustado pelo operador, usando o Contronics para limitar a altura da máquina ao operar debaixo de cabos elétricos, em túneis ou em operações subterrâneas.

A cabine Care Cab apresenta um isolamento acústico muito eficaz e é montada sobre coxins de borracha posicionados de maneira ideal para reduzir a vibração. O nível interno de ruído confortavelmente baixo (apenas 74 dB (A) – ISO 6396) reduz a fadiga para ajudar a aumentar a produtividade do operador.

9


MENOS MANUTENÇÃO PARA MAIS TEMPO DE MÁQUINA DISPONÍVEL. Os caminhões articulados Volvo ajudam nossos clientes a produzir mais em cada dia de trabalho. Eles se diferenciam pela pouca necessidade de manutenção, longos intervalos de serviço, grande facilidade de manutenção e excelente disponibilidade. Tudo isso contribui para um maior tempo de máquina disponível e para um transporte produtivo. Sistemas de retardo e de freios Os modelos A35FFS e A40FFS são equipados com freios de discos múltiplos úmidos refrigerados a óleo em todas as rodas. O projeto assegura um elevado desempenho de frenagem e longa vida útil de serviço, mesmo em locais muito empoeirados ou enlameados. Além disso, ambas as máquinas apresentam um sistema de retardo fácil de operar, com a utilização dos freios das rodas e do VEB (Volvo Engine Brake, freio motor Volvo, que atua tanto na fase de exaustão de gases de escape quanto na fase de compressão do motor, e o freio de escape EPG). Os potentes retardadores são usados para controlar a velocidade no transporte em declives, desacelerando antes das curvas ou cruzamentos, reduzindo a necessidade de utilização dos freios de serviço. Esse recurso garante baixos custos operacionais e um transporte rápido e seguro.

Facilidade de serviço Os filtros de óleo do motor são agrupados e podem ser acessados facilmente através da grade dianteira rebatível. A válvula especial na chapa de proteção inferior e uma mangueira de drenagem dedicada, armazenada na grade dianteira, asseguram trocas de óleo sem derramamentos, reduzindo o impacto ambiental. Os drenos montados remotamente são posicionados para facilitar o alcance. Todos os pontos de serviço e de lubrificação são facilmente acessados ao nível do solo através de plataformas antiderrapantes. Não são necessárias manutenções diárias e semanais. A grande facilidade de manutenção e os longos intervalos de manutenção reduzem o tempo de máquina parada.

Monitoramento automático a bordo

Junta oscilante livre de manutenção

O sistema Contronics monitora eletronicamente os níveis dos fluidos, fornecendo advertências no caso de qualquer desvio e lembretes de manutenção programada, o que minimiza o tempo de máquina parada e aumenta a disponibilidade das máquinas.

Todos os caminhões da série F apresentam articulações duráveis, livres de manutenção e completamente seladas, com rolamentos de roletes cônicos permanentemente lubrificados. A menor demanda de manutenção significa menor tempo de máquina parada e menores custos operacionais

10


Acesso fácil para manutenção A grade dianteira bascula para baixo, servindo como uma plataforma de serviço com degraus antiderrapantes. O capô se inclina para cima em até 90 graus para um acesso completo e seguro ao compartimento do motor. Isto faz com que seja muito mais fácil e mais rápido alcançar os pontos de manutenção, trocar os filtros e limpar o conjunto de arrefecimento.

11


UMA OLHADA RÁPIDA NO MELHOR CAMINHÃO ARTICULADO. CareTrack* CareTrack é o sistema telemático da Volvo. Equipamento de série nesta máquina, ele é projetado para fornecer informações úteis para aumentar a produtividade e a eficiência.

Suspensão totalmente hidráulica A exclusiva suspensão totalmente hidráulica (FS) da Volvo em todas as rodas, com nivelamento automático e estabilizador, permite maiores velocidades em estradas irregulares, com o veículo carregado ou vazio, garantindo maior produtividade, máximo conforto para o operador e excelente desempenho fora de estrada.

Bloqueios de diferencial Os bloqueios de diferencial do tipo acoplamento por dentes, sem deslizamento e sem desgaste, proporcionam capacidade de bloqueio integral (100%). Bloqueio do diferencial longitudinal tipo acoplamento por dentes na caixa de transferência.

Eficiência de combustível Motor diesel potente, controlado eletronicamente, que respeita o ambiente. Torque elevado a baixas rotações, trem de força harmonizado e a função ATC reduzem o consumo de combustível.

* Em mercados nos quais o CareTrack está disponível

12


Volvo Care Cab Espaçosa e silenciosa, confortável, com controles posicionados ergonomicamente e com excelente visibilidade para uma operação segura e produtiva. Atende às normas de segurança ROPS/FOPS.

Sistema de pesagem integrada O OBW registra todas as cargas transportadas. As informações também podem ser acessadas remotamente graças ao CareTrack, o sistema telemático avançado da Volvo. Este equipamento permite o gerenciamento completo da carga útil.

Acesso fácil para manutenção O capô bascula 90 graus para trás e a grade dianteira, com degraus integrados, pode ser inclinada para baixo, atuando como uma plataforma de serviço. Todos os pontos de lubrificação e os drenos com montagem remota podem ser acessados ao nível do solo ou em plataformas antiderrapantes. Não há lubrificação diária nem semanal.

Direção articulada Sistema hidromecânico autocompensante exclusivo. Elevada força de esterçamento, direção precisa, estabilidade direcional para uma operação produtiva e segura.

13


TRANSPORTE EFICIENTE. POR DEFINIÇÃO.

«F» de «Fuel»significa economia de combustível Os caminhões articulados da série F oferecem ao mercado eficiência de combustível diferenciada. Os confiáveis componentes da Volvo, projetados usando a experiência e a competência de mais de 40 anos, e a mais avançada tecnologia industrial estão bem integrados no trem de força, especialmente desenvolvido para aplicações de serviço pesado. Trabalhando juntos, asseguram elevada força de tração, baixas perdas de potência e uma longa vida útil . Os principais benefícios para o cliente: custos operacionais reduzidos e baixo impacto ambiental. 14


A confiança do cliente foi conquistada ao longo dos anos. A Volvo desenvolveu o conceito do caminhão articulado nos anos 60 e mantém sua posição como o fabricante líder mundial de caminhões articulados. Ao escolher os modelos A35FFS ou A40FFS, você pode estar certo que o trabalho será feito rapidamente, com a melhor relação custo/benefício e de maneira segura, com baixo impacto ambiental. O sistema de controle automático de tração (ATC) é de série em todos os caminhões articulados Volvo da série F As condições constantemente variáveis do solo são muito comuns nas operações com operar um caminhão articulado. Para manter a tração e a mobilidade com economia, o sistema ATC seleciona automaticamente, e em movimento, a combinação ideal de transmissão. A possibilidade de alternar entre o modo 6x4 (menor consumo de combustível, menor desgaste dos pneus) e o modo 6x6 (força de tração máxima) é uma exclusividade da Volvo.

O sistema de controle automático de tração (ATC) é de série em todos os caminhões articulados Volvo da série F. Como os operadores não precisam engatar/desengatar manualmente os bloqueios de diferencial, eles podem se concentrar na operação apropriada, o que aumenta a segurança e reduz os custos operacionais. O sistema ATC não apenas simplifica a operação, maximizando o desempenho fora de estrada, mas também protege o trem de força contra uso incorreto e desgaste desnecessário, prolongando a vida útil da máquina.

Motor que respeita o meio ambiente

Bloqueios de diferencial

Os modelos A35FFS e A40FFS são equipados com motores diesel de baixa emissão controlados eletronicamente. Os motores de alta potência são caracterizados por torque elevado a baixas rotações, o que resulta em excelente eficiência de combustível, desempenho elevado, resposta rápida, menor desgaste e maior durabilidade. Construídos para atingir estes resultados pela Volvo, eles são combinados de maneira ideal com o trem de força, assegurando a máxima utilização da potência e do torque, mesmo nas aplicações mais exigentes.

Os caminhões articulados Volvo série F são equipados com bloqueios do diferencial do tipo acoplamento por dentes, apresentando capacidade de bloqueio integral (100%) e um projeto sem deslizamento e sem desgaste. Quando bloqueado, todas as rodas giram com a mesma velocidade, maximizando a tração em condições operacionais rigorosas. Os bloqueios do diferencial podem ser engatados ou desengatados em movimento, o que proporciona maior produtividade e desempenho.

15


O DESEMPENHO SUPERIOR MERECE TODO O SUPORTE. O dia em que você recebe seu novo caminhão articulado Volvo marca o início de seu relacionamento de trabalho com a Volvo. Dos Acordos de Suporte ao Cliente e do CareTrack às Peças Genuínas Volvo e aos Técnicos de Manutenção Volvo, a Volvo agrega continuamente valor ao seu negócio.

Por projetar e construir suas próprias máquinas, a Volvo sabe bem como mantê-las sempre no seu máximo desempenho. Quando se trata de sua máquina, os técnicos treinados da Volvo são os maiores especialistas.

Nossos técnicos trabalham com as ferramentas e as técnicas de diagnóstico líderes do setor, usando somente as peças genuínas da Volvo para proporcionar os níveis mais elevados de qualidade e de serviço. Converse com seu distribuidor Volvo sobre como os serviços genuínos da Volvo podem fornecer os serviços e os planos de manutenção que se adaptam melhor a você e a seus negócios.

Máquinas com tecnologia de ponta requerem suporte à altura, e seu distribuidor Volvo pode fornecer uma gama de serviços concebidos para obter o máximo de sua máquina, ajudando você a maximizar o tempo de máquina disponível, a produtividade e o valor residual. Seu distribuidor Volvo pode lhe apresentar várias ofertas de suporte sofisticadas, incluindo: Planos de serviço que vão de inspeções rotineiras de desgaste até acordos detalhados de manutenção e de reparo. Análises e diagnósticos para ajudá-lo a compreender como sua máquina está funcionando, ressaltar problemas potenciais de manutenção e identificar onde o desempenho pode ser melhorado. Os cursos de treinamento para eco-operadores podem ajudar seus funcionários a trabalhar de forma mais segura e mais produtiva, com maior eficiência de combustível.

16


CareTrack* Cada caminhão articulado Volvo é fornecido de série com o CareTrack, o sistema telemático da Volvo Construction Equipment. O CareTrack ajuda você a planejar melhor e trabalhar de modo mais inteligente, incluindo relatórios de consumo de combustível, relatórios de localização e lembretes de serviço. Tudo isso é possível com o CareTrack. * Em mercados onde o CareTrack está disponível


Volvo A35FFS, A40FFS EM DETALHES.

Motor Motor diesel potente turboalimentado de 6 cilindros, que oferece eficiência de combustível, baixa emissão, com 4 válvulas por cilindro, eixo de comando de válvulas sobre o cabeçote e injetores unitários controlados eletronicamente. Torque elevado a baixa rotação, grande durabilidade. O motor apresenta camisas de cilindro úmidas substituíveis, guias e sedes de válvulas substituíveis. A filtragem do ar em dois estágios é de série. Sistema de arrefecimento: sistema de arrefecimento de alta capacidade com ventiladores acionados hidraulicamente, com velocidade variável, facilmente acessíveis e que economizam potência do motor e consumo de combustível. A35FFS Potência máxima a SAE J1995 bruta Potência do volante a ISO 9249, SAE J1349 líquida Torque máximo a SAE J1995 bruta ISO 9249, SAE J1349 líquido Cilindrada

r/s kW r/s kW r/s Nm Nm l

Volvo D13F-A 31,7 329 31,7 327 20 2 360 2 345 12,8

A40FFS Potência máxima a SAE J1995 bruta Potência do volante a ISO 9249, SAE J1349 líquida Torque máximo a SAE J1995 bruta ISO 9249, SAE J1349 líquido Cilindrada

r/s kW r/s kW r/s Nm Nm l

Volvo D16F-A 30 350 30 347 17,5 2 525 2 500 16,1

18

Trem de força Conversor de torque com função de bloqueio integrada (lockup). Transmissão: planetária Powertronic da Volvo, totalmente automática, com 9 marchas à frente e 3 marchas à ré. Caixa de transferência: desenvolvida pela Volvo, projeto em linha, com grande altura livre do solo e bloqueio de diferencial integral longitudinal do tipo "engrenagens". Eixos: para serviço pesado, projetado e construído especificamente pela Volvo com reduções de cubo do tipo planetário e bloqueios de diferencial integrais do tipo acoplamento por dentes. Sistema automático de controle de tração (ATC). A35FFS/A40FFS Conversor do torque Transmissão, Volvo Caixa de transferência, Volvo Eixos, Volvo

2,1:1 PT 2519 IL2 ATC ARB H35/H40

Sistema elétrico Os cabos são encapsulados em conduítes plásticos protetores fixados ao chassi. Todos os cabos, soquetes e pinos são identificados. Cabos para opcionais já instalados. Os conectores atendem à norma IP67 de vedação contra água. Chave desconectadora da bateria facilmente acessível. Luzes halógenas potentes. A35FFS/A40FFS Tensão Capacidade das baterias Potência do alternador Saída do motor de partida

V Ah kW (A) kW

24 (2x12) 2x170 / 2x225 2,26 (80) 9,0


Sistema de freio Atende à norma ISO 3450. Freios úmidos totalmente hidráulicos, com discos múltiplos fechados refrigerados a óleo em todas as rodas. Arrefecimento separado dos freios em cada eixo. Dois circuitos independentes: um para o eixo dianteiro e um para os eixos do bogie. Freio de estacionamento: freio a disco aplicador por forca de mola no cardã. Retardadores: usando freios úmidos nos eixos e o freio motor Volvo VEB , que atua tanto na etapa de compressão do motor quanto na exaustão de gases (freio de escape EPG). Sistema de direção Projeto hidromecânico autocompensante. Dois cilindros de direção de dupla ação. Ângulo de direção: 3,4 voltas do volante de batente a batente, ±45°. O sistema de direção, incluindo a direção secundária, atende à norma ISO 5010. Chassi Chassis: tipo caixa, para serviço pesado. Aço de alta resistência soldado com robô. Junta oscilante: completamente livre de manutenção, totalmente vedada, com rolamentos de roletes cônicos lubrificados permanentemente. Suspensão Exclusiva, totalmente hidráulica em todas as rodas, com nivelamento automático e estabilizador. Parte do sistema hidráulico da máquina, usa o mesmo óleo hidráulico. A35FFS/A40FFSv 2/4 Cilindros hidráulicos, dianteiros/traseiros 2 Acumuladores dianteiros, óleo-nitrogênio, de alta pressão 2/2 Acumuladores traseiros, óleo-nitrogênio, de alta/baixa pressão 2+2+2 Sensores de nivelamento Cabine Montada sobre coxins de borracha. Projetada ergonomicamente. Entrada e saída fáceis. Ampla visão à frente. Operador posicionado centralmente, acima do eixo dianteiro. Assento do operador ajustável, com cinto de segurança retrátil. Volante de direção inclinável/ telescópico. Comandos ergonomicamente posicionados. Sistema de aquecimento e ventilação com desembaçador em todos os vidros. Ar filtrado. Controle automático de climatização (ACC) opcional. Sistema de comunicação com o operador: Contronics. Painel grande a cores de fácil utilização, informações de fácil compreensão, todas as funções vitais da máquina são monitoradas continuamente. Assento para instrutor com cinto de segurança. Segurança: estrutura ROPS/FOPS aprovada conforme as normas ISO3471, SAE J1040 / ISO3449 e SAE J231. Nível de ruído na cabine, de acordo com a norma ISO 6396: 74 dB(A). Nível de ruído externo*, de acordo com a norma ISO 6395: 110 dB(A).

Sistema hidráulico Bombas: seis bombas de pistões axiais de deslocamento variável acionadas pela tomada de força do volante. Uma bomba de pistões dependente do solo, montada na caixa de transferência, para direção de emergência. Dois filtros de óleo de retorno com elementos magnéticos fornecem uma filtragem eficaz do óleo. A pressão máxima do sistema é 25 MPa. A pressão máxima do sistema de suspensão FS é 23,5 MPa. Sistema de basculamento Freio para carregamento e basculamento patenteado. Cilindros de basculamento: dois cilindros de simples estágio e dupla ação. A35FFS/A40FFS Ângulo de basculamento Tempo de basculamento com carga Tempo de abaixamento Caçamba Espessura das chapas: Dianteira Laterais Fundo Borda traseira Material: aço HB400 Limite de elasticidade Limite de ruptura

°

72/70

s s

12 10

mm mm mm mm

8 12 14 16

N/mm2 N/mm2

1 000 1 250

Capacidade de carga A35FFS Caçamba de série Capacidade de carga Caçamba, rasa Caçamba, coroada 2:1

A40FFS

kg m3 m3

33 500 16,0 20,5

39 000 18,4 24,0

Com tampa traseira superior m3 Caçamba, rasa m3 Caçamba, coroada 2:1

16,4 21,4

18,8 24,7

* com kit de redução de ruído

19


ESPECIFICAÇÕES. Capacidades de reabastecimento

Velocidade

A35FFS Cárter Tanque de combustível Sistema de arrefecimento Transmissão, total Caixa de transferência Eixos, dianteiro/ bogie Tanque de arrefecimento dos freios Tanque hidráulico

A35FFS

A40FFS

l

50,0

54,0

l

480,0

545,0

l

95,0

1

km/h

6

6

2

km/h

9

9

95,0

3

km/h

11

10

4

km/h

15

15

5

km/h

22

22

6

km/h

28

27

7

km/h

37

36

8

km/h

49

48

9

km/h

57

57

1

km/h

7

7

2

km/h

10

9

3

km/h

18

18

l

45,5

45,5

l

9,2

9,2

l

28,0/57,0

29,0/59,0

l

121,0

121,0

l

262,0

262,0

Peso operacional sem carga Pneus

A40FFS

À frente

À ré

Peso operacional com carga A35FFS

A40FFS

26.5R25*

29.5R25**

Pneus

A35FFS

A40FFS

26.5R25*

29.5R25**

Dianteiro

kg

15 400

16 400

Dianteiro

kg

18 400

20 400

Traseiro

kg

13 700

14 600

Traseiro

kg

44 200

49 600

Total

kg

29 100

31 000

Total

kg

62 600

70 000

Carga útil

kg

33 500

39 000

O peso operacional inclui todos os fluidos e o operador. *) Para o modelo A35FFS com pneus 775/65R29, adicione 200 kg/eixo **) Para o modelo A40FFS com pneus 875/65R29, adicione 300 kg/eixo

Pressão sobre o solo A35FFS Pneus

26.5R25

A40FFS 775/65R29

29.5R25

875/65R29

Sem carga Dianteiro

kPa

130

110

117

99

Traseiro

kPa

58

49

52

45

Dianteiro

kPa

156

131

146

122

Traseiro

kPa

187

157

177

148

Com carga

20


A35FFS Pos

A40FFS mm

A

11 180

11 263

A1

5 476

5 476

A2

6 241

6 404

B

5 540

5 821

C

3 621

3 673

C1

3 546

3 597

C2

1 772

1 772

D

3 101

3 101

D1

2 941

2 942

E

1 277

1 277

F

4 578

4 518

G

1 820

1 940

H

1 683

1 706

I

650

495

J

2 995

3 154

K

2 314

2 457

900

844

M

7 248

7 287

N

8 853

8 967

N1

4 395

4 307

O

3 106

3 374

O**

3 304

3 497

P

2 870

3 074

Q

2 553

2 730

R

579

635

L

604

644

S

2 422

2 653

T

3 401

3 462

U

3 516

3 565

V

2 534

2 636

V*

2 625

2 709

W

3 258

3 433

W*

R1

3 410

3 570

X

521

571

X1

617

671

X2

754

807

Y

2 534

2 636

Y*

2 625

2 709

Z

3 258

3 433

Z*

3 410

3 570

a1

23.6°

25°

a2

72°

70°

a3

45°

45°

A35FFS: máquina sem carga com pneus 26.5R25 A40FFS: máquina sem carga com pneus 29.5R25 *) A35FFS com pneus 775/65R29 opcionais; A40FFS com pneus 875/65R29 opcionais. **) com tampa traseira superior.

21


equipamento. EQUIPAMENTO DE SÉRIE A35FFS A40FFS

A35FFS A40FFS Segurança Degraus e plataformas antiderrapantes Trava da caçamba basculante Corrimãos nos degraus e nas plataformas Luzes de advertência Buzina Grade protetora da janela traseira da cabine Espelhos retrovisores Cinto de segurança retrátil de 3 polegadas Cabine Care Cab com proteção ROPS/FOPS Direção secundária Trava da junta oscilante Lavadores do para-brisa Limpadores de para-brisa com função intermitente Trem de força Modos de tração 6x4 e 6x6 engatados automaticamente Bloqueios de diferencial do tipo 100% "engrenagem de garra" em todos os eixos Transmissão totalmente automática Caixa de transferência de estágio simples com bloqueio de diferencial longitudinal Conversor de torque com bloqueio automático em todas as marchas (lock-up) Motor Injeção direta, controlado eletronicamente Turboalimentado, com intercooler Filtros de óleo agrupados, para facilidade de troca Pré-aquecedor para partidas a frio mais fáceis Válvula e mangueira de drenagem do óleo remotas para acesso fácil VEB (freio de escape EPG e freio motor durante as fases de compressão e exaustão) Sistema elétrico Alternador de 80 A Chave de desconexão das baterias Tomada elétrica de 24 V extra para caixa térmica Luzes: - Luz de ré - Luzes de freio - Iluminação da cabine - Indicadores de direção - Faróis - Iluminação dos instrumentos - Luzes de estacionamento - Luzes traseiras Sistema de freios Freio para carregamento e basculamento Freio de estacionamento no eixo de transmissão Freios totalmente hidráulicos com dois circuitos e discos múltiplos fechados refrigerados a óleo em todos os eixos. 22

• • • • • • • • • • • •

• • • • • • • • • • • •

• •

• •

• •

• •

• • • • • • • •

• • • • • • • •

• •

• •

Conforto Cinzeiro Aquecedor da cabine com ar de circulação filtrado e desembaçador Suporte para lata /bandeja de armazenamento Acendedor de cigarros Assento do instrutor com cinto de segurança Console superior para rádio Janela corrediça Espaço para caixa térmica Caixa de armazenagem Protetor solar Volante de direção inclinável/telescópico Vidro colorido Interface de informação do operador Indicadores: - Pressão de freio - Nível de combustível - Velocímetro - Tacômetro - Temperatura do óleo de refrigeração dos freios a disco úmidos

• • • • • • • • • •

• • • • • • • • • •

• • • •

• • • •

Luzes de advertência agrupadas e fáceis de ler Advertência central (3 níveis) para todas as • funções vitais Painel informações com posicionamento central: - Verificações automáticas antes da partida • - Relógio • - Horímetro • - Informações operacionais com menu de fácil • navegação - Diagnóstico de detecção e solução de falhas • Caçamba Caçamba preparada para aquecimento com gases de escape e equipamentos opcionais Exterior Alargadores dos para-lamas dianteiros e defletores de lama traseiros Pneus 26.5R25 29.5R25 Serviço e manutenção Sistema telemático CareTrack Mangueira de drenagem armazenada na grade dianteira Conexão para sistema MATRIS Plataforma de serviços integrada à grade dianteira Caixa de ferramentas

• • • • •

• •


EQUIPAMENTO OPCIONAL

SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS OPCIONAIS VOLVO A35FFS A40FFS

Segurança Extintor de incêndio e kit de primeiros socorros Triângulo de advertência

• •

• •

Motor Pré-filtro de ar, tipo ciclônico Pré-filtro de ar para serviço pesado, tipo EON seco Pré-filtro de ar, tipo banho de óleo Aquecedor diesel do motor, Eberspächer Aquecedor elétrico do motor (120 V ou 240 V) Parada automática do motor Parada retardada do motor Parada de emergência do motor, externa Rotação elevada do motor

• • • • • • • • •

• • • • • • • • •

• •

• •

Sistema elétrico Sistema antifurto (impede a partida do motor) Sistema para visibilidade traseira, monitor LCD a cores na cabine Alarme de marcha à ré Farol rotativo de advertência, montagem dobrável Luzes de trabalho, voltadas para a frente, montadas no teto Luzes de trabalho, voltadas para trás, montadas no para-lama Cabine Assento aquecido com suspensão a ar, inteiramente ajustável Apoio de braço para o assento do operador Kit de cabos para o aquecimento da cabine (120 V ou 240 V) Espelhos retrovisores aquecidos e ajustáveis eletricamente Comando eletrônico da climatização (ECC) Apoio para a cabeça no assento do operador Filtro HEPA do ar da cabine Kit de instalação do rádio, incluindo alto-falantes Rádio com CD-player Caçamba Aquecimento da caçamba com gases de escape Proteção dianteira contra derramamento, extra, parafusada Kit parafusado para materiais leves Tampa traseira superior acionada por cabo ou articulação Extensões laterais de 200 mm (8 pol.), soldadas Tampa traseira inferior operada com articulação Chapas de desgaste para serviço pesado

• • • • •

• • • • •

• •

• •

Pneus 775/65R29 875/65R29

Serviço e manutenção Sistema de Lubrificação Automática Abertura elétrica do capô Kit de ferramentas com bomba para enchimento de pneus

• •

• •

Outros Kit para climas frios Sistema de abastecimento rápido, kit parafusado Alças de içamento, montadas na roda Kit siberiano, -40°C Óleo hidráulico sintético (biodegradável)

• • • • •

• • • • •

Chapas de desgaste para serviço pesado

Sistema de pesagem integrada (OBW)

Espelhos retrovisores aquecidos e ajustáveis eletricamente

Luzes de trabalho traseiras, montadas no para-lama

Faróis de advertência giratórios

Apoio para a cabeça no assento do operador 23


volvo construction equipment

A Volvo Construction Equipment é diferente. Nossas máquinas são projetadas, construídas e recebem suporte de uma maneira diferenciada. Estes atributos estão respaldados por um patrimônio histórico de mais de 180 anos de engenharia. Nossa filosofia estabelece que devemos pensar primeiro nas pessoas que realmente usam nossas máquinas, para proporcionar-lhes mais segurança, conforto e produtividade. Que devemos também considerar o meio ambiente compartilhado por todos. O resultado dessa forma de pensar está refletido em uma linha crescente de máquinas e na rede global de suporte dedicada a ajudar nossos clientes a fazer mais. As pessoas no mundo inteiro têm orgulho de usar máquinas Volvo.

Alguns produtos não estão disponíveis em todos os mercados. Conforme nossa política de melhoramento contínuo, podemos modificar especificações e projeto sem comunicação prévia. As ilustrações não mostram necessariamente a versão padrão da máquina.

Ref. No 20028837-C 2012.11 Volvo, Global Marketing

Portugueses-83 ART


Productbrochure a35ffs a40ffs pt br 83 20028837 c