Page 1

Revista SP Online

Ano 01 - n째 04 - Outubro 2013

Teatro Municipal


 CartõesdeVisitasePost PapelTi

Sacolas-Embalagens-Fl Marcadord

Imã-BlocodePedido Calendários

NotasF

Presenteieosseusclientesc comsualogomarca.Oseuc

RuaBrigadeiroTobias118Cj, Tel.:(11)3229.794


a c i รกf

r G ua S A

 tais-Pastas-Envelopesimbrado

lyers-Cartazes-Banner- dePรกginas

o/Recibo/Receituario- s/Folhinhas

Fiscais

combrindespersonalizados clientejamaisteesquecerรก.

,316-Centro-SรฃoPaulo/SP 45|(11)3311.0730


4

Editorial: No mês de outubro a Revista SP Online com estrutura editorial assinada pela comunicadora ADRIENI GOMES FERREIRA YASSINE. Traz colunas de interesse diversicado, buscando sempre o que há de mais novo na internet. Se você desejar participar será sempre um grande prazer. Cadastre-se ou envie um email no link contatos. Um grande abraço.

Sumário: HIPNOSE:MITOSE 22 VERDADES É um estado alterado de consciência e percepção, sentido como profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados para carem mais receptivos à sugestão terapêutica. ESTRATÉGIAPARAUMAGESTÃO  FOCADANACOMPETITIVIDADE

42

Primeiramente vamos abordar o desenvolvimento das abordagens estratégicas, até chegarmos na gestão estratégica, como nos ensina Lobato ( 2003):

TRABALHADORAGESTANTECOM CONTRATODEEXPERIÊNCIA

34

A estabilidade provisória no emprego é um direito da trabalhadora que tem sua gestação conrmada no decorrer do contrato de trabalho, prevista no artigo 10, inciso II, letra “b” do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal.

Revista Passos Online


5

I

Capa Entrega do prêmio para Hospital

NOSSAS RECEITAS UAI Receita de Rabada

ASSUNTOS DO DIVÃ

Hipnose: Mitos e Verdades

DE OLHO NA LEI

14

Revista SP Online

Teatro Municipal

Ano 01 - n° 04 - Outubro 2013

nicia-se no ano de 1895, as discussões sobre a construção de um teatro especicamente para ópera com um projeto enviado para a Câmara Municipal que tramita sem sucesso. Em 1898, o Teatro São José foi destruído por um incêndio; a Câmara Municipal lança incentivo para o empreendimento da construção do novo teatro, mediante a isenção de impostos. O empreendimento será efetuado quando a concessão para isenção de impostos é estabelecida em 50 anos, neste momento, o Escritório Técnico de Ramos de Azevedo apresenta a proposta de construção. Outra proposta já havia sido apresentada por Cláudio Rossi ao primeiro prefeito Antônio Prado que faz a aproximação entre o Escritório Técnico de Ramos de Azevedo.

Já é Outubro e estamos na nossa quarta edição. parceiros que não param de aderir a esta super ideia: REVISTA SP ON LINE, feita para valorizar São Paulo e Região

15 22

sac@revistasponline.com.br

Trabalhadora Gestante com Contrato de Experiência

34

Gleisson Melo

38

Adrieni Yassine

42

Flávio Pereira Gomes

Corporeidade

GESTÃO DE NEGÓCIOS Estratégia para uma Gestão Focada na Competividade

Mauricio Louzada A importância da pontualidade

50

Comunicadora Social Editor de artes

Maria de Fátima P. Gomes Gerente Geral


Centro Especializado EstĂŠtica Capilar Facial e Corporal

www.clinicarealc


Visão: Ter um espaço onde a clientela encontre os melhores tratamentos para: cabelos, corpo, podologia, spa. Serviços e produtos direcionados a estética, e que o cliente encontre tudo isto em um único lugar. Missão: A satisfação dos clientes, oferecer serviços de qualidade, cativar e delizar ainda mais os clientes que utilizam a Clínica Realce Beleza.

Rua (Paralela com Av. Esperantina) Piraquara, 115 Jardim Nordeste São Paulo / SP

Tel.: (11) 2026.4427 Cel.: (11) 7806.1733

cebeleza.com.br


O INVERNO chegou, e a Casa Toni preparou promoções imperdiveis para você!

toni.h@ig.com.br www.casatonicolchoes.com.br


A Banda Nascida em 2007, a Banda Império Social é formada por quatro rapazes que acreditam no rock nacional. Desde então, investem na criação e produção das suas composições inéditas como Outdoor, Bem Perto, No Escuro da Noite e outras. Seu trabalho é uma mistura de rock romântico e hard rock, criando assim no seu show, muita agitação e momentos para sentir cada nota, cada acorde e transformá-los em sentimento. No seu repertório, além das músicas autorais, estão bandas consagradas do rock nacional, todas com um toque pessoal. Em 2013, a banda lançará ocilmente seu trabalho com título "Inquisição".

Curta nossa pagina no Facebook

www.facebook.com/ BandaImperioSocial


imperiosocial@imperiosocial.com.br

www.imperiosocial.com www.youtube.com.br/bandaimperiosocial


www.agmb


br.com.br


Capa 14

Um pouco de História...

Atualmente existem milhares de teatros espalhados em São Paulo. As peças são divulgadas em sites como www.teatrododia.com.br entre outros, e mostram o quando a cidade é berço de manifestações artísticas. O gosto pela música erudita já havia sido formado por inuência da Corte, tendo grande impulso durante reinado do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina. Vários teatros foram construídos ao longo da costa brasileira e interior do Brasil. Na cidade de São Paulo, pequenos teatros cumpriam a tarefa da recepção de companhias internacionais que se apresentavam num circuito já bem conhecido: Manaus, no Teatro Amazonas, Belém, no Teatro da Paz, Rio de Janeiro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Teatros como o Teatro Provisório Nacional, Teatro Politeama, Teatro Minerva, Teatro Apolo, assim como o melhor deles o Teatro São José, participavam deste circuito. Inicia-se no ano de 1895, as discussões sobre a construção de um teatro especicamente para ópera com um projeto enviado para a Câmara Municipal que tramita sem sucesso. Em 1898, o Teatro São José foi destruído por um incêndio; a Câmara Municipal lança incentivo para o empreendimento da construção do novo teatro, mediante a

isenção de impostos. O empreendimento será efetuado quando a concessão para isenção de impostos é estabelecida em 50 anos, neste momento, o Escritório Técnico de Ramos de Azevedo apresenta a proposta de construção. Outra proposta já havia sido apresentada por Cláudio Rossi ao primeiro prefeito Antônio Prado que faz a aproximação entre o Escritório Técnico de Ramos de Azevedo. O local escolhido para a construção foi o Morro do Chá, que já abrigava o Novo Teatro São José. Com o projeto de Cláudio Rossi, desenhos de Domiziano Rossi e construção pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo, as obras foram iniciadas em 1903 e nalizadas em 1911. O estilo arquitetônico é o eclético, em voga na Europa desde a segunda metade do século XIX. São combinados os estilos Renascentista, Barroco do setecentos e Art Nouveau, sendo o último o estilo da época. A inauguração estava marcada para o dia 11 de setembro, mas devido ao atraso na chegada dos cenários da companhia Titta Ruffo,em São Paulo, pois vinham de turnê pela Argentina, foi adiada para 12 de setembro. Houve uma grande aglomeração de pessoas no entorno do teatro, muitas admiradas pela iluminação com energia elétrica vinda de seu interior e pelo entorno. A noite foi iniciada com o trecho da obra “O Guarani”, de Carlos Gomes, devido a pressão da crítica paulistana. Seguiu-se depois a encenação da ópera “Hamlet”, de Ambroise Thomas, com o barítono Titta Ruffo no papel principal. A companhia apresentou outras óperas durante a primeira temporada.

Fonte: Wikipédia


RECEITAS PAULISTANAS

Receita de Polenta Frita Tempo de preparo: 40 min Rendimento: 08 porções Diculdade: fácil

Ingredientes da Receita de Polenta Frita: 1 xícara de chá de fubá de milho 2 cubinhos de caldo de carne 2 ovos batidos 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Óleo para fritar

Como Fazer Polenta Frita: Coloque em uma panela 4 xícaras (chá) de água e o fubá. Leve ao fogo e cozinhe até ferver. Acrescente os cubinhos de caldo de carne e cozinhe, mexendo até engrossar. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, mexendo algumas vezes. Retire do fogo, espalhe em uma assadeira e deixe esfriar. Corte em tiras, passe no ovo e na farinha de rosca e frite no óléo quente até dourar ligeiramente.

Fonte: www.receitastipicas.com

15


O Paraiso das Legs Tamanhos Especiais - Fabricação própria Leg Infantil 02 ao 16 - Tamanhos do PP ao GG


Aceitamos todos os cartões de crédito.

Venha conferir.

Rua Shobee Kumagai, 145 - Jardim Belém São Paulo / SP Tel.: (11) 2495.5973 Cel.: (11) 94940.9363


Pensando em sua tranqu de Seguros traz para voc coberturas e valores nas m Seguros d Trabalhamos com as seguintes seguradoras:


uilidade, A Sua Corretora cê as melhores opções em melhores Companhias de do Brasil.


Floriano Advocacia e Assessoria


Rua Jacira Artacho 270 , Jardim Piratininga São Paulo / SP | Cep: 03716-080 Tel.: (11) 26851174 Fax: (11) 29588595

Na Floriano Advocacia, você encontra orientação sobre seus direitos: TRABALHISTA: Verbas Rescisórias, Reconhecimento do Vínculo Empregatício, Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, Horas Extras, Equiparação Salarial, Adicionais: Noturno, Insalubridade, Periculosidade, Reparação de Danos Morais e Materiais decorrente da relação de emprego, etc. PREVIDÊNCIA: Contagens, Revisões de Aposentadoria, Acidente do Trabalho, Pensões por Morte, Auxílio Reclusão, Auxílio Doença, etc. FAMILIA: Divórcio, Pensão Alimentícia, Guarda, etc Atuamos para pessoas físicas e empresas, tanto na esfera extrajudicial ou na judicial, isso, em primeira instância, em segunda instância bem como nos Tribunais Superiores. Entre em contato com um de nossos advogados e garanta os seus direitos.


ASSUNTOS DO DIVÃ

22

HIPNOSE: MITOS E VERDADES O QUE É HIPNOSE? É um estado alterado de consciência e percepção, sentido como profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados para carem mais receptivos à sugestão terapêutica. Fenômeno natural que acontece várias vezes no decorrer da vida da maioria das pessoas, mas que geralmente não são identicados como estados de transe. Exemplos de momentos que se entra comumente neste estado de consciência diferente do estado de vigília são: dirigir em uma estrada e perceber que por um breve momento, esteve inconsciente daquilo que estava fazendo, ou quando se está tão envolvido em um programa de televisão que nem se dar conta quando alguém entrou na sala. Na verdade, toda hipnose é auto-hipnose e o paciente está sempre no controle. O relaxamento que se experimenta é agradável e regenerador. Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, o processo é chamado de hipnose clínica ou hipnoterapia. O prossional habilitado para usar esta técnica, fará uma entrevista detalhada com seu paciente para saber no seu caso a hipnose poderá ser eciente ou se outro recurso poderá ser mais indicado. MITOS E VERDADES Existem muitas crenças equivocadas relacionadas à hipnose. A seguir estão alguns mitos sobre a hipnose. MITO: em um estado de hipnose, a pessoa perde a consciência e não sabe nada a respeito do que ocorre ao seu redor. VERDADE: as pessoas não perdem a consciência quando estão em transe. Apenas sua concentração se localiza de uma maneira especial. Você cará ciente de tudo em cada momento e ouvirá tudo que o hipnólogo estiver dizendo. MITO: quando se está hipnotizado, perde-se a vontade e se está sob o controle do hipnoterapeuta.

VERDADE: toda hipnose é uma auto-hipnose. As pessoas se deixam levar em um transe porque esse é o seu desejo. Sem a colaboração da pessoa não é possível induzir o transe. As pessoas mantêm sua capacidade de autocontrole. MITO: apenas as pessoas crédulas, as de pouca vontade e as tolas são hipnotizadas. VERDADE: a hipnose requer habilidades de concentração e imaginação por parte das pessoas. Segundo as experiências, as pessoas que são hipnotizadas com mais facilidade gozam de inteligência. Quanto mais inteligente for a pessoa, melhor a sua capacidade para se concentrar, e portanto, colaborar com o hipnoterapeuta. MITO: a hipnose é perigosa. VERDADE: a hipnose é um dos tratamentos psicológicos mais seguros. Entretanto, o uso da hipnose por parte de pessoas incompetentes pode, ocasionalmente, ter conseqüências imprevistas. Por este motivo, as pessoas devem procurar apenas hipnoterapeutas qualicados. MITO: a pessoa pode car “presa” no estado hipnótico e não sair dele. VERDADE: ninguém cará eternamente em um sonho hipnótico. Se, por qualquer motivo, o hipnoterapeuta deixar o paciente em estado de hipnose ou caísse morto, o paciente caria no sonho hipnótico por alguns minutos, gradativamente entraria em um sono normal e acordaria sozinho, sem problemas. MITO: em estado de hipnose pode-se revelar


23 segredos que não se quer. VERDADE: você não revelará os seus segredos. O que pode acontecer é que você se lembre de acontecimentos que conscientemente teria se esquecido. Você sabe que é a seu favor. Se forem situações traumáticas, irá esquecê-las novamente quando sair do transe. O hipnoterapeuta decide como e quando essa lembrança deverá chegar ao consciente e se é necessário. MITO: A hipnose é sono. VERDADE: A hipnose é um estágio anterior. Às vezes, confunde-se o estado da pessoa em transe profundo, pensando que adormeceu. Mas mentalmente a pessoa é capaz de estar concentrada e com certo grau de consciência e responder aos seus comandos, ou seja, a pessoa está relaxada de forma alerta. MITO: existe hipnose sem permissão. VERDADE: é preciso a concordância do sujeito que vai ser hipnotizado para que o efeito hipnótico aconteça. Não há hipnose sem a anuência do sujeito. Não há perda do livre arbítrio em estado hipnótico. Não há perda de consciência na hipnose. Existe um estado de atenção concentrada. Existe um aprofundamento dos conceitos e valores.

MITO: Todas as pessoas são hipnotizáveis. VERDADE: Somente 10% da população não é hipnotizável, ao contrário do que se acreditava. MITO: toda hipnose tem regressão. VERDADE: para haver regressão é necessário um transe médio ou profundo na hipermnésia e nem toda pessoa regride. A regressão não é hipnose. Na regressão as memórias podem ser construídas. O que vale é a realidade psíquica para o trabalho terapêutico. USOS MAIS COMUNS DA HIPNOSE Na Psicologia: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória. Na Medicina: psiquiatria, anestesia e cirurgia, doenças psicossomáticas, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria (enurese noturna, pesadelos, timidez e inadaptação), controle da dor, controle de vícios. Na Odontologia: medo de ir ao den sta, cirurgia odontológica, bruxismo, controle de sangramento, controle da salivação excessiva e da dor, etc.

Sobre a autora:

MAGALY GOMES MELO Rua : Formosa, 62 sala 11 Passos - MG (35) 8881-6842 www.institutolapidar.com.br

Psicóloga (UFU); Coach (Sociedade Brasileira de Coaching); Professora U n i v e r s i t á r i a ( U N I FA C E F e FESP/UEMG);Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (USP); Especialista em Psicologia Clínica (CRP); Hipnose Clínica Ericksoniana (Instituto Milton Erickson – BH); Análise Bioenergética Aplicada à Saúde e Educação (FESP-UEMG); Terapia da Linha do Tempo (Metaprocessos); Constelações Sistêmicas Familiares(IBCBH; Espaço Hórus)


O seu parceĂ­ro nos transportes

Rua Brigadeiro Tobias 118 Cj, 2028 Centro - SĂŁo Paulo / SP Tel.: (11) 3258.1417 | (11) 3255.7388


jrmotoboys@hotmail.com Execução de transporte de documentos e pequenos volumes na cidade de São Paulo e da região da grande São Paulo.

Disponibilizamos Moto Mensageiro com atendimento esporádico, mensal (meio período e período integral).


Rua Equici 45 A Vila Esperanรงa Sรฃo Paulo / SP Tel.: (11) 23683652

(11) 26816463


Qualidade, variedade e ď€ delidade junto a nossos clientes www.charmeproduto.com.br


Clínica Guimarães Check up Digital Odontológico equipamento ultra moderno Sky Cam Futura

Agende já a su O que é check-up?

É um conjunto de exames realizados periodica com a nalidade de diagnosticar preco


Av. Amador Bueno da Veiga, 1356 Penha de França - São Paulo / SP Tel.: (11) 26872480 (11) 38656316 Fax: (11) 38656316

ua avaliação!!

mente, utilizando-se de diversas tecnologias, ocemente o aparecimento de doenças


A Doce Eventos e Promoções, disponibiliza para seus clientes, várias opções para festas e ou eventos.

Rua Monsenhor Meireles, 514 Tel.: (11) 2943.3643 |


- Animadores e Recreadores - Buffet´s Completos - Decorações em Geral

www.doceseventos.com.br Jardim Penha - São Paulo / SP Cel.: (11) 9950.34963


Rua JosĂŠ Vicente Engenheiro Goulart Tel.: (11) 2771.3665 | C


rofestaseeventos@ig.com.br Abrilhantando sua festa de Casamento, Batizado, Debutante e várias outras. Temos parceiras com prossionais qualicados para os serviços de Barman, DJs, Fotógrafos, Animações, entre outros, além de contarmos com os melhores locais para Salão de Festas. Antes de fazer sua festa contate com Rosan Fest Decoração e Buffet!

e Ferreira, 180 t - São Paulo / SP Cel.: (11) 99500.2150


DE OLHO NA LEI

34

TRABALHADORA GESTANTE COM CONTRATO DE EXPERIÊNCIA TAMBÉM TEM RECONHECIDO O DIREITO À ESTABILIDADE NO EMPREGO Por: Karina Aparecida de Mattos Franzes

A estabilidade provisória no emprego é um direito da trabalhadora que tem sua gestação conrmada no decorrer do contrato de trabalho, prevista no artigo 10, inciso II, letra “b” do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal. Porém, até setembro do ano passado, essa estabilidade não era estendida à trabalhadora cujo contrato de trabalho fosse por prazo determinado, ou seja, não abrangia aquele contrato laboral que possuísse data especíca para seu término, como é o caso dos contratos de experiência. Nesse diapasão, com o intuito de dar ampla guarida à mulher trabalhadora gestante e assegurar os d i r e i t o s d o n a s c i t u r o indiscriminadamente, o Tribunal Superior do Trabalho, pacicou o

entendimento de que possui direito à estabilidade provisória gestacional também a trabalhadora com contrato de trabalho por prazo determinado, fato que já vinha ganhando destaque na jurisprudência. Assim, a empregada admitida, ainda que por contrato de experiência, que venha a conrmar nesse interregno o seu estado gravídico, terá assegurada a estabilidade no emprego desde a conrmação da gravidez até cinco meses após o parto, inteligência da nova redação da súmula nº 244 do Tribunal Superior do Trabalho, a saber: GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (redação do item III alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego à gestante só autoriza a reintegração se esta se der durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.

III - A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória


35 prevista no art. 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado. (grifo e negrito nosso) Nesse sentido, nascerá o direito à estabilidade provisória, mesmo que antes da dispensa ou do término do contrato não ocorra a comunicação da gravidez ao empregador, uma vez que a responsabilidade do empregador é o b j e t i va , q u e “ c o n s i d e ra q u e o importante é a conrmação da gravidez para a própria empregada e não para o empregador. (…) O STF já entendeu que a responsabilidade é objetiva ( RE 259.3218/RS, Rel Min. Ellen Gracie) ” (MARTINS, 2012, P. 445).

à maternidade vem ganhando tamanho respaldo na nossa legislação, que a lei nº 12.812 de 16 de maio de 2013, incluiu na CLT (Consolidação da Leis do Trabalho) o artigo 391-A, que garante à empregada gestante a estabilidade provisória, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado. Assim, nosso ordenamento jurídico acompanha as mudanças e evoluções da sociedade na busca incansável pela lídima justiça, adaptando-se sempre que necessário para melhor servir e proteger os cidadãos que gradativamente buscam o poder judiciário para fazer valer os seus direitos.

Nesse ínterim, a norma constitucional tem por escopo além da proteção ao nascituro, a proibição da dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, na medida em que é com o fruto do seu trabalho que a futura mãe poderá propiciar um início de vida digna ao seu lho. Cumpre ressaltar que a proteção

BIBLIOGRAFIA: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 28ª ed., São Paulo: Editora Atlas, 2012, 920 p.

Sobre a Autora:

Karina Aparecida de Mattos Franzes

Advogada, inscrita na OAB/PR nº 55.719, com escritório prossional em Santa Terezinha de Itaipu/PR, militante na área de Direito Previdenciário. Contato (45) 3541 2920 e-mail: karina_advprev@hotmail.com.


RetíficaJR RetíficaCilíndricaIndustrial

RetíficaJR,atuandohámaisde10anosno segmentoderetíficacilíndricaindustrial, c o m m a q u i n á r i o d e ú l t i m a g e r a ç ã o , profissionaistotalmentetreinadosnas melhoresescolastécnicasdopaís.

Bases-Buchas-Colunas-Eixos- Hastes-Matrizes-Pinos- CilindrosLaminadoscomBombê.

Av. Manoel dos S Limoeiro - Sã Tel.: (11) 2026.0604 |


RetíficasCilíndricas Capacidadeaté0800mmx5.000mm RetíficasUniversais Capacidadeaté0520mmx2.500mm RetíficaBlanchar Capacidadeaté0400mmx1.500mm RetíficasInternas Capacidadeaté0800mmx800mm RetíficasPlanas Capacidadeaté0750mmx1.900mm RetíficasCenterless Capacidadeaté080mmx500mm TornoMecânico Capacidade700mmx3.200mm

Santos Braga, 416 ão Paulo / SP Cel.: (11) 98759.4685


Gleisson Melo

38

Corporeidade

Por: Gleisson Melo

Às vezes me pego pensando que existo, como existo e que minha existência é corpórea, carente de cuidados pra não vir a ser p re m a t u ra m e n t e ex i s t ê n c i a d e memória, ao menos para os que con nuam a exis r corporeamente. A química que estudei no ginásio e que tantas vezes me rou o sossego vejo-a no meu corpo numa constante troca e transformação de elementos da natureza. Meu corpo é uma dança sico-química que obedece a determinadas leis vitais. Corporeamente obedeço a um código que me foi passado sem terem me o fe re c i d o a nte s , s e m m e u ava l . Fisicamente puxei, no dizer popular, os traços sicos de meus antepassados, mas o que me impressiona é como este corpo repete gestos que não são gené cos mas estão in mamente ligados a um passado que não vivi.

Pelo meu corpo sou um eu no mundo. Por ele me exponho e me faço presença em meio a tantos outros corpos. Sou um corpo que pensa para além dele mesmo. Por meu corpo existo e sinto os prazeres em suas diversas facetas e para compensar o equilíbrio que a vida pede, também por ele sofro, tenho dor, padeço. Pelo corpo sinto as auguras da vida. Exponho-me tal como sou. Ele a n d a i n t r i n s e c a m e n t e a ga r ra d o, arraigado a algo nada material que chamam de alma, espírito, mente. Por minha mente sou incorpóreo de maneira corpórea. Minha alma e meu corpo são como uma balança de balcão de outros tempos. Se um sobe o outro desce. Se um adoece o outro esmorece. E isso é um jogo de toma lá da cá, uma via de mão dupla.


39

Sou essa presença no mundo de matéria sica, de junção de átomos com tempo para se unirem intrinsecamente e t e m p o p a ra d e s i n t e g ra re m . E s s a composição atômica que nem se quer dá aos átomos a compreensão e a consciência de saber que seu exis r é o meu corpo. Meu corpo em sua profundeza existencial da suporte à minha mente incorpórea para ter a consciência de meu eu no mundo. E quando ao fim, por fim, e no fim pela decadência material, meu corpo não mais for o que é hoje na corrente do flu xo a o n ã o s e r, ca b e rá s ó a m i m esquecer o que outros por algum tempo lembrarão no que se chama memória. Memória do “alter ego” que já não é um ego. E se con nuar a ser será numa outra dimensão, pois nesta temos a certeza: não será corpórea mais.

Reflexão sobre meu ser corpóreo. Qual a minha sa sfação com meu c o r p o ? O q u e p o s s o f a ze r p a r a melhorara esta sa sfação? Como tenho cuidado de meu ser corpóreo? Como tenho respeitado os limites de meu corpo e sua saúde? Como cuido de minha higiene co r p o ra l ? O q u e te n h o co m i d o, bebido? Que tempo dedico para me alimentar com qualidade? Tenho me exercitado? Tenho me permi do o descanso e momentos de relaxamento? Um corpo bem cuidado também traz alegria e sa sfação para o bem viver. Pense nisso...

Sobre o autor: Coach, Palestrante e Instrutor de Cursos e Treinamentos com mais de 5 anos de experiência, Consultor de RH com PNL e responsável pela área comercial do Instituto Lapidar. Coach Sistêmico pelo MetaforumInternacional certicado pela Word Coaching Council, Practitioner em PNL pela Actius de Campinas-SP e Master pelo Instituto Lapidar, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera de São Paulo e graduado em Filosoa pela PUC-Minas em Belo Horizonte-MG.

Gleisson Melo


GESTÃO DE NEGÓCIOS

42

COMO UTILIZAR A ESTRATÉGIA PARA UMA GESTÃO FOCADA NA COMPETITIVIDADE E SUCESSO Primeiramente vamos abordar o

desenvolvimento

das

abordagens

adotado era o de projetar o futuro. A forma de gestão priorizada era a da curva da

estratégicas, até chegarmos na gestão

experiência.

estratégica, como nos ensina Lobato ( 2003):

evitados: não esquecer de prever

O pensamento estratégico passou por cinco

descontinuidades. Já nos anos de 1970

fases marcantes, segundo o referido autor:

temos a fase do planejamento estratégico,

- PLANEJAMENTO FINANCEIRO: temos

Os problemas a serem

iniciando sua evolução , mas era o começo.

como característica principal desta fase a

- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: as

valorização dos indicadores, ou seja, dos

características principais desta fase eram:

elementos que formavam a base de dados

pensamento estratégico; análise ambiental. A

para tomada de decisões: o orçamento

gestão focada em: análise de recursos e

anual, o controle nanceiro e contábil, bem

competências. O que representava valor

como uma Administração por Objetivos

neste fase erá a capacidade de poder denir

(APO). O que era tido como sistema de valor

estratégias, e o grande problema a ser

era o cumprimento do orçamento, e o grande

evitado: falta de foco na implementação. Este

problema a ser evitado era a miopia na

foi um grande marco, o garantidor de hoje

percepção dos principais pontos da

podermos falar em gestão estratégica. Já na

empresa. Esta fase aconteceu por volta de

década seguinte em 1980, temos então a

1950. Já por volta de 1960 tivemos o

administração estratégica.

planejamento a longo prazo.

- ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: o

- PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO:

foco principal, era a investigação, a análise

como características principais deste

das estruturas empresariais, os contextos

planejamento destacamos: as projeções de

econômicos, competitivos. O pensamento

tendências; análise de lacunas. Aqui temos

estava voltado para as estratégias genéricas.

um grande passo, porque o planejador

A forma de gestão direcionada para a cadeia

deveria parar de olhar o passado para decidir

de valor, análise, pesquisas. O maior sistema

e começar a pensar em tendências, coisas

de valor dest fase é a capacidade da empresa

que ainda não aconteceram mas poderiam

de gerar atratividade. E o problema a ser

acontecer, por isso o sistema de valor

evitado: não ter visão sistêmica. E nalmente


43 como gostaria que a empresa estivesse daqui há alguns anos, quais as vantagens competitivas que a empresa deverá ter em relação aos seus correntes, no futuro. Voltando de sua viagem ao futuro, o estratégista então compara: como está a empresa agora, no presente, com relação onde deverá estar no futuro, deste gap ou diferença existente, é que temos o nascedouro das estratégias. apartir de 1990, a gestão estratégica.

Como percebemos, a visão estratégica é

- GESTÃO ESTRATÉGICA: os pontos

uma antecipação do cenário futuro, mas isso

marcantes desta fase são: visão sistêmica;

não tem nenhum paralelo com profecias, mas

integração entre planejamento e controle;

sim com uma observação crítica, focada em

coordenação de recursos em função de

encontrar oportunidades ainda não

objetivos; organização

diagnosticadas pelo concorrente.

e direção

estratégica ; foco nanceiro como norteador das demais áreas. O sistema de

Contudo, é preciso conhecer alguns modelos

valor mais importante: sintonia ambiental (

desta gestão, temos como exemplo as etapas

interno e externo). O problema que se

propostas por Lobato ( 2003):

busca evitar nesta fase: falta de

1º.) Denição das diretrizes estratégicas

alinhamento entre estratégias e losoas

2º.) Análise dos ambientes interno e externo

organizacionais.

3º.) Aplicação das principais ferramentas

E apartir da gestão estratégica é que

4º.) Desenvolvimento das estratégias

temos claro o nascimento da visão

empresariais

estratégica. Mas o que

5º.) Implantação do Balanced Scorecard

é visão

estratégica? A visão estratégica é uma inversão na ordem do pensamento tradicional. Ou seja, o estratégista não olha para o passado e presente e decide o futuro, com base nestes dados, ele viaja ao futuro, idealiza

(ferramenta de mensuração) 6º.) Formulação dos objetivos e planos de ação. Na próxima edição estaremos falando sobre ANÁLISE AMBIENTAL, a base fundamental para tomar decisão de sucesso. Grande abraço, nos vemos em Novembro.


GESTÃO DE NEGÓCIOS

44

Sobre a autora: Formação: Comunicadora Social (UEL), Advogada (UNIFOZ), Especialista em: Gestão de Negócios (FCV) , Marketing (UNIOESTE); Direito do Trabalho (UNINTER), Mestre em Administração Estratégica (UFPR). Atuação: Consultora empresarial em gestão de negócios e planejamento estratégico; palestrante; conferencista; escritora romancista; professora na graduação para o curso de Direito, com as disciplinas: Direito do Trabalho e Direito Administrativo; para o curso de Administração de Empresas com as disciplinas: Marketing, Estratégia, Planejamento Estratégico; professora na pós graduação com as disciplinas: Didática e Docência do Ensino Superior, Estratégia, Planejamento Estratégico, Comunicação Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Comunicação Empresarial Estratégica. CONTATO: all0506@hotmail.com

Adrieni Yassine


Anuncie conosco! Contate nosso Representante para S達o Paulo e Regi達o Valdeci - tel (11) 2228 8864 sac@revistasponline.com.br


Casamentos-Bodas-Debutantes-Aniversá ConfraternizaçãodeEmpresas-Caféda CoffeBreak-Workshops-Forma

www.buffetespac

(11)4996-1785contato@b Terçaàsextadas10:00às17:30hs


ários-FestasInfantis-EventosEmpresariais amanhãouchádatarde-ChádeBebê aturas-FestaseEventosemGeral

comaison.com.br

buffetespacomaison.com.br s.-Sábadosdas11:00às16:30hs.


Ensino de Inglês e Espanhol através de conversação, tendo como base a utilização da língua em sua forma real e dinâmica. A USA International é um instituto de idiomas que aplica no Brasil a mesma metodologia dos seus associados em mais de 70 países. Assim você estuda no Brasil como se estivesse nos Estados Unidos, Espanha etc... Utilizamos o NATURAL LEARNING SYSTEM (SISTEMA NATURAL DE APRENDIZADO), metodologia desenvolvida nos Estados Unidos que possibilita o aprendizado de forma natural, assim você aprende Inglês ou Espanhol da mesma forma que aprendeu Português. Rua (Esquina com Itinguçu) Dene, 10 Vila Ré - São Paulo / SP Tel.: (11) 29577498 | (11) 29577750


Mauricio Louzada 50

Você pode voar...

Por: Mauricio Louzada

menos um mês atrás - no dia 31 de dezembro. Passou-se um mês e o que você tem feito para realizar tudo aquilo que você propôs? Talvez muitos de nós já tenhamos desistido de grande parte do que prometemos. O inimigo nos convenceu que não era exatamente o que queríamos, e aceitamos sua imposição porque é muito mais fácil parar do que continuar.

Você pode voar! Você pode chegar além do que realmente acredita que pode... Mas para isso tem que vencer uma batalha por segundo... Trata-se da constante batalha que travamos contra um silencioso inimigo ao longo da vida. De um lado estamos nós, com todos os nossos sonhos, objetivos e ideais. De outro, um inimigo sorrateiro, que nós mesmos alimentamos e mantemos vivo: nossas crenças limitantes. Alguns preferem simplesmente ngir que esta batalha não existe, e se entregam ao inimigo ainda antes de desferir o primeiro golpe. Outros preferem o caminho de autoconança, o caminho da mudança de crenças rumo aos seus valores, e o inimigo, embora ainda presente, mantem-se quieto, adormecido e submisso, mas pronto para despertar e atacar a qualquer momento. Devemos estar alertas... Qual caminho você escolheu na sua vida? Se houve dúvida na resposta, vamos reetir sobre as promessas que você fez há mais um

Talvez tenhamos adiado um pouco aquele sonho, ou dilatado o prazo porque o inimigo nos mostrou como seria complicado realizar tudo isso e tocar a vida que se iniciou neste ano. Ta l v e z t e n h a m o s s i m p l e s m e n t e esquecido o que prometemos, porque essa é uma das mais ecazes armas do inimigo: camuar-se em nossa mente, e simplesmente engolir tudo aquilo que alimenta os sonhos... Talvez o inimigo esteja neste momento dizendo para você: não dê atenção a este texto, anal se passaram apenas 30 dias você ainda tem 11 meses pela frente. Essa é a armadilha do "depois a gente faz" - ideal para a vitória do inimigo que sabe perfeitamente que o "amanhã" é um dia que nunca chega. Porém agora, você pode responder às suas crenças limitantes, investindo pesado contra o inimigo: - trocando o "isso é difícil" por "eu sou capaz» - trocando o "amanhã eu faço" por "que tal agora?"


51 - trocando o "eu já faço o meu melhor" por "eu faço o meu melhor, mais sei que ainda posso fazer mais» - trocando o "não sei se é possível" por "só depende de mim» A cada investida pesada contra nossas crenças limitantes, nos sentimos mais conantes e prontos para realizar tudo aquilo que sabemos que podemos. Se conheço bem o inimigo, neste momento ele esta soprando algo no seu ouvido, similar à mensagem abaixo:

Fazer você pensar que essa força que surge dentro de você não serve pra nada é uma das armas mais poderosas de nossas "crenças limitantes". É usada quando o inimigo, já prensado entre a espada e o chão, apela para o seu último recurso: ele faz você pensar que você e ele são a mesma pessoa. Quem vai ganhar esta batalha? Depende da atitude que você vai tomar agora... Abra suas asas... E descubra que você pode voar!!

- De novo você vai acreditar nisso? Sabemos que essa motivação é momentânea e passa... Daqui a pouco você estará novamente lembrando o quanto é complexa a situação em que você se encontra, e que nada é tão fácil assim... Encare a realidade.

www.mauriciolouzada.com.br Maurício Louzada ministra palestras desde 1998 , foi professor do SENAC – SP por 15 anos, formado em “Professional coach” pela Bridgestone AC (Londres), diretor da AmericanSat do Brasil, ministra cursos, palestras e treinamentos em empresas e universidades em todo o território nacional. Entre seus clientes guram empresas como: Metrô, Ambev, 3M, Citroen-Peugeot, Santander, Eaton, Gerdau, Sebrae, Samsung e mais de 200 outros clientes. Recebeu o título “Palestrante do Ano” em 2006, 2008 e 2009 pelo instituto Pró-Treinare, cuja avaliação se baseia no índice de satisfação das empresas contratantes. Em 2010 recebeu o título "Top of Business" na categoria Palestrante. Por duas vezes foi premiado com o maior reconhecimento da América Latina na área de treinamentos: o "Latin American Quality Awards" (2010 - Santa Marta na Colômbia e 2012 Lima no Peru).


www.charmepr


Rua Equici, 45 A - Vila Esperança São Paulo / SP Tel.: (11) 2368.3652 | (11) 2681.6463

A Charme Produtos é uma loja de comércio eletrônico que vende os mais variados tipos de produtos. Qualidade, variedade e fidelidade junto a nossos clientes são os critérios utilizados por nossa equipe para a seleção dos produtos que oferecemos.

rodutos.com.br


Serviços: MOTOS • Moto-frete • Entregas porta a porta • Pequenos Equipamentos. • Pequenas encomendas e volumes MOTO-MENSAGEIROS • Documentos em geral • Malotes • Serviços junto a Cartórios, Fórum e Bancos • Distribuição de Brindes, Prêmios e semelhantes • Retiradas de Exames, Passagens e Faturas ENTREGAS E COLETAS | PICK-UP,FIORINO,VANS E HR • Transportes de cargas fechadas de diversas características até 3000Kg • Entregas porta a porta • Entregas Programadas e Agendadas • Pequenos Equipamentos, peças entre outros • Pequenas encomendas e volumes

www.magnoex

facebook.com/mag

Rua Brigadeiro Tobias 118, Cj Tel.: (11) 3326.0049 Cel.: (11) 7850.084


VEICULOS DE GRANDE PORTE | BAU, SIDER, CARROCERIA E PLATAFORMA • ¾ CAP.3 TON./ TOCO 6 TON • TRUCK 12 TON. /CARRETAS DE 17 A 30 TON. • Transporte Carga Fechada

xpress.com.br

gno.almeida.908

- 2524 / Centro - São Paulo / SP 9 - (11) 3242.4852 48 ID: 55*30*39365


Revista SP Online

Revista SP Online - Outubro  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you