Issuu on Google+

Ano 01 - n째 06 - Dezembro 2013

Revista SP Online


 CartõesdeVisitasePost PapelTi

Sacolas-Embalagens-Fl Marcadord

Imã-BlocodePedido Calendários

NotasF

Presenteieosseusclientesc comsualogomarca.Oseuc

RuaBrigadeiroTobias118Cj, Tel.:(11)3229.794


a c i รกf

r G ua S A

 tais-Pastas-Envelopesimbrado

lyers-Cartazes-Banner- dePรกginas

o/Recibo/Receituario- s/Folhinhas

Fiscais

combrindespersonalizados clientejamaisteesquecerรก.

,316-Centro-SรฃoPaulo/SP 45|(11)3311.0730


4

Editorial: No mês de dezembro a Revista Passos Online com estrutura editorial assinada pela comunicadora ADRIENI GOMES FERREIRA YASSINE. Traz colunas de interesse diversicado, buscando sempre o que há de mais novo na internet. Se você desejar participar será sempre um grande prazer. Cadastre-se ou envie um email no link contatos. Um grande abraço e um Feliz Natal.

Sumário: ConstelaçõesFamiliares 22 Trata-se de um método de ajuda baseado nas descobertas do alemão Bert H e l l i n g e r, q u e utiliza de pessoas que estão presentes no grupo como representantes para membros da

ANÁLISEDOAMBIENTEEXTERNO

34

Ao contrário do que muita gente pensa, o auxílio-reclusão n ã o é u m benefício ou um salário pago diretamente ao detento ou recluso pelo simples fato de estar ele encarcerado.

40

O objetivo deste item é apresentar uma metodologia de investigação que nos possibilitará tomarmos decisões sobre a organização e seu futuro, nos limites do ambiente externo.

SALÁRIODOPRESO,SERÁ?

Revista Passos Online


5

A

Considerada um dos principais centros nanceiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos,2 a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições cientícas, como o Instituto Pasteur, culturais, como o MASP e educacionais, como os tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves.

Capa História

NOSSAS RECEITAS PAULISTANAS

Revista SP Online

Ano 01 - n° 06 - Dezembro 2013

Avenida Paulista é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo, a capital do estado homônimo. Está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.

Já é Dezembro e estamos na nossa sexta edição. parceiros que não param de aderir a esta super ideia: REVISTA SP ON LINE, feita para valorizar São Paulo e região.

14 sac@revistabh.com.br

Receita de Torta de Frango com Catupiry

15

ASSUNTOS DO DIVÃ

22

DE OLHO NA LEI

34

Adrieni Yassine

40

Flávio Pereira Gomes

48

Maria de Fátima P. Gomes

Constelações Familiares

Salário do Preso, Será?

GESTÃO DE NEGÓCIOS Análise do Ambiente Externo

Mauricio Louzada ‘‘A gente se balança todas as noites’’

Comunicadora Social Editor de artes Gerente Geral


Centro Especializado EstĂŠtica Capilar Facial e Corporal

www.clinicarealc


Visão: Ter um espaço onde a clientela encontre os melhores tratamentos para: cabelos, corpo, podologia, spa. Serviços e produtos direcionados a estética, e que o cliente encontre tudo isto em um único lugar. Missão: A satisfação dos clientes, oferecer serviços de qualidade, cativar e fidelizar ainda mais os clientes que utilizam a Clínica Realce Beleza.

Rua (Paralela com Av. Esperantina) Piraquara, 115 Jardim Nordeste São Paulo / SP

Tel.: (11) 2026.4427 Cel.: (11) 7806.1733

cebeleza.com.br


O INVERNO chegou, e a Casa Toni preparou promoções imperdiveis para você!

toni.h@ig.com.br www.casatonicolchoes.com.br


A Banda Nascida em 2007, a Banda Império Social é formada por quatro rapazes que acreditam no rock nacional. Desde então, investem na criação e produção das suas composições inéditas como Outdoor, Bem Perto, No Escuro da Noite e outras. Seu trabalho é uma mistura de rock romântico e hard rock, criando assim no seu show, muita agitação e momentos para sentir cada nota, cada acorde e transformá-los em sentimento. No seu repertório, além das músicas autorais, estão bandas consagradas do rock nacional, todas com um toque pessoal. Em 2013, a banda lançará ocilmente seu trabalho com título "Inquisição".

Curta nossa pagina no Facebook

www.facebook.com/ BandaImperioSocial


imperiosocial@imperiosocial.com.br

www.imperiosocial.com www.youtube.com.br/bandaimperiosocial


www.agmb


br.com.br


Capa 14

Um pouco de História... A avenida foi criada no final do século XIX, a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próximo às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizadas e totalmente ocupadas, tais como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios. A avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro (na época Presidente do conselho de intendências da cidade de São Paulo, atual cargo de prefeito), para abrigar paulistas que desejavam adquirir seu espaço na cidade. Naquela época, houve grande expansão imobiliária em terrenos de antigas fazendas e áreas devolutas, o que deu início a um período de grande crescimento. As novas ruas seguiam projetos desenvolvidos por

engenheiros renomados, e nas áreas mais próximas à avenida e a seu parque central os terrenos eram naturalmente mais caros que nas áreas mais afastadas; não havia apenas residências de maior porte, mas também habitações populares, casebres e até mesmo cocheiras em toda a região circundante. Seu nome seria avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima declarou: ‘‘Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas’’

Fonte: Wikipédia


RECEITAS PAULISTANAS

Receita de Torta de Frango com Catupiry Tempo de preparo: 1 h 30 min Rendimento: 20 porções Diculdade: fácill

Ingredientes da Receita de Torta de Frango com Catupiry: 6 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 ovos 400g de margarina 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de leite Farinha de trigo para enfarinhar 1 gema para pincelar Recheio 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas 3 colheres (sopa) de azeite 700g de peito de frango cozido e desfiado 1 xícara (chá) de molho de tomate Sal e pimenta do reino a gosto 300g de requeijão cremoso tipo catupiry

Como Fazer Torta de Frango com Catupiry: Em uma tigela coloque a farinha, o ovo, a margarina, o sal e misture. Adicione o leite e mexa até desgrudar das mãos. Reserve. Em uma panela, doure o alho-poró no azeite e adicione o frango, o molho de tomate, sal e pimenta. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada. Com metade da massa forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Espalhe o recheio e o catupiry. Cubra com o restante da massa. Pincele com a gema e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 35 minutos. Desenforme e sirva.

Fonte: www.receitastipicas.com

15


O Paraiso das Legs Tamanhos Especiais - Fabricação própria Leg Infantil 02 ao 16 - Tamanhos do PP ao GG


Aceitamos todos os cartões de crédito.

Venha conferir.

Rua Shobee Kumagai, 145 - Jardim Belém São Paulo / SP Tel.: (11) 2495.5973 Cel.: (11) 94940.9363


Pensando em sua tranqu de Seguros traz para voc coberturas e valores nas m Seguros d Trabalhamos com as seguintes seguradoras:


uilidade, A Sua Corretora cê as melhores opções em melhores Companhias de do Brasil.


Floriano Advocacia e Assessoria


Rua Jacira Artacho 270 , Jardim Piratininga São Paulo / SP | Cep: 03716-080 Tel.: (11) 26851174 Fax: (11) 29588595

Na Floriano Advocacia, você encontra orientação sobre seus direitos: TRABALHISTA: Verbas Rescisórias, Reconhecimento do Vínculo Empregatício, Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, Horas Extras, Equiparação Salarial, Adicionais: Noturno, Insalubridade, Periculosidade, Reparação de Danos Morais e Materiais decorrente da relação de emprego, etc. PREVIDÊNCIA: Contagens, Revisões de Aposentadoria, Acidente do Trabalho, Pensões por Morte, Auxílio Reclusão, Auxílio Doença, etc. FAMILIA: Divórcio, Pensão Alimentícia, Guarda, etc Atuamos para pessoas físicas e empresas, tanto na esfera extrajudicial ou na judicial, isso, em primeira instância, em segunda instância bem como nos Tribunais Superiores. Entre em contato com um de nossos advogados e garanta os seus direitos.


ASSUNTOS DO DIVÃ

22

- Constelações Familiares Oqueéconstelaçãofamiliar?

[Representação] familiar". Porém o verbo "stellen" em alemão foi traduzido ao inglês

Trata-se de um método de ajuda baseado

como "constellate", ou seja, posicionar certos

nas descobertas do alemão Bert Hellinger,

elementosnumaconfiguraçãodada.

queutilizadepessoasqueestãopresentes no grupo como representantes para

Comoéométodo?

membros da família ou grupo social do cliente. Hellinger descobriu 3 (três) leis

A “constelação familiar” consiste em um

naturais que regem os relacionamentos

métodonoqualumclienteapresentaumtema

humanos e tais leis são tão verificáveis

detrabalhoe,emseguida,oterapeutasolicita

quantoaleidagravidade,senosdermosao

informaçõesfactuaissobreavidademembros

t r a b a l h o  d e  o b s e r v a r.  S ã o  t a m b é m

desuafamília,comomortesprecoces,suicídios,

chamadas de 3 leis do amor que são:

assassinatos, doenças graves, casamentos

hierarquia (estabelecida pela ordem de

anteriores,númerodefilhosouirmãos.

chegada),pertencimento(estabelecidopelo vínculo),equilíbrio(estabelecidopelodare

Com base nessas informações, solicita-se ao

tomar/receber). Quando tais leis são

cliente que escolha entre outros membros do

v i o l a d a s  n u m a  f a m í l i a ,  s u r g e m

grupo,depreferênciaestranhosasuahistória,

compensaçõesqueatuamnosmembrosda

alguns para representar membros do grupo

mesma, como: depressões, doenças,

familiar ou ele mesmo. Esses representantes

p r o b l e m a s  n o s  r e l a c i o n a m e n t o s ,

sãodispostosnoespaçodetrabalhodeformaa

dificuldades financeiras, etc . Graças à

representar como o cliente sente que se

representação,oclientepodeperceberpara

apresentamasrelaçõesentretaismembros.Em

ondeolhaoseuamoreoqueelepodefazer

s e g u i d a ,  g u i a d o  p e l a s  r e a ç õ e s  d e s s e s

para que tais leis possam ser novamente

representantes,peloconhecimentodas"ordens

respeitadas.Entãoelepode,talvez,enxergar

do amor" e pela sua conexão com o sistema

o próximo passo que o conduza de uma

familiardocliente,oterapeutaconduz,quando

maneiramaislevenavida,solucionandoa

possível,osrepresentantesatéumaimagemde

questãoqueoincomoda.

soluçãoondetodososrepresentantestenham

Porqueonome"Constelações"? O nome original do trabalho desenvolvido p o r  B e r t  H e l l i n g e r  e m  a l e m ã o  é Familienaufstellung e significa, numa t r a d u ç ã o  l i t e r a l ,  " C o l o c a ç ã o


23 um lugar e se sintam bem dentro do sistema

Qualéabasecientíficaparaosfenômenos

familiar.

observadosnasconstelaçõesfamiliares?

AsConstelaçõesFamiliaresajudamaresolveras

O fenômeno das constelacões é ainda algo

tensões pendentes através da linguagem

emestudos.Nãosefirmoutotalmenteabase

corporal e de frases sugeridas pelo terapeuta

científica para o mesmo, mas os melhores

quetêmumefeitoassombrosamenteintegrador

estudosarespeitoforamfeitospelobiólogo

elibertadorequeajudamatrazerparaaluzo

inglêsRupertSheldrake,quecriouaTeoria

queantesseencontravaescondido,deixandoa

dos Campos Morfogeneticos e estudou o

pessoacomasuaprópriaresponsabilidadeeno

fenômenotambémemanimaiscomgrande

lugar que lhe corresponde exatamente na

êxito.

família.Restabelece-seassimaOrdemdoAmore rompe-se a cadeia de destinos guiados pelo

Quaissãosuasaplicações?

sofrimentoeconteúdosinconscientes. Aabordagemapresentaumavastagamade Estaabordagemtemalgoemrelaçãoaalguma

aplicações práticas devido aos seus efeitos

religião?

esclarecedores no campo das relações humanas,como:

Não. A abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não pressupõe a

-melhoriadasrelaçõesfamiliares

necessidadedequeoclientecreiaemnadade

-melhoria das relações interpessoais nas

antemão. É uma abordagem empírica e é

empresas

baseadanaprópriapercepçãodoclienteedos

-melhoria das relações no ambiente

representantes. Quem quer que misture essa

educacional

abordagem com religião não está seguindo a metodologiasegundoelafoicriada.

Sobre a autora:

MAGALY GOMES MELO Rua : Formosa, 62 sala 11 Passos - MG (35) 8881-6842 www.institutolapidar.com.br

Psicóloga (UFU); Coach (Sociedade Brasileira de Coaching); Professora Universitária (UNIFACEF e FESP/UEMG);Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (USP); Especialista em Psicologia Clínica (CRP); Hipnose Clínica Ericksoniana (Instituto Milton Erickson – BH); Análise Bioenergética Aplicada à Saúde e Educação (FESP-UEMG); Terapia da Linha do Tempo (Metaprocessos); Constelações Sistêmicas Familiares(IBCBH; Espaço Hórus)


O seu parceĂ­ro nos transportes

Rua Brigadeiro Tobias 118 Cj, 2028 Centro - SĂŁo Paulo / SP Tel.: (11) 3258.1417 | (11) 3255.7388


jrmotoboys@hotmail.com Execução de transporte de documentos e pequenos volumes na cidade de São Paulo e da região da grande São Paulo.

Disponibilizamos Moto Mensageiro com atendimento esporádico, mensal (meio período e período integral).


Rua Equici 45 A Vila Esperanรงa Sรฃo Paulo / SP Tel.: (11) 23683652

(11) 26816463


Qualidade, variedade e ď€ delidade junto a nossos clientes www.charmeproduto.com.br


Clínica Guimarães Check up Digital Odontológico equipamento ultra moderno Sky Cam Futura

Agende já a su O que é check-up?

É um conjunto de exames realizados periodica com a nalidade de diagnosticar preco


Av. Amador Bueno da Veiga, 1356 Penha de França - São Paulo / SP Tel.: (11) 26872480 (11) 38656316 Fax: (11) 38656316

ua avaliação!!

mente, utilizando-se de diversas tecnologias, ocemente o aparecimento de doenças


A Doce Eventos e Promoções, disponibiliza para seus clientes, várias opções para festas e ou eventos.

Rua Monsenhor Meireles, 514 Tel.: (11) 2943.3643 |


- Animadores e Recreadores - Buffet´s Completos - Decorações em Geral

www.doceseventos.com.br Jardim Penha - São Paulo / SP Cel.: (11) 9950.34963


Rua JosĂŠ Vicente Engenheiro Goulart Tel.: (11) 2771.3665 | C


rofestaseeventos@ig.com.br Abrilhantando sua festa de Casamento, Batizado, Debutante e várias outras. Temos parceiras com prossionais qualicados para os serviços de Barman, DJs, Fotógrafos, Animações, entre outros, além de contarmos com os melhores locais para Salão de Festas. Antes de fazer sua festa contate com Rosan Fest Decoração e Buffet!

e Ferreira, 180 t - São Paulo / SP Cel.: (11) 99500.2150


DE OLHO NA LEI

34

SALÁRIO DO PRESO, SERÁ? Entenda quem tem direito ao auxílio-reclusão Por: Karina Aparecida de Mattos Franzes

Ao contrário do que muita gente pensa, o auxílio-reclusão não é um benefício ou um salário pago diretamente ao detento ou recluso pelo simples fato de estar ele encarcerado. Deveras, o cidadão preso não é o destinatário desse benefício, sendo ele devido aos dependentes do segurado da área urbana ou rural enquanto o mesmo estiver recolhido à prisão, em regime fechado ou semi-aberto, ainda que não prolatada sentença condenatória. Cumpre ressaltar que nem todos os dependentes de presos receberão o benefício em comento, pois, há uma série de requisitos para o deferimento, caso contrário, inexiste direito ao auxílioreclusão. Os requisitos são:  Ser dependente de segurado recolhido à prisão. Há três classes de dependentes. Na 1ª classe estão: o cônjuge, o(a) companheiro (a),

filhos e enteados menores de 21 anos desde que não emancipados, menor tutelado e o filho maior de idade inválido/incapaz. Na 2ª classe: os pais. Na 3ª classe: irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos/incapaz. Vale lembrar que os dependentes de 1ª classe têm presunção de dependência, ou seja, não há necessidade de provar que são dependentes, pois isso é presumido (exceto o menor tutelado e o enteado), sendo que os dependentes das demais classes devem comprovar essa condição econômica. Também é importante lembrar que a própria legislação (Lei 8.213/91) estabelece que havendo dependentes de uma classe, os integrantes da classe seguinte perdem o direito ao benefício. Além disso, o detento/recluso deve possuir qualidade de segurado à data do encarceramento, ou seja, precisa estar em dia com suas contribuições previdenciárias mensais, ou estar em período de graça. Não é exigido um tempo mínimo de contribuições.  O segurado preso não deve estar recebendo remuneração de empresa, em gozo de auxílio-doença ou aposentadoria: Pois assim, não haverá ausência de renda que garanta o sustento de seus dependentes e, por conseguinte, não há direito ao benefício.  Estar o segurado preso em regime fechado ou semi-aberto: O requerimento deve estar instruído com certidão de efetivo recolhimento à prisão expedida pela autoridade competente, e


35 para ser mantido o beneficiário deverá apresentar trimestralmente atestado de que o segurado permanece detido ou recluso. Em caso de fuga do preso, o benefício é suspenso.  Salário de contribuição do segurado preso inferior ao estabelecido pela Portaria MPS/MF: Ainda que o benefício seja destinado aos dependentes, a renda limite considerada para a concessão do benefício é a do segurado encarcerado. Tal situação gerou muita discussão junto ao Poder Judiciário, até que o Supremo Tribunal Federal decidiu em sede de Repercussão Geral, que a renda considerada é do segurado. Nessa senda, atualmente o último salário de contribuição do segurado, deverá ser igual ou inferior ao valor de R$ 971,78 (novecentos e setenta e um reais e setenta e oito centavos), independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas. (Atualizado de acordo com a Portaria Interministerial nº 15, de 10/01/2013). Vale lembrar que esse valor é atualizado anualmente. Isso não quer dizer que o auxílioreclusão será no valor supramencionado, pois como explanado, o que a portaria estabelece é a renda limite do salário de

contribuição do preso, ou seja, da base de cálculo da contribuição devida pelo segurado mensalmente. Por isso, informe-se. A informação é o primeiro passo para fazer valer os nossos direitos. BIBLIOGRAFIA SANTOS, Marisa Ferreira dos. Direito Previdenciário Esquematizado. 01 ed., São Paulo: Saraiva, 2011, 659 p. FARINELI, Alexandre Menezes. Aposentadoria Rural – Teoria e Prática. 01 ed., Leme/SP: Mundo Jurídico, 2012, 386 p.

LEI DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l 8213cons.htm> Acesso em 22/11/2013. AUXILIORECLUSÃO<http://agencia.previdencia.gov. br/e-aps/servico/350> Acesso em 22/11/2013.

Sobre a Autora: Advogada, inscrita na OAB/PR nº 55.719, com escritório profissional em Santa Terezinha de Itaipu/PR, militante na área de Direito Previdenciário. Contato (45) 3541 2920 e-mail: karina_advprev@hotmail.com.

Karina Aparecida de Mattos Franzes


RetíficaJR RetíficaCilíndricaIndustrial

RetíficaJR,atuandohámaisde10anosno segmentoderetíficacilíndricaindustrial, com maquinário de última geração, profissionais totalmente treinados nas melhoresescolastécnicasdopaís.

Bases-Buchas-Colunas-Eixos- Hastes-Matrizes-Pinos- CilindrosLaminadoscomBombê.

Av. Manoel dos S Limoeiro - Sã Tel.: (11) 2026.0604 |


RetíficasCilíndricas Capacidadeaté0800mmx5.000mm RetíficasUniversais Capacidadeaté0520mmx2.500mm RetíficaBlanchar Capacidadeaté0400mmx1.500mm RetíficasInternas Capacidadeaté0800mmx800mm RetíficasPlanas Capacidadeaté0750mmx1.900mm RetíficasCenterless Capacidadeaté080mmx500mm TornoMecânico Capacidade700mmx3.200mm

Santos Braga, 416 ão Paulo / SP Cel.: (11) 98759.4685


GESTÃO DE NEGÓCIOS

40

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO DIAGNÓSTICO DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O AMBIENTE EXTERNO

Adrieni G F Yassine externo é encontrar tendências, mas o que seriam TENDÊNCIAS? Vamos a um conceito proposto por Costa (2012, p. 70): Tendências: são as variações no ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistentes, que podem afetar de forma leve ou profunda os negócios ou as atividades da instituição, de seus clientes, de seus concorrentes, de seus funcionários ou da O objetivo deste item é apresentar uma metodologia de investigação que nos possibilitará tomarmos decisões sobre a organização e seu futuro, nos limites do ambiente externo. De acordo com alguns estudiosos, acredita-se que estão no ambiente externo da empresa os fatores que mais influenciam o seu sucesso.

tem mostrado que os

principais fatores que condicionam a construção do sucesso futuro da organização estão mais fora do que dentro dela”.

tendências, mas o relevante é identificarmos se a tendência que se apresenta é de fácil percepção, ou se somente serão perceptíveis em uma período de tempo maior. Se o caso concreto for o primeiro, significa que identificá-la será comum a

poucos que identificá-la e ajustar sua organização para obter uma vantagem sobre isso, alcançará uma vantagem competitiva sustentável. Mas sempre devemos ter em mente a margem

Mas o ambiente externo, apesar das ferramentas que iremos trazer neste estudo, não é possível de compreende-lo e preve-lo em sua totalidade, sempre existirá uma margem de erro, um risco diretamente ligado as nuances e transformações que

Existem diversas formas de classificarmos as

muitas empresas, se o caso for o segundo, os

Neste sentido, destacamos Costa (2012, p. 69): “a experiência

sociedade em geral”.

são próprias da

votaticidade do meio. O que se busca com o estudo do ambiente

de imprevisibilidade possível. Além das tendências, é preciso compreendermos a capacidade de vislumbrar cenários no ambiente externo. Mas o que são cenários? Cenários tem muitos significados e passa desde a ambientação no cinema até as mais simples traduções como caracteristicas ambientais comuns. Mas aqui iremos tratar


41 cenários dentro de uma concepção

Assim temos que a análise ambiente externa

proposta por Godet (1996, p.164) que define: o

tem como objetivo maior identificar no futuro,

conjunto formado pela descrição, de forma

elementos a serem utilizados hoje. E para isso

coerente, de uma situação futura e do

temos muitas ferramentas que poderão ser

encaminhamento dos acontecimentos que

utilizadas pelos estratégista, contudo, para o uso

permitem passar da situação de origem à

de qualquer uma das ferramentas que vamos

situação futura.” Godet

elencar na próxima

(1996, p.171)

unidade, proporcionará

complementa sua

sucesso se o indivíduo

definição dizendo que

estrategista não for

um cenário não é a

capaz de identificar

realidade futura, mas

tendências, visualizar

u m

cenários e porque não,

m e i o

d e

representá-la, com o objetivo de nortear a ação presente à luz dos futuros possíveis e desejáveis.

sonhar. Estas competências juntas garantirão a visão de futurto da organização, ou seja, a imagem da

Importante também é citarmos Schwartz

empresa do futuro, se capaz de projetá-la no

(1996) que afirma: cenários são uma

tempo, para antecipar processos de capacitação

ferramenta para ordenar a percepção sobre

para o futuro.

ambientes alternativos futuros, nos quais as

Todas as exigências e para geramos

decisões pessoais podem ser cumpridas. Ou

respostas para todos os elementos do ambiente

um conjunto de métodos organizados para

externo, precisamos conhecer a empresa em

sonharmos sobre o futuro de maneira eficiente.

toda sua exterioridade, como: seu

De forma resumida, o autor define cenários

relacionamento com seus diversos públicos, sua

como “estórias de futuro”, que podem nos

imagem, sua forma de se apresentar; seus

ajudar a reconhecer e nos adaptarmos aos

pontos fortes e fraco; seus diferenciais, suas

aspectos de mudança do ambiente presente.

vantagens e desvantagens no mercado.

Ops! Ainda não havíamos dito nada sobre

Assim, chegamos ao final da abordagem

sonhar. Sim, é preciso ter a capacidade de

sobre ambiente empresarial. Em janeiro vamos

sonhar e idealizar para se falar em cenários.

falar sobre: FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS –

Porque muitas realidades atuais, foram

SWOT. Espero por vocês na próxima edição.

resultantes de sonhos.


GESTÃO DE NEGÓCIOS

42 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA UNIDADE GODET, Michel. Manual de prospectiva estratégica: da antecipação a acção. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. __________. Scenarios and Strategic Management. London : Butterworths Scientific, Ltd., 1987. GODET, Michel; ROUBELAT, Fabrice. Creating the future: The use and misuse of scenarios. Long Range Planning, v. 29, n. 2, p. 164-171, 1996. COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica – fácil. São Paulo: Editora Saraiva, 2012. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico – Conceitos,Metodologia e Práticas. São Paulo: Atlas, 2001.OLIVEIRA. SCHWARTZ, Peter. The Art of long view. Planning for the future in an uncertain world. New York : Doubleday, 1996.

Sobre a autora: Formação: Comunicadora Social (UEL), Advogada (UNIFOZ), Especialista em: Gestão de Negócios (FCV) , Marketing (UNIOESTE); Direito do Trabalho (UNINTER), Mestre em Administração Estratégica (UFPR). Atuação: Consultora empresarial em gestão de negócios e planejamento estratégico; palestrante; conferencista; escritora romancista; professora na graduação para o curso de Direito, com as disciplinas: Direito do Trabalho e Direito Administrativo; para o curso de Administração de Empresas com as disciplinas: Marketing, Estratégia, Planejamento Estratégico; professora na pós graduação com as disciplinas: Didática e Docência do Ensino Superior, Estratégia, Planejamento Estratégico, Comunicação Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Comunicação Empresarial Estratégica. CONTATO: all0506@hotmail.com

Adrieni Yassine


Anuncie conosco! Contate nosso Representante para S達o Paulo e Regi達o Valdeci - tel (11) 2228 8864 sac@revistasponline.com.br


Casamentos-Bodas-Debutantes-Aniversá ConfraternizaçãodeEmpresas-Caféda CoffeBreak-Workshops-Forma

www.buffetespac

(11)4996-1785contato@b Terçaàsextadas10:00às17:30hs


ários-FestasInfantis-EventosEmpresariais amanhãouchádatarde-ChádeBebê aturas-FestaseEventosemGeral

comaison.com.br

buffetespacomaison.com.br s.-Sábadosdas11:00às16:30hs.


Ensino de Inglês e Espanhol através de conversação, tendo como base a utilização da língua em sua forma real e dinâmica. A USA International é um instituto de idiomas que aplica no Brasil a mesma metodologia dos seus associados em mais de 70 países. Assim você estuda no Brasil como se estivesse nos Estados Unidos, Espanha etc... Utilizamos o NATURAL LEARNING SYSTEM (SISTEMA NATURAL DE APRENDIZADO), metodologia desenvolvida nos Estados Unidos que possibilita o aprendizado de forma natural, assim você aprende Inglês ou Espanhol da mesma forma que aprendeu Português. Rua (Esquina com Itinguçu) Dene, 10 Vila Ré - São Paulo / SP Tel.: (11) 29577498 | (11) 29577750


Mauricio Louzada 48

Por: Mauricio Louzada Aconteceu há duas semanas. Na segunda-feira logo no início da manhã, embarquei em um táxi no RJ, sentei no banco da frente e imediatamente algo me chamou a atenção: colado no porta-luvas à minha frente, estava um lindo retrato de três crianças sorridentes e uma mamãe coruja.

das pessoas que realmente fazem diferença em nossas vidas.

Aquela afirmação me pareceu um tanto estranha, e deixei transparecer tal estranheza em meu olhar: o que será que o taxista queria dizer com aquilo? Ele foi logo explicando:

Gastamos longas horas no trabalho, nos dedicamos com unhas e dentes aos projetos da empresa, nos envolvemos com compromissos intermináveis para discutir o futuro do nosso departamento, mas temos pouco tempo para nos balançar. Esquecemos, com o passar do tempo, a verdadeira razão do nosso trabalho: proporcionar qualidade de vida, conforto, educação e crescimento para estas pessoas que dividem conosco a viagem da vida. E então, por nos dedicarmos tanto aos meios de conseguir dinheiro e sucesso, esquecemos para que serve tudo isso.

- Construí um balanço de madeira no fundo do quintal, e sempre que chego em casa, no início da noite, a gente se balança. Primeiro meus filhos sentam no balanço e os empurro, depois minha mulher, e por último eu. Eles me empurram e assim a gente fica, conversando, balançando e comendo bolo de chocolate.

Lembrei que era segunda-feira, e que a maior parte das pessoas estava de cara amarrada, e que muitos tinham passado pela "Síndrome PósFantástico" na noite anterior: aquela sensação de depressão muito comum quando o Zeca Camargo fala ˜Boa Noite˜. Não era o caso do taxista. Estava alegre, animado e feliz. O

- É minha família - foi explicando o taxista - A gente se balança todas as noites.

Entendi o por quê daqueles lábios tão sorridentes na foto. Entendi que deveríamos nos balançar mais com as pessoas que amamos. Lembrei que um pequeno pedaço de madeira, algumas cordas e uma árvore têm um valor inestimável quando estamos ao lado


49 trabalho não é um peso quando descobrimos que, a partir dele, podemos desfrutar momentos especiais, dar qualidade de vida e atingir metas com as pessoas que amamos. Sempre me perguntam em entrevistas para a mídia ou em empresas onde presto consultoria: qual o segredo da motivação? Como manter as pessoas envolvidas e engajadas com o propósito de seus departamentos e com a missão da empresa? Talvez a resposta esteja em dar ao trabalho um sentido diferenciado, mostrar que ele nos dá tranquilidade para construirmos um balanço no fundo do quintal, e lá contarmos as novidades e comemorarmos com nossas famílias as verdadeiras conquistas: o filho que foi artilheiro do campeonato da escola, a filha que aprendeu sua primeira receita de bolo de chocolate, a esposa que foi promovida

no banco onde trabalha e o marido que bateu um novo recorde de vendas. Então balançando pra lá e pra cá enquanto comemos o mais gostoso pedaço de bolo que já existiu (mesmo com a massa encruada pela inexperiência da pequena mãozinha que o preparou), descobriremos que o trabalho é uma ferramenta para realizarmos nossos sonhos. - Sua história é linda - eu disse para o taxista - daria uma bela reportagem sobre qualidade de vida no Jornal Nacional. - Já pensou a Fátima Bernardes contando minha história? - indagou o taxista. Será que ele não sabia que agora quem apresenta o JN é a Patrícia Poeta? Não, ele não sabia. Afinal, enquanto assistimos o Jornal Nacional, ele e sua família estão se balançando e comendo bolo de chocolate...

www.mauriciolouzada.com.br Maurício Louzada ministra palestras desde 1998 , foi professor do SENAC – SP por 15 anos, formado em “Professional coach” pela Bridgestone AC (Londres), diretor da AmericanSat do Brasil, ministra cursos, palestras e treinamentos em empresas e universidades em todo o território nacional. Entre seus clientes figuram empresas como: Metrô, Ambev, 3M, Citroen-Peugeot, Santander, Eaton, Gerdau, Sebrae, Samsung e mais de 200 outros clientes. Recebeu o título “Palestrante do Ano” em 2006, 2008 e 2009 pelo instituto Pró-Treinare, cuja avaliação se baseia no índice de satisfação das empresas contratantes. Em 2010 recebeu o título "Top of Business" na categoria Palestrante. Por duas vezes foi premiado com o maior reconhecimento da América Latina na área de treinamentos: o "Latin American Quality Awards" (2010 - Santa Marta na Colômbia e 2012 Lima no Peru).


www.charmepr


Rua Equici, 45 A - Vila Esperança São Paulo / SP Tel.: (11) 2368.3652 | (11) 2681.6463

A Charme Produtos é uma loja de comércio eletrônico que vende os mais variados tipos de produtos. Qualidade, variedade e fidelidade junto a nossos clientes são os critérios utilizados por nossa equipe para a seleção dos produtos que oferecemos.

rodutos.com.br


Serviços: MOTOS • Moto-frete • Entregas porta a porta • Pequenos Equipamentos. • Pequenas encomendas e volumes MOTO-MENSAGEIROS • Documentos em geral • Malotes • Serviços junto a Cartórios, Fórum e Bancos • Distribuição de Brindes, Prêmios e semelhantes • Retiradas de Exames, Passagens e Faturas ENTREGAS E COLETAS | PICK-UP,FIORINO,VANS E HR • Transportes de cargas fechadas de diversas características até 3000Kg • Entregas porta a porta • Entregas Programadas e Agendadas • Pequenos Equipamentos, peças entre outros • Pequenas encomendas e volumes

www.magnoex

facebook.com/mag

Rua Brigadeiro Tobias 118, Cj Tel.: (11) 3326.0049 Cel.: (11) 7850.084


VEICULOS DE GRANDE PORTE | BAU, SIDER, CARROCERIA E PLATAFORMA • ¾ CAP.3 TON./ TOCO 6 TON • TRUCK 12 TON. /CARRETAS DE 17 A 30 TON. • Transporte Carga Fechada

xpress.com.br

gno.almeida.908

- 2524 / Centro - São Paulo / SP 9 - (11) 3242.4852 48 ID: 55*30*39365


Revista SP Online


Saopaulo dezembro