Page 1

FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0

SUCOS

200 ml de água de coco Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

SUCO VERDE PODEROSO Ingredientes: 1 pepino 5 talos de aipo 2 folhas de couve 2 punhados de salsinha 1 limão pequeno sem casca 1 maçã Modo de Fazer: Passe todos os ingredientes na centrífuga ou bata no liquidificador com um pouco de água, o suficiente para render dois copos grandes. SUCO ANTICELULITE Ingredientes: 1 colher (de sobremesa) de salsa 1 pires de couve manteiga 1 fatia média de abacaxi 350 ml de água de coco 3 folhas de hortelã ½ limão para suco Modo de Fazer: No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão, a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se quiser substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.

SUCO ENERGIZANTE Ingredientes: 5 damascos secos ¼ de mamão papaia 300 ml de água de coco 1 colher (de chá) de gengibre fresco picado Modo de Fazer: Deixe os damascos de molho em água morna por uma hora. Junte-os aos outros ingredientes e bata-os no liquidificador. Acrescente gelo. SUCO ANTI INCHAÇO I Ingredientes: 1 xícara de melão cantalupo ½ cenoura 50 ml de chá de erva doce 100 ml de água Modo de Fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beba. SUCO VERDE BRONZEADO Ingredientes: 4 cenouras 1 punhado de espinafre 1 punhado de salsa ½ maçã Modo de Fazer: Adicione todos os ingredientes, bata e sirva imediatamente.

SUCO PARA PELE RADIANTE Ingredientes: 6 morangos médios 1 colher (de sobremesa) de semente de linhaça

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 SUCO VERDE COM MARACUJÁ E LIMÃO Ingredientes: 1 folha de couve sem talo 1 colher de sopa de polpa de maracujá Suco de ½ limão ½ cenoura 200 ml de água Modo de Fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe se necessário e sirva em seguida. LEITE DE AMÊNDOAS Ingredientes: 1 xícara de chá de amêndoas cruas 1 litro de água mineral Canela Modo de Fazer: Deixe as amêndoas de molho por 8 horas. Escorra e descarte a água. Bata as amêndoas por 3 minutos com a água mineral. Coe e coloque o liquido restante numa jarra e acrescente a canela, se desejar. Dura cinco dias na geladeira. SMOOTHIE VERMELHO COM LEITE DE AMÊNDOAS Ingredientes: 200 ml de leite de amêndoas 1 maçã 2 colheres (de chá) de óleo de coco 2 colheres (de sopa) de frutas vermelhas ou morango 1 colher (de sopa) de linhaça dourada Modo de Fazer: Processe todos os ingredientes até ficar com a consistência cremosa.

CHÁ CHÁ DE LIMÃO APIMENTADO Ingredientes: 250ml de água Suco de ½ limão ½ colher de chá de pimenta caiena moída Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.

SOPAS SOPA DESINTOXICANTE Ingredientes: 2 col. (sopa) de cebola picada 1 alho picado 4 copos (800 ml) de água Sal, noz-moscada ralada, orégano, páprica, açafrão à gosto 5 folhas de chicória rasgadas 3 folhas de couve-manteiga rasgadas 2 folhas de acelga rasgadas Modo de Fazer: Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e o alho com um pouquinho de água (não use óleo). Acrescente o restante da água e os temperos e deixe ferver por 5 minutos. Junte a chicória, a couve e a acelga. Cozinhe por mais 3 minutos.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 SOPA DE AGRIÃO Ingredientes: 1 cebola picada 1 cenoura picada 1 maço pequeno de agrião picado com caule 1 litro de água Modo de Fazer: Refogue a cebola e a cenoura em um pouco de água. Adicione o restante da água e o agrião picado. Tampe e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Bata tudo no liquidificador. SOPA DE ALHO PORÓ TEMPERADA Ingredientes: 1 xícara (de chá) de alho poró picado ½ cebola roxa picada 1 dente de alho espremido 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem 1 folha de louro 1 pitada de noz moscada 500 ml de caldo natural de legumes Salsinha picada a gosto Modo de fazer: Refogue a cebola ralada com o alho. Acrescente o alho poró e deixe dourar mais um pouco; Em seguida coloque o caldo de legumes, a folha de louro e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos. Adicione a noz-moscada e acerte o sal. Retire a folha de louro. Acrescente a salsinha picada no prato e sirva em seguida. SOPA DE FEIJÃO AZUKI COM ABÓBORA Ingredientes: ½ xícara (de chá) de feijão azuki 4 xícaras (de chá) de água filtrada 1 xícara (de chá) de abóbora picada ½ colher (de chá) de sal marinho 1 cebolinha picada

Modo de Fazer: Colocar o feijão e a água em uma panela, tampar e deixar cozinhar em fogo baixo por 45-50 minutos. Acrescentar a abóbora picada ao feijão e deixar ferver até a abóbora ficar macia. Temperar com sal marinho e adicionar a cebolinha. SOPA DE FRANGO COM ESPINAFRE Ingredientes: 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem 1 kg de peito de frango sem pele em pedaços grandes 2 litros de caldo natural de legumes ou frango 1 espinafre picado 2 mandioquinhas (batatas baroa) grandes cortadas em cubos 1 cebola roxa picada 4 colheres (de sopa) de salsinha e cebolinha picadas Modo de fazer: Aqueça o azeite e doure o frango. Adicione a cebola, o espinafre e a mandioquinha. Acrescente os 2 litros de caldo de galinha, a salsinha e a cebolinha. Tampe e deixe ferver até o frango cozinhar. Desligue o fogo, retire os pedaços de frango da sopa e deixe-os esfriarem. Desfie o frango e acrescente-o novamente à sopa. Ligue o fogo. Deixe cozinhando até amolecer. Sirva quente. CREME DE ABÓBORA COM COUVE Ingredientes: 3 xícaras (chá) de abóbora japonesa cozida 1 litro de caldo de legumes 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 1 dente de alho picado Sal e pimenta-do-reino a gosto 150g de couve-manteiga em tiras Modo de fazer: Cozinhe a abóbora no caldo de legumes. Deixe amornar, bata no liquidificador e reserve. No azeite, refogue a cebola e o alho. Junte a abóbora e sal. Cozinhe por 15 minutos e junte a couve. Ferva por 10 minutos, coloque pimenta e sirva.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 SOPA DESINTOXICANTE Ingredientes: 1 xícara de chá de água 1 xícara de chá de espinafre ou rúcula ½ dente de alho amassado ½ xícara de chá de tomate cereja ½ xícara de chá de pepino picado 1 xícara de chá de brotos ½ abacate picado 2 pitadas de sal rosa marinho ou sal rosa Suco de limão a gosto Pitada de pimenta caiena 1 pedaço (3cm) de alga kombu Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador e bata por 30 segundos, até obter consistência mais cremosa. SOPA DESINTOXICANTE Ingredientes: 2 xícaras de abóbora descascada e picada 1 cenoura orgânica descascada cortada em rodelas 1 cebola picada 2 dentes de alho 1 colher de chá de azeite 2 colheres de chá de gengibre ralado 1 colher de chá de açafrão ou curry 1 ramo de alecrim Água quente suficiente Sal marinho à gosto Modo de fazer: Em uma panela de pressão, refogue primeiro a cebola com o azeite ou outro óleo da sua preferência. Depois coloque o alho. Acrescente a cenoura e a abóbora e deixe refogar um pouco mais. Cubra com água e cozinhe na pressão até amolecerem (não precisa mais que 10 minutos). Abaixar o fogo

quando pegar pressão. Após esse tempo, abre a panela com cuidado. Com auxílio de uma colher, transfira para um liquidificador. Bata bem e volte para a panela para engrossar um pouco, se achar necessário. Coloque o açafrão, gengibre e sal marinho. Sirva em seguida com cheiro verde a gosto e salpique uma semente da sua preferência (chia, linhaça, gergelim, abóbora, ou um mix delas). Acrescente um fio de azeite de oliva diretamente sobre a sopa, no prato.

PRATOS PRINCIPAIS MARINADO DE PEIXE Ingredientes: 1 dente de alho socado 1 cebola picada 2 colheres (de sopa) de coentro picado 4 colheres (de sopa) de salsa picada 4 colheres (de sopa) de azeite 500 g de filé de peixe em cubos (tilápia, panga, merluza, badejo) Suco de limão e sal a gosto Modo de Fazer: Misturar o alho, a cebola, o coentro, a salsa, o suco do limão, o sal e o azeite. Colocar os cubos de peixe nesse tempero e deixar marinar por cerca de 1 hora. Grelhar numa churrasqueira ou chapa ou numa frigideira de fundo maior até que o peixe fique levemente dourado de todos os lados.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 RISOTO DE ABOBRINHA E BRÓCOLIS Ingredientes: 2 xícaras de arroz integral 1 colher (de chá) de azeite 6 abobrinhas 1 xícara (de chá) de alho poró picado 4 xícaras (de chá) de floretes de brócolis 2 colheres (de chá) de manjericão 2 colheres (de chá) de orégano 4 xícaras (de chá) de espinafre rasgado Modo de fazer: Cozinhe o arroz no vapor e reserve. Aqueça o azeite na frigideira, corte a abobrinha em rodelas diagonais e refogue-a juntamente com o alho poró e o brócolis. Vá respingando água de vez em quando até os legumes assumirem uma coloração viva. Tempere então com o manjericão, o orégano, acrescente o arroz e misture tudo delicadamente. Na hora de servir, arrume as folhas na saladeira, coloque o risoto no centro e regue com o molho de manga (ver receita). FILÉ DE PEIXE COM PURÊ DE MAÇÃ Ingredientes: 2 unidades de filé de peixe a sua escolha 2 unidades de maçãs pequenas Sal e pimenta do reino a gosto Suco de ½ limão Modo de fazer: Tempere os filés com o limão, o sal e a pimenta e deixe descansar por uma hora. Cozinhe os filés no vapor por 10 minutos. Descasque as maçãs, tire as sementes, pique e cozinhe por 4 minutos e depois bata no liquidificador. Arrume os filés no prato. Rodeie com o purê.

1 cebola roxa em cubos ½ pimentão vermelho 1 folha de louro 1 colher (de sobremesa) de tomilho fresco picado ½ maço de couve rasgada 500 g de macarrão parafuso sem glúten 2 dentes de alho amassados Sal e pimenta a gosto Modo de fazer: Em uma panela aquecer metade do azeite. Juntar a cebola, o pimentão, o louro e o tomilho. Refogar até a cebola ficar dourada. Em outra panela, cozinhar o macarrão. Escorrer e reservar. Adicionar a couve e o alho à mistura de cebola e refogar por 5 minutos. Juntar o macarrão, o restante do azeite, sal e pimenta a gosto. Servir em seguida. OMELETE VERDE Ingredientes: 2 ovos 1 xícara de (chá) de bertalha picada ou espinafre ½ xícara de (chá) de cebola picada ½ xícara de (chá) de tomate picado ½ xícara de (chá) de salsa picada 1 pitada de sal Modo de fazer: Bata os ovos misture com o sal e a salsa, depois a cebola o tomate e a bertalha. Pegue uma frigideira antiaderente unte a frigideira com óleo de girassol e esquente a frigideira. Despeje o omelete, deixe cozinhar e depois vire o lado.

MACARRÃO BICOLOR Ingredientes: 4 colheres (de sopa) de azeite

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 MOQUECA DE PEIXE Ingredientes: 1 kg de peixe em posta (congro, badejo, cação ou outro de sua preferência) Sal a gosto 3 colheres (de sopa) de suco de limão 1 colher (de chá) de gengibre ralado 2 colheres (de sopa) de azeite 3 dentes de alho, picados em lâminas finas 1 cebola roxa grande picada 5 tomates maduros sem pele, cortados em fatias 1 colher (de chá) de colorífico ½ xícara de chá de caldo de legumes (caseiro) 1 xícara de chá de salsa e cebolinha picados ¼ xícara de óleo de coco extra virgem Modo de Fazer: Tempere o peixe com o sal, suco de limão e gengibre. Reserve. Numa panela grande, aquecer o azeite, refogar o alho e depois acrescente a cebola e deixe até que fique transparente. Adicione o óleo de coco, o tomate e o restante dos ingredientes, exceto a salsa e a cebolinha. Tampe e cozinhe por uns 15 minutos, ou até que o peixe esteja cozido e macio (Evite mexer para não quebrar as postas do peixe). Quando estiver pronto, coloque a salsa e o cheiro verde por cima. SALMÃO COM ALHO E ALECRIM Ingredientes: 2 alhos inteiros com casca 3 colheres (de sopa) de suco de limão 1 colher (de chá) de alecrim desidratado ¼ de xícara (de chá) de azeite extravirgem 2 filés de salmão ou tilápia ou badejo ou panga Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 150°C. Envolva os alhos de maneira frouxa com papel manteiga (de preferência) e coloque diretamente no forno. Asse o alho por 45 minutos ou até os dentes

estarem bem macios quando testados com um garfo. Retire os alhos do forno e deixe esfriar. Descasque, descartando a pele. Num processador combine o alho, suco de limão, azeite e alecrim e deixe processar até virarem um purê; Passe este purê no salmão. Coloque o salmão em uma travessa e deixe assar por 20 a 30 minutos. PEIXE COM CROSTA DOURADA Ingredientes: 1 kg de filé de salmão ou tilápia ou panga 2 colheres (de sopa) de azeite extravirgem 2 colher (de chá) de gengibre ralado Crosta: 1 xícara de farinha de linhaça dourada 3 colheres (de sopa) de azeite extravirgem 1 colher (de sopa) de gengibre ralado 1 dente de alho espremido Modo de Fazer: Temperar o peixe e reservar. Misturar todos os ingredientes, em seguida colocar a mistura sobre cada pedaço de salmão e levar para assar em forno a 160ºC até a crosta ficar dourada. Ter cuidado para não deixar o salmão ressecar. SALADA DE FEIJÃO BRANCO Ingredientes: 350g de feijão branco cozido 1 xícara de salsinha fresca 2 tomates picados 1/2 cebola roxa picada 1/2 limão 2 colheres de sopa de vinagre de maçã 1/4 colher de chá de sal marinho Modo de fazer: Misture todos os ingredientes em uma travessa e sirva em seguida.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 TABULE DE QUINOA REAL Ingredientes: 1 xícara de chá de quinoa real em grãos 1 tomate médio em cubos sem pele e sem semente 1 cebola média picada 1 dente de alho grande picado 3 colheres de sopa de salsinha picada 2 colheres de sopa de hortelã picada Raspas e suco de 1 limão 2 colheres (de sopa) de azeite extravirgem 1 colher (de chá) de sal Modo de Fazer: Leve ao fogo médio uma panela pequena com a quinoa e 2 xícaras (chá) de água. Deixe cozinhar por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até a água secar. Transfira a quinoa para uma tigela e deixe esfriar. Misture todos os outros ingredientes à quinoa, mexendo bem. Sirva em temperatura ambiente ou frio (coloque em geladeira por 1 hora). GRÃO DE BICO COM ALHO E ERVAS Ingredientes: 1 kg de grão de bico ¼ xícara de cravo da índia ½ xícara de água filtrada 1 ½ colher de sopa de suco de limão 1 colher de sobremesa de azeite 3 dentes de alho ½ colher de chá de pimentão doce ½ colher de chá de salsa ¼ colher de chá de pimenta caiena ¼ colher de sal Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 160ºC. Descasque o alho e junte com pouco azeite em uma panela. Deixe o alho com o cravo da índia por 20-25 minutos no fogo baixo até que o cravo fique macio e o alho dourado. Retire do fogo e deixe esfriar. Lave as

ervilhas e deixe escorrendo. Em um processador, adicione todos os alimentos e bata até ficar uma mistura fina. Retire do processador e coloque em uma panela pequena e tampe. EMPADÃO DE GRÃO-DE-BICO COM PALMITO FRESCO Ingredientes: 500g de palmito fresco 500g de grão-de-bico Cheiro-verde picado (um molho) Sal a gosto Alho e azeite a gosto Modo de fazer: Deixe o grão-de-bico de molho por duas horas. Cozinhe com um pouco de sal até ficar macio. Escorra e passe na peneira ou espremedor de batata. Bata com um pouco de azeite e forre uma vasilha refratária, deixando um pouco de massa para cobrir a torta. Faça um refogado com azeite e alho. Coloque o palmito picado e o cheiro-verde, tempere com sal e cozinhe até ficar macio. Recheie o refratário e cubra com o restante do purê. Pincele com azeite e leve ao forno para dourar. FEIJÃO BRANCO COM FOLHAS VERDES Ingredientes: 2 xícaras de feijão branco cozido 3 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora ½ xícara de salsa picada 1 dente de alho esmagado 2 colheres de sobremesa de azeite de oliva extra virgem 1 pitada de sal marinho 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora 4 xícaras de folhas verdes variadas Modo de fazer: Numa tigela média, misture o feijão branco com o suco de limão, a salsa, o alho, o azeite de oliva, o sal e a pimenta do reino. Arrume as folhas em dois pratos e cubra com a mistura do feijão branco.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 OMELETE DE LEGUMES Ingredientes: Legumes variados (cenoura, vagem, couve flor, brócolis...) 2 ovos 2 colheres de chá de óleo de canola / azeite 1 colher de sopa de água filtrada Sal e pimenta a gosto Modo de fazer: Em um recipiente, quebre os ovos, adicione a água e bata energicamente com um batedor ou um garfo. Coloque o óleo em uma frigideira, apenas untando e despeje a mistura. Antes de retirar a omelete da frigideira, espalhe o recheio de legumes sobre uma das metades da omelete cozida. Dobre a outra metade da omelete sobre o recheio delicadamente. SALADA DE LENTILHA Ingredientes: 1 xícara de lentilhas cozidas (sem sal) 1 colher de sopa de cebola roxa picadinha 2 colheres de sobremesa de azeite 1 colheres de sobremesa de ervas secas (alecrim, tomilho, manjericão, manjerona, salsa, estragão e orégano) Modo de fazer: Cozinhe as lentilhas numa panela só com água e alho por cerca de 18-20 minutos. Escorra e reserve. Numa tigela, junte a lentilha, o azeite com as ervas e tempere com sal. BADEJO COM CENOURA E MANJERICÃO Ingredientes: 400g de badejo 2 dentes de alho amassado Suco de limão, sal a gosto 1 unidade pequena de cenoura ralada 1 colher de sopa de manjericão fresco picado 1 colher de chá de azeite Modo de fazer: Tempere o peixe com o alho, sal e o limão. Faça

cortes no peixe, sem separar. Misture a cenoura o manjericão e introduza nas aberturas. Regue com o azeite e leve ao forno coberto com papel alumínio por 15 minutos. Retire o papel e deixe mais 10 minutos para dourar. SALADA DE PEPINO COM GRÃO DE BICO Ingredientes: 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido 2 pepinos médios 2 tomates em cubos 1 maço de agrião 1 colher (sopa) de azeite Modo de fazer: Descasque os pepinos e corte em cubinhos. Misture com o grão de bico e o tomate. Misture o creme de leite de soja, o suco de limão e a hortelã e misture à salada. Coloque em uma saladeira e enfeite com o agrião. SALADA DE LENTILHA COM HORTELÃ Ingredientes: 500g de lentilha 1 cebola grande 1 dente de alho 1 maço de cheiro-verde 3 colheres de sopa de hortelã picada Sal e pimenta-do-reino Modo de fazer: Em uma panela, junte a lentilha, a cebola, o alho e o maço de cheiro-verde. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em água suficiente até a lentilhas ficar macia. Retire do fogo e escorra. Coloque a lentilha em uma saladeira, tempere as hortelãs e azeite e deixe na geladeira por 4 horas para tomar gosto. Momentos antes de servir junte a hortelã.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 FRANGO À MILANESA Ingredientes: 500 g de frango em pedaços sem pele e sem gordura (melhor a anti-coxa) 2 dentes de alho amassados Sal a gosto ½ xícara de chá de suco de limão 1 colher de sopa de farinha de milho (fubá) 1 colher de sopa de farelo de aveia ou flocos de quinua 1 colher de sopa de farinha de mandioca Óleo para untar Modo de Fazer: Tempere o frango com alho, sal e limão. Deixe o máximo de tempo possível (de preferência de véspera). Numa vasilha, misture todas as farinhas. Passe os pedaços de frango nessa mistura de farinhas, de modo que fiquem bem envolvidos. Arrume os pedaços numa assadeira untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido. Asse até que fiquem dourados, cerca de 50 minutos. É aconselhável virar os pedaços para que fiquem dourados por igual. Obs.: O frango poderá ser substituído pelo peixe em posta ou em pedaços grossos.

ACOMPANHAMENTOS SALADA DE AGRIÃO E ALFACE COM CENOURA E MAÇÃ Ingredientes: 1 maço de mostarda 1 maço de agrião 1 maço de alface 1 cenoura pequena ralada 1 maçã ralada com casca Algumas uvas sem sementes picadas

Temperos: sal, limão e azeite extra-virgem à vontade Modo de fazer: Disponha as folhas de alface para fazer a base e despeje por cima a salada, temperada e mexida. SALADA DE ALFACE COM ABACATE, UVA E NOZES Ingredientes: ½ abacate 10 uvas sem caroço 1 maço de alface crespa pequena 1 cenoura pequena ralada 30 g de nozes picadas ½ limão Modo de fazer: Parta o abacate, descasque-os, descaroce-os e corte-os em fatias finas. Lave as uvas, corte-as ao meio e retire as sementes. Lave, seque e corte em tiras finas a alface. Rale a cenoura. Pique ligeiramente as nozes. Numa travessa, misture os abacates, as uvas, a alface, a cenoura, as nozes e o suco de limão. Tempere com Azeite extra virgem e misture com cuidado. SALADA DE CHICÓRIA COM MOLHO PICANTE Ingredientes: 1 maço pequeno de chicória 1 dente de alho 1 colher (de chá) de folhas de alecrim fresco 1 colher (de sopa) de suco de limão 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem 3 colheres (de sopa) de água Modo de fazer: Higienizar e picar a chicória. Reservar. Preparar o molho espremendo o dente de alho e picando as folhas do alecrim. Misturar todos os ingredientes do molho. Arrumar as folhas picadas numa saladeira e quando for servir, regar com o molho. Ou se preferir, servir o molho separadamente para que cada pessoa tempere sua salada individualmente.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 PURÊ DE BATATA BAROA Ingredientes: 600 gs de batatas baroa 2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem Salsa e cebolinha a gosto sal a gosto Modo de Fazer: Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Passar pelo espremedor acrescente o azeite e a salsinha Levar ao fogo para dissolver. Em seguida, acrescentar a batata baroa amassada. Mexer bem e deixar na consistência que quiser. PURÊ DE BETERRABA Ingredientes: 2 beterrabas cozidas e descascadas 1 kg de batatas cozidas 2 colheres (de sopa) de vinagre ½ xícara (de chá) de leite de amêndoas 5 colheres (de sopa) de azeite de oliva Sal a gosto Modo de Fazer: Passe as beterrabas e as batatas (ainda quentes) pelo processador. Em uma tigela, misture bem a beterraba com a batata, o sal e o leite, acrescente o vinagre e o azeite, mexa bem e sirva em seguida.

DIVERSOS

4 claras Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 160 graus. Unte duas assadeiras grandes para biscoito com o óleo. Numa tigela, misture o coco, as amêndoas e a erva-doce até formar uma massa. Acrescente as claras e mexa bem. Coloque a mistura na assadeira em colheradas, com uma distância de 5cm entre elas. Asse os biscoitos até ficarem dourados, por 20 a 25 minutos. Espere esfriar. Guarde num recipiente bem fechado. BOLO DE COCOLATE Ingredientes: 5 ovos inteiros 1/2 xícara de chá de óleo de girassol 5 colheres sopa de cacau em pó 6 colheres de sopa de açúcar cristal orgânico 100 g de coco ralado seco desengordurado e sem açúcar 1 colher sopa de fermento em pó Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar em forma untada e levar ao forno por 25 a 30 minutos. MOUSSE DE CACAU COM ABACATE Ingredientes: 1 abacate maduro 2 colheres de sopa de cacau 2 colheres de sopa de mel ou açúcar cristal orgânico Modo de fazer: Liquidificar o abacate e o mel. Acrescentar o cacau em pó. Colocar em taças e resfriar em geladeira.

BISCOITO DE AMÊNDOAS COM COCO Ingredientes: Óleo de gergelim ou azeite de oliva extra-virgem (para untar) 2 2/3 xícaras de coco ralado desengordurado e sem açúcar 1 xícara de amêndoas cruas picadas ¼ de xícara de erva-doce

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 BOLO DE MILHO COM COCO Ingredientes: 3 colheres (de sopa) de linhaça 6 colheres (de sopa) de água 1/2 copo (tipo requeijão) de óleo de girassol 1 copo (tipo requeijão) de leite de coco morno (ou água) 1 copo (tipo requeijão) de açúcar cristal orgânico 1 e ½ copo (tipo requeijão) de fubá ou milharina 1/2 copo (tipo requeijão) de farinha de arroz (creme de arroz) 1 colher (de sopa) de fermento em pó Erva doce se desejar Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador (colocados na ordem dos ingredientes). Por último acrescente o fermento e a erva doce, e misture delicadamente. Asse em forno médio em forma untada com margarina, creme de arroz e misture com o fubá. MUSSE DE MARACUJÁ Ingredientes: 3 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor 6 claras 1 xícara de açúcar cristal orgânico 3 potes de iogurte grego light tradicional 3 potes de iogurte grego light de maracujá 1/2 xícara de polpa de maracujá fresco Modo de fazer: Misture a gelatina com 6 colheres de sopa de água, leve ao fogo em banho maria até dissolver bem. Em uma panela, misture bem as claras e o açúcar, leve ao fogo baixo, mexendo sem parar por 3 minutos. Transfira para a batedeira e bata até atingir ponto de neve. Incorpore delicadamente os iogurtes, a gelatina e a polpa. Leve a geladeira por 5 horas antes de servir.

TAPIOCA COM CHIA, TOFU E MEL Ingredientes: 2 col. de sopa de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada) 1 col. de sopa de semente de chia 2 col. de sopa de tofu 1 col. de sopa de mel Modo de Fazer: Misture a farinha de tapioca e a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire. Acrescente o tofu, o mel e sirva. SALADA DE FRUTAS AO FORNO Ingredientes: 1 maçã 3 fatias de abacaxi 1 manga pequena 10 morangos médios 100 ml de água 2 canelas em pau Modo de Fazer: Comece preparando a calda. Bata no liquidificador uma fatia de abacaxi com água e reserve. Lave e corte em cubinhos as demais frutas e, em seguida, coloque-as numa fôrma refratária junto com a canela em pau. Regue com o suco de abacaxi e cubra a fôrma com papel-manteiga. Leve ao forno médio por 30 minutos e sirva a seguir. SHAKE DE AÇAÍ Ingredientes: 1 polpa de açaí 1 banana pequena 2 castanhas do Pará 250ml de água Modo de fazer: Bata os ingredientes no liquidificador e beba gelado.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br


FLÁVIA MARIA DE LIMA BARBOSA Nutricionista CRN4 nº 2003100303-0 PIZZA SEM GLUTEN Ingredientes: ½ xícara (chá) de fécula de batata 1 xícara (chá) de amido de milho 1 colher (sopa) cheia de margarina 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó leite que baste queijo branco tipo minas molho de tomate orgânico orégano Modo de fazer: Coloque os 4 primeiros ingredientes numa vasilha, pondo por último o leite até que a massa fique soltinha. Amasse bem e coloque numa fôrma. Ponha o queijo, o molho de tomate e polvilhe com orégano. Asse em forno quente. PIZZA DE COGUMELOS SEM GLUTEN Ingredientes para a massa: 6 colheres de sopa de farinha de tapioca (ou polvilho) 10 colheres de sopa de farinha de arroz integral (ou o branco) 1 colher de chá de fermento em pó ½ xícara de água em temperatura ambiente 1 colher de chá de óleo vegetal pimenta preta moída na hora (opcional, só para perfumar a massa) sal a seu gosto Modo de fazer a massa: Em uma bacia misture todos os ingredientes secos e adicione a água aos poucos mexendo sempre. Por último coloque o óleo e misture bem. O resultado deve ser uma massa encorpada, porém maleável, para poder espalhar na forma. Unte uma forma de pizza, coloque a massa no meio e espalhe com as mãos molhadas ou então com uma colher. Leve a massa para assar em forno pré aquecido em temperatura de 200º C. Enquanto isto, prepare o recheio.

Ingredientes para o recheio: 1 tomate bem maduro ½ xícara de cogumelos previamente refogados pedaços de tofu pimenta biquinho cortada ao meio orégano seco pimenta do reino moída na hora páprica defumada em flocos folhas de orégano fresco (ou manjerona) Modo de fazer o recheio: Leve o tomate ao liquidificador apenas com uma pitada de sal e um fiozinho de óleo. Bata bem ate obter um liquido cremoso. Quando a massa estiver pré assada (mais ou menos uns 10 ou 15 minutos de forno), retire e espalhe este molho de tomates sobre a massa. Moa pimenta espalhando sobre o molho de tomate e salpique um pouco de páprica defumada. Leve ao forno novamente e deixe por uns 5 minutos. Então remova e coloque o restante dos ingredientes com exceção das ervas frescas que deverão ser colocadas antes de servir. Coloque então as fatias de cogumelos, as pimentas cortadas ao meio e os pedacinhos de tofu. Espalhe orégano seco, um pouco de pimenta moída (opcional) e leve ao forno novamente para dar uma leve derretidinha no queijo e dourar um pouco os outros ingredientes. Retire do forno e coloque as folhas de orégano fresco ou manjerona.

27 8831-5832 flaviabarbosa@ig.com.br

Receitas detox  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you