Page 1

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Escola E.B 2,3 Pedro Jacques de Magalhães

2012/2013 9ºE T.I.C – Carla Lázaro

Violência Violência nas escolas

“Violência gera violência, os fracos julgam e condenam, porém os fortes perdoam e compreendem.” Augusto Cury

 Trabalho de Diogo Simões e César Godinho

0


Índice Introdução..................................................................................................................... 2 Formas de Bullying ....................................................................................................... 3 Formas de tratar/prevenir os vários tipos de violência .................................................. 5 Conclusão..................................................................................................................... 7 Referências Bibliográfias/Webgrafia ............................................................................. 8

1


Introdução Neste trabalho vamos falar sobre a violência nas escolas, com este trabalho queremos falar-vos sobre as formas de violência e como as prevenir.

2


Violência nas escolas Cada vez mais existe violência nas escolas, entre alunos, e até mesmo professores e auxiliares. Não só existe na forma física, mas também psicológica, verbal, social – tudo isto pode ser referido como bullying1.

Formas de Bullying

Tipos de Violência nas escolas Física Psicológica

Social

Verbal

Descrição A violência física consiste na agressão física a outro indivíduo. É um tipo de violência em que o agressor fere os sentimentos e a integridade psicológica da pessoa. É a discriminação de uma pessoa, separando-a de grupos e/ou zonas públicas. É a violência através de palavras ofensivas para com o indivíduo.

Violência Física

Esta é provavelmente a violência que mais danos causa porque também tem efeitos no estado mental da pessoa.

1

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos

3


Violência Psicológica

Para além deste tipo de violência ser induzido não só pela violência física e verbal muitas vezes também pode ser induzida através de actos do agressor, que muitas até podem não ser intencionais. Por vezes esta violência leva a que a vítima comece a “acreditar” que o agressor tem razão no que diz sobre ela.

Violência Social

Este tipo de violência leva a que os indivíduos, sejam descriminados e afastados dos colegas e isto leva a problemas psicológicos.

4


Violência Verbal

Este tipo de violência é o mais comum nas escolas e muitas vezes começa entre amigos e que se torna constante.

Formas de tratar/prevenir os vários tipos de violência 

A Violência Física previne-se/trata-se: o Tendo confiança; o Tendo auto-estima; o Ser forte (não só fisicamente).

A Violência Psicológica previne-se/trata-se: o Frequentando um psicólogo; o Ajuda parental; o Tentado criar amigos que ajudem a vítima a socializar e/ou não ter medo.

5


A Violência Social previne-se/trata-se: o Integrar-se na sociedade e em grupos; o Arranjar alguém que fale com o agressor e lhe explique a má situação da vítima;

A Violência Verbal previne-se/trata-se: o Tendo apoio mural de familiares/amigos; o Não perder a confiança e auto-estima;

6


Conclusão Com este trabalho aplicamos e adquirimos muitos conhecimentos sobre a violência nas escolas e somos da opinião que este tema é muito evitado pelas vítimas, o que dificulta muito o seu tratamento. Por fim, com este trabalho tentamos que fiquem a saber um pouco mais de forma a tentar evitar estas situações.

7


Referências Bibliográfias/Webgrafia:

http://bullyingnaoebrincadeira.com.br – imagem – 11/12/2012

http://www.saogoncalodopara.mg.gov.br/portal2/cidade/bairros/116727-de-agosto-dia-do-psicologo - informação - 11/12/2012 http://pensador.uol.com.br/ - frase – 04/12/2012

http://bullying-ciaatoresdemar.blogspot.com – imagem – 04/12/2012

http://perfectdayperfectlife.com – imagem – 04/12/2012

8

Violência nas escolas  

Trabalho sobre a violência na escola.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you