Issuu on Google+

Flashar!

As tuas fotos A nossa Revista!!

NOVIDADE! PARCERIA COM O GRUPO: FOTOGRAFIA TEMÁTICA PORTUGAL CONCURSO SEMANAL

FOTOS VENCEDORAS DE TODAS AS SEMANAS PUBLICADAS NA TUA FLASHAR!

Revista numero 7 10 de Março de 2013

PAULO CESAR CATARINA DIAS MÓNICA SOUSA FÁBIO MARTINS JENNIFER LEMAY JOÃO PEDRO ALVES PATRÍCIA FERREIRA MARCO NASCIMENTO REINALDO FIGUEIREDO NUNO GONÇALO ALMEIDA RUI SOUTO CASTRO ONÉSIMO COSTA MARTINS SILVA ANA PEREIRA HÉLIO LEÃO JARIEV DISH GUI MOTA

Foto por:

Reinaldo Figueiredo DICA DE PHOTOSHOP FLASHAR! AS TUAS FOTOS

A NOSSA REVISTA!

CONCURSO FOTOGRAFIA TEMÁTICA PORTUGAL


Flashar! Pag 2


Flashar! Pag 3


CATARINA DIAS PAG 8

FÁBIO MARTINS PAG 24

GUI MOTA PAG 36

JOÃO ALVES PAG 56

PEDRO SILVA PAG 76

MÓNICA SOUSA PAG 88

NUNO ALMEIDA PAG 100

PATRICIA FERREIRA PAG 114

ONÉSIMO COSTA PAG 164

JARIEV DISH PAG 150

RUI SOUTO E CASTRO PAG 134

Flashar! Pag 4


v

ANA PERERIRA PAG 184

MARCO PAG 204

PAULO CÉSAR PAG 216

JENNIFER LEMAY PAG 238

REINALDO PAG 248

HÉLIO LEÃO PAG 262

DICA PHOTOSHOP PAG 275

CONCURSO PAG 280

Flashar! Pag 5


EDITORIAL Caros Leitores da Flashar, eis a segunda edição temática da nossa revista ! “Moda”, é o tema escolhido para esta edição, como ilustra a capa. Nascida em Setembro, a Flashar conta já com mais de 18 000 leituras, tendo sido cerca de 7 000 apenas da última edição. Para além da internacionalização que a Flashar tem tido, tivemos uma grande adesão de fotógrafos portugueses nesta edição sendo 15 dos 17 membros presentes nesta revista oriundos do nosso país. Pela primeira vez na história da nossa revista, contamos com a participação de um fotógrafo Brasileiro e uma fotógrafa Francesa. É de realçar que esta é a primeira edição com mais de 10 fotógrafos e com quase 290 páginas, provando a ascensão da revista! Como irão verificar, o facto desta edição ter mais páginas deve-se ao maior espaço entre as fotos, pois estas ocupam uma grande área da respectiva(s) páginas, de forma a realça-las mais.

Devido ao trabalho de universidade entre outros, fizemos uma pausa na elaboração do site, mas a aplicação tem estado em constante evolução, sendo que está a ser desenvolvida para o facebook, android e ios. Temos ainda que referir a parceria feita com o grupo FOTOGRAFIA TEMÁTICA - CONCURSO SEMANAL - PORTUGAL, um feito importante para o desenvolvimento da revista, e iremos, também, colocar as fotos vencedoras na nossa revista como mérito aos fotografos desse grupo. Sentimo-nos muito orgulhosos do nosso trabalho, pois é muito gratificante sentir que este projeto está a crescer, quer nacional como internacionalmente. Não se esqueçam de nos seguir através do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Flashar-PhotoMagazine/325156907576839 Resto de uma boa leitura, Flashar

Flashar! Pag 6


Mais de 18 000 leituras em 6

meses no site:

issuu.com Flashar! Pag 7


Flashar! Pag 8


- Nome : Catarina Dias - Cidade : Lisboa - Idade : 24 anos - Site : http://www. facebook.com/catarinafdiasphotography - Exposições: Participação na exposição “Moda” no 4Lisbon.

Nascida em Lisboa, desde pequena que densenvolvi um gosto enorme por fotografia, principalmente por fotografia de moda. E tudo começou quando realizei o meu primeiro trabalho criativo no curso de fotografia da ETIC, recriando algumas fotografias mais famosas de Marilyn Monroe, o maior icone feminino do mundo. Neste momento venho apresentando os meus trabalhos na minha página de facebook, e evoluindo dia para dia numa das maiores paixões que alguém pode ter.

Flashar! Pag 9


Fotos de Catarina Dias

Flashar! Pag 10

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 11


Fotos de Catarina Dias

Flashar! Pag 12

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 13


Fotos de Catarina Dias

Flashar! Pag 14

Flashar! tema: Moda


Fotos de Catarina Dias

Flashar! Pag 16


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 17


Fotos de Catarina Dias

Flashar! Pag 18


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 19


Fotos de Catarina Dias

Flashar! Pag 20


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 21


Flashar! Pag 22


Flashar! Pag 23


Nome:Fábio Martins Cidade: Albufeira Idade:21 Profissão: Fotógrafo Exposições: duas publicações no site da Vogue de Itália. Site:https://www.facebook.com/fabiomartinsphotography Fábio Martins começou a fotografar aos 16 anos (neste momento com 21 anos) em 2011 torna-se fotografo profissional tirando o curso na ETIC_Algarve em Portimão.Em 2012 consegue realizar vários trabalhos como por exemplo fazer o primeiro trabalho a dois do 1º modelo em cadeira de rodas em portugal João Matias gravado para TVI e duas publicações no site da Vogue Italiana entre fotografar algumas figuras publicas como por exemplo Filipa Sousa.Áreas que mais lhe agrada moda, artísticos, nu e publicidade. Modelo - Samanta Massano Cadela - Fiona Assistente - Catarina Martins

Flashar! Pag 24


Flashar! Pag 25


Fotos de Fรกbio Martins

Flashar! Pag 26

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 27


Fotos de Fรกbio Martins

Flashar! Pag 28

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 29


Fotos de Fรกbio Martins

Flashar! Pag 30

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 31


Fotos de Fรกbio Martins

Flashar! Pag 32

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 33


Fotos de Fรกbio Martins

Flashar! Pag 34

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 35


Fotos de Gui Mota

-Nome: Gui António Pires Mota -Cidade: Coimbra -Idade: 25 -Profissão: Fotografo / Estudante -Site: http://www.facebook.com/guimotaphotography http://500px.com/GuiMota http://olhares.sapo.pt/distorteyes Olá, chamo-me Gui Mota, tenho 25 Anos sou licenciado em Comunicação e Design Multimédia estou actualmente a tirar mestrado na mesma área. A fotografia é um tema que me fascina à muitos anos e à 6 anos atrás comprei a minha primeira SLR. Explorei diversas áreas e experimentei bastantes coisas, vejo a fotografia como uma forma de abordar o mundo, muito mais do que um hobbie uma ocupação ou mesmo uma profissão, de momento tenho feito alguma fotografia de Moda, trabalhos estes que passo a mostrar.

Flashar! Pag 36

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 37


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 38

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 39


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 40

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 41


Fotos de Gui Mota

~Flashar! Pag 42

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 43


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 44

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 45


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 46

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 47


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 48

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 49


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 50


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 51


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 52


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 53


Fotos de Gui Mota

Flashar! Pag 54


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 55


Fotos de João Alves

-Nome: João Pedro Alves -Cidade: Vila Nova de Gaia -Idade: 25 -Profissão: Designer Gráfico -Site: http://www.wix.com/joaoalvesphotografia/ photografia SITE: http: //www.wix.com/joaoalvesphotografia/ photografia FACEBOOK: http://www.facebook.com/JoaoPhotography FACEBOOK: http://www.facebook.com/JoaoAlvesStreetPhotography 500PX: http://500px.com/joaoalvesphotografia -Prémios: Uma Menção Honrosa num Safari Fotográfico na minha escola no qual participei em 2005 P: Desde quando fotografa? R: enquanto adolescente nunca P: O que o apaixona na fotogrative grande admiração nem fascínio fia? pela fotografia. R: O que mais me apaixona na As insistências do meu Pai e o Fotografia e tentar ver a coisas com facto de frequentar um meio proum olhar diferente das outras pespício ao desenvolvimento de uma soas, isto é, ter uma perspectiva “veia” artística foram fatores funprópria onde o meu carácter e perdamentais. sonalidade se reflita. Em 2005, enquanto aluno do InsFixar o momento – único – é tituto Multimédia do Porto, recebi igualmente uma forma de contar uma menção honrosa num concuruma história, descrever um moso interno de fotografia. mento irrepetível. Depois foram coincidências que só o destino pode explicar. Em 2009 conheci uma pessoa P: Porque começou a fotograque me influenciou decisivamente far? nesta arte. R: Iniciei-me na fotografia por inFoi o início de uma relação – com fluência familiar. O meu pai apesar a fotografia – que espero se mantede não ser um profissional, sempre nha por muitos anos. gostou, e gosta, de fotografar. Mais recentemente, juntei-me Depois foi um processo que se a um grupo de fotógrafos amigos foi desenrolando e aprofundando (GO UP – (Grupo Olhares Unidos do que originou que a relação ganhasPorto) que me permitiu alargar horise contornos de intimidade. zontes e partilhar dúvidas e receber Fusão, direi mesmo (máquina/ excelentes contributos. Homem). Tenho aprendido muita coisa com eles.

Flashar! Pag 56


P: Qual é o seu estilo de fotografia e porquê? R: Fotografo um pouco de tudo: abstracto, animais, desporto, espetáculos, fotojornalismo, macro, moda, paisagem natural e urbana, fotografia de rua, retratos, natureza morta, etc… O que mais gosto de fazer é fotografia de rua, porque é onde me sinto mais a vontade e onde posso colocar em prática várias técnicas e enquadramentos diversos. Mas como todos sabemos, a realidade obriga-nos a “vestir” outras roupagens. Hoje em dia tento melhorar a cobertura de eventos e na verdade identifico-me cada vez mais com esta dinâmica e diversidade.

P: Que material costumas usar? R: O material que costumo usar: Camera fotografica Nikon D3000 e Nikon D700 - Objectivas Nikkor DX 18 - 105 mm f/3.5-5.6 g ed, Nikkor DX 35mm f/1.8 g, Nikkor 28-105 f/3.54.5 D - Pixel Pawn Wireless Flash Trigger - Flash Nikon SB-28DX, Flash Nissin DI866 profissional Comando universal wireless remote control da pixco - Kaiser bolha de nivel dupla - Monopé Manfrotto MM294A3, Tripe Cullmann 54101 Filtro polarizador 52 mm, Filtro Sky hama 52mm, Filtro uv de protecção hama 72mm e 52mm, Filtro uv de protecção samyang 62mm - Porta Filtros Cokin serie A, filtro cokin diffractor galaxy, filtro cokin sunsoft

Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 57


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 58

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 59


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 60

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 61


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 62

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 63


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 64

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 65


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 66

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 67


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 68

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 69


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 70

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 71


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 72


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 73


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 75


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 76


Fotos de João Alves

Nome: Pedro Miguel Martins da Silva Cidade: Coimbra Idade: 28 Profissão: Engenheiro Electrotécnico Site; http://www.facebook.com/MartinsSilva.Photo Exposições: Exposições colectivas Nascido e criado no coração de Trás-os-Montes, Vila Pouca de Aguiar, desde muito cedo sempre teve um gosto especial pela fotografia despoletando assim uma capacidade sensorial e a atenção aos pormenores de forma a captar o melhor de cada momento. Nos seus primeiros anos dedicou-se aos registros fotográficos dos eventos da escola que frequentou, colaborando assim para o jornal escolar. Actualmente reside em Coimbra onde exerce a profissão de Engenheiro Electrotécnico continuando a desenvolver a fotografia como um hobby, a sua grande paixão usada para criar arte. Desde 2002 foca-se mais na fotografia de pessoas e retratos em ambientes exteriores, bem como a cobertura de eventos sociais. Em 2008 foi membro dinamizador do grupo CoimbradA (deviantART), onde se promoveram exposições colectivas, foto-tours, concursos e formações. Ao longo destes anos tem ainda frequentado alguns Workshops de modo a aumentar o seu grau de conhecimento, pondo em prática tudo o que tem aprendido.

Flashar! Pag 76

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 77


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 78

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 79


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 80

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 81


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 82

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 83


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 84

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 85


Fotos de Jo達o Alves

Flashar! Pag 86

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 87


Fotos de Mónica Sousa

Nome: Mónica Sousa Cidade: Ansião - Leiria Idade: 20 anos Profissão: Estudante Site: https://www.facebook.com/MonicaSousaPhotography

Estou a tirar licenciatura em Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar, 1º ano. Desde à alguns anos que costumo fotografar, a paixão foi crescendo e levou a decidir o meu futuro profissional. Adoro fotografar concertos pela dinâmica e acrenalina de conseguir a fotografia no momento certo. Também adoro fotografia conceptual, onde se cria muito impacto visual e transmite muitos sentimentos numa só foto. Participação com uma fotografia no maior álbum fotográfico “Portugal o melhor destino” e uma exposição colectiva “Olhar Ansião”, com 3 fotografias minhas, no Castelo de Santiago da Guarda – Ansião.

Flashar! Pag 88

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 89


Fotos de M贸nica Sousa

Flashar! Pag 90

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 91


Fotos de M贸nica Sousa

Flashar! Pag 92

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 93


Flashar! Pag 94


Flashar! Pag 95


Fotos de M贸nica Sousa

Flashar! Pag 96

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 97


Fotos de M贸nica Sousa

Flashar! Pag 98

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 99


Nome: Nuno Gonçalo Almeida Cidade: Lisboa, Portugal Idade: 23 anos Profissão: Técnico de Gestão e Programação de Redes e Sistemas de Informação

Sou formado na área da Informática e, iniciei-me na área da Fotografia há cerca de dois anos, sendo desde então, um autodidata da área. Sempre gostei de ir experimentando novas técnicas e novos tipos de fotografia, de modo a poder ter uma apanhado geral das mesmas e ver se teria, talvez, mais aptidão para algo em específico. Sempre adorei fotografia de rua, gosto que me foi passado pelo meu pai, o maior impulsionar deste meu interesse que, actualmente, é mais que um hobby e que me fez passar a ver o mundo com outros olhos. Sempre gostei de me sentir evoluir e elevar o nível dos meus trabalhos, e de receber feedback de quem sempre os seguiu. Actualmente, insisto mais nesta área da Moda/retratos, porque acho que é aquela mais versátil, e que me permite talvez usar mais a imaginação, dando-me ainda margem para poder trabalhar com os equipamentos que possuo que, embora não sejam de topo, conseguem atingir resultados satisfatórios. No futuro, espero conseguir ir mais além, e, quem sabe, talvez conseguir realizar alguns trabalhos dentro da área, que tenham alguma notoriedade e que me façam sentir que atingi mais um patamar. Muito resumidamente, este sou eu!

Flashar! Pag 100


Flashar! Pag 101


Fotos de Nuno Almeida

Flashar! Pag 102

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 103


Fotos de Nuno Almeida

Flashar! Pag 104

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 105


Fotos de Nuno Almeida

Flashar! Pag 106

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 107


Fotos de Nuno Almeida

Flashar! Pag 108

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 109


Fotos de Nuno Almeida

Flashar! Pag 110

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 111


Fotos de Nuno Almeida

Flashar! Pag 112

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 113


Fotos de Patrícia Ferreira

Nome: Patricia Ferreira Cidade: Vila Nova de Gaia Idade: 24 Profissão: Web Designer Site: www.patriciaferreira.net

Patrícia Ferreira tem 24 anos, nasceu no Porto,mas cresceu em Santa Maria da Feira e actualmente reside em S. Félix da Marinha. É licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e trabalha como Web Designer numa empresa de Marketing Digital sediada no Porto. Enquanto Webdesigner foi quase impossível não se deparar com a Fotografia. Um “bichinho ” que surgiu mais ao menos há cerca de 2 anos quando adquiriu a sua primeira reflex, todavia só recentemente começou a fotografar de forma mais constante, fazer pequenas formações, a publicar e a dedicar-se à área que mais gosta: Retratos. Nos seus tempos livres dedica-se à Fotografia, hobbie pelo qual é aficionada. Nas suas sessões tenta sempre inovar e aprender com cada foto. Para além de ser uma apaixonada pela fotografia adora ler e viajar.

Flashar! Pag 114

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 115


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 116

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 117


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 118

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 119


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 120

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 121


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 122

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 123


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 124

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 125


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 126

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 127


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 128

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 129


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 130

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 131


Fotos de PatrĂ­cia Ferreira

Flashar! Pag 132

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 133


Fotos de Rui Souto e Castro

Nome: Rui Pedro Sequeira Reis Souto e Castro (Rui Souto e Castro) Cidade: Natural do Porto, residente em Santa Maria da Feira Idade: 40 anos Profissão: Fotografo Freelance Site: www.ruisoutocastro.com Prémios: 1º prémio no concurso, Foto do Mês, da revista Mundo da Fotografia Digital na sua edição de Agosto de 2011. Exposições: - Publicação de fotografias de concerto de banda rock The Loyd, na revista online AMOL Publicação de fotografias na revista Phocal Photovisions relativas ao evento Devaneios Fotográficos, Delírios e Utopias. Participação em exposição colectiva relativa a trabalhos feitos durante o Devaneios Fotográficos, Delírios e Utopias

Sou natural do Porto e actualmente resido em Santa Maria da Feira, formei-me em fotografia de Moda, Retrato, Publicidade e Fotojornalismo pela “Oficina da Imagem” no ano de 2010.

Flashar! Pag 134

O inicio da minha carreira profissional foi na Banca onde trabalhei em 2 instituições, tendo a partir do final do curso tentado iniciar uma carreira na fotografia, o que mais gosto de fotografar são pessoas, tentando, sempre que possível, dar às minhas sessões um feel fashion, outras áreas de que gosto são o Nu e o Boudoir. Ganhei o 1º prémio em concurso da revista Mundo da Fotografia Digital, no mês de Agosto de 2011, foram publicadas fotos minhas na revista “AMOL” de Março de 2012, feitas em concerto da banda “The Loyd” e vou participar, a partir do próximo dia 26 do presente mês, em exposição colectiva dedicada a trabalhos feitos no âmbito do encontro “Devaneios Fotográficos” de 2012 no Bar Monchique no Porto.

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 135


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 136

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 137


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 138

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 139


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 140

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 141


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 142

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 143


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 144

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 145


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 146

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Rui Souto e Castro

Flashar! Pag 148

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


-Nome: Jariev Dish -Cidade: Aveiro -Idade: 46 -Profissรฃo: artista plรกstico

Flashar! Pag 146


Flashar! Pag 147


Fotos de Jariev Dish

Flashar! Pag 152

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jariev Dish

Flashar! Pag 154

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jariev Dish

Flashar! Pag 156

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jariev Dish

Flashar! Pag 158

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jariev Dish

Flashar! Pag 160

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Flashar! Pag 162


Flashar! Pag 147


Nome: Onésimo Costa Cidade: Lisboa Idade: 33 anos Profissão: Buyer Specialist Site: http://500px.com/onesimo Exposições: 2008 - Exposição colectiva “fotógrafos em santa Engrácia” 2011 – Exposição “À janela com o mundo” “Adoro fotografia de paisagem, mas sentia que faltava algo… juntar a presença feminina com a natureza, cada foto é uma mensagem ou parte de uma história, o que mais me atrai é a possibilidade de poder ilustrar as fantasias, alegrias, medos, sonhos, receios, ansiedade… cada foto é parte de mim… Agradeço às modelos Ana Palhinhas, Carla Paias, Maria João, Sónia Brites, Fatima Elizabeth, Telma’Filipa Trancoso, Helena Ferreira, Leila Fernandes, Dora Bastos e Rozangela pela colaboração nas fotos aqui publicadas.”

Flashar! Pag 164


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 166

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 168

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 170

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 172

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 174

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 176

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 178

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 180

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de OnĂŠsimo Costa

Flashar! Pag 182

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

-Nome: Ana Pereira -Cidade: Caldas da Rainha -Idade: 19 anos -Profissão: Estudante Desde cedo a moda tornou-se um dos meus principais interesses. Em 2011, fui convidada a frequentar uma formação na área da representação e moda. No final da formação realizei o meu primeiro book. Seguidamente, e utilizando os contactos adquiridos na formação, agenciei-me na FaceModels e na DXL Models. Paralelamente, realizei algumas sessões fotográficas, com fotógrafos amadores que me ajudaram a completar e enriquecer o meu portefólio. Sempre que posso, proponho-me a concursos na área da fotografia como modelo, ou como fotógrafa, uma vez que também faço da fotografia um hobbie.

Flashar! Pag 184

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Flashar! Pag 146


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 188

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 190

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 192

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 194

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 196

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 198

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Ana Pereira

Flashar! Pag 200

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 202


Fotos de Marco Nascimento

Nome: Marco Nascimento Cidade: Horta - Ilha do Faial - Açores Idade: 33 Profissão: Barman e fotografo em part-time Site: www.mnascimentophoto.com - www.facebook.com/mnascimentophoto Prémios: 1º Lugar num concurso local intitulado “CMYK - 2 cores” Exposições: 2 exposições, uma referente a um local da ilha, chamado de Poço das Asas em 2004 e uma exposição de fotografia paisagista. = 1 foto seleccionada entre milhares de fotógrafos a nível global para o livro “A day in the world” do site Aday.org A paixão pela fotografia começou quando tinha eu 16 anos, na altura não havia nada do digital que hoje em dia existe, pois era tudo à base de rolos de filme. Fotografei até 2004 em formato filme até comprar a minha primeira máquina digital nesse mesmo ano e desde então foi sempre a evoluir de máquinas, lentes e pessoalmente. Actualmente fotografo mais retrato e moda. Para além de baptizados e casamentos.

Flashar! Pag 204


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 147


Fotos de Marco Nascimento

Flashar! Pag 206

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Marco Nascimento

Flashar! Pag 208

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Marco Nascimento

Flashar! Pag 210

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Marco Nascimento

Flashar! Pag 212

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Marco Nascimento

Flashar! Pag 214

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Nome: Paulo César Cidade: lisboa Idade: 40 anos Profissão: fotografo free lancer Site: https://www.facebook.com/PauloCesarPhotography Prémios: fotos do dia em alguns sites de fotografia, foto do mes no site olhares, fotos do mes em revistas de fotografia, foto do ano na revista o mundo da foto-

grafia digital Exposições: nao esta actualizado mas aqui estão muitas das que já fiz - Abril 2006 – “a transparência da alma” – café com estória – Setúbal - Maio 2006 – “a substância das almas” – casa da guia – Cascais - Julho 2006 – “d´almas” – império dos sentidos – Lisboa - Agosto 2006 – espaço 40 e um – Lisboa - Agosto 2006 – galeria Eugénio Violante – Lisboa - Outubro 2006 – galeria/cabeleireiro Eugénio Violante – Lisboa - Novembro 2006 – “lágrimas e sorrisos” – casa da guia – Cascais - Novembro 2006 – outro bar – Ericeira - Dezembro 2006 – fotos no livro “furor das noites cheias” de Daniel Costa-Lourenço - Janeiro 2007 – “momentos” – império dos sentidos – Lisboa - Abril 2007 – fiéis ao bairro – Lisboa - Abril 2007 – ultra-violeta bar – Setúbal - Maio 2007 – next-bar – Faro - Maio 2007 – foto do mês no site www.olhares.com

Flashar! Pag 216

- Junho 2007 – ultra-violeta bar – Setúbal - Agosto 2007 – casa da guia – Cascais - Setembro 2007 – púcaros bar – Porto - Setembro 2007 – “caminhos dentro de nós” – império dos sentidos – Lisboa - Setembro 2007 – “Luz na pele” – arribar caffé – Moita - Setembro 2007 – exposição “o meu olhar sobre carnide”– junta freg. carnide – Lisboa - Outubro 2007 – exposição “Anos dourados” – Alhos Vedros – Moita - Dezembro 2007 – Pousada S. Francisco – Beja - Dezembro 2007 – “Caminhantes” – Arribar caffé – Moita - Janeiro 2008 – “Demorfias” – exposição conjunta Galeria Kabuki – Lisboa - Março 2008 – “ rostos de carnide “ – junta freguesia de carnide – Lisboa - Março 2008 – exposição comemorativa do dia da mulher – Alhos Vedros – Moita - Abril 2008 – exposição conjunta no império dos sentidos – Lisboa - Abril 2008 – exposição “O corpo e a alma” – posto de turismo da Moita Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

- Maio 2008 – foto na capa e contra capa do livro “ Karley Aida a vida, o circo” - Maio 2008 – exposição “Tu e eu” – império dos sentidos – Lisboa - Maio 2008 – exposição “Fotografia a 3 tempos” – Shalom – Braga - Junho 2008 – exposição “O corpo e a alma” – Arribar caffé – Moita - Julho 2008 – “ estados de alma” – galeria Bento Martins- Carnide – exposição conjunta - Julho 2008 – “ be you “ – bar BeYou longe bar – Lisboa - Setembro 2008 – 100vicios – Cascais – exposição conjunta - Setembro 2008 – “eu e tu ” – púcaros – Porto - Setembro 2008 – a casa portuguesa – Barcelona – Espanha - Novembro 2008 – “ dias felizes “ – casa da guia – Cascais – exposição conjunta

- Dezembro 2008 – “ almas a nú “ – púcaros – Porto - Fevereiro 2009 – “falarte by paulo césar” – bar do teatro de carnide – lisboa - Fevereiro 2009 – “amour-glamour” – rolls royce club – cascais - Fevereiro 2009 – “gula” – Gula – colectiva - alto da maia - Março 2009 – “alma de venus” – centro comercial continente - portimão - Março 2009 – “ expressões masculinas “ – rosa escura – porto - Março 2009 – be you bar – bairro alto – lisboa - Março 2009 – “mosaics” – restaurant recasens – barcelona – espanha - Maio 2009 – “alma lusitana“ – o lusitano – barcelona – espanha - Junho 2009 – “ser criança“ – gula – colectiva – alto da maia

- Junho 2009 – “por um sorriso“ – galeria bento martins – carnide – lisboa - Julho 2009 – “ o todo na pele “ CETA - aveiro - Julho 2009 – “ paulo césar in bar o turco” – bar turco – vila nova milfontes - Setembro 2009 – “o olhar de paulo césar” – a casa portuguesa – barcelona - Setembro 2009 – “lições de corpo” – teatro aveirense – aveiro - Outubro 2009 – “lições de corpo” – cine-teatro estarreja – estarreja - Outubro 2009 – fotos do Cd “Canção verde” de Cristina Navarro - Outubro 2009 – fotos do Cd “Um fado nasce” de André Baptista - Novembro 2009 – “geometria humana” – Rosa Escura – Porto

- Abril 2010 – “portugal, 21st century” – State House – Boston – Estados Unidos - Abril 2010 – “portugal, 21st century” – Boston City Hall – Boston – Estados Unidos

Flashar! Pag 218

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Desejo que o meu trabalho seja cada vez mais reconhecido, que continuem os projectos, as parcerias, convites para colaborações com revistas, que apareçam livros, desafios, exposições, e que acima de tudo continue a ajudar as pessoas a sentirem-se bem com elas próprias. Talvez por isso mesmo, criei há 5 anos o concurso Miss e Mister Facebook Portugal, o 1º a nível nacional com raparigas e rapazes em competição. Espero que venha a ser uma referência nos concursos de beleza, desde 2012 que o concurso tem o nome de Miss & Mister Fashion Beauty, e talvez por isso quando surgiu o convite para publicar um portfólio na Flashar só poderia ser mesmo com fotos das 3 últimas vencedoras do concurso : a Olivia Ortiz, a Melanie Vicente e a Camila Marques, que sobre a imagem e para além dela. Quero ser melhor do que ontem, não faço ideia de qual é o caminho, mas estou cá para caminhar, para estar atento aos outros e ás situações, para tentar ver as coisas de fora, por dentro e para além, delas, sei que falhei muitas vezes, sei que vou falhar muitas mais, mas não tenho receio de viver e tudo faz parte deste fantástico caminho, vou errar, vou acertar, vou crescer, vou fazer, vou dar, vou receber, mas acima de tudo viver o homem pode e deve melhorar, estamos numa fase da humanidade em que vamos ter de voltar ao outro ( sem nos esquecermos de nós ) mas libertos da “ pressão “ de olhar sempre e em demasia para o nosso

Flashar! Pag 220

é actualmente para além da Miss FB Portugal a MIss Facebook Universe em título Espero que a edição de 2013 a edição do concurso seja um sucesso ainda maior que os anteriores, a fase de inscrições para a próxima edição está nas ultimas semanas, mas quem quiser ainda vai a tempo de se inscrever, ou de dizer ás amigas e amigos com potencial para o fazer A fotografia, o acto de fotografar e de editar é de facto um vício que se encontra impregnado na pele e na alma. O avanço dos programas de edição faz com que pessoas como eu, que gostam da imagem e da fotografia e sendo auto-didactas (e felizmente ou infelizmente pouco ligadas à parte técnica das coisas) consigam com esses programas continuar a criar umbigo, e a melhoria tem e deve passar pela disponibilidade ao outro, na atenção ao outro, o todo será sempre o somatório das partes, quando melhores as partes melhor todos conseguiremos fazer. Vivemos num mundo em que tudo acontece no agora , e o que aconteceu no ano passado já é pré-histórico, de consumo fácil e rápido, num mundo de excessos e de tanta coisa descartável, e em que fomos incutidos a usar e deitar fora e isso a todos os níveis, tudo ou quase de fácil acesso e a muitas pessoas, e uma minoria comanda conscientemente ou não este imenso rebanho,,, ´pelo que para mim o caminho é “re-centrar “ o foco de evolução, que será provavelmente mais espiritual e menos material, e Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

temos tudo para sermos melhores, e melhor não implica de todo ter mais, mas sim SER mais Para terminar queria agradecer às pessoas que tenho fotografado ao longo destes anos, a todas as pessoas que me têm apoiado e acreditado em mim e no meu trabalho e também ás pessoas que me têm convidado a expor, têm publicado o meu trabalho, etc etc pois sem elas muito menos teria seguramente conseguido neste meu percurso profissional. Graças a todos o meu trabalho é hoje dia a minha maior paixão.

Flashar! Pag 222

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 224

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 226

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 228


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 229


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 230

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 232

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 234

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Paulo Cesar

Flashar! Pag 236

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jennifer Lemay

Nome: Jennifer Lemay Cidade: Angers, France Idade: 23 Profissão: Fotógrafa Site: jennlemay.wordpress.com/ (em construção )

O meu nome é Jennifer Lemay, tenho 23 anos e sou fotógrafa de lingerie e moda há vários anos. Começou a fotografar com a idade de 18. Eu passei os meus exames de fotografia numa escola Francesa após vários anos de estudo. Decidi dedicar-me a fotografias de lingerie e moda pois gosto da publicidade relacionada com estética. Não é muito original, contudo penso que é um óptimo universo pois podemos tratar a sua imagem e conteúdo conforme queremos, particularmente com luz. Isso é o que eu tento fazer. Não nos podemos esquecer que uma fotografia é algo que pode ir além disto. A imagem da modelo é muito importante, bem como a sua posição e o cenário, temos de brincar com a luz. Não tenho nenhum tema especifico. A maioria do tempo, trabalho apenas com a minha modelo. Essa proximidade é bastante importante.

Flashar! Pag 238

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jennifer Lemay

Flashar! Pag 240

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Jennifer Lemay

Flashar! Pag 242


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 243


Fotos de Jennifer Lemay

Flashar! Pag 244

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 245


Flashar! Pag 246

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Reinaldo Figueiredo

-Nome: Reinaldo Figueiredo -Cidade: Belo Horizonte/MG - Brasil -Idade: 36 -Profissão: Músico e Fotógrafo -Site: www.reinaldofigueiredo.com “Começou a fotografar desde pequeno em reuniões de família, muito curioso em como uma máquina podia registrar as pessoas e as emoções delas. Sempre apaixonado por fotografia, nunca abandonou esta paixão, mesmo tendo se dedicado à outras atividades profissionais, como a música (é um guitarrista de renome em sua cidade natal) e a PNL (Programação Neurolinguística). No final de 2009 resolveu comprar sua primeira DSLR e se dedicar ao estudo da fotografia com mais afinco. Começou a fotografar profissionalmente já em 2010 e não parou mais. Fotografa eventos e ensaios em geral, mas sua verdadeira paixão é fotografar pessoas. Seja um ensaio sensual ou casual, gosta da reação das pessoas quando vêem o resultado. “É gratificante poder contribuir com a felicidade das pessoas.”, diz.”

Flashar! Pag 248

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Reinaldo Figueiredo

Flashar! Pag 250

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Reinaldo Figueiredo

Flashar! Pag 252

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Reinaldo Figueiredo

Flashar! Pag 254


Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 255


Fotos de Reinaldo Figueiredo

Flashar! Pag 256

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Reinaldo Figueiredo

Flashar! Pag 258

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Reinaldo Figueiredo

Flashar! Pag 260

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Hélio Leão

- Nome: Hélio Leão - Cidade: Porto - Idade: 31 - Profissão: Consultor de Marketing Empresarial - Site: facebook.com/HelioLeao.PhotoGallery - Exposições: Exposição colectiva Devaneios - Delírios & Utopias no Monchique Bar, Porto, Fevereiro de 2013 O meu primeiro contacto com a fotografia aconteceu no 5º ano de escolaridade. Ainda me lembro, como se fosse hoje, dos meus passos iniciais com a fotografia analógica e experiência no laboratório fotográfico da escola. Nunca se esquece o fascínio da aparição de uma imagem num papel depois do uso de ampliadores e produtos químicos na câmara escura. A tecnologia evolui e surgiu a fotografia digital que me deixou rendido pela sua versatilidade e possibilidade de pós-produção. A minha ocupação profissional é de Consultor de Marketing Empresarial ajudando empresas a melhorar o seu volume de vendas ou prestação de serviços. A fotografia para mim é uma arte fascinante, acalma-me a alma e de uma forma auto-didacta tento descobrir novas formas de imortalizar momentos. Os meus estilos favoritos são a fotografia de retrato, de moda e de viagens. Adoro a energia emocional de um retrato, a comunicação com o modelo e o ambiente teatral de uma sessão fotográfica, e fascina-me conhecer novas culturas e locais através de pessoas vulgares, sendo eu próprio uma pessoa vulgar. Sinto que ainda tenho muito para aprender, mas a fotografia é como a vida, estamos em constante aprendizagem.

Flashar! Pag 262

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Hélio Leão

Flashar! Pag 264

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Hélio Leão

Flashar! Pag 266

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Hélio Leão

Flashar! Pag 268

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Hélio Leão

Flashar! Pag 270

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Fotos de Hélio Leão

Flashar! Pag 272

Flashar! tema: Moda


Flashar! Pag 147


Flashar! Pag 274


Dica Photoshop

Dica Photoshop Brincando com as cores 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo.

02. Sua tela deverá estar parecida com a da imagem abaixo.

03. Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer ou pressione o ícone de Create New Layer no rodapé da paleta de layers.

Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 275


Dica Photoshop

04. Pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool.

05. Desenhe um retângulo no lado esquerdo da foto como na imagem abaixo.

06. Agora vĂĄ em Windows> Swatches. 07. Escolha a cor vermelha, depois pressione Alt+Backspace ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e depois clique no documento para pintar a Layer 1 de vermelho.

Flashar! Pag 276


08. Com a seleção ainda ativa vá em Select> Inverse ou pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção.

09. Na paleta Swatches selecione a cor verde. 10. Pressione Alt+Backspace ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para pintar a seleção na cor verde, sua imagem irá ficar como a imagem abaixo.

11. Retire a visibilidade da layer 1 clicando no ícone do olho que existe na frente da Layer 1 na paleta de layers.

Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 277


Dica Photoshop

12. Clique na layer da imagem que está sendo usada e vá em Image> Adjustments> Match Color.

13. Na opção Source clique no menu dropdown e escolha a imagem usada no tutorial, em Layer escolha a Layer 1 (que pintamos de verde e vermelho).

14. A opção Fade irá criar um fade suavizando o efeito, o slider de Color Intensity irá aumentar ou diminuir a intensidade das cores enquanto o slider de Luminance irá controla a iluminação deixando sua imagem mais clara ou mais escura.

Flashar! Pag 278


15. Ao final você poderá ter diversos resultados dependendo da sua configuração na caixa de Match Color, abaixo seguem dois resultados.

Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 279


FOTOGRAFIA TEMÁTICA - CONCURSO SEMANAL - PORTUGAL

FOTOGRAFIA TEMÁTICA CONCURSO SEMANAL PORTUGAL Apresentação

Este grupo foi criado com o intuito de promover a realização de concursos/desafios fotográficos semanais amigáveis entre os seus membros de nacionalidade portuguesa e não para discutir/comentar fotos submetidas, temas ou técnicas . Requisitos de participação: - Os membros do grupo devem ser fotógrafos. Não interessa que sejam amadores ou profissionais, desde que sejam activos e participativos no grupo, quer na submissão de fotos a concurso, quer na votação. Objectivos: - Submeter fotografias a “concurso” com outras de outros membros, dentro de uma temática semanal e dentro de um espírito de competição saudável. - Os “prémios” são a realização pessoal de ver as suas fotografias classificadas nos três primeiros lugares, a sua divulgação, e a convivência com outros membros que nutrem o mesmo gosto pela fotografia. - A(s) fotografia(s) vencedora(s) do desafio semanal será guardada em album próprio, no grupo, com a designação “VENCEDORAS”, fazendo menção ao(s) seu(s) autor(es) e permanecerá(am) como foto de capa durante uma semana, até se apurar a seguinte vencedora. - Também existirá um álbum para os 2ºs e 3ºs lugares de cada semana. Para além disso, serão publicadas na revista mensal “Flashar” - O(s) vencedor(s) da semana, escolherá(ão) o tema/categoria da semana seguinte. Mais informações em : https://www.facebook.com/groups/288852801242372/

Flashar! Pag 280


Temas dos concursos nas páginas seguintes : 1º DESAFIO - “FOGO” 2º DESAFIO - “TEXTURAS” 3º DESAFIO - “SER MULHER” Fotos identificadas com lugar e nome do autor da mesma Flashar! tema: Moda

Flashar! Pag 281


FOTOGRAFIA TEMÁTICA - CONCURSO SEMANAL - PORTUGAL

1º classificado: O Fósforo - João Ribeiro

3º classificado: Hot Wind - Pedro Lima Flashar! Pag 282


2ยบ classificado: O dragรฃo humano - Jorge Manur Flashar! tema: Fogo

Flashar! Pag 283


FOTOGRAFIA TEMÁTICA - CONCURSO SEMANAL - PORTUGAL

1º classificado: Blue Waves - Alice Batista

2º classificado: Entrelaçados- Fátima Condeço Flashar! Pag 284


3º Classificado: A Fechadura - André Silva Flashar! tema: Texturas

Flashar! Pag 285


FOTOGRAFIA TEMÁTICA - CONCURSO SEMANAL - PORTUGAL

2º Classificado: Sabrina Fasté

3º Classificado: Vitor Rocha Flashar! Pag 286


1ยบ Classificado: Ricardo Perna Flashar! tema: Ser Mulher

Flashar! Pag 287


Flashar!

Jorge Manur


7th Flashar Photo Magazine