Page 1

Flashar! FÁBIO MARTINS ERNANI BALSA JORGE SANTOS

As tuas fotos A nossa Revista!!

Revista numero 4 10 de Dezembro de 2012

XVIII CANTARTE

PEDRO CARMONA FLASHAR! AS TUAS FOTOS

A NOSSA REVISTA!

PEDRO PINHO PEDRO CARDITA TATIANA SANTOS CATÓ DICA DE PHOTOSHOP


Flashar! Pag 2


Flashar! Indíce :

ERNANI BALSA Street Statue

Podes apanhar uma, mas não consegues duas iguais

FÁBIO MARTINS Sweet musician

Porque fotografar música dá outro gosto á coisa.

PEDRO CARMONA P ao cubo

Por mais crise que haja neste momento, ninguem conseguirá comprar as belas paisagens existentes no nosso país.

JORGE SANTOS Dance or Die

Conjunto de fotos de cemit´rios e do Folk de Cantanhede.

Flashar! Pag 3


XVIII CANTARTE Ciclo de Artistas Locais

40 Artistas em pintura, desenho, fotografia , arte digital e muito mais.

PEDRO CARDITA Fotografando a Filmar

Apresentação de fotos e dos filmes “A trick!” e “Reiventar-me” do artista promissor Pedro Cardita.

PEDRO PINHO Beauty Flash

Raparigas que não precisam de palavras para descreverem o resultado das fotos por Pedro Pinho.

Flashar! Pag 4


TATIANA SANTOS New Model

Apresentando o modelo Hugo Gonçalo Pereira a partir de várias belas fotos.

CATÓ Rock Of!

Fotos de bandas como os The Shivers , os Three horses e outras bandas que estiveram presentes no Rock Of! Cantanhede de 2012.

10º

DICA DE PHOTOSHOP

Como criar esferas de energia

Flashar! Pag 5


EDIT ORI AL Flashar! Pag 6


“Flashar” é uma revista em crescimento, tem mais de 4700 leituras no “Issuu” e espero que continue a ter sucesso. Este quarto número tem uma configuração diferente, pois cresceu não só em quantidade, como também pretende crescer em qualidade, para isso procurei aplicar toda a minha aprendizagem no seu aperfeiçoamento, mas contando sempre com a vossa opinião. Nesta revista podemos ainda visualizar parte do meu contributo em termos de pintura acrílica, na “Cantarte”, espaço concedido aos novos talentos de Cantanhede, Concelho que tem por hábito promover a cultura da região. Colaboram também neste número novos fotógrafos, apresentando novas formas de observar a natureza, o meio envolvente, transformando um ambiente tétrico, num artístico. Todos os participantes apresentam vivências variadas, que se traduzem numa maior riqueza artística, onde a inovação dos temas está sempre presente. Mas esta revista depende muito de quem participa e desde já faço um apelo para participação dos fotógrafos no tema do próximo número, “O desporto”, cada um pode participar com as modalidades que pretender (Surf, BTT, bodyboard, Snowboard, Montanhismo, Futebol, Rugby, Equitação, Boxe, Moto 4, Motocross, ciclismo, ténis basquete, natação, karaté…), todos serão aceites, pois o que conta é a sua qualidade. Aproveite as férias para tirar fotos, participar na revista Flashar de Janeiro com fotos de desporto e Boas férias! Feliz natal e boa entrada em 2013! Cató OCB

Flashar! Pag 7


ERNANI BALSA -Nome: Ernani Balsa -Cidade: Lisboa -Idade: 63 anos -Profissão: Militar reformado -Site: http://www.flickr.com/photos/ernanibalsa/ -Contacto: ernani@gmail.com P.:Qual o teu tipo de fotos favorita? R.:Fotografia de rua, Retrato, Minimalismo, Geometrias e Simetrias... P.:Estas “estátuas” foram todas encontradas em Portugal? R.:As estátuas foram todas fotografadas em Lisboa, na Rua Augusta. P.: Que nos podes dizer acerca da tua experiência de fotografia de rua? R.:A minha experiência de fotografia de rua tem a ver com o superior valor que atribuo às pessoas e à sua interacção com os espaços; ao equilíbrio das formas e dimensões urbanas; aos movimentos sociais; à linguagem dos movimentos das pessoas e dos silêncios, que quanto a mim também são passíveis de ser captados; as multidões e as solidões...

Flashar! Pag 8


FÁBIO MARTINS -Nome:Fábio Martins -Cidade: Albufeira -Idade:21 -Profissão: Fotógrafo -Exposições: duas publicações no site da Vogue de Itália. -Site:https://www.facebook.com/fabiomartinsphotography Fábio Martins começou a fotografar aos 16 anos (neste momento com 21 anos) em 2011 torna-se fotografo profissional tirando o curso na ETIC_Algarve em Portimão. Em 2012 consegue realizar vários trabalhos como por exemplo fazer o primeiro trabalho a dois do 1º modelo em cadeira de rodas em portugal João Matias gravado para TVI e uma publicação no site da Vogue Italiana entre fotografar algumas figuras publicas como por exemplo Filipa Sousa.Áreas que mais lhe agrada moda, artísticos, nu e publicidade.

Flashar! Pag 9


PEDRO CARMONA -Nome: Pedro Carmona Santos -Cidade: Mem Martins, Sintra -Idade: 42 -Profissão: Eng. Mecânico -Site: www.pedrocarmonasantos.com Quando começou a fotografar? R: Eu sempre fotografei, mas foi em 2010, que após ter feito um WS com o Joel Santos que tomei a fotografia mais a sério. Com fotos tão interessantes, aposto que muita gente já se interessou no seu trabalho… Já pensou em realizar workshops? R: Em 2013 teremos novidades ... Se tivesse que escolher o melhor local português em que já fotografou, qual seria? R: Eu tenho de falar em Sintra claro! Pode-nos deixar uma dica para que o leitor desta edição consiga obter um resultado nas fotos semelhante ao que consegue nas suas belas paisagens? R: Insistir, insistir ..insistir! Pois apenas fotografando e experimentando é que melhoramos tecnicamente, mas também insistindo nos locais ... (para ler artigo completo prossiga para a entrevista).

Flashar! Pag 10


JORGE SANTOS -Nome: Jorge Manuel da Cunha Santos -Cidade: Natural de Coimbra mas residente em Cantanhede há já um quarto de século -Idade: 62 anos -Profissão: Professor aposentado -Site: photographicamente.blogspot.com -Prémios e exposições: Não sendo um fotógrafo profissional, longe disso, mas estando nestas coisas das fotografias há cerca de 40 anos, é natural que algumas das minhas fotos já tenham andado por aí à solta nalguns concursos e nalgumas exposições. Nunca fiz um exposição individual (talvez para o ano já que tenho um convite a que me custa dizer não) mas tenho tido fotografias em variadas exposições coletivas, em revistas (especialmente belgas e holandesas) e cerca de uma dúzia de prémios individuais. Claro que gosto de ver as minhas fotos serem apreciadas por outros, mas não considero que os prémios sejam muito importantes na nossa vida. É verdade que podem funcionar como uma massagem ao ego mas, por outro lado, transformam a fotografia numa espécie de competição que, francamente, não me agrada sobremaneira. A fotografia é bonita por si mesmo sem precisar de outros estímulos!

Flashar! Pag 11


PEDRO CARDITA -Nome: Pedro Cardita -Cidade: Montijo -Idade: 23 anos -Profissão: FREELANCER -Site: http://www.facebook.com/PedroCarditaFilm eFotografico?ref=hl http://www.facebook.com/pages/Pedro-CarditaVideografiaVideography/378877262163794? -Contacto: petrusc89@hotmail.com Em 2010 conclui o curso profissional de Técnico de Vídeo na epi_ Escola Profissional de Imagem. O Vídeo (Realização, Escrita, Câmara e Edição em Final Cut) e a Fotografia (fotógrafo e edição em Adobe Photoshop) são as áreas onde trabalho. Gosto de dar expressividade, versatilidade, criatividade e identidade aos meus trabalhos. O meu maior objectivo é um dia exercer com regularidade a realização em cinema, conseguindo imprimir a minha marca em diferentes estilos, para que o público ao ver os meus trabalhos sinta emoção através de um estilo muito próprio e versátil. (para ler artigo completo prossiga para a entrevista)

Flashar! Pag 12


PEDRO PINHO -Nome: Pedro Pinho -Cidade: Porto -Idade: 33 -Profissão: Operário Fabril -Site: www.olhares.com/bammargera -Prémios: 3º, 4º e 6º lugar na revista “O Mundo da Fotografia Digital” -Exposições: uma vez na galeria Efémero, Espaço de Artes e Ofícios, Porto Nascido a 16 de Setembro de 1979, já desde 1995 começa a participar em produções audiovisuais filmando ou participando em curtas-metragens como “Ascensão” ou “Sonhos Brancos” de Gustavo Sá. Em 2008 surge o interesse pela Fotografia nas áreas da Moda e Retrato. Desde então tem sido um auto didacta, realizando diversas sessões fotográficas como podem ver aqui publicadas e tendo também obtido publicações em revistas como O Mundo da Fotografia Digital com o 3º e 6º lugar na categoria Tema Livre nas edições nº 76 e 81, respectivamente, e o 4º lugar na categoria Retrato na edição nº 79, e na revista digital Amol Magazine com a publicação de portefólio. Actualmente desempenha funções como fotógrafo freelancer e fotógrafo oficial da estilista Florisa Nogueira.

Flashar! Pag 13


TATIANA SANTOS -Nome: Tatiana Santos -Cidade: Alverca -Idade: 33 -Profissão: Fotógrafa e Gestora de Comunicação -Site: https://www.facebook.com/TatianaSantosFotografia Tatiana Santos nasceu em Moçambique em 1979. Trabalhou como jornalista e é gestora de comunicação. Cedo desenvolveu uma paixão por fotografia fez formação na àrea do fotojornalismo. Desde então tem-se dedicado à fotografia quer como actividade principal, quer como complemento de outras actividades que desenvolve na àrea da comunicação. Tem vindo a ver o seu trabalho reconhecido através do mouth to mouth, com a satisfação dos seus clientes e com o interesse de revistas internacionais em publicar as suas fotos de moda.

Flashar! Pag 14


CATÓ -Nome: Carlos Simões -Cidade: Cantanhede -Idade: 18 -Profissão: Estudante -Site: https://www.facebook.com/CatoOCBPhotography -Prémios:2 Menções de Honra -Exposições: Cantarte, Portas e Janelas (grupo Paparazzi Anadia), Exposição a preto e branco (grupo Fotografarte! Dos fotografos de Cantanhede). Nesta 4ªa edição vou apresentar um set de fotos do talvez último concerto que estive presente e que me diverti á grande. Foi o ROCK OF em Vila Nova de Outil, Cantanhede, de onde eu sou, e que já esperava a algum pois vi os The Shivers, banda que já sigo desde o lançamento do EPAH!, e vi os Bizzarra Locomotiva! Para além disso também vi uma banda que atuou no mesmo ano que eu há 3 anos atrás, so Three Horses de Ançã . Foi uma boa noite, um bom convivio e surgiram estas fotos, espero que gostem .

Flashar! Pag 15


De 30 Nov 2012 a 3 Fev de 2013 A XVIII Cantarte / Ciclo de Artistas Locais, é uma iniciativa que a Câmara Municipal promove regularmente, para divulgar a obra de criadores do Concelho e da Região. Nesta edição estão em exposição dezenas de trabalhos de 40 autores, em registos tão diversos como a pintura, desenho, cerâmica, escultura, fotografia, arte digital, instalações e performance, que consubstanciam diferentes propostas estéticas de artistas plásticos de reconhecido mérito. Durante o período em que a exposição estará patente ao público, de 30 de Novembro a 3 de Fevereiro, os serviços educativos da Casa da Cultura vão realizar sessões de atividades lúdico-pedagógicas para os alunos de diferentes graus de ensino, estando previstos neste âmbito, ateliês de pintura e desenho e também de arte digital. A par de outras ações promovidas pela autarquia cantanhedense, a Cantarte / Ciclo de Artistas Locais constitui uma forma de incentivo à produção artística, numa lógica de investimento na dinamização cultural que, entre outros aspetos, faculta aos criadores a oportunidade de exporem e também de se afirmarem como artistas e como agentes culturais. Os artistas presentes nesta mostra extravasam os limites do Concelho de Cantanhede, o que revela que a Casa Municipal da Cultura de Cantanhede se afirma como um importante centro expositivo regional.

Flashar! Pag 16


Participantes na Cantarte 2012 Bingre Álvaro Galvão Maria da Glória Patrão Ana Pessoa Júlio Oliveira Carlos Lourenço Hélder Maia Pedro Simões Souto Moniz Lucília Teixeira Isabel Maia José Plácido Conceição Paiva Branca Gonçalves Mário Fresco Celeste Resende Pedro Vascle Rogério Gonçalves Daniela Marques (Dama) Ricardo Mendes Mirá Bollock Carlos Silva Carlos Pais de Sousa Carla Ferreira Jorge Simões Carlos Caramujo Naldi Maltez Ermelinda Tinoco Paulo Póvoa

Abel Carapêto Sílvia Peça Miguel Gentil Isidro Dias Cató Nelson Menezes Conceição Paiva Adelaide Fartura Victor Milheirão Eugénia Milheirão Pedro Ramos

Flashar! Pag 17


Flashar! Pag 18


ERNANI BALSA Street Statue

Flashar! Pag 19


Flashar! Pag 20


Flashar! Pag 21


Flashar! Pag 22


Flashar! Pag 23


DAVID VENÂNCIO www.facebook.com/DavidVenancioPaginaOficial

Cidade - Silves, Algoz Idade - 24 Estilo - Hip-Hop/Rap/Rock David Venâncio aka DX nasceu para a música em 2007, na altura no projecto “Soldiers”, onde o rock se unia ao hip-hop, mentor desse projecto, produtor e vocalista, os Soldiers chegaram num mês de vida as rádios e televisão, ao fim de um ano o projecto acaba, David funda os Seven Minds que duram até aos dias de hoje, neste David é vocalista, produtor, letrista e já chegou também a ser o baterista da banda, aqui ele mostra toda a garra em palco (onde é imparavel e irrequieto e sobre instrumentais onde o Hip-Hop se junta ao Funk/Rock da uma vida a música diferente. Lançou para as lojas um album em 2010, a solo já editou dois álbuns, “Essência” e também “Pintei Esta Tela”, já actou no mesmo palco de Nigga Poison, Royalistick, SP & Wilson, Fingertips e Regula. Em 2008 ganhou o prémio artista do mês de Novembro no Calendario Sickonce do Dj Gi Joe. Em 2012 gravou em França um videoclip e expandiu a sua música para fora de Portugal.

Flashar! Pag 24


Fテ。IO MARTINS Sweet Music

Flashar! Pag 25


Flashar! Pag 26


Flashar! Pag 27


Flashar! Pag 28


Flashar! Pag 29


Flashar! Pag 30


Flashar! Pag 31


Flashar! Pag 32


PEDRO CARMONA P ao Cubo

Flashar! Pag 33


PEDRO CARMONA A ENTREVISTA P ao Cubo

P.:Quando começou a fotografar? R.: Eu sempre fotografei, mas foi em 2010, que após ter feito um WS com o Joel Santos que tomei a fotografia mais a sério. P.:Com fotos tão interessantes, aposto que muita gente já se interessou no seu trabalho… Já pensou em realizar workshops? R.: Em 2013 teremos novidades ... P.:Se tivesse que escolher o melhor local português em que já fotografou, qual seria? R.: Eu tenho de falar em Sintra claro! P.:Pode-nos deixar uma dica para que o leitor desta edição consiga obter um resultado nas fotos semelhante ao que consegue nas suas belas paisagens? R.: Insistir, insistir ..insistir! Pois apenas foto-

Flashar! Pag 34


grafando e experimentando é que melhoramos tecnicamente, mas também insistindo nos locais que fotografamos, pois mesmo que repetidos, um dia chegamos à tal foto mais especial... P.:Se alguém te quiser contactar como pode fazer? R.: Através do meu site ou através do meu email: http://pedrocarmonasantos.com pedro.carmona.santos@gmail.com

Flashar! Pag 35


Flashar! Pag 36


Flashar! Pag 37


Flashar! Pag 38


Flashar! Pag 39


Flashar! Pag 40


Flashar! Pag 41


~Flashar! Pag 42


JORGE SANTOS Dance or Die!

Flashar! Pag 43


Flashar! Pag 44


Flashar! Pag 45


Flashar! Pag 46


Flashar! Pag 47


Flashar! Pag 48


Flashar! Pag 49


Flashar! Pag 50


PEDRO CARDITA Fotografando a Filmar

Flashar! Pag 51


PEDRO CARDITA A ENTREVISTA Fotografando a Filmar

Em 2010 conclui o curso profissional de Técnico de Vídeo na epi_ Escola Profissional de Imagem. O Vídeo (Realização, Escrita, Câmara e Edição em Final Cut) e a Fotografia (fotógrafo e edição em Adobe Photoshop) são as áreas onde trabalho. Gosto de dar expressividade, versatilidade, criatividade e identidade aos meus trabalhos. O meu maior objectivo é um dia exercer com regularidade a realização em cinema, conseguindo imprimir a minha marca em diferentes estilos, para que o público ao ver os meus trabalhos sinta emoção através de um estilo muito próprio e versátil. Em 2010 escrevi e realizei a curta-metragem “Jogo da Vida” um thriller sobre o jogo clandestino, no âmbito do Projecto de Aptidão Profissional (PAP), que foi, posteriormente, exibida nos festivais de cinema, Fantasporto, FIKE e Caminhos do Cinema Português.

Flashar! Pag 53


Voltei a escrever e a realizar em 2011 mais duas curtas. “Entusiasmo” curta-metragem num estilo mais documental que venceu na Categoria Ficção do Concurso de Curtas-Metragens “Ser Voluntário Faz A Diferença” promovido pela Câmara Municipal do Montijo através do Gabinete da Juventude. “Reinventar-me” curta-metragem independente, que conta a história da actriz Verónica Santos, que é novamente rejeitada num casting e depois sobe ao palco de um teatro para expor todo o seu talento e reinventar-se perante um público “muito especial”. Também tenho um canal no youtube “pkinema” onde tenho algumas curtas-metragens experimentais, pois aprecio muito a liberdade e a reflexão características do género. Espero continuar a expandir o canal do youtube e ando a ponderar inaugurar uma página no facebook onde sejam colocados argumentos originais para cinema escritos por mim e que também funcione como impulsor para outros argumentistas. Estou sempre receptivo a participar em projectos sólidos e ambiciosos.

Flashar! Pag 53


Flashar! Pag 52


Flashar! Pag 53


Flashar! Pag 54


Flashar! Pag 55


PEDRO CARDITA Filme : “Reiventar-me”

Clique no vídeo para começar a ver ou vá para o link: http://youtu.be/cPm6sdbzTRw Flashar! Pag 56


PEDRO CARDITA Filme : “A TRICK”

Clique no vídeo para começar a ver ou vá para o link: http://youtu.be/cm9ZPrZhDfU Flashar! Pag 57


Flashar! Pag 58


PEDRO PINHO Beauty flash

Flashar! Pag 59


Flashar! Pag 60


Flashar! Pag 61


Flashar! Pag 62


Flashar! Pag 63


Flashar! Pag 64


Flashar! Pag 65


Flashar! Pag 66


Flashar! Pag 67


TATIANA SANTOS New Model

Modelo:

HUGO GONÇALO PEREIRA Disponível para moda, música, publicidade, figuração

Flashar! Pag 68


Flashar! Pag 69


Flashar! Pag 70


Flashar! Pag 71


Flashar! Pag 72


Flashar! Pag 73


Flashar! Pag 74


CATÓ Rock Of!

Flashar! Pag 75


Flashar! Pag 76


Flashar! Pag 77


Flashar! Pag 78


Flashar! Pag 79


Flashar! Pag 80


Flashar! Pag 81


Flashar! Pag 82


Flashar! Pag 83


Flashar! Pag 84


Flashar! Pag 85


Flashar! Pag 86


Flashar! Pag 87


TUTORI AL Flashar! Pag 88


CRIAR ESFERAS DE ENERGIA

Para este tutorial irás precisar de uma foto de alguém a fazer algo que pareça um bocado maior que na vida real. Eu usei esta foto que encontrei no site do Stock Exchange. Para este tutorial irás precisar de uma foto que tu possas manipular e de alguns packs de brushes que downlodei a partir daqui: http://r0man.de/photoshop-cs5-brushes.html

http://www.sxc.hu/browse phtml?f=view&id=640917

1º Faz o Download do pack de brush e instala-o 2º Agora vou mostrar como pegar uma criança e transformá-la no ser poderoso que está a imaginar; 3º Vamos começar por criar uma nova camada em cima da nossa original e preenchê-la de preto. De seguida, vamos selecionar: Filter >> Render >> Lighting Effects >> Lens Flare 4º Use o Primeiro-105 milímetros com uma configuração de Brilho à sua escolha.

Flashar! Pag 89


5 º Isto irá criar um flash brilhante. Mova-o para o ponto onde deseja que a “energia bola” apareça. 6 º Você pode notar que quando o move, pode ver as bordas da camada. Para corrigir isso, selecione a camada e adicione um “Layer Mask”. 7 º Selecione as cores padrão (branco e preto). Com a máscara da camada selecionada, use a ferramenta Gradient Tool >> Radial Gradient >> Reverse e arraste do centro para fora. Isto irá mascarar tudo numa esfera em torno do centro. 8 º Passe essas duas camadas para a definição de ‘Hard Light “. 9 º Eu gosto de usar os Image >> Adjustments >> Photo Filter para fazer as cores “pop”. 10 º Usando o pack de Brushes que instalamos anteriormente, vamos aplica-los ás bolas de energia. Eu usei a cor preta com os layers Blend option em “overlay” 11 º Com essa camada selecionada, defina as configurações de estilo de camada assim:

Flashar! Pag 90


12º ~Usando a mesma tecnica que usamos no passo 7º, nos vamos mascararar o contorno do que fizemos com os brushes. 13º Para cruar um “arco de luz” vamos usar paths. Seleciona a “Elipse tool” e mudifica a em “shape layers” para “Paths”. Agora desenha um grande círculo ou uma elipse que includa as duas energy flares 14º Uma vez que o arco está deenhado nós queremos melhora-lo. Seleciona um brush que seja muito pequeno, talvez com 5px de diametro e usa com a cor branca. Vai a paths, clica com o lado direito na path selecionada e seleciona Stroke Path. Verifica a opção “simulate Pressure” , isto irá dar ao anel um bocado de perspetiva com um lado da linha mais fino e o do lado oposto masi grosso.

Flashar! Pag 91


15º Repetir este passo duas vezes. Usa cada vez um brush diferente e maior que o anterior. Eu comecei com um de 5px, depois para um com 45px e finalmente para um com 100px. Aconselho usar uma cor também diferente. O arco (maior) superior deve ser definido como “Linear Dodge (Add)” com uma opacidade de 35%. A camada do meio deve ser ajustada para ‘Overlay’ e o original (o branco) deve ser definido como ‘Linear Dodge (Add) “.

16º Eu agrupei estes, por meio da técnica do Passo 7 novamente e usei uma camada de máscara para bloquear uma metade da esfera. 17º Para criar ‘tentáculos’ da energia que estão a sair de arco, duplica a pasta do Passo 16 e de seguida, e agrupa numa pasta. Selecione Filtro >> Liquify e distorca o arco de olhar como deveria para sua imagem. Em segundo lugar, vamos selecionar Filtro >> Ripple >> Distort e ajustá-lo para olhar um pouco mais como a eletricidade.

Flashar! Pag 92


Agora estamos concluimos com algo parecido com este resultado final. Fora de algumas tĂŠcnicas que eu usei para tornar a imagem mais “trabalhadaâ€?, isto completa o tutorial.

Para mais : http://www.developertutorials.com

Flashar! Pag 93


Flashar! Pag 95


Flashar!

Cat贸 OCB

4th Flashar Photo Magazine  

4a revista Flashar!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you