Revista Imaginar - APECV Portugal

Page 62

• • •

Artigo na revista Imaginar nº 46 , com colaboração dos professores Celso Martins (EVT) e Margarida Corte Real (Língua Portuguesa). Visita ao Museu de Arte Sacra da Sé de Viseu com orientação da Directora do Museu. “ Evocar grão Vasco” no Museu Grão Vasco de Viseu e no Museu de Lamego entre 18 de Novembro de 2008 e 23 de Março de 2009. A imprensa local divulgou esta exposição, sendo de destacar a notícia sobre o seu prolongamento a partir de 13 de Fevereiro de 2009 no Museu de Lamego em vários órgãos de comunicação social nomeadamente o ‘Notícias do Douro’ que apresentava ilustração adequada.

Em 1995, foi atribuído nome de EB 2/3 de Grão Vasco à Escola , então chamada C+S de Viseu. Através do Despacho 117SSEH/95 de 10 de Janeiro do Diário da República, tendo em conta “… a profunda ligação entre esta Escola e a obra e vida de Vasco Fernandes…”

Vasco Fernandes : O projecto pedagógico As actividades deste projecto inicialmente eram concebidas e dinamizadas no âmbito do Clube de Artes Visuais - até 2003-2004 - mas a realização dos trabalhos foi muitas vezes feita ao nível das disciplina de EVT e de EV e, ocasionalmente, com a colaboração da disciplina de Português. Elas envolveram muitos professores e centenas de crianças e jovens que cresceram a ‘aprender a ver’, a ‘aprender a compreender’ através das obras do Grande Mestre Vasco Fernandes. Relativamente à exposição ‘Evocação de Grão Vasco’ preparada no Clube de Pintura em Azulejo, os alunos que o frequentavam nos seus tempos livres faziam, durante o ano lectivo, visitas de estudo ao museu Grão Vasco e, no dia dos Museus, iam para o Museu, expor os seus trabalhos e mostrar o seu saber ao nível da pintura em azulejo de vidro cru. O azul era a cor predominante nas pinturas. O interessante do projecto foi, precisamente, a divulgação dos trabalhos finais no Museu. Os alunos tornavam-se assim divulgadores da cultura. Outras crianças e jovens visitaram o museu e viram como Grão Vasco tinha sido evocado, usavam os seus desenhos como ponto de partida para actividades do museu. Então, os alunos eram produtores de material pedagógico. Isto é verdadeiramente inovador num mundo onde as hierarquias do professor e do técnico da visita orientada não deixam espaço para diálogos abertos nem leituras diversificadas.

62

Figura 9: verso da adoração

# 53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.