__MAIN_TEXT__

Page 1

EDIÇÃO: OUTUBRO

FJN

JORNAL

fjnce fjnce FaculdadeJuazeirodoNorte www.fjn.edu.br

2016


FJN

JORNAL

EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

Página 02

EDITORIAL

DIA INTERNACIONAL DO

A

Educação de nível superior é estruturada e apoiada universalmente sobre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Um programa importantíssimo para fortalecer a atuação da academia nesses três fundamentos é o que cuida da Iniciação Científica, atrelado aos cursos de graduação. Objetivamente, visa-se com isso proporcionar a inserção do alunado junto à pesquisa institucional, estreitando as relações com grupos e linhas que estejam constituídos na IES, voltados para a pesquisa acadêmica. O aluno que ingressa em projetos de iniciação científica abre-se para o contato mais íntimo com os saberes, mediado por profissionais de elevada competência e experiência. Evidentemente, essa prática universitária traz excelentes resultados performáticos sobre a formação do pensamento científico e as ações criativas na vivência dos problemas da pesquisa, com ótimas repercussões sobre a sistematização de ideias e de referenciais teóricos, a escrita acadêmica, a realização de eventos, o intercâmbio científico, e a própria formação do pesquisador. Desde a sua fundação, a Faculdade de Juazeiro do Norte vem tratando da iniciação científica como um dos seus programas de tão grande magnitude quanto os das grades curriculares de seus cursos, como o da formação de grupos e linhas de pesquisas, e suas ações de extensão à comunidade. Agora, já estamos realizando a VIII Semana de Iniciação Científica, com o tema: Inovações e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Regional com Base na Ciência e Tecnologia . Esse é o mote: a palavra de ordem com a qual abrimos discussões para realizar um amplo painel com reflexões e debates buscando compreender o comportamento da sociedade diante de fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que promovem seu desenvolvimento e bem estar. O Cariri cearense é uma das regiões brasileiras especial e geograficamente situada em área onde historicamente se tem aprofundado significativos fossos de flagrantes desníveis sociais e econômicos e, por isso mesmo, um imenso laboratório a céu aberto para o exercício continuado de busca de novas soluções para a emergência de seu desenvolvimento. Seria de pouca valia o exercício de um programa de iniciação científica limitado apenas ao horizonte mais restrito do ensino-aprendizagem. O que buscamos, enfim, é a cristalização da nossa base científica como ferramenta de maior utilidade para concretizar avanços na direção de uma melhor qualidade de vida, associado à melhor capacitação de nossos alunos. Essa é a nossa contribuição para que não percamos o foco com o qual assumimos a nossa responsabilidade social pela formação de novos e relevantes quadros profissionais para continuar pensando cientificamente as nossas reais demandas, à disposição do desenvolvimento regional, através do empreendedorismo tão candente Renato Casimiro no perfil de sua gente.

Boa leitura

Coordenador do NUEP Núcleo de Extensão e Pós-Graduação

FARMACÊUTICO

25/SET Curso de Farmácia da FJN implanta projeto sobre Cuidados Farmacêuticos na Atenção Básica

P

ara o Ministério da Saúde, o serviço de Cuidados Farmacêuticos na Atenção Básica constitui a ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde centrada no paciente para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos. Possui ainda como objetivo a educação em saúde e a promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, de terapias alternativas e complementares, por meio dos serviços de clínica farmacêutica e das atividades técnicopedagógicas voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade e à equipe de saúde. O projeto desenvolvido pela Faculdade de Juazeiro do Norte é coordenado pela farmacêutica e docente da instituição, Emanuela Machado Silva Saraiva. Dentre as ações desenvolvidas, podem-se destacar o consultório farmacêutico, as palestras periódicas sobre hábitos de vida saudáveis, as visitas domiciliares e a implantação de prontuário eletrônico, com data prevista para execução a partir de junho deste ano. Este software está sendo desenvolvido pelos discentes do curso de graduação em Sistemas da Informação da Faculdade de Juazeiro do Norte em atendimento às demandas do serviço e visa, além de integrar os cursos, promover maior segurança e privacidade aos dados dos pacientes cadastrados, bem como um registro fiel das intervenções realizadas pelo farmacêutico. O cuidado centrado no paciente se distancia do modelo fundamentado nas ações curativas e médica e aproxima-se de um sistema que visa a integração entre os profissionais, promovendo maior resolutividade em saúde, especialmente através de ações de prevenção e controle das doenças , explica a professora Emanuela. Nesse contexto, o profissional farmacêutico deve, munido de todo conhecimento técnico e habilidade necessária, realizar intervenções que complementem e favoreçam o alcance dos objetivos terapêuticos propostos pela equipe de saúde e colegas médicos.


EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

Página 03

FOTOS: LUAN CARVALHO

FJN

JORNAL

D

e a de outubro, a Faculdade de Juazeiro do Norte FJN realizou a VIII Semana de Iniciação Científica com o tema Inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento regional com base na ciência e tecnologia . Durante os três dias do evento, foram realizadas palestras, mesasredondas e apresentações de trabalhos científicos, além de premiações no V Concurso de Literatura de Cordel e do IV Concurso de Fotografia.

PEÇAS DE DECORAÇÃO FORNECIDA PELO CENTRO DE CULTURA POPULAR MESTRE NOZA

Na abertura, que aconteceu no dia , no Centro de Convenções do Cariri, Bráulio Bessa marcou presença com sua palestra O Poder do Não , onde ele narra sua história de vida e conta como chegou ao reconhecimento atual - escritor, poeta, empreendedor social e cultural, criador do projeto Nação Nordestina e integrante fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo. Bráulio emocionou-se e emocionou a quem estava presente, deixando, ao final do evento, uma sensação de missão cumprida para todos que estavam ali, e servindo de inspiração para os atuais e os futuros profissionais. Seja original. Não tenha medo. Arrisque-se , estimulou.

Exposição dos alunos do curso de

FOTOS: ALEKSANDR IVANOVITCH

Arquitetura e Urbanismo

Foram mais de inscrições. A Faculdade de Juazeiro do Norte agradece a Bráulio Bessa, ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza por fornecer suas peças incríveis como ornamentos do espaço e ao Acervo de Cordéis da Biblioteca do SESC Juazeiro pelas obras que eles disponibilizaram e a todos que participaram. Até o ano que vem


FJN

JORNAL

EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

Página 04

Faculdade de Juazeiro do Norte vai sediar o XIII Encontro de Dirigentes de IES Particulares

D

e a de outubro, a FJN vai receber a Rede DGP, constituída por Vice-Reitores, Pró-Reitores, Diretores e Coordenadores de Graduação. O objetivo é promover a integração do segmento em prol de sua consolidação e aprimoramento, bem como a articulação com a pósgraduação e a extensão. A cada edição são abordados temas diferentes, como Avaliação da Educação Superior ajustando rotas e reafirmando compromissos e Educação Superior Novos Arranjos Acadêmicos para Aprendizagem Efetiva . Em , o XII Encontro Nacional aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GOIÁS, em Goiânia, com o tema Tempo de Mudanças no Ensino de Graduação . Neste ano, tendo como sede a Faculdade de Juazeiro do Norte FJN , o tema central será O Cenário Educacional atual e Desafios em Gestão Educacional . A programação inclui palestras sobre os mais variados assuntos, como ENADE, Educação à Distância, A importância do coordenador gestor dos Cursos de Graduação e Exigência de créditos curriculares de extensão na Graduação , além de mesa redonda tratando sobre Acessibilidade: organização, implantação e avaliação do Núcleo de Apoio ao Discente NAD .


FJN

JORNAL péónsa FJN

EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

Página 05

Nossos cursos:

Formando os melhores profissionais!

e muito mais. acesse

f jn.edu.br/posgraduacao


FJN

JORNAL

EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

FJN comemora Dia do Nutricionista com ações na faculdade

Página 06

Congresso Brasileirode Contabilidade

º Congresso Brasileiro de Contabilidade e XIII Semana do Contador da FJN

ago

dia do

Nutricionista

N

o dia de agosto, a Faculdade de Juazeiro do Norte promoveu diversas ações como forma de homenagem ao Dia do Nutricionista. Em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, foram feitas atividades nas praças, oferecendo serviços de avaliação e orientação nutricional. Nas dependências da faculdade, aconteceu o Rumos da Nutrição e Atuação Profissional nos Diferentes Setores - Egressos. Na ocasião, uma mesa foi montada com a presença de ex-alunos recémformados, onde se debateu com os estudantes do curso de Nutrição desafios e possibilidades da Nutrição no Cariri. Ainda houve um concurso de receitas preparadas pelos próprios alunos, com premiação para os três primeiros colocados. A coordenadora do curso de Nutrição da FJN, Amanda Marques, conta que a comunidade que busca saúde, aliando a alimentação e a prática de exercício físico, participou de forma expressiva. Hoje oferecemos um serviço de Nutrição de qualidade na nossa Clínica Escola Dra. Zilda Arns, que integra as ações de ensino, pesquisa e extensão, habilitando os futuros nutricionistas para a atuação participativa e colaborativa junto à comunidade, além de ofertar atendimento qualificado à população do município de Juazeiro do Norte e da região do Cariri. São serviços como avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população , explica. A FJN ainda tem uma Empresa Júnior de consultoria em Nutrição, a ConNutri, composta por alunos do terceiro semestre de Nutrição até o oitavo. A empresa, sem fins lucrativos, tem como foco desenvolver nos estudantes o espírito empreendedor e proativo, proporcionando a vivência empresarial. São ofertados serviços com valor acessível e com alto padrão de qualidade. O movimento é inovador e promissor, pois é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional. CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO

DOUTOR A ZILDA ARNS

onnutr Consultoria em Nutrição

O

curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Juazeiro do Norte FJN realizou a XIII Semana do Contador nos dias , e de setembro, para comemorar o Dia do Contador, de setembro. Com o tema A contabilidade como ferramenta de inovação, liderança e criatividade , buscou-se conscientizar os alunos e a comunidade a respeito da profissão contábil . promovendo, também, a sua valorização. Neste ano, o foco foi no Empreendedorismo Contábil, uma vez que em tempo de crise surgem, na área da Contabilidade, vários leques de oportunidades. Por isso, entre os convidados, estava Adamo Xenofonte Pesquisador FUNCAP, psicanalista e hipnoterapeuta clínico com a palestra MUDE - Método Unificado de Desenvolvimento Empreendedor, fazendo a abertura do evento. Nos outros dias, aconteceram a mesa-redonda para apresentação e discussão do Centro de Empreendedorismo e Inovação - CEI da FJN e dois cursos de patrícia contábil, um no escritório-modelo da FJN com o professor Fábio Grigório e o outro com a Fortes Tecnologia no Laboratório de Informática. Ao mesmo tempo, em Fortaleza, de a de setembro, acontecia o maior evento de contabilidade do país: o Congresso Brasileiro de Contabilidade, cuja temática envolvia a Transparência para o Controle Social. Houve a participação de aproximadamente nove mil contadores do mundo todo. A FJN formou a maior caravana do interior do Ceará: ao todo foram alunos, egressos e professores, apoiados pela FORTES T E C N O LO G I A , K K CO U R O S e Co n s e l h o R e g i o n a l d e Contabilidade do Estado do Ceará - CRCCE.

Projeto de Extensão do curso de Enfermagem participa de oficina em Salvador

E

m , a coordenação do curso de Enfermagem da Faculdade de Juazeiro do Norte FJN lançou o projeto de extensão Promovendo a Saúde do Homem com o objetivo de incentivar os homens ao autocuidado com a saúde, estimular os discentes à reflexão sobre a importância da atenção à saúde do homem e fortalecer a integração ensino-serviço.


FJN

JORNAL

EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

Dentre os trabalhos desenvolvidos, pode-se destacar a realização de atividades educativas centradas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem PNAISH e seus eixos prioritários. Para isso, foi elaborada, em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem Ministério da Saúde CNSH MS , a caderneta de saúde do homem, onde serão registrados os dados pessoais, resultados de exames, dados antropométricos, vacinas, pressão arterial e glicemia. A caderneta ainda aborda orientações acerca de cuidados gerais com a saúde. A convite da Coordenação Nacional de Saúde do Homem CNSH MS , o projeto será apresentado como relato de experiência na Oficina de Lançamento e Capacitação do Guia do Pré-Natal do Parceiro e do Guia de Saúde do Homem para Agente Comunitário de Saúde, que foi realizada no dia de outubro de em Salvador, na Bahia. Esta Oficina acontecerá também no dia de dezembro de na FJN, sendo a única IES do país a realizá-la. Espera-se que essa ação oportunize aos acadêmicos de Enfermagem o desenvolvimento de práticas que beneficiarão a

população masculina no bem estar e qualidade de vida e estimule este público a ser protagonista na condução de sua saúde , comenta a coordenadora do curso, Camila Macêdo.

Alunos da FJN são credenciados no MOCINN/MOCICA para a ESI 2017

A

região do Cariri sediou pela primeira vez o MOCINN Movimento Científico do Norte e Nordeste, juntamente à MOCICA Mostra Científica do Cariri, no IFCE campus Juazeiro do Norte. Durante o evento, que aconteceu entre os dias e de agosto, estudantes de todo o país e do exterior apresentaram trabalhos de investigação científica com dimensão histórica, social e cultural. Com o projeto Ambiente Computacional de Baixo Custo Voltado a Educação de Jovens entre e anos, os alunos do curso de Sistemas de Informação, A n t e ro J ú n i o r e A l i s s o n S u a s s u n a , o r i e n t a d o s p e l o p ro fe s s o r Vi n í c i u s Rodrigues, ficaram em º lugar na área de Ciências S ociais Aplicadas e foram credenciados para a ESI ExpoSciences International, maior evento de ciência do mundo, organizada pelo Movimento Pela Ciência e Aprendizagem do Brasil Milset Brasil e que será realizada de a de agosto de em Fortaleza, Ceará.

Página 07

A FJ N d e u t o d o o s u p o r t e metodológico e financeiro para a realização do projeto, através da coordenação e dos docentes do curso de Sistemas de Informação. Tudo contribuiu bastante para minha formação social, principalmente pelo fato de poder inserir pessoas na área de tecnologia e inovação através de uma solução de fácil acesso. O resultado foi apenas um detalhe que veio de muito esforço de toda a equipe envolvida. Graças a isso, terei a oportunidade de participar do maior evento de ciência do mundo em sua primeira edição no Brasil , explicou Antero.


FJN

JORNAL

EDIÇÃO Nº 01 | JUAZEIRO DO NORTE - CE | OUTUBRO | 2016

Página 08

Curso de Arquitetura e Urbanismo da FJN movimenta III EXPOBJETIVO Todos os cursos da Faculdade de Juazeiro do Norte FJN marcaram presença na III EXPOBJETIVO Feira de Ciências e Arte , realizada pelo Colégio Objetivo Juazeiro. O tema Transformando nosso mundo trazia p ro j e to s d e p ro fe s s o re s e a l u n o s q u e respondiam ao lema: O gênio da lâmpada: como você mudaria a nossa forma de viver . Com o objetivo de problematizar questões sobre sustentabilidade, igualdade de gêneros, fome zero, entre outros, a Feira procurou despertar os estudantes para desenvolver trabalhos interdisciplinares envolvendo as comunidades escolar e civil. Assim, a FJN esteve presente com jogos interativos para atrair a participação dos alunos e visitantes. Entre os cursos que participaram, Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação de André Luiz Pinheiro, levou um quebra-cabeça gigante com a imagem de uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer em Milão, na Itália. O intuito era apresentar uma obra icônica da arquitetura brasileira com destaque mundial em um formato lúdico que atraísse os visitantes da III EXPOBJETIVO, tanto pelo jogo, quanto pela figura que ele forma. S egundo o coordenador, de uma forma direta, os alunos do Ensino Médio se projetam naqueles que já estão cursando o Ensino Superior . Quanto ao mercado, o Cariri ainda possui uma demanda latente muito grande por profissionais arquitetos e urbanistas especialmente aqueles cuja competência se mostre adequada. Eis o que oferecemos a nossos alunos: formação com competência , afirmou André.

Arquitetura e Urbanismo FJN ganha selo de RESPONSABILIDADE SOCIAL

A

Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior ABMES tem promovido todos os anos a Campanha de Responsabilidade Social buscando engajar as instituições de ensino privado do país a desenvolverem ações de responsabilidade social.

REALIZAÇÃO:

Grupo Objetivo e FJN / Marketing FJN DIREÇÃO:

REDAÇÃO:

Andresson Lacerda

Lidiane Almeida

DESIGN GRÁFICO:

FOTOGRAFIA:

Aleksandr Ivanovitch

Reprodução FJN

IMPRESSÃO:

TIRAGEM:

BSG SERVIÇO BUREAL

1.000 exemplares ^

FJN

JORNAL

Profile for fjnce

Jornal FJN  

Jornal FJN  

Profile for fjnce
Advertisement