Page 1

SEM FRONTEIRAS 5ª Série - Número 6 junho 2016 Publicação trimestral Aplicação DHL News Iberia para iOS e Android

02

03

04.05

06

07

08

EDITORIAL

DHL Nacional

Grande Tema

As nossas pessoas

As nossas pessoas

LUGAR AO CLIENTE

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A DIFERENÇA ENTRE BOM E EXCELENTE ESTÁ NOS DETALHES Nos bastidores de grandes eventos internacionais, a excelência está nos detalhes, na dedicação, na criatividade e na inovação, que fazem os grandes acontecimentos decorrerem no tempo certo, e criam as bases para momentos emotivos e memoráveis para todos os envolvidos: desde os jogadores, os artistas, os fãs, os espetadores e a sociedade em geral.

1


2

SEM FRONTEIRAS

EDITORIAL

américo fernandes Diretor Geral DHL Express Portugal

PARCERIAS MUNDIAIS QUE NOS PERMITEM DIVULGAR O NOSSO KNOW HOW E CRIAR UMA CULTURA INTERNA FORTE, AOS NÍVEIS LOCAL E GLOBAL Estabelecer uma parceria implica que ambas as partes partilhem os mesmos valores, objetivos e cultura organizacionais. Este é o princípio base. Só assim se consegue o envolvimento e sintonia necessários para que o resultado final seja benéfico e excelente para todos os envolvidos. Na DHL, temos em curso diversas parcerias com prestigiados eventos internacionais, nas mais diversas áreas, como a cultura, o desporto, a moda ou a música, que envolvem uma logística complexa, um planeamento muito minucioso e uma capacidade de inovação e criatividade para ultrapassar todos os obstáculos, em tempo recorde. Estas parcerias são uma importante forma de mostrarmos o nosso trabalho e de nos conectarmos com os diferentes públicos, dado que estamos a falar de campeonatos, espetáculos ou exposições que movem multidões. Quando nos associamos a determinado projeto, assumimos essa partilha de valores e criamos um compromisso com as pessoas. O espírito de equipa, a rapidez, a confiança, o respeito, a ambição, a atitude, a paixão, o vestir a camisola - e suar a camisola para vencer - são alguns dos valores associados às competições e espetáculos com os quais estabelecemos parceria e com os quais nos identificamos. São estes valores, que definem o espírito CAN DO, que maximizamos através de ações locais e mundiais. Ações de motivação e de envolvimento que trazem para a organização o espírito e a emoção, que se vivem dentro dos campeonatos e dos espetáculos, e que nos ajudam a fortalecer as relações e a criar uma dinâmica interna muito positiva. De acordo com as características de cada parceria, a DHL desenvolve ações a nível mundial e cada país cria as suas iniciativas locais. Em Portugal procuramos sempre promover as parcerias, através da

partilha de informação com os nossos Membros e da criação de ações internas como workshops ou concursos onde exploramos os valores inerentes a cada projeto. Entre os vários projetos que patrocinamos destaco o Cirque du Soleil, com espetáculos únicos e muito direcionados para as famílias, que nos permitiu desenvolver uma série de ações junto das nossas equipas, nomeadamente levar um grupo de Membros e suas respetivas famílias a assistir ao espetáculo que passou por Portugal. Outro exemplo é a parceria com o campeonato Rugby World Cup, uma modalidade que se identifica claramente com o espírito que se vive na DHL, onde o resultado final depende do trabalho em equipa, da união e da paixão pelo que se faz. Em Portugal, para celebrarmos esta parceria promovemos um campeonato com crianças, junto de uma escola de Rugby, com a atribuição de prémios individuais com base na análise das características CAN DO dos jogadores: dedicação, resiliência, tenacidade, companheirismo, disponibilidade e a capacidade de ultrapassar condicionalismos. Este evento teve ainda uma vertente de responsabilidade social com a angariação de fundos para um projeto social. Destaco ainda a mais recente parceria estabelecida entre a DHL e uma exposição histórica: EXHIBITIONISM – The Rolling Stones, delivered by DHL. Uma exposição itinerante, com mais de 550 artigos originais dos arquivos pessoais dos Rolling Stones, que a DHL Express irá realizar por todo o mundo, ao longo dos próximos quatro anos, e que servirá para destacar a longa carreira musical de 50 anos da banda, permitindo igualmente à DHL demonstrar a sua experiência em transporte e logística. Como somos uma empresa global, conseguimos também através destas ações promover a partilha, a união e o espírito AS ONE, entre os mais de 100 mil Membros espalhados pelos 220 países e territórios onde estamos presentes.

FICHA TÉCNICA Propriedade: DHL Portugal | info.portugal@dhl.com | www.dhl.pt Redação e Coordenação: F5C First Five Consulting Tiragem: 4.000 Exemplares | Periodicidade: Trimestral


SEM FRONTEIRAS

3

Nacional

Customer Service renova Selo da Qualidade e recebe Gold Award nos Best Awards 2016 APCC Com a melhor classificação dos últimos anos, 97,3%, o Customer Service da DHL Express Portugal obteve a renovação do Selo da Qualidade atribuído pela Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC). Na auditoria realizada, as áreas destacadas com mais Best Pratices foram: Processos de melhoria contínua; Recursos humanos; Organização e Processos; e Tecnologia. Este selo da qualidade destaca os melhores ‘Contact Centers’ a operar em Portugal. No final de maio, a DHL Express foi também distinguida, pelo 5.º ano consecutivo, na edição de 2016 dos APCC Portugal Best Awards, com um Gold Award, na categoria de Transportes, Distribuição e Logística. Os prémios da APCC são atribuídos às organizações que mais se destacam pela adoção de boas práticas organizacionais, na atividade de Contact Centers em Portugal, e que mais se focam num processo de melhoria contínua, implementando soluções e atividades com esse objetivo.

DHL participa no Bootcamp Internacionalização da CCIP No âmbito da parceria estabelecida, no início do ano, entre a DHL e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), surgiu o convite para dinamizar uma mesa redonda no Bootcamp de Internacionalização, que se realizou no dia 9 de maio, na sede da CCIP. Cada participante teve acesso a 3 mesas redondas à sua escolha, todas relacionadas com o tema da Internacionalização. Com o tema “Logística e Transportes Internacionais”, a mesa da DHL contou com a participação de 2 Clientes – Web Roots e Chic By Choice – que partilharam a sua experiência. Na mesa participaram ainda o Diretor de Marketing e Vendas da DHL Express, Jorge Oliveira, que se fez acompanhar por membros da sua equipa e pela responsável do Setor Aduaneiro, Rosário Neto. A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa é uma associação empresarial privada ao serviço das empresas portuguesas que promove o desenvolvimento dos seus associados a nível nacional e internacional.

João Batista (Web Roots), Lara Vidreiro (Chic By Choice), Rosário Neto, Pedro Sousa, Jorge Oliveira e Jorge Godinho (DHL)

DHL estabelece protocolo com a Make-A-Wish A DHL estabeleceu um protocolo com a Fundação Realizar Um Desejo, afiliada portuguesa da Make-A-Wish Internacional (MAW), para apoiar as suas iniciativas, através da disponibilização dos seus recursos e know-how, no âmbito do seu core business. Durante a atividade com as Escolas “Dia Azul nas Escolas”, inserida no Projeto “MAW vai à Escola”, a DHL efetuou mais de 360 envios de material entre a MAW e as 78 Escolas de norte a sul do país que celebraram o Dia Internacional da Make-A-Wish. A iniciativa garantiu uma recolha de fundos que vai permitir a realização de 5 desejos de crianças e jovens gravemente doentes. A missão da MAW é realizar desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes momentos únicos, de alegria e esperança. O desejo de uma criança portuguesa é totalmente organizado e financiado pela MAW que presta também apoio a outras afiliadas quando esteja em causa a realização dos desejos de crianças estrangeiras em território português.


4

SEM FRONTEIRAS

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A DIFERENÇA ENTRE BOM E EXCELENTE ESTÁ NOS DETALHES Nos bastidores de grandes eventos internacionais, a excelência está nos detalhes, na dedicação, na criatividade e na inovação, que fazem os grandes acontecimentos decorrerem no tempo certo, e criam as bases para momentos emotivos e memoráveis para todos os envolvidos: desde os jogadores, os artistas, os fãs, os espetadores e a sociedade em geral. Associar uma organização a uma marca/evento - através da provisão de meios financeiros, humanos ou físicos -, com a qual partilham os mesmos objetivos e valores, é uma importante forma de compromisso e comunicação com os seus diferentes públicos. As parcerias estabelecem-se assim, de forma estratégica, para que ambas tenham retorno e para que o projeto seja um sucesso. O patrocinador procura aumentar a visibilidade e a exposição da sua marca e know-how e o patrocinado precisa de apoios que transmitam confiança e confiram legitimidade aos seus projetos. A base para a decisão de qualquer patrocínio está no alinhamento e partilha dos mesmos objetivos, valores e cultura de ambas as partes. Quando falamos em grandes eventos ou competições internacionais, mais precisamente na logística que estes implicam, descobrimos uma outra competição que decorre em paralelo. Uma corrida contrarrelógio, nos bastidores, onde todos os minutos contam. A DHL, enquanto parceiro oficial de logística de várias competições e espetáculos internacionais, tem consciência de que, em qualquer um destes momentos, a excelência está nos detalhes, quer se trate de frações de segundo, que podem decidir a eficácia do evento, de um planeamento minucioso ou da dedicação e criatividade para oferecer soluções inovadoras para tarefas logísticas complexas, subjacentes a este tipo de eventos. Através da disponibilização do seu know-how, dos seus recursos humanos e físicos e da sua vasta rede internacional, a DHL tem a oportunidade de mostrar “ao vivo” a excelência do seu serviço e simultaneamente de contribuir para o sucesso de vários eventos mundiais como: MotoGP™, Rugby World Cup, WTCC, Formula 1®, Formula E, World Endurance Championship (WEC), Red Bull Air Race, o espetáculo Cirque du Soleil, a exposição itinerante EXHIBITIONISM – The Rolling Stones, entre outros. Em cada um deles, a DHL é 100% responsável pela logística e pelo transporte de todos os equipamentos necessários para a

realização da prova ou espetáculo, assim como todos os pertences e materiais específicos de cada equipa de competição. São processos muito complexos, que implicam o manuseamento e transporte de elevada e valiosa carga de materiais, entre diferentes continentes, num curto espaço de tempo, assim como conhecimento de todos os procedimentos de desalfandegamento. Por exemplo, com o Cirque du Soleil, os principais requisitos de logística consistem na montagem e desmontagem dos espetáculos e no transporte do material entre os diferentes locais que integram a tournée. Um só espetáculo Big Top, por exemplo, chega a implicar o manuseamento e transporte de mais de 80 contentores de carga. No caso de um campeonato como a Formula 1®, a DHL é responsável por garantir o transporte de mercadoria sensível e valiosa, como carros de corrida, componentes, equipamentos de transmissão e combustível, para diferentes locais, nos 5 continentes onde decorrem as provas, nos tempos exigidos. Tudo tem de estar preparado para garantir que as equipas tenham em posse tudo aquilo de que necessitam, no momento certo. Com um vasto portfólio nesta área, a DHL foi recentemente reconhecida enquanto patrocinador de excelência nos UK Sponsorships Awards, que distinguem a eficácia e a excelência das parcerias em todos os setores da indústria de patrocínios. No total, foi nomeada para cinco categorias: DHL/ Formula E nas categorias de Desporto e de Sustentabilidade; DHL Delivering Rugby to The World na categoria Rugby World Cup 2015; The Harlequins na categoria eficácia com orçamento reduzido; e Cirque du Soleil na categoria B2B. Tratam-se de parcerias onde uma equipa opera por detrás de outra equipa, em perfeita sintonia, com base na partilha dos mesmos valores como o espírito de equipa, a excelência, e a vontade de vencer e de ter sucesso.


SEM FRONTEIRAS

5

“EXHIBITIONISM – The Rolling Stones, delivered by DHL” A maior exposição de sempre sobre os Rolling Stones, que irá apresentar a visão mais abrangente e envolvente da história da banda. 12 PAÍSES / 4 ANOS / 1 EXPOSIÇÃO / 1 EMPRESA DE LOGÍSTICA Aqui estão alguns dos detalhes sobre uma das maiores bandas de rock‘n’roll:

45+

MAIS DE

50

ANOS DE HISTÓRIA

milhões de bilhetes vendidos para espetáculos

66

1679

álbuns lançados

concertos ao vivo

240

O LOGOTIPO MAIS FAMOSO DE SEMPRE DO MUNDO DA MÚSICA

milhões de álbuns vendidos

Aqui estão alguns detalhes sobre toda a logística por detrás do evento:

1140m

3

de carga entregue

3

anos de preparação

200

pessoas. Uma equipa de grandes artistas, construtores e técnicos

550

objetos exclusivos

160

obras de arte

70

peças de vestuário criadas pelos maiores designers do mundo


6

SEM FRONTEIRAS

As nossas pessoas

DHL DISTINGUE OS EMPLOYEE OF THE YEAR 2015 Todos os anos, a DHL faz o reconhecimento das pessoas que mais se destacaram pela sua dedicação, paixão e rapidez que incutem no trabalho, assim como pela sua capacidade de fazer bem à primeira. Na DHL Portugal, o reconhecimento Employee Of the Year foi atribuído a Elsa Ferreira, Secretária da Administração, e a distinção de Supervisor Of

the Year a José Alberto Monteiro, Lead Courier no Terminal do Porto, numa cerimónia que decorreu no início de abril, em Atenas. Este ano, mais de 600 colegas da DHL foram distinguidos como Employee Of the Year 2015, em cerimónias que decorreram em Atenas, Pequim, Cape Town, Dubai e Phoenix.

DHL lança concurso interno #DHLworeitbest A marca líder de moda francesa Vetements criou uma versão própria da t-shirt DHL e apresentou-a na sua passarela. O feito teve uma grande projeção mediática e vários foram os famosos que surgiram com este modelo.

do concurso interno #DHLWoreitBest. O passatempo teve como objetivo a eleição da fotografia mais original e contou com milhares de participações no mundo inteiro.

A DHL aproveitou o momento para desafiar os seus Membros a mostrarem ao mundo, de forma original, como se veste a camisola DHL, através da criação

Pode aceder a todas as fotografias do concurso em: http://dhlworeitbest.tumblr.com

Desfile da marca francesa Vetements

equipa lis customs, finalista mundial do COncurso #DHLWoreitBest


SEM FRONTEIRAS

7

As nossas pessoas

EuroCUP 2016 De 13 a 16 de maio, mais de 3000 Membros da DHL viajaram para Lommel, na Bélgica, para celebrar o campeonato de futebol e de cheerleaders da DHL Express Europa - EuroCup 2016.

Equipa técnica Mister Paulo Oliveira António Santos João Viana Jogadores Carlos Teixeira Nelson Vieira Miguel Gonçalves Edilson Silva Paulo Silva João Coimbra José Ladim Gerson Ladim Jorge Fonseca Cândido Marques Rodrigo Rojas Henrique Sampaio Carlos Carneiro Tiago Leitão Telmo Queiroz Rui Fernandes Tiago Santos Nuno Moreira

Toda a pré-preparação para o evento desportivo, foi feita de forma atempada e bem planeada, começando logo em outubro de 2015, com treinos no norte e sul do país. Apesar de termos sido eliminados nos quartos finais (em penáltis), o grupo saiu mais forte e coeso, com vontade de lutar e conquistar o título para Portugal. Em suma, considero bastante positiva a participação da DHL Portugal neste grande evento, e agradeço a todos os que participaram in loco e a todos os que não puderam estar fisicamente, mas que muito contribuíram para mais este grande sucesso que foi Portugal no Eurocup. A todos o meu muito obrigado. Mister Paulo Oliveira

Ao todo participaram 26 equipas de cheerleaders, que competiram em 3 categorias diferentes, e 48 equipas de futebol, que testaram as suas proezas em 135 jogos, que resultaram num total de 288 golos marcados. O grande vencedor do campeonato de futebol foi a Holanda e do campeonato de cheerleaders foram: a Rússia (categoria avançada), o Reino Unido (categoria básica) e a Noruega (melhor performance). Com uma fase preparatória que começou em outubro de 2015, com treinos de futebol no norte e sul do país, Portugal participou com uma equipa muito competitiva no EuroCup 2016. Apesar da sua eliminação nos quartos finais, em penáltis, o balanço é muito positivo pela experiência e pelo espírito de equipa vivido durante todo o espetáculo, um verdadeiro ambiente de “estádio de futebol” num grande derby.


8

SEM FRONTEIRAS

SEM FRONTEIRAS

8

lugar ao cliente

A REDE MUNDIAL E RAPIDEZ NAS ENTREGAS PARA ACOMPANHAR A VELOCIDADE DA PRODUÇÃO “Um bom parceiro na área dos transportes e logística é essencial para que possamos continuar a garantir prazos de entrega extremamente rápidos” No mercado português desde 1988, a Klaveness Footwear SA, que pertence ao Grupo norueguês Klaveness Footwear, fundado em 1957, opera no setor do calçado com a oferta de um vasto portefólio de produtos que abrangem quer o mercado tradicional quer o mercado médico. Com uma forte presença na Escandinávia, especialmente na Noruega e Suécia, os produtos da Klaveness seguem também para o Reino Unido e a uma menor escala para o Canadá e para a Itália. Situada em Portugal, em Avintes, Vila Nova de Gaia, posiciona-se no mercado como uma empresa fornecedora de produtos de elevada qualidade, cujo foco é “garantir um alto grau de confiança dos nossos Clientes, quer nos nossos produtos quer na nossa forma de estar no mercado”, afirma Mário Gil Moreira, Administrador Delegado da Klaveness Footwear SA. Os consumidores procuram obter na Klaveness a garantia de produtos de qualidade, diferentes da concorrência e com prazos de entrega extremamente rápidos. Para este último ponto a empresa conta com o serviço da DHL, “o esforço que temos para produzir rapidamente tem de ter continuidade no tempo de transporte”. A escolha da DHL Express, como parceiro de negócio na área da logística e transportes, foi feita com base na sua rede internacional que permite a cobertura de todos os destinos para os

quais exporta; o seu profissionalismo; e o seu custo competitivo, face à sua concorrência direta. A Klaveness realiza diariamente envios, que têm de ser entregues aos clientes num prazo máximo de 24 a 48h. Para que estes envios possam ser eficazmente controlados “utilizamos o nosso ERP interno paralelamente com o software Intraship da DHL”. A médio prazo, a empresa perspetiva uma evolução positiva do negócio. Embora se notem os efeitos da crise, que agora também atinge um dos seus principais mercados, o norueguês, devido aos baixos preços do petróleo, prevê-se apenas uma redução das vendas dos produtos direcionados ao retalho tradicional. Para contrariar esta tendência “estamos fortemente empenhamos no mercado médico, com a produção de calçado e palmilhas ortopédicos e com o lançamento de novos produtos nesta área, que nos está já a proporcionar um incremento nas vendas, de tal forma que nos permite prever uma evolução positiva”. Para acompanhar esta evolução positiva e o esforço de produção, a Klaveness pretende continuar a contar com a eficácia da DHL Express para garantir a satisfação final dos seus clientes “porque com a DHL podemos dizer: Consider it there”.

DHL Sem Fronteiras  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you