Issuu on Google+

ec

t finder

Vem aí o Dia da Família Finder, 2012 pág.2

c on

con

Em maio tem feira Mecânica: Visite o Stand da Finder!

ec

tm

un d o

Consumidor poderá gerar e vender energia.

Maio de 2012

pág.3

edição

03

A gigante Hannover Messe Finder se fez presente na maior feira de Tecnologia Industrial.

H

annover Messe é a Feira líder mundial para tecnologias industriais realizada anualmente em Hannover, Alemanha.

portância para a industria. “Este ano o público nesses setores teve um aumento já registrado de 20%. E o ‘Automation IT Red Carpet’ deverá ser mantido em 2013, pois os expositores de Automação Industrial estão muito satisfeitos com a visitação, em parte atraída pelo ‘tapete vermelho’ que leva os profissionais interessados neste setor, aos pavilhões com exposição sobre o tema”, informa Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, a representante do País.

A edição 2012 aconteceu entre 23 e 27 de abril e a Finder esteve mais uma vez presente sob o brilhante trabalho da filial alemã. Este ano, sob a bandeira da sustentabilidade e das “tecnologias verdes”, as atenções estiveram voltadas para automação e subcontratação industrial, tecnologias ambientais para energia, fabricação, serviços, Confira fotos do stand da Finder e pesquisas e desenvolvimento. os lançamentos no link: Mais uma vez os setores de energia e automação industrial foram http://www.findernet.com/pt/conconsiderados de fundamental im- tent/hannovermesse2012

Finder Brasil aquece os tambores para as feiras.

Fotos do Stand da Finder, na Hannover Messe.

Águias de Fogo Finder

A

Finder Brasil também se prepara para a mais tradicional mostra industrial da América Latina. A feira está em sua 29º edição e será realizada entre os dias 22 e 26 de Maio. A Finder estará presente na 29ª Feira Internacional da Mecânica com muita dedicação da equipe de Marketing e importante apoio Técnico e de Vendas. Confira parte do que será apresentado:

Série 39 Masterinterface

• Destaques para a MasterInterface Série 39 e os Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS Série 7P); • Pré-lançamento do Relé de Monitoramento Série 70; • Novos painéis da Indústria, Energia, Processos, Comando e Automação na Iluminação Industrial.

Série 70

O sr. Jordano parabeniza os Brigadistas da Finder!

A

Finder recebeu recentemente a visita do bombeiro Gilberto Dias de Oliveira, que formou a primeira equipe de Brigada de Incêndio da empresa durante o treinamento realizado em setembro do ano passado. Em sua visita, além de uma reciclagem técnica, os brigadistas receberam instruções sobre prevenção e combate nas dependências do estacionamento e dos prédios 1 e 2. A próxima etapa da preparação da equipe é a realização de simulados de emergência e transmitir o conhecimento aos demais colaboradores. Fique ligado que o primeiro simulado está marcado: dia 15 de maio o alarme vai soar! Esteja preparado!

1


conecte finder

Conectado! Maio de 2012

Produto do Trimestre: Série 39

Dia da Família Finder

A

lém de ser destaque na feira, a Série 39 é o produto do trimestre na campanha da equipe de Vendas. Conheça algumas razões pelas quais ela é a Master Interface:

E

m outubro do ano passado a Finder realizou pela primeira vez o “Dia da Família”, quando abriu suas portas para a visitação dos familiares dos colaboradores. Este ano, atendendo a pedidos e repetindo o sucesso da iniciativa, o “Dia da Família Finder” será realizado em meio ao universo das Festas Juninas. Todos estão convidados para o dia 23 de junho, das 9h às 14h na Finder. Aguarde mais informações e não perca!

Colaboradores visitam Finder Itália

Novas Contratações

R

eforçando a equipe, conheça os novos colaboradores que entraram na Finder em Abril: Pâmela Maria da Silva (Recepção) e Jean Carlos R. Nogueira (Didattico)

A

proveitando o momento de feiras na Europa, além da Hannover Messe aconteceu a feira Light+Building em Frankfurt. A Elaine e o Irlan Zanetti tiveram a oportunidade de conhecer a matriz da Finder na Itália. Na ocasião, o Zanetti conheceu a forma de trabalho da distribuição no país e a Elaine e o André realizaram a apresentação de resultados de 2011 da Finder Brasil e Argentina junto ao Sr. Juarez Guerra.

Equipe visitou Finder Itália

Jean Carlos

Pâmela Silva

Você sabe o que é Desindustrialização?

E

ste é um termo que está em evidência, principalmente nos círculos de discussões ligados à economia, e que foi criado para definir um processo de mudança social e econômica causada pela eliminação ou redução da capacidade industrial, especialmente a indústria pesada ou indústria transformadora. É um termo oposto de industrialização. A Desindustrialização é mais evidente em certas áreas, onde, a partir dos anos 90 houve a maior entrada no país de concorrentes estrangeiros, fruto do livre comércio internacional. Como exemplo, podemos citar o mercado de brinquedos: Atualmente, com a grande concorrência, principalmente de produtos vindos de países como a China, a indústria nacional se retraiu, a ponto de que antigas e tradicionais fábricas, como a

2

Estrela, perdessem até 40% de participação do mercado. Hoje, poucas indústrias nacionais no setor fabricam seus produtos. A maioria esmagadora somente os etiquetam com suas marcas e revendem. Isso prejudica o país em seu potencial de pesquisa e desenvolvimento, fabricação da matéria prima, fabricação do produto final e por fim a mão de obra dedicada. Este é um exemplo da desindustrialização de um setor, e, que pode ocorrer com outros vários.

Setor de brinquedos: um segmento vítima dos processos de desindustrialização.

trutura, máquinas, equipamentos, etc) e o aumento da produtividade (produzir mais com os mesmos Esse cenário torna difícil o cami- recursos), além de menor carga nho para melhorar o padrão de tributária. vida médio da população, já que a prosperidade econômica está A redução deste risco está na reguvinculada à geração de empregos lação sobre as importações sobre e ao aumento do capital (infraes- produtos prontos, proteções contra

as variações cambiais, redução nos tributos trabalhistas, redução nos impostos federais, entre outros. Além disso, devemos valorizar a indústria nacional, investindo em infraestrutura, recursos humanos e pesquisa, proporcionando inovação, qualidade e rentabilidade.


conecte mundo

Conectado! Maio de 2012

Conheça seus direitos ao con- Consumidor pode instalar geradores tratar serviços bancários. e trocar energia com companhia local.

A

brir conta no banco é algo cada vez mais corriqueiro, e por isso é fundamental conhecer o que pode ou não ser cobrado pela instituição de sua escolha. Os bancos são obrigados, por determinação do Banco Central, a oferecer uma série de serviços gratuitos aos clientes. Este e outros direitos, no entanto, muitas vezes não são conhecidos pelos consumidores, o que pode resultar em gastos desnecessários.

de serviços ou tarifas, ou ainda cobrar por abertura de linhas de crédito. CONTA SALÁRIO Se você já tem conta em um banco, mas a empresa para a qual trabalha faz o pagamento por meio de outra instituição, você pode optar por receber na chamada “conta-salário”, um tipo especial de conta que não permite nenhum tipo de depósito além do salário. Quem tem essa conta não paga nada para transferir o valor para outra, mesmo sendo de outro banco.

Todos os consumidores têm, por exemplo, direito a uma quantidade mínima de serviços gratuitos. Entre eles estão o fornecimento de um cartão de débito, a realização de até quatro saques mensais e a retirada de dois extratos. Dependendo do uso que você faz, esses serviços podem ser suficientes, dispensando a contratação de É proibido ainda o envio de um pacote de tarifas. cartões de crédito sem o seu Também não podem obrigar consentimento. você a contratar um pacote Conheça seus direitos!

Medida visa favorecer desenvolvimento sustentável.

A

diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou no dia 17 de abril uma resolução que estabelece regras para a microgeração e a minigeração de energia no País.

que utilizam fontes incentivadas de energia, como hídrica, solar, eólica e de biomassa, e inclui microgeração (até 100 quilowatts de potência) e minigeração (de 100 quilowatts a 1 megawatt).

A ideia é viabilizar a instalação, pelos próprios consumidores, de painéis solares ou microturbinas eólicas em residências, comércios ou indústrias, sendo que a produção proveniente desses equipamentos vai gerar créditos, que serão descontados das faturas de energia. A energia que não for usada pelo consumidor poderá ser transferida para a rede da distribuidora local.

Como a regra é direcionada a fontes renováveis de energia, o governo espera oferecer melhores condições para o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro, com aproveitamento adequado dos recursos naturais e utilização eficiente das redes elétricas.

O Brasil possui o maior índice de radiação solar do mundo em regiões como o interior da Paraíba, Rio Essa troca só vale para geradores Grande do Norte e Pernambuco.

chocolate 25 de maio, Dia da Indústria Sobrou na Páscoa?

N

o próximo dia 25 celebramos o “Dia da Indústria”, uma homenagem instituída em memória do Engenheiro, empresário, político e historiador brasileiro Roberto Simonsen, considerado o patrono da indústria brasileira. Simonsen foi ainda membro da Academia Brasileira de Letras, tendo publicado 27 livros voltados ao desenvolvimento econômico e industrial brasileiro. Faleceu em 25 de maio de 1948, quando saudava o primeiro-ministro belga, em visita oficial ao Brasil. Ao falecer, Roberto Simonsen ocupava o mandato de senador, presidente da Companhia Construtora de São Paulo; presidente da Cerâmica São Caetano S. A.; presidente da

A

Roberto Simonsen Companhia Paulista de Mineração; presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, entre outros. Seu papel é de grande importância no desenvolvimento da indústria brasileira, e inclusive, como homenagem, inúmeras vias em todo o país levam seu nome, a exemplo da que serve como matriz para a Finder Brasil: a Rua Olavo Bilac, esquina com a Rua Roberto Simonsen.

Páscoa foi boa e você já não sabe o que fazer com o monte de chocolates que ganhou? Saiba que a validade para ovos de Páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem. Confira abaixo uma receita para usar com o chocolate que sobrou da Páscoa. A dica é de nossa colega, Liana: Strogonofe de Chocolate 6 porções | 105,66 Kcal por porção

Strogonofe de Chocolate! hidrate a gelatina com meia xícara de leite desnatado. Reserve. Ferva o restante do leite, misture a gelatina diluída até dissolver por completo e acrescente o achocolatado e o adoçante. Mexa bem. Deixe esfriar e reserve. Bata as claras em neve e misture o restante do adoçante, continue batendo até obter um merengue firme. Adicione o iogurte natural, mexa em movimentos suaves.

2 xícaras de leite desnatado; 1 barra pequena de chocolate diet; 1 unidade pequena de iogurte natural desnatado; 2 unidades de clara de ovo de galinha; 2 unidades de castanha do Pará; 2 unidades médias de nozes; 3 colheres de achocolatado diet em pó; 1 sachê de gelatina sem sabor; 3 coDepois do creme frio, adicione as claras, lheres de sopa de adoçante. as castanhas com as raspas de chocolaModo de Preparo: Corte o choco- late. Misture delicadamente e coloque em late em raspas, pique as castanhas e um recipiente fundo ou em taças e leve à geladeira por cerca de duas horas. as nozes. Reserve. Em um recipiente

3


Tecnologia e Curiosidades Renováveis:

Veja o que existe pelo mundo.

C

Energia renovável Na Suécia, o calor dos mais de 250 mil pessoas que passam pela estação central de trem em Estocolmo é capturado por um sistema e Energia solar usado para aquecer a água do Estação de Estocolmo. Na Sérvia, universitários cria- mecanismo de calefação do prédio ram um banco de praça que ao lado - uma economia de 25% TRÂNSITO SEGURO capta energia solar e oferece no consumo de eletricidade. Para evitar atropelamentos, apliaos transeuntes tomadas para cativos e tecnologias como o recarregarem seus gadgets. Na Outra tecnologia inclui placas Mobileye alertam o motorista Inglaterra, um outdoor usa ener- fotovoltaicas dentro de uma tela quando alguém está muito pergia solar e eólica para iluminar OLED, e absorvem a energia lumi- to do carro - e até quando outro o anúncio. nosa “perdida” pelo monitor. veículo se aproxima demais, aleronfira algumas curiosidades sobre inovação no segmento de energias renováveis e tecnologia:

tando o condutor a parar ou reduzir. Outras, como o SafeWalk e o C-Walk, identificam pedestres esperando para atravessar a rua, e ajustam automaticamente o tempo dos verdes e vermelhos para quem está a pé ou de carro.

Aprendizagem: Canais de Comunicação

Mês das Noivas

P

ercebemos o mundo e agimos através de três canais de comunicação: Visual, Auditivo e Cinestésico. Saiba reconhecer o seu estilo predominante e veja algumas dicas para aproveitá-lo melhor.

reproduz; É ligado ao mundo por sons e palavras, valoriza a lógica, a praticidade e a objetividade. Dicas: Leia textos em voz alta; Fique atento a tudo o que é falado em aula; Converse com os amigos sobre os conteúdos

VISUAL: O que os olhos vêem o cérebro reproduz. É ligado ao mundo por imagens, valoriza a beleza e a organização. Dicas: Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando; Faça anotações, esquemas e desenhos; Dê importância às leituras.

CINESTÉSICO: O que as emoções físicas registram o cérebro reproduz; É ligado ao mundo pelas sensações físicas: tato, olfato e paladar. Valoriza o conforto e sensações agradáveis. Fala baixo e devagar. Dicas: Procure estudar mudando de posição de vez em quando; Escreva, fale, leia e faça gestos que achar que representem melhor as informações estudadas.

Por quê maio é o “Mês das Noivas?”

AUDITIVO: O que os ouvidos ouvem o cérebro

T

Perfil: Liana

udo indica que seja por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. “Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães. De qualquer forma, o costume de realizar os casórios em maio não é regra. Por aqui, as férias e o empurrãozinho” do 13º salário são fatores decisivos na hora de escolher a data.

este amor entre nós que não sei do Jô Soares, “As esganadas”. explicar. Hoje ela tem Alzheimer ma pessoa que parece re- e não reconhece ninguém, mas belde, mas é caretona, pa- chama todo mundo de Liana. rece séria, mas é brincalhona, acha que parece sofisticada, Tenho muito medo de perder mas é simplona e tem como quem amo (avó, pais, irmãs, Liana e sua avó. lema de vida buscar a felicida- namorado). Acho que nunca de nas pequenas coisas, dia- estarei preparada, por isso Adoro também viajar! Sejam curriamente. Não consigo contro- aproveito ao máximo qualquer tas ou longas, para lugares novos lar minha risada, que às vezes oportunidade de estar com eles. ou já conhecidos, uma viagem sempre faz bem para a alma. sai alta demais! Como dizem Sou cheia de manias, cada no Sul “abre a gaita”. época tenho uma, a última A Finder é diferente de todas Nunca me esqueço de onde vim, era inventar coisas culinárias, as empresas em que já trabaliteralmente, de “Alegrete” (Porto como cup cakes, mas semana lhei e conheço, pois as pesAlegre – RS) e suas tradições. que vem provavelmente será soas fazem essa diferença. O grande amor da minha vida outra... Leio muitas revistas, Sou grata de trabalhar com é minha família, em especial mi- livros e sempre conectada à pessoas tão boas de coração nha avó, Angélica. É tão forte internet. Estou lendo o último e profissionalmente.

U

Aniversariantes do Mês

4

17 Lucivaldo 23 Flavia 29 Keila 30 José Luiz 31 Neide (S10)

A reunião de pauta para a edição de maio acontecerá dia 11 de maio às 14h. Colaborações

• Brigadistas (Brigada Finder) • Feiras, Bancos e ANEEL (Sr. Juarez) • Curiosidades Renováveis (Luan)

• Canais da comunicação (Priscilla) • Mês das Noivas (Keila) • Visita à Finder Itália (Elaine, Zanneti, André)

Envie também comentários, sugestões de assuntos e notícias para: conectado@findernet.com


Conectado Ed.03