Page 1

Rua 31 de Janeiro, 22 2005-188 Santarém

Desde 1987

2019

Telefone: 243 305 080 918 253 620

Fax: 243 305 081 E-Mail: omirante@omirante.pt dcomercial@omirante.pt redaccao@omirante.pt

Os leitores também escrevem A redação de O MIRANTE dedica muita atenção à colaboração dos leitores. Se acha que a sua opinião ou sugestão tem importância escreva-nos ou ligue.

O Mirante dos leitores Uma das políticas do jornal é dar voz aos seus leitores. Para isso O MIRANTE publica semanalmente duas páginas com cartas e comentários dos leitores. A maior prova da colaboração e da interação entre os jornalistas da redação e os leitores são as histórias que nos chegam diariamente por telefone ou por carta a maior parte delas denunciando situações de injustiça ou de discriminação.


A primeira edição de O MIRANTE saiu a 16 de Novembro de 1987, na Chamusca. Um mensário de 16 páginas, com uma tiragem de dois mil exemplares. Não havia modelos para copiar. A imprensa regional era totalmente amadora. Feita por curiosos, como mero passatempo. Quatro anos depois, em Abril de 1991, o mensário passa a quinzenário. Edita regularmente vinte e quatro páginas e na edição comemorativa do segundo aniversário surge com cor na primeira e últimas páginas. A linha editorial reflete cada vez mais a liberdade e a crítica, temperadas com o humor. Secções como o ‘Cavaleiro Andante’, ‘O cartoon da notícia’, ‘Guarda-Rios’, ‘O MIRANTE cor-derosa’, ‘E-mails do outro mundo’, ‘Agora Falo Eu’, têm mais de uma década de publicação e refletem o espírito irónico e independente do jornal. Cedo se percebe que o crescimento de O MIRANTE passa pelo alargamento da sua área de intervenção. À informação local começa por juntar-se informação sobre concelhos vizinhos. Golegã, Alpiarça, Entroncamento, Torres Novas, Alpiarça e Almeirim. Em março de 1994, o jornal passa a ser impresso em Lisboa, na gráfica Mirandela. O envio é feito através de uma linha telefónica REDIS. O MIRANTE esteve sempre na primeira linha da adesão às novas tecnologias. Em 1995, O MIRANTE passa a semanário e muda a sua sede para Santarém, a capital de distrito. O jornal cresceu e ganhou espaço. Novas secções vão-se impondo edição atrás de edição, ‘Profissionalmente Falando’, ‘Primeiro plano’, ‘Três dimensões’, ‘Não custava nada’ e ‘Se eu fosse jornalista’. É criado com um suplemento de economia. A tiragem continua a subir. Assim como o número de páginas, 40, 48, 56, 64, 72, 80. Diversificam-se as iniciativas editoriais. Revistas e suplementos temáticos e edição de livros. A empresa compra o Jornal do Vale do Tejo, em 27 de abril de 2000, para fazer a cobertura dos concelhos de Salvaterra de Magos, Benavente e Coruche. Mais tarde a área de ação do jornal alarga-se aos concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira. Em setembro de 2003 o Jornal do Vale do Tejo funde-se com O MIRANTE, dando origem à edição Vale do Tejo que se junta às já existentes edições Médio Tejo e Lezíria do Tejo. A fusão dá outra visibilidade ao jornal e faz subir a tiragem aos 35 mil exemplares. A partir de 2002, O MIRANTE passa a estar presente diariamente na Internet com notícias atualizadas ao momento e com uma média de quinze mil visitas diárias. Disponibiliza também a edição semanal e o arquivo de todas as edições. Hoje também estamos presentes no Facebook e Twitter com notícias ao minuto.

O MAIOR JORNAL REGIONAL DO país Líder destacado na sua área de abrangência O MIRANTE é líder destacado na sua área de abrangência que engloba os vinte e um concelhos do Distrito de Santarém e dois concelhos do Distrito de Lisboa (Azambuja e Vila Franca de Xira). A liderança exerce-se em comparação com os jornais regionais, mas também quando se tem em consideração os números dos jornais nacionais relativos à mesma área geográfica. A distância em termos de tiragem e audiências é acentuada. Em Março de 2007 surge O MIRANTE TV, com acesso a partir de O MIRANTE diário online. A informação disponibilizada em vídeo fez disparar o número de pessoas que contactam diariamente connosco tornando-o o meio de comunicação social regional mais lido na Internet e um dos poucos jornais regionais que faz parte do Netpanel da Marktest. Os vídeos ajudam os

leitores a ter uma visão completa dos acontecimentos que marcam o dia-a-dia da região. As notícias produzidas pela redação são atualmente distribuídas em três plataformas com características próprias e tratados de acordo com as mesmas. Escritas para a Internet, desenvolvidas para a edição em papel e apresentadas com som e imagem em O MIRANTE TV.

Informação Online com atualizações permanentes A edição online de O MIRANTE, surge em outubro de 2004, em www.omirante.pt tem atualizações ao longo do dia e é uma referência no panorama da informação regional e nacional. Muitas histórias desenvolvidas em grandes órgãos de comunicação social nacionais tiveram origem aqui.

Suplementos e projetos O MIRANTE ao longo dos anos

vários suplementos e projetos especiais. Alguns procuram acompanhar a atividade editorial do jornal e o seu papel de intervenção na comunidade, como é o caso dos suplementos por ocasião das iniciativas Galardão Empresa do Ano e Prémio Personalidade do Ano. O MIRANTE Económico, suplemento publicado semanalmente nas duas edições do jornal acolhe regularmente suplementos temáticos dedicados à saúde, ao ensino, às profissões, entre muitos outros temas. É tradição também, a publicação de suplementos dedicados às principais festas da região, como é o caso do Colete Encarnado, Semana da Ascensão, Feira de Maio e Feira do Ribatejo, Festa dos Tabuleiros, entre outros.

Clube de leitores de O MIRANTE O Clube de Leitores de O MIRANTE é uma associação sem fins lucrativos que pretende juntar

todos os leitores do nosso jornal à volta de interesses comuns. Os membros do Clube de Leitores de O MIRANTE são convidados para todas as iniciativas do jornal. São ainda desafiados a participar em visitas turísticas guiadas e outras iniciativas de âmbito cultural que a administração do jornal e a direção do Clube de Leitores venha a organizar. Uma conferência do Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, e uma palestra com Pedro Norton, vicepresidente da Impresa, foram duas das últimas iniciativas.

Parceria Expresso O MIRANTE é distribuído ao sábado com o jornal Expresso em toda a nossa área de influência. A parceria permite que o jornal chegue três dias depois de estar nas bancas a um maior número de leitores que de outra forma não acompanhariam as nossas edições.

Profile for filiperodrigues77

Folheto Tríptico O MIRANTE (Verde)  

Folheto Tríptico O MIRANTE (Verde)

Folheto Tríptico O MIRANTE (Verde)  

Folheto Tríptico O MIRANTE (Verde)

Advertisement