Issuu on Google+


filipe alonso

Nascido em 17 de julho de 1986

Rua Rio Grande do Norte, 1411, apto 302 Funcionários  Belo Horizonte +55 31 9836 1244 filipedamatta@gmail.com I dioma s

E xperiência P rofissional

Inglês Intermediário Espanhol Fluente

2006

F err amen ta s Illustrator InDesign Photoshop Acrobat After Effects Flash

CRIA UFMG Comunicação Jr Núcleo de Planejamento - desenvolvimento de planejamento de comunicação e planejamento publicitário; Núcleo de Criação Publicitária – criação publicitária e design gráfico; Núcleo de RH – seleção e gerenciamento de pessoal; Núcleo de Movimento Empresa Júnior - cooperação institucional entre empresas juniores. Duração: abril de 2006 a abril de 2008

Informações Adicionais Participação na ONG IDÉIAS – Instituto de Desenvolvimento, Estudos e Integrações de Ações Sociais durante o ano de 2002, como voluntário.


F ormaç ão Escola Técnica Pandiá Calógeras Técnico em Telecomunicações concomitante ao Ensino Médio. Concluído em 2003 Universidade Federal de Minas Gerais Comunicação Social; Publicidade Concluído em 2009

Universidade do Estado de Minas Gerais Design Gráfico (noturno) Ano de Conclusão: 2012 I n t erc âmbio A c adêmico Universidade Nacional de Entre Ríos Argentina Março a Julho de 2009

2008

2010

Atelier de Publicidade da UFMG Criação publicitária e design gráfico para clientes de dentro da própria universidade. Restruturação do projeto gráfico da revista Manuelzão, sua diagramação e algumas das ilustrações e fotografias.

Ilha Comunicação Direção de arte e design gráfico. Duração: janeiro de 2010 a julho de 2010

Freelancer Criação de projetos de identidade visual e comunicação corporativa para clientes como Kot Engenharia e Ponto de Costura.

2012

Popcorn Comunicação Direção de arte e design gráfico. Gerência de criação: controle e distribuição de pauta e pre-aprovação de conceitos. Duração: julho de 2010 ao período corrente

Participação, por meio da ONG IDÉIAS, no Projeto Curumim, da Fundação para a Infância e Adolescência, em Volta Redonda – RJ, de abril a novembro de 2002.

3


2011

registro real de uma herá projeto de graduação em design gráfico pela universidade do estado de minas gerais

A

A heráldica é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma releitura experimental de representações de identificação possíveis por meio de brasões. Guiado por uma percepção pessoal, empreendi uma busca no meu dia a dia por fatos, sensações e objetos para definir, de maneira lúdica, como seria o escudo de armas de uma dinastia, caso essa começasse agora. O que define o meu humor ou personalidade daquele dia específico? De quais causas sou adepto? Um diálogo entre os sistemas tradicionais e contemporâneos de significação pode resultar em brasões que se encaixem em um sistema de funcionamento análogo? Esse “dia de hoje” foi explorado em 50 brasões experimentais, onde foram criados e descobertos quais elementos, formas e objetos contemporâneos, reais ou imaginários, podem substituir os escudos e outras figuras recorrentes na heráldica tradicional.


รกldica imaginรกria Produtos primรกrios

Livro e cartazes

5


registro real de uma herรกldica imaginรกria

Produtos secundรกrios

Luminรกrias


Camisetas

7


papelaria popcorn comunicação 2011

Ouro na categoria design do Prêmio Comunica Minas 2012


9


Meu pĂŠ de laranja lima 2008


M

Meu Pé de Laranja Lima narra a história de um garoto com uma infância marcada pela violência, falta de compreensão e ternura e que compensa tais ausências ficando amigo de um pé de laranja lima. A história é traumática e pesada, por isso a escolha por fazer uma edição especial para adultos, utilizando a tipografia como recurso expressivo. Com ela, são potencializados a dramaticidade, os aspectos psicológicos e o enredo, envolvendo o leitor de forma mais completa na esfera de violência do protagonista.

11


riosport 2012


M

Malas diretas eletrônicas de envio periódico a novos clientes RioSport. A sequência de peças inaugura o uso de uma nova linguagem institucional proposta para transmitir uma imagem atualizada de um academia tradicional de Belo Horizonte junto aos seus públicos.

13


logos

2008 ~ 2012


15


plur1verso 2009

projeto de graduação em comunicação social pela universidade federal de minas gerais

P

PLUR1VERSO é uma revista cujo objetivo é trazer variados pontos de vista sobre um tema proposto a cada edição. Seu projeto gráfico varia de acordo com o conteúdo e com o tema, reafirmando a pluralidade de possibilidades reunidas na revista. O conteúdo é obtido de forma colaborativa a partir de um network de parceiros estabelecido por meio da internet, e contatos pessoais dos editores.

Os trabalhos giram em torno de imagens, textos e objetos, abrangendo áreas como design, moda, literatura, arquitetura e outras que se mostrem afins. O projeto PLUR1VERSO é o meu projeto de graduação em Comunicação Social, junto de Andrea Miranda e Bruna Araújo pela Universidade Federal de Minas Gerais, apresentado em dezembro de 2009.


17


Semana dos direito 2010

P

Proposta desenvolvida para a 5ª Semana dos Direitos Humanos que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro de 2010. Exploramos um dos signos da individualidade humana para completar a ideia de direitos humanos, igualdade e liberdade; as digitais. Para o dia do evento, na Praça da Estação, foram pensados painéis interativos que dispunham de almofadas de tinta de carimbo para que o público do evento pudesse completar a palavra com suas digitais, ou post-its para que pudessem escrever mensagens e também interferir na peça.


os humanos

vers達o carimbo

vers達o post it

19



Portfolio 2012