Issuu on Google+

NEWSLETTER - NEQAAUAV Março 2013 Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica da Universidade de Aveiro

2ª Edição

VI Encontro Nacional de Estudantes de Bioquimica – Aveiro

D A T A S A R E T ER : Taça UA - II Torneio Interno de Badminton – 10 de Abril – 15h00 - II Torneio Interno de Squash – 10 de Abril – 17h00 - II Torneio Interno de Xadrez – 10 de Abril – 18h00 Semana Académica 19 a 25 de Abril Jornadas Conjuntas do Departamento de Química 3 de Maio

O VI ENEBIOQ ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de Março de 2013, com a presença de alunos vindos de todo o país. Estes 3 dias foram marcados por inúmeras palestras, com o objectivo de mostrar toda a variedade dentro da Bioquímica. Para além do rico painel pedagógico, o encontro foi marcado por momentos de convívio e divertimento, um jantar de gala, e um passeio turístico pela nossa bela cidade de Aveiro. Todo o encontro originou um feedback muito positivo por parte dos participantes. O NEQAAUAv gostaria de agradecer a todos aqueles que colaboraram para que este evento se tornasse um sucesso. Muito obrigado!

Semana do Enterro — Na Barraca do NEQaauav A Semana do Enterro é altura ideal para os alunos descomprimirem de um ano cheio de Testes/Exames. Esta Semana Académica ocorre de 19 a 25 de Abril de 2013, e o NEQaauav marca presença obrigatória com a sua Barraca. Sangria, Cerveja, Bebidas Brancas e Shot’s de todas as variedades e feitos são as bebidas que a Barraca de Química terá a disposição. Com brindes, ofertas e diversão que só encontrarás na nossa barraca! Traz os teus amigos e vem festejar o evento mais louco do ano na Barraca de Química.

Café da Ciência — À conversa com Ivonne Delgadillo Os Cafés de Ciência estão de volta! A Professora Ivonne Delgadillo, nascida na Colômbia, é a convidada do mês de Abril. Responsável e fundadora do Grupo de Investigação em Química e Bioquímica Alimentar, assim como dos cursos de formação na área dos alimentos na Universidade de Aveiro. Foi uma das primeiras pessoas a utilizar a espectroscopia de infravermelho para estudo da composição de polissacarídeos da parede celular.

Curso de Árbitro de Futsal A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) organiza um curso de Árbitro de Futsal, juntamente, com a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) em que os interessados terão algumas aulas com Árbitros de 1ª Categoria de futsal ou então por elementos da AFA. Os elementos posterior formados terão a possibilidade de arbitrar jogos oficiais de ligas nacionais de Futsal, para além disso, também terão as seguintes mais valias:  Recebem 2 senhas para a cantina por cada jogo arbitrado na Taça UA;  Recebem no máx: 12.50€ por jogo arbitrado na AFA;  Recebem 1 Bilhete Geral para a Semana do Enterro se arbitrarem os dois torneios de 24h de Futsal. Aproveita já esta oportunidade e inscreve-te gratuitamente! Para mais informações vista o site: aauav.pt/taca-ua/informacao/


Mestrado em Bioquímica O Mestrado em Bioquímica entrou em funcionamento na UA no ano letivo de 2009/2010 e surgiu com o objetivo de oferecer uma formação avançada em Bioquímica a todos os detentores de uma licenciatura em bioquímica ou áreas afins, promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado em uma de três áreas de especialização: Métodos Biomoleculares, Bioquímica Alimentar e Bioquímica Clínica. Com este mestrado pretende-se formar profissionais especializados e competitivos, prontos a enveredar por atividades na indústria, em laboratórios clínicos, na investigação fundamental ou aplicada ou que pretendam continuar em programas doutorais em bioquímica, química, em ciências biológicas ou biomédicas. Neste mestrado, a Bioquímica é encarada como uma área do conhecimento multidisciplinar o que se reflete na vasta formação teórica e prática laboratorial que tem lugar durante o primeiro ano e que é conduzida por docentes da UA em colaboração com especialistas de outras instituições e da indústria, com backgrounds complementares no contexto da Bioquímica. Estas colaborações têm ainda permitido ao estudante o desenvolvimento de projetos de investigação e de estágios, durante o 2º ano do mestrado, fora da UA, alargando assim as perspetivas profissionais. Na génese do Mestrado em Bioquímica estão o Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos e o Mestrado em Métodos Biomoleculares, que foram integrados nas especializações em Bioquímica Alimentar e em Métodos Biomoleculares. Estas especializações encontram-se suportadas nas mais-valias técnicas e no vasto trabalho de investigação desenvolvido durante as últimas décadas na UA nestas áreas. As novas técnicas biomoleculares e o desenvolvimento de novos produtos alimentares, com caracterís-

ticas funcionais, formulados a partir de compostos bioativos, são matérias abordadas nestas áreas de especialidade. A especialização em Bioquímica Clínica surgiu pela necessidade de aprofundar e alargar as competências de um bioquímico visando a prossecução de carreiras profissionais em áreas mais específicas da saúde. Neste sentido, o Mestrado em Bioquímica conta com a colaboração do Hospital Infante D. Pedro E.P.E. que tem possibilitado ao aluno o contacto com a realidade profissional no contexto clínico (durante o 1º ano) e o desenvolvimento de projetos de dissertação (durante o 2º ano) no ambiente clínico. Da colaboração com esta e com outras instituições de saúde (IPO-Porto, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho, Hospital S. Sebastião, Faculdade de Medicina da UP, Centro de Histocompatibilidade do Centro) foram já apresentados vários trabalhos com relevância e aplicação clínica e publicados artigos científicos em revistas da área biomédica. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Mestrado em Bioquímica, nas suas diferentes especialidades, têm abrangido temas actuais da bioquímica tais como o estudo de problemas médicos como o cancro, a obesidade, doenças neurodegenerativas e a resistência de bactérias a fármacos, até temas importantes para a indústria alimentar, como o desenvolvimento de alimentos funcionais, a implementação das regras de HACCP e de boas práticas de fabrico, ou a aplicação de novas práticas bioquímicas a indústrias alimentares tradicionais. O DQUA tem apostado na interação dos seus alunos de mestrado com as empresas. A realização de um Estágio é uma excelente oportunidade para que os conhecimentos adquiridos na Universidade possam ser postos em prática e tornados úteis à sociedade. Para isso, criou o programa de Estágios em Ambiente Empresarial.

São empresas da área alimentar, da indústria química, farmacêuticas, de pasta de papel, de análises química e clínicas, de bioquímica e de biotecnologia. Os estágios em ambiente empresarial, sendo acompanhados por um orientador na empresa e um na Universidade, são um primeiro e decisivo passo para a integração neste mundo. A receita parece ser simples: 1. Ser detentor de conhecimento científico na sua área de especialização; 2. Demonstrar que sabe aplicar os seus conhecimentos à realidade empresarial para benefício da empresa; 3. Identificar uma área de especialidade onde possa fazer a diferença. Nós queremos que os nossos bioquímicos façam a diferença.

Rita Ferreira Vice-Directora de Curso do Mestrado em Bioquímica

Manuel António Coimbra Director de Curso da Licenciatura em Bioquímica

Pedro Domingues Director de Curso do Mestrado em Bioquímica

Departamento de Química Universidade de Aveiro

Contactos Núcleo de Estudantes de Química neq@aauav.pt www.facebook.com/NEQaauav

Departamento de Química, Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro, Portugal


Nl edição 2