Issuu on Google+

FILIPA CASTRO

PORTFÓLIO


“It is very much more difficult to talk about a thing than to do it.� Oscar Wilde


03 - 05 Logótipos 06 - 06 Cartaz 07 - 10 Fotografia 11 - 13 Ilustração 14 - 19 Design Editorial

ÍNDICE


Linha Gráficaa Identidade Blue Silver Projecto Académico 2004

Blue Silver é uma empresa que comercializa pedras semi- preciosas. Baseado num contexto de tradição, aliado à inovação e progresso, a logomarca proposta, foi baseada na forma da pedra que mais comercializa — o zircão — e no brilho da mesma. Este foi um projecto realizado para um cliente real, implicando contacto permanente com o mesmo. Considero, que esta foi uma experiência extremamente rica por ter permitido um contacto profissional real, no entanto, faltou, quanto a mim, o envolvimento dos alunos com as empresas de produção para perceber a complexidade de todo este processo global. É todo este Universo que anseio conhecer melhor, assim como experimentar a relação interdisciplinbar que exige um trabalho de equipe e que valorizo em particular. Mais do que o conhecimento e execução técnica, todas estas razões e motivações, aliadas a uma necessidade pessoal, levam-me a querer que este é o momento ideal para realizar um estágio. É a oportunidade para pôr em prática e testar os conhecimentos que adquiri até ao momento, para mais tarde tirar as minhas próprias conclusões.

LOGÓTIPOS 01


Linha Gráficaa Identidade Necuva Projecto 2005

Esta é uma empresa que comercializa vinhos cuja fundação foi no ano de 2005. O cliente pretendia uma imagem jovem e requintada.

LOGÓTIPOS 02


Linha Gráficaa Identidade Rave Projecto Académico 2004

Partindo de um cliente fictício, foi pedido para realizar toda a identidade corporativa da mesma. Rave, é uma editora discográfica de dance music. O ambiente que a envolve é de muita energia e dinâmica, baseando-se nos seus grandes consumidores, os jovens. A logomarca desta entidade, procura simular o movimento giratório e frenético de um disco de vinil.

LOGÓTIPOS 03


Cartaza Casa da Música Projecto Académico 2004

Estes dois cartazes que apresento, são parte de todo um trabalho de simulação para a identidade da Casa da Música. O músico em questão, era, na altura, o artista em destaque do mês que escolhi para realizar o trabalho.

CARTAZES 04


Fotografiaa S/Título Projecto Pessoal 2006

Esta é uma área que muito admiro e me identifico, na qual tenho vindo a investir, nomeadamente na fotografia analógica. Contudo, um dos meus objectivos é aprofundar e aperfeiçoar os meus conhecimentos na área da fotografia digital, nomeadamente na fotografia de estúdio e tratamento de imagem. Por esta razão, vejo a Galeria Ultra Mar, como uma boa oportunidade para pôr em prática estes conhecimentos, tendo por isso, sido esse um dos motivos que me a levou a incluir na minha selecção.

FOTOGRAFIA 05


Fotografiaa S/TĂ­tulo Projecto Pessoal 2006

FOTOGRAFIA 06


Fotografiaa I´m Away Projecto académico 2007 Prova Cromogénea 40x50 cm 2007

Participação na exposição de fotografia dos alunos da Fbaup FIG. X , na categoria de Não Figuração, na galeria Serv´rtes.

FOTOGRAFIA 07


Fotografiaa Luna Projecto pessoal 2007

FOTOGRAFIA 08


Ilustraçãoa Projecto Académico 2007

O processo de trabalho partiu da digitalização de vários materiais que, depois de impressos, serviram de suporte ao desenho e colagem. O tema deste projecto, foi a representação da multidisciplinaridade da mulher na sociedade actual.

ILUSTRAÇÃO 09


Ilustraçãoa Projecto Académico 2007

ILUSTRAÇÃO 10


Ilustraçãoa Projecto Académico 2007

ILUSTRAÇÃO 11


Design Editoriala Manual Produção Gráfica Projecto Académico em Grupo 2008 Adão Silva, Filipa Castro, Joana Abrunhosa

.

Durante o primeiro semestre do corrente ano lectivo, desenvolvemos um manual para a disciplina de produção gráfica sobre o conteúdo da disciplina. A inexperiência neste campo, fez com que sentissemos necessidade em desenvolver um trabalho que nos pudesse ajudar em particular. O produto final, resultou numa espécie de livro de bolso, de rápida e fácil consulta, que abordasse os conteúdos essenciais e insdispensáveis para um profissional que está a dar os primeiros passos nesta área. A manual foi dividido em quatro partes, diferenciadas, assim, por cada cor que constitui o CMYK. Os temas de cada uma delas são: Pré-Produção, Produção, Pós-Produção e por fim, uma lista de algumas gráficas de referência a nível nacional. Achei este trabalho bastante útil e produtivo, mas, acima de tudo, permitiu-me familiarizar com uma área muito interessante, que considero uma forte possibilidade a curto prazo de investimento e experimentação, razão pela qual, a Marca Artes Gráficas está entre as minhas preferências.

GRAFISMOS 12


Design Editoriala Projecto AcadĂŠmico em Grupo 2008

13


Design Editoriala Projecto AcadĂŠmico em Grupo 2008

14


Design Editoriala Projecto AcadĂŠmico em Grupo 2008

15


Design Editoriala Projecto AcadĂŠmico em Grupo 2008

16


Design Editoriala Projecto AcadĂŠmico em Grupo 2008

17


portfolio