Page 38

PRE - EUCARISTIA TEMA: Discípulos-operários cuidando da vida OBJETIVO: Despertar nas crianças o valor pela vida como o maior presente de Deus. DESENVOLVIMENTO: Não nascemos prontos. Toda pessoa cresce cada dia um pouquinho. Crescemos no tamanho, no saber, na amizade, na inteligência; aprendemos coisas novas em casa, na escola, na rua, com as pessoas que vivem perto de nós; quando prestamos atenção nas coisas, nos acontecimentos, quando lemos e estudamos estamos aprendendo e crescendo ao mesmo tempo. Deus vai nos chamando nos mínimos detalhes de cada dia. Como criaturas amadas e queridas por Ele; somos chamados a participar de seu projeto; a trabalhar em sua messe que é grande e os operários poucos. Conversar com as crianças a questão: Deus optou por precisar de nós. Como podemos colaborar, cuidar, zelar a vida como o maior presente de Deus? DINÂMICA: DA SEMENTINHA Entregar uma sementinha para cada um e dizer: Esta sementinha tem um ideal, um sonho a realizar. 1 - Quando ela crescer, que vai ser? 2 - O que ela necessita para ser uma bela árvore e dar flores e frutos? (deixar espaço aberto para a partilha) Canto: UMA SEMENTE LANÇADA ♫ Uma semente lançada / uma explosão de amor/ foi assim que eu nasci / pra viver minha vocação/ Deus me olhou com carinho/ pelo nome me chamou / muitos dons recebi / fui chamado pra ser feliz / Lá lá ra vem comigo, vem construir a paz / Lá ra o reino de justiça / na partilha é que se faz (bis) Então vem. ♫ ATIVIDADES: 1. Descubra no quadro cinco valores que nos ajudam a responder o projeto que Deus tem para cada um de nós. E O  D A T E

S R A I M D S

C A J A I V T

U Ç U L Z F U

T A D O A N D

A O A G D X A

D  R O E M R

2. Pedir que as crianças recortem de revistas e jornais, figuras que são sinais de vida e de morte. 3. Propor que cada criança plante, em sua casa, num copinho descartável, a semente que recebeu neste encontro. Lembrando que cada um de nós tem a sementinha da vocação e que deve cultivá-la, cuidar e zelar por ela. (Encontro organizado por Ir. Cleusa)

ORAÇÃO DA CRIANÇA PELAS VOCAÇÕES Jesus, que foste pequenino como eu, ajuda-me a escutar o que meus pais e educadores me ensinam. Olha com carinho as crianças do mundo inteiro e desperta em nós o desejo de sermos bons ajudantes de teu projeto de vida. Protege minha família, meus coleguinhas e amigos. Maria, que é tua mãe e minha também, acompanha meus passos. Envia, Jesus, muitas vocações, capazes de fazer de nós teus verdadeiros amigos. Amém.

38

Manual vocacional fdz  
Manual vocacional fdz  
Advertisement