Page 23

justiça, porque sabem que Deus fará mesmo “um novo céu e uma nova terra”. Que não desanimam com os fracassos nem descansam com os sucessos. Lado A - Que são capazes de traduzir a esperança do Reino em esperanças históricas concretas e de ver nas pequenas vitórias rumo a uma sociedade sem exploração, os sinais do Reino definitivo. Lado B - Mulher e homem de ação, engajados em seu ambiente e em sua comunidade concreta, buscando descobrir e atender às necessidades de transformação, junto com seus companheiros. Que são capazes de refletir sobre essa ação, unindo teoria e prática. Lado A - Enquanto promovemos a mulher e o homem novos, queremos construir uma sociedade nova. Lado B - Para nós, essa sociedade se funda nos valores da comunhão e da participação, da verdade e da justiça, da liberdade e da igualdade, do amor e da paz.

Leitor 2: Foi pela fé que Abraão, respondendo ao chamado, obedeceu e partiu para uma terra que devia receber como herança e partiu sem saber para onde ia. (Gn 12,1-4). E Abraão partiu como o Senhor lhe havia dito. Todos (cantando) - “Creio Senhor, mas aumentai minha fé”. Leitor 1: Foi pela fé que Moisés aproximou-se da sarça ardente para saber o que o Senhor queria dele. O Senhor lhe disse que viu a opressão e ouviu o grito do seu povo no Egito; e o enviava: “Vai, pois. Eu te envio.” (Ex 3,7-10). E Moisés pôs-se a caminho Todos (cantando) - “Creio Senhor mas aumentai minha fé”. Leitor 2: Foi pela fé que muitos profetas ouviram o chamado do Senhor, como Isaías que ouviu Ele dizer “A quem enviarei? Quem irá por nós?” E ele respondeu “Aqui estou; envia-me.” E o Senhor disse “Vai!” (Is 6,8-9). E Isaías foi.

Todos - Essa sociedade é possível porque é promessa de Deus.

Todos (cantando) - “Creio Senhor, mas aumentai minha fé”.

Leitor 1: Foi pela fé que Maria, chamada por Deus para a grande missão de ser a mãe do Salvador, respondeu prontamente, dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa palavra.” (Lc 1,13-38). E Maria disse: “faça-se”.

6. SALMODIA - Salmos do dia da semana

7. ESCUTA DA PALAVRA 

Leitura Bíblica: Mt. 4,18-22 - Breve Pausa para Oração Pessoal

8. REFLETINDO A PALAVRA Todos (cantando) - Há um barco esquecido na praia,/ Já não leva ninguém a pescar./ É o barco de André e de Pedro,/ Que partiram pra não mais voltar... Comentarista - Deus nunca chama alguém só por chamar, mas sempre o faz em vista de uma missão, de uma tarefa que quer confiar. Todo jovem, como todo cristão, através do batismo, é chamado por Deus a uma missão; mas seguir não é fácil, exige que o vocacionado tenha perseverança e fé, como foi com nossos antepassados. Leitor 1: Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que não se via, levou a sério a palavra e construiu uma arca para salvar a sua família e tornar possível a nova humanidade. (Gn 6,13-22; 7,1-5). E Noé fez tudo como o Senhor tinha dito. Todos (cantando) - “Creio Senhor, mas aumentai minha fé”.

Todos (cantando) - “Creio, Senhor, mas aumentai minha fé”. Leitor 2: Foi pela fé que os apóstolos e os discípulos ouviram o chamado do Senhor que os enviou por todo o mundo, como o Pai o havia enviado. (Jo 20,21; Lc 10,1). E eles foram. Todos (cantando) - “Creio, Senhor, mas aumentai minha fé”. Comentarista - Como acabamos de recordar, a nossa fé não pode ser desligada da vida. Ela deve nos impulsionar a um compromisso maior. Dirigente - Em silêncio vamos meditar (Ler com voz pausada):  Qual tem sido nossa resposta diante do chamado de Deus que nos questiona dizendo: Quem enviarei? Quem irá por nós? (Is 6, 8b)  Deus não fica indiferente ao ouvir os clamores de tantos oprimidos que bradam aos céus. Mas Ele conta conosco na realização desta missão libertadora. Estou assumindo meu compromisso? De que forma?

23

Manual vocacional fdz  
Manual vocacional fdz  
Advertisement