Santo do dia - Fevereiro

Page 13

20 de fevereiro Santa Margarida de Cortona Ela nasceu em 1247, em Alviano, Toscana, Itália. Morreu no ano de 1297. Foi sepultada em Cortona. Órfã de mãe e tratada duramente pelo pai e pela madrasta, fez-se amante de um rico senhor, vivendo no luxo e numa vida fácil. Assim viveu por 9 anos, tornando-se mãe de um filho, que mais tarde entrou para a Ordem Terceira de São Francisco. Certo dia, seu companheiro foi tragicamente assassinado. Foi encontrado, quando o corpo já se decompunha, graças a uma cachorrinha de estimação que indicou o lugar do crime. Margarida ficou vivamente impressionada e tocada pela fragilidade humana. Para espanto de todos, pôs uma corda no pescoço e se penitenciou publicamente. Ingressou depois na Ordem Terceira de São Francisco, tomando o hábito de penitente, levando uma vida de austeridade, de oração e de serviço aos pobres. PRECE Do perdão dos pecados Deus, nosso Pai, vós sois um Deus cheio de misericórdia e de amor, perdoais os nossos pecados quando vedes sinceridade em nossos corações. Hoje nós vos suplicamos: a exemplo de Santa Margarida, estejamos abertos à conversão e ao serviço de nossos irmãos. Não nos deixeis abandonados aos nossos erros e às nossas fraquezas, mas vinde em nosso socorro, vós que enviastes Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Nós vos pedimos humildemente: - pela força do vosso Espírito, quebrai as cadeias do nosso interior; libertai-nos de tudo o que nos oprime; que o mal, o pecado, jamais tenha a última palavra sobre nossa vida. Que o amor reine em nossos corações eternamente.

21 de fevereiro Bem-Aventurado Natal Pinot Ele nasceu em Angers, França, exerceu grande parte de seu ministério como capelão do Hospital dos Incuráveis de Angers. Foi perseguido por causa das ingerências do poder civil na Igreja. Acabou sendo expulso de sua própria paróquia, passando a exercer o ministério na clandestinidade. Escondia-se ora num, ora noutro hospital. À noite dava assistência ao povo, celebrando-lhe a Eucaristia, ouvindo confissões, instruindo as pessoas em lugares afastados. Surpreendido em uma dessas ocasiões, foi preso pelos revolucionários e condenado à morte, por se recusar ao juramento de fidelidade à Constituição Civil do Clero. Executaram-no na guilhotina, vestido ainda com os paramentos sagrados.

PRECE Da libertação do medo Deus, nosso Pai, Pai, tornai nossa fé inabalável; que não nos faltem vossa proteção e vossa força em nossas tribulações. Vós não desamparais os que em vós confiam e de vós esperam a salvação. Afugentai para longe de nós o medo que nos paralisa e atenta contra a dignidade humana ; afastai de nós o comodismo que não nos deixa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.