Issuu on Google+

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO DIVINO ZELO

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Província Nossa Senhora do Rogate Rio de Janeiro, novembro de 2012


APRESENTAÇÃO “Rezando pelas vocações” inaugura uma coleção de publicações da Província Nossa Senhora do Rogate e nada mais propício que inicia-la com uma coletânea de orações e alguns esquemas de celebrações vocacionais, para uso diário nas comunidades das Filhas do Divino Zelo. Este livreto vem atender a necessidade de reunir algumas orações compostas por nosso Fundador, pela Igreja e por outros autores em uso nas comunidades. Pela oração cotidiana e assídua para que o Senhor envie os operários do Evangelho, a Filha do Divino Zelo expressa sua consagração específica a Deus na Igreja mediante o voto de zelar pelo cumprimento do mandamento do Coração de Jesus: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários à sua messe” (cf. Const. 3 e 4). A garantia de ser atendida é dada pelo próprio Jesus quando afirma: “se dois de vocês na terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está no céu” (cf. Mt 18,19-20). Confiantes nas palavras de Jesus e seguindo a inspiração de Santo Aníbal Maria, convidamos cada Irmã e cada comunidade a fazer uso diário deste livreto como também de indicá-lo aos leigos e leigas, especialmente aos membros da União de Oração pelas Vocações.

Madre Maria Eli Milanez Superiora Provincial


4

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

IGREJA QUE REZA PELOS BONS OPERÁRIOS O espírito da Oração rogacionista deve impregnar toda a nossa vida, caracterizar o testemunho de nossas comunidades e as obras apostólicas do Instituto. Isso exige de cada Filha do Divino Zelo um coração aberto às necessidades dos irmãos e a disponibilidade ao sacrifício da própria vida para dar autenticidade à oração segundo a inspiração do Senhor Jesus: “Não é aquele que diz Senhor, Senhor, que entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai” (cf Mt 7,21). Chamadas a permanecer no coração de Cristo e movidas pelo Espírito, apresentamos ao Pai o sacrifício de louvor e a súplica contínua por bons operários, para que a messe tenha os seus ministros, os consagrados, os missionários e se implante o seu Reino de justiça e de paz entre os povos. Só nesse mistério de amor podemos dizer “mandai” a nós e à Igreja os “bons operários”, e ser na história, encarnação viva do amor compassivo de Cristo, como foram o Padre Fundador e a Madre Nazarena.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

5

ORAÇÕES DO COTIDIANO GRAÇAS E LOUVORES sejam dados a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. ENVIAI, SENHOR, Apóstolos Santos a vossa Igreja. SANTO ANÍBAL MARIA, rogai por nós! MARIA IMACULADA, nossa Divina Superiora e Mãe, abençoai-nos. ANGELUS DOMINI O anjo do Senhor anunciou a Maria - e ela concebeu do Espírito Santo Ave Maria... Eis aqui a serva do Senhor - faça-se em mim segundo a vossa palavra Ave Maria... E o Verbo Divino se fez homem - e habitou entre nós Ave Maria... Rogai por nós, Santa Mãe de Deus - para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos - Infundi, Senhor, em nossas almas a vossa graça, para que, conhecendo pela anunciação do anjo a encarnação de vosso Filho bem-amado, cheguemos, por sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém. REGINA COELI (durante o tempo pascal) Rainha do Céu alegrai-vos, aleluia. - Pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia.


6

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Ressuscitou como disse, aleluia. - Rogai a Deus por nós, aleluia. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, aleluia. - Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia. Oremos - Ó Deus, que pela Ressurreição de vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, sua Mãe, cheguemos às alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém. PAI NOSSO que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. SALVE RAINHA, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa. Salve! A vós bradamos, degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas! Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus. Bendito é o fruto do vosso ventre! Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. OFERECIMENTO DO DIA 1. Ó Deus nosso Pai, em união ao Sacrifício Eucarístico de Jesus, vosso Filho, por intercessão de Maria Santíssima e de Santo Aníbal Maria, nós vos oferecemos a nossa vida, as orações e ações, as alegrias e os sofrimentos deste dia, pela santa Igreja, pelo Papa e os bispos; pelo nosso Instituto, as superioras e coirmãs; pelos


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

7

nossos parentes e benfeitores vivos e defuntos; pelas crianças, jovens, órfãos e os necessitados; pelos pobres, os sofredores e todos os pecadores. Tudo vos oferecemos para obter da vossa infinita bondade numerosos e santos operários à Igreja, para a salvação da humanidade. Amém. 2. Bendito sois Vós, Senhor, que abris os nossos lábios para o louvor, e nos dais a alegre esperança de que ouvis as nossas orações. Fiéis ao carisma que nos destes, vos suplicamos que acolhais a oferta das nossas ações para que, na vossa Igreja, não faltem operários e operárias dispostos a doar a vida pelo anúncio do Evangelho. Lembrai-vos daqueles que nos fazem o bem: dai-lhes a saúde da alma e do corpo e cumulai-os de todas as bênçãos. Nós vos pedimos, ó Senhor, fazei resplandecer em toda a Igreja as virtudes de Santo Aníbal Maria Di Francia. Guiai as nossas superioras e protegei os nossos assistidos. Concedei às coirmãs, aos parentes e aos benfeitores defuntos, que creram e esperaram em Vós, contemplarem a glória da vossa face. Dai também a nós, Filhas do Divino Zelo, ao término da vida terrena, gozar de vossa presença juntamente com a Virgem Maria, nossa Mãe, e com o Padre Fundador. A Vós a glória nos séculos. Amém. 3. Ó Jesus, nosso Salvador, ao iniciar este dia nos dirigimos confiantes a Vós, seguras de sermos atendidas. Senhor, a messe é muita; não permitais que faltem operárias e operários suficientes às necessidade da santa Igreja. Suscitai mulheres e homens generosos e santos, repletos de espírito apostólico e de ardor evangélico. Aceitai o dom da nossa vida e dai-nos participar do zelo que animou o vosso sacratíssimo Coração, pela glória do Pai e a salvação da humanidade. Fazei que o exemplo e a mensagem do nosso Fundador resplandeçam na vossa Igreja e novos membros se juntem às nossas comunidades. Cumulai de vossos dons os nossos assistidos e todos aqueles que, com a oração e com a caridade, nos sustentam. Acolhei no vosso Reino as coirmãs, os benfeitores e os nossos parentes que deixaram esta vida. Concedei-nos, no fim de nossos dias, cantarmos os vossos louvores com a Virgem Maria e com todos os santos que intercedem por nós. Amém.


8

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO Ó glorioso santo Antônio de Pádua: - escutai benigno as orações que vos dirigimos.

(terça-feira)

Vós que, como discípulo de São Francisco de Assis, pregastes com grande paixão o Evangelho de Cristo: - ajudai-nos a abrir o coração à Palavra de Deus, para que a nossa vida se renove continuamente no espírito das bem aventuranças evangélicas, e anuncie a salvação doada a todos pelo Filho de Deus. Vós que tivestes a graça incomparável de estreitar entre os braços o Menino Jesus: - abençoai todas as crianças, guiai os jovens por uma vida plena e generosa, conservai nas famílias a unidade, a fé e o amor. Vós que foste construtor da paz entre os homens: - protegei as vítimas da violência e da guerra, e neste mundo pleno de tensões e de lutas, transformai-nos em construtoras de fraternidade e reconciliação. Vós que vos fizestes defensor dos pobres e dos oprimidos: - socorrei a todos que são provados pelo sofrimento, pela solidão, pela injustiça, e tornai-nos solidárias e generosas para com eles. Vós que recebestes o dom da cura e dos milagres: - concedei a todas nós a saúde da alma e do corpo, sustentai-nos nas fadigas e nas provações de cada dia, e fazei que possamos amar, servir e glorificar a Deus na vida presente e naquela futura do céu. Ó Deus, que fizestes de Santo Antônio de Pádua modelo dos operários evangélicos e especial patrono da nossa família religiosa, por sua intercessão, concedei a nós e aos nossos benfeitores a saúde da alma e do corpo, para que Vos amemos de todo coração e realizemos tudo o que é agradável à vossa vontade. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

9

ORAÇÃO PARA PEDIR GRAÇAS POR INTERCESSÃO DA MADRE NAZARENA Ó Deus nosso Pai, que em todo o tempo e lugar iluminais a Igreja com o testemunho de vossos santos, eu vos dou graças pela vida e exemplo da Madre Maria Nazarena Majone. O Espírito de vosso Filho imprimiu no seu coração o sinal do amor a Vós e ao próximo e a tornou incansável na propagação da oração pelas vocações. Eu Vos peço que glorifiqueis sobre a terra a vossa serva fiel e concedeime a graça que de Vós espero por sua intercessão... Dai-me viver uma vida autenticamente cristã e caminhar sempre no amor. Por Cristo Senhor Nosso. Amém. ORAÇÃO PELA GLORIFICAÇÃO A MADRE NAZARENA MAJONE (no dia 25 de cada mês) Ó Pai, fonte única de toda santidade, admirável em todos os vossos santos, nós Vos damos graças porque colocastes a Madre Maria Nazarena Majone como Cofundadora da nossa família religiosa. Por amor ao vosso Filho e a exemplo de sua missão, com zelo forte e generoso, ela consagrou sua vida ao serviço dos órfãos, dos pobres e da oração pelas vocações. Glorificai aqui na terra a vossa serva fiel, e a nós que recorremos à sua intercessão dai o mesmo espírito de santidade, para que impelidas por seu exemplo sejamos capazes de nos consumar pela Igreja. Por Cristo Senhor Nosso. Amém. ORAÇÃO A SANTO ANÍBAL MARIA (aos domingos) 1. Santo Aníbal Maria, tu que através do Rogate foste escolhido por Deus para dar vida a nossa família religiosa, intercede por nós para que possamos ser autênticas Filhas do Divino Zelo e assim outras jovens possam seguir o mesmo caminho de santidade que percorreste. 2. Faze que animadas por um fervoroso espírito de oração saibamos zelar os interesses do Coração Santíssimo de Jesus, no serviço aos pequenos e aos pobres e no cuidado das vocações. T. Pedimos por toda a Igreja, para que tenha operários santos, anunciadores do amor de Deus, que distribuam o pão da caridade a este mundo que tanto necessita. Amém.


10

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÕES VOCACIONAIS ORAÇÕES A DEUS PAI 1. PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, Vós prometestes não deixar-nos órfãos. Continuai presente em nosso meio na pessoa dos ministros santos e santificadores. Santificado seja o Vosso nome, Mediante o ministério de sacerdotes que, revestidos do sacerdócio de Cristo, Vos façam conhecido e amado por todos os povos. Venha a nós o Vosso Reino Reino da verdade e da vida; Reino da santidade e da graça; Reino da justiça e da paz, para que todas as criaturas, livres da escravidão da corrupção, possam participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Céu Vós quereis que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade. Continuai mandando à vossa Igreja os ministros sagrados para ensinarem as verdades que conduzem para o céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje Não nos deixeis faltar quem parta o pão da Palavra e da Eucaristia. Perdoai os nossos pecados, como nós perdoamos a quem nos ofendeu Mandai ao vosso povo sacerdotes que, através do sacramento da Penitência reconciliam os pecadores convosco e com a Igreja. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Perdoai as nossas culpas, afastai de nós os castigos merecidos e fazei que, pela pregação de vossos ministros, todas as pessoas escutem a vossa voz que chama a amar, a fazer o bem e a evitar o mal. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

11

2. PAI NOSSO QUE ESTAS NO CÉU, tu que nos prometeste não nos deixar sozinhos, envia os teus santos ministros que nos dão a vida do espírito, com a nutrição da fé e da caridade. Santificado seja o teu nome, pelo ministério dos teus escolhidos que, cheios do teu Espírito Santo, te façam conhecer e amar por todos os povos da terra. Venha o teu reino e seja edificado pelos teus ministros fieis com a santidade de sua vida e repletos de Zelo pela tua glória e pela salvação da humanidade. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Pai eterno, não cesses de prover a tua Igreja de ministros santos, para que todos os povos sigam os teus Mandamentos. Dá-nos hoje o nosso pão quotidiano, o pão da tua graça, que alimenta as pessoas no dom dos Sacramentos. Suplicamos-te que enriqueçais a tua Igreja de ministros escolhidos para comunicar a todas as pessoas a tua graça inefável. Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, envia no meio do povo, Senhor, sacerdotes escolhidos e fiéis, que tratem com amor e santidade o Sacramento da Reconciliação e muitas pessoas sejam conduzidas a ti. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; se os nossos pecados nos privam da tua misericórdia, nós te suplicamos: envia ministros que sejam conforme o teu Coração e com o Zelo e o sacrifício de si mesmos, ocupem-se de preservar as pessoas do pecado e guiá-las para o bem. Amém. 3. PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, suscitai santas vocações sacerdotais. Para que seja santificado o vosso nome, enviai operários para a vossa Messe. Para que venha o vosso reino, enviai os vossos apóstolos. Para que seja feita a vossa vontade, como no céu, assim na terra, doai-nos muitos e santos ministros. Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia, pelas mãos dos vossos escolhidos. Perdoainos as nossas ofensas, pelo ministério dos vossos sacerdotes. Não nos deixeis cair em tentação, Mas livrai-nos do mal. Amém.


12

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

4. Ó DEUS, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o vosso Filho nos disse: “Em verdade vos digo, tudo que pedirdes ao Pai no meu nome, Ele vo-lo dará”, e disse ainda: “Até agora nada recebestes porque não pedistes em meu nome; pedi no meu nome e obtereis para que a vossa alegria seja plena”. Pai Santo, por amor do vosso Amado Filho, pelos méritos do seu sangue, por tudo o que na vida disse e sofreu para glorificar-vos, ouvi-nos: mandai à Igreja numerosos e santos operários. Amém. 5. Ó ETERNO DEUS, vós que sois misericórdia, acolhei benignamente as nossas orações e dignai-vos promover a salvação e a santificação da humanidade mediante o ministério dos bons e santos operários evangélicos. Senhor Deus, mandai para a conversão dos pecadores os representantes do vosso Divino Filho aos quais foi dado o poder de ligar e desligar. Dignai-vos, Senhor, conceder a maior de todas as misericórdias aos povos: enviai-lhes os vossos sacerdotes. Senhor Deus, vede o mísero estado a que se reduziram tantas nações! Reconduzi-os à salvação por meio dos vossos ministros. Nós vos recomendamos, Senhor, o nosso santo Padre o Papa, para que o sustenteis e o conduzais à vida eterna; os bispos, para que os façais resplandecer pela santidade e doutrina na vossa Igreja; os sacerdotes, para que cumpram os diversos afazeres do santo ministério; e todos os clérigos para que cresçam na santidade. Amém. 6. Ó DEUS, de quem derivam os santos desejos, os retos conselhos e as obras justas, dai a todos os povos aquela paz que o mundo não pode dar, para que todos empenhados em vos servir, vivam sob vossa proteção. Inflamai, ó Deus, com vosso amor os vossos ministros, enchei-os do Espírito Santo, para que conquistem o mundo para Vós pelo ministério da palavra e a santidade de vida. Nós vos pedimos, Senhor: não olheis para nossas iniquidades, mas para a vossa eterna caridade, pela qual criastes os seres humanos e os remistes, mandando o vosso próprio Filho para redenção eterna de todas as pessoas e a remissão dos pecados. Vinde e levai ao bom termo as ações de vossos ministros com vossas divinas inspirações, para que tudo o que fizerem em Vós tenha seu início, e por Vós alcancem a sua realização. Tudo isto vos pedimos pelos méritos e


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

13

em nome de vosso Divino Filho e nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco e com o Espírito Santo vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém. 7. DEUS E SENHOR NOSSO, quereis que todas as pessoas se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Olhai para a vossa Igreja e enviai-lhe novos servidores e servidoras que anunciem o Evangelho a todas as nações. Que todo o vosso povo, convocado pela vossa Palavra e sustentado pela graça batismal, avance para águas mais profundas, no caminho da caridade, do serviço e da missão. Dai-nos o espírito missionário de Cristo e da vossa Igreja, a fim de conduzirmos todo o rebanho à luz do Evangelho. Maria, Mãe dos missionários, rogai por nós, agora e sempre. Amém.  8. DEUS PAI DE BONDADE, enviastes vosso Filho Jesus para habitar no meio de nós, como irmão e companheiro de caminhada nas diferentes culturas. Iluminados pelo Espírito Santo, vos pedimos a graça de concretizar, com vibração, entusiasmo e alegria, nossa vocação. Dai-nos forças para seguir Jesus Cristo, no serviço e no diálogo, anunciando-o e testemunhando-o no partir e repartir o pão com todos. Despertai vocações missionárias e tornai fortes na fé os que anunciam o Evangelho, dando-lhes coragem para irem às pessoas, grupos e ambientes onde vosso nome não é conhecido ou está esquecido. Maria, Mãe de Deus e nossa, suscitai em todas as pessoas a esperança e o compromisso de construir um mundo de justiça e de paz para todos. Amém. 9. Ó DEUS, que viveis eternamente sem começo e sem fim e sois a origem de toda criatura, escutai a nossa oração. Nós vos oferecemos os pensamentos, as ações e as obras desta jornada a fim de que, com a vossa graça, possais amadurecer as sementes de vocação que, de mãos cheias, semeais no campo da Igreja e muitos jovens escolham buscar-vos em seus irmãos e irmãs e servi-los de todo coração como único ideal de vida. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


14

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

10. Ó PAI, no teu grande amor pela humanidade, mandaste teu Filho para salvá-la. Vemos que o trabalho é muito e os operários são poucos. Em muitos lugares, há igrejas fechadas, crianças e velhos desamparados, operários e agricultores roubados em seus direitos, comunidades sem sacerdotes. Por isso te pedimos, por intercessão da Virgem Maria: envia-nos padres, irmãos e irmãs, missionários e leigos dispostos a se doarem aos irmãos. Santifica e conserva os que já nos deste. Que a Igreja sempre disponha de operários vindos de nossas famílias, para cumprir a sua missão de levar o Evangelho a todos os povos. Amém. 11. Ó DEUS, Pai de amor e de bondade, Senhor da história: queremos viver intensamente a comunhão convosco, ó Trindade Santa. Iluminados por vossa Palavra queremos dizer sim à vida que brota da Eucaristia, “fonte e ápice da vida cristã.”  Ajudai-nos a ser portadores de esperança num mundo marcado por uma cultura de morte. Ajudai-nos a construir comunidades vivas, e a viver como irmãos e irmãs. Queremos, com a força do vosso Espírito, estar a serviço da Igreja, como missionários no mundo  sem fronteiras. Maria, Estrela da Evangelização, ajudai-nos a dar  nosso “Sim” ao projeto de vosso Filho, Jesus Cristo. Amém. 12. Ó DEUS, criador do mundo, Pai de toda a humanidade, nós vos louvamos e vos damos graças por nos terdes chamado e consagrado a Vós a fim de que, seguindo os Conselhos do Evangelho, vivamos para a glória do vosso Nome e para a salvação da humanidade. Enviai sobre nós o Dom do Espírito, resplandeça em nós, ó Pai, a face de Cristo, para que sua presença seja visível na Igreja. Com a vossa ajuda, fazei que guardemos livre o nosso coração, a fim de podermos assumir os sofrimentos dos irmãos e irmãs, servindo a Cristo sofredor em seus membros. Que nos acontecimentos humanos, saibamos enxergar a vossa providência Paterna que nos guia. Por Cristo nosso Senhor. Amém! 13. OBRIGADA, SENHOR! Eu acredito na minha vocação, na vocação que abracei com generosidade livre e espontânea, seguindo


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

15

teu dom de amor. Sou frágil, humana, limitada, longe ainda daquilo que eu desejaria ser, confrontando teu Evangelho de luz e santidade. Mas sinto-me instrumento de predileção e de graça, dentro dos planos maravilhosos do Pai, colaboradora humilde na construção de tua obra redentora no mundo. E renovo o meu ofertório de renúncia, generosidade e alegria a cada amanhecer. Meus talentos, minhas forças, meu corpo, minhas limitações, meu coração, minha criatividade, tudo ofereço. Todo meu ser te pertence, Senhor. Muitos não entendem. É preciso caminhar na fé, na esperança, para entender: ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Eu creio no sentido profundo do meu ofertório da vida inteira, no altar da consagração e sorrio agradecida, cantando hinos de louvor ao Pai; porque sei em quem acredito, porque estou a serviço das pessoas na Igreja como Religiosa, acredito em teu reino, Senhor. Amém. 14. TRINDADE SANTA, Deus da vida e do amor, somos seguidoras e seguidores de Jesus, discípulos missionários a serviço das vocações. Como animadoras vocacionais, queremos responder ao mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”, incentivando a vocação dos cristãos leigos e leigas, à vida consagrada e aos ministérios ordenados, construindo uma Igreja corresponsável e ministerial. Buscamos uma Igreja fiel aos sinais dos tempos, samaritana, missionária e libertadora, que responda ao clamor do povo, em suas lutas e esperanças; e que testemunhe a Boa Nova do Reino, com a palavra e com a vida. Que Maria, a mãe de Jesus, e tantas testemunhas fiéis até o martírio, intercedam por nós. Amém!  15. Ó PAI, nós vos pedimos, pela ação do vosso Espírito Santo: chamai entre os jovens aqueles que deverão ser presença de Cristo, vosso Filho no serviço à juventude pobre e abandonada. Ensinailhes a percorrer os caminhos da oração, alimentar-se com a vossa Palavra, participar do banquete da Eucaristia, celebrar com alegria a vossa reconciliação, crescer no conhecimento das urgências do nosso tempo e amadurecer no caminho da sabedoria. Despertai neles o desejo de fazer da vida um dom, e dai aos seus sonhos


16

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

proféticos, sementes do vosso agir. Sustentai-os na caminhada e suscitai, ao lado deles, educadores capazes de construir, com eles, a sua santidade. Amém. 16. SENHOR DEUS, dissipai de nossos corações o sono da infidelidade. Erguei-nos de nossas quedas. Que sejamos vigilantes no vosso serviço, renunciemos às obras das trevas e sigamos sempre as pegadas do Vosso Filho Jesus. Ó Pai, que reunis o que está disperso e conservais o que está unido, velai sobre o rebanho de vosso Filho, para que a integridade da fé e os laços da caridade unam os que foram consagrados por um só. Amém. 17. SENHOR, pelo Batismo Vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa na salvação do mundo. Na messe, que é grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa missão de membros do povo de Deus. Qualquer que seja o chamado, cada um de nós seja verdadeiramente outro Cristo entre as pessoas. Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom de muitas e santas vocações presbiterais, diaconais, religiosas, missionárias e leigas de que a Igreja necessita. Amém. 18. SENHOR, são poucos os profetas decididos a lutar pela justiça e pelo amor. Multiplicai as vocações leigas: que vivam o Evangelho como agentes de transformação das relações familiares e sociais. Aumentai o número daqueles que servem o nosso povo no ministério sacerdotal e diaconal como animadores das comunidades cristãs e servidores da Palavra. Chamai muitos a seguir-vos na vida consagrada fraterna, orante, a serviço dos necessitados. Enviai, Senhor, jovens dispostos a servir, capazes de assumir os compromissos de sua fé e trabalhar pelo crescimento de vosso Reino. Amém. 19. Ó SENHOR, Vós sois o amparo dos que em Vós esperam. Sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo. Iluminai e reforçai a nossa vocação de batizados, à santidade. Redobrai de amor para


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

17

conosco para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam. Fazei que “não compliquemos as coisas simples e simplifiquemos as coisas complicadas”. Amém. 20. SENHOR, nós vossos filhos e filhas amados nos sentimos chamados e enviados a construir vosso reino. A messe é grande e necessita de mãos que cuidem e consolem. Ajudai-nos a trabalhar na acolhida de quem sofre e na transformação de tudo o que fere a dignidade humana. Que a exemplo de Santo Aníbal Maria e Madre Nazarena, sejamos testemunhas da misericórdia, anunciando ao mundo os valores da justiça, amor e compaixão. Enviai, Senhor, jovens para o vosso serviço e para o seguimento de vosso Filho. Iluminai, Divino Espírito, as Filhas do Divino Zelo, que buscam responder à sua vocação de “difundir no mundo o Deus da misericórdia”. Que seus corações e todo o seu ser permaneçam em vossa presença, e que suas vidas sejam de amor e doação. Que Maria, a Mãe da Messe, abençoe as nossas famílias, proteja as pessoas vocacionadas e as confirme em seu amor. Amém.


18

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÕES A CRISTO MEDIADOR 21. Ó JESUS, que viestes não para chamar os justos, mas os pecadores, nós nos prostramos aos vossos pés e choramos como Pedro sobre nossos pecados. Imploramos-vos, ó Senhor: colocai em obra o grande remédio que nos ensinais no santo Evangelho para que todas as almas se salvem: mandai por toda parte sacerdotes santos e numerosos. Santificai todos aqueles que são encaminhados para o sacerdócio, para que um dia apliquem-se com grande zelo em instruir as crianças na vossa verdade, em conquistar inúmeras almas com seu exemplo, com a palavra ardente, com sacrifício contínuo de si mesmo, com a oração incessante, com toda santa iniciativa, e convertam a Vós todos os pecadores para que o vosso dulcíssimo Coração seja infinitamente consolado. Amém. 22. Ó SENHOR JESUS, nós desejamos conhecer-vos, amarvos e servir-vos. Infundi em nós as virtudes do vosso dulcíssimo Coração; reinai no meio de nós com vosso divino amor; tomai em vossas mãos esta comunidade e infundi em nós o sopro vivificante da vossa graça. Fazei da nossa comunidade uma messe cara a Vós e mandai entre nós, novos operários evangélicos, vossos verdadeiros eleitos, vossos verdadeiros enamorados, que com zelo e virtude unam-se a nós e todos juntos nos empenhemos em conquistar almas e em santificar-nos para a maior consolação do vosso dulcíssimo Coração. Amém. 23. Ó SENHOR NOSSO e nosso Deus, Jesus, Sumo Bem, não existe graça que não concedais a quem peça com humilde confiança e com reta intenção. Nós, levados por vivo desejo de santas vocações para a nossa comunidade, aqui estamos a vossos pés confessando que somos indignos de qualquer graça e merecedores dos vossos castigos. Sabemos que Vós amais a misericórdia mais que o sacrifício, e que sois mais inclinado ao perdão que ao castigo. Vos suplicamos: acolhei no mais íntimo da vossa caridade esta nossa humilde súplica: dai-nos, ó Senhor, aquelas santas vocações que trazemos em nossa mente e em nossos desejos. Confirmai esses desejos, pois são desejos de vosso Coração. Atendei-nos. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

19

24. Ó ADORÁVEL JESUS, Vós que nos dissestes: “Se dois de vós sobre a terra concordarem em pedir alguma coisa, o meu Pai que está nos céus vo-la concederá”. Dissestes também: “pedi e vos será dado, procurai e achareis, batei e vos será aberto”. Vós empenhastes a vossa palavra dizendo: “Em verdade, em verdade vos digo: qualquer coisa que pedirdes ao Pai em meu nome, Eu o farei”. Apoiados por essas palavras, e seguros de sermos atendidos, nós vos suplicamos com um só coração e uma só mente, nós batemos e insistimos à porta da vossa misericórdia, apresentamos ao Pai o vosso Santíssimo Nome, os vossos divinos merecimentos, e por amor a Vós e com a vossa mesma oração suplicamos que nos concedais, sem mais demora, esta graça das graças, esta misericórdia das misericórdias: os operários evangélicos. Amém. 25. CORAÇÃO DULCÍSSIMO de Jesus, que dissestes: “Pedi ao Senhor da messe que mande operários a Sua messe”, destes-nos confiança de sermos atendidos. Para obedecer ao mandamento do Vosso Divino Zelo, nós vos suplicamos que vos digneis de mandar bons operários à santa Igreja e vos dirigimos para tal fim a mais eficaz das orações que nos ensinastes: Pai nosso… 26. CORAÇÃO DULCÍSSIMO de Jesus, que em toda a vossa vida mortal procurastes sempre a glória do Pai e o bem das almas, dignai-vos mandar à santa Igreja, bons operários evangélicos que com a santidade de vida e as fadigas apostólicas, glorifiquem incessantemente o Pai que está nos céus. Amém. 27. CORAÇÃO DULCÍSSIMO de Jesus, que fostes sedento de almas, pelo que, não vos contentastes em dar-vos todo inteiro por nós, mas deixastes sobre a terra o vosso eterno sacerdócio pela salvação de todos, tirai do vosso lado aberto ministros santos, que cheios de verdadeiro zelo conquistem para Vós inúmeras almas. Amém.


20

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

28. CORAÇÃO MISERICORDIOSO de Jesus, que dissestes: “A messe é grande, mas os operários são poucos, pedi, pois ao Senhor da messe que mande operários a sua messe”. Para obedecer a esse mandamento, nós vos suplicamos ardentemente que vos digneis suscitar homens apostólicos no mundo inteiro, que ardentes de vosso amor e do zelo pela vossa glória e pela salvação das almas, sejam dignos representantes vossos, ministros escolhidos, sacerdócio régio. Por vossa piedade, ó Jesus, concedei à Igreja essa grande graça, sem considerar os nossos pecados, mas a vossa maior glória. Amém. 29. NÓS VOS RECOMENDAMOS, Senhor Jesus, o Papa, os bispos e todo o clero, especialmente o bispo da nossa diocese. Mandai sacerdotes numerosos e santos à Igreja e em nossa comunidade. Nós vos recomendamos nossos familiares, as santas almas do purgatório, todos os aflitos e os moribundos. Ó Jesus, convertei os pecadores, abençoai a todos, salvai a todos. Amém. 30. CORAÇÃO DULCÍSSIMO de Jesus, que dissestes para pedir ao Senhor da messe que mande bons operários a sua messe, nós vos suplicamos: mandai à Santa Igreja os vossos ministros que, cheios de vosso Espírito, conduzam todas as almas à vida eterna. Senhor da messe, dignai-vos mandar bons operários a vossa messe. Amém. 31. Ó CORAÇÃO compassivo de Jesus, cheguem à vossa presença os gemidos e suspiros que a vós elevamos. Vimos pedir-vos uma grande e imensa misericórdia, em prol da santa Igreja e da salvação das almas: dignai-vos enviar santos sacerdotes entre todos os povos. Piedosíssimo Jesus, Vós passastes suspirando pelas cidades da Judeia, e vendo aquelas multidões abandonadas como rebanho sem pastor, dissestes: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe, que envie operários a Sua messe”. Vós sois o Senhor da messe, sois o místico agricultor que plantastes a vinha das almas e a regastes com o vosso Preciosismo Sangue. Vós formastes a vossa Igreja como um campo florido, um jardim fechado, em que vos comprazeis recolher flores de santas virtudes e


21

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

frutos de boas obras; e esses frutos são agradáveis ao vosso paladar. Vós tendes fome e sede de almas, dulcíssimo Jesus, e o vosso Coração amante se consome de amor. Tornou-se escasso o número de agricultores de vossa vinha. Tornaram-se poucos os bons operários na vossa Igreja. A luz do mundo se eclipsa, e os povos ficam nas trevas da ignorância e do pecado, portanto as pobres almas perecem, Satanás devora a presa, as crianças pedem o pão da vida, e não há quem o reparta com elas. ***** Ó Senhor Deus, movei-vos à compaixão por tal situação tão miserável, a que foram reduzidas tantas cidades, e especialmente tantas pequenas vilas do campo, por falta de bons operários evangélicos. Ó Senhor da messe, enviai santos operários a vossa messe. Ó Bom Pastor das almas, enviai os vossos representantes para salvar o místico rebanho das ciladas do lobo infernal. Nós vos suplicamos ardentemente com as palavras do profeta Daniel: por vosso amor, ó Senhor, fazei irradiar a vossa face sobre o vosso santuário desolado (9,17). É verdade, Senhor Jesus, que nós não merecemos ser atendidos, e que vós não precisais de nós criaturas para serdes infinitamente glorioso e feliz; mas é também verdade que o vosso Coração amantíssimo geme e se aflige pelas almas que se perdem, e por outro lado se alegra e exulta quando as almas são edificadas, santificadas e conduzidas à vida eterna, por meio dos bons operários. Fazei-o, portanto, por amor a vós mesmo, isto é, para consolação do vosso Coração amorosíssimo: enviai santos operários à vossa messe. Nós vos suplicamos com aqueles ardentes suspiros, com os quais os profetas e os patriarcas suspiravam pela vossa vinda sobre a terra. Que as nuvens do céu chovam o Justo! – diziam eles - e a terra germine o Salvador; e nós exclamamos com gemidos ainda mais ardentes: abra-se, ó Jesus, o vosso divino Coração, e dele venham para a vossa Igreja, bons e santos operários. Sim, tirai-os do íntimo do vosso Sagrado Coração, vós que sois onipotente para tirar filhos de Abraão até mesmo das pedras. Tirai-os daquela fornalha ardente de caridade, enriquecei a vossa Igreja com este grande e inestimável tesouro de bons operários. *****


22

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Senhor Jesus, dignai-vos mandar o sopro onipotente da santa vocação aos corações de tantos jovens cujo espírito sinta-se disposto aos influxos da vossa graça, vós que chamastes Mateus da banca de impostos; Pedro, André, Tiago e João, das redes. Senhor Jesus, que sois infinitamente providente e amoroso, dignai-vos conceder os meios oportunos a todos os que quiserdes chamar, afim de que correspondam à santa vocação, e se tornem, de verdade, sal da terra e luz do mundo. Sacerdotes para toda a Igreja nós vos pedimos, para todas as cidades, para todos os lugarejos do campo, para todas as regiões de infiéis, e vos pedimos que eles sejam segundo o vosso Coração. Vós dissestes: Farei surgir para meu serviço um sacerdote fiel que agirá segundo o meu Coração; nós vos suplicamos: fazei surgir sacerdotes fiéis que ajam segundo o vosso Coração. Formai-os cheios do vosso Santo Espírito e da compreensão dos mistérios divinos, desapegados de tudo que é terreno, alheios a todo interesse mundano, instruídos na ciência dos santos e na perfeição cristã, especialistas na disciplina eclesiástica e devorados pelo zelo puríssimo da vossa glória e da salvação das almas. Criai, ó Senhor onipotente, uma geração de Levitas santos, um exército eleito de ministros dignos do vosso santuário. ***** Se é grande demais esta graça que pedimos, e se grandes são os pecados das nações, lembrai-vos, ó piedosíssimo Jesus, de que maior que a nossa malícia é a vossa misericórdia. Cumulai com a vossa graça onde o pecado persiste. Senhor supremo do místico campo, ouvi-nos: enviai santos operários e operárias para vossa messe, por amor de Maria Santíssima, vossa Mãe e Mãe da Igreja. Lembrai-vos de que os seus lamentos atingiram o vosso Coração, quando com seus suspiros, como uma rolinha, rezou pelo gênero humano e apressou a vossa vinda sobre a terra. Portanto, vos apresentamos as lamentações de Maria, seus votos, suas lágrimas, suas fervorosas súplicas e os seus méritos que são méritos vossos. Por amor de Maria Santíssima, por amor de vós mesmo, para consolação do vosso Coração amante, ouvi-nos, atendei-nos, apressai-vos, não tardeis: por amor a vós, ó Senhor, fazei irradiar a vossa face sobre o vosso santuário, que está desolado. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

23

32. AMABILÍSSIMO SENHOR JESUS, que a preço de vosso sangue remistes o mundo, volvei o olhar sobre a humanidade, que ainda jaz, em grande parte, nas trevas do erro e fazei resplandecer sobre ela a luz da verdade. Multiplicai, Senhor, os Apóstolos do vosso Evangelho, abençoai, com a vossa graça o seu zelo e as suas fadigas, e todos se convertam a vós, seu Criador e Redentor. Apressai, ó amantíssimo Salvador, o advento do vosso reino sobre a terra, atraí ao vosso Coração divino todos os homens, para que todos possam participar da vossa redenção na felicidade eterna do Paraíso. Amém. 33. JESUS, vos apresentamos aqueles que chamastes para serem vossos eleitos ministros. Que a plenitude das vossas graças prepare estes filhos dos homens, para que possais encontrar neles a vossa alegria e eles em vós. Nós vos suplicamos: santificai desde a juventude todos os clérigos do mundo. Pelo Sangue precioso que derramastes, pela sede ardente de almas, santificai aqueles que deverão ser os salvadores de almas. Eis, ó Senhor, todos os clérigos do mundo, guardai-os como a pupila dos vossos olhos, recebei-os como oblação pura. Nós vos suplicamos, Jesus, conduzi-os no caminho certo, nas retas intenções, nos costumes puros, assíduos na oração e fervorosos na piedade, observantes na disciplina, recolhidos no silêncio e no estudo, diligentes na ciência eclesiástica. Fazei, ó Jesus, que a semelhança de vós, cresçam na graça e na verdade diante de Deus e diante dos homens. Nós vos pedimos: que eles ardam de amor por vós no sacramento da Eucaristia, para que os transformeis e os inflameis com o puríssimo zelo da vossa glória e da salvação das almas. Amém. 34. SENHOR, que sois a expectativa de Israel e no tempo da tribulação sois o Salvador, olhai propício do céu esta vinha, enchei de água fecunda os seus riachos, multiplicai os seus rebentos; tornai-a perfeita, pois é a vossa direita, Senhor, que a plantou. Grande na verdade é a messe, mas os operários são poucos. Portanto pedimos a vós, Senhor da messe, que vos digneis mandar operários a messe. Multiplicai a família e aumentai-lhe a alegria, para que sejam edificados os muros de Jerusalém. É vossa, Senhor, esta casa;


24

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

vos suplicamos que as pedra que a edificam tenham sido colocadas por vossa santíssima mão, e também os que chamastes a edifica-la; conservai-os no vosso nome e santificai-os na verdade. Amém. 35. Ó ADORABILÍSSIMO Senhor Jesus, a vós, oculto no mais inefável mistério do vosso infinito amor, elevamos nossos ardentes lamentos. Ó Redentor da família humana, dignai-vos mandar bons operários evangélicos para a salvação de todos os povos. Se vós silenciais escondido sob as espécies eucarísticas, não se cale o vosso divino Coração, não se cale a vossa Palavra onipotente; com vossos dardos amorosos chamai os adolescentes ao sacerdócio; fazei ouvir a vossa dulcíssima voz dos sagrados Tabernáculos em todas as cidades católicas, e chamai ao vosso Santuário, tantos jovens e meninos bem dispostos. Ó Jesus Sacramentado, que estais em nosso meio e passais por nossas estradas como passastes pelas ruas de Jerusalém, renovai os milagres das vocações que operastes nas pessoas dos apóstolos. Jesus, providente e amoroso, por este mistério de amor e de fé, nós vos pedimos: não rejeiteis a nossa súplica. Lembrai-vos de que de um parto gêmeo de amor infinito nasceram do vosso Coração, estes dois Sacramentos: a Eucaristia e o Sacerdócio. Lembrai-vos de que apenas terminastes o grande milagre da Ceia, formastes os sacerdotes, aos quais destes o poder de consagrar o vosso Corpo e o vosso Sangue. Por aquele amor que vos fez permanecer para sempre conosco Sacramentado, dignaivos mandar numerosos e santos ministros que vos conheçam e vos amem, vos consagrem e vos ofereçam na santa Missa ao Eterno Pai, vos glorifiquem com boas obras, vos tornem conhecido pelos povos com a divina Palavra, vos tornem amado pelos pobres e pelas crianças, vos distribuam como alimento aos fiéis e zelem pela honra e o decoro do vosso santuário. Amantíssimo Coração do sumo Bem Sacramentado, vede a vossa Igreja que geme e suspira, vede as pobres almas que se perdem por falta de bons operários; dignai-vos atender as ardentes súplicas que nós vossas pobres criaturas elevamos até a vossa divina presença. Atendei-nos, Senhor benigno, atendei-nos, Senhor misericordioso, atendei-nos logo, pela vossa infinita caridade, para a maior consolação do vosso divino Coração. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

25

36. Ó AMABILÍSSIMO JESUS, que redimistes o mundo com o preço do vosso Sangue, olhai para a humanidade, que jaz nas trevas do erro e fazei resplandecer sobre ela a luz da verdade; multiplicai, Senhor, os apóstolos do Evangelho, abençoai as suas fadigas para que eles se convertam a Vós, Criador e Redentor. Apressai, ó Jesus, a vinda do vosso Reino sobre a terra, atraí todas as pessoas ao vosso divino Coração, para que participem de vossa redenção, na glória eterna. Amém. 37. SENHOR JESUS, que nos mandastes implorar operários para a vossa Messe, cheias de confiança, pedimos que, por vossa bondade, envieis à vossa Igreja, muitos e santos sacerdotes, dedicados leigos e numerosos religiosos para o desenvolvimento do vosso Reino e para a salvação de toda a humanidade. Senhor da divina messe, não demoreis em mandar os vossos operários a todas as camadas da sociedade. E todos terão a alegria de conhecer-vos e amar-vos melhor. Nós imploramos: enviai, Senhor, apóstolos santos a vossa Igreja. 38. Ó JESUS ADORÁVEL, quando passastes com teus primeiros vocacionados pela terra da Judeia, viste aquelas pessoas como espigas maduras e abandonadas, porque não havia quem as recolhesse. Deixaste escapar, então, um ardente suspiro, manifestando o Zelo Divino do teu Coração, com as palavras: “Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários a sua messe”. Nós acolhemos em nossos corações aquelas preciosas palavras e sabemos o quanto desejas que a Igreja seja enriquecida com vocações generosas e santas que, chamadas por ti, abandonem qualquer interesse terreno para se dedicarem à glória de Deus e à salvação da humanidade. Nós te suplicamos, Senhor, que envies, sem demora, o sopro onipotente da santa vocação a muitos jovens e que lhes concedas a graça da perseverança na missão. Amém. 39. SENHOR JESUS, que nos ensinastes a pedir ao Pai que envie operários para a vossa vinha, fazei que tenhamos sempre famílias e comunidades verdadeiramente cristãs, berço de vocações. Despertai


26

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

em nossos jovens o ideal de seguir-vos, a vontade firme de dedicar-se ao vosso serviço, para continuarem a vossa missão, junto ao povo de Deus. Suscitai, entre o povo, sacerdotes, religiosos e religiosas que, na inspiração da Eucaristia e da Virgem Maria, realizem o projeto missionário do Reino. Fortalecei a vontade dos escolhidos, para que sejam atentos em escutar a vossa voz e sigam corajosos, as inspirações do vosso Espírito. Dai perseverança e coragem a todos os chamados para a missão: leigos, bispos, padres e religiosos, para que desempenhem com amor e fidelidade o seu ministério na Igreja. Ó Mãe da Eucaristia, intercedei por nós. Abençoai todos os que foram escolhidos para o serviço do Reino. Amém. 40. SENHOR JESUS, escutai a oração que confiantes vos dirigimos: pedimos à vossa bondade os sacerdotes santos e numerosos para atender às necessidades da vossa Igreja. Despertai, por isso, pessoas generosas e abertas que saibam dar o esplêndido e singular testemunho de oferecer a própria vida em prol do Evangelho e de cumprir a vossa vontade. Chamai a Vós moças e rapazes que se doem com toda a jovem força espiritual, tornando-os vossos ministros, dispensadores dos divinos mistérios e verdadeiros pastores, segundo o vosso Coração, ó Cristo Jesus, nosso Mestre e nosso Pastor. Amém. 41. SENHOR JESUS, que ordenastes aos apóstolos lançarem mais uma vez as redes para a pesca, a  serem vossas testemunhas no mundo fazei que muitas pessoas  bem dispostas sejam capazes de fazer de si um dom total, escutando a vossa voz. Envia-nos sacerdotes santos, que renovem, a vossa presença vivificadora. Suscitai pessoas que se tornem fermento na Igreja: vocações que se doem a  tantos irmãos e irmãs que esperam por vossa Palavra. Fazei desabrochar entre os leigos várias formas de servir ao Evangelho. A nós, dai a graça de dedicar inteiramente a nossa vida ao serviço do vosso Reino de justiça, de verdade, de amor e de paz. Amém. 42. SENHOR, que para continuar vossa missão de salvar a humanidade, instituístes o sacerdócio, acolhei nossa súplica: dai-nos santos


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

27

e numerosos sacerdotes e religiosos. Despertai, em nossas famílias muitas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Abençoai os sacrifícios de todas as pessoas generosas, dedicadas ao serviço da Igreja. Dai aos sacerdotes, religiosos e religiosas a alegria e a perseverança no trabalho em vossa vinha. Senhor, por meio de Maria, vossa e nossa Mãe, concedei-nos as vocações de que a Igreja necessita. Amém! 43. Ó CORAÇÕES de Jesus e de Maria Imaculada, a Vós nos dirigimos com confiança para suplicar-vos que nos santifiqueis, que façais crescer e perseverar no espírito da nossa Congregação. Fazei que tantas jovens ouçam o vosso chamado. Chamai ao vosso segmento pessoas dóceis, segundo o vosso espírito, que saibam viver o mandato divino: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários à sua messe”. Nós vos pedimos filhas dóceis, que saibam escutarvos; virgens prudentes e vigilantes, que tenham as lâmpadas da fé e do fervor sempre acesas, pessoas fortes, constantes, humildes, sinceras e simples como as pombas, que tenham o pensamento e o afeto sempre voltados para Vós, corações Santíssimos de Jesus e de Maria e que não tenham outro gosto senão o de fazer e viver a vossa vontade. Nós vos pedimos verdadeiras Filhas do Divino Zelo. Amém. 44. SENHOR, Mestre e companheiro, Jesus de Nazaré, Filho de Deus e Filho da Virgem Maria: Escuta-nos! Tu, que chamaste os doze, na hora primeira da Igreja e nos ensinaste a pedir mais braços para a messe, que é muita; Tu, que vens sustentando com teu Espírito e com tua Eucaristia, no despojamento e no celibato, nas bem-aventuranças e na cruz, para o serviço e a contemplação, para a missão e martírio; Tu, que és o Ressuscitado, vencedor de todas as mortes, Páscoa nossa verdadeira: escuta-nos! Que não se diga que já não tens palavras de vida eterna! Que não se diga que já não vale a pena perder por ti a vida! Escuta-nos e chama! Convocanos, Jesus! Ainda há juventude em nossa Pátria Grande. Ainda não acabou, em nosso meio, a raça dos profetas e dos mártires. Ainda temos sede do amor maior. Ainda somos capazes de viver teu Evangelho. Queremos seguir-te. Podemos beber teu cálice. Prosseguire-


28

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

mos tua Missão de anunciar a Boa Nova aos pobres, de libertar os cativos, de abrir os olhos dos cegos e proclamar para todos, o tempo novo da graça. Como o Pai te enviou, envia-nos à glória do próprio Pai e na comunhão do Espírito, para a salvação do mundo. Amém. 45. Ó AMABILÍSSIMOS Corações de Jesus e de Maria, enviai jovens fieis que edifiquem e sejam sementes fecundas de santo crescimento para o nosso Instituto; jovens amadas por Vós, dons generosos de vossa divina bondade, filhas dóceis, que tenham ouvidos atentos à escuta da vossa voz; que fazendo a opção pelo Reino, sejam fortes, constantes, humildes, sinceras e simples na doação total a Vós; que tenham o olhar puro da reta intenção; que em suas preocupações e afetos não tenham outro desejo que o de sacrificarse pela propagação da Rogação Evangélica, pelos vossos interesses divinos, pela salvação da humanidade e suplicar diariamente bons operários para a santa Igreja. Por vossos sofrimentos, ó Corações Santíssimos, vos suplicamos: apressai-vos em atender a nossa súplica. Amém. 46. SENHOR, ajudai-nos a sermos sensíveis às necessidades da humanidade e a dizer SIM dedicando o tempo, a vida, a alegria, os dons a serviço da justiça e da fraternidade. Libertai-nos do egoísmo, da ambição e do fechamento. Queremos escutar os vossos apelos e dos irmãos e irmãs. Enviai o vosso Espírito sobre nós, para que iluminadas por vós colaboremos na construção de um mundo onde todos se sintam mais irmãos. Amém. 47. ENVIAI À VOSSA IGREJA, SENHOR, santos sacerdotes que colaborem com os bispos na santificação da humanidade. Enviai diáconos que, em comunhão com os bispos e os presbíteros, anunciem a vossa Palavra de vida. Chamai a seguir-vos na Vida Religiosa tantas pessoas dispostas que doem a vida ao serviço do Evangelho e o tornem acreditável através de uma vida santa. Desabrochai nos leigos, nos consagrados e nos institutos seculares, o emprego de vida para contribuírem na obra da evangelização. Aumentai o número dos missionários para que toda a humanidade


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

29

vos conheça e vos ame. Virgem Imaculada, Mãe do Verdadeiro Deus e Mãe da Igreja, olhai quanto é grande a messe e intercedei juntamente ao Senhor para que inspire fome de santidade em todo o povo de Deus e conceda vocações abundantes para o sacerdócio e para a Vida Religiosa, fortes na fé e zelantes dispensadores dos Mistérios de Deus. Amém. 48. JESUS, MESTRE DIVINO, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que sejam fieis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda humanidade. Amém. 49. SENHOR JESUS, mestre, companheiro e pastor do rebanho. Envia homens e mulheres corajosos a dar uma resposta aos apelos e anseios do teu povo. Olha, Senhor os vocacionados ao sacerdócio, à vida religiosa, leigos e missionários. Olha, também, para aqueles que ainda não descobriram sua vocação. Desperta cada pessoa para a missão. Anima as nossas famílias para a oração e a fé, seguindo o exemplo da Sagrada Família e continua a chamar os filhos e filhas de nossas comunidades eclesiais, para que colaborem na divulgação da tua Mensagem. Faze de nossas dioceses, paróquias e comunidades, celeiros de vocações para o crescimento do teu Reino. Senhor de infinita bondade, que ao ouvirmos tua voz possamos entender a vida plena, servindo Jesus no irmão empobrecido e sem rumo. Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa Mãe, dai coragem e perseverança aos que são chamados para a missão. Espírito Santo, confirma no amor do Pai, todos nós e aqueles que Ele chamou, consagrou e enviou para evangelizar o teu povo. Amém! 50. SENHOR JESUS, Bom Pastor e irmão nosso, viestes habitar no meio de nós, trazendo vida  e esperança, a este  mundo, casa de todos. Concedei-nos, sob a proteção de Maria, que vosso Espírito Santo dê novo ardor missionário à Igreja para anunciar o Evangelho


30

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

a todas as culturas. Aumentai as vocações, a fim de que não faltem Evangelizadores para a missão, aqui e além-fronteiras. Amém.  51. Ó JESUS, sumo e eterno sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do vosso Coração Amabilíssimo onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai ilibadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias em vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo vosso Sangue Preciosíssimo. Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do vosso glorioso Sacerdócio. Fazeios crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em vosso Corpo e Sangue, também o poder de transformar os corações das pessoas. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia, a coroa da vida eterna. Amém. 52. DIR: para que com nossa alegria, testemunhemos a beleza da Vida Religiosa: uma alegria que transpareça nos nossos olhos e nas nossas atitudes além das palavras, manifestando claramente a quem nos olha a consciência de possuirmos o “tesouro escondido”, a “pérola preciosa”, cuja posse justifica qualquer espécie de renúncia, conforme o Conselho Evangélico. (Cf. Mt 13, 44-45) TODOS: Jesus dulcíssimo, que percorrestes as estradas da Palestina, anunciando a vossa Palavra de perdão e de paz; que com o sorriso nos olhos cheios de infinito curastes tantos pobres e infelizes, apontando-lhes o céu, que, sobretudo quisestes entregar vossa própria vida pela humanidade, imolando-vos sobre a cruz, reacendei em nós a chama do vosso zelo. Vós nos chamastes para perto de Vós, para cumprirmos a vossa própria missão. O povo espera por nós, espera por nossa santidade. Se formos inflamadas de vosso zelo, ele se tornará santo. Não vamos a vós sozinhas: junto conosco vão muitas pessoas que não conhecemos e que também devemos guiar. Dai-nos, ó Jesus, junto com a paixão por Vós a paixão pela multidão cansada e abatida. Como as vossas abram-se nossas mãos para elas. Inflamai os nossos corações com o ardor


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

31

do vosso amor. Concedei-nos contemplar na vossa face a face da humanidade. Amém. 53. SENHOR JESUS, contai comigo para indicar o vosso caminho aos outros. Vós me pedis mais coragem para atender ao vosso chamado. Sei que esperais minha resposta. Estou aqui, Senhor, assim como sou. Por isso, eu também preciso de Vós. Quero que a minha vida seja para continuar a vossa missão de amor, de amizade e de perdão com os irmãos e irmãs que andam comigo. Dai-me ânimo para que eu possa ajudar a anunciar a vossa Palavra a fim de construir um mundo melhor. Se me chamais, Senhor, guiai-me em vosso caminho, para ser feliz e fazer os outros felizes. Amém. 54. SENHOR JESUS, foi com muito amor e depois de muita oração que escolhestes e chamastes os apóstolos para vos servirem. Também hoje convidai muitos jovens – rapazes e moças – para o serviço na comunidade. Reparti com generosidade, entre a juventude, a graça da vocação sacerdotal, diaconal, religiosa e missionária. Mostrai-lhes o caminho que devem seguir e que ministério assumir para melhor servir o povo de Deus. Infundi-lhes o espírito de profeta para que, com destemor e generosidade, ajudem a transformar as estruturas injustas deste mundo. Amém. 55. SENHOR JESUS CRISTO, Salvador e irmão nosso, cumprimos a vossa ordem de rezar para que tenhamos sempre mais e bons padres, diáconos, religiosos, religiosas, missionários, missionárias, repletos do Espírito de Deus. Enviai operários a vossa messe, pois precisamos deles. Reconhecemos que a semente da vocação que vem de Vós exige que a cultivemos em nós, para a glória do vosso nome e para o nosso bem, no tempo e na eternidade. Amém. 56. SENHOR JESUS CRISTO, que sois todo coração para a humanidade, nós vos louvamos pela vossa misericórdia. Percebemos diariamente as maravilhas que realizais no mundo através de vossos escolhidos. Nós vos suplicamos para todos eles a graça da


32

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

fidelidade e a coerência de vida. Fazei, ainda, que muitos outros jovens, pais e mães de família, descubram também a vossa bondade e se empenhem no serviço aos mais necessitados. Amém. 57. Ó JESUS, BOM PASTOR, Vós viestes procurar e salvar o que estava perdido. Instituístes o sacerdócio na Santa Igreja, para que se perpetuasse a obra da Redenção. Nós vos pedimos constantemente: mandai operários à vossa messe, sacerdotes dignos, religiosos e religiosas. Fazei que todos os que, desde a eternidade, escolhestes para o vosso serviço sigam o vosso chamado. Confirmai a todos na sua vocação e abençoai seus esforços e trabalhos. Fazei que sejam o sal da terra e a luz do mundo. Dai-lhes sabedoria, paciência e fortaleza, para que promovam a vossa honra e conduzam todos à vida eterna. Amém. 58. SENHOR JESUS, a novidade do teu reino já está entre nós. No seio e no coração de Maria, fecundaste, por primeiro, a Boa Nova que vem de Deus. Torna-nos sensíveis para percebermos a ação do teu Espírito nas realidades onde a vida está ameaçada. Colocanos no colo de Maria para fazermos a experiência do cuidado e da ternura que brotam do seu amor maternal. Ajuda-nos a sentir suas atitudes e gestos para respondermos sim à vocação de cuidar da vida. Queremos que a nossa resposta seja fiel ao teu Reino, a exemplo da resposta de Maria. Que a nossa vocação seja, no mundo, sinal do teu cuidado por toda criação. Amém. 59. SENHOR, NO VOSSO INFINITO AMOR quereis que o plano divino da salvação chegue sempre mais a todas as pessoas. Fazei que nossas famílias cristãs se tornem pequenas Igrejas, onde todos os pais sejam para os filhos, pela palavra e exemplo, os primeiros educadores da fé, e que os filhos, à luz do Espírito Santo, sejam disponíveis e generosos em seguir o vosso chamado. Pela intercessão de Maria, Mãe do Povo de Deus, nós vos pedimos mais operários e operárias para a vossa vinha. Confirmai todos os sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e apóstolos leigos em sua nobre vocação. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

33

60. SENHOR JESUS CRISTO, modelo sublime de perfeição, que não somente induz incessantemente as pessoas escolhidas em direção à meta, mas as conduz igualmente com a força poderosa do teu exemplo e com o impulso eficaz da tua graça, a fim de te seguirem em tão sublime caminho; concede-nos que muitos saibam e queiram corresponder às tuas doces inspirações, abraçando a Vida Religiosa, para nela gozar da paz espiritual e das tuas ternas predileções. Faça que, em tal modo, jamais falte o mensageiro da tua bondade que te representa dia e noite diante do berço do órfão, da cabeceira do doente, ao lado do ancião, que certamente não teriam mais nesta terra alguém que lhes estendesse a mão. Ilumina, Senhor Jesus, muitas pessoas generosas, com os ardentes fulgores do Espírito Santo, amor substancial e eterno e, por intercessão da tua carinhosa Mãe, Maria, sustenta e mantém aquecido o ardor da tua caridade, a glória do Pai e do mesmo Espírito, que contigo vivem e reinam para sempre. Amém. 


34

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÕES AO ESPÍRITO SANTO 61. Ó ESPÍRITO DE AMOR ETERNO, procedente do Pai e do Filho, de Vós vem toda santa inspiração, todo impulso eficaz ao bem e à verdade. Sois fogo ardente e chama viva de verdadeiro zelo. Espírito Divino, vos imploramos esta grande graça: que todas as mentes sejam iluminadas e todos os corações sejam repletos do espírito da divina oração, ordenada por Nosso Senhor Jesus Cristo para obter bons operários para a santa Igreja. Amém. 62. SANTO E DIVINO ESPÍRITO, nada pode resistir à vossa ação forte e suave que cria e renova todas as coisas. Renovai, portanto, aquele espírito de oração com que os Apóstolos, em oração com a Virgem Mãe, vos invocaram do seio do Pai e do Coração do Filho para se tornarem verdadeiros Apóstolos, santos e fervorosos. Abri os ouvidos de todas as pessoas fiéis, e como eco onipotente, fazei ressoar em seus corações, aquele divino e renovado mandamento do Divino Zelo do Coração de Jesus: “Rogai ao Senhor da Messe, para que envie operários a sua messe”. Mas para implorar este espírito de oração, nós vos apresentamos, pelas mãos de Jesus e de Maria, incessante ação de graças, por todos os bens com os quais enriquecestes a Igreja e por todos os santos e santas que suscitastes em todo o tempo, lugar e classe social. Espírito de verdade, a Vós que sois doador dos dons, nós pedimos o dom do entendimento desta divina oração, para obter bons operários à santa Igreja. Fazei que esse mandamento evangélico, fonte de salvação, não seja esquecido ou negligenciado, mas se torne unânime rogação para a maior glória do Pai. Amém. 63. Ó ESPÍRITO SANTO, que traçastes o maravilhoso caminho de Maria, dignai-vos inspirar em muitos jovens o desejo de seguir o seu exemplo. Mostrai-lhes a beleza de uma vida inteiramente consagrada a Deus, a incomparável felicidade da oferta total de si a Ele. Fazei-os perceber o chamado do Senhor e inspirai-lhes a generosidade de uma resposta sem reservas. Batei mais forte no coração daqueles que fingem não escutar-vos e fortalecei a coragem


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

35

dos que vos ouvem. Fazei que descubram o Cristo que os convida à intimidade do seu coração e a imensa necessidade que o mundo tem de pessoas voltadas à caridade. Para a alegria e o serviço da Igreja, suscitai muitas jovens, modelos vivos de Maria. Virgem Santa, contagiai o mundo com o entusiasmo com o qual ofertastes a Deus o vosso coração e a vossa vida, e cultivai em um grande número de jovens a inspiração para seguir o caminho da Vida Religiosa. Nós vos pedimos, ó Virgem das virgens: fazei com que muitas pessoas consagradas aprendam de vós a alegria de estar unida a Cristo. Amém. 64. Ó DIVINO ESPÍRITO SANTO, fogo de amor e luz dos corações, fortalecei o ânimo de tantos leigos e leigas comprometidos em nossas pastorais com o serviço do Evangelho. Inflamai no coração de todos os religiosos e religiosas um amor insuperável por Vós e a coragem de anunciar a salvação em nome do Senhor. Renovai continuamente os diáconos, presbíteros e bispos, para que jamais esmoreçam na importante missão de pastores de vosso povo. Sustentai com vigor o Papa como centro de unidade, na animação e no governo da Igreja, confirmando a todos na fé e na caridade. Amém.


36

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÕES A MARIA, MÃE DO VERBO 65. Ó MARIA, corredentora de nossas almas, salvai-nos pois estamos em perigo, apressai-vos e manda bons operários para a santa Igreja. De vós esperamos essa graça sublime! Nós vo-la pedimos ardentemente, com lamentos indescritíveis, com todo o clamor da mente e do espírito. Não vos pedimos os bens da terra, não pedimos boas colheitas nem a prosperidade de nossos bens; tudo isto entregamos à vossa materna caridade. Um só é o nosso interesse, uma só é a preocupação de nosso coração: glorificai o vosso divino Filho e salvai-nos, alcançando santos sacerdotes entre os povos. A quem mais, se não a vós, havemos de recorrer por tão grande graça? Vós com vossos lamentos de rolinha, chamastes Deus do céu a terra, destes o Salvador aos homens, destes os representantes do sumo Deus, os salvadores das almas, isto é, os bons sacerdotes. Alcançainos esta graça tão bela e tão grande: não no-la negueis, santa Mãe. Basta que o queirais, e nada vos negará o vosso Filho unigênito. Amém. 66. CORAÇÃO DULCÍSSIMO DE MARIA, a vós que sois um mar imenso de misericórdia, nós recorremos para implorar a maior de todas as misericórdias de que necessita a santa Igreja, todos os povos, e todas as cidades. Nós vos pedimos bons operários do Evangelho para a mística messe do vosso divino Filho. Vede, ó santa Mãe, como se perdem tantas pessoas porque não há quem as salve. Vede, ó Mãe piedosa, como inocentes naufragam porque faltam bons operários que cultivem os tenros brotos. Que se comova, ó Maria, a vossa materna caridade diante da nossa necessidade. Fazei valer, ó poderosa Mediadora, a vossa eficaz intercessão diante do Sumo Deus, para que se digne enviar, sem demora, bons e santos operários à mística messe. Amém. 67. Ó MARIA, Rainha dos Apóstolos, por vossa intercessão surgiu cada vocação. Vós sempre provestes todas as necessidades da santa Igreja, suscitando no tempo oportuno, bons ministros do Santuário. Continuai a assistir-nos porque a mística esposa de vosso


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

37

Filho geme e suspira pela falta de bons ministros do Santuário. Atendei-nos, santa Mãe, apressai-vos: suscitai bons operários à santa Igreja. Ó Mãe da Sabedoria incriada, suscitai ministros sábios que ensinem os povos. Ó bela Aurora, que gerastes o Sol de eterna justiça, reacendei a mística lâmpada e fazei resplandecer por toda parte a luz do mundo que são os bons sacerdotes. Ó Coredentora do mundo, mandai numerosos ministros do santuário para a salvação dos povos. Amém. 68. Ó VIRGEM SANTA, a vós que sois a mediadora de todas as graças divinas, nós pedimos a graça, o benefício que contém todos os outros, a misericórdia de todas as misericórdias: suscitai bons evangélicos operários à santa Igreja. Este dom é digno da vossa maternal bondade. Lembrai-vos da palavra do vosso Filho adorável quando disse: “Rogai ao Senhor da messe para que envie operários para a sua messe”. Conservastes no coração todas as palavras do vosso Filho Jesus, e começastes desde então a pedir para que o Senhor da messe mandasse os bons operários na sua messe. Alcançastes a graça do ministério para os apóstolos e para os confessores. Mãe santa, provestes em todos os tempos a Igreja, de homens apostólicos e santos, empenhados e ardentes de zelo e de caridade. Vede a triste condição em que se encontram tantos povos e tantas nações por falta de bons operários evangélicos. Ó Mãe poderosa, nós vos suplicamos, com as palavras de vosso divino Filho: “Rogai ao Senhor da messe para que envie operários a sua messe”. Ó Mãe, pedi por nós e alcançai para todos os povos, cidades e regiões, sacerdotes eleitos que com todos os meios eficazes da graça, da doutrina, do sacrifício e da palavra conquistem os povos à verdade e a todos conduzam à vida eterna. Amém. 69. Ó MÃE SANTA, apressai-vos em suscitar na Igreja os bons operários. Apressai-vos com aquela mesma rapidez com que fostes à casa de Isabel para levar Jesus e todas as graças. Apressai-vos em visitar a nossa comunidade e enriquecê-la de bons operários, que levem Jesus a todos os corações e propaguem o seu reino em todo o mundo. Amém.


38

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

70. Ó VIRGEM SANTÍSSIMA, recorremos a vós para implorar uma grande graça para todos os povos da terra: vos pedimos operários do Evangelho. Vós, ó Mãe, sois a Rainha dos apóstolos. Alcançastes para eles a graça do ministério; da vossa intercessão veio cada vocação. Também hoje, alcançai, para a Igreja e para o mundo inteiro, numerosos e eleitos sacerdotes, homens apostólicos e santos, almas ardentes de zelo e de caridade. Lembrai-vos do mandamento de Jesus vosso Filho quando disse: “Rogai ao Senhor da Messe para que envie operários a Sua messe”. Atendei-nos, ó Mãe, para a consolação do Coração Santíssimo de Jesus. Amém. 71. MARIA, mãe de misericórdia, compadecei-vos ao ouvir a nossa oração: vede o coração de tantos jovens famintos do Pão da Vida e não há quem o reparta com eles. Apressai-vos, enviai sacerdotes para a Igreja. Vede, ó Mãe piedosíssima, como tantos jovens correm de um perigo a outro por falta de instrução evangélica. Apressai-vos em enviar os ministros eleitos. Suplicai à Santíssima Trindade, para que se digne suscitar logo homens santos, apóstolos para os tempos atuais. Protegei com materno cuidado a cada um de nós para que nos tornemos humildes, simples e puros como lírios, para alegrar a Jesus, Sumo Bem e ao vosso materno Coração, e passarmos à Jerusalém celeste por toda a eternidade. Amém. 72. NÓS VOS PEDIMOS, Virgem santíssima: lembrai-vos daquilo que disse o vosso Filho Jesus aos seus apóstolos quando caminhava pelas estradas da Samaria: “Elevai vossos olhos e vede os campos que já lourejam para a messe”. Eis, ó santíssima Virgem: a messe é abundante em toda a Igreja, mas poucos são os operários. Pedi, portanto, ao Sumo Bem Jesus que envie os bons operários a sua messe. Nós vos apresentamos, ó Mãe, todos os clérigos, os candidatos ao sacerdócio. Tornai-os bons e incansáveis operários, fazei-os crescer sempre nas virtudes sacerdotais, especialmente no espírito de oração, no desapego do mundo, no ardente amor por Jesus Cristo e para convosco e no santo zelo pela divina gloria e pela salvação das almas. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

39

73. IMACULADA MÃE DE DEUS, vós que conservastes em vosso coração materno todas as palavras do vosso Filho, não vos esquecestes certamente, de conservar este sublime mandamento que brotou do zelo do Coração Sacratíssimo de Jesus: “Rogai pois ao Senhor da messe que envie operários a Sua messe”. Nós vos agradecemos, porque vos dignastes revelar aos pequenos esse divino mandamento escondido no vosso coração e vos fizestes serva dos pobres para espalhá-lo no mundo e chamar sobre ele a atenção da Igreja. Ó Mãe, acendei, nos nossos corações, em todas as almas, especialmente nos jovens, o amor divino que levou Jesus a proferir aquele grande mandamento. Fazei que todos os jovens, especialmente os chamados ao sacerdócio, se tornem bons e santos operários na vinha do Senhor, e com a santidade de vida, ganhem para o Coração de Jesus inúmeras almas e todos, depois de termos acolhido o vosso divino Filho como Caminho, Verdade e Vida, possamos invocar-vos como vida, doçura e esperança nossa. Amém. 74. Ó MARIA, Rainha do céu e da terra, todas as graças vêm das vossas mãos, especialmente a graça das graças: os bons operários evangélicos. Vós, que guardastes no coração todas as palavras do vosso Filho, conservastes também o mandamento do Rogate. Fazei, ó Mãe, que o espírito desta oração inflame toda a Igreja, do Papa ao último ministro. Inflame todos os corações das almas consagradas, amantes de Jesus, dos contemplativos e de todos os homens de boa vontade. Iluminai as suas mentes, Mãe da luz, para que compreendam toda a importância deste divino mandamento, e elevem, sem cessar, orações para obter da infinita bondade divina santas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Intercedei por nós, ó Mãe, para que com o triunfo do Rogate de vosso Filho, a Igreja seja enriquecida com o tesouro inestimável de numerosos e santos operários para a edificação do Reino de Deus sobre a terra, para a santificação e a salvação de todas as almas. Amém. 75. VIRGEM SANTISSIMA, que conservastes no vosso Coração Imaculado o divino mandamento de Jesus: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários a Sua messe”, e suscitastes todas as vocações sacerdotais e apostólicas que floresceram na Igreja em


40

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

todos os tempos, nós vos pedimos este espírito de oração e que apresenteis as súplicas que elevamos ao Senhor da messe, para que se digne enviar ao mundo, abundância de operários santos, para a sua maior glória e pela salvação das almas. Amém. 76. Ó MARIA, o futuro da igreja depende da presença de almas generosas, capazes de dizer “Sim” a Deus, como vós fizestes no momento da Anunciação. Por vosso exemplo, Mãe da Igreja, cuja vida foi inteiramente acolhimento e dom, suscitai no coração de muitos jovens, o desejo de colocar a própria existência a serviço do Amor feito homem para salvar a humanidade. Amém. 77. VIRGEM MARIA, és bendita entre todas as criaturas, porque ouvistes a Palavra de Deus e vos tornastes a Mãe do Senhor Jesus. Recomendamo-vos, Mãe da Igreja, os ministros do vosso Filho, as pessoas consagradas que acolheram o chamado a serviço dele e dos irmãos. Animai-lhes os ardentes desejos apostólicos, sustentailhes a fidelidade, inspirai-lhes desejo de santidade, acompanhai sua generosa vocação eclesial. Amém. 78. Ó MARIA, RAINHA DOS APÓSTOLOS, ajudai-nos a cultivar e formar grande número de vocações para o Reino do vosso Filho. Amparai os seminaristas e padres, religiosos, religiosas e leigos. A missão de Cristo deve continuar. O Evangelho precisa ser anunciado e recebido por todos. Que os jovens sintam-se atraídos e animados pelo espírito missionário. Despertai corações generosos, capazes de se consagrarem inteiramente ao serviço de Deus e dos irmãos, mediante o apostolado do testemunho, da palavra, da oração, da imprensa, do cinema, do rádio, da televisão e de todos os meios de comunicação social. Escutai nossa prece, ó Mãe, mestra e Rainha, e rogai a Deus por nós. Amém. 79. Ó MARIA, Mãe de Deus e Rainha do clero, com amparo maternal protegei a todos aqueles que tendo abandonado tudo, preparam-se nos seminários para a nobre missão de mensageiros do


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

41

Evangelho, sacerdotes do Senhor. Fazei com que eles, dia a dia, mais e mais se enriqueçam da graça de Deus, penhor de eficaz ministério, no futuro apostolado. Despertai também nos corações dos meninos, dos adolescentes e dos jovens o entusiasmo sobrenatural por tudo o que é do alto, tudo o que é de Deus. Amém. 80. Ó MARIA, a ti confiamos o apostolado dos leigos, o ministério dos sacerdotes, o testemunho dos religiosos e religiosas. A ti pedimos para que a vocação sacerdotal e religiosa seja amplamente ouvida e seguida, para a glória de Deus e a vitalidade da Igreja. A nova primavera de vocações, o seu aumento em toda a Igreja, seja uma conquista particular da tua presença materna no ministério de Cristo, nos nossos tempos, e no ministério da Igreja sobre toda a terra. Amém. 81. VIRGEM IMACULADA, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja, vê quanto é grande a messe, e intercede junto ao Senhor para que venha infundir fome de santidade em todo o povo de Deus. Concede abundantes vocações de sacerdotes, religiosos e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadores dos mistérios de Deus. Ó Mãe, suscita nas novas gerações a disponibilidade ao serviço exclusivo de Deus. Implora para nós, numerosas vocações locais ao sacerdócio e à Vida Consagrada. Ó Mãe, fortalece a fé de todos os nossos irmãos e irmãs do laicato, para que em todos os setores da vida social, profissional, cultural e política, atuem conforme a Verdade e a Lei que teu Filho proclamou para a humanidade, a fim de que todos sejam conduzidos à salvação eterna e a vida na terra se torne mais humana e mais digna das pessoas. Amém. 82. SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, fostes prometida no paraíso aos nossos primeiros pais, como a Mãe do Salvador do mundo. Chegando à plenitude dos tempos, na virgindade concebestes o Filho de Deus, na pobreza, o gerastes e educastes, na obediência o levastes para o Egito e Nazaré e o acompanhastes até a morte na Cruz. Fazei que tudo o que fostes outrora para Cristo e para o mundo, sejam hoje os Religiosos e as Religiosas ao viverem como


42

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

vós, os Conselhos Evangélicos. Por isso, Virgem Santíssima, alcançai-nos de Deus esta graça: que muitos jovens sigam generosos, vosso exemplo, imitando aquela forma de vida que levastes com Jesus, vosso Filho. Que em sua virgindade consagrada se tornem fecundos na santificação do mundo; em sua pobreza Evangélica, distribuam com abundância os tesouros de Deus e do Evangelho e em sua obediência Apostólica, realizem a vossa vontade, irradiando a todos a alegria da liberdade dos filhos de Deus. Virgem Santíssima, medianeira de todas as graças, tudo alcançais do Coração do Pai, porque sempre pedis por intermédio de vosso Filho. Por isso, a Vós confiamos o cuidado de implorar incessantemente mais vocações para e Vida Consagrada. Amém. 83. MARIA, Ó MÃE SANTA, és a Mãe da messe e te convidamos para visitar-nos. Vem com a mesma ternura e interesse com que foste à casa de tua prima Isabel, levando teu Filho no ventre. Vem cativar nossos jovens, despertando-os para uma vida de total entrega à messe mais sofrida e abandonada. Vem, ó Mãe Santa, visitar nossas famílias, nossas comunidades e a Igreja, enriquecendoas de bons operários do Evangelho, que levem Jesus a todos os corações. Amém. 84. VIRGEM FIEL, tu és bendita entre todas as criaturas, porque escutaste a palavra de Deus e te tornaste a Mãe do Senhor Jesus. Pedimos-te, ó Maria, Mãe da Igreja, os ministros do teu Filho, para que todos escutem o chamado de Jesus e se coloquem a serviço de Deus e dos irmãos. Anima-os na missão apostólica, sustenta-os na fidelidade, inspira neles o desejo pela santidade, acompanha-os na generosa vocação eclesial. Amém. 85. Ó VIRGEM SANTÍSSIMA, tu tens nas mãos o Coração Santíssimo de Jesus. Abre, portanto, esse infinito tesouro e dá-nos as santas vocações. Tu que tens nas mãos a chave do coração da humanidade, envia o sopro suavíssimo do Espírito Santo aos corações simples, às pessoas bem dispostas, chamando-as ao seguimento de Jesus, Sumo Sacerdote. Apressa-te, Santa Mãe, do mesmo modo com que foste à


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

43

casa de Isabel para levar-lhe Jesus e todas as graças. Visita depressa a Igreja para enriquecê-la com bons operários do Evangelho, que levem Jesus a todos os corações, que arrebanhem para Ele toda a humanidade. Amém. 86. VIRGEM MARIA, Senhora das dores, mulher forte e terna, olha por nós na estrada da vida. Em teu regaço de amor, acolhe nossos passos em busca de caminhos novos, onde o sofrimento e a cruz possam ser transformados em alegria e luz! Abraça a juventude e desperta em seu meio vocações religiosas, leigas e sacerdotais comprometidas com a verdade e a justiça. Volta nosso olhar para os excluídos e desperta nossa solidariedade profética. Ensina-nos que a vida é serviço, doação  e entrega do próprio coração. Dá-nos a tua coragem para acolher de coração aberto a Palavra de Jesus que nos chama e nos envia como “sal e luz” para toda a Igreja. Mãe das Dores e Mãe da Igreja, sustenta-nos quando sofremos ou quando o medo nos faz desviar do caminho de Jesus. E assim possamos assumir com alegria a vontade do Pai. Amém. 87. Ó MARIA, mãe de Deus e mãe da Igreja, nós cremos que ocupais um lugar singular na história da salvação e que sois mestra e guia das famílias. Com alegria contemplamos e queremos imitar vossa fé e disponibilidade ao Senhor e ao seu projeto de amor, a gratidão pelas grandes coisas feitas pelo Pai, a caridade apostólica e a fidelidade na hora da cruz. A vós nos confiamos com amor de filhos. Imaculada, vós nos educais para a plenitude do dom de nós mesmos; nos infundis coragem e confiança no serviço do povo de Deus. Vos suplicamos, ó Virgem Santa, que continueis com a vossa proteção sobre cada um de nós e cada um dos grupos nascidos do carisma de Santo Aníbal Maria, sobre toda a Família Rogacionista e sobre os jovens que nos confiais. Amém. 88. MARIA, MÃE E MESTRA, multiplicai as vocações sacerdotais, diaconais e religiosas. Que elas sejam focos de luz e calor para o mundo. Na oração, na penitência e no sacrifício, nas atividades apostólicas, elas são o sal da terra, consolando os que sofrem,


44

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

orientando e infundindo coragem, testemunhando o Reino de Deus a todos. Maria, alcançai-lhes a graça de uma fidelidade dinâmica ao chamado de Deus, de uma contínua renovação para que todos possam crescer em Cristo. Mãe dos sacerdotes e diáconos, modelo e rainha dos religiosos e religiosas, concedei-nos partilhar a vossa alegria e a vossa glória no céu. Amém. 89. Ó MÃE QUERIDA, sabemos quantas bênçãos do Pai têm vindo através de vossa bondade. Sentimos tristeza ao ver tantos irmãos e irmãs que padecem a ausência de valores cristãos, comunidades sem líderes e famílias desestruturadas. Fazei, pois, que muitas pessoas se coloquem a serviço do vosso Filho Jesus, assumindo sua missão salvadora na Igreja. Dai-nos educadores sábios, que amem os jovens e os ajudem a crescer, guiando-os ao encontro da Verdade, que os torna livres e felizes. Amém. 90. Ó MARIA, MÃE DE JESUS, ouvi a nossa prece: rogai conosco ao Senhor da messe para que mande operários para a Sua messe. Como Mãe dedicada, pedi a vosso Filho que envie apóstolos leigos, religiosos e religiosas, diáconos e sacerdotes, para trabalharem na evangelização das crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos. Pedi também, Mãe querida, por nós: que possamos viver sempre unidos, como discípulos dedicados, servidores destemidos e seguidores autênticos do vosso Filho Jesus. Amém.


45

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÕES AOS SANTOS PATRONOS SÃO JOSÉ 91. Ó GLORIOSO PATRIARCA SÃO JOSÉ, nós vos veneramos e invocamos como patrono da santa Igreja. Este título obriga a vossa paterna bondade a prover de santos operários a mística messe. Jesus, nosso Senhor, condicionou todas as graças à oração dizendo: “Buscai e achareis, pedi e alcançareis, batei e vos será aberto”, então, glorioso São José, nós vos suplicamos alcançar para toda a Igreja pastores fiéis, o espírito da Rogação evangélica para se obterem, sem mais tardar, numerosos e eleitos operários que sejam a consolação do Coração Santíssimo de Jesus, pastores para os povos, novos salvadores enviados sobre a terra por Jesus como Ele foi enviado pelo Pai. Providenciai, ó grande santo, para que o mandamento de Cristo não seja negligenciado pelos fiéis, mas que todos obedeçam com a oração e o jejum. Pela vossa poderosa intercessão, ó grande santo, o espírito da Rogação evangélica se difunda por toda a Igreja e em todo o mundo, a fim de que as nuvens chovam os justos e a terra germine os salvadores das almas. Amém. 92. SÃO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA e guarda paterno de Cristo, sois para nós modelo de obediência, de prontidão, de coragem silenciosa e operante. Ensinai-nos a virtude interior da qual sois mestre. Vós, que sois o Patrono da Igreja Católica intercedei para que no mundo, jamais faltem verdadeiros Pastores do povo de Deus, que escolham servir os irmãos em fervorosa atividade, como servistes dignamente ao Cristo Senhor e à Virgem Mãe. Protegei as vocações, para que a comunidade cristã seja sempre guiada por pastores sábios e generosos. Amém. 93. SÃO JOSÉ, HOMEM JUSTO e modelo para todos os fieis, a vós, Deus providente e bom, confiou o início da nossa redenção. Enquanto honramos a grandeza das vossas virtudes e da vossa missão, vos pedimos que intercedais junto ao Pai, para que a Igreja alcance a graça de numerosas e santas vocações; para que não


46

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

diminua em nosso meio, a presença de pastores santos, de virgens consagradas ao serviço dos irmãos, de missionários fervorosos que anunciem o Evangelho, de jovens empenhados no serviço do bem. A vossa intercessão, ó glorioso São José, alcance para a Igreja novos apóstolos, para que entre todos os povos Deus seja glorificado, e seja levada avante a obra da salvação em Nome de Cristo Senhor. Amém. 94. Ó GLORIOSO SÃO JOSÉ, servo fiel e sábio, que o Senhor colocou como cabeça da sua família, o mundo está dilacerado por divisões e discórdias. Vinde em nosso auxílio e alcançai, com a vossa intercessão, que a Igreja saiba cooperar com fidelidade para a salvação do mundo. Fazei que todos os homens, mediante a ação pastoral da Igreja, conservem a unidade no vínculo da paz. Não faltem os pastores necessários que continuem a obra da salvação. E obtende, para todos que escolhem seguir Cristo, o dom da perseverança no dom de si. Vinde, ó glorioso santo, em ajuda da Igreja, e atendei às súplicas daqueles que vos invocam. Amém. 95. Ó GLORIOSO SÃO JOSÉ, no plano de salvação do Pai, vós fostes escolhido como esposo de Maria, Mãe de Cristo; continuai do céu o vosso atencioso cuidado para com a santa Igreja, que vos venera como protetor. Intercedei por nós junto do Pai para que se multipliquem os pastores para o povo cristão, e que sejam incansáveis no serviço aos irmãos. Vós, homem justo e fiel, rogai para que o Senhor cumule de misericórdia e de santidade os ministros da Igreja, de modo que hoje e sempre ela se torne perfeita no amor e possa gozar de uma juventude perene. Amém. 96. Ó PATRONO universal da santa Igreja, glorioso patriarca São José, dignai-vos alcançar do Coração Sacratíssimo de Jesus os bons evangélicos operários para a sua messe. Esta graça vos pedimos por amor do vosso Filho adotivo, Jesus, por amor à Imaculada Maria vossa esposa, atendei-nos e alcançai bons e santos ministros do Senhor para todas as cidades, se assim Deus o quiser. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

47

97. O GLORIOSO PATRIARCA SÃO JOSÉ, confiantes no vosso imenso poder e bondade, vimos aos vossos pés. A vós, que sois o patrono universal da santa Igreja pedimos a graça inestimável dos bons operários evangélicos. Eis a mística Esposa do vosso Filho Jesus, que chora e suspira porque as almas perecem, porque seus filhos são conduzidos à ruína eterna. Ó santo patriarca, apresentai a vossa poderosa intercessão à divina presença para que a graça triunfadora do Coração de Jesus multiplique sobre a terra as santas vocações, e seja enriquecido o Santuário com grande número de ministros eleitos, de sacerdotes fiéis que ajam segundo a vontade do Pai. Se os povos não merecem essa graça, apresentai ao Senhor os vossos merecimentos e fazei que clamem misericórdia pela Igreja e todas as nações. Apresentai a Jesus, nosso Senhor, a fidelidade com que o servistes, o amor com que o amastes, as fadigas, os temores, os sofrimentos que por Ele vós suportastes. Apresentai-lhe as vossas singulares virtudes, e, especialmente, as virtudes da vossa Imaculada Esposa Maria. Pedi, não cesseis de pedir, até que a terra toda esteja cheia de ministros eleitos do sumo e eterno Sacerdote. Nada se nega no céu às vossas orações; nós, portanto, confiamos que nos alcançareis essa grande misericórdia. Se em todas as épocas a Divina Providência suscitou homens apostólicos para a glória divina e a salvação das almas, como não se renovará sobre a terra aquela divina misericórdia, quando vós, que sois o Patrono universal da santa Igreja, pedirdes ao Senhor da mística messe, Jesus, para que envie operários a Sua messe? Vede como perecem as almas; apressai-vos, ó santo Patriarca, alcançai-nos essa inefável graça, a fim de que o Coração Sacratíssimo de Jesus seja infinitamente consolado com a saúde de todas as almas, para a destruição do reino do pecado, pelo florescer de toda virtude em todos os eleitos. Amém. 98. FIEL EDUCADOR DE JESUS, São José, que sendo justo e obediente foste chamado a colaborar na realização dos grandes mistérios de Deus. Animados pelo teu exemplo e confiando na tua intercessão, pedimos o surgimento de muitos corações generosos. Nossas famílias precisam de pais comprometidos com a própria missão e nossas escolas, de educadores autenticamente cristãos. Todos nós somos chamados a viver com coerência os ensinamentos de Jesus. Confiamos em teu auxílio, São José. Amém.


48

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

SANTO ANTÔNIO 99. Ó GLORIOSO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, que fostes uma chama viva de fé, de caridade e de zelo; vós consumastes a vida pela salvação das almas e pela glória de Deus. Só na eternidade saberemos quanto ardia o vosso coração, para recolher a messe nos celeiros do céu. Só na eternidade saberemos com que empenho de amor respondestes ao mandamento do divino zelo do Coração de Jesus: “Pedi pois ao Senhor da messe que envie operários a Sua messe”. Com grande confiança colocamo-nos diante de vós, para suplicar-vos humilde e fervorosamente que queirais suplicar da Santíssima Trindade e dos Corações de Jesus e de Maria o espírito da oração evangélica para obter bons operários à santa Igreja. Se as almas, mesmo as mais fervorosas, estão como que adormecidas, sonolentas ou superficialmente aplicadas nesta importante oração, vós, que sois o santo dos milagres, alcançai-nos dos Corações de Jesus e de Maria este grande milagre: o olhar interior de cada alma amante e especialmente daquelas às quais foram confiados os interesses do Coração Sacratíssimo de Jesus; voltem a atenção para a insistência do mandamento divino e todos os corações despertem e se encham do zelo por esta Rogação evangélica, e da plenitude do coração ressoe e se propague, na Igreja e em todo o mundo a eficaz oração para obter bons operários para a divina messe do Senhor. Amém. 100. Ó GLORIOSO SANTO ANTONIO DE PÁDUA, intercedei por nós, para que ressoe a poderosa voz divina que chama ao sacerdócio os jovens bem dispostos e preparados pela graça de Deus. Fazei que todos aqueles que escolheram o bem dos outros como próprio, se tornem operários eleitos, segundo o Coração de Jesus. Ó grande santo dos milagres, coroai todo ato de salvação que realizastes com prodígios espirituais e temporais, coroai-a com a propagação universal deste espírito de oração, para que nenhum obstáculo oponha-se à bondade divina e se multipliquem sobre a terra os apóstolos, os santos e santas e, graças ao ministério deles, seja destruído o reino de satanás. Que o príncipe deste mundo seja expulso, e todas as almas sejam conquistadas pelo Coração Santíssimo de Jesus que vive e reina nos séculos dos séculos. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

49

101. Ó GLORIOSO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, na vossa breve existência, quisestes configurar a vossa vida a Cristo, eterno Sacerdote e com o vosso empenho de ciência e de doutrina cooperastes para edificar todo o corpo da Igreja. Enquanto lembramos a vossa fé luminosa, a viva caridade, a doação generosa, a fidelidade de diligente dispensador de muitos bens, vos pedimos: fazei que a comunidade cristã encontre sempre em seus pastores, a palavra da verdade e o sinal do amor de Deus. Obtende, com a vossa gloriosa intercessão, sacerdotes numerosos e santos para a Igreja, homens fiéis e justos, que ajam segundo o Coração de Jesus e para o bem dos irmãos. Amém. 102. Ó GLORIOSO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, insigne mestre de vida e sábio defensor da palavra do Evangelho. Olhai para a Igreja, mestra da verdade, com a vossa proteção, e fazei que não faltem pastores santos e sábios que sejam sal da terra e luz do mundo. Nós vos pedimos para a Igreja o grande dom de sacerdotes que nos ajudem a ser fiéis à verdade divina; que saibam guardar com fidelidade as verdades reveladas; homens que brilhem de vivo fulgor, iluminando a humanidade e conduzindo-a a glória do Pai. Vinde em nosso socorro e atendei a nossa súplica. Amém.

SANTOS APÓSTOLOS 103. Ó GLORIOSOS APÓSTOLOS, a quem Jesus disse as palavras divinas: “Rogai ao Senhor da messe para que envie operários a sua messe”, nós, confiantes, nos dirigimos a vós para pedir que multipliqueis a vossa oração a fim de que o Coração Santíssimo de Jesus se digne conceder à santa Igreja a misericórdia das misericórdias: o grande dom dos bons operários na mística messe. Vede, ó santos Apóstolos, como Igreja a vós confiada pelo Divino Fundador, e que vós plantastes com as vossas fadigas, com os vossos generosos sacrifícios, com a vossa pregação, com as vossas fervorosas orações, com vossos sofrimentos e o derramamento do vosso sangue, está oprimida e deserta por falta de bons operários evangélicos! Vede quantas imensas regiões estão ainda privadas da


50

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

fé, quantas cidades católicas estão cheias de erros e perversão. Ó santos Apóstolos, agora que vos encontrais diante do trono de Deus, suplicai para a Igreja legiões de bons ministros do santuário, cheios do Espírito Santo, inflamados pelo fogo da caridade, devorados de zelo pela glória divina e pela salvação das almas, fortes e constantes no apostolado e no sacrifício; operários eleitos que destruam e arranquem, plantem e construam, e tornem Jesus Cristo conhecido e amado por todas as criaturas, tanto quanto Ele merece. Amém. 104. Ó SANTOS APÓSTOLOS, nós vos suplicamos que alcanceis para a santa Igreja o dom de evangélicos operários. Nós vos pedimos essa graça por amor daquele adorável Jesus que vos escolheu entre mil, pela dulcíssima caridade com que vos instruiu e vos suportou, pelos méritos da sua dolorosa paixão e morte, pela alegria com que vos cumulou aparecendo-vos ressuscitado; pelo Espírito Santo divino que enviou sobre vós, pela graça especialíssima com que vos protegeu, vos iluminou, vos apoiou e guiou em todo o vosso ministério apostólico. Lembrai-vos daquele divino mandamento que vos entregou dizendo: “A messe é verdadeiramente grande, mas os operários são poucos; rogai, pois ao Senhor da messe para que envie bons operários a sua messe”. Executai do céu, a esse divino mandamento, rezando para que a divina misericórdia conceda a todos os povos, apesar de todo desmerecimento humano, abundância de santos operários evangélicos, para que, propagada a fé, combatido o erro, destruído o reino de Satanás, edificado o Reino de Deus, a Igreja de Jesus Cristo triunfe no mundo inteiro, e não haja senão um só rebanho e um só Pastor. Amém.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

51

DAS MENSAGENS DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES 105. Ó JESUS, Pastor Divino, que chamastes os Apóstolos para fazê-los pescadores de homens, atraí para Vós ainda hoje, pessoas ardentes e generosas para torná-las vossas seguidoras e vossos ministros; tornai-as participantes de vossa sede universal de redenção, para a qual renovais sobre os altares o vosso Sacrifício. Vós, ó Senhor, “sempre vivo a interceder por nós” (Hb 7,25), descortinai diante delas os horizontes do mundo inteiro, onde a silenciosa súplica de tantos irmãos e irmãs pede a luz da verdade e calor do amor; a fim de que, respondendo ao vosso chamado, prolonguem aqui na terra a vossa missão, edifiquem o Vosso Corpo Místico que é a Igreja, e sejam “sal da terra” e “luz do mundo” (Mt 5, 13). Estendei, Senhor, o vosso amoroso chamado também a muitas mulheres generosas e dóceis, e infundi nelas a ânsia da perfeição evangélica e a dedicação ao serviço da Igreja e dos irmãos necessitados de assistência e de caridade. Amém! (Paulo VI – 1964) 106. NÓS VOS PEDIMOS SENHOR, que continueis a abençoar e a enriquecer a Vossa Igreja com o dom das vocações. Nós vos pedimos que muitos sejam aqueles que queiram acolher a vossa voz e possam continuar a alegrar a Igreja com a generosidade e a fidelidade das suas respostas. Assim seja! (Paulo VI – 1976) 107. ILUMINADOS e encorajados pela vossa Palavra, nós vos pedimos, Senhor, por aqueles que vivem o vosso chamado: bispos, presbíteros e diáconos; e de igual modo pelos consagrados religiosos, irmãos e irmãs; e ainda pelos missionários e leigos generosos que atuam nos ministérios instituídos ou reconhecidos pela santa Igreja. Amparai-os nas dificuldades, confortai-os nos sofrimentos, assisti-os na solidão, protegei-os na perseguição e confirmai-os na fidelidade! Nós vos pedimos, Senhor, por aqueles que querem responder ao vosso chamado, ou se preparam para seguir-vos. Que a vossa Palavra os ilumine, vosso exemplo os conquiste e a vossa graça os guie à meta das Ordens sacras, dos votos religiosos ou do


52

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

mandato missionário. Que para todos eles, Senhor, a vossa Palavra seja guia e sustentáculo para que saibam orientar, aconselhar e amparar os irmãos com aquela força de convicção e de amor que só vós possuís e podeis comunicar. (Paulo VI – 1978) 108. SENHOR JESUS, Bom Pastor que destes a vossa vida para que todos tenham a vida, concedei a nós, comunidade cristã espalhada por todo o mundo, a abundância da vossa vida, e tornainos capazes de testemunhá-la e comunica-la aos outros. Senhor Jesus, dai a abundância da vossa vida a todas as pessoas consagradas para o serviço da Igreja: tornai-as felizes na doação, incansáveis no ministério e generosas no sacrifício; e que o seu exemplo abra outros corações para ouvirem e seguirem o vosso chamado. Senhor Jesus, dai a abundância de vossa vida às famílias cristãs, para que sejam fervorosas na fé e no serviço eclesial, favorecendo, desse modo, o surgimento e o desenvolvimento de novas vocações consagradas. Senhor Jesus, dai a abundância da vossa vida a todas as pessoas, especialmente aos jovens, e chamai-os para o vosso serviço; iluminai-os nas suas opções, ajudai-os nas dificuldades, amparai-os na fidelidade, tornai-os disponíveis e corajosos para darem a própria vida, segundo o vosso exemplo, para que outros tenham a vida. (João Paulo II – 1982) 109. SENHOR JESUS, ouvi as nossas súplicas: • mediante o vosso Espírito, renovai a vossa Igreja, a fim de que proporcione ao mundo os frutos da vossa Redenção; • mediante o vosso Espírito, fortificai nos bons propósitos, aqueles que dedicaram sua vida à Igreja: presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, missionários demais formas de vida consagrada; Vós que os chamastes para o vosso serviço, tornai-os cooperadores perfeitos da vossa obra de salvação; • mediante o vosso Espírito, multiplicai os chamados para o vosso serviço; Vós que ledes nos corações e sabeis que muitos estão dispostos a seguir-vos, concedei aos jovens a generosidade necessária para acolherem o vosso chamado, a energia para aceitarem as renúncias que ele exige e a alegria de carregarem a cruz da sua escolha;


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

53

• vos pedimos, e ao mesmo tempo à Vossa Santíssima Mãe, que esteve junto de Vós na hora do Sacrifício Redentor, para que muitos dentre nós tenham a coragem, humildade, fidelidade e amor para responder SIM, como Ela respondeu quando foi chamada a colaborar convosco na missão de salvação universal. Assim seja! (João Paulo II – 1983) 110. Ó JESUS, BOM PASTOR, acolhe o nosso louvor e o nosso humilde agradecimento por todas as vocações que, mediante o teu Espírito, concedes continuamente à Igreja. Assiste os bispos, os presbíteros, os missionários e todas as pessoas consagradas: faz que deem exemplo de vida verdadeiramente evangélica. Torna fortes e perseverantes na sua decisão aqueles que se preparam para o sagrado ministério e para a vida consagrada. Multiplica os operários do Evangelho para anunciar o teu nome a todas as gentes. Guarda todos os jovens das nossas famílias e das nossas comunidades: concede-lhes prontidão e generosidade em seguir-te. Dirige também hoje o teu olhar sobre eles e chama-os. Concede a todos os chamados a força de abandonar tudo para escolher só a ti que és o Amor. Perdoa a falta de correspondência e a infidelidade daqueles que escolheste. Ouve, ó Cristo, as nossas preces, por intercessão de Maria Santíssima, tua Mãe e Rainha dos Apóstolos. Ela, tendo acreditado e respondido generosamente, foi a causa da nossa alegria, acompanha com a sua presença e o seu exemplo aqueles que chamas ao serviço total do teu Reino. Amém. (João Paulo II – 1984) 111. DEUS, NOSSO PAI, nós te confiamos os jovens do mundo com os seus problemas, aspirações e esperanças. Fixa sobre eles o teu olhar de amor e torna-os agentes de paz e construtores da civilização do amor. Chama-os a seguirem Jesus, teu Filho. Faze-lhes compreender que vale a pena dar inteiramente a vida por ti e pela humanidade. Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta. Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração também pelos jovens que, a exemplo de Maria, Mãe da Igreja, acreditaram na tua Palavra e estão se preparando para as Ordens sagradas, para a profissão dos conselhos evangélicos, para o serviço missionário. Ajuda-os a compreender que teu chamado é sempre atual e urgente. Amém. (João Paulo II – 1985)


54

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

112. Ó JESUS, BOM PASTOR, suscita em todas as comunidades paroquiais sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, leigos consagrados e missionários, segundo as necessidades de todo o mundo que amas e queres salvar. Confiamos-te de modo particular a nossa comunidade: cria em nós o clima espiritual dos primeiros cristãos para que possamos ser um cenáculo de oração na recepção amorosa do Espírito Santo e dos seus dons. Assiste os nossos pastores e todas as pessoas consagradas. Guia os passos daqueles que acolheram generosamente o teu chamado e se preparam para as Ordens sagradas ou a Profissão dos conselhos evangélicos. Dirige o teu olhar de amor para tantos jovens bem dispostos e convida-os a te seguir. Ajuda-os a compreender que só em ti eles podem realizar-se em plenitude. Ao confiar estes grandes desejos de teu coração à intercessão poderosa de Maria, mãe e modelo de todas as vocações, suplicamos-te que sustentes a nossa fé, na certeza de que o Pai ouvirá o que tu mesmo nos mandaste pedir. Amém. (João Paulo II – 1986) 113. SENHOR JESUS, que um dia chamaste os primeiros discípulos para fazer deles pescadores de homens, continua a fazer ressoar também hoje o teu suave convite: “Vem e segue-me!”. Concede aos jovens a graça de corresponder prontamente à tua voz! Sustém, nos trabalhos apostólicos os nossos bispos, os sacerdotes e as pessoas consagradas. Dá perseverança aos seminaristas e a todos aqueles que estão realizando um ideal de vida totalmente consagrada ao teu serviço. Desperta nas nossas comunidades o empenho missionário. Manda, Senhor, operários para a tua messe e não permitas que a humanidade se perca por falta de pastores, de missionários, de pessoas voltadas à causa do Evangelho. Maria, Mãe da Igreja, modelo de tantas vocações, ajuda-nos a responder “Sim” ao Senhor que nos chama a colaborar no desígnio divino da salvação. Amém. (João Paulo II – 1987)

114. A TI NOS DIRIGIMOS, Mãe da Igreja. Com o teu SIM abriste a porta à presença de Cristo no mundo, na história e nas pessoas, acolhendo em humilde silêncio e total disponibilidade o apelo do Altíssimo. Faz que muitos homens e mulheres saibam ouvir ainda hoje a voz convidativa do teu Filho: “Segue-me!”. Que encontrem


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

55

a coragem de deixar suas famílias, suas ocupações, suas esperanças terrenas e sigam a Cristo no caminho por Ele traçado. Estende tua mão materna sobre os missionários espalhados por todo o mundo, os religiosos e as religiosas que assistem os idosos, os doentes, os deficientes, os órfãos; sobre quantos estão empenhados no ensino; sobre os membros dos institutos seculares, fermentos silenciosos de boas obras; sobre aqueles que, na clausura, vivem de fé e amor e suplicam a salvação do mundo. Amém. (João Paulo II – 1988) 115. SENHOR JESUS CRISTO, Pastor das nossas almas, que continuas a chamar com o teu olhar de amor tantos jovens que vivem as dificuldades do mundo moderno, abre suas mentes para reconhecerem, entre as muitas vozes que ressoam, a tua voz inconfundível, mansa e poderosa, que ainda hoje repete: “Vem e segue-me!”. Orienta o entusiasmo da juventude para a generosidade e torna-a sensível às esperanças dos irmãos que pedem solidariedade e paz, verdade e amor. Conduz o coração dos jovens na radicalidade evangélica, capaz de revelar ao homem moderno as imensas riquezas da tua caridade. Chama-os com a tua bondade para atraí-los a ti! Prende-os com a tua doçura, para acolhê-los em ti. Envia-os com a tua verdade, para conservá-los em ti! Amém. (João Paulo II – 1989)

116. Ó ESPÍRITO DE VERDADE, que no Pentecostes vieste ao nosso meio para nos formar na escola do Verbo Divino, realiza em nós a missão para a qual o Filho te enviou. Enche com tua presença todos os corações e desperta em muitos jovens o desejo intenso daquilo que é realmente grande e belo na vida: a perfeição evangélica e a paixão pela salvação do mundo. Sustenta os “trabalhadores da messe” e dá fecundidade espiritual aos seus esforços no caminho do bem. Torna completamente livres e puros os nossos corações, e ajuda-nos a viver em plenitude o seguimento de Cristo, para saborear como teu último dom a alegria que nunca terá fim. Amém. (João Paulo II – 1990) 117. Ó JESUS, Bom Pastor da Igreja, a ti confiamos os nossos catequistas. Sob a guia dos bispos e dos sacerdotes, saibam conduzir


56

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

os que lhes são confiados a descobrir o autêntico significado da vida cristã como vocação, para que, abertos e atentos à tua voz, te sigam generosamente. Abençoa as nossas paróquias, transforma-as em comunidades vivas, onde a oração e a vida litúrgica, a atenção cuidadosa e fiel da tua Palavra, a caridade generosa e fecunda, se tornem o terreno favorável para o nascimento e o desenvolvimento de uma abundante messe de vocações. Ó Maria, Rainha dos Apóstolos, abençoa os jovens; que a teu exemplo, sejam dóceis à voz de Deus e ajuda-lhes a pronunciar, como Tu, o ‘sim’ generoso e incondicional ao mistério de amor e de predileção, ao qual o Senhor lhes chama. Amém. (João Paulo II – 1991) 118. Ó VIRGEM MARIA, recomendamos a Vós a nossa juventude, em especial os jovens chamados a seguir mais de perto vosso Filho. Vós conheceis quantas dificuldades eles têm de enfrentar, quantas lutas, quantos obstáculos. Ajudai-os a pronunciar o seu ‘sim’ ao Divino, como vós fizestes ao convite do Anjo. Chamai-os para junto do vosso coração, a fim de que possam compreender a beleza e a alegria que os espera, quando o Todo-Poderoso os chama à sua intimidade, para constitui-los testemunhas do seu Amor, e os tornai-os capazes de alegrar a Igreja com a sua consagração. Virgem Maria, fazei com que todos nós possamos nos alegrar convosco, ao ver que o amor trazido pelo vosso Filho é acolhido, conservado e amado. Fazei com que possamos ver, também nos nossos dias, as maravilhas da ação misteriosa do Espírito Santo. Amém. (João Paulo II – 1992) 119. SENHOR JESUS CRISTO, Bom Pastor das nossas almas, Tu que conheces as tuas ovelhas e sabes como tocar o coração das pessoas, abre a mente e o coração dos jovens que procuram e esperam uma palavra de verdade para a sua vida. Faze com que eles sintam que só no mistério da tua Encarnação encontram plena luz. Desperta o coração daqueles que sabem onde procurar a verdade, mas temem que o teu convite seja demasiado exigente. Desperta o ânimo dos jovens que querem te seguir, mas depois não sabem vencer as incertezas e o medo, seguindo outras vozes e outros caminhos sem saída. Tu, que és a Palavra do Pai, Palavra que cria e que salva, Palavra que ilumina e que sustenta os corações,


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

57

vence com o Teu Espírito as resistências e as hesitações dos ânimos indecisos. Suscita naqueles que chamas, a coragem da resposta de amor: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8) Virgem Maria, jovem filha de Israel, anima, com teu amor materno, os jovens a quem o Pai faz ouvir a sua Palavra. Anima os já consagrados. Repitam contigo o SIM de uma doação alegre e irrevogável. Amém. (João Paulo II – 1993) 120. Ó SANTA FAMÍLIA DE NAZARÉ, comunidade de amor de Jesus, Maria e José, modelo e ideal de toda família cristã, a ti confiamos as nossas famílias. Abre o coração de cada um dos lares domésticos à fé, ao acolhimento da Palavra de Deus, ao testemunho cristão, para que se tornem fonte de novas e santas vocações. Orienta a mente dos pais, para que, com solícita caridade, sábio cuidado e amorosa piedade, sejam para os filhos guias seguros em referência aos bens espirituais e eternos. Suscita no espírito dos jovens uma consciência reta e uma vontade livre, para que, crescendo em sabedoria, em idade e em graça, acolham generosamente o dom da vocação divina. Santa Família de Nazaré, faze que todos nós, contemplando e imitando a oração assídua, a obediência generosa, a pobreza digna e a pureza virginal em ti vividas, nos disponhamos a cumprir a vontade de Deus e a acompanhar com prudente delicadeza os que entre nós são chamados a seguir mais de perto o Senhor Jesus, que por nós se entregou a si mesmo. Amém. (João Paulo II – 1994) 121. Ó VIRGEM DE NAZARÉ, o “sim” pronunciado na vossa juventude marcou a vossa existência e tornou-se grande como a vossa própria vida. Ó Mãe de Jesus, no vosso “sim” livre e radiante e na vossa fé dinâmica tantas gerações e tantos educadores encontram inspiração e força para acolher a Palavra de Deus e realizar a sua vontade. Ó Mestre da vida, ensinai os jovens a pronunciar o “sim” que dá significado à existência e faz descobrir o “Nome” de Deus escondido no coração de cada pessoa. Ó Rainha dos Apóstolos, dai-nos educadores sábios, que saibam amar os jovens e fazêlos crescer, guiando-os ao encontro com a Verdade que os torna livres e felizes. Amém! (João Paulo II – 1995)


58

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

122. SENHOR, quisestes salvar a humanidade e fundastes a Igreja como comunhão de irmãos, reunidos no vosso amor. Continuai a passar no meio de nós e a chamar aqueles que escolhestes para serem voz do vosso Espírito Santo, fermento de uma sociedade mais justa e fraterna. Concedei-nos do Pai celeste os guias espirituais de que as nossas comunidades precisam: verdadeiros sacerdotes de Deus vivo que, iluminados pela vossa Palavra, saibam falar de Vós e ensinar a falar convosco. Fazei crescer a vossa Igreja mediante um florescimento de consagrados, que vos entreguem tudo, para que possais salvar a todos. As nossas comunidades celebrem no canto e no louvor a Eucaristia, como ação de graças à vossa glória e bondade, e saibam ir pelos caminhos do mundo para comunicar a alegria e a paz, dons preciosos da Vossa salvação. Senhor, dirigi o vosso olhar para toda a humanidade e manifestai vossa misericórdia aos homens e às mulheres, que na oração e na retidão de vida vos procuram sem vos terem ainda encontrado. Mostrai-vos a eles como o caminho que conduz ao Pai, a verdade que não tem fim. Concedei-nos, Senhor, viver na vossa Igreja em espírito de serviço fiel e de oferta total, para que o nosso testemunho seja crível e fecundo. Amém. (João Paulo II – 1996) 123. PAI SANTO E PROVIDENTE, Tu és o dono da vinha e da messe, e, com o trabalho, dás a cada um a justa recompensa; no teu desígnio de amor chamas as pessoas a colaborarem contigo para a salvação do mundo. Nós te agradecemos por Jesus Cristo, tua Palavra viva, que nos redimiu dos nossos pecados e permanece entre nós para nos socorrer em nossa pobreza. Guia o rebanho ao qual prometeste a posse do Reino. Manda novos operários à tua messe e infunde, no coração dos pastores fidelidade ao teu projeto de salvação, perseverança na vocação e santidade de vida. Cristo Jesus, que às margens do mar da Galiléia chamaste os Apóstolos e os constituíste fundamento da Igreja e portadores do teu Evangelho, sustenta, no hoje da história, o teu povo a caminho, infunde coragem naqueles que chamas a seguir-te no sacerdócio e na vida consagrada, para que possam fecundar o campo de Deus com a sabedoria da tua Palavra. Torna-os instrumentos dóceis do teu Amor, no serviço cotidiano aos irmãos e irmãs. Espírito de Santidade, que infundes os teus dons em todos os fiéis e, especialmente,


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

59

nos que são chamados a serem ministros de Cristo, ajuda os jovens a descobrirem o fascínio do Divino. Ensina-lhes o caminho autêntico da oração que se alimenta com a Palavra de Deus. Ajuda-os a perscrutar os sinais dos tempos, para serem intérpretes fiéis do Evangelho e portadores de salvação. Maria, Virgem da escuta do Verbo feito carne em teu seio, ajuda-nos a ser disponíveis à Palavra do Senhor para que, acolhida e meditada, ela cresça em nosso coração; que a teu exemplo vivamos a bem-aventurança dos que creem e a nos dediquemos com incansável caridade à evangelização de todos aqueles que buscam o teu Filho. Dá-nos a graça de servir a todas as pessoas, tornando-as realizadoras da Palavra ouvida, para que, permanecendo fiéis a ela, encontremos nossa fidelidade em praticá-la. Amém! (João Paulo II – 1997) 124. ESPÍRITO DE AMOR ETERNO, que procede do Pai e do Filho, nós te agradecemos todas as vocações de apóstolos e de santos que fecundam a Igreja. Nós te suplicamos: continua ainda essa obra! Recorda-te de quando, no dia de Pentecostes, desceste sobre os apóstolos reunidos em oração com Maria, a mãe de Jesus, e olha para a Igreja que hoje tem uma necessidade especial de sacerdotes e santos, de testemunhas fiéis e legítimas da tua graça; ela precisa de consagrados e consagradas que revelem a alegria de quem vive só para o Pai, de quem faz sua a missão e a oferta de Cristo, de que, com a caridade, constrói o mundo novo. Espírito Santo, fonte perene de alegria e de paz, és tu que abres ao chamado divino o coração e a mente, torna eficaz todo impulso para o bem, a verdade e a caridade. Do coração da Igreja que sofre e luta pelo Evangelho sobem ao Pai os teus ‘gemidos inexprimíveis’. Abre os corações e as mentes dos jovens para que uma nova florescência de santas vocações revele a fidelidade do teu amor, e todos possam conhecer Cristo, Luz verdadeira, que veio a este mundo para oferecer a cada ser humano a firme esperança da vida eterna. Amém. (João Paulo II – 1998) 125. PAI BONDOSO, em Cristo teu Filho nos revelas teu amor, abraça-nos como filhos teus e nos ofereces a possibilidade de descobrir na tua vontade, os traços da nossa verdadeira fisionomia. Pai Santo, nos chamas a sermos santos com és Santo. Nós te pedimos


60

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

que nunca deixes faltar à tua Igreja ministros e apóstolos santos que, com a palavra e os sacramentos, abram o caminho para o encontro contigo. Pai misericordioso concede à humanidade transviada homens e mulheres que com o testemunho de uma vida transfigurada à imagem do teu Filho, caminhem alegremente com todos os outros irmãos e irmãs, rumo à pátria celeste. Pai nosso, com a voz do teu Santo Espírito, e confiando na materna intercessão de Maria, nós te invocamos ardentemente: manda à tua Igreja sacerdotes que sejam testemunhas corajosas da tua infinita bondade. Amém! (João Paulo II – 1999)

126. VIRGEM MARIA, humilde filha do Altíssimo, em ti se cumpriu de modo admirável o mistério do divino chamado. tu és a figura daquilo que Deus realiza em quem nele confia; em ti a liberdade do Criador exaltou a criatura humana. Aquele que nasceu do teu seio uniu, num único valor, a liberdade salvífica de Deus e a adesão obediente do homem. Graças a ti, o chamado de Deus se solda definitivamente com a resposta do homem. Tu, primícia de uma vida nova, ajuda-nos a pronunciar o “Sim” generoso da alegria e do amor. Santa Maria, Mãe de todo chamado, faze com que os fiéis tenham a força de responder com generosa coragem ao apelo divino, e sejam alegres testemunhas do amor a Deus e ao próximo. Jovem filha de Sião, Estrela da manhã que guias os passos da humanidade, orienta a juventude para Aquele que é a verdadeira luz que ilumina todo homem. Amém! (João Paulo II – 2000) 127. PAI SANTO, fonte perene da existência e do amor, que nos mostrais o esplendor da vossa glória e colocais em nosso coração a semente do vosso chamado, fazei com que não ignoremos esse dom ou o percamos por negligência de nossa parte, mas que, com total generosidade, possamos caminhar rumo à realização do vosso amor. Senhor Jesus, que no vosso peregrinar, pelas estradas da Palestina, escolhestes e chamastes os apóstolos e confiastes a eles a tarefa de pregar o Evangelho, cuidar dos fiéis, celebrar o culto divino, fazei que, também hoje, não faltem na vossa Igreja numerosos e santos sacerdotes, que levem a todos os frutos da vossa morte e ressurreição. Espírito Santo, que santificais a Igreja com a constante efusão de


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

61

vossos dons, inseri, no coração dos chamados à Vida Consagrada, uma íntima e forte paixão pelo Reino, a fim de que, com um “sim” generoso e incondicional, coloquem a própria existência a serviço do Evangelho. Virgem Santíssima, que vos oferecestes ao Onipotente, sem hesitar, para a realização do seu projeto de salvação, infundi confiança no coração dos jovens para que haja sempre pastores zelosos que guiem o povo cristão pelo caminho da vida, e pessoas consagradas que saibam testemunhar na castidade, na pobreza e na obediência, a presença libertadora de vosso Filho Ressuscitado. Amém! (João Paulo II – 2001) 128. PAI SANTO, olha para esta nossa humanidade. A sua vida ainda é fortemente marcada pelo ódio, pela violência, pela opressão, mas a fome de justiça, de verdade e de graça ainda acha espaço no coração de muitos, que esperam que tragas a salvação realizada por ti, por meio de teu Filho Jesus. Precisamos de arautos corajosos do evangelho, de servos generosos da humanidade sofredora. Manda à tua Igreja, nós te suplicamos, presbíteros santos, que santifiquem o teu povo com os instrumentos da tua graça. Manda numerosos consagrados e consagradas que mostrem a tua santidade no meio do mundo. Manda, na tua vinha, operários santos, que ajam com o ardor da caridade e, impelidos por teu Santo Espírito, levem a salvação de Cristo até os últimos confins da terra. Amém! (João Paulo II – 2002) 129. MARIA, HUMILDE SERVA DO ALTÍSSIMO, o Filho que geraste tornou-te serva da humanidade. A tua vida foi serviço humilde e generoso: foste serva da Palavra quando o Anjo anunciou-te o projeto divino da salvação; foste serva do Filho, dando-lhe a vida e permanecendo aberta ao seu ministério, foste serva da Redenção, estando corajosamente aos pés da Cruz, ao lado do Servo e Cordeiro sofredor, que se imolava por nosso amor; foste serva da Igreja no dia de Pentecostes e, com tua intercessão, continuas a gerá-la em cada crente, também nestes nossos tempos difíceis e angustiosos. Jovem filha de Israel, que conheceste a inquietação do coração juvenil diante da proposta do Eterno, olha com confiança os jovens do terceiro milênio. Torna-os capazes de acolher o convite de teu Filho, a fazer da vida um dom total para a glória de Deus. Ajuda-os a compreender que servir a Deus sacia o coração e que só no serviço


62

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

de Deus e do Seu Reino eles se realizam, segundo o divino projeto, e a vida se transforma num hino de glória à Santíssima Trindade. Amém! (João Paulo II – 2003) 130. FILHO DE DEUS, enviado pelo Pai para junto dos homens de todos os tempos e de todas as partes da terra, invocamo-vos por meio de Maria, vossa e nossa Mãe: fazei com que, na Igreja, não faltem vocações, em particular as de especial consagração ao vosso Reino. Jesus, único Salvador do mundo, pedimo-vos pelos nossos irmãos e irmãs que responderam “sim” ao vosso apelo ao sacerdócio, à vida consagrada e à missão. Fazei com que as suas existências se renovem no dia a dia, tornando-se Evangelho vivo. Senhor, misericordioso e santo, continuai a enviar novos trabalhadores para a messe do vosso Reino! Ajudai aqueles que chamais para o vosso seguimento neste nosso tempo: fazei com que, contemplando o vosso rosto, eles respondam com alegria à maravilhosa missão, que lhes confiais para o bem do vosso povo e de todos os homens. Vós, que sois Deus, viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Amém! (João Paulo II – 2004) 131. JESUS, FILHO DE DEUS, em quem habita toda a plenitude da divindade, Vós chamais todos os batizados a “fazerem-se ao largo”, percorrendo o caminho da santidade. Despertai no coração dos jovens o desejo de serem, no mundo de hoje, testemunhas da força do vosso amor. Enchei-os do vosso Espírito de fortaleza e de prudência para que sejam capazes de descobrir a verdade plena sobre si e sobre a sua própria vocação. Ó nosso Salvador, enviado pelo Pai para nos revelar o seu amor misericordioso, concedei à vossa Igreja o dom de jovens prontos a fazerem-se ao largo para serem, entre os irmãos, uma manifestação da vossa presença salvífica e renovadora. Virgem Santa, Mãe do Redentor, guia segura no caminho para Deus e para o próximo, vós que guardastes as suas palavras no íntimo do coração, protegei com a vossa intercessão materna as famílias e as comunidades eclesiais, para que saibam ajudar os adolescentes e os jovens a responder com generosidade ao Senhor. Amém! (João Paulo II – 2005)


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

63

132. Ó PAI, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis. Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiães da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo. Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão. Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Ajudai os bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém. (Bento XVI – 2006)


64

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

ADORAÇÕES VOCACIONAIS PRIMEIRO ESQUEMA EU VOS TORNAREI PESCADRES DE HOMENS (Mc 1,17) Guia: As vocações para o ministério ordenado são o sinal da constante presença de Cristo Bom Pastor entre nós. Os sacerdotes são escolhidos por Cristo e enviados ao mundo para levar a ‘sua salvação e favorecer o advento do Reino. Eles são os continuadores da sua obra, e em sua missão pastoral revelam à humanidade o amor misericordioso de Deus Pai. Esta missão singular se realiza com a pregação do Evangelho e o ministério dos Sacramentos nos quais se cumpre a missão santificadora de Cristo. As vocações ao ministério ordenado, portanto, são um dom a se implorar com fé e insistência e com a obediência ao mandamento: “Pedi ao Senhor da Messe, que envie operários a Sua Messe.” Canto e exposição do Santíssimo Sacramento Guia: A cada invocação digamos: Nós Vos louvamos e Vos adoramos. - Cristo Jesus, cremos firmemente, que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar. - Aqui estamos diante de Vós para saciar-nos, pois dissestes que quem comer do vosso Pão, não terá mais fome. - Queremos estar unidas a Vós como os ramos à videira. Canto de Aclamação Evangelho segundo Mt 5,13-16 Reflexão pessoal Dos Escritos de Santo Aníbal Maria Obra das obras é rezar pelas santas vocações; primeiro, porque Jesus Cristo mesmo ordenou; em segundo lugar, porque alcançando, da bondade divina, vocações santas e capazes, eis que florescerá na santa Igreja o sacerdócio católico, que é o mesmo de Jesus Cristo; eis que se confirmará a grande palavra de Jesus Cristo aos apóstolos: “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio.” É daí que provém todo bem sobre a terra, sendo os sacerdotes, como diz nosso Senhor, o sal da terra e a luz do mundo. A história da Igreja, a história de


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

65

todas as dioceses e de tantas terras de infiéis, nos demonstram com os fatos, que bens imensos, quantas obras santas vieram por meio do sacerdócio católico. Não são os sacerdotes os reprodutores contínuos da redenção divina? Quantos sacerdotes santos ao longo dos tempos! Quantas obras santas sugiram por meio deles! Portanto, a oração ordenada por Jesus Cristo, para obter sacerdotes para a Igreja, quando se constitui em obra, pode chamar-se a obra das obras. A expressão, se aprofundada, quer dizer: “Uma obra dedicada a esse fim é a obra-mãe de muitas obras boas, geradora de grandes e santas obras, para a maior glória a Deus, para a maior salvação das almas, para o mais amplo cumprimento da missão divina da Igreja de Jesus Cristo em todo o mundo como aquela que obtém certamente os eleitos de Deus e até gera os santos da Igreja. (Escritos, Vol. 43, p. 153). Canto Preces: Guia: Rezemos juntas, dizendo: Enviai, Senhor, sacerdotes santos a vossa Igreja. 1. Pai bom, lembrai-vos dos sacerdotes para que, cultivando o desejo de comunhão entre eles, sejam ministros do vosso amor. Rezemos. 2. Pai Santo, lembrai-vos daqueles que vivem com dificuldade a experiência da fé, dos que não conseguem crer: que o vosso amor e a vossa graça possam alcançá-los através do trabalho dos sacerdotes. Rezemos. 3. Pai misericordioso, lembrai-vos dos jovens: que eles possam encontrar verdadeiros apóstolos de Cristo que sejam seus irmãos, de modo que possam experimentar a vossa atenção paterna. Rezemos. 4. Pai Santo, lembrai-vos da nossa comunidade que acredita na vossa Palavra: que a nossa vida seja de oração incessante, implorando da vossa bondade, sacerdotes segundo o vosso Coração. Rezemos. Todas: Ó Senhor Jesus, que sois infinitamente amoroso, dignai-vos, conceder os meios oportunos para o sucesso daqueles que quereis chamar e para que correspondam de verdade à santa vocação, e se tornem verdadeiro sal da terra e luz do mundo. Sacerdotes para toda a Igreja, para todo os países, para todas as cidades, e que sejam segundo o vosso Coração. Amém. Canto final


66

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

SEGUNDO ESQUEMA A VOSSA ALEGRIA SEJA PLENA (Jo 15,11) Guia: A vocação à vida consagrada “é graça de valor inestimável, graça preciosíssima, porque traz consigo uma particular predileção de Deus para com a alma chamada; é o efeito de um amor particular, imenso, que atrai o Deus Altíssimo a uma alma para chamá-la à vida perfeita da vida religiosa”. Neste momento de adoração, rezemos por nós e por todas as pessoas consagradas, para que a partir da escuta e da meditação da palavra de Deus encontremos renovado empenho em testemunhar o amor de Deus em servir os irmãos, especialmente os mais pobres, os pequenos e os últimos. Canto e exposição do Santíssimo Sacramento Guia: A cada invocação digamos: Nós vos adoramos e vos bendizemos. 1. Pai Santo, nós vos agradecemos pelo dom da vida consagrada, que na fé vos busca e em sua missão universal convida todos a caminhar para Vós. 2. Jesus Salvador, Verbo encarnado, Vós entregastes a vossa forma de vida aos que chamastes para serem anunciadores da vossa misericórdia. Nenhuma tribulação os separe do vosso amor. 3. Espírito Santo, fonte perene de vida, dai aos consagrados a coragem para enfrentar os desafios do nosso tempo e a graça de levar aos homens a benignidade e a humanidade do nosso Salvador Jesus Cristo. Silêncio orante Canto de Aclamação Evangelho segundo João (15, 9-11) Oração comunitária Senhor, sois Aquele que buscamos, sois Vós, que nos esperais, quando nada nos satisfaz; sois a beleza que nos atrai; sois Vós que, em nós, suscitais o desejo de fazer de nossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal, a recusa de deixar-nos levar pela mediocridade, a coragem de empenhar-nos, com humildade e


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

67

perseverança, em melhorar a nós mesmos e a sociedade, a coragem de empenhar-nos, com humildade e perseverança, para tornar melhores a nós mesmas e a sociedade, tornando-a mais humana e mais fraterna. Sois Vós, Senhor, a meta da nossa vida, Vós que nos esperais, para guiar-nos até o fim do tempo, ao eterno abraço do Deus eterno, que nos ama. Canto Da Homilia de Paulo VI de 11 de setembro de 1965 Sede felizes; felizes por que escolhestes a melhor parte. Felizes, porque quem e que coisa jamais, como exclama são Paulo, poderá vos separar do amor de Cristo? (Rom 8, 35). Felizes porque entregastes a vossa vida ao amor único e maior. Felizes, porque sois da Igreja as filhas prediletas, e porque participais da alegria e das dores, da fadiga e da esperança da Igreja. Felizes, porque nada do que fazeis, súplicas, sofrimentos, está perdido, nada é ignorado por Aquele Pai, que vê no segredo e que nada deixará sem recompensa. Felizes porque, como Nossa Senhora, ouvistes a Palavra de Deus e a ela vos confiastes, a seguistes. Reflexão pessoal Guia: Peçamos ao Senhor, que faça dignos do seu chamado a nós e a todos os consagrados à vida religiosa e leve a bom termo, com o seu poder, todo desejo de bem e nossa obra de fé para que seja glorificado o nome do Senhor Jesus Cristo em nós e nós n’ele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. (em coros alternados) Trindade Santíssima, bem-aventurada, beatificante, tornai bem-aventurados todos os vossos filhos e filhas, que chamastes a confessar a grandeza do vosso amor, a vossa bondade misericordiosa e da vossa beleza. Pai Santo, santificai os filhos e filhas que se consagraram a Vós, para a glória do vosso nome. Acompanhai-os com o vosso poder, para que possam testemunhar que Vós sois a origem de tudo, a única fonte do amor e da liberdade. Nós vos agradecemos pelo dom da Vida Consagrada, que na fé vos procura, que na sua missão universal convida a todos a caminhar para Vós.


68

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Ó Jesus, Salvador, Verbo Encarnado, como entregastes a vossa forma de viver àqueles que chamastes, continuai a atrair a Vós pessoas que, pela a humanidade do nosso tempo, sejam depositárias de misericórdia, prenúncio da vossa volta, sinal vivo dos bens da ressurreição futura. Que nenhuma tribulação os separe jamais de Vós, e do vosso amor. Espírito Santo, Amor derramado nos corações, que concedeis graça e inspirações às mentes, fonte perene de vida, que levais a bom termo a missão de Cristo com numerosos carismas, nós vos suplicamos por todas as pessoas consagradas. Enchei seus corações com a íntima certeza de terem sido escolhidas para amar, louvar e servir. Fazei-os saborear a vossa amizade, enchei-os de vossa alegria e do vosso conforto, ajudai-os a superar os momentos de dificuldade e a se levantar confiantes após as quedas, tornai-as espelhos da beleza divina. Dai-lhes a coragem de enfrentar os desafios do nosso tempo, e a graça de levar às pessoas a benignidade e a humanidade do Salvador Nosso Jesus Cristo. Amém. (VC 111) Canto final

TERCEIRO ESQUEMA ENVIADOS PARA QUE TODOS TENHAM VIDA Guia: O mandamento de Jesus: “Ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, pede a nossa oração e a nossa ação. As palavras de Cristo nos colocam diante de muitos irmãos não favorecidos pela riqueza da redenção, por falta de bons operários. A nossa oração ao Senhor da Messe, hoje torna-se mais intensa e angustiante para que Ele conceda à Sua Igreja o dom de missionários do Evangelho. Canto e exposição do Santíssimo Sacramento Guia: A cada invocação digamos: Nós vos louvamos e vos glorificamos, Senhor! 1. Pela vossa incansável peregrinação pelas estradas da Palestina


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

69

fazendo o bem a todos e curando todos os males e enfermidades. 2. Pelo amor com que escolhestes e formastes os vossos santos Apóstolos e aceitaste o humilde serviço das piedosas mulheres. 3. Pelo ministério da Igreja que continua, como mãe fecunda, a gerar filhos vossos pelo Batismo. 4. Pelo ministério dos Apóstolos que enviastes ao mundo para a propagação do vosso Evangelho de salvação. 5. Pelo testemunho glorioso dos mártires de ontem e de hoje, cujo sangue, da terra clama por Vós. 6. Pela alegre adesão a Vós de tantas Filhas do Divino Zelo, que deixaram a pátria animadas de zelo pelo advento do vosso Reino. Leitor 1: Os onze discípulos, foram à Galileia sobre o monte que Jesus lhes havia indicado. Quando O viram, prostraram-se. Porém, duvidaram. Jesus aproximou-se e lhes disse: “Todo poder me foi dado no Céu e sobre a terra. Ide, pois e fazei discípulos em todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a observar tudo isto que vos ordenei. E eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,16-20). Canto: Senhor, que queres que eu faça? Senhor, que queres de mim? Mostra-me o teu caminho! Senhor, que queres de mim? Leitor 2: Os homens à espera de Cristo constituem ainda um número imenso: os espaços humanos e culturais, onde o anúncio do Evangelho ainda não chegou, ou naquele que a Igreja está escassamente presente, são tão amplos, que requerem a unidade de todas as forças(...) Temos que alimentar em nós a ânsia apostólica de transmitir aos outros a luz e a alegria da fé. E, neste ideal devemos educar todo o povo de Deus. A causa missionária deve ser, para todo crente, como para toda a Igreja, a primeira das causas, porque diz respeito ao destino eterno dos homens e responde ao desígnio misterioso e misericordioso de Deus. (RM 86). Canto: Senhor, que queres que eu faça? Senhor, que queres de mim? Mostra-me os teu caminho! Senhor, que queres de mim? Leitor 3 : Nosso santo Fundador começou a evangelizar os pobres da favela de Avignone que jaziam na mais deplorável miséria; entre


70

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

aqueles miseráveis, aos quais ele se apresentava como evangelizador, teve a mais viva consciência da importância do Rogate que admitiu de estender sua ação missionária para além dos limites da sua cidade. Com o coração aflito, santo Aníbal relevava: “Que são estes poucos órfãos que se salvam e estes poucos pobres que se evangelizam diante de milhões que se perdem e que permanecem abandonados, como rebanho sem pastor? Considerando os limites das minhas misérrimas forças, e o minúsculo círculo da minha capacidade, procurava uma saída e a encontrei grande, imensa naquelas adoráveis palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: Rogate ergo Dominum messis ut mittat operarios in messem suam; e então parecia-me ter encontrado o segredo de todas as boas obras e da salvação de todas as almas”. (Escritos, Vol. 61, p. 208). Canto: Senhor, que queres que eu faça? Senhor, que queres de mim? Mostra-me os Teu caminho! Senhor, que queres de mim? Leitor 4. O Rogate é prece que acompanha a missão, porque não existe missão sem missionário, sem operários não pode haver missão, e sem a oração, não se pode ter operários. Os missionários nascem do Rogate. Santo Aníbal falando sobre as missões defineas assim: santas missões, desejo santo, obra santa e santa fundação pela qual se requerem santas vocações e santos missionários. Por isso quem aspira às santas missões, há de tender à própria santificação. Mas, esclarece o nosso santo Fundador: com um zelo novo e sempre crescente… se dedicarão com verdadeiro impulso espiritual ao mais exigente exercício de todas as virtudes. Quem evangeliza é sempre e só o Cristo Redentor, presente em seus membros: as Irmãs, que “devem fazer-se de redentoras de almas”. (Escritos, Vol. 1, p. 193). Canto: Senhor, que queres que eu faça? Senhor, que queres de mim? Mostra-me os Teu caminho! Senhor, que queres de mim? Reflexão pessoal Guia: Fortalecidas pela energia vital do amor de Cristo e impulsionadas pela plenitude da vida recebida d’ele, invoquemos a Deus Pai onipotente e digamos: Mandai, Senhor, missionários santos a Vossa Igreja.


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

71

1. Para que os missionários sejam santos como requer a própria vocação e se renovem dia a dia no espírito das Bem-aventuranças. Rezemos. 2. Para que os vossos missionários testemunhem a experiência de Deus e possam dizer como os apóstolos: aquilo que nós contemplamos, ou seja, o Verbo da vida... nós o anunciamos também a vós. Rezemos. 3. Para que os missionários sintam-se sustentados pela nossa oração e orientem sua ação apostólica à luz do Bom Pastor que vai em busca da ovelha perdida. Rezemos. 4. Para que as Filhas do Divino Zelo, livres da tentação “do rebanho seguro e protegido”, anunciem a vossa Palavra e propaguem o mandamento do Rogate, e sejam assim sinais da vossa caridade e instrumento de vossos chamados. Rezemos. Guia: Ó Pai, que na humanidade de vosso Filho colocastes todo dom da verdade e da graça, fazei que todas as criaturas participem da vossa plenitude pelo ministério daqueles que Vós chamastes para colaborar na construção do vosso Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém. Canto final

QUARTO ESQUEMA ORAÇÃO SALMÓDICA 1. ANT: Vós sois a luz do mundo; como cidade construída sobre o monte, não podeis ficar escondido. Coração compassivo de Jesus, escutai benignamente as nossas orações: vimos pedir-vos uma grande e imensa misericórdia para a vossa Igreja e para a salvação das pessoas: Enviai sacerdotes santos! Vendo aquelas multidões abandonadas como ovelhas sem pastor, dissestes “a messe é verdadeiramente grande, mas os operários são poucos! Pedi, pois, ao Senhor da plantação que envie operários para a Sua messe”.


72

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Sois Vós o Senhor da messe, o místico agricultor que plantastes a vinha e a regastes com o vosso Sangue Preciosíssimo. Vós formastes a Igreja como um campo florido, no qual o vosso Coração se compraz em recolher flores de santidade e frutos de boas obras. Ó Jesus dulcíssimo, Vós tendes fome e sede do bem das pessoas, o vosso coração se desfaz pela falta de bons operários. Os povos ficam nas trevas da ignorância e do pecado; tantas crianças e jovens perecem, pedem que as salvem e as conduzam a Vós. Por isso, nós vos pedimos: Enviai, Senhor, sacerdotes santos à vossa Igreja e ao mundo inteiro. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo... 2. ANT: Resplandeça a vossa luz diante das pessoas para que vejam as vossas boas obras e deem glória ao Pai. Senhor Deus, fazei que tantos jovens generosos e dispostos ouçam o vosso chamado, para torná-los vossos ministros. Jesus, provido e amoroso, dignai-vos conceder os meios necessários para que atendam ao vosso convite e a graça da santa perseverança àqueles que Vós chamais. Nós vos pedimos sacerdotes para toda a Igreja, sacerdotes segundo o vosso Coração e em número suficiente para atender às necessidades da Igreja e do mundo. Enviai verdadeiros pastores, que trabalham segundo o vosso Coração, repletos do vosso Espírito, desapegados de todas às coisas da terra, alheios a todo o interesse temporal e que sejam repletos de zelo para a vossa glória e o bem de todos. Formai, Senhor, sacerdotes santos que deem testemunho de que o mundo não pode ser mudado e oferecido a Deus sem o espírito das bem-aventuranças. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

73

3. ANT: Viva e eficaz é a Palavra de Deus, mais penetrante que uma espada de dois gumes. É demasiado grande, Senhor, a graça que vos pedimos. E se grandes são as nossas culpas, lembrai-vos de que maior é a vossa misericórdia. Fazei superabundar a vossa graça onde reina o pecado. Senhor da messe, ouvi-nos: Enviai sacerdotes santos! Nós vos suplicamos com fé, por intercessão de Maria Santíssima, por vosso amor e pela vossa maior glória, ouvis a nossa oração! Não tardeis, ó Senhor! Vem! Olhai o vosso santuário que se tornou deserto. Enviai santos sacerdotes a vossa Igreja! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...


74

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

PRECES VOCACIONAIS 1. Por todos os Pastores de rebanhos e pelos educadores, a fim de que saibam descobrir, socorrer e orientar as vocações juvenis, rezemos! 2. Pelas famílias cristãs, para que sam enfrentar o sacrifício de doar seu próprio filho e filha a Cristo e à Igreja, rezemos. 3. Para que toda a Igreja esteja unida em um vínculo mais intenso de caridade para implorar da bondade do Senhor as vocações conscientes e boas, de que hoje ela tanto precisa, rezemos. 4. Para que o povo cristão compreenda que é seu dever colaborar com a oração constante, para que a Igreja disponha sempre de sacerdotes, a fim de cumprir a própria missão divina, rezemos. 5. Por todos aqueles que estão empenhados na Pastoral Vocacional, para que sejam fortalecidos pela graça de Deus, rezemos. 6. Pelos orientadores e educadores de cada setor, a fim de que saibam cultivar, com discrição amável e solícita os bens futuros da Igreja, os germes que desabrocham nos corações disponíveis e sensíveis dos alunos, rezemos. 7. Pelos jovens sedentos de Deus, de autenticidade e ansiosos da verdade, para que se abram à voz de Cristo que chama e saibam responder com generosidade, empenhando a própria vida no serviço aos irmãos, rezemos. 8. Para que nas nossas comunidades paroquiais, surjam vocações juvenis, capazes de responder com gratuidade e disponibilidade a um possível chamado de Deus, rezemos. 9. Para que as famílias das nossas comunidades paroquiais saibam criar um clima de fé e de amor, meios indispensáveis para que uma vocação possa amadurecer, rezemos. 10. Pela nossa comunidade paroquial, para que viva generosamente segundo o Evangelho, favorecendo o dom das vocações, rezemos. 11. Para que a vida dos sacerdotes e dos consagrados seja de oração, caridade e testemunho, a fim de que os jovens sintam-se


REZANDO PELAS VOCAÇÕES

75

estimulados a se consagrarem a Cristo, numa disponibilidade plena, para o Reino de Deus, rezemos. 12. Por todas nós aqui presentes, para que reflitamos continuamente não somente sobre a grandeza da vocação, mas também sobre o dever de favorecer o crescimento dos chamados, rezemos. 13. Para que o Senhor da Messe envie operários a Sua messe, diante da crescente necessidade da Igreja e do mundo, rezemos. 14. Para que cada um de nós, respondendo à vocação comum do Batismo, saiba colocar seus dons a serviço do outro, da Igreja e da humanidade, rezemos. 15. Para que os jovens deem sentido à própria vida, fazendo suas as solicitações da Igreja e da sociedade, à elevação e ao progresso dos povos, rezemos. 16. Para que todo povo cristão manifeste a sua estima pelos sacerdotes, pelos religiosos, religiosas e missionários, criando assim um clima favorável às respostas dos jovens diante do chamado de Deus, rezemos. 17. Pelos Bispos, chamados pelo Espírito Santo a rezar pela Igreja de Deus para que,  ajudados pela comunidade, dediquem seus primeiros cuidados à Pastoral das Vocações, rezemos. 18. Para que a voz do Senhor, que chama incessantemente, seja ouvida com generosidade pelos jovens, desejosos de dedicarem a própria vida aos valores do Evangelho, rezemos. 19. Por todos os sacerdotes, para que, reanimando a própria vida no serviço a Cristo e aos irmãos, nos momentos de alegria e nas dificuldades do seu apostolado, saibam suscitar, no seu povo, a estima e o desejo pelo sacerdócio, rezemos. 20. Pelos religiosos e religiosas para que, com a gratuidade e a liberdade de sua consagração a Cristo, possam comunicar o gosto pelo Reino, tornando o Evangelho atual, acreditável e atraente, rezemos. 21. Pelos pais, para que a firmeza da sua fé, a profundidade da sua generosidade e o seu amor pela Igreja os tornem capazes de preparar pessoas fortes e capazes de escutar o chamado de Deus, rezemos.


76

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

22. Pelos adolescentes e pelas crianças tão amadas por Jesus para que, na busca do próprio caminho, saibam oferecer suas vidas a um início de apostolado, na proporção de suas forças, rezemos. 23. Pelos diáconos, ordenados para servir a Deus e aos irmãos, em comunhão com os bispos e os sacerdotes, para que, ensinando, exortando e evangelizando, contribuam para a maturação da comunidade cristã, rezemos. 24. Pelos leigos, para que cooperem com a missão evangelizadora, rezemos. 25. Pelos educadores, para que sintam o dever de orientar a juventude na consciência profunda da fé na pessoa de Jesus Cristo e numa verdadeira amizade com Ele, rezemos. 26. Pelos pais e educadores, para que ajudem os jovens a cultivarem o amor a Cristo e à Igreja, orientando-os também à acolhida livre e alegre da própria renúncia, rezemos. 27. Para que a caridade de Cristo desperte o chamado divino em muitos jovens e adultos dispostos e sustente, na perseverança, aqueles que já fizeram a sua escolha, rezemos. 28. Por todos aqueles que se consagraram a Cristo e aos irmãos, para que cultivem o amor ao Evangelho, a coragem cristã e o fervor apostólico, que são necessários para cumprir fiel, generosa e eficazmente a sua sublime missão, rezemos. 29. Pelos jovens que vivem unidos a Cristo, para que reforcem a vontade de se doarem definitivamente a Deus, sem serem obrigados, nem dados por vencidos, rezemos. 30. Para que sejamos fieis em responder ao chamado de Deus. Rezemos.


77

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Índice Apresentação ...............................................................................03 Igreja que reza pelos bons operários .........................................04 Orações do Cotidiano .................................................................05 Orações Vocacionais ...................................................................10 Orações a Deus Pai ......................................................................10 Orações a Cristo Mediador ..........................................................18 Orações ao Espírito Santo ............................................................34 Orações a Maria, Mãe do Verbo ...................................................36 Orações aos Santos Patronos .......................................................45 São José ....................................................................45 Santo Antônio ..........................................................48 Santos Apóstolos ......................................................49 Das Mensagens do Dia Mundial de Oração pelas Vocações ..........51 Adorações Vocacionais ...............................................................64 Primeiro Esquema - Eu vos tornarei pescadores de homens ..........64 Segundo Esquema - A vossa alegria seja plena .............................66 Terceiro Esquema - Enviados para que todos tenham vida .............68 Quarto Esquema - Oração Salmódica ..........................................71 Preces Vocacionais ......................................................................74


78

REZANDO PELAS VOCAÇÕES

Congregação das Filhas do Divino Zelo Província Nossa Senhora do Rogate Enviai, Senhor, apóstolos santos à Vossa Igreja!


Caderno de Orações