Page 157

Livro revela recém-descoberto santuário das cachoeiras na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

Região repleta de cachoeiras oferece a possibilidade de um roteiro de visitação sustentável com grande potencial turístico

Com investimentos no desenvolvimento social da população do entorno da Usina, o Consórcio Machadinho vem construindo uma história de conquistas socioambientais e bom relacionamento comunitário. Dezenas de iniciativas geram emprego, renda e melhoram as condições de educação, segurança, saúde, lazer e qualidade de vida das comunidades. O Consórcio também promove, patrocina e apoia diversos projetos de iniciativa das comunidades mediante a utilização de recursos próprios ou incentivos através de leis federais e estaduais de apoio à cultura, ao esporte e à inclusão social. Outro exemplo de interação com a comunidade é o Programa de Visitas, que já levou cerca de 65 mil visitantes até a usina, mostrando como funciona o processo de geração de energia elétrica. Em 2013, o Ibama aprovou o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA). Seguindo diretrizes do Ibama, o plano foi elaborado em conjunto com a comunidade e as lideranças locais, com o objetivo de identificar as melhores alternativas de uso do reservatório, priorizando a preservação ambiental e o interesse coletivo. Para mostrar o belo potencial turístico dessa região, o Consórcio Machadinho patrocinou o livro “Cachoeiras da Região Sul”. Lançada em 2013, a obra apresenta um verdadeiro santuário de cachoeiras localizadas nas nascentes dos rios Canoas e Pelotas. Para promover o turismo sustentável, o livro possui anexo um mapa ilustrado com informações sobre as cidades, as casas de cultura, as cachoeiras, termas, estações de águas, rios e lagos da região.

Programa de educação ambiental atende a 65 unidades de ensino na região de abrangência do empreendimento

“O

Consórcio

Machadinho agradece o apoio de todos os que contribuem para o sucesso do empreendimento e das iniciativas que o envolvem. Aliados à comunidade, aos colaboradores e aos parceiros, e com o apoio dos nossos acionistas, continuaremos a construir essa história de sucesso.”

Carlos Alberto Bezerra de Miranda Diretor Geral do Consórcio Machadinho

Setor: Energia Sede: Florianópolis (SC) 153

Ebook FIESC 65 anos  

Este livro é balanço, celebração e proposta. Pertence à indústria catarinense, razão de ser da FIESC.

Ebook FIESC 65 anos  

Este livro é balanço, celebração e proposta. Pertence à indústria catarinense, razão de ser da FIESC.

Advertisement