Issuu on Google+


ATIVIDADE

1. O que é lexicografia cultural? A lexicografia cultural é o registro de palavras que tem relevância e que são utilizadas diariamente pela(s) comunidade(s) de acordo com sua(s) cultura(s). Seria importante que essas palavras fossem nacionalmente dicionarizadas para que as várias realidades do país fossem conhecidas, compreendidas e respeitadas.

2. Levantamento lexical Plantas medicinais (FLORA) 1. 2. 3. 4. 5.

Capim Santo Mastruz Tioiô Favaquinha Tiririquim


3. Verbetes: Capim Santos: 1. s.m. bot.

2. Espécie de palha fina verde com aroma adocicado. 3. É encontrado em grande parte do território nacional. 4. Pode ser utilizado na forma de chá ou sumo no tratamento de verminoses. 5. Pode ser utilizado na forma de suco, chá ou sumo para acalmar o sistema nervoso, na cura de problemas digestivos, pressão arterial e inflamações variadas. 6. Sua raiz serve para curar bronquite asmática, na forma de chá. 7. É também conhecido como capim-doutor.


Mastruz = 1.s.m. bot.

2. Espécie de planta de estatura média, com folhas pequenas e compridas e com sementes no talo. 3. Pode ser utilizado na forma de chá ou sumo no tratamento de verminoses. 4. Serve como anti-inflamatório para lesões externas e internas, na forma de xarope. 5. Serve como curativo para lesões externas, onde ele é colocado e coberto por uma gase ou pano limpo.


Tioiô = 1.s.m. bot.

2. Espécie de planta de estatura média, com folhas largas e grandes e com sementes na ponta do tolo. 3. É utilizado na forma de chá ou xarope no tratamento de gripe. 4. Serve como antitérmico. 5. Utiliza-se na culinária como tempero para cozidos.


Favaquinha: 1.s.f.bot.

2. Espécie de planta de pequeno porte, com folhas pequenas e com cachos de sementes fixadas no talo. 3. É utilizadas na forma de chá ou xarope no tratamento de tosse e gripe. 4. Sua semente é utilizada na limpeza dos olhos. 5. Utiliza-se na culinária como tempero para cozidos ou na salada.


Tiririquim: 1.s.m.bot.

2. Espécie de planta de pequeno porte, com folhas pequenas e vagens compridas contendo sementes. 3. É utilizado em ramos pelas benzedeiras na cura de “mau-olhado”. 4. Sua semente é torrada e utilizada na fabricação de artesanato como colares, pulseiras e brincos. 5. Sua semente é torrada e utilizada no tratamento de sarampo e catapora na forma de chá. 6. Na cultura indígena Pataxó, o galho desta planta é utilizado pelos pais como corretivo educacional em crianças desobedientes e choronas.


4. Avaliação da atividade: O estado da lexologia/lexicografia nos fez compreender a importância das palavras (nomes) próprias de cada cultura, bem como a necessidade de dicionarizá-las, para que toda população brasileira possa conhecê-las, compreendê-las e respeitá-las, não importando de que região ou de que cultura elas sejam. Entretanto, compreender os termos léxicos (lexologia) foi um pouco mais complexo e exigiu um estudo mais aprofundado do grupo.



Lexicografia - Pataxó