Page 1

TI 730i

Vers達o deste manual 0.3/05


CARO USUARIO O Terminal Inteligente TI 730i foi desenvolvido para ser utilizado junto asMicro Centrais Modulare/Modulare i, Conecta, 4015, 6020, Corp 6000, Corp 8000 e as Centrais 10040 e 16064, Lobby 640i e Lobby 200i e Corp 16000 (Se o seu aparelho é uma Central Lobby 200i ou Lobby 640i você deve utilizar apenas o Guia de Instruções da respectiva Central). Estas Centrais possuem características diferenciadas, porém, o Terminal se adaptará automaticamente ao PABX o qual esteja conectado. Este Guia tem como objetivo orientar na instalação, operação e programação de seu Terminal Inteligente, que possue várias facilidades que deixaram seu dia a dia mais agil e prático. Para conhecer todas as facilidades oferecidas pelo seu aparelho, você deve ler atentamente as orientações deste manual levando em consideração a Central a qual seu aparelho está conectado. Gostaríamos da sua opinião para nosso constante trabalho de adaptação deste manual as suas necessidades. Entre em contato conosco para darnos sugestões e criticas sobre o Manual do Usuario. Pois, conquistar sua satisfação é nosso objetivo.

Departamento de Documentação document@intelbras.com.br 0 xx 48 3281 9500

Versão deste manual 0.3/05


RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA • Evite colocar o equipamento próximo a aparelhos que produzam

calor oudispositivos que gerem ruídos elétricos e radiofreqüência (como, por exemplo,motores e lâmpadas fluorescentes);

• • •

Não exponha o equipamento diretamente à luz nem à umidade; Tenha cuidado para não deixá-lo cair no chão; Para a limpeza do seu equipamento use somente uma flanela umedecida emágua.

ORIENTAÇÕES PARA INSTALAÇÃO •

Qualquer ramal pode receber um Terminal Inteligente sem a necessidade denenhuma interface ou qualquer programação na Central;

Caso você retire um Terminal Inteligente de um determinado ramal, você deveinformar a Central, através da programação de cancelamento de ramais TI,que o respectivo ramal não tem mais um Terminal Inteligente conectado, casocontrário, o ramal continuará ocupando uma posição de Terminal Inteligente.

Para maiores informações sobre o cancelamento do ramal TI verifique o guiade instruções do PABX.

DISTÂNCIA MÁXIMA PARA INSTALAÇÃO A distância máxima do TI730i ao Conector TXTI/GNDTI dependerá do número deTerminais ligados ao PABX:

Modulare/ Modulare i/Conecta Nº de Terminais

1

Distância Máxima (em metros) 140

4015/6020/16064/ 10040Corp6000/8000/ 16000Lobby 640i/200 Distância Nº de Terminais Máxima 1

(em metros) 200

2

70

2

100

3

35

3

66

7


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Sinalização Áudio:sinal de chamada (ring); sinal audível de advertência (bip); Visual:sinalização luminosa na tecla do teclado dedicado (leds); Linha: multifrequêncial. Alimentação 12 Vdc (+10%, -30%). Potência Máxima 1,76 Watts Condições Ambientais Temperatura: 00 C a 37 C; Umidade relativa do ar: 10% a 90%, sem condensação. Dimensões (em mm) Altura: 104 Largura: 181 Profundidade: 220 Peso Peso bruto (embalado): 1368 gramas Peso líquido (sem embalagem): 1065 gramas

8


CONHECENDO O TERMINAL INTELIGENTE Visor O visor é composto de duas linhas com 16 caracteres cada. O terminal possui uma mensagem padrão que aparecerá no visor após suainicialização e quando este não estiver sendo operado (repouso). Nesta mensagemconstam das seguintes informações:

DD/MM/aa hh:mm:ss

Dia aim

Na primeira linha temos: dia, mês, ano e dia da semana que terão a seguintenomenclatura: Dom - domingo

Qua - quarta

Seg - segunda

Qui - quinta

Ter - terça

Sex - sexta

Sab - sábado

Na segunda linha temos: hora, minuto, segundo, o modo de operação e o tipo dealarme presente.Os alarmes são apresentados da seguinte forma: Bil - indica alarme de bilhetagem: ocorre quando há problema na comunicação daimpressora ou bilhetador. Cal - indica alarme de calendário: ocorre quando o calendário da Central estádesprogramado. Mem - indica alarme de memória de bilhetes: ocorre quando o espaço de memóriareservado para o armazenamento de bilhetes está cheio. Blq - indica alarme de bloqueio de acesso: ocorre quando o espaço paraarmazenamento de bilhetes estiver esgotado e neste caso o acesso externo ocorresomente através da telefonista. Not - indica alarme de noturno: ocorre quando o PABX passa a operar no modo noturno. Importante! O campo referente ao alarme tem espaço para 3 caracteres. Os alarmes sãomostrados de modo continuo na tela. Caso haja mais de um alarme presente elesaparecerão de forma seqüencial, com duração de 1 segundo para cada um.

9


Teclas Programáveis Este Terminal sai de fábrica com as teclas programáveis configuradas, podendoassumir funções diversas, ficando ao critério do usuário configurá-las de forma amelhor atender suas necessidades. Para tal acompanha o Terminal uma etiquetapadrão, onde se pode escrever, logo abaixo da tecla, a função associada a cadatecla. O indicador luminoso de cada tecla funciona de acordo com a funçãoprogramada.

Etiqueta Padrão do Terminal

Teclas de navegação As teclas de cursor direita/esquerda e acima/abaixo são usadas nos diversosrecursos oferecidos pelo terminal como programação, agenda ou chamadas, paradeslocar o cursor dentro dos campos de entrada de dados ou para navegar pelosmenus do terminal. Com o terminal em repouso ou durante uma chamada, essasteclas possibilitam selecionar e alterar os volumes do monofone ou viva voz, ouainda alterar o contraste da tela: desloca o cursor para a direita. desloca o cursor para a esquerda. desloca o cursor para cima ou para a Tela anterior. desloca o cursor para baixo ou para a próxima Tela. ENTRAR

entra no modo de programação; entra na opção selecionada do menude programação.

SAIR

retorna à tela anterior; sai de uma programação; sai do menu de programação.

10


Teclas com funções fixas Estas teclas tem funções pré-definidas para uso em alguns recursos, e operaçãodo terminal:

DESVIO

AGENDA

APAGAR

CHAMADAS

PÊNDULO

RETER

VIVA VOZ

FLASH

SIGILO

NÃO PERTURBE

CORREIO

VIVA VOZ acessa função de viva voz; operação com fone de cabeça. FLASH função flash. SIGILO interrompe a transmissão de voz. CORREIO acessa o correio de voz. DESVIO entra no menu de desvios. AGENDA acessa a agenda do Terminal. CHAMADAS mostra ligações não atendidas; ligações atendidas e originadas. APAGAR apaga campo onde está o cursor ou um registro selecionado(Chamadas, Agenda, ...). RETER retem ligação externa. PÊNDULO/NÃO PERTURBE efetua pêndulo; programa a função não perturbe.

Teclas de um telefone comum Estas teclas são as mesmas de um telefone convencional (1...9, *, 0, #).

• • •

* RECHAMA

letras do alfabeto para edição da agenda, lembrete, etc.; discagem rápida; discagem (telefone). Função utilizada para programação de alguns serviços que as companhias telefônicas oferecem. Função utilizada para programação de alguns serviços que as companhiastelefônicas oferecem. Também tem a função de memória do últimonúmero discado. RECHAMA - função que programa uma rechamadadependendo do estado em que se encontra o ramal (ocupado ou nãoatende), linha ou número externo chamados.

11


INICIALIZAÇÃO DO TERMINAL Após a instalação do Terminal você receberá a seguinte mensagem: TI 730iIntelbras Versão X.Y. Essa mensagem permanecerá no visor enquanto o PABX e o Terminal trocam osdados de inicialização. Durante esse processo os Leds das teclas programáveisirão piscar seqüêncialmente. Após a inicialização, o Terminal apresentará a mensagem: Terminal _ _ PABXIntelbras. Essa mensagem permanece no visor temporariamente e indica o fim do processode inicialização do Terminal.

Mensagens de falha No Processo de inicialização pode acontecer dois problemas distintos:

• •

Problema com o próprio terminal Problema na comunicação com o PABX .

No caso de problema com o terminal, será apresentada no visor a mensagem:Problema no Terminal. No caso de problema na comunicação com o PABX, será apresentada no visor amensagem: Problema na Comunicação. Essa mensagem poderá aparecer por vários motivos:

se o PABX e o terminal forem ligados ao mesmo tempo. Caso persista amensagem, verificar a conexão de Ramal do TI com o PABX.

• quando as versões do Terminal e do PABX forem incompatíveis. Neste caso, oTerminal não irá inicializar.

se existirem fontes geradoras de ruídos próximas ao conjunto terminal-fiação-PABX ou se existir algum problema na conexão entre o Terminal e o PABX.

Poderá aparecer ainda a mensagem: Capacidade de TI Esgotada. Essa mensagem indica que a capacidade máxima de Terminais no PABX já foiesgotada, e não que ocorreu uma falha. O terminal ficará sem função, não secomunicando com o PABX. Neste caso, o usuário deverá retirar o aparelho datomada e verificar a quantidade máxima de Terminais que pode ser instalada emcada modelo de central.

12


Terminal em repouso (visor de calendário) Este visor é apresentado sempre que o aparelho não estiver sendo utilizado, ouseja, sempre que o monofone estiver no gancho e o Viva-Voz desligado.

19/05/04 09:37:05

QUA

CONFIGURANDO O TERMINAL Permite ao usuário configurar o terminal de acordo com suas preferências.

Campainha Permite selecionar o tipo de campainha para anunciar uma chamada.Quatro tipos de campainha estão disponíveis.

Tecle Com

ENTRAR

, utilize ou

ou

até Configurações e tecle

vá até Campainha e tecle

opção Tipo de Campainha e pressione

ENTRAR

ENTRAR

Caso você não queira confirmar a programação tecle

.

. Selecione a

, com

selecione o tipo de campainha desejado e pressione

ENTRAR

ou ENTRAR

SAIR

. .

Discagem rápida Para efetuar a discagem rápida, você deverá associar as teclas de 0 a 9 com números telefônicos da agenda. Para programar a discagem rápida, verificar no item “Programando Discagem Rápida de um Número Telefônico na Agenda”.. Com o monofone fora do gancho, ou viva voz ativado, ou terminal em repouso, mantenha pressionada a tecla correspondente ao número desejado (0 a 9) por 2 segundos (até que o nome/número seja apresentado no visor).

13


Volume da campainha Permite selecionar o volume da campainha entre 2 níveis, que são: Alto ou Baixo. Tecle Com

ENTRAR

, utilize ou

ou

até Configurações e tecle

vá até Campainha e tecle

opção Volume de Campainha e tecle

ENTRAR

, com

cione o volume de campainha desejado e tecle Através das teclas

ou

ENTRAR

ENTRAR

. Selecione a ou

ENTRAR

.

sele-

.

você poderá ouvir os diferentes ní-

veis de campainha, selecione um dos níveis e pressione

ENTRAR

.

Observação: Independentemente do volume de campainha selecionado, o led da tecla Viva-Voz piscará indicando uma chamada. Programação de fábrica para o volume da campainha: Alto.

Volume do monofone Permite selecionar volume do áudio no monofone entre 6 níveis disponíveis. Para realizar o ajuste é preciso que o monofone esteja fora do gancho. Tecle

ou

para entrar na tela de seleção de volume e seleci-

one o nível desejado através das teclas

ou

. Após o ajuste,

o terminal irá voltar para a tela anterior ou pressione

SAIR

para

retornar a tela anterior. Programação de fábrica para o volume do monofone: Nível 4.

Volume do viva-voz Permite selecionar volume do áudio do Viva Voz entre 6 níveis disponíveis. Para realizar o ajuste é preciso que o viva-voz esteja acionado. Tecle

ou

para entrar na tela de seleção de volume e seleci-

one o nível desejado através das teclas

ou

. Após o ajuste,

o terminal irá voltar para a tela anterior ou pressione

SAIR

retornar a tela anterior. Programação de fábrica para o volume do viva-voz: Nível 4.

14

para


Contraste do visor Permite selecionar o contraste do visor entre 4 níveis disponíveis. Para realizar o ajuste o terminal deverá estar em repouso. Tecle

ou

para entrar na tela de seleção de contraste e

selecione o nível ou

desejado através das teclas

. Após o ajuste, o terminal

irá voltar para a tela anterior ou pressione

SAIR

para retornar a tela anterior.

Programação de fábrica para o contraste do visor: Nível 2..

Bloqueia teclado Para Ativar: Pressione

ENTRAR

Para Desativar: Pressione

e

ENTRAR

*

.

e

*

.

Ao receber uma chamada, o teclado libera automaticamente. Após o término da ligação o teclado voltará a ficar bloqueado. Para ativar este recurso o terminal deverá estar em repouso.

Avisos sonoros Um bip: ocorre quando o terminal mostra na tela uma mensagem enviada pelo PABX. Um bip a cada 1 segundo: ocorre quando o monofone é esquecido fora do gancho. Se o monofone não for colocado no gancho, após 2 minutos serão emitidos os bips. Esta situação também é sinalizada no display através da mensagem “Coloque Monofone no Gancho”.. Programação de fábrica: volume – Alto. Dois bips seguidos de uma pausa de 1 segundo podendo se repetir até 20 vezes: ocorre quando existe algum lembrete programado para este horário. Programação de fábrica: volume – Alto. Três bips: Ocorre quando existe algum alarme presente. Programação de fábrica: volume – Alto.

15


Importante: quando o terminal estiver em programação, agenda ou consultando listagem das chamadas, e caso ocorra algum lembrete programado, os bips referente ao lembrete serão gerados assim que o terminal retornar no modo repouso. Se o terminal estiver em monitoração de ambiente nenhum bip será gerado. Somente o Terminal programado como atendedor receberá bips de alarme presente.

Volume do Bip de TTerminal erminal fora do Gancho Tecle

ENTRAR

Com

, utilize ou

ou

até Configuracoes e tecle

vá até Aviso Sonoro (bip)

ENTRAR

vá até Terminal Fora do Gancho e pressione ou

escolhe o nível desejado e pressione

Caso não queira confirmar, pressione

SAIR

ENTRAR

ENTRAR

, com ENTRAR

.

ou

. Com

para confirmar.

.

Volume do Bip de Lembrete Pressione ne

ENTRAR

ENTRAR

. Com

pressione

ENTRAR

e pressione pressione ne

SAIR

, utilize ou , com

ENTRAR

ENTRAR

ou

até Configuracoes e pressioprocure por Aviso Sonoro (bip) e

ou

. Com

procure por Aviso de Lembrete ou

escolhe o nível desejado e

para confirmar. Caso não queira confirmar, pressio-

.

Volume do Bip de Alarme PPresente resente Pressione ne

ENTRAR

pressione

SAIR

16

ENTRAR

.

, utilize

. Com

pressione

one

ENTRAR

ENTRAR

ENTRAR

ou

ou , com . Com

até Configuracoes e pressioprocure por Aviso Sonoro (bip) e

ou ou

procure por Alarme Presente e escolhe o nível desejado e pressi-

para confirmar. Caso não queira confirmar, pressione


Configurando as teclas do painel Você poderá configurar as 25 Teclas Programáveis associando a cada uma delas uma determinada função. Em qualquer dos casos a seguir, para sair do MENU, pressione sucessivamente até voltar à tela de Calendário (aparelho em

SAIR

repouso) ou mantenha pressionada essa tecla por 2s. Para navegar entre os diferentes Menus e opções use as Teclas de Navegação..

Configura tecla para acessar um determinado Ramal Pressione pressione

, utilize

ENTRAR

. Com

ENTRAR

ou

até Configura Tecla Painel e

ou

selecione a opção Como Ra-

mal.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Sera Ramal _ _ _ _ e preencha o campo com o número do ramal desejado, pressione

para confirmar. Aparecerá a mensagem: Programação

ENTRAR

Aceita.

Configura tecla para acessar uma determinada Linha Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Configura Tecla Painel e

. Com

ou

selecione a opção Como Li-

nha.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Sera Linha _ _ e preencha o campo com o número da linha desejada, pressione

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a mensagem: Programação Aceita.

Configura tecla para acessar uma determinada Rota Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize . Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Como Rota..

Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Sera Rota _ e preencha o campo com o número da rota desejada, pressione ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a mensagem: Programação Aceita.

17


Configura tecla para acessar um determinado Grupo Pressione pressione

, utilize

ENTRAR

ENTRAR

. Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Acessa Gru-

po.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Sera Grupo _ _ e preencha o campo com o número do grupo desejado, pressione

para confirmar. Aparecerá a mensagem: Programação

ENTRAR

Aceita.

Configura tecla para acessar o Porteiro 1 Pressione pressione

, utilize

ENTRAR

ENTRAR

. Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Ativa Portei-

ro 1.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Sera Porteiro 1 e pressione

para confirmar. Aparecerá a mensagem:

ENTRAR

Programação Aceita.

Configura tecla para acessar o Porteiro 2 Pressione pressione

, utilize

ENTRAR

ENTRAR

. Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Ativa Portei-

ro 2.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Sera Porteiro 2 e pressione

para confirmar. Aparecerá a mensagem:

ENTRAR

Programação Aceita.

Configura tecla para ativar Comando 1 Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Configura Tecla Painel e

. Com

ou

selecione a opção Ativa Co-

mando 1.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Ativa Comando 1 e pressione Programação Aceita.

18

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a mensagem:


Configura tecla para ativar Comando 2 Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Configura Tecla Painel e

. Com

ou

selecione a opção Ativa Co-

mando 2.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Ativa Comando 2 e pressione

para confirmar. Aparecerá a mensagem:

ENTRAR

Programação Aceita. Importante: esta programação não está disponível para Central Modulare/Modulare i/Conecta.

Configura tecla para ativar/desativar Cadeado Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

. Com

ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Ativa Cade-

ado.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla como Cadeado e pressione

para confirmar. Aparecerá a mensagem:

ENTRAR

Programação Aceita.

Configura tecla para ativar/desativar BuscaPessoa Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize . Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e u selecione a opção Ativa Busca

Pessoa.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Ativa Busca Pessoa e pressione

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a mensa-

gem: Programação Aceita. Importante: Esta programação não está disponível para Centrais Modulare/Modulare i, 4015 e 6020/Conecta.

19


Configura tecla para acessar Chefe/Secretária 1 Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize . Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Ativa Chefe/

Secret. 1.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Ativa Chefe/Secret. 1 e pressione

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a

mensagem: Programação Aceita.

Configura tecla para acessar Chefe/Secretária 2 Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize . Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Ativa Chefe/

Secret. 2.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Ativa Chefe/Secret. 2 e pressione

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a

mensagem: Programação Aceita.

Configura tecla para ativar/desativar Monitoramento de Ambiente Pressione pressione

ENTRAR

, utilize

ENTRAR

ou

. Com

até Configura Tecla Painel e

ou

selecione a opção Ativa

Monitoramento.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Monitoração e pressione

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a men-

sagem: Programação Aceita.

Configura tecla para acessar Interfone Chefe/ Secretaria 1 Pressione pressione

ENTRAR

, utilize

ENTRAR

. Com

ou

até Configura Tecla Painel e

ou

selecione a opção Ativa

Interfone C/S 1.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Ativa Interfone C/S 1 e pressione cerá a mensagem: Programação Aceita.

20

ENTRAR

para confirmar. Apare-


Configura tecla para acessar Interfone Chefe/ Secretaria 2 Pressione pressione

ENTRAR

, utilize

ENTRAR

ou

. Com

até Configura Tecla Painel e

ou

selecione a opção Ativa

Interfone C/S 2.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Ativa Interfone C/S 2 e pressione

ENTRAR

para confirmar. Apare-

cerá a mensagem: Programação Aceita.

Configura tecla para TToque oque Geral Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize . Com

ou ou

até Configura Tecla Painel e selecione a opção Ativa Toque

Geral.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja configurar e aparecerá a tela Tecla Ativa Toque Geral e pressione

ENTRAR

para confirmar. Aparecerá a mensagem:

Programação Aceita.

Consulta a configuração da tecla Pressione pressione

ENTRAR

, utilize

ou

até Configura Tecla Painel e

. Com

ou

selecione a opção Mostra

ENTRAR

Config. da Tela.. Aparecerá Escolha a Tecla Programável.. Pressione a tecla programável que deseja consultar e aparecerá Ver Configuracao Tecle Entrar, pressione

ENTRAR

e aparecerá a mensa-

gem informando a configuração da tecla selecionada. Após de visualizada a tela do terminal retornará para o menu anterior. Esta função mostra a configuração da tecla que você pressionou. Por exemplo: se você pressionou uma tecla a qual está configurada como ramal 21, aparecerá a mensagem:“Ramal 21”. Se a tecla que você pressionou não estiver configurada, aparecerá a tela: “Tecla Não Programada”.

21


Cancela a configuração da tecla Esta função cancela a configuração da tecla que você selecionou. Pressione

ENTRAR

e pressione

, utilize

ENTRAR

ou

até Configura Tecla Painel

ou

selecione a opção Cancela

. Com

Config. da Tecla.. Aparecerá Escolha a Tecla Programavel.. Pressione a tecla programável que deseja cancelar. Aparecerá a tela Cancela Configuracao? pressione

ENTRAR

para confirmar. Depois apare-

cerá a mensagem: Programação Aceita..

OPERANDO O TERMINAL INTELIGENTE Importante! Para uma boa conversação através da função viva-voz mantenha uma distância máxima de 50 cm do aparelho.

A operação através da tecla

VIVA VOZ

poderá ser afetada, se você

estiver num ambiente com muito ruído ou se existir qualquer tipo de interferência.

Atendendo uma chamada Retire o monofone do gancho ou pressione a tecla

VIVA VOZ

. Para fina-

lizar a conversação, coloque o monofone no gancho ou pressione novamente a tecla

VIVA VOZ

. Se o PABX não possuir placa identificador

de chamadas, quando você estiver recebendo uma ligação externa aparecerá a mensagem: Atender Chamada Externa Via: _ _.

Número telefônico está registrado na agenda Se o número telefônico que está chamando estiver registrado na agenda, aparecerão no visor o nome e o número de quem está ligando. A categoria da chamada não será apresentada.

Número telefônico não está registrado na agenda Será apresentado no visor apenas o número telefônico. Veja como incluir o número na agenda no item: Incluíndo novo nome/número na Agenda.

22


Nova chamada recebida não atendida (ainda não consultada) O led da tecla

CHAMADAS

fica piscando indicando a existência de

novas chamadas recebidas não atendidas. Você poderá verificar o registro, apagar e se desejar retornar à ligação.

Ligando para um Ramal Tecle o número do ramal ou pressione a tecla programada como Ramal. A ligação de ramal é identificada por dois toques médios.Veja o ítem “Configurando as Teclas do Painel”. Veja como identificar a situação dos ramais quando estiverem programados como uma tecla de acesso direto:

• • •

Led aceso: o ramal está ocupado; Led piscando: o ramal está recebendo uma ligação; Led apagado: o ramal está livre.

Observação: Se você ligar para um ramal e ele estiver ocupado ou não estiver atendendo no momento, poderá executar outras operações sobre o tom de ocupado ou de chamada:

• •

Se o ramal para onde você ligou também for um Terminal, você poderá deixar uma mensagem solicitando que ele ligue para seu ramal, teclando o número 7; Poderá programar uma rechamada, pressione a tecla

RECHAMA

.

Ligando para um grupo de ramais Pressione a tecla programada como Grupo. Veja como configurar uma tecla como Grupo no ítem “Configurando as Teclas do Painel”. Veja como programar um grupo de ramais no “Manual de programação do PABX”.

Ligando para um grupo chefe-secretária Veja no ítem “Configurando as Teclas do Painel” como programar o acesso direto a estes grupos, por exemplo: se você for um chefe poderá programar teclas para acesso direto às secretárias 1 e 2; se você for uma secretária, poderá programar teclas para acesso direto aos chefes 1 e 2: • se forem programadas teclas como chefe secretária, cada vez que você pressionar estas teclas o ramal correspondente será chamado; • se forem programadas teclas como Interfone chefe-secretária, 23


ao pressionar estas teclas você terá acesso direto ao ramal correspondente; ou seja a tecla viva-voz do ramal chamado será ativada automaticamente com o Sigilo acionado. O grupo Chefe/secretária permite um acesso mais rápido entre ramais que necessitam se comunicar constantemente. Poderão ser formados grupos com dois, três ou quatro ramais nas situações: • um chefe e uma secretária, • um chefe e duas secretárias; • dois chefes e uma secretária; • dois chefes e duas secretárias. Veja como programar esta facilidade no “Manual de programação do PABX”.

Ligando para um número externo Pressione a tecla 0 ou pressione a tecla programada como Linha ou a tecla programada como Rota , aguarde o tom de linha externa e em seguida tecle o Número Telefônico. Veja como identificar a situação das linhas: • Led aceso: a linha esta ocupada; • Led piscando rápido: a linha está recebendo uma ligação externa ou está com uma chamada no estacionamento; • Led piscando lento: a linha está com uma ligação retida; • Led apagado: a linha está livre. Se a linha estiver bloqueada para acesso externo ou não possuir categoria de acesso a linha externa programada, você receberá a mensagem: Acesso Negado a este Serviço.. Seguido de um bip. Se você acessar a linha externa e receber tom de ocupado, pressione a tecla

RECHAMA

,seu ramal será chamado assim que a linha desocu-

par, ao receber tom de linha você poderá teclar o número Telefônico. Veja como programar o acesso à linha externa no “Manual de Programação do PABX”.

24


Ligando para um número externo utilizando rotas especiais Pressione a tecla programada como Rota, aguarde tom de linha e em seguida tecle o Número Telefônico. Veja como configurar uma tecla como Rota no ítem “Configurando as Teclas do Painel”.. Veja como programar as rotas especiais no “Manual de Programação do PABX”.

Ligando para um número externo utilizando a agenda Pressione a tecla

AGENDA

. Neste caso, o terminal irá direto para

tela de consulta. Você também pode acessar a consulta à agenda pelo Menu do terminal Agenda. Para tal: Pressione

ENTRAR

, utilize

Com as teclas one

ENTRAR

ou

ou

até Agenda e pressione

ENTRAR

.

selecione a opção Consulta e pressi-

. Você poderá fazer a consulta em ordem alfabética .

Todos os registros serão apresentados pelo nome e número. Com o nome/número desejado na tela. Pressione a tecla

ENTRAR

para iniciar

a chamada. Caso o número telefônico seja de longa distância, o aparelho solicitará o prefixo (0,00 ou 90) e a operadora. Para aceitar o prefixo e a operadora informados pelo aparelho (se você já tiver feito chamada de longa distância anteriormente), pressione

ENTRAR

. Para alterá-los,

digite o prefixo e a operadora desejados utilizando o teclado numérico e pressione

ENTRAR

.

Para acessar rapidamente uma letra da agenda, basta digitar a tecla com letra inicial do nome procurado no teclado numerico. Por exemplo: se você digitar 4ghi(GHI) uma vez, você irá para a letra G; duas vezes, letra H; três vezes, letra I; quatro vezes, número 4.

Para sair do menu, pressione

SAIR

sucessivamente até voltar à tela

de Calendário (aparelho em repouso) ou pressione essa tecla por 2s. Para fazer a discagem, o número telefônico deverá estar registrado na agenda.

25


Ligando para um número externo a partir da lista de chamadas(originadas e recebidas, atendidas ou não) Pressione a tecla

CHAMADAS

procure por Originadas, Atendidas ou

Não-atendidas. Com o número desejado no display, pressione a tecla

ENTRAR

para

iniciar a discagem. Caso o número telefônico seja de longa distância, o aparelho solicitará o prefixo (0, 00 ou 90) e a operadora. Para aceitar o prefixo e a operadora informados pelo aparelho (isso acontece se você já tiver feito chamada de longa distância anteriormente), pressione

ENTRAR

. Para alterá-los, digite o prefixo e a operadora

desejados utilizando o teclado numérico e pressione

ENTRAR

para

confirmar. Para sair da pesquisa e desistir da discagem antes de ocupar o Ramal, pressione

SAIR

.

Rediscagem do último número chamado Esta facilidade permite refazer a última ligação realizada por seu ramal sem precisar teclar os números novamente. Pressione

RECHAMA

. A discagem do último número chamado será feita

automaticamente (máximo = 20 dígitos para rediscagem).

Retendo uma ligação externa Retenção de chamadas significa: deixar uma ligação em espera (retida) enquanto realiza uma outra ligação ou outras funções. Veja como programar o tempo em que a ligação ficará retida no “Manual de programação do PABX”. Durante uma ligação externa pressione a tecla

RETER

(O led desta

tecla irá se acender sinalizando que a ligação foi retida). Se o tempo de retenção esgotar e você estiver falando com a segunda ligação, receberá bips sinalizando que a ligação deverá ser atendida. Coloque o monofone no gancho ou desligue o Viva-Voz para finalizar a ligação atual e atender a ligação que estava retida (você poderá, também, reter a ligação atual para atender a ligação que estava retida). Caso você tenha encerrado a conversação com a segunda ligação externa e o tempo de retenção da primeira ligação ainda não esgotou, você poderá capturá-la (teclando 569 ou pressionando a tecla 26


RETER

com o led acesso) ou aguardar, neste caso, a ligação que

estava retida voltará a tocar em seu Terminal.

Transferindo ligações Durante uma ligação você poderá transferí-la para outro ramal. A transferênciaserá identificada por um toque curto seguido de um longo. Se você realizou uma consulta e deseja transferir a ligação, coloque o monofone no gancho ou desligue o Viva-Voz.

Transferência para ramal Tecle

FLASH

+ Número do ramal ou pressione a tecla programada

como Ramal e desligue. Se você transferir uma ligação para um ramal que não atende no momento ou está ocupado, após 60 segundos a ligação retornará para o seu ramal. Veja maiores informações sobre transferências no “Manual do PABX”.

Transferência para grupo de ramais Pressione a tecla programada como Grupo e desligue.

Transferência para grupo chefe chefe-- secretária Pressione a tecla programada como chefe-secretária e desligue.

Transferência para Serviço de VVoz oz Requer acessório correio de voz ou o acessório Secretária Eletrônica (para as Centrais Modular e/ Modulare i/Conecta). Pressione a tecla

CORREIO

e desligue.

Consultas Durante uma ligação você poderá ligar para um ramal, falar e retornar em seguida à ligação anterior. Enquanto você conversa com a segunda ligação, a primeira ficará retida.

Consultando um ramal Tecle

FLASH

+ Número do ramal ou pressione a tecla programada

como Ramal. Para retornar à ligação anterior, tecle

FLASH

+ 0

.

27


Consultando um grupo de ramais Pressione a tecla programada como Grupo.. Para retornar à ligação anterior, tecle

FLASH

+ 0

.

Consultando um grupo chefe chefe-- secretária Pessione a tecla programada como chefe-secretária Para retornar à ligação anterior, tecle

FLASH

+ 0

.

Acionando a Atuação Externa durante uma ligação Centrais Modulare/Modulare i Pressione a tecla programada como Comando 1. Centrais 4015/6020/10040/16064/Corp´s Para Atuação Externa 1: pressione a tecla programada como Comando 1. Para Atuação Externa 2: pressione a tecla programada como Comando 2. Para retornar à ligação anterior, tecle

FLASH

+0

.

Para maiores informações sobre Atuação Externa, consulte o “Manual do PABX”.

Anunciando no serviço de Busca-Pessoa durante uma ligação (Requer Acessório Busca-Pessoa e está disponível somente para as centrais 10040, 16064, e Corp 16000). Pressione a tecla programada como Busca-Pessoa. Para retornar à ligação anterior, tecle

FLASH

+0

.

Rechamadas Você poderá programar uma rechamada quando tentar acesso à linha externa e receber tom de ocupado, ou ainda, tentar falar com um ramal que não atende ou está ocupado. Uma vez ativada a rechamada, assim que o ramal ou linha externa desocupar seu Terminal será chamado com um toque longo seguido de um curto. Você poderá realizar apenas uma rechamada por vez. Veja como programar o tempo que o PABX irá aguardar antes de programar a rechamada automática à linha ou ramal no “Manual de Programação do 28


PABX”

Rechamada a um número externo Você tentou acessar a linha externa e ela estava ocupada ou ninguém atendeu? Pressione

FLASH

+

RECHAMA

e aguarde a confirmação. Assim que o

número programado estiver sendo chamado, o PABX ligará, automaticamente, para seu ramal.

Rechamada a ramal que está ocupado ou que não atende Se a rechamada automática à ramal estiver programada, aguarde que o PABX irá ativá-la automaticamente. Sobre o tom de ocupado ou ramal que não atende, tecle

RECHAMA

. Quan-

do o ramal solicitado desocupar, seu ramal será chamado.

Captura Você poderá atender ligações dirigidas a outros ramais que não foram atendidas, que estejam estacionadas ou retidas. Não poderão ser capturadas ligações de Despertador e de Rechamadas.

Captura a um ramal determinado Pressione a tecla programada como Ramal. Veja como configurar uma tecla como Ramal no ítem “Configura Teclado Painel”. Você poderá utilizar esta facilidade quando quiser atender uma ligação que está tocando em outro ramal, ou ainda, quando alguém estiver com o ramal ocupado e lhe informar que está recebendo bips de uma nova ligação a ser atendida.

Captura de grupo de ramais Pressione a tecla programada como Grupo.

Captura de uma ligação que foi retida Pressione a tecla

RETER

quando estiver com o led acesso ou pressi-

one a tecla correspondente a linha que teve a ligação retida.

29


Captura de uma ligação que foi estacionada Pressione a tecla LINHA correspondente a ligação que foi estacionada.

Conferências Você poderá falar com dois ramais ao mesmo tempo, ou ainda, falar com um ramal e um número externo ao mesmo tempo ou um ramal com dois números externos ao mesmo tempo. Durante a conferência serão enviados bips a cada 30 segundos. Telefonista não poderá estabelecer conferência com ligações que estejam na fila para atendimento. Veja como programar o acesso a esta facilidade no “Manual de programação do PABX”.

Anunciando uma mensagem no buscapessoa (Requer Acessório Busca-Pessoa e está disponível somente para as centrais 10040, 16064 e Corp 16000) Pressione a tecla programada Busca-pessoa; a partir deste momento seu Terminal será ligado ao serviço de alto-falante. Veja como programar o acesso a esta facilidade no item Categoria de Acesso ao Busca-Pessoa no “Manual de programação do PABX”.

Comunicação com o Porteiro Ligando para o porteiro (Requer interface para porteiro eletrônico - acessório). Esta facilidade permite que você ligue para o porteiro eletrônico e converse com alguém que esteja próximo a ele. Centrais Modulare/Modulare i/Conecta Pressione a tecla programada como Porteiro 1. Central 4015/6020/10040/16064/Corp’s/4015 Para Porteiro 1: pressione a tecla programada como Porteiro 1. Para Porteiro 2: pressione a tecla programada como Porteiro 2.

Abrindo o porteiro eletrônico durante uma ligação com o porteiro O ramal pode comandar a abertura do porteiro se estiver incluído nas seguintes 30


condições:

• • • • •

se tiver categoria de acesso; se for o atendedor do porteiro; se atender a ligação do porteiro com pêndulo; se capturar uma ligação de porteiro; se receber uma transferência de ligação do porteiro.

Veja como programar o acesso a esta facilidade no “Manual de programação do PABX”. Veja como programar uma tecla como Porteiro no ítem “Configurando as Teclas do Painel”.

Atendimento de porteiro durante uma ligação externa Durante uma ligação com um número externo você poderá atender uma ligação de porteiro. Quando existir uma ligação de porteiro a ser atendida o Led da tecla correspondente irá piscar.. Você está numa ligação externa, e recebe 4 bips sinalizando uma ligação de porteiro e deseja atendê-la: pressione a tecla programada como Porteiro, a ligação com o número externo será retida e você poderá falar com o Porteiro. Veja como configurar uma tecla como Porteiro no ítem “Configurando as Teclas do Painel”.

Acionando a atuação externa (Requer interface para Atuação Externa – acessório). Através da atuação externa você poderá acender e apagar luzes de corredores, garagem, acionar sirene de emergência, etc. Veja como programar o acesso a esta facilidade no “Manual de programação do PABX”. Centrais Modulare/Modulare i/Conecta Pressione a tecla programada como Comando 1. Central 4015/6020/10040/16064/Corp’s Para Atuação Externa 1: pressione a tecla programada como Comando 1. Para Atuação Externa 2: pressione a tecla programada como Comando 2. Veja como programar uma tecla como Comando no ítem “Configurando asTeclas do Painel”. Veja como programar o tempo que o Dispositivo externo ficará acionado no ítem “Tempo de Atuação Externa no Manual do PABX”. Após a execução da atuação externa, o ramal receberá tom de ocupado (ficará inapto até que a chamada seja desligada). 31


Ouvindo os Recados Deixados no Serviço de voz Requer acessório correio de voz ou o acessório Secretária Eletrônica (para as Centrais Modulare/Modulare i/Conecta).

Pressione a tecla

e aguarde para ouvir as mensagens. Veja

CORREIO

como programar o acesso ao Correio de Voz e a Secretária Eletrônica no “Manual de programação do PABX”.

Registro de chamadas Registra na memória:

• • •

10 chamadas recebidas atendidas 45 chamadas recebidas não atendidas 45 chamadas originadas

Ao atingir a capacidade máxima de chamadas registradas para cada tipo, será excluída a chamada mais antiga para cada chamada nova registrada.

Consultando chamadas registradas Para procurar uma chamada originada, chamada recebida atendida ou chamada recebida não atendida, pode ser feito da seguinte maneira: , utilize ou escolha a opção Pressione a tecla desejada (Não Atendidas, Atendidas e Originadas), e pressione CHAMADAS

ENTRAR

. Com as teclas

ou

, você poderá visualizar as

chamadas registradas do tipo selecionado. Não é possível consultar qualquer tipo de chamada com 0 (zero) registros. , você poderá fazer a consulta da chamada

Utilizando a tecla

, mais recente mais antiga para a mais recente; com a tecla para a mais antiga. Cada registro é apresentado no display com o dia e hora da chamada, número telefônico ou nome. Para visualizar a duração da chamada registrada (somente nas chamadas Originadas e Atendidas), pressione

e aparecerá a dura-

ção e o número da chamada selecionada. Para retornar a tela anterior pressione

32

.


Para sair do menu, pressione

SAIR

sucessivamente até voltar à tela

de Calendário (aparelho em repouso) ou pressione essa tecla por 2 s. Este aparelho registra as chamadas atendidas na extensão como novas chamadas recebidas não atendidas.

Apagando chamadas registradas Pressione , utilize ou e selecione o tipo de chamada desejada (Atendidas, Não Atendidas ou Originadas) e pressioCHAMADAS

ne

ENTRAR

. Com a chamada desejada na tela, pressione

APAGAR

. O

registro será automaticamente apagada da lista Chamadas.

Gravando chamadas registradas na agenda Pressione , utilize ou e selecione o tipo de chamada desejada (Atendidas, Não Atendidas ou Originadas) e pressioCHAMADAS

ne

ENTRAR

. Com a chamada desejada na tela, pressione

AGENDA

. Se

quiser alterar o número telefônico, faça a modificação neste momento, utilizando o teclado numérico (máximo = 20 dígitos). Pressiou e digite o nome desejado (máximo = 16 dígitos. one Veja como digitá-lo no ítem “Incluindo novo nome/número na agenda”.. Em seguida, pressione

ENTRAR

Para cancelar a operação, pressione

para confirmar a inclusão.

SAIR

.

Para gravar um número telefônico na agenda, é obrigatória a digitação do nome. Somente assim o número poderá ser incluído na agenda.

Limpando o registro de chamadas Pressione , utilize ou e selecione a opção Apagar as Chamadas e pressione . Aparecerá a tela Apagar? ENTRAR = Sim. CHAMADAS

Pressione

ENTRAR

para confirmar e aparecerá a seguinte mensagem

de confirmação: Chamadas Apagadas.. Todos os registros da Lista Chamadas serão apagados.

Discando para uma chamada registrada Pressione , utilize ou e selecione o tipo de chamada desejada (Atendidas, Não Atendidas ou Originadas) e pressioCHAMADAS

ne

ENTRAR

. Utilizando as teclas

ou

, você poderá visualizar

as chamadas registradas do tipo selecionado. Com o número dese33


jado na tela, pressione

ENTRAR

.

A ligação será feita automaticamente. Ao registrar uma chamada de longa distância recebida, serão armazenados na memória apenas o código de área e o número telefônico. O prefixo e o código da operadora serão novamente solicitados ao fazer uma discagem para o número registrado.

Definindo os tipos de ligações que irão ser registradas Pressione ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Chamadas e pressione

. Escolha o tipo de ligações (Registrar Não Atendidas ou Regis-

trar Atendidas), que deseja serem registrados e pressione

ENTRAR

.

Escolha o tipo (internas, externas, ou Todas -internas e externas) e pressione

ENTRAR

. Para sair do menu, pressione

SAIR

.

Ligações externas que não forem atendidas pelo P ABX Pressione ENTRAR

ENTRAR

, utilize

. Com as teclas

ou ou

até Chamadas e pressione escolha a opção Registrar Lig.

Não Atend. PABX e pressione

ENTRAR

.

Somente um Terminal poderá registrar as ligações que não forem atendidas pelo PABX. Se você for programar esta facilidade e já existir outro Terminal programado você receberá a mensagem: RAMAL _ _ JA PROGRAMADO. O Terminal cadastrado deverá cancelar esta programação para que você possa executá-la. Em qualquer dos casos, para cancelar o registro de um determinado tipo, deve-se repetir o processo.

Alterando a sinalização da tecla “CHAMADAS” Pressione ENTRAR

ENTRAR

, utilize

. Com as teclas

ou ou

so não Atendidas e pressione

até Chamadas e pressione escolha a opção Aviso luminoENTRAR

. Selecione o tipo desejado::

Nenhum, Aceso, Pisca; Pisca ou Acende. A tecla sai de fábrica programada para piscar quando existir alguma ligação não atendida registrada que ainda não tenha sido CHAMADAS

34


visualizada.

Agenda A agenda deste aparelho tem capacidade para armazenar 100 nomes e números telefônicos. O Terminal poderá receber uma ligação enquanto estiver utilizando a agenda; para atendê-la, basta retirar o fone do gancho. Ao finalizar a ligação a situação da agenda não será alterada.

Consultando a agenda Pressione

AGENDA

, com as teclas

ou

, você poderá fazer a

consulta em ordem alfabética. Para sair do menu, pressione

SAIR

.

Ou através do Menu de Programação, para tal: Pressione a tecla

ENTRAR

Agenda e pressione a tecla

ENTRAR

, com as teclas

ENTRAR

ou

procure por

. Escolha a opção Consulta e pressione

.

Para pesquisar um nome mais rapidamente na agenda, basta digitar a tecla com letra inicial do nome procurado e após, navegar com as teclas

.

ou

Por exemplo: se você digitar 4ghi (GHI) uma vez, você irá para a letra G; duas vezes, letra H; três vezes, letra I.

Incluindo novo nome/número na agenda Pressione

ENTRAR

, utilize

Com as teclas ne

ENTRAR

ou

ou

até Agenda e pressione

ENTRAR

.

procure Incluir Novo Nome e pressio-

. Utilizando o teclado numérico, digite o novo nome (máxi-

mo = 16 caracteres, sendo que o primeiro caracter digitado deverá ser uma letra e os demais poderão ser letras, espaço ou números). E pressione

para adicionar o número telefônico.

Utilizando o teclado numérico novamente, digite o número telefônico (máximo = 20 dígitos). Caso você queira alterar o nome digitado, pressione a tecla sione

ENTRAR

. Para confirmar a inclusão do número, pres-

.

Há duas opções para registrar números telefônicos de longa distância na agenda: registro completo (para ligações nacionais registre prefixo 0 + operadora + código de área + número telefônico e para 35


ligações internacionais registre prefixo 00 + operadora + código de área + número telefônico) ou parcial (código de área + número telefônico). No primeiro caso, a discagem é feita automaticamente, pois a operadora a ser utilizada já foi indicada pelo usuário; no segundo caso, o aparelho irá solicitar o prefixo e o código da operadora no momento da discagem. Para sair da agenda, pressione

. Se o nome/

SAIR

número telefônico já estiverem registrados na agenda ou se não houver espaço na memória, você poderá alterar ou substituir o registro.

Digitação de nomes na agenda Exemplo: 5 jkl:

• Pressione uma vez esta tecla para digitar J • Pressione duas vezes esta tecla para digitar K • Pressione três vezes esta tecla para digitar L • Pressione quatro vezes esta tecla para digitar 5 Para passar para o próximo dígito pressione

ou aguarde 2s quan-

do a próxima letra estiver contida na mesma tecla da letra anterior. Caso a próxima letra for de uma tecla diferente, basta apenas pressiona-la, sendo que o Terminal já irá reconhecer que se trata de uma letra diferente da anterior, e irá automaticamente passar o cursor para o próximo campo. Para alternar entre letras maiúsculas e minúsculas: antes de digitar a letra e com o cursor em cima dela, pressione

RECHAMA

.

Alterando um Nome/Número da Agenda Pressione

ENTRAR

Com as teclas

, utilize ou

ou

até Agenda e pressione

procure por Editar e pressione

ENTRAR

ENTRAR

. .

Procure pelo registro desejado. Todos os registros serão apresentados pelo nome e abaixo o número. Com o registro desejado no display, pressione

ENTRAR

. Para fazer a alteração do nome, digite o novo nome

utilizando o teclado numérico. Pressione ro. Digite o novo número e pressione

ENTRAR

para alterar o númepara confirmar a altera-

ção. Se for digitado o mesmo nome na alteração de um nome/número da agenda, você poderá fazer a substituição do registro, mantendo o nome e alterando o número telefônico. Para acessar rapidamente uma letra da agenda, basta digitar a tecla com letra inicial do nome 36


ou . Por exemplo: se procurado e procurá-lo utilizando você digitar 4ghi (GHI) uma vez, você irá para a letra G; duas vezes, letra H; três vezes, letra I; quatro vezes, número 4.

Apagando um nome/número da agenda Pressione

ENTRAR

, utilize

Com as teclas

ou

ou

até Agenda e pressione

ENTRAR

.

procure por Consulta e pressione .

Com a tecla , você poderá fazer a consulta em ordem alfabética. Todos os registros serão apresentados pelo nome e número. Pressione ne

ENTRAR

APAGAR

e após a mensagem de confirmação pressio-

para confirmar a exclusão. Para sair antes de confirmar,

pressione

SAIR

.

Verificando a memória da agenda Pressione

ENTRAR

, utilize

Com as teclas

ou

ou

pressione a tecla

ENTRAR

até Agenda e pressione

ENTRAR

.

procure por Estado da Memoria e

.

Você poderá visualizar a quantidade de registros armazenados na agenda e a quantia de posições livres.

Programando discagem rápida de um número telefônico na agenda Pressione

ENTRAR

Com as teclas sione

ENTRAR

, utilize ou

ou

até Agenda e pressione

ENTRAR

.

procure por Discagem Rapida e pres-

. Através das teclas de navegação ou consulta em ordem

alfabética (de A a Z), procure pelo registro desejado e pressione por 2s uma das teclas de 0 a 9 (representará o número telefônico selecionado). A programação está feita. Na consulta a agenda, o número à esquerda do nome indica a tecla numérica programada para discagem rápida. Para desprogramar a discagem rápida de um número, siga este procedimento novamente. Para tal, ao visualizar o número telefônico desejado, pressione o número da discagem rápida correspondente (0 a 9) por 2s. O número da discagem rápida do registro selecionado irá desaparecer cancelando a programação.

37


Monitoração de ambiente Você poderá ouvir o que acontece em um ambiente através de um ramal. Com esta programação você poderá cuidar de seu filho quando ele estiver no quarto sozinho, ou ainda, ouvir o chamado de uma pessoa que esteja impossibilitada de se locomover. Esta facilidade é conhecida também como BabyPhone.. O ramal programado para ser monitorado ficará com uma espécie de “canal aberto”, qualquer ramal que ligar para ele poderá escutar e conversar com quem está no ambiente monitorado. Para programar a monitoração: Para programar esta facilidade consulte o “Manual do PABX”, depois programe uma tecla programável, como Monitoração, veja a Programação das Teclas do Painel. Para escutar o ramal que foi programado para monitoração, em qualquer ramal: Tecle o Nº do Ramal que foi programado para monitoração ou pressione a tecla programada como Monitoração. O ramal atendedor (telefonista) e o ramal noturno não poderão ser monitorados, porém poderão monitorar; Esta programação só é permitida a um ramal de cada vez.

Chama-me Se você ligar para um Terminal Inteligente e não for atendido, poderá enviar-lhe uma mensagem informando ao usuário que você deseja entrar em contato: tecle + 7

, aparecerá no display do terminal a

mensagem: Ligar Urgente Para Ramal ::_ _ _ _.

Operação com fone de cabeça O Terminal Inteligente oferece a possibilidade de troca do monofone de gancho por um fone de cabeça. Execute os comandos descritos a seguir: Pressione

ENTRAR

, utilize

Cabeça e pressione

ENTRAR

ou

até Operação com Fone de

. Aparecerá a seguinte mensagem: Tro-

que Monofone pelo Fone Cabeça.. Logo após o aparecimento desta tela você deverá desconectar o fio espiralado do monofone de gancho e conectar o fio do fone de cabeça. Se você quiser trocar o fone de cabeça pelo monofone de gancho, deverá executar o seguinte procedimento: Pressione

38

ENTRAR

, utilize

ou

até Operação com Fone de


Cabeça e pressione

ENTRAR

. Aparecerá a seguinte mensagem: Ja

Programado Cancela?. Para confirmar a troca do fone, pressione

ENTRAR

. Aparecerá a men-

sagem: Troque F. Cabeça pelo Monofone.. Após a troca do fone de cabeça pelo monofone você poderá utilizar seu Terminal normalmente. Ao programar seu Terminal para uso com fone de cabeça a tecla viva-voz assumirá a função do gancho. Neste caso, a tecla será utilizada para ligar ou desligar o Terminal (como se você estivesse retirando ou colocando o monofone no gancho).

• •

Led aceso:: indica fone fora do gancho; Led apagado:: indica fone no gancho.

Programando um Lembrete Esta facilidade permite que você utilize o Terminal para anotar lembretes com avisos. Este aparelho permite a programação de 3 lembretes com texto e data/hora de aviso. Pressione ze one

ENTRAR

, utilize

ou ENTRAR

até Lembrete e pressione

. Utili-

e escolha a posição do lembrete desejado e pressi-

. Utilizando o teclado numérico, digite o texto ( com no

máximo 16 caracteres) e pressione

. Digite dia, mês, hora e

minuto do aviso. Para apagar uma letra, pressione ENTRAR

ENTRAR

APAGAR

. Pressione

para confirmar a programação. Aparecerá a seguinte mensa-

gem: Programcao Aceita. Na data e horário programados, o aparelho irá emitir o bip de lembrete por 20 segundos e o texto será exibido no display. Para interrompê-lo, pressione

SAIR

.

Para sair do menu, pressione

SAIR

.

Para desativar o lembrete antes de ser emitido, siga este procedimento novamente. Ao visualizar a tela do lembrete desejado, pressione

APAGAR

e em seguida

para fazer o cancelamento. Aparece-

ENTRAR

rá a seguinte mensagem: Programacao Aceita.

Alterando um lembrete Pressione ENTRAR

ENTRAR

, utilize

. Com as teclas

ou ou

até Lembrete e pressione selecione o lembrete que deseja 39


alterar e pressione

ENTRAR

. Posicione o cursor sobre o caracter que

deseja alterar e digite o novo caracter sobre o antigo ou pressione a tecla

APAGAR

.

Consultando os lembretes programados Pressione ENTRAR

, utilize

ou

até Lembrete e pressione

. Utilize as teclas

ou

para visualizar o lembrete

ENTRAR

programado. Para sair do menu, pressione

SAIR

.

Apagando os lembretes programados Pressione ENTRAR

ENTRAR

, utilize

. Utilize as teclas

ou ou

deseja apagar e pressione a tecla Apagar? Entrar = Sim. Pressione ção ou

SAIR

até Lembrete e pressione para visualizar o lembrete que APAGAR

ENTRAR

. Aparecerá a mensagem: para confirmar a programa-

para manter o Lembrete Programado .

PROGRAMANDO AS FACILIDADES DO PABX EM SEU TERMINAL Esta programação apresenta algumas facilidades disponíveis no PABX ao qual seu Terminal está ligado. Para conhecer todas as facilidades disponíveis no PABX e como programá-las veja o “Manual de Programação do PABX”. Veja a seguir as facilidades que você poderá realizar através do Display de seu Terminal.

Senha do Ramal Você poderá cadastrar uma senha para seu ramal contendo de 2 a 4 dígitos dependendo do PABX ao qual o Terminal estiver ligado. Esta senha será utilizada em várias facilidades do PABX. Para programar:

40


Pressione

ENTRAR

e pressione e pressione

, utilize

ENTRAR

ou

até Programação de Ramal

. Utilize as teclas

ENTRAR

ou

procure por Senha

.

Para cadastrar a senha pela primeira vez Digite a senha desejada na primeira linha repetindo-a na segunda linha e pressione a tecla

ENTRAR

.

Para alterar a senha já cadastrada Digite a nova senha na primeira linha e a senha antiga (que deseja alterar) na segunda linha e pressione a tecla

ENTRAR

.

Uma vez cadastrada sua Senha sugerimos que você anote-a em local seguro. Se você esquecer sua senha, veja o ítem Como Cancelar a Senha do Ramal no “Manual de Programação do PABX”.

Siga-me Você poderá programar um ramal para atender suas ligações nos períodos em que você não puder atendê-las. Esta programação deverá ser realizada no Terminal do ramal que irá atender as suas ligações. Para programar: No Terminal do ramal que irá receber suas ligações: Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

me e pressione

, utilize

ou

até Programação de Ramal e

. Utilize as teclas ENTRAR

ou

procure por Siga-

. Digite a sua senha e o número do seu ramal,

em seguida pressione a tecla

ENTRAR

.

Para cancelar (as ligações voltarão a tocar em seu ramal) Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

me e pressione

, utilize

ou

. Utilize as teclas ENTRAR

até Programação de Ramal e ou

procure por Siga-

. Aparecerá a seguinte mensagem: Ja Progra-

mado Cancela ?.. Para confirmar pressione a tecla

ENTRAR

ou

SAIR

para manter a programação. 41


Desvios Você poderá programar um ramal, um grupo, ou Serviço de Voz para atender suas ligações nos períodos em que você não puder atendêlas. Esta programação é realizada no seu ramal. Pressione a tecla DESVIO e utilize as teclas visualizar as opções de Desvios que podem ser:

Se Ocupado Para Ramal. Pressione

ENTRAR

ou

para

e preencha o campo com

o número do ramal desejado e pressione a tecla

ENTRAR

.

Quando seu ramal estiver ocupado a ligação será desviada para o ramal programado.

Se Ocupado Para Grupo.. Pressione

ENTRAR

e preencha o campo

com o número do grupo desejado (conforme o modelo do PABX) e pressione a tecla

ENTRAR

. Quando seu ramal estiver ocupado a liga-

ção será desviada para o grupo programado.

Se Ocupado Para Serviço de Voz.. Pressione a tecla

ENTRAR

, apare-

cerá a mensagem: “Programação Aceita“.. Quando seu ramal estiver ocupado a ligação será desviada para o Serviço de Voz.

Se Não Atende Para Ramal.. Pressione a tecla

ENTRAR

e aparecerá a

tela: Após (_) Toques Para Ramal _ _ _ _Preencha o campo com o número de vezes (3 a 7) que a ligação irá tocar antes de ser desviada e o número do ramal desejado e pressione a tecla

ENTRAR

. Quando seu

ramal não atender após o número de toques programado a ligação será desviada para o ramal escolhido. Se Não Atende Para Grupo. Pressione a tecla e aparecerá a tela: Após (_) Toques Para Grupo _ _ Preencha o campo com o número de vezes (3 a 7) que a ligação irá tocar antes de ser desviada e o número do grupo desejado e pressione a tecla

ENTRAR

. Quando seu

ramal não atender após o número de toques programado a ligação será desviada para o grupo escolhido. Se Não Atende Para Serv. Voz. Pressione a tecla

ENTRAR

e aparecerá

a tela: Após (_) Toques Para Serv. Voz. Preencha o campo com o número de vezes (3 a 7) que a ligação irá tocar antes de ser desviada e pressione a tecla 42

ENTRAR

. Quando seu ramal não atender após o


número de toques programado a ligação será desviada para o Serviço de Voz. Desvio Sempre.. Pressione a tecla

e aparecerá a tela Desvia

ENTRAR

Sempre Para Ramal _ _ _ _ Preencha o campo com o número do ramal que você deseja que atenda todas as suas ligações e pressione a tecla

ENTRAR

. Neste caso, todas a ligações dirigidas ao seu

ramal serão atendidas pelo ramal programado.

Para desprogramar qualquer tipo de Desvio Pressione a tecla DESVIO, utilize as teclas opção Cancela Desvio e pressione

ENTRAR

ou

até a

. Aparecerá a seguinte men-

sagem: Ja Programado Cancela ?, e pressione

ENTRAR

para confir-

mar a programação.

Cadeado Você poderá programar seu Terminal para não realizar ligações externas, bloqueando o tipo de ligação que você desejar.

Para programar qualquer tipo de Cadeado Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

do e pressione

, utilize

até Programação de Ra Ramal e

ou

. Utilize as teclas ENTRAR

ou

procure por Cadea-

.

Utilize novamente as teclas de Cadeado, que podem ser:

Cadeado DDI. Pressione a tecla

ou

para visualizar as opções

ENTRAR

, seu Terminal estará impos-

sibilitado de realizar ligações Internacionais (DDI). Cadeado DDD.. Pressione a tecla

ENTRAR

, seu Terminal estará impos-

sibilitado de realizar ligações Interurbana (DDD) e Internacionais (DDI). Cadeado Regional.. Pressione a tecla

ENTRAR

, seu Terminal estará

impossibilitado de realizar ligações Regionais, Interurbana (DDD) e Internacionais (DDI). Cadeado Total. Pressione a tecla

ENTRAR

, seu Terminal estará im-

possibilitado de realizar qualquer tipo de ligação: Local, Regional, 43


Interurbana (DDD) ou Internacionais (DDI). Cancela todos Cadeados. Pressione a tecla pressione a tecla

ENTRAR

ENTRAR

. Em seguida,

. Aparecerá a seguinte mensagem: Senha

do Seu Ramal _ _ _ _. Preencha o campo com a senha de seu ramal e pressione

ENTRAR

.

Antes de programar qualquer Cadeado em seu Terminal você deverá programar uma senha para seu ramal, pois esta senha será solicitada quando você quiser cancelar o Cadeado programado.

Não Perturbe Você poderá programar seu ramal para não receber ligações temporariamente. Uma vez realizada esta programação seu Terminal não receberá mais ligações, porém poderá realizá-las.

Para programar Não Perturbe Pressione a tecla

PÊNDULO

NÃO PERTURBE

e aparecerá a seguinte mensagem: Senha

do seu Ramal _ _ _ __. Preencha o campo com a sua senha e pressione

ENTRAR

.

Para desprogramar Não Perturbe Pressione a tecla

PÊNDULO

NÃO PERTURBE

e aparecerá a seguinte mensagem: Já

Programado Cancela ?. Pressione

ENTRAR

para confirmar.

Quando você programar Não Perturbe em seu Terminal as facilidades de Despertador e rechamada continuarão funcionando normalmente. Esta facilidade não poderá ser programada no ramal programador. Antes de programar esta facilidade você deverá programar uma senha para seu ramal. O ramal com a facilidade Não Perturbe programada, receberá tom de discar interno com advertência (tom contínuo seguido de bips a cada segundo).

Hotline A facilidade Hotline possui duas formas de atuação: Hotline Sem Retardo: após a retirada do fone do gancho ou ativação da tecla viva-voz (ou qualquer outra tecla), seu Terminal acessará diretamente a linha externa ou ramal programado, neste caso, seu Terminal fica impossibilitado de efetuar qualquer outro tipo de ligação. 44


Para programar a facilidade Hotline sem retardo consulte o Manual de programação do PABX. Hotline Com Retardo: após a retirada do fone do gancho ou ativação da tecla viva-voz seu Terminal aguardará 7 segundos para acessar a linha externa ou ramal programado, neste caso, seu Terminal estará livre para efetuar qualquer ligação, desde que aconteça antes dos 7 segundos.

Para programar Hotline Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

e pressione

, utilize

ou

até Programação de Ramal e

. Utilize as teclas

ENTRAR

ou

.Utilize as teclas

procure por Hotline

ou

para visualizar as

opções de Hotline, que podem ser: Interno Com Retardo para Ramal : Preencha o campo com número do ramal desejado e pressione a tecla

ENTRAR

. Sempre que você reti-

rar o fone do gancho ou pressionar a tecla

VIVA VOZ

, seu Terminal irá

aguardar 7 segundos e ligar para o ramal programado. Externo Com Retardo para Rota : Preencha o campo com o número da rota desejada e pressione a tecla

ENTRAR

retirar o fone do gancho ou pressionar a tecla

. Sempre que você

VIVA VOZ

, seu Terminal irá

aguardar 7 segundos para acessar a linha externa.

Para desprogramar Hotline Com Retardo Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

e pressione

, utilize

ou

. Utilize as teclas

ENTRAR

até Programação de Ramal e ou

procure por Hotline

. Em seguida aparecerá a mensagem de confirma-

ção: Ja Programado Cancela ? e pressione a tecla

ENTRAR

para con-

firmar.

Para desprogramar Hotline Sem Retardo A facilidade Hotline Sem Retardo só poderá ser cancelada através do ramal principal. Veja a facilidade Hotline no “Manual de Programação do PABX”. Você poderá programar Hotline Externo(Com ou Sem retardo) através da rota 0 ou através de rotas especiais. Caso 45


você queira utilizar rotas especiais, veja o ítem Categoria para Ligação externa pela Rota Especial no “Manual de programação do PABX”..

Despertador Você poderá programar seu Terminal para despertar em várias situações diferenciadas, veja a seguir como escolher o tipo de Despertador que mais se adapte às suas necessidades.

Para programar qualquer tipo de Despertador Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

. Utilize as teclas

tador e pressione

ENTRAR

até Programação de Ramal e ou

procure por Desper-

. Utilize as teclas

ou

para

visualizar as opções de Despertador, que podem ser: Desperta um Só Dia: Preencha o campo com o horário que você deseja ser despertado e pressione a tecla

ENTRAR

. O Despertador

tocará somente no dia e no horário programado. Desperta todo Dia: Preencha o campo com o horário que você deseja ser despertado todos os dias e pressione a tecla

ENTRAR

. O

Despertador tocará todos os dias no horário programado. Desperta a cada Período: Preencha o campo com o período desejado e pressione a tecla

ENTRAR

. O Despertador tocará em períodos pré-

programados, como por exemplo: intervalos de 2 horas; 3 horas, 4 horas, etc.. O período terá início no momento em que a programação for efetuada. Desperta nos dias Úteis: Preencha o campo com o horário que você deseja ser despertado nos dias úteis e pressione a tecla

ENTRAR

. O

Despertador tocará no horário programado somente nos dias úteis. Para o funcionamento deste tipo de despertador os dias úteis e os feriados deverão ser previamente programados, para isto, veja o ítem Feriados no ”Manual de Programação do PABX”. Importante: caso o calendário do PABX não foi inicializado aparecerá a mensagem: Relogio do PABX Não Inicializado.. Verifique no Manual de Programação do PABX para inicializá-lo.

46


Para desprogramar qualquer tipo de Despertador Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Programação de Ramal e

. Utilize as teclas

tador e pressione

ENTRAR

ou

procure por Desper-

. Em seguida aparecerá a mensagem de

confirmação: Ja Programado Cancela ? e pressione a tecla

ENTRAR

para confirmar. O Terminal permite a programação de apenas um tipo de Despertador por vez. Se você for programar um tipo de Despertador e já existir outro programado, o Terminal apresentará a opção de cancelamento da programação existente, para efetuar o cancelamento pressione a tecla

ENTRAR

.

Bloqueio de chamada externa direta Você poderá bloquear seu terminal para não receber ligações externas diretamente, neste caso, suas ligações serão atendidas primeiro pelo atendedor Digital ou pela Telefonista. Para bloquear seu Terminal: Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Programação de Ramal e

. Utilize as teclas

Cham. Externa Direta e pressione

ou ENTRAR

procure por Bloquear

.

Para liberar seu Terminal: Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Programação de Ramal e

. Utilize as teclas

ar Cham. Externa Direta e pressione

ou ENTRAR

Programado Cancela ?. E pressione

procure por Bloque-

. Aparecerá a mensagem: Já

ENTRAR

para confirmar o cancela-

mento.

Ramal Telemarketing Esta facilidade tem como função habilitar o ramal para que não receba bips ao ser intercalado. Antes de programar esta facilidade em seu Terminal você deverá programar uma senha para seu ramal, pois esta senha será solicitada quando você quiser cancelar esta facilidade.

47


Para programar Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

até Programação de Ramal e

. Utilize as teclas

Telemarketing e pressione

ENTRAR

ou

procure por Ramal

.

Aparecerá a seguinte mensagem: Senha do Seu Ramal _ _ _ _ Preencha o campo com a senha de seu ramal e pressione

ENTRAR

.

Para desprogramar, repita os passos acima. Aparecerá a mensagem: Ja Programado Cancela ? e pressione

ENTRAR

. Em seguida

aparecerá a seguinte mensagem: Senha do Seu Ramal _ _ _ _ Preencha o campo com a senha de seu ramal e pressione

ENTRAR

para

confirmar. Para utilização desta facilidade você deverá ter categoria de acesso programada, veja a facilidade Intercalação no “Manual de programação do PABX”.

FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA Este aparelho NÃO FUNCIONA na falta de energia elétrica.

VERIFICANDO VERSÃO E REVISÃO DE SOFTWARE Você poderá verificar a versão de software do Terminal e o modelo e versão de software do PABX ao qual seu terminal está ligado.

Consultando Tipo, versão e revisão do software do Terminal Pressione sione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

. Utilize as teclas

Terminal e pressione

ENTRAR

730 i Num: _ _ Versao: _ _.

48

até Consultar Versoes e presou

procure por Versao do

. Aparecerá a seguinte mensagem: TI


Consultando a versão e revisão do software do PABX Pressione sione

ENTRAR

ENTRAR

, utilize

ou

. Utilize as teclas

PABX e pressione

ENTRAR

até Consultar Versoes e presou

procure por Versao do

. Aparecerá a seguinte mensagem: PABX

Intelbras Versão: _ _.

MENSAGEM DE AVISO Você poderá deixar mensagens gravadas em seu Terminal, para que, quando outro Terminal ligar para você, receberá a mensagem escrita que você gravou. Pressione pressione

ENTRAR

ENTRAR

da e pressione

, utilize

ou

. Utilize as teclas ENTRAR

até Mensagens de Aviso e ou

até a opção deseja-

.

Veja as mensagens que você poderá escolher:

• Estou em Férias • Estou em Reunião • Estou Ausente • Estou de Licença • Ligue para meu Celular • Cancelar a Mensagem Gravada. Para cancelar uma mensagem pressione

ENTRAR

na opção Cancelar a

Mensagem Gravada. Neste caso, seu ramal não enviará mais mensagens para outros terminais até que seja programado novamente. O ramal programador e o ramal atendedor não poderão ser programados para deixar mensagens de aviso.

USANDO A TECLA DE DUPLA FUNÇÃO NÃO PERTURBE /PÊNDULO Esta tecla permite a utilização de duas facilidades em dois momentos distintos: quando o Terminal estiver em repouso a tecla funcionará como acesso ao menu da facilidade Não Perturte. Já quando o Terminal estiver com o monofone fora do gancho ou com o Viva-Voz ativado a tecla assume a função de Pêndulo. 49


Não Perturbe: Através desta facilidade você bloqueia a recepção de ligações dirigidas ao seu ramal. Pêndulo:: Pêndulo é o nome dado à facilidade que possibilita o atendimento de duas ligações externas ao mesmo tempo, ou seja, se você estiver numa chamada externa poderá deixá-la em espera para atender outra. O recebimento de uma segunda chamada externa a ser atendida é sinalizado por “bipes”. Então pressione a tecla PÊNDULO

NÃO PERTURBE

quando desejar atender uma segunda ligação, deixando a

primeira em espera.. Para alternar a conversação entre as duas ligações repita o comando; para desligar uma ligação coloque o fone no gancho e aguarde o chamado da outra ligação. Consulta em Chamada Externa com Pêndulo.. Esta facilidade permite a conversação entre uma ligação externa e um ramal que você tenha consultado (ou seja, um ramal para o qual você ligou durante a ligação externa). A comunicação entre a ligação externa e o ramal poderá ser alternada, ora falando com uma, ora falando com outra, sem que nenhuma delas precise ser desligada. Para isso pressione a tecla

PÊNDULO

NÃO PERTURBE

. Para restabelecer a conversação com a pessoa da

ligação externa, e assim sucessivamente, para alternar a onversação entre a ligação externa e a interna, repita o procedimento acima.

50

Manual ti730  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you