Revista Credisis & Negócios - Nº 16

Page 39

DESTAQUE NO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

U

m dos mais revolucionários exemplos de modelo educacional para o Brasil funciona em Ariquemes. O projeto Burareiro – uma homenagem aos colonizadores da região – começou em 2007 e hoje atende mais de 2.300 alunos em tempo integral, em quatro escolas municipais. Os alunos fazem três refeições diárias no período que estão em aula, das 7h30 às 17h30. O currículo escolar foi enriquecido com atividades esportivas e motoras, como futebol, natação, vôlei, atletismo, handebol, recreação e jogos de conhecimento. O lazer tem espaço em aulas de dança, música e recreação. O atendimento odontológico é uma das marcas do projeto. As oficinas pedagógicas têm a finalidade de desenvolver hábitos de estudo e de higiene. E a leitura tem um lugar especial: todos os alunos dedicam um período da aula específico para esta prática, além do estudo da matemática, informática e pesquisas. As oficinas culturais realizadas nas escolas de educação integral envolvem aulas de violão, dança contemporânea, coral, teatro, balé, artesanato, capoeira e flauta doce. O projeto é bastante ousado. Normalmente, a escola de educação integral custa duas vezes mais que as escolas regulares. Na fase de implantação, esse número triplica. Só na alimentação escolar são fornecidas três refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche. Mas os resultados compensam todo o esforço da administração municipal.

O Projeto Burareiro foi destaque no Fórum Mundial de Educação, realizado em Nova Iguaçu (RJ), em março deste ano. Especialistas do Instituto Paulo Freire e técnicos do Ministério da Educação assistiram apresentações de experiências de educação integral e discutiram a importância de políticas educacionais que promovam a ampliação da educação integral para toda a rede de ensino. Estiveram presentes o ministro da Educação, Fernando Haddad, e representantes de países com tradição na área educacional, como Cuba, Chile, Alemanha e Espanha, que discutiram sobre políticas públicas para educação integral. A experiência de escola de tempo integral em Ariquemes foi a única do Norte do país apresentada no Fórum. A ousadia do Projeto Burareiro em oferecer um grande número de oficinas, o atendimento odontológico e a extensão do tempo do aluno na escola de quatro para dez horas, com o oferecimento de três refeições diárias, fez com que o projeto ariquemense se diferenciasse dos demais apresentados.

PREMIADO NACIONALMENTE O Instituto HSBC Solidariedade anunciou em junho o resultado da seleção de projetos aprovados nos Conselhos dos Direitos da Infância e da Adolescência. A Prefeitura de Ariquemes foi selecionada em primeiro lugar dentre 394 projetos de todo o país apresentados em 2008. O projeto Burareiro recebeu do Instituto HSBC 70 mil reais para serem aplicados em arte, cultura e desporto. Esse recurso, de acordo com a Administração Municipal

vem potencializar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura, contribuindo para tornar a escola um pólo irradiador de cultura. Com este apoio financeiro os alunos das escolas Roberto Turbay, Pedro Louback, Ireno A. Berticelli e Venâncio Kottwitz receberão materiais didáticos, de consumo e instrumentos musicais para as oficinas de dança, teatro, música, artes visuais, capoeira e atividades esportivas.

Credisis & Negócios|Julho|2009|39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.