Issuu on Google+

AMBIENTE

INSTRUMENTAÇÃO DE CAMPO

CONTROLO DE PROCESSO

FERROTEC Captação de válvulas

Sensores de Pressão Certificações IECEx e ATEX

Análise de Líquidos na Indústria Alimentar

300/350 P. 24

UNIK 5000

Instrumentação P. 32

P. 26

Controlo e Monitorização

Revista semestral | PIA 01 | 2011

no processo de tratamento de LatiCínios

Soluções de Vanguarda em Processo, Intrumentação & Ambiente

www.ffonseca.com


CONTROLO DE PROCESSO Controlo e Monitorização no processo de tratamento do leite

33

jumo

Instrumentação para análise de Líquidos na Indústria Alimentar

32

jumo

Testo 570 | Manómetro Digital

31

testo

Série 174, 175, 176 | Nova geração de Data Loggers

30

testo

Termopares

29

FFONSECA

MICROSITE FFONSECA | Configurador de sondas de temperatura

28

FFONSECA

VENTIS MX4 | Detector multigás

27

industrial scientific

UNIK 5000 | Sensores de Pressão Certificações IECEx e ATEX

26

GE MCS

UtiliTrac R130 | Localizador de tubagens e cabos

25

sewerin

FERROTEC 300/350

24

sewerin

M130 | Detector de metais electrónico

24

sewerin

TRANSIC100LP | Transmissor de oxigénio

23

sick

GM 35 | Analisador Multi-componente de gases “in-situ”

22

sick

ADOS GTR210 | Transmissor de Gases para Zonas Explosivas

21

ados

TESTE, MEDIÇÃO E CALIBRAÇÃO

A F.Fonseca procura estar cada vez mais acessível aos seus clientes, marcar presença no seu no dia-a-dia e a facultar-lhe em primeira mão as ultimas novidades ao nível de soluções de vanguarda na vertente de produtos, soluções, serviços, promoções e acções de formação.

INSTRUMENTAÇÃO DE CAMPO

Acompanhando tendências e novos meios de comunicação estamos presente na rede social facebook. Torne-se fã, conheça e partilhe informações sobre a nossa área de actividade. Desejamos potenciar a nova ferramenta de comunicação, para que à distância de um simples click fique a par das novidades.

Siga-nos….

AMBIENTE

www.facebook.com/FFonseca. SA.Solucoes.de.Vanguarda

serviço de multibanco

Acreditamos que a inovação e modernização é parte integrante do sucesso!

www.ffonseca.com

FFONSECA S.A. Rua João do Casal 87 - 89 Esgueira - Apartado 3003 | 3810-101 Aveiro - PORTUGAL email: ffonseca@ffonseca.com | telf.: 234 303 900 | Fax: 234 303 910 | GPS: N40.651865, W8.613006

FFdesign.081DM-032011

Agora é mais fácil e cómodo pagar a sua encomenda nas nossas instalações.

GOSTO


É nosso parceiro frequente e ainda não aderiu ao MyFFonseca? Damos-lhe 12 razões para o fazer!

Adesão Grátis! 1. Optimização de recursos! 2. Rentabilização do tempo! 3. Informação privilegiada! 4. Consulta de artigos! 5. Consulta de descrições! 6. Preços! 7. Disponibilidade de stock! 8. Encomendas online! 9. Isenção de custos de processamento em operações de baixo valor! 10. Estado das encomendas! 11. Estado das reparações! 12. Informação financeira! A subscrição deste serviço é reservada ao direito de admissão por parte da F.Fonseca para parceiros relacionais frequentes e relevantes. Registo em www.ffonseca.com » menu » MyFFonseca

garanta as condições de visibiliadde e qualidade do ar

A F.Fonseca fornece equipamentos de monitorização ambiental para os túneis da CRIL. Inaugurada a 17 de Abril de 2011, foi concluída a Circular Regional de Lisboa (CRIL) com o fim das obras do sublanço Buraca/Pontinha, estabelecendo um novo percurso de 3,6 quilómetros entre a Buraca (Amadora) e a Pontinha (Odivelas). www.ffonseca.com

O último troço da CRIL englobou a construção dos túneis da venda Nova e de Benfica, com extensões de 250 e 1500 metros e quatro faixas em cada sentido, estando equipados de acordo com as normas exigidas pela União Europeia e sendo o túnel de Benfica o maior em Portugal em termos de complexidade. No âmbito desta obra, a F. Fonseca forneceu 11 Analisadores de monóxido de carbono e visibilidade Vicotec 414, 11 analisadores de NO, NO2

[1] VICOTE 414

e visibilidade Vicotec 323, 4 anemómetros ultrasónicos Flowsic 200 e 4 analisadores de visibilidade Visic 610, da marca Sick. Estes equipamentos, integrados na solução de controlo de ventilação, irão garantir adequadas condições de visibilidade e qualidade do ar, no interior dos túneis em condições normais e de risco.

[2] FLOWSIC 200

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

34


CONTROLO DE PROCESSO

solução

Controlo e Monitorização no processo de tratamento do leite ARMAZENAGEM DE LEITE

Fábricas de Lacticínios entre outras industrias similares.

» Dtrans P20 » Sonda RTD

» Dtron 304

Standardização

O processo de tratamento do leite passa pelas fases de armazenamento, separação, homogeneização e pasteurização assim como para o iogurte, manteiga e queijo. A solução global envolve o controlo, a monitorização e o registo de temperatura, pressão e nível. Para o cálculo da quantidade de liquido armazenado, pode ser utilizado o JUMO dTRANS p20 que mede a pressão hidrostática. Pode ainda ser utilizada a sonda RTD da JUMO para medição de temperatura. Ambos os sensores poderão ligar ao Controlador e Indicador dTRON 304. No processo de separação podemos utilizar o pressostato JUMO DELOS e sonda de temperatura JUMO Dtrans T100, ambos com conexão higiénica ao processo. A homogeneização exige já um controlo de pressão bastante exigente utilizando o JUMO dTRANS p30 conectado ao controlador JUMO IMAGO 500 e também ao registador digital com painel frontal em aço inox JUMO LOGOSCREEN nt. A fase de pasteurização e de enchimento pode utilizar sondas RTD da JUMO, pressostatos JUMO DELOS, o controlador JUMO dTRON 304 e mais uma vez o registador LOGOSCREEN nt. Todos os controladores podem ainda ser conectados ao potente software de monitorização JUMO SVS3000. Permite a utilização em rede entre vários computadores e comunicação Modbus com os equipamentos, operação em tempo real, criação de grupos de imagens com objectos gráficos predefinidos, alarmes, registo, função de pesquisa de dados por data e hora, funções automáticas de impressão e exportação de dados em formato CSV.

33 »

Separação

HOMOGENEIZAÇÃO

» Delos SI » Dtrans T100

» Imago 500

» Logoscreen nt

» Dtrans P30

PASTEuRIZAÇÃO ELEVADA TEMPERATURA DE ARREFECIMENTO Enchimento

» Sonda RTD

» Delos SI

» Dtron 304

» Logoscreen nt

» DSVS3000

Principais grandezas: Temperatura » Pressão » Nível

Vantagens O transmissor de pressão JUMO dTRANS p20 combina a elevada precisão com a facilidade de utilização. Tanto o invólucro como o próprio sensor feitos de aço inox de alta qualidade. O pressostato JUMO DELOS para além dos contactos de saída, tem ainda saídas analógicas, e um display brilhante LCD para visualização da pressão do processo e do estado lógico dos contactos de saída. Também construído em aço inox para poder ser utilizado em áreas onde a higiene é um factor primordial. O controlador JUMO IMAGO 500 permite o controlo e monitorização da pressão com elevada precisão, tendo a capacidade de ter até 8 canais de controlo, um display gráfico a cores de 5”, possibilidade de interface modbus e profibus, 16 relés de controlo programáveis, função de registo, teleserviço com modem externo, variadas funções matemáticas e lógicas, entre outras funcionalidades. Por último o registador JUMO LOGOSCREEN nt com invólucro feito em aço inox respeita as directivas industriais deste sector e ainda as regras de utilização em processos de aquecimento do leite. Para além de respeitar os requisitos de higiene da indústria alimentar consegue ao mesmo tempo ser resistente a produtos de limpeza agressivos.

www.jumo.de


CONTROLO DE PROCESSO

Instrumentação para análise de Líquidos na Indústria Alimentar

Durante o processo de produção e durante as fases de refinamento e armazenamento na indústria alimentar a JUMO não só cobre a medição dos parâmetros tradicionais tais como temperatura, pressão e humidade, mas também fornece instrumentos e sensores para medição de parâmetros químicos em líquidos.

Linha de produtos

A JUMO propõe uma gama de produtos disponível para os parâmetros mais comuns, tais como pH, redox e condutividade e instrumentação portátil utilizada no controle de qualidade nomeadamente no processo alimentar da CARNE e QUEIJO com o uso de medidores portáteis de pH. Também se encontra disponível instrumentação online de medição contínua para a mesma aplicação.

do mercado do processo.

No Processo de Desinfecção e embalagem de garrafas, com vista à utilização na Indústria Alimentar, também aqui a JUMO surge como um dos líderes em INSTRUMENTAÇÃO DE PROCESSO na medição dos parâmetros cloro livre, dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio, ácido peracético e ozono.

características Transmissor de Condutividade

e alinhada às reais necessidades

JUMO aquis 500

JUMO ctron

JUMO aquis 500

Transmissores / Controladores tipo 202560

Controlador compacto tipo 702070

Transmissores / Controladores tipo 202560

O CTI-750 da JUMO é um dos produtos líder na medição de condutividade/Inductividade no processo CIP/SIP. Dada a experiência acumulada neste tipo de processo, surgem agora novas gamas tais como a linha tecLine Lf-4P para a medição de condutividade, que inclui sonda de 4 pinos, suportes e acessórios diversos para conexão ao processo Alimentar.

inovadora

JUMo cti-750

JUMO tecLine

Elétrodo combinado PH tipo 201020

Elétrodo combinado PH tipo 201020

JUMO tecLine Elétrodo combinado PH tipo 201020

Água fresca

Ácido

Lixívia

subida da água

JUMo cti-750

JUMo cti-750

Transmissor de condutividade indutivo

Tipo de transmissor 202756

» Com ou sem display gráfico LCD de contraste ajustável e dimensões de 62 x 23 mm; » Protecção IP 67; » Várias gamas de medição até um máximo de

JUMo dtrans p30

1000 mS/cm ou 2000 mS/cm sem compensação de temperatura; » Exactidão <= 0,5%; » Sinal de saída analógico.

JUMo imago 500

JUMo logoscreen nt

Transmissor de Temperatura » Gama de medição de -20 a 150°C; » Exactidão <= 0.5% da gama de medição; » Sinal de saída analógico.

www.jumo.de

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA Medição de temperatura, pressão, húmidade, PH, redox e condutividade na indústria alimentar.

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

32


TESTE, MEDIÇÃO E CALIBRAÇÃO

Testo 570 - Manómetro Digital

Ideal para instalação, manutenção e serviço em sistemas de ar condicionado e bombas de calor

Um instrumento, múltiplas vantagens

[1] Manómetro Digital 570

características

O testo 570 é especialista para todo o tipo de medições num sistema de refrigeração ou bomba de calor num só instrumento. Quer na medição de pressão, temperatura ou corrente, beneficia das amplas possibilidades de análise e várias características técnicas para todas as tarefas de medição num sistema.

» Bloco de válvulas de 4 vias com 4 conexões, 4 mangueiras e escotilha; » Medição de vácuo integrada auxilia evacuação de um sistema; » Modo de bomba de calor e visualização de alta

O manómetro digital testo 570 oferece-lhe tudo o que necessita para trabalhos em sistemas de refrigeração e bombas de calor. O armazenamento interno de dados do testo 570 substitui os passos manuais, graças à opção de documentação clara e facilmente compreensível de uma medição. Realize medições a longo prazo ou registe dados em tempo real, e apresente-os graficamente. O funcionamento intuitivo do testo 570 torna isto possível. Além disto, os erros podem ser identificados e rectificados ainda mais rapidamente em casos de mau funcionamento. A documentação manual é algo do passado. Verifique os seus resultados de medição e realize relatórios a qualquer altura.

e baixa pressão assim como temperatura; » Teste de estanquidade com temperatura compensada; » Cálculo adicional do sobreaquecimento e subarrefecimento; » Monitorização suportada por computador de

Vantagens

31 »

um sistema até 72 horas de registo de valores de medição;

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA

» Registo até 72 horas de valores de medição

Serviços Ar Condicionado;

» Actualização de fluidos frigogénicos;

Bombas de Calor;

» Impressão directa no local com a impressora

» Gestão de fluidos frigogénicos e administração

Serviços de Auditoria e Inspecções.

testo opcional;

dos níveis exactos de enchimento;

» Vários acessórios conectáveis.

» 40 fluidos frigogénicos disponíveis.

através do software “EasyKool” (opcional);

» Software “EasyKool” com ampliação de características;

www.testo.pt


TESTE, MEDIÇÃO E CALIBRAÇÃO

Série 174, 175, 176

Testo lança nova geração de Data Loggers A série Testo 175 consiste em 4 modelos de data loggers compactos para a medição de temperatura e humidade. A série testo 176 contém 7 modelos de data loggers que são especialmente adequados para aplicações em ambientes exigentes, tais como laboratórios. Uma inovação absoluta nesta série é o testo 176 P1, com o qual a pressão absoluta pode ser medida e documentada, além da temperatura e humidade. O líder em equipamentos de medição - Testo - lançou para o mercado uma nova geração de data loggers, que se destacam devida à facilidade de utilização e segurança; por exemplo protecção de password e cadeado anti-roubo. Com a actual gama de um total de 13 data loggers, a Testo oferece a solução correcta para várias aplicações. Além dos 11 novos produtos da série testo 175 e testo 176, também inclui os dois mini data loggers testo 174T e testo 174H.

Logger série testo 174

[2] testo Com Soft basic 5

A nova geração de data loggers – em direcção ao futuro com conexão USB e cartão de memória. características Software para todas as aplicações Todos os novos data loggers da série testo 175 e testo 176 têm uma interface por cabo USB, bem como a possibilidade de utilização do cartão SD, tornando a leitura de dados rápida e fácil. A

Logger série testo 175

capacidade de memória consideravelmente elevada e a alimentação utilizando pilhas convencionais são outros pontos a favor destes novos produtos. A estrutura de menu de apenas uma tecla permite um funcionamento muito fácil, intuitivo e sem erros. Logger série testo 176

VANTAGENS » Três versões de software para programar e ler os data loggers, assim [1] Data Loggers testo série 174, 175 e 176

como para análise dos dados, estão disponíveis para o utilizador. Além do novo testo ComSoft Basic 5, que é fácil

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA

de utilizar graças à nova interface grá-

A nova geração de data loggers da Testo é adequada para a monitorização profissional de

fica, dispõe de um software dedicado

temperatura, humidade e pressão absoluta em várias áreas de aplicação. Entre estas estão a

ao sector farmacêutico e utilizadores

monitorização contínua da cadeia de refrigeração, registo de temperatura em laboratórios (por

mais exigentes, o que cumpre com os

exemplo na indústria farmacêutica), assim como medições em processos industriais.

requisitos do capítulo 11 do CFR21.

www.testo.pt

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

30


INSTRUMENTAÇÃO DE CAMPO

apontamento

técnico

Sondas de temperatura

Termopares O termopar está entre os sensores mais usados na indústria para medir temperatura.

Podemos escolher um termopar com maior efeito termoeléctrico para se obter um sinal o mais imune possível contra interferências eléctricas. Se, por exemplo, o processo tem temperaturas máximas da ordem dos 650ºC podíamos escolher o tipo J, pois embora os outros tipos mencionados consigam medir nesta gama, este é o que apresenta maior tensão á saída, logo mais imune a interferências.

A sua fiabilidade, facilidade de uso, baixo preço e a capacidade de medir uma vasta gama de temperaturas, são algumas das características que tornam este tipo de sensor, um dos mais antigos e logo com uma tecnologia de fabrico muito estudada. A sua maior limitação é a exactidão, uma vez que erros inferiores a 1 °C são difíceis de obter.

Mas se neste processo houver um ambiente corrosivo, o termopar tipo K seria uma melhor opção pois é mais imune á oxidação, o que não quer dizer que o termopar tipo J, com uma boa protecção, não se pudesse utilizar. Como se percebe facilmente pelos exemplos anteriores, as opções são vastas e nem sempre existe apenas um tipo de termopar ideal para cada situação, mas uma selecção de compromissos. No entanto com o maior conhecimento possível do processo por parte do cliente e uma vez que o departamento de Instrumentação, conta já com uma vasta experiência com este tipo de sensores, vai com certeza ter todo o apoio na escolha da melhor opção para cada caso.

O princípio de funcionamento é simples e basta unir dois metais diferentes para que se obtenha uma pequena tensão variável com a temperatura. Dependendo dos metais usados obtemos assim diferentes tipos de termopares, nomeadamente tipo J, K, R, S, etc. A escolha do termopar deve incluir parâmetros como a exactidão, a gama de temperatura do processo, a confiabilidade das leituras, entre outras.

29 »

Brevemente o apoio será dado através do

con-

figurador de sondas que será lançado no nosso site em www.ffonseca.com.

www.ffonseca.com


INSTRUMENTAÇÃO DE CAMPO

MICROSITE FFONSECA

Configurador de sondas de temperatura A F.Fonseca conta já com mais de 30 anos de experiência na produção de sondas de temperatura. Assim, com o objectivo de ajudar o cliente na escolha do sensor mais adequado e ao mesmo tempo optimizar os prazos de entrega, a F.Fonseca decidiu lançar um microsite dedicado à configuração de sondas de temperatura, que estará brevemente disponivel em www.ffonseca.com.

GAMA DE SONDAS disponíveis » Termoresistência » Termopares » Canas Pirométricas

de

da vi no

Personalize passo-a-passo Desta forma, a F.Fonseca reforça a sua resposta neste mercado, pois cria uma ferramenta que abrange os sensores mais utilizados na indústria. O cliente pode configurar a sonda de acordo com as suas necessidades e obter de imediato um documento técnico com as características da sonda, assim como a informação de preço e prazo de entrega caso aceda à aplicação através do canal cliente MyFFonseca. A selecção no configurador será feita de forma

www.ffonseca.com

sequencial e o cliente será guiado pelos vários constituintes da sonda, que poderá modificar consoante as opções que vai tomando, e ainda através das imagens e texto de ajuda. No entanto, se o cliente não encontrar uma opção particular no configurador, pode sempre contactar a F.Fonseca com o seu pedido especial. A F.Fonseca está convicta que esta ferramenta vai criar um novo patamar de excelência na relação da empresa com os clientes que tem este tipo de necessidade.

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

28


INSTRUMENTAÇÃO DE CAMPO

VENTIS MX4

Detector multigás equipamento altamente configurável

O VENTIS é um detector multigás, configurável de 1 a 4 gases disponíveis: Oxigénio (O2), gases combustíveis (LEL), e dois dos seguintes gases tóxicos (CO, H2S, NO2 e SO2).

Construído para ir ao encontro das suas necessidades !

Este equipamento é altamente configurável, em que o utilizador pode escolher desde a vasta gama de sensores, baterias, carregadores, com ou sem bomba à cor da carcaça. Dentro das opções da bateria, está disponível uma versão com capacidade extra, o que permite um funcionamento ininterrupto até 20 horas (na versão sem bomba). A opção da carcaça em cor laranja, permite uma maior visibilidade do equipamento em ambientes escuros. O modelo está disponível no serviço iNet. Com este serviço o cliente não compra um detector de gás, mas sim um serviço de detecção de gás.

Vantagens » Ideal para espaços confinados e monitorização continua dos operários em ambientes perigosos, garantindo a segurança dos trabalhadores nos vários tipos de indústria. » Em espaços confinados, o Ventis pode colher amostras a 30 metros de distância, com a opção de bomba. » Possui, como alertas para os utilizadores, um alarme sonoro, um alarme visual (LED brilhante), e um alarme vibratório.

características Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA

» Detector multigás, de 1 a 4 gases (O2, LEL, CO,

Química;

H2S, NO2 e SO2);

Construção;

» Bateria com capacidade até 20 horas (sem bomba);

Serviços de Gás / Electricidade; Serviço de Bombeiros;

» Maior visibilidade com a nova carcaça laranja;

Petróleo e Gás;

» Altamente configurável e de tamanho reduzido;

Obras Públicas;

» Disponível no serviço iNet.

Produção de Aço; Água / Tratamento de Águas Residuais. [1] Detector multigás portátil VENTIS MX4

27 »

www.indsci.com


INSTRUMENTAÇÃO DE CAMPO

UNIK 5000

Sensores de Pressão Certificações IECEx e ATEX já disponíveis características

A plataforma de pressão UNIK 5000 da GE Sensing ao combinar a tecnologia de silício e circuitos analógicos com design modular e técnicas de produção específicas tem sido capaz de apresentar sensores de pressão personalizados, construídos a partir de componentes standard, combinando precisão e especificação para satisfazer as necessidades individuais.

» Gamas Pressão entre os 70 mbar (1 psi) e os 700 bar (10,000 psi); » Precisão até ±0.04% Full Scale (FS); » Construção em aço inox de elevada qualidade; » Certificações IECEx e ATEX; » mV, mA, saidas em tensão configuráveis;

Com a obtenção da certificação ATEX, podemos agora estender a disponibilidade desta inovadora plataforma, em sectores onde a medição de pressão ocorre frequentemente: zonas perigosas ou em atmosferas de poeira constante.

» Múltiplos tipos de conectores electrónicos para as diversas aplicações; » Gamas de temperatura de –55 a 125 °C (-67

Ideal em Zonas Intrínsecas e em ambientes com poeira constante...

a 257°F); » Frequência de resposta de 5 kHz; » Elevada estabilidade e fiabilidade.

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA Utilização em zonas Intrínsecas nas indústrias de petróleo e Gás e Indústrias de processo; Industria Minério; Todos os sectores industrial, aeroespacial,

microsite configurador de Sensores www.ge-mcs.com/microsites/unik-5000/index.html

A alta qualidade, dos sensores piezo-resistivos da plataforma 5000 UNIK oferece elevados níveis de desempenho sem o uso standard da eletrónica digital, adequando os sensores a aplicações mais sensíveis, tais como aplicações que requerem baixa potência, e tempos de resposta rápidos. Estes oferecem uma gama de precisão desde ± 0,2% FS a ± 0,04% FS mediante o nível de desempenho seleccionado.

www.ge-mcs.com

Geração de energia eléctrica e Sectores de instrumentação.

A escolha dos conectores de pressão e conectores elétricos estão disponíveis e podem ser selecionados para utilização na maioria dos ambientes com temperatura de funcionamento desde -55ºC até +125 ° C.

Vantagens

Podemos criar até 1000 sensores distintos, com selecção da gama de pressão, conexão, sinal saída, certificação entre outros. Utilize o configurador de sensores, disponível no site da GE para verificar o produto pretendido.

gência dos processos.

» Estão disponíveis várias gamas de pressão de 70 mbar (1PSI) a 700 bar (10.000 psi) e em três níveis de desempenho distintos: industrial, Medio e Premium, em resposta ao nível de exi» Um conjunto de oito placas eletrónicas permite saídas adequadas para a maioria das aplicações. » Uma outra opção configurável permite ainda a especificação individual da tensão de saída.

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

26


AMBIENTE

UtiliTrac R130

Localizador de tubagens e cabos características Receptor » Interface de utilização simples e intuitiva; » Ampla gama de frequências [512 Hz … 200 kHz] permitindo a localização em qualquer situação; » Localização passiva de cabos eléctricos e tubagens electricamente protegidas; [1] UtiliTrac R130

» Modo rádio permite detectar cabos e tubagens radiando sinais de rádio; » Ergonómico e leve (1.9 kg);

A localização precisa de infraestruturas de água, electricidade, gás e comunicações permite evitar danos nos serviços e aos operadores durante as operações de escavação. Para isso é essencial conhecer a posição exacta de tubagens ou cabos.

» Alimentado por pilhas alcalinas. Autonomia de 20 horas. Transmissor » Transmissor com 10W de potência (ajustável);

A utilização de câmaras de inspecção ou sondas de fibra de vidro para este fim, requer que as mesmas sejam rastreadas de modo a determinar a sua localização exacta. O UtiliTrac da Sewerin é o primeiro localizador de tubagens que se dobra sobre si mesmo para economizar espaço. Sendo transportado e armazenado na caixa do gerador de sinal, requer um espaço mínimo de armazenagem.

» Bateria de Lítio, recarregável, de elevada performance; » Localização de duas tubagens através da utilização de duas frequências em simultâneo. Permite a distinção de tubagens próximas ou paralelas; » Transmissor indutivo de levada potência graças à antena de construção patenteada.

Vantagens Facilidade de manuseamento – Um só botão permite a operação do equipamento. Facilidade de interpretação da informação No display é apresentado um diagrama tridimensional, onde se visualiza o posicionamento real das tubagens localizadas. [2] UtiliTrac mala de transporte

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA Redes de distribuição de água de consumo;

Para além desta informação, o display mostra simultaneamente, a profundidade, sem necessidade de entrar em menus adicionais. O seu design facilita o transporte já que o receptor recolhe a sonda para armazenamento e o gerador converte-se numa mala de transporte de todo o sistema (ambos os elementos são transportados numa única caixa).

Redes de drenagem de águas residuais; Manutenção de infraestruturas de distribuição de água, electricidade, gás e comunicações; Construção civil.

25 »

O alcance de detecção é de até 8 metros de profundidade. O alcance entre o gerador e o receptor varia entre umas dezenas de metros (em caso de tubagens de fundição com isolamento) até aos 20 Km (em caso de cabos telefónicos).

www.sewerin.com


AMBIENTE

300/350

FERROTEC

características » Construção em alumínio de elevada qualidade; » Altifalante integrado. Possibilidade de utilização de auriculares em locais ruidosos; » Ajuste de sensibilidade e volume; » Detecta objectos ferromagnéticos;

Se estiver a enfrentar problemas para encontrar válvulas e acessórios perdidos quando estes se encontram enterrados abaixo de um metro de solo ou asfalto, o FERROTEC ® 300/350 pode muito bem vir a ser a ferramenta que tem procurado.

» Profundidade de detecção de até 1,5 metros; » Temperatura de operação: -20° C … +70°C; » Autonomia de 18 horas; » Detecção de elevada precisão; » Barra do sensor com índice IP68.

[1] FERROTEC saco de transporte

Aplicabilidade do produto NA Indústria Captação e distribuição de água de consumo; Manutenção de infraestruturas de água, electricidade, gás e comunicações; Construção civil.

Vantagens » Emissão de sinal apenas na detecção de objectos ferromagnéticos evitando assim sinalizações erradas causadas por metais de outro tipo; » Possibilidade de ajuste da sensibilidade, de acordo com o tamanho do objecto oculto; » Profundidade de detecção de até 1,5 metros, sendo a sonda submersível, permitindo a sua utilização em superfícies inundadas ou cobertas de neve; » Display gráfico para indicação da intensidade do sinal detectado; » Alimentação por pilhas alcalinas.

características

M130

» Detector de metais enterrados em profundi-

Detector de metais electrónico

dades até 95 cm; » Incorpora disco de busca de 21 cm de diâmetro; » Comprimento: 96 cm e Peso: 1,1 Kg; » Alimentação por pilhas tipo AA que propor-

O Detector de metais M130 da Sewerin foi desenvolvido para a localização de elementos metálicos. É um equipamento prático e adequado para a localização de tampas e elementos metálicos ocultos. Localiza a grandes profundidades sendo insensível a metais à superfície, humidade e variações da temperatura. A operação com apenas um botão simplifica a sua utilização e não necessita de reajustes. A electrónica específica reduz as falsas indicações induzidas por objectos como chapas, latas de bebida ou outras pequenas peças de metal. Graças à sua área de busca orientada na vertical, pode ser utilizado na proximidade de vedações metálicas ou veículos estacionados. A elevada velocidade de reacção possibilita uma detecção eficaz mesmo em objectos móveis.

www.sewerin.com

cionam uma autonomia aproximada de 30 horas.

Cerca de metal

Lata de bebida

Campo de pesquisa

Caixa de válvula

Vantagens » Campo magnético direccionado;

Aplicabilidade do produto NA Indústria

» Elevada velocidade de reacção;

Manutenção de infraestruturas de água,

» Compensação de sinais parasitas;

electricidade, gás e comunicações;

» Ergonómico;

Construção civil.

» Fácil utilização;

» Construção de elevada robustez.

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

24


AMBIENTE

TRANSIC100LP

Transmissor de oxigénio

características » Transmissor de oxigénio com Laser TDLAS para aplicações de processo; » Optimizado para operação em ambientes industriais agressivos; » Medição “In-Situ” ou extractiva (opcional); » Versão intrinsecamente segura disponível; » Gama de medição de 0-5% Vol. até 0-100% Vol. de Oxigénio; » Muito boa estabilidade a longo prazo; » Medição de gases com elevadas temperaturas e pressões; » Temp.: -20 ... +80 ° C ; Pressão: 0,8 ... 1,4 bar; » Condições de Temp. ambiente: -40 ... +60 ° C.

Medição de oxigénio em aplicações industriais agressivas e húmidas. TRANSIC100LP é idealmente desenvolvido para monitorizar as concentrações de oxigénio em gases agressivos e com elevada humidade. Integra um espectrómetro compacto de gases com tecnologia TDLAS (tunable diode laser absorption spectroscopy). Esta tecnologia de medição é bem conhecida e insuperável em durabilidade e estabilidade da medição. Em muitas aplicações, o TRANSIC100LP pode ser aplicado directamente no processo, o que permite a visualização de valores em tempo real. Para processos com elevadas temperaturas e pressões, ou com condições difíceis de instalação, o TRANSIC100LP pode ser configurado com uma célula de medição opcional, permitindo uma medição e análise extractiva dos gases junto ao ponto de amostragem.

[1] TRANSIC100LP, In-Situ

Vantagens » Medição em tempo real, junto ao processo; » Fácil de instalar, fácil de operar; » Minimiza a necessidade de equipamentos de acondicionamento de amostra; » Baixa manutenção;

[2] TRANSIC100LP, Extractivo

» Muito baixo custo operacional: sem consumíveis, sem purga com azoto; » Tolera químicos agressivos e elevada humidade, até mesmo líquidos; » Superfícies ópticas aquecidas para evitar a condensação; » Saída de diagnóstico para manutenção preventiva.

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA Fiscalização de gases em processo de inertização de tanques e navios;

[3] TRANSIC100LP, Ar Ambiente

Determinação do nível de oxigénio em gases de processo e gases combustíveis; Controlo do processo em fermentação, bioreatores e biogás; Vigilância de aplicações com risco de explosão; Monitorização de ambientes deficitários em oxigénio; Controlo de qualidade na produção de gás / separação de ar; Substituição de analisadores extractivos de oxigénio com células paramagnéticas ou electroquímicas.

23 »

www.sick.com


AMBIENTE

GM 35

Analisador Multi-componente de gases “in-situ” Medição de CO, CO2, Humidade, Temperatura e Pressão. GM35 é o analisador de gases “in-situ” ideal para medição de CO, CO2 e humidade, assim como temperatura e pressão. Com medição simultânea ou separada, o GM35 faz a medição de CO, CO2 e humidade, temperatura e pressão, de forma rápida, fácil e económica. Com a tecnologia de medição “in-situ” o GM35 detecta e faz a medição directamente na corrente de gases da chaminé, sem recorrer a extracção de gases para amostragem. Fiabilidade, precisão e rápida resposta de medição são as vantagens do analisador GM35, ideal para o controlo eficiente de processos geradores de rápidas alterações de CO e CO2.

[4] GM35 - Instalação

características » Medição rápida e directa, com a tecnologia “insitu”; » Determinação simultânea até 3 gases, temperatura e pressão;

Reflector e obturador - Medição de zero

Fonte IV

» Sem necessidade de transporte e acondicionamento de amostra; » Integradas funções de teste e auto monitorização; » Certificação EN14181; Reflector - Sonda de medição

» Ciclo de verificação QAL3” para Ciclo de verificação integrado EN14181/QAL3.

Roda de filtros - Medição de CO2 e H2O Roda de filtros - Medição de CO

Filtro de referência [1] Componentes ópticos do GM35

Estão disponíveis dois modelos para a instalação deste equipamento, em condutas ou chaminés dos gases de combustão. A versão cross-duct, com custos de manutenção extremamente reduzidos e a versão de sonda, disponível com uma gama de diferentes tamanhos permitindo deste modo o ajuste ideal para quaisquer aplicações e condições de instalação.

[5] GM35 e unidade de avaliação

VANTAGENS Emissor/Receptor

Reflector

Emissor/Receptor

» Medição de humidade directamente Versão sonda - GPP

Entrada ar purga

Flange com tubo

[2] Configuração Cross-duct

na corrente de gases; » Gases medidos não sofrem alterações, pois são medidos directamente na

Flange com tubo [3] Configuração com sonda de amostragem

chaminé; » Detecta em tempo real rápidas alterações do processo; » Medição representativa de gases se-

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA

gundo escolha apropriada da sonda de

Controlo eficiente de processos de combustão e secagem em centrais térmicas e cimenteiras,

análise;

incineradoras de resíduos, indústria petroquímica, química, papel e têxtil. Unidades de secagem e

» Adequado para aplicações com eleva-

humidificação. Correcção dinâmica da humidade.

das concentrações de partículas.

www.sick.com

» SOLUÇÕES DE VANGUARDA »

22


AMBIENTE

ADOS GTR210

Transmissor de Gases para Zonas Explosivas

características

O novo transmissor de gás ADOS GTR 210, especialmente desenvolvido para a medição contínua de gases em ambientes seguros ou zonas classificadas com risco de explosão, caracteriza-se por ser um transmissor com tempos de resposta rápidos e precisos.

» Distintas tecnologias de medição (semicondutora, catalítica, condutividade térmica, electroquímica, infravermelhos e foto-Ionização PID);

Com possibilidade de incorporar seis tecnologias distintas de medição, pode monitorizar gases nocivos, explosivos, não combustíveis ou vapores. Com visor gráfico multicolor e teclado intuitivo, permite a parametrização fácil e rápida do transmissor. O ADOS GTR 210 gera um sinal de corrente proporcional à concentração de gás medido, que é transmitido para uma unidade de avaliação colocada em área segura, longe de qualquer perigo de explosão. Aprovação KEMA para zonas com risco de explosão.

» Índice de protecção: IP54; » Rápido tempo de resposta; » Saída analógica de 4 a 20mA; » Disponíveis versões Ex II 2 G; » Grau de protecção Ex d e ia mb IIC T4 Gb.

Diferentes tecnologias de medição permitem amplo espectro de aplicações

Versões Ex e não Ex.

Aplicabilidade do produto NA INDúSTRIA Indústria química; Refinaria e petroquímica; Produção de tintas e vernizes; Produção de plásticos; Saneamento e áreas confinadas; Instalações com caldeiras a gás; Armazenamento de gases líquidos; Laboratórios; Medição da concentração de oxigénio; Sistemas de refrigeração (monitorização de amónia);

Monitorização em contínuo ARMAZENAMENTO DE GÁS LÍQUIDO

21 »

PROTECÇÃO DE LOCAIS DE TRABALHO

Cabines de pintura.

Indústria Química

www.english-gb.ados.de


OS f n TO o a d An á TO GosTtOe p e G t C a sO S SE G S da no s o G o s s t e O doa nofsas ssa pG ONTO OGS T O GFFONS n áFgFina ost a SECnAo ECA n F F O d N e oOface e CA no d F t a F T s book ON Go nosSE S O SEC ONsa G pág a AF n n F i o ina GO g ok TO f á a ceb p G bo eu Sgosto Go ST a ooGko O s ste e O O s c G G O Sa TO Gao no o fa S TO FO da n i g ste n no NS á d F F p G F k A e a s o ECA eu o s t FOEC da soasgosto sat n cebo o G o s t n e d p N S ssa página e do F O SnToO a a noG OáNg SG f d F o nCA a n fFaFc ina ECA sGsaostFeFONCSO N A E SE no ofas cebook E ebo S p n O N CA sa o f FFOág T o S k i ac na no pá S TO GO e O fac gin G bo ed ok eb páag an a aoo s s n o kce n EC ágoiss ok a a f d o A a e p t n o s A C sa ncoebf pág Go E S a ac ina N f O G o G OTS eb OT O FF ste da nossa no G S oohttp://www.facebook.com/FFonseca.SA.Solucoes.de.Vanguarda O SGT O FFONSECA no f k O Gos da nossa págin te d a Partilhamos Soluções de Vanguarda! a in FFkON a nos ECA no faceboo g á inoao sa p SEC k p g A no ágin aapáceb s s s o n s a d o face a a k Goste o f o n b e c foa boo o a n A n C d O a E T S S N O k n GO F G Goste da nossa AOT O F gsti e G O C S k página áo oSoE S TO p G G FFOoNsStECA no f saG cFeObN s a e cebook o a d F O f F a n FON nos Ono S TO a Sgosto T d eu sa p SEC G O te O CA A ágin G sS GSE G o s t e n G o d O o a S n T o o O ssa páfgaina a ste gina G OTO N ceb F á F F F O F p N d S E G ook C k O A a n F a o o f a s os c e N b o o s o k FF te d da no o fSaEceCb noss ON An ap te a n CA n os s o a G SE SEos n sa i á o g g á NA sa fac in p C O a F o o f páTgO s a F o s e b p n o i e b n ac S na c o f ág o a a f d GO o eb i a n te k no

O F F


marcas de A a Z

www.ffonseca > Marcas > Sites

distribuição

distribuição

distribuição


Revista FFonseca - Processo, Instrumentação e Ambiente 01|2011