Page 1


9 MAIO | QUARTA VIPS

Com a presença do realizador. 21h30: Competição LongasMetragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2010, 95’ Realização: Toniko Melo Com: Wagner Moura, Emiliano Ruschel e Juliano Cazarré

Desde pequeno, Marcelo tem dificuldade em viver com sua identidade. O seu maior prazer é imitar as pessoas e fazerse passar-se por outros. Alimentando o sonho de aprender a voar e tornar-se piloto como o pai, Marcelo foge da casa da mãe e começa a maior aventura de sua vida, cada vez vestindo uma identidade diferente.

10 MAIO | QUINTA UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

11h: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 88’ Realização: André Alves Pinto e César Rodrigues Com: Paola Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco, Ricardo Pereira

Adaptação do livro homônimo de Ziraldo, o filme mostra como o entusiasmo de Cate – uma professora bonita, inteligente e engraçada – marca para sempre um grupo de alunos da escola primária, no início dos anos 40. O filme conta com a participação do ator português Ricardo Pereira e marca também a última participação do comediante Chico Anysio (1931-2012) num projeto cinematográfico.


AMORES IMPERFEITOS

16h: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 73’ Realização: Márcio de Lemos Com: Felipe Kannenberg, Patrícia Pichamone e Estela Nunes

Júlio e Ana encontram-se dez anos depois da separação. Um convite de Júlio leva-os por uma jornada por São Paulo, visitando lugares do seu passado e que agora irão ajudar a reacender a chama desse amor.

MOSTRA DO CINEMA BRASILEIRO (CURTAS-METRAGENS) 16h30 [Sala 3]

Breve Passeio (2010, 15’; Rafael Jardim) A Florista do Outro Lado da Praça (2010, 24’; Guga Caldas) Antoninha (2011, 19’48”; Laércio Filho) Pegadas de Zila (2011, 11’01”; Valério Fonseca) Cativeiro (2011, 14’59”; Washington Carvalho) Folha em Branco (2011, 12’16”; RBS TV / Luli Gerbase)

REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR

18h30: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2010, 80’ | Realização: André Klotzel Com: Ana Lúcia Torre, Selton Mello, Germano Haiut, Fabiula Nascimento, Aramis Trindade, Marcos Cesana Elvira, uma dona de casa de aparência pacata e simpática, ouve uma voz estranha na cozinha: é o liquidificador que começa a falar com ela. Um belo dia Onofre, seu marido, desaparece sem deixar vestígios. Entre reflexões sobre a vida e as diferenças entre os objetos e os seres humanos, o liquidificador conta-nos como começou a história.


HOMENAGEM A JARDEL FILHO E HECTOR BABENCO

19h [Sala 3] Com a presença de Hector Babenco.

PIXOTE - A LEI DO MAIS FRACO

Brasil, 1981, 128’ | Realização: Hector Babenco Com: Fernando Ramos da Silva, Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha Neste retrato cruel da realidade nas ruas de São Paulo, Pixote, é abandonado pela família e passa a viver na rua. Rapidamente começa a roubar e a traficar, acabando por ser internado num reformatório para delinquentes juvenis, uma verdadeira escola de crime, onde as crianças são violentadas pelos guardas. Pixote foge do reformatório e, aos 11 anos, torna-se um traficante de drogas, proxeneta e assassino.

A ANTROPÓLOGA

21h30: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2010, 90’ | Realização: Zeca Nunes Pires

Com: Larissa Bracher, Rafaela Rocha de Barcelos, Sandra Ouriques, Eduardo Bolina, Luigi Cutolo, Severo Cruz, Jaqueline Sperandio, Paula Petrella, Ricardo von Busse, Pedro Paulo Pitta Na Costa da Lagoa, reduto açoriano na ilha de Santa Catarina, uma estudante de doutoramento em etnobotânica vivencia uma experiência sobrenatural que irá colocar em causa a sua crença absoluta na ciência.

LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA 22h: Retrospetiva Hector Babenco [Sala 3]

Brasil, 1977, 120’ | Realização: Hector Babenco Com: Reginaldo Faria, Ana Maria Magalhães, Grande Otelo, Ivan Cândido e Lady Francisco O filme relata a trajetória do criminoso Lúcio Flávio, famoso bandido da década de 70, que se tornou nacionalmente conhecido pelos roubos a bancos e fugas espetaculares.


11 MAIO | SEXTA O GURI

16h: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 92’ Realização: Zeca Brito Com: Lucas Domingues, Sandra Alencar, Luiza Ollé, Eliane Pacheco, Marilu Teixeira, Tatiana Vinhais, Rafael Tomini, Danny Gris e Yaya Venieri

A maldição do lobisomem paira sobre as terras da fronteira gaúcha. Em tempos de guerra, em que os homens estão ausentes e as mulheres governam, fatos estranhos começam a acontecer. A vida do menino Lucas jamais será a mesma.

MOSTRA DO CINEMA BRASILEIRO (CURTAS-METRAGENS) 16h30 [Sala 3]

Ser Tão Cinzento (2011, 25’; Henrique Dantas) Releitura ( 2011, 24,59’; Cristiano Aro) Nico (2011, 17’; Filipe Matzembacher) O Céu, o Inferno e outras partes do corpo (2011, 7,33’; Rodrigo John) Enfim, sós (2011, 18’; Rafael de Andrade) Oligoquê (2011, Paulo José)

CLARA DI SABURA

19h: Competição Longas-Metragens [Sala 3]

Guiné-Bissau, 2011, 66’ Realização: José Lopes

Inspirado num poema do jornalista Mussá Baldé, Clara di Sabura (ou Clara das Festas) pretende sensibilizar as gerações mais jovens para a importância de estudarem e de se prepararem para o futuro.


FEBRE DO RATO

21h30: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2010, 110’ | Realização: Cláudio Assis Com: Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele, Vitor Araújo Zizo é um poeta e anarquista, que dirige o tablóide Febre do Rato e acredita que as pessoas têm direito a ser o que quiser, sem concessões. As convicções do artista ficam ameaçadas quando conhece Eneida, uma jovem de espírito livre.

CARANDIRU

Com a presença do realizador. 22h: Retrospetiva Hector Babenco [Sala 3]

Brasil, 2003, 147’ Realização: Hector Babenco Com: Luiz Carlos Vasconcelos, Rodrigo Santoro, Milton Gonçalves, Ailton Graça e Maria Luisa Mendonça, Wagner Moura, Caio Blat, Lázaro Ramos. Baseada no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, Carandiru relata os acontecimentos do período que antecedeu o massacre ocorrido neste estabelecimento prisional em 1992, onde uma altercação entre presos motivou a intervenção da polícia de choque, originando 111 mortos entre os detidos.

12 MAIO | SÁBADO WORKSHOP: VEM FAZER UM FILME CONNOSCO 10h30/13h30 [Sala 2] Formador: David Moedas Mira Duração: 3 horas | Nº de participantes: 15

Este workshop tem como objectivo principal ensinar os princípios básicos da confecção de um filme. Depois de exposta a teoria essencial acerca dos vários processos que envolvem a realização de um objecto fílmico, haverá uma parte prática, onde os participantes irão pensar e desenvolver um pequeno filme.


INCLUSÃO SOCIAL PELO CINEMA (CURTAS-METRAGENS) 11h30 [Sala 3]

A Balada do Mocho (PT, 2012, 10’; Francisco Baptista e jovens da Quinta do Mocho) Casa das Horas (BR, 2010, 18,56’; Heraldo Cavalcanti) All You Need Is Love (BR, 2010, 17’30”; Wagner Depintor) A Fantástica Vida de Baffus Bagus Bagarius (BR, 2011, 13’36”; Alexander S. Buck) De Dentro dessa Casa (BR, 2011, 9’20”; Kit Menezes e jovens da Fundação Casa Rio Piracicaba) Lá e Cá (BR, 2011, 19’; Turma do Bem)

UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

16h: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala Manoel de Oliveira] (Sinopse na página 1)

MACUNAÍMA

16h30: Retrospetiva Jardel Filho [Sala 3]

Brasil, 1969, 110’ Realização: Joaquim Pedro de Andrade Com: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho Com guião baseado na obra homónima do escritor Mário de Andrade, conta-se a história de Macunaíma, anti-herói brasileiro, que nascido preto e no meio do mato, abandona o seu local de origem, para conquistar as “maravilhas da cidade grande”. No decorrer da viagem uma fonte de poderes mágicos transforma-o em branco, louro e príncipe…

RISCADO

18h30: Mostra do Cinema Brasileiro

Brasil, 2010, 85’ Realização: Gustavo Pizzi Com: Karine Teles, Camilo Pelegrini, Dany Roland, Otávio Muller, Lucas Gouvêa, Cecília Hoeltz, Otto Jr., Cris Larin

Riscado, a primeira experiência de Gustavo Pizzi na direção de longas-metragens de ficção, acompanha a vida de Bianca, uma atriz


em busca de uma oportunidade, que sobrevive a imitar divas do cinema, até que um casting para uma grande produção internacional marca uma viragem no seu destino.

JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS 19h: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala 3]

Brasil, 2010, 90’ Realização: Pola Ribeiro Com: Antonio Godi, Harildo Deda, Érico Brás, João Miguel, Auristela Sá, Evelin Buchegger, Sérgio Guedes Ficção construída a partir do personagem Bonfim, um bancário bem sucedido, negro e bissexual, casado com uma mulher branca e de crença evangélica. Ele vive em Salvador e recebe a incumbência de montar um terreiro de candomblé no espaço urbano. Para isto, enfrentará a especulação imobiliária numa cidade de crescimento vertiginoso, o preconceito racial e a intolerância religiosa.

LUZ NAS TREVAS A VOLTA DO BANDIDO DA LUZ VERMELHA

21h30: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2010 Realização: Helena Ignez e Ícaro Martins Com: Ney Matogrosso, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla, Helena Ignez, Arrigo Barnabé, Sérgio Mamberti, Bruna Lombardi Continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968). Ao contrário do que todos pensavam, o bandido não morreu eletrocutado. Vamos encontrá-lo 30 anos depois, como um presidiário que descobre que tem um filho e resolve procurá-lo.


OUTROS RITUAIS MAIS OU MENOS 22h: Festin Musical [Sala 3]

Angola/Portugal, 2012, 50’ | Realização: Jorge António Documentário sobre a preparação da temporada 2009 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

13 MAIO | DOMINGO INCLUSÃO SOCIAL PELO CINEMA 11h30: Curtas-Metragens [Sala 3]

Nada Fazi (PT, 2011, 20’; Filipa Reis e João Miller Guerra) Retrovisor (BR, 2010, 14’52”; Eliane Coster) Banquete em Transe (BR, 2011, 5’11”; Thalles Chaves) O Mendigo (BR, 2010, 18’08”; Ricardo Rodrigues) O Semeador de Livros (BR, 2010, 22’; Wagner Bezerra)

ALÉM DE TI

16h: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Portugal, 2011 Realização: João Marco Com: Mário Spencer, Joana Costa, Sofia Reis, João Machado Tomás e Sofia são casados. Tomás entra numa crise emocional que o afasta de Sofia, tornando-se irreconhecível aos seus olhos. Também Sofia começa a perder a lucidez e o controlo sobre si própria. Dois olhares que se procuram e simultaneamente se temem.

COPA VIDIGAL

16h30: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala 3]

Brasil, 2011, 75’ | Realização: Luciano Vidigal Campeonato de futebol de favelas organizado pelo professor de futebol Cypa, no morro do Vidigal, Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar a paz através do desporto, numa área que estava traumatizada com uma recente guerra entre traficantes.


AMOR?

18h30: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 100’ Realização: João Jardim Com: Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Letícia Colin, Cláudio Jaborandy, Sílvia Lourenço e Fabíula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio, Júlia Lemmertz

O caráter explosivo e inquietante das histórias que se apoiam no binômio Amor e Violência, o desconforto que o tema provoca, a sua complexidade e potencial imagético estiveram na base desta “mistura poética de documentário com ficção”.

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS 19h [Sala 3]

Revolução nos Rabelados (CV, 2011, 26’; Mário Benvindo Cabral) Perdido e Achado (PT, 2010, 7’; Victor Santos) O Canto dos Cisnes (PT, 2011, 7’; Marco Barbosa) Premonição (BR, 2011, 13’35”; Pedro Abib) A Pizza (BR, 2011, 10’40”; Rafael de Andrade) Inquérito Policial (BR, 2011, 12’30”; Vinícius Casimiro) O Cão (BR, 2011, 9’19”; Abel Roland e Emiliano Cunha)

TRAMPOLIM DO FORTE

21h30: Competição LongasMetragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2010, 90’ Realização: João Rodrigo Mattos Com: Zéu Britto, Marcélia Cartaxo and Ac Costa É no hiato espácio-temporal de um salto entre o céu e a flor da água que se encontra a metáfora poética para as crianças do Trampolim do Forte aliviarem as dores da sua dura realidade. Uma história mágica e incrivelmente real.


RIO BABILÔNIA

Com a presença do ator Joel Barcellos. 22h: Retrospetiva Jardel Filho [Sala 3]

Brasil, 1982, 115’ | Realização: Neville de Almeida Com: Joel Barcellos, Christiane Torloni, Jardel Filho, Norma Bengell, Tânia Bôscoli No Rio de Janeiro em que as atrações turísticas convivem com a miséria, Marciano é convidado para receber Liberato, um industrial afastado do Brasil há vinte anos, que, na verdade, é um traficante internacional. A jornalista Vera Moreira vai unir-se a Marciano para denunciar o poderoso traficante.

14 MAIO | SEGUNDA TERRA EM TRANSE

16h30: Retrospetiva Jardel Filho [Sala 3]

Brasil, 1967, 106’ Realização: Glauber Rocha Com: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Hugo Caravana, Paulo Gracindo, Danuza Leão, Mário Lago Alegoria política sobre o Brasil e a América Latina, Terra em Transe é um dos filmes-manifesto do Cinema Novo. A ação decorre em Eldorado, país imaginário da América Latina, onde um poeta e intelectual burguês vê frustrar-se a sua esperança num novo líder que seria uma alternativa política ao ditador fascista no poder.

EU EU EU JOSÉ LEWGOY

18h30: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 96’ | Realização: Cláudio Kahns

Documentário que retrata fases da história do cinema e da televisão brasileira através da vida de José Lewgoy (19202003), um dos grandes atores do Brasil. Lewgoy participou das chanchadas da Atlântida ao cinema francês dos anos 50, do cinema novo com Glauber Rocha às novelas da Globo e filmes como Fitzcarraldo.


MESA REDONDA: CINEMA, TURISMO E MARKETING 18h30 [Sala 2]

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS 19h [Sala 3]

A ponte (MZ, 2011, 38’45”; Diana Manhiça) Análise (PT, 2011, 16’18”; M. Reza Haji Pour) Mutter (PT, 2011, 8’27”; Tony Costa e Rafael Martins) Alô (BR, 2012, 12’05”; Washington Carvalho) Feliz Páscoa (BR, 2010, 9’; André Tavares e Kátia Lund) A Fábrica (BR, 2011, 15’; Aly Muritiba) A outra fala (MZ, 2011, 19’59’’, José Augusto Nhantumbo)

AS MÃES DE CHICO XAVIER

21h30: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 104’

Realização: Glauber Filho e Halder Gomes Com: Caio Blat, Cristiane Gois, Daniel Dias da Silva, Gabriel Pontes, Gustavo Falcão, Herson Capri, Nelson Xavier, Neusa Borges, Paulo Goulart Filho, Tainá Müller, Via Negromonte

Três mães veem a sua vida transformar-se por completo e procuram conforto junto ao médium Chico Xavier. O repórter Karl insiste em entrevistar o médium, mesmo sem estar preparado para isso...

O REI DA NOITE

Com a presença do realizador. 22h: Retrospetiva Hector Babenco [Sala 3]

Brasil, 1975, 97’ Realização: Hector Babenco Com: Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Isadora de Farias, Cristina Pereira, Yara Amaral e Márcia Real São Paulo, década de 1940, um Don Juan paulista começa a namorar duas irmãs, que são filhas da melhor amiga da sua mãe, mas acaba por se casar e com uma mulher com quem está sempre a discutir.


15 MAIO | TERÇA TEUS OLHOS MEUS

16h: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 105’ Realização: Caio Sóh Com: Emílio Dantas, Remo Rocha, Paloma Duarte

Gil tem 20 anos e foi criado pelos tios. O seu estilo de vida, regado a violão, poesia e álcool, gera uma guerra familiar, fazendo com que saia de casa. Sem rumo ou dinheiro, conhece Otávio, um produtor musical que mudará o seu destino.

O MAESTRO DAS RUAS, UM MERGULHO NA ALMA BRASILEIRA 16h30: Festin Musical [Sala 3]

Brasil, 2010, 70’ | Realização: Dudu Fagundes O filme mostra a evolução e as grandes revoluções rítmicas do samba na cidade do Rio de Janeiro, tomando como base os instrumentos de percussão.

MAMONAS PARA SEMPRE

18h30: Festin Musical [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 84’ | Realização: Cláudio Kahns Documentário que narra a história da banda Mamonas Assassinas, cuja meteórica carreira – de oito meses e mais de 3 milhões de discos vendidos – foi interrompida pelo acidente aéreo que culminou na morte de seus cinco integrantes, chocando e comovendo o Brasil.

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS 19h [Sala 3]

Impunidades Criminosas (MZ, 2011, 15’; Sol de Carvalho) A Prece (PT, 2011, 5’53”; Raphael Amaral, Cátia Pereira e Susana Palmerston O Dormitório (PT, 2011, 15’21”; Vanessa Fernandes)


Marcovaldo (BR, 2010, 15’; Cíntia Langie e Rafael Andreazza) Todos os Balões Vão Para o Céu (BR, 2011, 14’43”; Frederico Cabral) As Folhas (BR, 2011, 14’; Deleon Souto) Senhoras (BR, 2010, 10’50”; Adriana Vasconcelos)

E AMANHÃ

21h30: Competição Longas-Metragens [Sala Manoel de Oliveira]

Portugal, 2011, 90’

Realização: Bruno Cativo Com: Pedro Barroso, Diana Nicolau, Joana Fonseca Tavares, Lena Jesus e João Perry

Miguel é um jovem escritor que alcança a fama prematuramente. Os valores humanos e o silêncio criativo levam-no a desistir de tudo, desaparecendo durante 3 anos numa incessante procura do verdadeiro sentido da vida.

FESTA DE QUINTAL – THE ANGOLAN HOME THEATRE | FESTA DE QUINTAL 22h: Festin Musical [Sala 3]

Angola, 2010, 40’ + 40’ | Realização: Coreón Dú Documentário em duas partes. Na primeira, um grupo de intelectuais angolanos compartilha suas experiências dos espetáculos sociais em festas de quintal. A segunda concentra-se nos movimento, na dança e na linguagem corporal.

16 MAIO | QUARTA LEGADOS DE JOSÉ AFONSO 16h30: Festin Musical [Sala 3]

Portugal, 2010, 52’ Realização: Filipe Carvalho, César Atouguia e Marco Pereira Documentário sobre a vida, obra e mensagem de José Afonso – autor da música mais emblemática da Revolução de Abril, “Grândola, Vila Morena”.


FAMÍLIA VENDE TUDO

18h30: Mostra do Cinema Brasileiro [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 89’ Realização: Alain Fresnot Com: Lima Duarte, Caco Ciocler, Marisol Ribeiro e Luana Piovani Uma família com dificuldades financeiras quer que a filha engravide do famoso cantor Ivan Carlos, para assim garantir uma pensão que os tire do sufoco.

AS BATIDAS DO SAMBA 19h: Festin Musical [Sala 3]

Brasil, 2011, 83’ Realização: Bebeto Abrantes Com: Wilson das Neves, Monarco, Nilo Sérgio, Paulão 7 cordas, Moacyr Luz e Grupo Fundo de Quintal O filme mostra a evolução e as grandes revoluções rítmicas do samba na cidade do Rio de Janeiro, tomando como base os instrumentos de percussão.

AMANHÃ NUNCA MAIS

21h30: Mostra do Cinema Brasileiro Encerramento [Sala Manoel de Oliveira]

Brasil, 2011, 77’ | Realização: Tadeu Jungle Com: Lázaro Ramos, Maria Luísa Mendonça, Fernanda Machado, Milhem Cortaz, Luis Miranda, Paula Braun, Anna Guilhermina, Vic Militello, Arthur Koll, Carlos Meceni, Imara Reis e Victória Guerra. O filme conta a história de uma noite extraordinária na vida de um homem que não sabe dizer “não”. Amanhã Nunca Mais é um filme sobre escolhas que temos que fazer, tanto no decorrer da vida, como do dia. Escolher sob pressão e muitas vezes agir sem pensar. O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social. O FESTin pretende igualmente proporcionar uma oportunidade de exibição a filmes que dificilmente têm distribuição assegurada nos circuitos comerciais.


Direção e Programação: Léa Teixeira, Adriana Niemeyer e Victor Serra Secretária-Executiva: Clara Godinho Produção: Adriana Bôscoli e Léa Teixeira Coordenação de Imagem e Publicidade: Marise Araújo Assessoria de Comunicação: Padrão Actual – Comunicação Social, Lda Assessoria de Imprensa: Catarina Coelho Coordenação editorial: Fernanda Borba Webmaster: Rodrigo Saturnino Contatos: festivalitinerante.festin@gmail.com T.:+351 96 549 7506 | +351 96 906 3390 www.festin-festival.com | www.facebook.com/festin.lisboa | www.twitter.com/festinlisboa Em cumprimento das normas estabelecidas pela EGEAC – Cinema São Jorge, a partir desta edição a entrada no FESTin passará a ser paga. Bilhete Normal: 3€ | Reduzido: 2,50€

FESTin 2012 - 9 a 16 de Maio de 2012 - Cinema São Jorge  

Programa do 3º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. O FESTin é produzido Padrão Actual, com coprodução da Fundação Luso-brasi...

Advertisement