Relatorio Anima Forum 2010

Page 39

Stephen Hillenburg ressaltou mais uma vez a inocência como o tema do programa: “A inocência do Bob Esponja é onipresente”. E também ponderou que, dependendo do tema, um episódio nem sempre tem tradução para diferentes países. O criador do Bob Esponja mostrou um storyboard da série, para explicar que eles sempre trabalham nesse formato: depois do roteiro, fazem todas as cenas em quadros. O trabalho leva duas semanas para escrever e uma e meia para redesenhar, finalizar. André: “E o filme? Você trabalhou no filme, também, em termos de storyboard?” Stephen: “Nós nunca tínhamos feito um formato longo. Sempre fazíamos um programa de no máximo 20 minutos. O filme ia ter 80 minutos, e decidimos usar o mesmo processo do storyboard. Foi um pesadelo. Muito difícil, porque estamos acostumados a histórias simples e curtas, que eu prefiro – embora tenha ficado satisfeito com o filme – talvez por minha afinidade com filmes independentes, curtas de festivais: em princípio, não queria fazer um longa.” O longa e o tempo: “Foi um ano para escrever e um ano para fazer, o

que é um tempo bastante curto. Recomendo pedir sempre mais de dois anos para fazer um longa”, disse Stephen Hillenburg, “Eles queriam o filme para as férias: tínhamos pouco tempo”. A vida pós-filme: “Depois do filme, eu me transformei num produto executivo”, contou Stephen, explicando que ainda trabalha na série, mas não do mesmo jeito e no mesmo ritmo que antes, “Agora estou fazendo um curta sobre o Boulevard da Fama, de Los Angeles”. André: “Em termos da série, o que você ainda faz?” Stephen: “Eu acho que é preciso ir introduzindo novas pessoas para trazer novas ideias. Faço muita revisão de storyboard, fazendo anotações... Ainda estou envolvido, mas um dos meus autores preferidos, o produtor executivo Paul Tibbit, começou a se colocar no meu lugar. É um trabalho, uma atmosfera, um ambiente maravilhoso. Eu sempre gostei e acho isso importante. Tentamos fazer com que o trabalho na série seja o mais agradável possível, manter a mesma sintonia.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.