Page 1

GOVERNO DE MINAS e OI

apresentam

21 oº FESTIVAL INTERNACIONAL

DE ANIMAÇÃO DO BRASIL


GOVERNO DE MINAS e OI

OI FUTURO

13 a 17 de SETEMBRO


PATROCÍNIO

APOIO CULTURAL

APOIO

CORREALIZAÇÃO

INCENTIVO

Patrocinadores de ANIMA MUNDI 2013

PATROCÍNIO MASTER

PATROCÍNIO OURO

PARCERIA TECNOLÓGICA

REALIZAÇÃO


“Não sou um ótimo cozinheiro, mas às vezes gosto de preparar a comida e acho que a cozinha e a criação de um filme têm muito em comum. A cozinha funciona graças a combinação adequada de ingredientes. E eu gosto de pensar que o cinema é como uma receita. O que acrescento? Um pouquinho de humor por aqui, um tanto de suspense por lá… A combinação não convencional de ingredientes pode acabar bem.”

JUAN PABLO ZARAMELLA

ILUSTRAÇÃO E VINHETA DO FESTIVAL

O premiadíssimo animador independente Juan Pablo Zaramella, nascido em Buenos Aires, Argentina, começou a conquistar a simpatia do público do Anima Mundi em 2002 quando El Desafío a la Muerte (O Desafio à Morte, 2001) recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem. Depois veio Viaje a Marte (Viagem a Marte, 2005), filme também feito com massinha, que narra a saga de um menino conduzido pelo avô numa caminhonete vermelha até Marte, que recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular (RJ). Já Lapsus (2007), uma investigação das propriedades gráficas do jogo entre o preto e branco, ou a história de uma freira dividida entre as trevas e a luz, levou o prêmio de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular (SP). Luminaris (2011), seu curta-metragem mais recente, produzido em pixilation, recebeu entre seus mais de duzentos troféus internacionais o Prêmio de Melhor Animação do Júri Profissional. Zaramella esteve no festival em 2008 como convidado do Papo Animado, quando ele falou do seu processo de criação, que envolve um cuidado especial na elaboração dos cenários e personagens, aliado à síntese de seus roteiros, capazes de apresentar narrativas cômicas e ao mesmo tempo enternecedoras.


ATENÇÃO. O mundo quer falar com você. De todos os cantos do planeta as pessoas estão entrando em contato para contar suas histórias, celebrar, contestar, fazer rir, fazer chorar... Enfim, afirmar: eu existo! Eu penso e tenho o que acrescentar a essa criação coletiva que é a civilização humana. Estou aqui e quero falar com você. As mensagens são enviadas em linguagens múltiplas, com cores, formas e movimento. Produzidas a partir do pensamento, da inspiração e das mãos, as mensagens são longas, curtas e curtíssimas, em todos os formatos e tamanhos. Têm em comum a qualidade e o talento a serviço da imaginação e o fato de estarem à sua espera no Anima Mundi. Aqui, a alma do mundo está em renovação constante. Animação é criação pura, e traz consigo movimento e mudança. Por isso, estamos de olhos e ouvidos mais atentos do que nunca, conscientes da confiança concedida pelos artistas que nos enviaram suas mensagens com a missão de fazê-las chegar a você. Junto com eles, nós, que preparamos o festival, estamos ansiosos, à sua espera, pois só assim a festa que celebra a Alma do Mundo estará completa!

DIRETORES DO FESTIVAL


OI Ao patrocinar a terceira edição do Anima Mundi em Belo Horizonte, a Oi oferece ao público mineiro, sempre apaixonado pelo cinema, nova oportunidade de participar do maior festival de animação do Brasil e o segundo maior do gênero no mundo. A expectativa é das melhores, a julgar pelos resultados alcançados em 2012, quando a versão mineira do projeto alcançou sucesso acima do esperado. Na sessão de abertura, 1200 pessoas lotaram a Praça da Liberdade. Nas sessões de cinema no espaço Oi Futuro, o público somou aproximadamente quatro mil pessoas. Além da sessão de abertura na Praça, nesta edição 2013, o público de BH tem a seu dispor três sessões de longas para adultos e três infantis, cinco sessões de curtas para adultos e uma destinada a plateias infantis. Além disso, há as concorridas oficinas do Estúdio Aberto e uma mostra especial: a Illuminated Films, com sessão reservada ao público adulto e outra a crianças e adolescentes. Sonho de quatro diretores brasileiros do cinema de animação, o projeto, lançado em uma sala de exibição com aproximadamente 90 lugares, é bem mais do que uma história de sucesso. Consolidado em 20 edições, oferece a milhares de espectadores uma vivência cinematográfica singular e estimula jovens talentosos a seguir carreira em uma das múltiplas especialidades da produção audiovisual. Bom festival.


PAPO ANIMADO


DAVID DANIELS

David Daniels, ao fazer oito anos de idade, teve um insight quando brincava com suas irmãs: ao cortar um bolo de massinha colorida com uma faca afiada, se encantou com as formas que surgiam em cada fatia. Ele guardou a impressão por 14 anos, até ir estudar na CalArts e produzir seu filme de formatura, Buzz Box, na técnica que batizou de Strata Cut. As imagens se fundiam e se transformavam em outras imagens num ritmo frenético, como se fossem pinturas a óleo em movimento. A partir daí, David foi aperfeiçoando e expandindo sua técnica e arte de contar histórias através de fatias de massa de modelar filmadas quadro a quadro. Assim fez diversas produções, tais como a série de TV PeeWee’sPlayhouse, o

8

PAPO ANIMADO

videoclipe premiado do Peter Gabriel, Big Time, a retrospectiva sobre o Michael Jackson para a rede de TV ABC, Moonwalker, entre outros. No início da década de 1990, ele integrou a equipe dos estúdios Will Vinton como diretor-chefe especialista em técnicas mistas, onde dirigiu comerciais muito bemsucedidos. Em 2002, David fundou o Bent Image Lab com Chel White, um estúdio independente premiado, reconhecido pelos filmes e comerciais realizados com técnicas mistas de animação. Em 2006, Tsui Ling Toomer juntou-se à companhia, e em 2009 foi a vez do diretor brasileiro Nando Costa tornar-se sócio do estúdio.


1.Que aspectos da sua vida convergiram para possibilitar a criação da técnica Strata Cut? Quando criança, eu prestava muita atenção nos detalhes e nas texturas das coisas. Eu tinha tempo para olhar, pensar, e me divertir. Podia observar a luz incidindo sobre tufos de poeira com o meu rosto colado no carpete durante meia hora. Minha mãe deixava eu brincar de massinha o tempo todo com as minhas irmãs, Shelley e Cary, numa mesa que chamávamos de Claytown (Cidade de Massinha). O germe da Strata Cut me ocorreu no meu aniversário de oito anos. Depois da festa, fui para Claytown e fiz um bolo rústico com massinha. Quando a minha irmã fatiou o bolo, reparei que ali nas cores e formas escondidas estava um momento de tempo congelado. Eu não fazia ideia de como usar aquilo naquela idade, mas arquivei a ideia e prometi a mim mesmo que um dia a retomaria. O momento finalmente chegou quando fui estudar na CalArts, aos 22. Lá pude sentar, esculpir e cortar em diversos ângulos e maneiras possíveis, tentando desenvolver um conjunto de regras, um vocabulário para o uso dessa técnica. 2. Que tipo de trabalho você tem feito ultimamente? Ao longo de quase trinta anos, venho ganhando a vida como animador e diretor para trabalhos com personagens e técnicas mistas, com filmes ao vivo e de animação. Desenvolvi e ajudei a lançar os personagens dos chocolates M&M, e dirigi esses e outros comerciais durante vários anos.

Na última década, tenho me ocupado na implantação da minha própria companhia de animação. Um grupo ótimo de artistas e produtores talentosos integra o Bent Image Lab. Junto com a minha família, essa intensa estação de criação toma a maior parte do meu tempo. Às vezes eu dirijo, mas em geral o meu tempo é uma mistura que envolve arte, pessoas e negócios. Há um projeto que me parece promissor: o desenvolvimento de um software de Strata Cut em computação gráfica, o que me demanda o mesmo tipo de “musculação mental”, cai bem com meu jeito de pensar. Oferece possibilidades mais amplas do que a massinha, embora com restrições muito diferentes. 3. Como você vê o Anima Mundi? Anima Mundi é um dos maiores e melhores festivais de animação no mundo. É uma grande honra participar. Uma das grandes alegrias que sinto é a reação das pessoas que vêem algo especial no meu trabalho. Espero ver esse assombro mágico em alguns dos rostos novos que desconhecem meu trabalho. Eu raramente tenho tempo de visitar festivais e deixar o meu trabalho, então essa é uma ocasião rara que eu estou aguardando com grande expectativa.

DAVID DANIELS

PAPO ANIMADO

9


APPLE JACKS - MONTAGE

BENT IMAGE LAB - MONTAGE

BUZZ BOX (RE-MIX)

DIR: DAVID DANIELS; ROB SHAW PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2007 DUR: 00:01:00 COR | COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; OUTRAS TÉCNICAS

DIR: DAVID DANIELS; ROB SHAW; CHEL WHITE PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2009 DUR: 00:04:02 COR | OUTRAS TÉCNICAS; TÉCNICAS MISTAS; BONECOS; COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; STOP MOTION

DIR: DAVID DANIELS PROD: DAVID DANIELS ESTADOS UNIDOS | 1985 DUR: 00:09:16 COR | OUTRAS TÉCNICAS; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

Maçã e Canela são personagens 3D que interagem com filmagem ao vivo. Apaixonados por cereais, têm que atravessar um perigoso mundo humano para atingir seus objetivos.

CHIPS AHOY / TROPICANA FRUITWISE - MONTAGE DIR: DAVID DANIELS PROD: WILL VINTON STUDIOS ESTADOS UNIDOS | 1994 DUR: 00:01:15 COR | BONECOS; COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

Comerciais do Chips Ahoy e Tropicana Fruitwise feitos com CG, stop motion e elementos de técnicas mistas em ambientes com movimentos de câmera 3d.

10

PAPO ANIMADO

BENT IMAGE LAB - TRECHOS

Comerciais da Lux, Tetra Pak, No Smoking e Koodo, dirigidos por diferentes animadores do Bent Image Lab.

Buzz Box apresentou ao mundo uma técnica completamente nova de animação chamada Strata Cut, na qual imagens fluidas são embutidas dentro de blocos de massinha que funcionam como “esculturas de tempo”.

CENTER OF ATTENTION MONTAGE DIR: DAVID DANIELS; CHEL WHITE PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2002 DUR: 00:00:30 COR | BONECOS; COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

CENTRO DAS ATENÇÕES - TRECHOS

Um doce fica no centro do quadro enquanto tudo e todos se movem em torno dele, como num longo e contínuo movimento de câmera subjetiva.

FLEA CIRCUS - MONTAGE

FOX NFL - MONTAGE

FREAKED - MONTAGE

DIR: DAVID DANIELS; JIM CLARK PROD: RAY DI CARLO / BENT ESTADOS UNIDOS | 2006 DUR: 00:01:20 COR | COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

DIR: DAVID DANIELS PROD: WILL VINTON STUDIOS ESTADOS UNIDOS | 1997 DUR: 00:01:44 COR | BONECOS; COMPUTADOR 2D; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

DIR: DAVID DANIELS PROD: DAVID DANIELS ESTADOS UNIDOS | 1993 DUR: 00:02:41 COR | OUTRAS TÉCNICAS; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

CIRCO DAS PULGAS - TRECHOS

Celebridades robustas do jornalismo esportivo da NFL são transformadas em personagens pequenos e femininos... conceito especialmente engraçado para os espectadores norte-americanos.

FREAKLÂNDIA, PARQUE DOS HORRORES TRECHOS

Comerciais da HP. Três pulgas gordas e preguiçosas não conseguem fazer os truques que eram fáceis para os velhos mestres de circo.

Créditos de abertura do longa-metragem “Freaklândia, Parque dos Horrores”. A estética psicodélicapunk-grunge derretendo-se por meio de um frenético strata cut.


FRUIT TWISTABLES MONTAGE

HIDDEN FORMULA MONTAGE

JOURNEY THROUGH A MELTING BRAIN - MONTAGE

DIR: DAVID DANIELS PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2004 DUR: 00:01:05 COR | BONECOS; COMPUTADOR 2D; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

DIR: DAVID DANIELS; RAY DI CARLO PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2008 DUR: 00:01:00 COR | TÉCNICAS MISTAS; BONECOS; COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; STOP MOTION

DIR: DAVID DANIELS PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 1986 DUR: 00:06:25 COR | OUTRAS TÉCNICAS; STOP MOTION; TÉCNICAS MISTAS

Comerciais em stop motion com bonecos de silicone, inspirados no trabalho de Aaron Noffsinger e em um comercial anterior da Aardman.

FÓRMULA ESCONDIDA - TRECHOS

VIAGEM POR UM CÉREBRO LIQUEFEITO - TRECHOS

POP TARTS / FANTA MONTAGE

THE RIGHT BLEND

TIGER POWER AND TINACTIN - MONTAGE

DIR: DAVID DANIELS PROD: WILL VINTON STUDIOS ESTADOS UNIDOS | 1992 DUR: 00:01:00 COR | OUTRAS TÉCNICAS; TÉCNICAS MISTAS; BONECOS

Comerciais da Pop Tarts e Fanta. Os cenários tortos e os ângulos brincantes criam mundos de colagens arrojadas e infantis, dimensionais e planos.

Uma série de estranhos eventos e lugares fica cada vez mais absurda e elaborada, num esforço de esconder do mundo um único grão de arroz.

DIR: NANDO COSTA; DAVID DANIELS PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2009 DUR: 00:00:30 COR | COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; OUTRAS TÉCNICAS; TÉCNICAS MISTAS

A MISTURA CERTA

Animação de toalha de papel feita de um modo similar ao strata cut, só que usando computador 3D com a ajuda do brasileiro Nando Costa.

Cenas que mostram o controle cada vez mais apurado do strata cut em trabalhos como “Gary and Mike’s Acid Trip” (2000), “Pee Wee’s Playhouse” (1987), “Idiot Box” (1988), “Jackson Five ABC” (1988), bolo MTV (1997) e logo da NBC (1998).

M&MS - MONTAGE DIR: DAVID DANIELS PROD: WILL VINTON STUDIOS ESTADOS UNIDOS | 1995 DUR: 00:01:15 COR | COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; OUTRAS TÉCNICAS

Daniels criou com a equipe de Will Vinton os personagens destes comerciais de M&Ms: “Músculos”, “Diretor” e “Natal”.

DIR: DAVID DANIELS PROD: BENT IMAGE LAB ESTADOS UNIDOS | 2005 DUR: 00:01:00 COR | OUTRAS TÉCNICAS; TÉCNICAS MISTAS; BONECOS; COMPUTADOR 2D; COMPUTADOR 3D; STOP MOTION

No primeiro filme, o tigre Tony é animado em massinha pela primeira vez. Nos outros, personagens do futebol americano enfrentam um monstro.

PAPO ANIMADO

11


CURTAS-METRAGENS


CURTAS 1

ANNA BEE

CARN

CHOIR TOURN

REQUIEM FOR ROMANCE

DIR: DANIEL SEMANAS PROD: TATIANA QUINTELLA; HEITOR DHALIA; PATROCK SIARETTA BRASIL | 2011 DUR: 00:16:32 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: JEFFIG LE BARS PROD: ECOLE EMILE COHL FRANÇA | 2012 DUR: 00:05:20 COR | COMPUTADOR 2D & 3D

DIR: EDMUNDS JANSONS PROD: SABINE ANDERSONE LETÔNIA | 2012 DUR: 00:05:00 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: JONATHAN NG PROD: ALEXANDRE DOSTIE CANADÁ | 2012 DUR: 00:07:30 COR | DESENHO SOBRE PAPEL; TINTA SOBRE PAPEL

Um menino está sozinho e perdido numa tempestade. Ele é salvo da morte por uma loba que se oferece em sacrifício. Em troca, ele deve cuidar e proteger os filhotes dela.

TURNÊ DO CORAL

RÉQUIEM PARA UM ROMANCE

ROZANEH

DER NOTFALL

LOST & FOUND

LA GOUTTE DE MIEL

DIR: AMIR MEHRAN PROD: AMIR MEHRAN IRÃ | 2012 DUR: 00:07:00 COR | COMPUTADOR 3D

DIR: STEFAN MULLER PROD: STEFAN MULLER ALEMANHA | 2013 DUR: 00:14:59 COR | TÉCNICAS MISTAS

DIR: JOAN C GRATZ PROD: JOAN C GRATZ ESTADOS UNIDOS | 2012 DUR: 00:03:32 COR | MASSINHA; STOP MOTION

DIR: MÉLISSA PLANTAZ PROD: ECOLE EMILE COHL FRANÇA | 2012 DUR: 00:02:50 COR | COMPUTADOR 2D

CALIBRE

EMERGÊNCIA

ACHADOS & PERDIDOS

A GOTA DE MEL

Anna Bee passa grande parte do seu tempo conectada à internet. Ao se apaixonar por um garoto que ela conhece num chat, ela expõe seu corpo para a webcam e se vê em meio a um pesadelo.

Oh bala! Adentre seu espaço sombrio. Não queira saber que corpo será seu lugar de descanso!

Poderia até ter sido um sábado agradável, se não fosse o caos instaurado por uma vaca louca, uma mãe histérica e dois homens numa ambulância. O pesadelo surreal de um herói que tenta fugir de situações kafkianas.

Um coral de meninos renomado sai em turnê. Para seu severo maestro, são instrumentos musicais obedientes. Mas quando ficam sozinhos sem supervisão, são apenas crianças levadas.

Imagens em metamorfose, com aparência de madeira esculpida e areia em movimento, evocam memórias de uma vida.

O caso de amor secreto de um casal moderno acaba de um modo agridoce durante um telefonema. Mas as imagens do filme revelam algo totalmente diferente: a encenação épica da mesma relação passada na China feudal.

Um homem abre um mercadinho num pequeno vilarejo. Um pastor de ovelhas vem comprar mel e deixa cair uma gotinha no chão, desencadeando uma série de eventos terríveis.

CURTAS-METRAGENS

13


CURTAS 2

FAROESTE: UM AUTÊNTICO WESTERN DIR: WESLEY RODRIGUES PROD: MÁRCIA DERETTI; MÁRCIO JÚNIOR ; WESLEY RODRIGUES BRASIL | 2013 DUR: 00:18:25 COR | COMPUTADOR 2D

Maverick é um urubu que, ao nascer, vê a sua família ser vitimada pela violência. Depois de crescido, torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.

LOVE IN THE TIME OF ADVERTISING DIR: MATT BERENTY; DAVID BOKSER PROD: KEVIN SHAPIRO; DAVID BOKSER; MATT BERENTY ESTADOS UNIDOS | 2013 DUR: 00:08:15 COR | COMPUTADOR 2D & 3D

O AMOR NOS TEMPOS DA PUBLICIDADE

Um homem vive dentro de um outdoor, encarregado de renovar os anúncios. Quando um rasgo no painel revela uma linda moça que mora do outro lado da avenida, ele decide usar o único método que conhece para declarar seu amor.

14

CURTAS-METRAGENS

LOUCHEBEM

PERVOBYTNY PAPA

THE BUN AND THE BIRD

DIR: GIRETTES; GRARD; LAPRADE; MASSON PROD: KARIM KHENISSI - ESMA FRANÇA | 2012 DUR: 00:05:13 COR | COMPUTADOR 3D

DIR: VLADIMIR DANILOV PROD: SCHOOL-STUDIO SHAR RÚSSIA | 2012 DUR: 00:03:00 COR | COMPUTADOR 2D; DESENHO SOBRE PAPEL

DIR: INGA KORZHNEVA PROD: TENGIZ SEMENOV RÚSSIA | 2012 DUR: 00:15:55 COR | COMPUTADOR 2D; RECORTES

AÇOUGUEIRO

O PAI PRIMITIVO

O PÃO E O PÁSSARO

A GIRL NAMED ELASTIKA

DIP N DANCE

DIR: GUILLAUME BLANCHET PROD: ALEXANDRE DOSTIE CANADÁ | 2012 DUR: 00:03:30 COR | ANIMAÇÃO DE OBJETOS; STOP MOTION

DIR: HUGO CIERZNIAK PROD: PASCAL CHINARRO FRANÇA | 2012 DUR: 00:06:15 COR | COMPUTADOR 2D & 3D

UMA GAROTA CHAMADA ELÁSTICA

DANCE PRA NÃO DANÇAR

Paris, 1950. Um açougueiro deprimido por causa da perda de sua mulher parece ter perdido todas as razões para viver, até a chegada de uma mosca irritante.

Elástica, uma menina feita de elásticos, faz uma viagem singular por um país de rolhas, indo parar no espaço segurando a cauda de um foguete de artifício.

Um genial inventor pré-histórico tinha um pai muito severo.

Um homem de classe média e meia-idade descobre de um jeito musical que as coisas das quais alguém é dono acabam sendo donas desse alguém.

Um padeiro que faz pães incrivelmente deliciosos, uma cantora cuja voz mágica pode fazer os ouvintes adormecerem, e um velho inventor. Uma história verídica sobre a minha família.


CURTAS 3

CHEMIN FAISANT

JUNKYARD

SNACK ATTACK

EENTJE VOOR ONDERWEG

DIR: GEORGES SCHWIZGEBEL PROD: GEORGES SCHWIZGEBEL; MAX KARLI SUIÇA | 2012 DUR: 00:03:30 COR | ACETATO

DIR: HISKO HULSING PROD: ARNOUD RIJKEN; MICHIEL SNIJDERS; WILLEM THIJSSEN; HISKO HULSING HOLANDA; BÉLGICA | 2012 DUR: 00:17:50 COR | COMPUTADOR 2D & 3D

DIR: ANDREW CADELAGO PROD: ALEJANDRO MONTEVERDE ESTADOS UNIDOS; CANADÁ | 2012 DUR: 00:04:35 COR | COMPUTADOR 3D

DIR: LANDER CEUPPENS PROD:BAREND WEYENS AND LEEN DERVEAUX FOR CINNAMON ENTERTAINMENT BÉLGICA | 2012 DUR: 00:11:00 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

A CAMINHO

Eu só consigo pensar enquanto caminho. Quando paro, não consigo pensar mais. Meu cérebro só se move com os meus pés.

FERRO-VELHO

BEEP BEEP BEEP

JAZZ THAT NOBODY ASKED FOR

DIR: JEREMY DIAMOND PROD: JONAS DIAMOND; DENNY SILVERTHORNE CANADÁ | 2012 DUR: 00:02:52 COR | COMPUTADOR 2D

BI BI BI

Uma das experiências mais frustrantes que uma pessoa pode vivenciar é ficar presa num sinal vermelho.

Um homem é roubado e leva uma facada de um viciado. Antes de morrer, ele se lembra de um velho amigo que foi dragado pelo mundo das drogas e da criminalidade devido à influência de um traficante que mora no ferro-velho do bairro.

FOMINHA

Enquanto aguarda para pegar o trem, uma velhinha só deseja comer seus biscoitos em paz. Mas o jovem punk ao seu lado parece querer compartilhar o lanche dela... ou será outra coisa?

SAIDEIRA

IN-BETWEEN

THE FANTASTIC FLYING BOOKS OF MR. MORRIS LESSMORE

DIR: ESBEN FISKER; RUNE FISKER PROD: ESBEN FISKER DINAMARCA | 2013 DUR: 00:04:11 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: ALICE BISSONNET; ALOYSE DESOUBRIES BINET; SANDRINE HAN JIN KUANG; JULIETTE LAURENT; SOPHIE MARKATATOS PROD: LUCE GROSJEAN FRANÇA | 2013 DUR: 00:03:05 COR | COMPUTADOR 2D

JAZZ QUE NINGUÉM PEDIU

ENTRE

Um jovem está esvaziando a casa do pai falecido. Entre os pertences, ele encontra uma caixa cujo conteúdo é bem peculiar: Uma banda de jazz!

Uma jovem é seguida por um crocodilo que representa sua timidez. À medida que sua vida é transformada num inferno na Terra, ela tenta se livrar dele de todos os jeitos.

Atormentado por um coração partido, Thierry tenta cometer suicídio. Entretanto, a Morte chega atrasada. Os dois cavaleiros então decidem ir para um bar se embebedar. Será que a Morte se lembrará de sua missão na manhã seguinte?

DIR: BRANDON OLDENBURG; WILLIAM JOYCE PROD: TRISH FARNSWORTH-SMITH; LAMPTON ENOCHS ESTADOS UNIDOS | 2010 DUR: 00:14:50 COR | COMPUTADOR 3D

OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR. MORRIS LESSMORE

Uma carta de amor aos livros e ao seu poder curador.

CURTAS-METRAGENS

15


CURTAS 4

SHERLOCK HOLMES I CHERNYE CHELOVECHKI

QUINTO ANDAR

SPLIT ENDS

HISTÒRIA D’ESTE

DIR: MARCO NICK PROD: MATHEUS ANTUNES BRASIL | 2012 DUR: 00:07:40 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: JOANNA PRIESTLEY PROD: JOANNA PRIESTLEY ESTADOS UNIDOS | 2013 DUR: 00:03:33 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: PASCUAL PÉREZ PROD: PASCUAL PÉREZ ESPANHA | 2011 DUR: 00:07:13 COR | MASSINHA; STOP MOTION

O encontro entre a morte e um homem por trás de seus segredos.

PONTAS DUPLAS

HISTÓRIA D’ELE

WILL

WIND

THE KIOSK

DIR: EUSONG LEE PROD: FRAN KRAUSE ESTADOS UNIDOS 2012 DUR: 00:04:30 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: ROBERT LÖBEL PROD: ROBERT LÖBEL ALEMANHA 2012 DUR: 00:03:49 COR | COMPUTADOR 2D; DESENHO SOBRE PAPEL

DIR: ANETE MELECE PROD: SASKIA VON VIRÁG SUIÇA 2013 DUR: 00:06:55 COR | COMPUTADOR 2D; RECORTES

DESEJO

VENTO

O QUIOSQUE

DIR: ALEXANDER BUBNOV PROD: ALEXANDER BUBNOV UCRÂNIA | 2012 DUR: 00:34:00 COR | COMPUTADOR 2D; RECORTES

SHERLOCK HOLMES E OS PEQUENOS VARREDORES DE CHAMINÉ

Essa história do detetive Holmes você nunca leu! Desvende o mistério dos limpadores de chaminé que explodem a lareira do almirantado e fazem documentos confidenciais do governo desaparecer. Tudo isso seria triste se não fosse engraçado.

Uma menina lida com a perda do pai no incidente de 11 de Setembro. Ela gostaria que ele pudesse voltar como faz o ioiô em sua mão.

16

CURTAS-METRAGENS

A rotina diária da vida num país onde venta muito.

Um filme inspirado nos papeis de parede ingleses e franceses do início dos anos 1900 e nos papeis de embrulho norte-americanos dos anos 1960. O segundo trabalho de uma trilogia abstrata que começou com “Eye Liner”.

Olga não consegue mais sair do quiosque onde trabalha. Seu vício em doces e sua vida monótona a fizeram engordar mais do que a porta. Ela fica lendo revistas de viagem e sonhando estar bem longe dali. Um incidente absurdo começa a realizar seus sonhos.

Uma história sobre o alcoolismo, na qual um cara normal mergulha numa rotina diária que envolve café, conhaque e cerveja.


CURTAS 5

SOLIPSIST

SON INDOCHINE

REBELOTE

FERAL

DIR: ANDREW HUANG PROD: AUTOUR DE MINUIT PRODUCTIONS ESTADOS UNIDOS | 2011 DUR: 00:10:09 COR | COMPUTADOR 3D; FILMAGEM AO VIVO

DIR: BRUNO COLLET PROD: VIVEMENT LUNDI ! FRANÇA | 2012 DUR: 00:09:50 COR | ROTOSCOPIA

DIR: ALCHIE; COSTE; HENRI; PAGNON; SIMONOT PROD: KARIM KHENISSI - ESMA FRANÇA | 2012 DUR: 00:08:37 COR | COMPUTADOR 3D

DIR: DANIEL SOUSA PROD: DANIEL SOUSA ESTADOS UNIDOS; PORTUGAL | 2012 DUR: 00:12:46 COR | COMPUTADOR 2D; DESENHO SOBRE PAPEL

SOLIPSISTA

SUA INDOCHINA

Para extinguir uma antiga discórdia, três super-heróis e seus oponentes estão prestes a passar seu legado para os filhos.

SELVAGEM

DUMB WAYS TO DIE

THE LAST BELLE

DIR: JOHN MESCALL ; PAT BARON PROD: ADRIAN MILLS AUSTRÁLIA | 2012 DUR: 00:03:00 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: NEIL BOYLE PROD: REBECCA NEVILLE; NEIL BOYLE REINO UNIDO | 2011 DUR: 00:19:40 COR | ACETATO

MODOS IDIOTAS DE MORRER

A ÚLTIMA BELA

Um filme psicodélico sobre seres de outro mundo, cujos corpos e mentes convergem para formar uma entidade. Uma experiência não-narrativa concebida para conduzir os espectadores numa viagem onírica e hipnótica.

Os jovens ignoram as mensagens sobre segurança porque odeiam receber ordens. Mostrar maneiras incrivelmente idiotas de morrer ao som de uma música cativante foi o jeito mais eficaz de fazer as pessoas atentarem para a segurança nos trens, tornando este vídeo um sucesso na internet.

Durante o aniversário de Emile, um evento remete ao seu passado de soldado. Um passado que parte da família preferiria esquecer...

Um garoto selvagem é encontrado na floresta por um caçador solitário e levado de volta para a civilização. O menino tenta se adaptar ao novo ambiente usando as mesmas estratégias que o mantiveram seguro na floresta.

Wally corre contra o tempo para conseguir chegar num bar para um encontro às escuras, enquanto Rosie espera, sonhando com um encontro maravilhoso... isto é, se ele aparecer.

CURTAS-METRAGENS

17


CURTAS-METRAGENS INFANTIS


FLOCO DE NEVE

FARO FINO

MACRÓPOLIS

JOÃO, O GALO DESREGULADO

DIR: NATALIA CHERNYSHEVA PROD: GASSIEV VLADIMIR RÚSSIA | 2012 DUR: 00:05:47 COR | COMPUTADOR 2D; DESENHO SOBRE PAPEL

DIR: JEREMY GALANTE; DAVID COWLES PROD: JEREMY GALANTE; DAVID COWLES ESTADOS UNIDOS | 2012 DUR: 00:02:05 COR | CAPTURA DE MOVIMENTOS; FILMAGEM AO VIVO; STOP MOTION

DIR: JOEL SIMON PROD: TIM BRYANS REINO UNIDO | 2012 DUR: 00:07:00 COR | ANIMAÇÃO DE OBJETOS; PIXILATION; STOP MOTION

DIR: CAMILA CARROSSINE; ALÊ CAMARGO PROD: CAMILA CARROSSINE; ALÊ CAMARGO BRASIL | 2013 DUR: 00:10:00 COR | COMPUTADOR 2D & 3D

Um garoto africano recebe uma carta com um floco de neve feito de papel, o que o faz desejar ver a neve de verdade.

Um cachorro desenhado foge de sua história em quadrinhos e viaja pelo mundo atrás do seu nariz fujão.

Dois brinquedos com defeitos de fabricação fogem da fábrica. É tudo novo, estranho e um pouco intimidador, mas eles reinterpretam objetos cotidianos a partir de sua perspectiva singular.

NOKOMI

ELEFANTE E SEUS AMIGOS

O BOM, O MAU E UM CAVALO

HAJA FÔLEGO

DIR: COLLINOT; DECONINCK; FERRACHAT; PROUZAT PROD: KARIM KHENISSI - ESMA FRANÇA | 2012 DUR: 00:08:22 COR | COMPUTADOR 3D

DIR: KELLY LOOSLI PROD: KELLY LOOSLI ESTADOS UNIDOS | 2012 DUR: 00:01:35 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: BEN SMITH PROD:JAN ROGOWSKI REINO UNIDO | 2012 DUR: 00:11:00 COR | COMPUTADOR 3D

DIR: CAILLY; GUENOLE; HARDION; LEMOINE; WACKOWIEZ PROD: KARIM KHENISSI - ESMA FRANÇA | 2012 DUR: 00:06:19 COR | COMPUTADOR 3D

A relação difícil entre uma garotinha eskimó e seu pai.

Coisas ruins acontecem quando Elefante pega um resfriado.

Quando o bandido mais malvado, fedido e ameaçador escapa de trem no Velho Oeste, um delegado resoluto convence um cavalo velho e amargo a fazer a coisa certa...

Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais.

Um mensageiro romano é enviado para o acampamento alemão antes da batalha. Mas ele terá que atravessar o território de um velho urso...

CURTAS-METRAGENS INFANTIS

19


LONGAS-METRAGENS


LONGAS-METRAGENS ADULTOS

FUSE,TEPPO MUSUME NO TORIMONOCHO FUSE, MEMÓRIAS DE UMA CAÇADORA

DAE-GI-EUI WANG O REI DOS PORCOS

PADAK PADAK PADAK

DIR: MASAYUKI MIYAJI PROD: MAKOTO TSUMITA JAPÃO | 2012 DUR: 1:50:00 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: YEUN SANG-HO PROD: YEUN SANG-HO COREIA DO SUL | 2011 DUR: 1:37:00 COR | COMPUTADOR 2D; DESENHO SOBRE PAPEL

DIR: LEE DAE-HEE PROD: KATE WON COREIA DO SUL | 2012 DUR: 1:18:00 COR | COMPUTADOR 3D

Após a morte de seu avô, Hamaji, uma caçadora, abandona sua moradia nas montanhas. Na cidade, ela ouve rumores sobre criaturas conhecidas como os “Fuse”, que descenderiam de seres humanos e cães e devorariam almas humanas. Enquanto procura hospedagem, ela conhece Shino, um jovem com cabelos brancos e uma máscara de cachorro.

Kyung-min, um empresário, e Jong-suk, um escritor fracassado, rememoram durante um jantar os dias de escola, quando um grupo cruel de alunos, os “cães”, impuseram um reinado de terror sobre os outros alunos, os “porcos”. Quinze anos depois, a memória de um colega heróico que ousou enfrentar os “cães” permanece, mas os faz rever o lado sombrio da sua amizade.

Padak é uma fêmea de peixe cavala que vivia livre no oceano antes de ser aprisionada no aquário de um restaurante à beira mar. Enquanto Padak tenta incansavelmente encontrar um modo de escapar, conflitos surgem com os demais habitantes do tanque, peixes criados em cativeiro dominados por um velho linguado que também vivera um dia em liberdade.

KRISHNA VERSUS KANS KRISHNA AUR KANS

ZAMBÉZIA ZAMBEZIA

DIR: VIKRAM VETURI PROD: RELIANCE ANIMATION (BIG ANIMATION (I) PVT. LTD. ÍNDIA | 2012 DUR: 1:58:04 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: WAYNE THORNLEY PROD: TRIGGERFISH ANIMATION STUDIOS ÁFRICA DO SUL | 2012 DUR: 1:23:00 COR | COMPUTADOR 3D

O filme resgata a antiga profecia sobre o oitavo filho de Devaki e Vasudev, que nasceria para matar o seu tio materno e rei cruel, Kans. Enfurecido, o impiedoso Kans prende sua irmã e marido, matando friamente todos os seus filhos na prisão. Quando Krishna nasce, um milagre acontece e ele é salvo. O garoto traquinas cresce como filho de Yashoda e Nand, ao lado de seu irmão mais velho, Balram.

Kai é um jovem falcão, ingênuo mas entusiasmado, que viaja para Zambézia, a movimentada cidade dos pássaros que fica às margens das deslumbrantes Cataratas Vitória. Lá ele descobre a verdade sobre suas origens e, ao defender a cidade, finalmente aprende a fazer parte de uma comunidade.

LONGAS-METRAGENS INFANTIS

ANINA DIR: ALFREDO SODERGUIT PROD: GERMAN TEJEIRA PIRIZ URUGUAI; COLÔMBIA | 2013 DUR: 1:18:00 COR | COMPUTADOR 2D & 3D

Anina Yatay Salas tem dez anos. Seu nome e sobrenomes são palíndromos e por isso os colegas de escola zombam dela, especialmente Yisel. Certo dia, Anina fica cheia e briga com Yisel durante o recreio. A diretora acaba telefonando para os pais das meninas. Anina então recebe um castigo dentro de um misterioso envelope lacrado, que ela não deve abrir até o próximo encontro com a diretora.

LONGAS-METRAGENS

21


MOSTRA ESPECIAL


ILLUMINATED FILM COMPANY

ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS

O premiado estúdio de animação Illuminated Film Company, situado em Londres e fundado pelo produtor Iain Harvey em 1993, é conhecido por sua produção eclética de curtas e longas-metragens, bem como de séries para TV. Entre as produções bem-sucedidas do estúdio estão as séries The Very Hungry Caterpillar & Other Stories, baseada nos livros de Eric Carle, e Little Princess, uma adaptação dos livros ilustrados de Tony Ross, bem como o curta-metragem T.R.A.N.S.I.T (1997), de Piet Kroon, e o longa-metragem Christmas Carol - The Movie.

Illuminated está celebrando o seu aniversário de 20 anos, então estou muito feliz de estar aqui. Essa é a minha segunda visita ao Brasil, um país ao qual eu sempre ficarei feliz de retornar. Obrigado ao festival Anima Mundi, pois estamos apresentando duas mostras – uma para crianças pequenas e outra para um público mais velho. Na verdade, espero que as duas mostras agradem a todos! A maior parte do que se produz em animação é percebida como “coisa pra crianças”, embora existam exceções notáveis. Nós tentamos trabalhar a partir do princípio simples de que o melhor, seja na escrita, música ou arte da animação, tem o potencial de agradar a todos, e é isso que consequentemente tentamos realizar. Fazer um filme requer muito esforço e, em geral, o trabalho de muitos artistas, então nossa filosofia é – por que não fazer aquele esforço extra para agradar a todos? Afinal, com sorte, ainda há uma criança dentro de cada um de nós. Sei que eu ainda sinto a empolgação vivenciada na minha infância toda vez que inicio uma nova produção. Divirtam-se – e obrigado. Iain Harvey

MOSTRA ESPECIAL

23


SESSÃO ADULTO

WAR GAME

T.R.A.N.S.I.T

DIR: DAVE UNWIN PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 2001 DUR: 00:30:00 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

DIR: PIET KROON PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 1997 DUR: 00:12:00 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

JOGO DE GUERRA

EM TRÂNSITO

Um filme que retrata a realidade que confrontou soldados jovens e inexperientes, de todos os lados, na Primeira Guerra Mundial. Um evento aparentemente milagroso, embora verídico, revela a força da humanidade em seu melhor.

24

MOSTRA ESPECIAL

Uma trágica história de amor dos anos 1920 em estilo Art Déco. O filme evoca a vida luxuosa dos personagens que viajam e hospedam-se em resorts e hotéis da Europa. A trilha arrebatadora de Julian Nott acompanha essa narrativa sem diálogos.

THE RUBBISH WORLD OF DAVE SPUD DIR: EDWARD FOSTER PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 2012 DUR: 00:06:04 COR | COMPUTADOR 2D

O MUNDO DE PORCARIAS DE DAVE SPUD

Dave Spud vive na cidade costeira de Grimsby. Cada dia tem o potencial de ser tão tedioso quanto detergente de lavar louça, mas as coisas sempre mudam para um registro fantástico quando Dave menos espera. Episódio piloto da série cômica para crianças “Dave Spud”.

PRINCE CINDERS DIR: DEREK HAYES PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 1993 DUR: 00:26:00 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

O PRÍNCIPE BORRALHEIRO

O príncipe Cinders é um jovem franzino mas adorável que tem três irmãos sarados e machões que deixam todas as tarefas para ele. Quando uma fada inepta tenta transformá-lo num homem bonitão, ela acaba fazendo dele um macaco pesadão.


SESSÃO INFANTIL

I SEE A SONG DIR: ANDREW GOFF PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 1993 DUR: 00:03:50 COR | LÁPIS SOBRE PAPEL

EU VEJO UMA CANÇÃO

Uma história sem palavras em que formas geométricas com cores vivas representam a música tocada por um violino. Episódio de uma série de cinco curtas-metragens baseados nos livros de Eric Carle.

THE MIXED-UP CHAMELEON DIR: ANDREW GOFF PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO 1993 DUR: 00:06:12 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

O CAMALEÃO CONFUSO

A vida do camaleão não é muito animada até o dia em que ele descobre que pode trocar não só de cor como de forma e tamanho! Episódio de uma série de cinco curtas-metragens baseados nos livros de Eric Carle.

LITTLE PRINCESS - I WANT MY SNAIL

PAPA, PLEASE GET THE MOON FOR ME

LITTLE PRINCESS - I WANT TO BE TALL

DIR: EDWARD FOSTER PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 2006 DUR: 00:11:00 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: ANDREW GOFF PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 1993 DUR: 00:07:13 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

DIR: EDWARD FOSTER PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 2007 DUR: 00:11:00 COR | COMPUTADOR 2D

PEQUENA PRINCESA - EU QUERO MEU CARACOL

PAPAI, POR FAVOR PEGUE A LUA PARA MIM

PEQUENA PRINCESA - EU QUERO SER ALTA

LITTLE PRINCESS - IT’S SPORTS DAY

THE VERY HUNGRY CATERPILLAR

THE VERY QUIET CRICKET

DIR: EDWARD FOSTER PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 2007 DUR: 00:11:00 COR | COMPUTADOR 2D

DIR: ANDREW GOFF PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 1993 DUR: 00:06:16 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

PEQUENA PRINCESA - É DIA DE FAZER ESPORTES

A LAGARTA ESFOMEADA

A Pequena Princesa encontra um caracol, que ela passa a chamar de Veloz. Quando ela acidentalmente pisa nele e o esmaga, ela decide organizar um enterro para a família inteira poder dizer adeus.

É dia de fazer esportes no castelo e a atmosfera está elétrica! Mas a Princesa não está nada satisfeita com os integrantes de seu time. Assim ela nunca vencerá! Ela vai ter que participar de todas as corridas...

Monica pede a lua para o pai. Não é fácil subir até lá, mas ele consegue – apenas para descobrir que a lua é grande demais para ser levada para casa. Episódio de uma série de cinco curtas-metragens baseados nos livros de Eric Carle.

Uma lagarta bebê nasce de um ovo, e desde o nascimento sente um desejo enorme e constante por comida. Episódio de uma série de cinco curtas-metragens baseados nos livros de Eric Carle.

A Pequena Princesa não é alta o suficiente! Então ela tenta fazer de tudo para ficar maior – e nada parece funcionar. Mas quando o primo bebê vem visitar, ela se dá conta de que, afinal, não é tão pequena assim...

DIR: ANDREW GOFF PROD: IAIN HARVEY REINO UNIDO | 1993 DUR: 00:07:08 COR | DESENHO SOBRE PAPEL

O GAFANHOTO MUITO SILENCIOSO

Um pequeno gafanhoto silencioso que sonha em friccionar as asas para fazer um som como tantos outros animais finalmente alcança seu objetivo. Episódio de uma série de cinco curtas-metragens baseados nos livros de Eric Carle.

MOSTRA ESPECIAL

25


WORKSHOP

com David Daniels

STRATA CUT Animação com forma e escultura Os segredos da geometria e da forma como movimento cinético ao longo do tempo David Daniels, inventor da técnica não convencional de animação Strata Cut, explicará como pedaços de massinha multicolorida são moldados, amassados, esculpidos e torcidos para criar rolos sobrepostos e entrelaçados, verdadeiras “esculturas de tempo”. Fatiadas com uma faca, revelam sequencias de imagens animadas impressionistas e psicodélicas. David explicará porque considera esta técnica um “fluxo arquitetônico”.

28 26


DIREÇÃO Aída Queiroz Cesar Coelho Léa Zagury Marcos Magalhães

Animação adicional Becho Lo Bianco

Cenotécnico Marco Antônio dos Santos

Edição de vídeo Raphael Fontenelle

Fotografia QUATROO Adriana Galuppo

Coordenação Geral de Projetos Iara Carnauba

Legendagem e Dublagem Bravo Studios

Coordenação de Produção Bárbara Defanti

Coordenação do Estúdio Aberto Marcio Salles

Produção de Conteúdo Andrea Couto Bárbara Arraes Bárbara Defanti

Monitores Amanda Silvestre Gabriel Vieira Luciane Chio Rafael Barreto

Assessoria de Gestão Cultural Denise Grimming Mídias Sociais Rastro Comunicação Digital Design Gráfico OESTUDIO VINHETA 2013

Concepção, desenhos, animação, som, música e direção Juan Pablo Zaramella

ANIMA MUNDI BH 2013 Coordenação de Produção POP Produções Artísticas Ana Luisa Freire Produção Executiva POP Produções Artísticas Merry Couto Alexandre Abrahão Claudia Couto Aline Pereira

Produção Sol Rulloni

Assistente de Produção POP Produções Artísticas Lanna Machado

Direção de fotografia Sergio Piñeyro

Arte Educadora Letícia Lima

Registro em vídeo Zenólia Filmes – Cinear Assessoria de Comunicação A Dupla Informação Assessoria Jurídica Drummond & Neumayr Advocacia Gestão Financeira e Prestação de Contas Artmanagers Agradecimentos Sônia Valadares Tatiana Carvalho Costa Equipe Oi Futuro BH Inácio Neves Sesc Palladium Siomara Gomes Faria Laisa Bragança Maria Clara Lemos

27


13 a 17 de SETEMBRO MOSTRA DE FILMES São 14 sessões, cada uma com cerca de 1 hora de duração. No total serão exibidos mais de 50 filmes de animação, entre curtas e longas-metragens, incluindo uma mostra especial. Local: Oi Futuro Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras Ingressos: Vendas antecipadas na bilheteria do local ou pelo site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br) Para mais informações consulte a grade de programação na pg 29 ou o ícone “itinerante” em www.animamundi.com.br PAPO ANIMADO Palestra e bate papo com o americano David Daniels, inventor da técnica Strata Cut Clay Animation. Local: Oi Futuro Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras Dia 14/09, às 20h00 ENTRADA FRANCA WORKSHOP Com David Daniels STRATA CUT – Animação com forma e escultura Data: 15/09 Local: Sesc Palladium (Espaço Multiuso) Av. Augusto de Lima, 420, Centro Carga horária: 6 horas Inscrições realizadas por e-mail.

28

ESTÚDIO ABERTO No Estúdio Aberto o público cria suas próprias animações, experimentando diversas técnicas. O resultado é mostrado em telões instalados no local. E para quem quiser rever seus filmes é só fazer o download em www.animamundi.com.br Local: Oi Futuro – Galeria 2 Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras Horário: das 13h às 19h00 Não é preciso experiência ou inscrição prévia. Atendimento por ordem de chegada. Atenção: a fila de espera pode ser encerrada antes do horário, de acordo com a demanda. Chegue cedo! ENTRADA FRANCA Massinha Pequenos grupos criam roteiros e personagens que são modelados e animados na hora sobre um cenário de fundo infinito. Idade mínima: 8 anos Pixilation Com esta técnica, os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma, para criar movimentos impossíveis. Idade mínima: 6 anos

INFORMAÇÕES (31) 2514-3143 | (21) 2543-8860

FACEBOOK https://www.facebook.com/festivalanimamundi

TWITTER https://twitter.com/Anima_Mundi

SITE www.animamundi.com.br

BLOG http://blog.animamundi.com.br/

INSTAGRAM http://instagram.com/festivalanimamundi


BH 2013 OI FUTURO - MOSTRA DE FILMES recomendadas para crianças

Sex 13/09

Sab 14/09

Dom 15/09

Seg 16/09

Ter 17/09

10:00

AninA

Curtas Infantis

Curtas Infantis

Illuminated films infantil

Curtas Infantis

11:30

Curtas 3

Curtas 1

Fuse, Memórias de uma Caçadora

Curtas 4

Curtas 5

14:00

Zambézia

Curtas Infantis

Zambézia

Curtas infantis

Krishna versus Kans

16:00

Curtas 5

Curtas 2

Curtas 4

Curtas 3

Curtas 1

18:00

Illuminated films adulto

Curtas 3

Curtas 5

Curtas 2

Curtas 4

20:00

O rei dos porcos

Papo Animado David Daniels

Curtas 1

Padak

Curtas 2

L

ATENÇÃO: Anima Mundi informa que as sessões recomendadas para crianças são apenas as identificadas como INFANTIS

14

As demais sessões NÃO SÃO RECOMENDADAS para menores de 14 anos.

* Alguns filmes das sessões infantis serão apresentados com legendas. São eles : Longa Infantil: Krishna versus Kans

Sessão Curtas infantis: Haja fôlego Nokomi O bom, o mau e um cavalo

Sessão Illuminated films Infantil: I see a song Little princess – I want my snail Little princess – I want to be tall Little princess – it’s sports Day

Papa, please get the moon for me The mixed-up Chameleon The very hungry Caterpillar The very quiet cricket

29


Catalogo Belo Horizonte  

Catálogo de filmes do Festival Anima Mundi Belo Horizonte

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you