Issuu on Google+

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Curso EFA – S -Tipo C Ficha de Trabalho n.º 5 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência UFCD: Redes de Informação e comunicação (STC – 5) Data: ___/___/___ Nome: ___________________________________________________________ nº: _____ Nome: ___________________________________________________________ nº: _____ Nome: ___________________________________________________________ nº: _____

Visita de Estudo ao forte de Peniche 3ª Parte Ficha Trabalho 4  Devem, individualmente, escolher uma fotografia “artística” da visita, alterá-la digitalmente (mostrando a original e a alterada) e dar-lhe um nome e/ou significado.

Museu e Novas TIC 1. Procure na internet informação sobre o museu municipal de Peniche. Indique o(s) endereço(s) electrónico(s) que encontrou. Faça uma reflexão sobre o que encontrou. Por exemplo se a informação é suficiente, se é acessivel, atraente, etc. 2. Faça uma reflexão de como utilizar as Novas TIC na dinamização do museu municipal de Peniche. Exponha algumas ideias que possam permitir uma maior empatia com o público (cada elemento de grupo deve sugerir pelo menos 5 ideias). Pode dar exemplos que conhece de ter visitado outros museus. 3. Pocure sites de divulgação de museus em Portugal (5 museus) e no estrangeiro (5 museus) e cada elemento do grupo descreve uma página que lhe tenha chamado mais a atenção. 4. Refleta sobre as vantagens e desvantagens de se conhecer um museu “ao vivo” ou por via da net.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

1Instalado numa fortaleza marítima do século XVII, o local ficou tristemente célebre por funcionar como prisão política durante o período do Estado Novo. O museu é composto por colecções de arqueologia (representativa do espólio da gruta da Furninha), arqueologia subaquática, malacologia, construção naval e artesanato local (rendas de Bilros). Alberga também um sector dedicado à resistência antifascista, podendo ser visitadas as antigas celas dos presos. SITE: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/MuseuMunicipaldePenich e Toda a informação que encontra-mos ao longo da visita, foi suficiente para conseguir perceber um pouco do que era tratado pelas imagens. Para o tipo de museu que frequenta-mos, no nosso ver, acha-mos que a informação era a suficiente, acessível, mas poderia ser um pouco mais atraente. 2Referentes as novas TIC os museus podem optar por diversas vias para cativar e atrair visitantes, como por exemplo:  Um espaço dedicado as crianças (jogos de computador, etc…), enquanto os pais visitam o museu.  Auriculares com a discrição do quadro que deseja-mos ver, em diversas línguas.  Elevadores próprios para pessoas incapacitadas.  Ter informação simplificada para crianças em ecrãs próprios.  Estar equipado com internet wireless  Exibir as fugas em vídeo  Apresentações atractivas no youtube, para cativar os visitantes.  Pelo menos uma máquina com produtos alimentares, café etc…  Cacifos electrónicos para as pessoas guardarem os seus bens, para não andarem carregadas enquanto visitam o museu.  No final da visita, existir um espaço onde podemos dar a nossa opinião. Por exemplo um computador com um blog.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

3-

Nacionais Museu Militar do Porto - Porto http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Militar_do_Porto

Museu Nacional do Azulejo – Lisboa http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_do_Azulejo

Museu Nacional dos Coches – Lisboa http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_dos_Coches


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Museu da Electricidade – Lisboa http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Electricidade

Museu da Rádio - Lisboa http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_R%C3%A1dio


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Internacionais Museu do Louvre – Paris http://www.louvre.fr/

Museu Van Gogh – Amesterdão http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Museu de cera Madame Tussaud's - Londres http://www.madametussauds.com/London/

Museu da Bomba Atômica de Nagasaki - Nagasaki http://www.city.nagasaki.lg.jp/

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México http://sunsite.dcaa.unam.mx/antropol


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

4-

Vantagens de um museu virtual • Pode ser visitado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do mundo, mediante o acesso a internet. •Disponibilizam imagens de obras que só teríamos acesso se o museu local trouxesse a amostra, e ainda assim, a visita só poderia ser realizada mediante a disponibilidade do visitante. • O museu virtual não se preocupa com o espaço físico e com a segurança das obras, já que no máximo, o usuário poderá copiar uma imagem. •O museu virtual possibilita uma imagem de alta qualidade, da qual o usuário pode fazer uso. No museu tradicional nem sempre é possível fotografar as obras, pois essas podem ser danificadas pelos flashs e, se a máquina fotográfica for má, a fotografia pode ficar sem foco e/ou escura. • O custo do museu virtual é incomparavelmente menor que o custo de manutenção e criação de um museu físico.

Desvantagens de um museu virtual

• Por estar disponível exclusivamente na internet, os museus virtuais não estão disponíveis a comunidades remotas e aqueles que não tem acesso a rede. • A maioria dos museus virtuais oferecem informações escritas e sonoras em no máximo três idiomas. Geralmente, priorizam o idioma local e o inglês, e em raras ocasiões disponibilizam uma terceira opção. Isso dificulta consideravelmente o acesso do usuário que não possui conhecimento em outros idiomas. • A proximidade das obras, possibilita ao visitante do museu físico, uma série de emoções e sensações que nem sempre são sentidas no museu virtual. • O museu tradicional também tem a preocupação com a segurança, organização e limpeza das obras e amostras, diferentemente do museu virtual.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

•O museu virtual apresenta uma preocupação inerente aos formatos disponíveis na internet, que é a insegurança quanto a compatibilidade dos formatos utilizados na gravação de imagens e vídeos (por exemplo, uma imagem salva no formato jpeg poderá ser vista daqui a 15 anos? Miguel Ferreira – o museu que eu mais achei interessante foi o Museu de cera Madame Tussaud's em Londres, pelas imagens que lá estão em amostra e pela combinação de cores do site que atrai bastante a pessoa que esta a visionar. Octávio Patriarca - o museu que eu mais museu nacional de antropologia na cidade do México devido ao tema que acho interessante e a diversidade apresentada.

Migue l Ferreira Octávio Patriarca


Visita de Estudo