Page 1

O Microsoft Visio é uma aplicação que serve para a criação de diagramas para o ambiente Windows, especialmente diagramas técnicos que podem ser ampliados e manipulados com facilidade.

Embora não seja um programa de CAD (Computer Aided Design ou, em português, Desenho Assistido por Computador ou Projeto Assistido por Computador) vamos utilizá-lo em Desenho Esquemático aproveitando as suas principais qualidades: a flexibilidade, a simplicidade de uso e a qualidade das ferramentas, que o tornam excelente para aplicações rápidas, rascunhos e diagramas de uso pessoal ou profissional. Este é um guia de ajuda à utilização que dele faremos, usando a versão que a figura mostra.


1.

Após a abertura do Microsoft Visio Professional 2010, clicando sobre o seu ícone uma ou duas vezes (conforme seja de arranque rápido ou não) surge uma janela semelhante a esta com o separador Ficheiro selecionado (o seu aspeto depende da utilização anterior do programa):

1 2

3

4

Esta janela contem os elementos necessários para se iniciar uma tarefa com o Visio:

1

Estando seleccionado o comando Novo do separador Ficheiro surge o painel Escolher um Modelo. Modelo – inclui tudo o que é necessário para criar um diagrama. A cada modelo estão associados os chamados stencils relativos a esse modelo. Stencils - são conjuntos de formas necessárias para criar os diagramas de cada modelo. Categorias – são agrupamentos dos modelos de acordo com as diferentes áreas técnicas.

Nele estão representados, prontos a serem selecionados de imediato, os Modelos Utilizados Recentemente

2

.

Quando um modelo é selecionado ele surge evidenciado do lado direito. Imediatamente abaixo encontram-se dispostas as diferentes Categorias de Modelo grama.

do pro-

3

Se se clicar em Engenharia verifica-se que o modelo Parte Elétrica Base surge como um dos desta categoria. Para regressar à janela clicar num dos elementos assinalados na fig. seguinte

Também em baixo, mas ao fundo da janela, encontra-se Outras Formas de Começar

4

.


2.

Para abrir simplesmente uma folha de desenho clica-se no ícone Desenho em Branco, em Outras Formas de Começar, e depois em Criar (do lado direito da janela) ou faz-se dois cliques em Desenho em Branco.

3.

Surge uma janela (Desenho1) igual ou semelhante a esta com uma folha A4:

3.1 –

Cada Desenho pode ter várias páginas (cada desenho novo abre sempre numa página, a Página 1) que podem ser criadas e acedidas através do bordo inferior da área de trabalho da folha): • Para abrir nova página clicar no ícone Inserir Página

com o botão esquerdo do rato.

Fazendo a operação uma vez é criada a Página 2 ficando o espaço do bordo inferior da folha onde se podem criar páginas, com o seguinte aspeto:

serão abertas tantas páginas quantos • Clicando sucessivamente no ícone Inserir Página os cliques no ícone, podendo o espaço do bordo inferior para criar páginas ser insuficiente para que as designações de todas as páginas criadas fiquem visíveis. Como aconteceu à Página 1 e à Página 2 da fig. que se segue:


Para deslocar as designações das páginas todas uma posição para a direita e, assim, aceder à 2ª página (Página 2) clicar em

:

Obtem-se:

Para deslocar as designações das páginas todas uma posição para a esquerda e, assim, aceder à designação não visível de uma página à direita (Página 10) clicar em

.

Obtem-se:

Para deslocar as designações de todas as páginas para a direita e, deste modo, aceder à primeira página não visível da esquerda clicar em . Obtem-se:

Para deslocar as designações de todas as páginas para a esquerda e, deste modo, aceder à última página não visível da direita e ter acesso ao ícone Inserir Página acrescentar mais páginas clicar em

para poder

Obtem-se:

Se se clicar num qualquer dos separadores de página com o botão direito do rato tem-se acesso a um menu que permite: •

A seleção, através de um clique com o botão esquerdo do rato, de

Inserir ou Configurar Página … abre a janela Configurar Página com o separador Propriedades de Página seleccionado:


No caso de Inserir surge no campo Nome a designação Página- seguida do número indicativo do número de páginas que passam a ficar abertas.

No caso de Configurar Página … surge no campo Nome a designação da página que se pretende configurar. Em qualquer dos casos se pode proceder a alterações qualquer que seja o separador seleccionado. •

A seleção, através de um clique com o botão esquerdo do rato, de Eliminar elimina a página considerada e renumera, se for caso disso, todas as outras.

A selecção, através de um clique com o botão esquerdo do rato, de Mudar de Nome

permite atribuir uma nova designação à página em causa sem abrir a janela Configurar Página.


A selecção, através de um clique com o botão esquerdo do rato, de Reordenar Páginas, abre a janela Reordenar Páginas que permite clicando, sucessivamente, com o

botão esquerdo do rato, nos ícones Mover para Cima ou Mover para Baixo, atribuir uma nova posição da página previamente selecionada relativamente às outras.

Consegue-se obter o mesmo resultado, de forma mais expedita, clicando com o botão esquerdo do rato na página que se pretende mudar de posição e arrastar até à posição desejada.

3.2 - Ao clicar no separador Ver, pode observar-se que o grupo Mostrar tem selecionados Régua Grelha Quebras de Página Guias Ao passar com o rato em cima de cada uma delas surge um dístico a indicar qual a função de cada uma. Se se seleccionar e desselecionar as 3 primeiras compreende-se a sua utilidade. É indispensável que Régua e Grelha estejam seleccionadas.


4.

É aconselhável desenhar em folha A4 com tamanho real. Para se conseguir isso, ainda no separador Ver, clicar no ícone Zoom do grupo Zoom e na caixa Zoom

que se abre, seleccionar a ampliação de 100% e fazer

5.

O acesso às ferramentas de desenho faz-se no separador Base, grupo Ferramentas, no ícone

Ao clicar-se na seta ao lado direito do ícone desenho:

.

são disponibilizadas para selecção 6 ferramentas de

Retângulo Elipse Linha Forma Livre Arco Lápis

De acordo com o desenvolvimento que daremos ao módulo de Desenho Esquemático vai interessar apenas a Linha.

6.

Para traçar uma linha na folha de desenho clicar em Linha. O ícone

muda de aspeto e apresenta-

-se com este outro: . A ponta do rato modifica-se igualmente: Para traçar a linha colocar a ponta do rato sobre a área de trabalho, clicar no seu lado esquerdo e arrastar.


7.

O controle do posicionamento da linha, o seu comprimento e a sua orientação pode ser realizada através de uma ferramenta disponibilizada pelo programa. 7.1 - Para isso selecionar novamente o separador Ver. No grupo Mostrar identificar Painéis de Tarefas.

Ao clicar na seta assinalada na fig. acima acede-se a várias funcionalidades entre as quais Tamanho e Posição. Um clique nesta funcionalidade abre a janela de Tamanho e Posição, que se pode observar ao lado, a qual disponibiliza as coordenadas de início e fim do segmento de reta traçado, o seu comprimento e o ângulo que faz com a horizontal. Como o segmento não tem altura esta está indicada como nula.

Início Fim

7.2 - A janela Tamanho e Posição pode ser fixada fora da área de trabalho o que permite maior comodidade. • Ao clicar com o botão direito do rato sobre ela abre-se o menu que se pode observar ao lado em destaque na fig. ao lado.

• Ao clicar em Ancorar Janela

a janela Tamanho e Posição é fixada na lateral

esquerda da janela do Visio (pode também ficar noutras posições, mas sempre fixada):


• Para retomar a possibilidade de se mover a janela Tamanho e Posição clicar com o botão direito do rato sobre ela e no novo menu que aparecer selecionar Libertar Janela.

8.

A alteração de qualquer das características do segmento pode ser feita com rigor utilizando a janela Tamanho e Posição como indicado:

Início Fim Selecionar com o rato o parâmetro a alterar

Alterar o parâmetro seleccionado para 85 e fazer ENTER

Segmento após ter sido alterado


9.

A alteração de qualquer das características do segmento pode ser feita, diretamente, com o rato (de forma grosseira): 9.1 – No separador Base, grupo Ferramentas, selecionar o ícone Ferramenta de Ponteiro ou assegurar-se de que está selecionado.

9.2 – Aproximar a ponta do rato da linha. Ela assume o aspeto que a fig. mostra:

9.3 – Clicar sobre a linha e arrastar: a linha desloca-se paralelamente a si própria para qualquer lugar da folha de desenho. Através da janela de Tamanho e Posição pode-se verificar que os parâmetros Comprimento e Ângulo de mantêm. 9.4 - Clicar com a ponta do rato sobre o início do segmento e arrastar. Enquanto arrasta o início do segmento pode verificar, através da janela de Tamanho e de Posição, que os parâmetros dele se alteram exceto os que se referem ao extremo Fim (Fim X e Fim Y).

9.5 – Se se clicar com a ponta do rato sobre o fim do segmento e arrastar verificar-se-á efeito semelhante (só não se alteram os parâmetros Início X e Início Y).

10. Para modificar outras características do segmento: 10.1 - Clicar com o botão direito do rato sobre ele e passar com o ponteiro deste sobre Formatar (ver figura ao lado);

10.2 – Ao clicar em Linha com o botão esquerdo do rato abre-se a janela Linha:


Nesta janela podem identificar-se dois conjuntos de características que interessam ao Desenho Esquemático: Linha e Setas.

10.3 – Para seleccionar Tipo de traço clicar na seta.

Ficam disponíveis para escolha 23 tipos de traço (ver figura ao lado) cuja selecção é feita com um clique com o botão esquerdo do rato.

10.4

- Se se desejar que o programa assuma a escolha efectuada em 10.3 e a janela se mantenha aberta clicar em Aplicar. Se se desejar que o programa assuma a escolha efectuada e, simultaneamente, a janela seja fechada basta clicar em OK. O que foi acima dito aplica-se igualmente se forem feitas várias escolhas.

10.5 – Para seleccionar Espessura do traço clicar na seta.

Ficam disponíveis para escolha 9 espessuras de traço (ver figura ao lado). A selecção é feita com um clique com o botão esquerdo do rato. Como, em Desenho Esquemático, se usa outras espessuras em milímetro (mm) clicar em Personalizado com o botão esquerdo do rato.


Ao fazê-lo abre-se a janela Personalizar Espessura de Linha. Indicar a espessura desejada e mm e clicar em OK.

Proceder como indicado em 10.4.

10.6 – No que respeita a Cor, manter seleccionada ou seleccionar a cor preta (geralmente é a seleção que surge quando a janela Linha é aberta).

Caso se tenha de fazer a seleção ela é feita do seguinte modo: Clicar na seta

Selecionar cor preta

Proceder como indicado em 10.4.

10.7 - Alguns traços (linhas de cota) levam terminais que são, genericamente, designados por Setas (ver janela Linha em 10.2). Quer Início quer Fim disponibilizam 45 tipos de terminais cuja selecção pode ser feita como abaixo indicado:

Clicar na seta

Selecionar um dos tipos de terminal

Proceder como indicado em 10.4.

10.8 – Pode-se, igualmente e do mesmo modo, escolher o tamanho dos terminais referidos em 10.7, de entre os 7 tipos disponibilizados:

Selecionar um dos tipos de tamanhos Clicar na seta

Proceder como indicado em 10.4.


10.9 – Todas as seleções efetuadas na janela Linha podem ser observadas no campo Pré-visualização (ver janela Linha em 10.2). 11. Nos trabalhos que se realizarão de desenho esquemático é necessário Copiar, Colar e Rodar segmentos e outras formas.

11.1 – Para Copiar e Colar utiliza-se o mesmo menu. • Para Copiar um segmento basta clicar sobre ele com o botão direito do rato para abrir o menu e depois selecionar Copiar. • Para Colar um segmento clicar com o botão direito do rato em cima da folha de trabalho para abrir o menu e depois selecionar Colar. O segmento pode então ser arrastado para o local desejado ou para próximo dele procedendo como indicado em 9.1, 9.2 e 9.3. A localização do segmento com precisão pode ser feita utizando a janela Tamanho e Posição como indicado em 8..

• Para Copiar uma figura ter-se-á de selecionar o conjunto dos diversos elementos de que é construída. •

Proceda como em 9.1 para selecionar ou assegurar-se de que está selecionado o ícone Ferramenta de Ponteiro.

Clicar com o botão esquerdo do rato num ponto à sua escolha e arrastar de modo a abranger todos os elementos da figura. Depois largar o botão do rato.

A seleção iniciou-se no canto superior esquerdo do retângulo a traço interrompido e o ponteiro do rato foi arrastado até ao canto inferior direito

Este é o aspeto com que fica a figura após a selecção. Verifique que todos os elementos mudaram de cor o que significa estarem todos selecionados


Fazer passar o ponteiro do rato por cima da figura selecionada. Na posição em que ele assumir a forma mostrada em 9.1

clicar com o botão direito do rato de modo a abrir

o menu e seleccionar Copiar.

Para Colar clicar com o botão direito do rato em cima da folha de trabalho para abrir o menu e depois selecionar Colar. Pode também fazer esta operação numa qualquer outra Página.

11.2 – Pode Rodar a forma de duas maneiras diferentes. • Selecionar a forma como indicado anteriormente para copiar. • Aproximar o ponteiro do rato do controlador de rotação (que não é mais do que o pequeno círculo azul que se encontra na parte superior do laço de seleção).

• Clicar com o botão esquerdo do rato e rodar o ponteiro. • Também pode rodar a figura, desde que seleccionada, através do separador Base, grupo Dispor, e aceder ao conjunto de comandos identificados por Posição.

• Ao clicar na seta de Posição abre-se um menu do qual faz parte Rodar Formas como se mostra na fig. Verifica-se existir quatro maneiras diferentes de rodar qualquer figura.

Red desenho esquemático com o microsoft visio v 2  
Red desenho esquemático com o microsoft visio v 2  
Advertisement