Issuu on Google+

FUNDACCER – Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado – Dia Técnico Fundaccer – Ufu / Iciag – Alto Cafezal –

Prezados colegas, no dia 11 de novembro de 2010, quinta-feira, ocorreu o Dia Técnico da Fundação Café do Cerrado, em Patrocínio-MG. Na ocasião, houve duas apresentações na parte da manhã, no Centro de Excelência do Café, seguidas de uma visita técnica à propriedade cafeeira. A programação foi a seguinte: Conteúdo: 1 – Curso: Física do Solo Prof° Dr. Beno Wendling – ICIAG/UFU Hora: 08:00 às 09:45 hrs – no Centro de Excelência Café 2 – Curso: Ciclagem de Fósforo e Uso Racional de P. Prof° Dr. Adão Ferreira Siqueira – ICIAG/UFU Hora: 10:00 às 11:45 hrs – no Centro de Excelência Café 3 – Visita Técnica – Trabalho de campo Microbiologia do Solo Grupo Alto Cafezal – Patrocínio / MG Hora: 14:00 hrs – na Faz. São José – Rodov. Perdizes, Km10 Houve ainda o lançamento do Grupo de Estudos da Cafeicultura do Cerrado, tendo sido convidados os participantes e instrutores, inicialmente.

Prof° Dr. Beno Wendling apresenta para agrônomos sobre física do solo e técnicas para a cafeicultura.


Durante o período da tarde, o grupo visitou uma propriedade cafeeira que utiliza técnicas de adubação orgânica, após processo de compostagem. O grupo conheceu um comparativo entre diferentes concentrações do composto orgânico, dando seqüência ao conteúdo visto no período da manhã.

Grupo visita trabalho com adubação orgânica, orientados pelo Prof° Dr. Adão F. Siqueira, do Iciag /UFU.

Após isto, os participantes visitaram lavouras da Faz. São José, em Patrocínio, onde acompanharam um procedimento específico para coleta de solo, destinado ao trabalho de pesquisa em parceria com a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, pelo Departamento de Solos do ICIAG – Inst. Ciências Agrárias.

A Fundaccer agradece aos participantes e antecipa que os trabalhos de organização do Grupo de Estudos da Cafeicultura do Cerrado estão em andamento. Fundação Café do Cerrado – R. Rio Branco, 231 – Patrocínio MG – (34)3832-3802


Dia Técnico n° 01 - Fundação Café do Cerrado