redes sociais Vale a pena estar presente?
PROMO INSIGHTS junho/2012
Fernando Souza, sócio-fundador da Agência Pardal
42
foi criado para ser uma ferramenta comercial (a empresa afirma que o site não deve ser usado para autopromoção), mas isso não tem impedido que os varejistas e empresas com grande apelo visual usem a ferramenta para fazer negócios. “A avaliação que deve ser feita antes de qualquer ação é se existe afinidade da marca com a plataforma, como, por exemplo, verificar se sua marca tem um grande apelo visual, pois o Pinterest é baseado em imagens. Ter boas fotos para mostrar é a base para o inicio de uma estratégia correta. Do contrário, sua marca não será atraente”, orienta o especialista.
Para a coordenadora de Mídias sociais da agência Rae,MP, é válida a presença da marca na rede, primeiramente, pelo fato de poderem se expressar das maneiras mais possíveis e impossíveis por meio da rede. “Como já sabemos, uma imagem fala mais que mil palavras”. Camila acredita que, por meio das imagens, as marcas podem ganhar mais espaço no ambiente digital. “Se o site tem um alto apelo visual com muitas imagens, a empresa deve considerar o Pinterest e, se atua no ramo de bens de consumo, a rede é muito indicada para a marca”. Para varejistas, e-commerces e o mercado da moda, Fernando acredita que a grande vantagem é a possibilidade de seus produtos serem disseminados de uma forma extremamente abrangente, porém, observa que nem só desses segmentos vive a ferramenta hoje. “É possível fazer “brincadeiras inovadoras”, compartilhar dados, infográficos, informações financeiras, gráficos de segmentos da empresa, informações de mercado, etc. A grande questão é encontrar o que seu público gostaria de ter em mãos e, mais do que isso, o que gostaria de compartilhar, buscar a inovação e surfar nessa nova onda”.
Cases que fazem a diferença Dois exemplos de marcas que estão, na opinião de Camila, utilizando bem a rede são a canadense Wedding Republic, empresa especializada em casamentos, que criou um espaço no Pinterest que fornece não só uma vitrine de seu catálogo, mas também ideias inspiradoras para decoração e exemplos originais de convites, e o site de viagens Travel Channel que, além de disponibilizar imagens impressionantes de destinos turísticos, também oferece dicas de viagem que são enriquecidas com as contribuições de seus seguidores. Fernando cita o case da Peugeot, http://pinterest.com/peugeotpanama/, que trabalhou muito bem o formato de boards para criar um quebra-cabeça destacando o conceito de cada um dos carros.
promo_junho2012.indd 42
18/6/2012 11:48:27