Issuu on Google+

O que é o

?


É

uma ação do governo do Estado que nasceu em 2004 e foi retomado em 2011, sob coordenação da Imprensa Oficial do Estado. O objetivo é estimular a doação de livros usados a espaços e instituições que necessitem criar ou mesmo ampliar suas atividades de leitura e afins. É também oportunidade para a IOE colocar em prática sua missão de incentivo ao acesso e o hábito à leitura, com vistas a contribuir para o crescimento e desenvolvimento do cidadão, bem como para a inclusão social. Pretende, dessa forma, fortalecer, por meio do estímulo à leitura, valores como cidadania, solidariedade, igualdade e dignidade entre os participantes e os beneficiários diretos do projeto; Pautado nessas noções e valores, o projeto se reforça e só sobrevive à medida que há participação social. É sob essa tutela que ações voluntárias se nutrem e promovem diversas e, muitas vezes, inesperadas transformações sociais. O “Livro Solidário” é, portanto, uma ação que valoriza, sobretudo, a capacidade que o ser humano possui de dividir conhecimentos por meio da doação.

Participe você também! Doe livros. Divida conhecimento.

Contatos

(91) 4009 7847 / 4009 7800 email: livrosolidario@ioe.pa.gov.br

Doações:

Imprensa Oficial do Estado Tv. do Chaco, nº 2271, Bairro: Marco


Conheça os primeiros espaços que serão contemplados com o Livro Solidário Ong Viva Mosqueiro A Organização não-governamental existe há 7 anos. Desenvolve cursos de capacitação profissional e atividades de geração de renda que auxiliam famílias da ilha a encontrarem alternativas de trabalho. Como públicos beneficiados estão: crianças, jovens, adultos e idosos residentes em Mosqueiro. O Espaço de Leitura irá ampliar os serviços à comunidade, além de servir como acolhimento às crianças que acompanham as mães durante as atividades desenvolvidas na Ong. Em 2011, cerca de 2 mil certificados foram entregues. Diariamente, aproximadamente 300 pessoas participam de atividades como artesanato, manicure e manipulação de alimentos.

Unidade da Fasepa em Benevides A Unidade de atendimento socioeducativo atende a jovens internos em conflito com a lei, com aplicação de medidas e atividades socioeducativas, como capoeira, hip hop e encenação teatral, misturando circo e percussão. Também são desenvolvidas oficinas profissionalizantes. O Espaço de Leitura irá servir como ambiente propício para enriquecer ainda mais tais Atividades.

E.R.C. Associação Cristã do Benguí Atende a mais de 500 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, residentes no bairro do Benguí, além de jovens e adultos que ainda não cumpriram o calendário escolar. O acervo da escola precisa ser renovado para dar prosseguimento às atividades, com incentivo à criatividade – itens importantes para a formação dos alunos.

E.R.C. Lar de Maria A Escola foi contemplada com a doação de livros em 2005. É um espaço que atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre crianças e jovens (de 4 a 17 anos) e idosos a partir dos 60 anos. Atualmente, conta com 200 crianças e 80 idosos. Trata-se de um espaço multifuncional, com sala de leitura e de vídeo. O local precisa de renovação do acervo extraclasse para somar com o conteúdo curricular dos alunos. Também funcionará como espaço alternativo para a execução de atividades pedagógicas complementares.

Associação Assistencial Lar de Maria

Projeto ‘Escola da Vida’/Ananindeua

A Associação desenvolve trabalho conjunto com a Escola Lar de Maria. As crianças ficam um turno no Lar e outro, na Escola Lar de Maria. Lá, são desenvolvidos projetos na área de educação, artes, atividades de socialização, orientação familiar e acompanhamento psicossocial. O Espaço de Leitura irá auxiliar nas atividades pedagógicas e lúdicas da associação.

O ‘Escola da Vida’, do Grupamento dos Bombeiros de Ananindeua existe desde 2000. Realiza atividades socioeducativas, tais como esportes, musicalização, salvamento, prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, incêndio, ensino religioso, reforço escolar. Atende a um público de 400 crianças e adolescentes, entre 10 a 15 anos, que estão matriculados na rede pública. O Espaço de Leitura irá complementar as atividades, por representar aos participantes um espaço de estudo e pesquisa escolar.


Apoio Secretaria de Estado de Educação

Realização


Livro solidário