O corpo de bombeiros no Pará

Page 167

O CORPO DE BOMBEIROS NO PARÁ

que passavam os instrumentos, se transformaram em verdadeiras orquestras, com a divisão de naipes de instrumento de sopro com vários timbres. A invenção das chaves e pistões nos instrumentos musicais foi de grande importância para a consolidação das bandas de música, assim como a invenção do saxofone muito contribuiu para a evolução da música. Os exércitos faziam uso de três tipos distintos de bandas, dependendo da tropa, se infantaria ou cavalaria. O primeiro tipo – de infantaria –, com o uso de instrumentos de sopro e percussão, foi o que evoluiu para as modernas bandas de música militares de hoje. O segundo tipo – também de infantaria, mas voltado para a marcação do ritmo de marchas a pé –, deu origem às bandas marciais ou fanfarras, ou ainda bandas de cornetas, após a introdução desse instrumento ao lado de outros como tambores, caixas e bombos. O terceiro tipo é a primitiva banda de cavalaria, que ainda hoje existe e conserva o aspecto festivo e guerreiro de suas origens remotas. Emprega instrumentos de metal (trompas e clarins) e a percussão das fanfarras medievais. Na segunda metade do Século XIX, as bandas de música passaram a ser organizadas com critério mais artístico, ampliando-se ou difundindo-se pela França, Alemanha e Itália, onde ocorreu seu maior desenvolvimento, com a criação das corporações musicais civis, totalmente divorciadas do caráter militar que até então caracterizava as bandas de música.

Banda de música no Brasil

No Brasil, após o descobrimento, o elemento introdutor da educação, da cultura e das artes de um modo geral foram os jesuítas, que no que se refere à música, ensinavam flauta, viola e cravo aos índios, ávidos por novidades. Com a chegada do negro africano, outro elemento se juntou à iniciação musical brasileira e é dessa época a criação do primeiro conservatório de música criado pelos jesuítas para crianças negras, filhas de escravos. Mas a música se arraigava nas organizações militares e no dia 20 de agosto de 1802 foi assinado um decreto determinando que cada regimento de infantaria tivesse sua banda de música. Com a transferência da sede do reino de Portugal para o Brasil e a chegada, em 22 de janeiro de 1808, da família real (D. João VI) a Salvador, foram criadas as primeiras escolas de música, aproveitando-se a presença no País de excelentes músicos que aqui tinham chegado com a família real. Com D. João também veio a Banda da Brigada Real, que serviu de modelo para muitas bandas. Um novo decreto, de 11 de dezembro de 1817, determina que os 167


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.