Page 1

Portefólio Época 2014

Equipa de Triatlo


Página 2

s a t e Atl

a r a p

a

ca o ép

Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

4 1 0 2

rmo a o C rmo d n na Ca te Fer nçalo Vicen Go çalo reiro n Go o Car renço Joã o Lou ôdio Joã o Ser osa b Joã s Bar enta Luí s Pim lves lves Luí nuel A onça Ma nuel G omes Ma uel G sende Mig o Re nde n Nu lo Co mego do u La a a a h r P lo rei l Mac u e a P e P ro igu eiro d e M P ro nt a o d e P ro M ntos ra Silv d Pe ro Sa iguei d Pe ardo F osta Ric en C armo b Rú triz C va a Be ia Sil arros Fáb ena B rreira l He bel Fe alaim Isa nor C nco a Leo rta Fr Ma


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Página 3

Historial do clube Historial do Clube Após vários anos de atividade curricular de Natação no Colégio, no ano de 1989/90, nasce a ideia da criação de um clube de Natação de cariz competitivo. Esta ideia nasce do diretor do Colégio, o Dr. João Nabais, sendo a sua realização, o culminar de um sonho com muitos anos, e adquire as condições necessárias para a realização do projeto pelas mãos dos professores José Machado e Alexandra Machado. Com algumas dificuldades em criar um projeto num espaço onde, até então, nunca se tinha dado importância à vertente competitiva de qualquer atividade desportiva, os Professores responsáveis pelo projeto optaram por iniciar o Clube apenas com os alunos que provinham das aulas curriculares de Natação. Por razão do falecimento do então diretor do Colégio, o Dr. João Nabais, este projeto esteve interrompido durante o letivo de 1990/91, embora as aulas curriculares de Natação não sofressem nenhuma paragem, ressurgindo novamente no início do ano 1991/92. Surgiram pela primeira vez no Colégio as aulas de Natação extracurricular, onde todos os alunos interessados poderiam ter um acompanhamento na modalidade, além do que usufruíam nas aulas curriculares de Natação. Obviamente que este processo era uma mais valia para os professores responsáveis pelo projeto, porque poderiam, desta forma, angariar mais atletas para a sua pequena equipa de Natação. No ano letivo de 1992/93 surge oficialmente o “C.V.G” como clube de Natação, após inscrição na Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação de Lisboa, sendo a sua primeira aparição oficial no mundo da Natação competitiva numas provas de Cadetes, em Janeiro de 1993, apenas com 3 elementos.


Mitos Figueira, Triatlo de Abrantes


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Página 5

Desde então, o C.V.G. tem vindo a angariar cada vez mais Atletas e Treinadores para dar resposta ao crescimento da equipa de Natação, que conta atualmente com 53 atletas federados divididos por todos os escalões e grupos etários, 5 Treinadores, 1 Dirigente e uma equipa de pré-competição composta por 20 atletas não federados, que integram a equipa representante do Colégio nas provas e torneios interescolares e festivais no âmbito da Câmara Municipal de Lisboa, e cerca de 200 crianças que aprendem a nadar a nossa escola de Natação. O Triatlo no CN CVG é relativamente recente. Surgiu como modalidade desportiva no colégio em 2005. Atualmente encontra-se em fase de expansão, contando com 21 atletas e um treinador, que competem no quadro competitivo nacional. Ainda assim, o sector de formação de atletas produziu, entre outros, atletas como Ruben Costa ou Francisco Machado. Ambos atletas das Seleções Nacionais, que representaram, por diversas ocasiões, em campeonatos da Europa e do Mundo, sendo medalhados internacionais.

Fernando Carmo, Iberman


Gonรงalo Vicente; Triatlo de Montemor-o-Velho


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Uma modalidade para todos O Triatlo é uma modalidade desportiva olímpica, em que os atletas realizam três segmentos — natação, ciclismo e corrida, sem paragem de cronómetro entre elas. O Triatlo direciona-se a um segmento de mercado muito vasto. Para além dos atletas de Elite, a modalidade engloba a população em geral, que tem gosto pela prática desportiva, pelo contacto com a natureza e meio ambiente, de todas as idades, de várias classes sociais e ambos os sexos. Esta situação tem provocado o crescimento sucessivo do número de praticantes. Tem sido um crescimento sustentado, mantendo o equilíbrio entre os diversos segmentos de praticantes e fortemente apostado no incremento do nível qualitativo das provas.

Página 7


Manuel Gonรงalves; Triatlo de Montemor-o-Velho


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Página 9

Comunicação TELEVISÃO  O Triatlo surgiu com regularidade na Televisão portuguesa no ano de

2001. Desde então tem sido crescente o número de transmissões efetuadas, de peças produzidas pela FTP.  Em 2007 a RTP transmitiu em direto as competições da Taça do Mundo de

Lisboa, sendo líder de audiências nesse dia e uma das mais vistas modalidades desportivas de sempre na televisão portuguesa.  No ano seguinte, a televisão pública fazia a transmissão do Campeonato da

Europa de Triatlo, realizado em Lisboa que, uma vez mais, se saldou por um êxito assinalável.  Atualmente a cobertura televisiva de Triatlo abarca os seguintes

programas: RTP  Magazine Triatlo com a transmissão das mais importantes provas nacionais

desde 2005.  Transmissão direta (por vezes em diferido em função do fuso horário) de

todas as etapas do Campeonato do Mundo desde 2009. As peças são, por vezes, repetidas de acordo com a programação a efectuar pela estação. O circuito de Campeonato do Mundo (World Triathlon Series) conta com a presença dos melhores triatletas nacionais, em busca de pontos para almejada qualificação olímpica. IMPRENSA ESCRITA  É cada vez maior o destaque dado pelos principais órgãos de comunicação social da imprensa escrita, os quais dedicam secções especiais à modalidade.

Quanto vale o Triatlo? O triatlo é hoje em dia uma modalidade bem cotada, no que respeita ao seu Media Value. Atingiu o seu valor mais alto no mês de Agosto de 2008, valendo na altura mais de €16M no panorama nacional, por ocasião da presença portuguesa nas finais olímpicas da modalidade, tanto no sector masculino como no feminino. Atualmente, o triatlo continua em alta, com os últimos resultados disponibilizados pela Federação de Triatlo de Portugal a indicarem valores trimestrais na ordem dos €5M. O triatlo constitui assim um produto seguro, com um excelente Media Value, em televisão, rádio, imprensa escrita nacional e internet.


Francisco Machado; Triatlo de Oeiras


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Página 11

Curriculum 1993 

Primeira participação em competições de âmbito federativo.

1993 a 2005 

Diversos títulos e recordes nacionais, atletas com estatuto de altacompetição.

2005 

A equipa de Triatlo do CN CVG inicia a sua atividade.

2008 

Primeira vitória numa etapa da Taça de Portugal de Triatlo — em Pedrógão Grande, por Ruben Costa.

Ruben Costa sagra-se Campeão Nacional de Aquatlo.

2009 

Manuel Gonçalves é medalhado no Campeonato Nacional de Aquatlo.

2010 

A empresa LINK associa-se ao projeto do CN CVG enquanto Patrocinador.

A equipa do CN CVG obtém no Triatlo de Marvão a sua primeira vitória por equipas;

Os seus triatletas obtêm 4 medalhas em competição.

O CN CVG classifica-se na 15ª posição da Taça de Portugal

2011 

Francisco Machado é convocado para os trabalhos da Seleção Nacional Youth e representa Portugal no Campeonato da Europa disputado em Tours, França.

A empresa LINK continua a ser Patrocinador da equipa, que altera o seu equipamento, passando o negro a ser a cor dominante.

Os atletas da equipa sextuplicam o número de medalhas conquistadas em competição, relativamente ao ano anterior. Foram agora 24.

O CN CVG classifica-se na 10ª posição da Taça de Portugal de Triatlo, melhorando, de forma significativa, a sua prestação do ano anterior, em que havia sido 15º.

Paulo Lamego é medalhado no Campeonato Nacional de Duatlo— Grupos de Idade;

Fernando Carmo é medalhado no Campeonato Nacional de Triatlo Longo.


LuĂ­s Barbosa; Triatlo de Oeiras


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

2012 

Francisco Machado é convocado para os trabalhos da Seleção Nacional de Juniores. Depois de medalhado na Taça da Europa de Quarteira, representa Portugal no Campeonato da Europa disputado em Israel.

A empresa LINK continua a ser Patrocinador da equipa.

Os atletas da equipa conseguem 16 pódios em competição.

O CN CVG classifica-se na 10ª posição da Taça de Portugal de Triatlo.

Fernando Carmo sagra-se Vice-campeão Nacional de Triatlo Longo, no escalão V2.

Fernando Carmo, Luís Barbosa, Luís Santos e Paulo Lamego representam Portugal no Campeonato do Mundo de Triatlo Longo [Grupos de idade].

2013 

A empresa LINK continua a ser Patrocinador da equipa.

A empresa Nuno & Resende associa-se ao projeto do CN CVG enquanto Patrocinador.

Os atletas da equipa conseguem 15 pódios em competição.

O CN CVG classifica-se na 20ª posição Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.

O CN CVG classifica-se na 15ª no Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo Longo.

Fernando Carmo sagra-se Vice-campeão Nacional de Triatlo Longo, no escalão V2, pelo segundo ano consecutivo.

Fernando Carmo e Manuel Gonçalves concluem o Iberman, prova na distância IronMan.

Ao obter o 3º lugar no escalão Fernando Carmo conquista a primeira medalha internacional da equipa.

Página 13


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Patrocínio e parcerias Pretende-se com este documento dar a conhecer a realidade da equipa de Triatlo do CN CVG, e das diferentes formas de retorno, as quais possam vir a colher o interesse de eventuais patrocinadores, que nela venham a decidir apostar. Patrocinador É uma entidade ou marca que atribui uma verba ao clube, em contrapartida do retorno indicado.

Retorno

Poderão ser estudadas situações alternativas de retorno.

Media a. Transmissões televisivas com eventuais entrevistas; b. Publicações on-line e pressreleases; c. Internet.

Equipamentos

Parceiro É uma entidade ou marca que como contrapartida do retorno indicado atribui produtos, serviços ou descontos ao clube.

Retorno Media a. Publicações on-line e pressreleases; b. Internet.

Página 14


Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama Triatlo

Página 15

Microsoft

patrocínios e parcerias


Pedro Machado, Triatlo de Aveiro


el sív

eio ss

vg e/c t i s m/ o c .

Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama

/ tlo tria

Página 17

ipa a qu de p E r le da s ica og f to sória o n e g e s d s. am ace ters site On p i t e u e e Eq pa sl lub a. Rou new do c b. Nas site c. No ros. d. Out e. i áv

Representações Nacionais

Triatlo Jovem

A organização internacional da modalidade contempla a realização de campeonatos para amadores, por grupos de idade, os quais ocorrem simultaneamente com as competições de Elite. São os denominados “Agegroups”.

A criação do CN CVG assentou essencialmente na prática da natação. Sabendo-se ser essa modalidade um dos pontos chave do desenvolvimento do Triatlo, perspetiva-se num futuro próximo a criação de uma escola de Triatlo que participe em pleno nas atividades nacionais no âmbito do Triatlo Jovem.

Os atletas do CN CVG estarão presentes em diversos eventos internacionais, nomeadamente Campeonato da Europa e do Mundo—Agegroups. Nestas competições a Federação de Triatlo de Portugal cede os espaços publicitários do equipamento nacional a cada um dos atletas, que poderão assim expor os seus próprios patrocinadores. Provas Internacionais

Quadro competitivo Nacional

Pontualmente, os atletas do CN CVG poderão participar em provas internacionais de distância longa.

O quadro competitivo nacional é composto pelas seguintes competições:

.

Campeonato Nacional Individual, destinado aos melhores atletas nacionais, disputados em três etapas e uma finalíssima, onde o CN CVG se fará representar.

Campeonatos Nacionais individuais de Aquatlo, Duatlo e Triatlo Longo.

Campeonato Nacional de Clubes, competição de equipas por pontos, onde o CN CVG se fará representar.

Outros eventos O CN CVG estará ainda presente em outras competições como forma de preparação da época desportiva, nomeadamente maratonas internacionais, diversas corridas de atletismo em estrada e provas de BTT.


Pรกgina 18


Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jul

Ago

Fernando Carmo 2º Veterano 1

Mitos Figueira 1º Júnior

Set

Isabel Ferreira 1º Absoluta

Set Triatlo do Fundão PA

Jun Aquatlo Pedorido

Jun Triatlo de Pedrógão Grande

Paulo Lamego 2º Veterano 1 Fernando Carmo 2º Veterano 2

Mai Triatlo Longo S. Jacinto

Jun

Leonor Calaim 2º

Jun Triatlo de Peniche

Miguel Gomes 2º Veterano 1

Mitos Figueira 2º Júnior

Fernando Carmo 2º Veterano 1

Jul Triatlo Longo de Caminha

Jun Aquabike de Raiva Mai Aquatlo de Ílhavo - PA

Paulo Lamego 3º Veterano 1

Abr Triatlo do Estoril

Mai Aquatlo de Setúbal

Rúben Costa 1º Sub23 Paulo Lamego 2º Veterano 1 Manuel Gonçalves 3º Veterano 3

Rúben Costa 3º Sub 23

Mar Triatlo de Quarteira

Out

Nov

Out Iberman (IronMan)

Fernando Carmo 3º [45-49]

Dez

Página 19


Av. Dr. Joรฃo Antรณnio Nabais nยบ 71-73 Meleรงas 2605-045 Belas Telefones:

Geral: 21 919 83 00 Fax: 21 916 36 14 cvgnatacao@gmail.com http://www.tri-cncvg.com/ http://www.cncvg.net

Portefolio cvg 2014  

Apresentação da equipa de Triatlo do CNCVG para a época de 2014.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you