Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades Teste de Avaliação de Matemática-9ºD-versão A Data: Outubro de 2010

O professor: Fernando Alberto

I-Parte - As cinco questões desde grupo são de escolha múltipla. - Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas, das quais só uma está correcta. - Escreva na sua prova de respostas apenas a letra correspondente à alternativa que seleccionar para responder a cada questão. - Se apresentar mais do que uma resposta, a questão será anulada, o mesmo acontecendo se a letra transcrita for ilegível. - Não apresente cálculos, nem justificações.

I-Parte 1- O Dado da figura tem a forma de um octaedro regular. As suas 8 faces triangulares estão numeradas de 1 a 8 e têm igual probabilidade de saírem quando se lança o dado.


1.1- A probabilidade de se obter um número divisor de 6 quando se lança um dado um vez é? 1 (A) 3

(C )

1 (B) 2

1 4

(D)1

1.2- Lançou-se o dado 10 vezes e das 10 vezes saiu um número ímpar. O dado vai ser lançado de novo. Escolhe a opção correcta.

(A) É mais provável que saia agora um número par; (B) É tão provável que saia um número par como ímpar; (C )É mais provável que continue a sair um número ímpar; (D) Não pode sair outra vez um número ímpar.

2- Colocaram-se num saco doze bolas, indistinguíveis ao tacto, numeradas de 1 a 13. Tirou-se uma bola e verificou-se que o respectivo número era par. Essa bola não foi reposta no saco. Tirando, ao acaso, outra bola do saco, a probabilidade do número dessa bola ser par é:

(A) 0,25

(B) 0,5

3- Considere o seguinte sistema:

(C)

5 12

5

(D) 13


Sem resolver o sistema, podemos desde logo concluir que: (A) O sistema é impossível; (B) O sistema é possível e indeterminado; (C) O sistema tem a solução ( x , y )=(4,2) ; (D) O sistema tem a solução ( x , y )=(−1,8) .

4- Um museu recebeu 325 euros pela venda de bilhetes, durante um dia. Nesse dia, o número dos bilhetes vendidos para adultos foi o triplo do número dos bilhetes vendidos para crianças. Os bilhetes de adulto custavam 2 euros e os bilhetes de criança 50 cêntimos. Considera que

a

designa o número dos bilhetes vendidos para adultos e

c

,o

número dos bilhetes para crianças. Qual dos sistemas de equações seguintes permite determinar o número dos bilhetes vendidos para crianças e o número dos bilhetes vendidos para adultos, nesse dia? Assinala a alternativa correcta.


II-Parte 1- Resolve e classifique cada um dos seguintes sistemas:

2- A Joana comprou uma saia e um par de sapatilhas. As sapatilhas custaram mais 25 euros do que a saia. Sabendo que ao todo gastou 40 euros, determine o custo das sapatilhas.

3- O Rui foi a Londres de 5 a 10 de Fevereiro. A figura 1 mostra o valor de 1 euro na moeda inglesa, a libra, durante os primeiros 15 dias do mĂŞs de Fevereiro.


3.1- Em que dia do mês de Fevereiro, 1 euro valia 0,90 libras? 3.2- No dia 4 de Fevereiro, véspera da partida para Londres, o Rui trocou 100 euros por libras. Quantas libras recebeu?

3.3 No dia seguinte à sua chegada de viagem, 11 de Fevereiro, o Rui foi trocar as libras que lhe sobraram por euros. Qual das expressões seguintes permite determinar quanto recebeu em euros, E , pela troca das libras, L , que lhe sobraram? Assinala a alternativa correcta.


4- Observe o gráfico seguinte:

4.1- Considera todos os alunos que se deslocaram para a escola. Calcule a probabilidade de: 4.1.1-de um aluno ir para a escola de Autocarro; 4.1.2- um aluno do 8ºano ir a pé para a escola; 4.2- Escolheu-se um aluno ao acaso. Qual é mais provável, ser do 8º ano ou do 9º ano? Porquê? Boa Sorte!!!!!!



Teste de 9ºano