Issuu on Google+


Visão

Dentro de 3 anos, alcançar a estatura de um ministério suficiente para atender a demanda comunicativa da IBVG,apoiando todo o Corpo com soluções de nível elevado em todos os serviços, fazendo uso de um ambiente físico próprio e equipamentos de qualidade. Constituir uma equipe de profissionais preparados e espiritualmente maduros que são motivados pelo uso de seus dons e desenvolvimento do Corpo.

Missão

Servir, em primeiro momento, atendendo toda a demanda de comunicação do Plugados; oferecendo suporte para o sucesso dos propósitos ministeriais e programações. Simultaneamente, estender o suporte a eventos da IBVG enecessidades específicas de outros ministérios, de forma restrita porém progressiva. Tal restrição terá como critério relevância do serviço e possibilidade de execução.

Valores

Valorização dos talentos de cada integrante. Comprometimento com o serviço e as pessoas. Excelência na realização das tarefas. Pró atividade. Satisfação através do serviço. Sede de expansão.


A projeção, como uma das partes mais operacionais do ministério, usa serviço individual, realizado por diversos voluntários da comunicação com uma certa periodicidade. A rotatividade é controlada por meio da escala, que é ajustável, para obter o maior nível de compatibilidade com as agendas individuais. É uma área de atuação chave dentro do ministério, uma vez que relaciona os trabalhos desenvolvidos pelas outras partes, como o design, vídeo, divulgação virtual, fotografia. As possibilidades se expandem quando consideramos que serve diretamente ao ministério de louvor e a IBVG como um todo. Para servir neste departamento o voluntário depende de comprometimento, atenção, antecipação (como por exemplo, visitar a caixa de e-mail da comunicação antes da programação), um pouco de paciência, e não menos importante, reverência ao momento do culto.


Os trabalhos de iluminação buscam servir a Deus, através de uma apresentação bem feita e caprichada, e buscam ainda, impactar o público, complementando um momento da igreja com dramaticidade e beleza. As atividades desta área envolvem desde o planejamento da cena no palco, a cotação de equipamento, até o ajuste do arranjo de luzes.


A área de design na comunicação é responsável pela elaboração das artes de divulgação demandadas pelas programações, e demais necessidades dos ministérios, tais como apostilas, planos de fundo para apresentações, certificados, camisetas, etc. As pessoas que atuarem nessa área da comunicação têm uma tremenda responsabilidade, pois o visual é um fator determinante na cultura atual e principalmente entre os jovens. Se as pessoas, cristãs ou não, precisam participar das programações para conhecerem a Cristo ou amadurecerem espiritualmente, podemos contribuir muito nisso se os atrairmos com artes influenciadoras e instigantes. As artes além de atraentes precisam ser claras e ter todas as informações necessárias e de forma organizada.


A divulgação impressa torna os eventos mais abrangentes no que diz respeito à divulgação. Pode ocorrer através de cartazes em murais ou pontos estratégicos, bem como convites e demais possibilidades graficas. A entrega dos convites dos eventos é de suma importância, uma vez que muitas pessoas na igreja não usam as redes sociais com frequência. Além disso, uma entrega pessoal de convites valoriza a importância do evento e, ao mesmo tempo, garante com que as pessoas se sintam especialmente e individualmente convidadas.


Facebook, email, twitter, youtube, tumblr, blog são algumas das ferramentas atuais que a internet nos oferece. Não há forma mais eficaz para atingir várias pessoas ao mesmo tempo se não através das redes sociais. Os Jovens Plugados vêm fazendo isso há alguns anos através de redes sociais e o resultado tem sido positivo, pois muitos foram agregados ao grupo por informações de eventos ou encontros que chegaram até eles. Parece algo simples e mecânico, mas essa é uma das estratégias para dar abertura à Palavra na vida das pessoas. As publicações de textos, divulgações, fotos, vídeos, etc., devem ser imparciais e sem fazer menção a opiniões particulares e pessoais de quem as publica. A linguagem das publicações deve ser de forma adequada à proposta da publicação (descontraída,séria, informativa, etc). Link para o facebook do Plugados: https://www.facebook.com/jovensplugados


Acontece exclusivamente com os eventos dos jovens, como Celebração Plugados e Culto nos Lares, através de mensagens em SMS disparadas a todos os jovens que têm, tiveram ou começaram a ter envolvimento com o grupo de jovens. Além dessa forma, os integrantes da comunicação devem estar prontos a informarem a todos aqueles que pedem informações sobre os eventos dos jovens. Se não souber responder, busque informaçõese responda corresponda à dúvida do jovem. Lembrese, o boca a boca continua sendo infalível.


Existem momentos especiais que ficam na nossa memória. Batismos, retiros espirituais, cantatas e celebrações. E devemos isso ao trabalho da fotografia, que registra esses momentos e deixa-os em nossa memória. Além disso, a fotografia pode ser uma ferramenta usada para os que não foram aos eventos, de forma que eles tenham conhecimento do mesmo. As redes sociais tem se mostrado um bom meio de divulgação das fotos. Além disso, o Picasa facilita seu acesso, não restringindo-o somente para os que usam das redes sociais. Link para o Picasa dos Jovens: https://plus.google.com/111404272243332714112/posts


O vídeo tem se mostrado uma ferramenta útil na experiência dos Jovens Plugados de passar mensagens que, ou estão relacionados com o tema do Culto em que é exibido, ou com a divulgação de um evento especial. Os vídeos também são utilizados para responder a questões dos jovens relacionadas à vida cristã, e para a divulgação de testemunhos de pessoas da igreja. A área demanda criatividade, e também um desejo de que mais pessoas venham a conhecer, não só o trabalho da Igreja Batista em Vila Guarani, mas a mensagem de Cristo. A vantagem do vídeo é a sua vinculação pela internet e sua facilidade de compartilhamento, o que proporciona que cristãos e não cristãos possam vê-lo. Link para o canal dos Jovens Plugados no Youtube: http://www.youtube.com/PlugadosEmCristo


Os instrumentos normativos estão relacionados com algumas regras que precisam ser seguidas para o bom funcionamento do serviço. Elas são pertinentes principalmente para as áreas que usam escala como fotografia e projeção. Para ambas as áreas é necessário que o envolvido tenha as seguintes responsabilidades: - Caso precise faltar em um evento ou culto em que está escalado para o serviço, a pessoa precisa antecipadamente entrar em contato com outra pessoa da equipe que possa substituí-la na data. No caso de não conseguir alguém que a substitua, é necessário avisar com antecedência os líderes (Bruno e Bárbara) sua ausência. - Para os escalados na projeção, é necessário que a pessoa cheque o email da comunicação (comunicacao@iebvg. org.br) na semana que antecede o culto, para que esteja por dentro dos avisos que serão projetados no dia e, se for o caso, faça o slide do aviso com antecedência.


O Dropbox é uma ferramenta de armazenamento online onde ficarão armazenados os arquivos temporários da comunicação; apresenta-se útil por compartilhar arquivos com várias pessoas de forma prática e facilmente acessível. Poderá ser de grande ajuda principalmente para as áreas de projeção, vídeo, divulgação e design. O endereço é: www.dropbox.com o login é: comunicacao@iebvg.org.br a senha é: joao3.16 Para maiores informações sobre o uso do dropbox, como divisão das pastas e nomeção dos documentos podem ser encontradas dentro do próprio dropbox.



MANUAL DA COMUNICAÇÃO