Issuu on Google+

Artes Visuais * Circo * Gestão Cultural * Pro dução Cultural * Comunicaç ão * Design * Vídeo * Pesq uisa e Memória * Direção cê nica * Criação de textos par a teatro * Criação de tr ilha sonora * Iluminação cênica * Maquiagem cênic a* Cenografia e adereço s* Criação de figurino * Confecção de figurin o* Núcleo de Formação de Atores

s

ber a s e scriçõ

tuita a r g se

ta

In

Oficinas nos 3 turnos, para diversos públicos

Inscrições entre 7 e 21 de junho, entre 10h e 19h no Cine-Teatro Solar Boa Vista Informações: 3116 2009, pontodosolar@gmail.com ou blogdosolar.wordpress.com


OFICINA

INSTRUTOR(ES)

DIAS E HORÁRIOS

Núcleo de Formação de Atores

Manuela Rodrigues, Deborah Moreira e Mariana Freire

Segunda a quinta-feira, 18h as 21h.

Artes Visuais

Marcos Costa

Circo

Luana Serrat e Nana Porto

São duas turmas distintas. Quarta-feira, 14h as 18h e Quinta-feira, 9h as 12h. Segunda e quarta-feira, 09h30 as 12h.

Gestão Cultural

Iuri Almeida

Terça e quinta-feira, 18h as 21h.

Produção Cultural

Leonardo Costa

Segunda e Quarta-feira, 14h as 17h.

Comunicação André Araújo

São duas turmas distintas. Quarta-feira, 18h as 21h e Sexta-feira, 14h as 18h.

Design

Marcelo Santos

Terça e quinta-feira, 09h as 12h.

Vídeo

Daniel Fróes e Mariela Brito

Segunda, Quarta e Sexta-feira, 08h as 12h.

Pesquisa e Memória

Márcio Nicory

Terça e Quinta-feira, 14h as 18h.

Direção Cênica

Fernando Guerreiro

Quarta e Sexta-feira, 18h as 21h.

Criação de textos para teatro

Iara Sydenstricker

Segunda, quarta e sexta-feira, 09h as12h. Início 5 de julho até 2 de setembro.

Iluminação Cênica

Marcelo Marfuz

Terça e Quinta-feira, 09h as 12h.

Maquiagem Cênica Cenografia e Adereço

Lorena Peixoto

Criação de Figurino

Miguel Carvalho

Confecção de Figurino

Saraí Reis

Criação de Tilson Ribeiro Trilha Sonora

Terça e Quinta-feira, 14 h as 17h.


INFORMAÇÕES SOBRE A OFICINA Formação intensa com aulas de interpretação e técnicas vocal e corporal, além de workshops temáticos. Ao final da oficina, parte dos atores farão parte do elenco de um espetáculo dirigido por Fernando Guerreiro. Estuda técnicas de desenho, colagem e pintura, e enfatiza a arte do graffiti, produzindo painés em diversos suportes como papel, tecido, madeira e ao ar livre. Ao final, será produzido um fanzine em parceria com outras oficinas.

Os alunos serão capacitados a realizarem ações culturais, através de atividades práticas e teóricas. Trabalhando os elementos componentes dessas ações: criação, divulgação/transmissão e organização. Oferecer contato com diferentes linguagens da comunicação. Módulos deprodução de Blog e twitter, Assessoria e Planejamento em Comunicação, Fotografia Digital, Jornalismo Popular, Vídeo com celular, Assessoria de imprensa. Conhecimento técnico no uso de tecnologias livres voltadas para a área de Computação Gráfica, Web Design e Editoração Eletrônica utilizando o Sistema Operacional Linux. Introdução a história do cinema e vídeo, análises críticas de produtos audiovisuais e capacitação através dos usos de equipamentos: câmera, celular e outros. Produção de vídeos diversos, inclusive para o espetáculo final. A oficina tem como propósito principal a produção de um arquivo/acervo documental sobre o bairro do Engenho Velho de Brotas. Introdução aos princípios da Direção Teatral, com ênfase na criatividade e busca de uma identidade no trabalho de adaptação cênica de uma idéia, cena ou texto teatral. Atividade final de assistência de direção de um espetáculo. Objetiva a construção de esquetes para teatro a partir das experiências e reflexões sobre temas vivenciados no dia-a-dia de jovens dos participantes da oficina. Capacitar os participantes da oficina na área de iluminação cênica, para que os mesmos possam atuar no mercado luminotécnico como montadores e operadores de iluminação.

Estudo das diversas possibilidades da cenografia. Noções de elaboração de projeto, orçamentos, materiais e técnicas de confecção dos elementos cenográficos. Estudo e instrumentação da infra-estrutura de apoio técnico para realização do espetáculo cênico - Cenotecnia. Aulas teóricas e práticas de percepção e concepções de formas livres e geométricas, técnicas para concepção de figurinos voltados para as artes cênicas Aulas teóricas e, práticas de como produzir um figurino, noções de criação e história da vestimenta ao longo do tempo, capacitação para cortar, modelar, tingir e costurar para montagem de figurino. Capacitação e conhecimento sobre teoria musical, estudo de software de produção musical e criação de trilha sonora do espetáculo teatral.


ais Escolha a oficina que m se parece com você e atro inscreva-se no Cine-Te nas Solar Boa Vista. As ofici rios e são gratuitas, com horá os os públicos variados e tod professores são muito especiais. o Ao final das oficinas serã utos montados alguns prod o de finais como a editoraçã uma pesquisa sobre o e bairro Engenho Velho d o Brotas, no qual se situa Cine-Teatro e um a espetáculo teatral com direção de Fernando Guerreiro. cê Não tem motivo para vo e não participar. Divulgu para seus amigos!


Oficinas do Solar Boa Vista