Issuu on Google+


carimbo credenciamento


AINDA FALTA TERMINAR ISSO

ÍNDICE Para começar Apresentação Belo Horizonte Estrutura Considerações importantes Linha do tempo Projeto Relicário Grade Descrição das atividades Grade diária (Conteúdo) A CORDe Relicário Agradecimentos


APRESENTAÇÃO O RDesign é um evento itinerante de cunho acadêmico, cultural e político, sem fins lucrativos. É considerado um espaço em que todos os estudantes têm direito a voz, fortalecendo, assim, não só a atividade, mas também a atuação regional no cenário nacional. A décima edição do RDesign da regional Centro Oeste / Minas Gerais, surge com uma proposta diferente: o Relicário. A base do evento é o resgate das experiências e acontecimentos gerados nesses nove outros encontros. Afinal, os resultados, conhecimentos e aprendizados de hoje em dia são partes de um processo desenvolvido durante esse tempo. Porém, é bom deixar bem claro que não somos apenas o antes. Somos o antes, o agora e quem sabe, o futuro!

BELO HORIZONTE A capital mineira sedia pela terceira vez um RDesign. Entretanto, dessa vez com um aspecto totalmente diferente, pois o Relicário premia entre as outras cidades da regional, os outros encontros, as antigas histórias, dando, a essas preciosidades, um toque contemporâneo. E, cada evento que aqui aconteceu teve também um toque diferente, pois desses trens nasceram multi maneiras de se organizar um Encontro ou quem sabe, nos diferenciamos pelo próprio jeito mineiro de recepcionar!


ESTRUTURA Para evitar ficar perdido por Belo Horizonte, segue o endereço dos locais em que estão ocorrendo as atividades do Relicário:

Local de conteú­do: Escola de Arquitetura da UFMG Rua Paraíba, 697 – Funcionários, Belo Horizonte – MG Horário de entrada: 1º DE MAIO - 11 HORAS Horário de saída: 3 DE MAIO - 21 HORAS

Local de alojamento: Escola Municipal Governador Carlos Lacerda Rua Princesa Leopodina, 490 – Ipiranga, Belo Horizonte – MG Horário de entrada: 1º DE MAIO - 08 HORAS Horário de saída: 4 DE MAIO - 12 HORAS

Local das festas: Mercado das Borboletas Av. Olegário Maciel, 742, 3º piso – Centro, Belo Horizonte – MG Horário de entrada: 22 HORAS Horário de saída: 05 HORAS


CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES CREDENCIAMENTO: -Ao chegar ao evento, você deve credenciar-se de acordo com os critérios estipulados por você no ato da inscrição. A pulseira que receberá, é o passaporte que lhe dará direto a transitar pelos locais em que estão ocorrendo o Encontro. Para evitar qualquer transtorno, evite arrancar e estragar essa pulseira e verifique se os pacotes selecionados são os mesmos conforme selecionados por você. ATIVIDADES NO EVENTO: -PROGRAME-SE! No evento ocorrerão muitas atividades, então veja antecipadamente, nesse guia, os horários das atividades que quer participar para não perder nada! Caso perca, não se esqueça de que várias outras atividades estão sempre começando, portanto, não fique parado! -Caso perca os ônibus do Relicário, fique atento aos horários dos próximos ou aos ônibus locais que levam você ao ponto desejado. RESPONSABILIDADES: -A CORDe Relicário não se responsabilizará por perdas ou furtos em qualquer local destinado ao evento. Portanto, tome cuidado com os seus pertences.

-Dê sinal de vida a seus pais!

-Em casos de emergência, procure sempre alguém no ponto de apoio para ajudar a solucionar o problema. Cuidado ao utilizar remédios e ingerir bebidas. Esteja ciente que você é responsável pelos seus atos.


-Os locais destinados às atividades do Relicário foram cedidos para que possamos aproveitar da melhor maneira possível o evento e o construirmos juntos. Portanto, cuide e preserve os locais. Além de você, muitos outros encontristas estão participando do evento também. Não custa respeitar. -Evite andar sozinho pela cidade, apesar de ser feriado, Belo Horizonte é uma cidade que precisa de cuidado com a segurança. Portanto, chame sempre chame seus amigos para acompanharem suas rotas turísticas. -Ande sempre com ESTE GUIA para ter sempre contigo números de farmácias, drogarias e locais para comer. ATIVIDADES INSCRITAS: -VOCÊ FOI SELECIONADO EM UM EDITAL? Fique atento em relação ao horário que você ficará responsável pela sua atividade. Pedimos que, preferencialmente, cheguem alguns minutos antes do início da sua atividade no local que ela ocorrerá para organização e preparo da mesma. ALIMENTAÇÃO: -O pacote alimentação não foi oferecido para encontristas devido alguns motivos simples: o evento acontecerá na região Sul da cidade, local com diversas opções de comidas, por isso, o encontrista terá a oportunidade de escolher as suas prioridades em relação a alimentação! Além disso, a Escola de Arquitetura da UFMG também servirá alimentação a um preço ideal para os nossos encontristas. Aos que moram em outra cidade: peçam sempre, a um morador local, indicações de como chegar a determinado local para evitar transtornos.


LINHA DO TEMPO R GOIÂNIA 2005 Em 2005, Goiânia abriu as porteiras dos eventos de design na Regional CO/MG. Com o objetivo de conscientização dos estudantes em relação ao meio acadêmico, social e mercadologia, conseguiram tornar estudantes mais conscientes e pró-ativos, criando então, a cultura dos encontros por aqui. Vivemos em um meio que exige discussão, preparo uma visão ampla e abordagem complexa do mundo. R BELO HORIZONTE 2006 Revirando as comunidades de design, no moribundo Orkut, encontramos tesouros de antigos encontros de design! “Dos Trem Nascem as Coisas” (nome dado ao segundo evento da Regional) aconteceu em Belo Horizonte sediado na Escola de Design da UEMG. Com o jeitinho mineiro, o evento foi regado a pão de queijo e um bom tempo de prosa! R OURO PRETO 2007 Em nosso terceiro evento da Regional CO/MG, tomamos rumo à cidade interiorana: Ouro Preto. Diferentemente da ideia de que as cidades do interior mineiro são paradas, Ouro Preto surge com uma proposta de cidade universitária do design sediando o evento que declarava “Independência ou Morte”.


R PIRINÓPOLIS 2008 Com o tema da Matutina Meyapontense, a CORDe trabalhou para estimular o conhecimento histórico e uma análise sobre passado e presente, juntamente com os encontristas. O nome curioso se refere ao primeiro jornal publicado na região, como um símbolo de avanço, em referência ao que ela significou para a região. Com esse trabalho tinham o objetivo de proporcionar aos presentes a identificação com novas alternativas de atuação profissional, assumindo o Design como atividade responsável por transformações sociais. R VALADARES 2009 O quinto evento da Regional foi sediado na cidade de Valadares e era composto por uma CORDe de apenas quatro alunos da Univale. A grande discussão que o evento buscava intercambiar era a respeito da relação do design com a sociedade. Outra característica bem marcante foi a valorização da cultura local assim como de áreas relacionadas ao design. R BELO HORIZONTE 2010 O sexto encontro teve um número recorde de encontristas tanto da capital mineira como também de outras cidades do Brasil. Com a temática “Multi”, o design foi abordado em todas as suas áreas (gráfico, ambientes, produto e moda) de forma integrada, mostrando como que cada área do design em suas particularidades pode atuar multidisciplinarmente com outra.


R GOIÂNIA 2011 O sétimo evento da CO/MG com o nome “Ainda há muito a ser descoberto” teve o tema inspirado na marcha para o Oeste, para incentivar o desenvolvimento da região centro oeste brasileira marcando a regionalidade. Em um dos momentos do R, ocorreu uma roda de discussão sobre o movimento de design, que gerou importantes resultados para organizadores e exorganizadores de encontros. Assuntos como o futuro da profissão, o mercado de trabalho, modelos de ensino e como nós, estudantes, fazemos parte disso, foram discutidos amplamente. R BRASÍLIA 2012 O oitavo encontro teve como tema: “É só o começo”. Esse conceito veio da vontade inovar, em todo o encontro testaram ideias novas, para todas as áreas do design, com jeitos novos de fazer as coisas. Arriscaram-se e deu certo! Os encontristas toparam o desafio e ajudaram nessa experimentação coletiva. R UBERLÂNDIA 2013 Para fechar nossa linha do tempo, voltamos um pouco e chegamos no R Uberlândia, o evento da nossa regional que ocorreu no último ano. Marcado por experimentações, os encontristas puderam vivenciar as mais diversas atividades, como a oficina de grafite, realizada no muro cedido pela instituição que recebeu o evento. Esse R também se destaca por ter sido um evento organizado por estudantes de diversas áreas além do design. E, durante o evento, nasceu a ideia de realizar o Relicário.


PROJETO RELICÁRIO Para evitar ficar perdido por Belo O termo relicário é definido pelo dicionário Michaelis¹ como “caixa de lembranças ou recordações; recipiente onde se guarda relíquias”. Para a CORDe BH, a interpretação dessa palavra se dá pela relação entre os tempos. O que cada um de nós, seres humanos, somos, ou aspiramos ser, deve-se aos conhecimentos e experiências que por nós estão sendo adquiridos. Então, temos o tempo como nosso maior amigo. Com ele nos perdemos, enlouquecemos, enfrentamos derrotas e crescemos. Procuramos, então, a partir disso, construir grandes riquezas. Somos a junção de tempos, cheiros e temperos. Fusão de sorrisos, lágrimas, palavras e aprendizados; memórias; fragmentos inacabados, alguns impossíveis de registrar. Durante dez anos de eventos de design na regional CO/MG, várias dessas riquezas foram construídas e muitos tesouros descobertos. Alguns se perderam com o tempo. Outros se fortaleceram. Queremos, portanto, buscá-los de diversas maneiras e trazer essas relíquias para os dias atuais, para o nosso décimo evento, para o nosso Relicário.


ATIVIDADES Atividades propostas pela CORDe CREDENCIAMENTO: O credenciamento é a atividade inicial do Relicário. É o momento colocar sua pulseira e garantir o acesso a todas as atividades do Relicário e pacotes que você selecionou! PLENÁRIA INICIAL: A abertura oficial do Relicário é o momento de apresentação da CORDe e das características do evento. Se ligue que tem muita coisa boa nesse evento! PLENÁRIA FINAL: Momento de ncerramento do Relicário. Comissões Organizadoras apresentam seus respectivos encontros. E, por fim, é o momento de rever quais as relíquias que você, encontrista, está levando do evento para o seu cotidiano. FESTAS : As festas são o momento de interação entre os encontristas que divertem e aproveitam ainda mais esse Relicário!

REPENTINA: E se de repente estiver no instante de agregar o seu valor ao Relicário? Após conhecer a CORDe, esse é o momento de interagir com os outros encontristas, conhecer culturas e diferentes ideias. Quebre o gelo e abra seu relicário para alguém! EXPOSIÇÕES: As exposições serão uma oportunidade de mostra e divulgação de trabalhos feitos por encontristas ou até mesmo por convidados. Serão expostas as relíquias desenvolvidas nas oficinas durante o evento e espaço destinado a intervenções artísticas. VIVÊNCIAS : Beagá vai ficar pequena com cês tudo e ninguém passará por aqui despercebido. Essa atividade é o momento em que os encontristas podem conhecer e desfrutar de alguns pontos turísticos da cidade. Pega o trem que nós estamos partindo!.


Atividades propostas por profissionais convidados PALESTRA: O Relicário é construído pela junção de tempos e dentre os dez anos de eventos regionais que ocorrem em Centro-Oeste/ Minas Gerais, muitas temáticas foram abordadas e muitos palestrantes cresceram a partir disso. Portanto, é o momento de aprender com essas pessoas que pretendem conciliar a temática proposta e os próprios conhecimentos. MESA DE DEBATE: Espaço destinado para discussões e diálogos de modo com o qual os participantes possam se manifestar sempre que acharem pertinente, para auxiliar na construção e consolidação do que está sendo discutido. De acordo com temas previamente definidos, pretende-se ampliar o conhecimento de cada participante a fim de debater conscientemente sobre aspectos do design.

WORKSHOP: No workshop você terá a oportunidade de aprender na prática o modo como se utilizam técnicas e métodos que você ainda não domina. Uma pessoa que é fera nisso estará disposta a ensinar. Não deixe pra depois sô! MESA REGIONAL: Para resgatar antigas preciosidades e relíquias dos eventos anteriores, alguns dos organizadores dos outros nove eventos da regional CO/MG farão parte de uma mesa para explicar através de experiências e vivências os acontecimentos dos respectivos eventos e das organizações. CASE: O case consiste na apresentação de projetos, propostas, casos, situações ou até mesmo ideias por profissionais a fim de divulgar o conhecimento adquirido aos demais encontristas.


Atividades propostas pelos encontristas SEPA-REDONDA: As sepas-redondas ocorrerão semelhantemente a uma mesa redonda, em que o “sepeiro”, escolhido por edital, apresentará seu projeto em uma mesa junto a profissionais e professores que entendam e possam contribuir para o enriquecimento do tema que está sendo discutido. Arreda um pouco que tem lugar pra todo mundo! BAZAR: Espaço de exposição e venda de produtos com a finalidade de divulgação de marcas e de encontros regionais e nacionais. Não se esqueça das moedas! OFICINAS: As oficinas são atividades feitas por encontristas para encontristas nas quais são trabalhadas habilidades específicas tanto de forma prática como teórica.

DESIGN DE BUTECO: É a hora da prosa! O “design de buteco” é um espaço destinado para trocas de experiências entre os encontristas. Além de conversas a respeito do que foi vivenciado durante as atividades, o espaço é destinado para que as Relíquias de Evento (selecionadas no edital) promovam uma dinâmica ou mesmo uma interação com os encontristas, fortalecendo assim a proposta e a regional em questão. DESFILE: É a oportunidade de encontristas mostrarem o seu trabalho nas passarelas. E vai rolar durante a nossa ultima festa, vê se não perde!


Pronto!

Agora que vocĂŞ jĂĄ sabe como tudo funciona, ta na hora de se programar.


GRADE DO EVENTO


PROGR

IA

DIÁRIA

GRAMAÇÃO

DIÁRIA PROGRAM DIÁR

ÃO PROGRAMAÇÃO

ROGRAMAÇÃ PROGRAMAÇÃO

RIA

PROGRAMAÇ

DIÁRIA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁ

PRO

PROGRAMAÇÃ DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

PROGR

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAM

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

DIÁRI

PROGRAMAÇÃ

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

MAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA DIÁRI PROGRAMAÇÃ

OGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

RIA

DIÁRIA

DIÁRIA


MAÇÃO PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

PROGRA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

ÇÃO

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

AÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

DIÁRIA

ÁRIA

PRO DIÁRIA DIÁR PROGRA

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

ÃO

DIÁRIA

RIA

DIÁRIA

ÁRIA

MAÇÃO

RAMAÇÃO

ÁRIA PRIMEIRO DIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁ

PROGRA

DIÁRIA

PROGR

PROGRAMAÇÃO

ÃO PROGRAMAÇÃO 01/04

PROGR


PRIMEIRO DIA - 01/04

08h

CREDENCIAMENTO Local: Escola Municipal Governador Carlos Lacerda (Para todos os encontristas do evento)

14h

MESA REGIONAL: BUSCANDO RELÍQUIAS Local: Escola de Arquitetura da UFMG O Relicário foi construído levando em consideração os nove eventos anteriores que aconteceram em nossa regional durante esses anos. Buscamos, então, resgatar as mais preciosas das relíquias de cada um desse encontros e trazer para os dias de hoje, para juntos transformarmos o 10º Encontro Regional de Estudantes de Design da Regional CO/MG. A mesa conta com a participação de membros das Comissões dos eventos anteriores para contarem um pouco da experiência e importância na organização do evento e debater sobre o cenário regional do design que vêm se transformando nesse período.

15h

PLENÁRIA INICIAL: CONHECENDO O RELICÁRIO Local: Escola de Arquitetura da UFMG A abertura oficial do Relicário é o momento de apresentação da CORDe e das características do evento. Também vamos falar dos avisos importantes para que o Encontro seja construído, por todos, da melhor forma possível.


PRIMEIRO DIA - 01/04

17h

REPENTINA: PRE-PARA! Local: A ser divulgado pela CORDe no dia E se de repente estiver no instante de agregar o seu valor ao Relicário? Após conhecer a CORDe, esse é o momento de interagir com os outros encontristas, conhecer culturas e diferentes ideias. Quebre o gelo e abra seu relicário para alguém! Mais detalhes sobre essa atividade serão passados durante as explicações da plenária inicial.


PROGR

IA

DIÁRIA

GRAMAÇÃO

DIÁRIA PROGRAM DIÁR

ÃO PROGRAMAÇÃO

ROGRAMAÇÃ PROGRAMAÇÃO

RIA

DIÁRIA

PROGRAMAÇ

DIÁRIA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁ

DIÁRIA

PROGR

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAM

PROG

PROGRAMAÇÃ PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

DIÁRI

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃ

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAMAÇÃO

MAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA DIÁRI PROGRAMAÇÃ

GRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

RIA

DIÁRIA

DIÁRIA


MAÇÃO PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

PROGRA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

ÇÃO

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

AÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

DIÁRIA

ÁRIA

PRO DIÁRIA DIÁR PROGRA

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

ÃO

DIÁRIA

RIA

DIÁRIA

ÁRIA

MAÇÃO

RAMAÇÃO

ÁRIA SEGUNDO DIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁ

PROGRA

DIÁRIA

PROGR

PROGRAMAÇÃO

ÃO PROGRAMAÇÃO 02/04

PROGR


SEGUNDO DIA - 02/04

09h

OFICINAS Local: Escola de Arquitetura da UFMG LABORATÓRIO DE IDENTIDADE Alexandre Figueiredo Lopes A partir da ferramenta e da ideologia do metaprojeto/ metadesign, será ensinado como fazer uma marca para que seja muito mais que apenas mais uma marca. TEMÁTICA: Gestão de Marca ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 4 horas SALA: 318

MARMORIZAÇÃO 1000º Érico Ricardo de Oliveira Moraes Cornélio O papel marmorizado é um craft utilizado a centenas de anos e em diversas culturas, para adornar livros, caixas, relicários e outros objetos. Ao aprender mais uma técnica de impressão, o encontrista estará aumentando suas possibilidades criativas. TEMÁTICA: Ilustração ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 4 horas SALA: 318

INICIAÇÃO EM AQUARELA Raquel Alves Leite Costa A oficina traz técnicas básicas para a iniciação do encontrista com a aquarela sendo mais uma ferramenta possível de usar no seu processo de trabalho. TEMÁTICA: Artes e Pintura ATÉ 10 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 4 horas SALA: 318


SEGUNDO DIA - 02/04

09h

INTERFACE: Do aplicativo a web Deivid Santos Oliveira A oficina tem por base teoria e desenvolvimento de interfaces para usuários. Sejam eles de plataforma móbile ou para web. A ideia da oficina é abordar a prática do desenvolvimento de interfaces, experiência do usuário, usabilidade, dicas de desenvolvimento e marketing. Desde o briefing até sua concepção. E demonstrar a rotina de um escritório digital. TEMÁTICA: Design Gráfico ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 3 horas SALA: 318

LUMINÁRIA DE FLOCOS DE NEVE Taísa Helena Ferreira Ribeiro A oficina propõe a criação de objetos que irão desenvolver habilidades até então desconhecidas pelos encontristas. Assim como o Relicário, a oficina quer entrelaçar experiências, criando um momento de aprendizado que possa ser lembrado com carinho por muito tempo. TEMÁTICA: Mobiliário ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 4 horas SALA: 318

COSTURANDO MEU PRIMEIRO CADERNINHO Úrsula Marani Alves O caderninho artesanal e costurado pelo encontrista é uma relíquia que poderá ser feita no Relicário. Ali ele poderá registrar sua experiência no evento e todas as memórias, emoções que construirá.


SEGUNDO DIA - 02/04

09h

TEMÁTICA: Artesanato ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 4 horas SALA: 318

BAÚ DE PERSONAGENS E HISTÓRIAS Francisco Carlos Carneiro da Cruz Filho A imaginação é o maior tesouro que temos e, ela pode nos levar a lugares jamais vistos antes. A proposta é trabalhar bastante esse lado criativo com os participantes, relembrando e transformando seus pensamentos. TEMÁTICA: Ilustração ATÉ 40 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 3 horas SALA: 318

10h

BAZAR Local: Escola de Arquitetura da UFMG

10h30

CASES Local: Escola de Arquitetura da UFMG MAPOLA Design de Moda Caroline Pagnan e Andréia Salvan apresentarão um case a respeito de moda e empreendedorismo da Mapoula, uma marca de acessórios de moda. Mãe e filha utilizam os conhecimentos de design de moda, joias e design de produtos como ingredientes para materializar cores, formas e texturas das diversas culturas nas peças de acessórios produzidas. As características de aprender e buscar, explorando de diversas formas, para depois transformar e emocionar, com certeza se assemelham com o que estamos construindo para o nosso Relicário. ATÉ 30 PARTICIPANTES

SALA: 318


SEGUNDO DIA - 02/04

10h30

GAMBIOLOGIA Artes e design Gambiologia é a “Ciência da Gambiarra”. É pesquisar como a tradição brasileira de adaptar, encontrar soluções simples e criativas para pequenos problemas cotidianos pode ser aplicada hoje, no contexto da arte eletrônica. Gambiologia é também o nome adotado por um trio de artistas de Belo Horizonte – Fred Paulino, Lucas Mafra e Ganso que apresentarão seu trabalho relacionado às artes e design. Inspirados nessas ideias citadas, eles criam artefatos multifuncionais que podem ser reconhecidos como eletrônicos ou objetos decorativos. ATÉ 30 PARTICIPANTES

SALA: 318

@BSURDA Design de Serviços e Produção A @absurda é hoje uma das melhores festas da capital mineira. Com 4 anos e quase 100 edições, foi na contramão das festas em BH, sem patrocínio e sem uma casa fixa. De festa, virou produtora e rodou por alguns estados com sua trupe e levando cachaça mineira para Salvador, Brasília, Maringá, São Paulo, São Luís, Vitoria. ATÉ 30 PARTICIPANTES

14h

SALA: 318

SEPA-REDONDA Local: Escola de Arquitetura da UFMG CASA DE CULTURA HILDA FURACÃO Priscila Bruna Medeiros Ferreira


SEGUNDO DIA - 02/04

14h

A pesquisa apresentada propõe a discussão sobre a atuação do designer de ambientes como um articulador entre a valorização do território e patrimônio belohorizontino e a movimentação cultural da capital mineira. CONVIDADO: Paula Glória Professora do curso de Design de Ambientes da Escola de Design (ED) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e mestranda do Programa de PósGraduação em Design da mesma instituição.  ATÉ 25 PARTICIPANTES

SALA: 318

HORIZONTE CULTURAL Paulo Fernandes Daniel Um aplicativo para facilitar a ida aos espaços culturais da capital e região metropolitana. SAIDEIRA - Design de Interação para a boemia Marcello Caetano Com base na cidade de Belo Horizonte, foi feito o estudo de uma interface interativa que pudesse auxiliar os usuários a dividir a conta em bares e restaurantes de forma mais fácil e que trouxesse um benefício para todo o ecossistema boêmio (bares/cidade/consumidores). CONVIDADO: Breno Pessoa ATÉ 25 PARTICIPANTES

14h

SALA: 318

OFICINAS Local: Escola de Arquitetura da UFMG


SEGUNDO DIA - 02/04

14h

OFICINA DE TECELAGEM: Confecção de Ojos de Díos Huichol Camila Oliveira Guimarães Rocha O Ojo de Díos é um símbolo da cultura Huichol (wixárikas), entre outros povos da America Latina . É utilizado principalmente como instrumento religioso de proteção ou elemento decorativo. Nessa oficina, será ensinada a técnica de confecção desse objeto. TEMÁTICA: Artesanato ATÉ 12 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 2 horas SALA: 318

RETRATOS 101 Augusto Sephas Carvalho Lopes Roberto Pais Fotografar é recordar. Cada uma das fotografias produzidas são, por si só, o registro e a relíquia de uma pequena parte do evento que não vai se apagar da memória de cada encontrista que participar. TEMÁTICA: Fotografia ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: Até 2 horas SALA: 318

COLA PEN + CALIGRAFIA: Da Ferramenta a Escrita Oliver Tarzis Cardozo Além de a própria técnica caligráfica ser uma relíquia moderna que ganha novamente cada vez mais popularidade, a pena criada na oficina pode ser levada pelo encontrista, configurando-se como uma relíquia pessoal de evento ou do próprio contato inicial com a arte da caligrafia. TEMÁTICA: Caligrafia ATÉ 30 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 4 horas SALA: 318


SEGUNDO DIA - 02/04

14h

OFICINA DE PINHOLE Fernanda Serra Gondim A oficina de Pinhole serve exatamente para construção de máquinas fotográficas com o intuito de registrar os acontecimentos durante o evento e dessa forma, as fotografias reveladas se tornarão uma espécie de relíquia do evento. TEMÁTICA: Fotografia ATÉ 20 PARTICIPANTES

14h

DURAÇÂO: Até 2 horas SALA: 318

WORKSHOP Local: Escola de Arquitetura da UFMG VIES DESIGN Design de ambientes para espaços de moda No workshop serão destacados conceitos e técnicas de Design e Visual Merchandising aplicados a pontos de venda, destacando a exposição de produtos, iluminação, aspectos visuais e sensoriais, elaboração de layout, análise de fluxo e princípios ergonômicos. DURAÇÃO: 4 horas ATÉ 30 PARTICIPANTES

SALA: 318

ESTUDIO DERIVA Saber o que perguntar: Elaboração de entrevistas aplicadas a projetos de Design A pesquisa é um instrumento útil para o design, principalmente quando feita com pessoas. É a partir dela que descobrimos nossos públicos, suas opiniões e desejos, podemos identificar tendências,


SEGUNDO DIA - 02/04

14h

mapear contextos socioculturais, entre outras tantas informações essenciais para projetos na área. Neste workshop vamos apresentar técnicas fundamentais de entrevista, um método bastante útil para qualquer investigação com sujeitos. Iremos desde o questionário, método quantitativo, até entrevistas não estruturadas e outras técnicas qualitativas. DURAÇÃO: 4 horas ATÉ 30 PARTICIPANTES

16h

SALA: 318

PALESTRA Local: Escola de Arquitetura da UFMG RAFAEL MAIA Design e Multidisciplinaridade Relacionando gestão, processos de criação e parcerias no design, no Relicário, Rafael Maia ministrará uma palestra que parte do princípio que as atividades de um designer necessitam das outras áreas do conhecimento para se concretizarem. Além de apresentar projetos realizados em parceria com outros profissionais, Rafael irá explicar sobre o processo de cada um e o quanto a multidisciplinaridade afetou os resultados e a percepção.   DURAÇÃO: 2 horas ATÉ 60 PARTICIPANTES

SALA: 200


SEGUNDO DIA - 02/04

16h30

MESA DE DEBATE Local: Escola de Arquitetura da UFMG FORMEI. E AGORA? Interdisciplinaridade  DURAÇÃO: 1 hora e meia ATÉ 60 PARTICIPANTES

18h

SALA: 200

PALESTRA Local: Escola de Arquitetura da UFMG GUSTAVO GRECO Design Gráfico Gustavo Greco é fundador e diretor de criação da Greco Design. Atua como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – PUC MG e também é diretor da ABEDESIGN. Além disso, foi jurado na categoria de Design no Festival de Cannes (2013), no Prêmio Lusos (2013), na 10a Bienal Brasileira de Design Gráfico (2012), no Festival El Ojo de Iberoamerica (nas edições de 2013 e 2011) e iF Concept Award (2013). DURAÇÃO: 2 horas ATÉ 100 PARTICIPANTES

AUDITÓRIO


21h

DESIGN DE BUTECO Local: Escola Municipal Governador Carlos Lacerda É a hora da prosa! O “design de buteco” é um espaço destinado para trocas de experiências entre os encontristas. Além de conversas a respeito do que foi vivenciado durante as atividades, o espaço é destinado para que as Relíquias de Evento (selecionadas no edital) promovam uma dinâmica ou mesmo uma interação com os encontristas, fortalecendo assim a proposta e a regional em questão.


SEGUNDO DIA - 02/04

23h

FESTA – MESS UP – Relíquias da Internet LOCAL: Mercado das Borboletas Em nossa primeira festa queremos trazer para o Mercado das Borboletas uma mistura dos tempos passados, das sensações nostálgicas que o inicio da internet nos trás. Vamos abrir os relicários da internet: gifs bizarros, emoticons hilários do MSN, números decorados do ICQ, depoimentos afetuosos do orkut, conexão discada! Para construção de tal festa é essencial que busquemos juntos essas relíquias, então venham de fantasias! Fantasie-se como quiser. Vale tudo! Remexer o orkut, Memes de ontem, giffs famosos, web celebridades ou qualquer coisa que tenha marcado a internet! A ideia é construir um ambiente interativo e diverso, como propõe a rede virtual, sacudir as estruturas do mercado das borboletas, dançar até o chão e, assim, misturar e transformar toda essa energia nostálgica em novas emoções!


PROGR

IA

DIÁRIA

GRAMAÇÃO

DIÁRIA PROGRAM DIÁR

O PROGRAMAÇÃO

ROGRAMAÇÃ PROGRAMAÇÃO

RIA

DIÁRIA

PROGRAMAÇ

DIÁRIA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁ

DIÁRIA

PROGR

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAM

PROG

PROGRAMAÇÃ PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

DIÁRI

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃ

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAMAÇÃO

MAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA DIÁRI PROGRAMAÇÃ

GRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

RIA

DIÁRIA

DIÁRIA


MAÇÃO PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

PROGRA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

ÇÃO

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

AÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

DIÁRIA

ÁRIA

PRO DIÁRIA DIÁR PROGRA

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

ÃO

DIÁRIA

RIA

DIÁRIA

ÁRIA

MAÇÃO

RAMAÇÃO

ÁRIA TERCEIRO DIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁ

PROGRA

DIÁRIA

PROGR

PROGRAMAÇÃO

ÃO PROGRAMAÇÃO 03/04

PROGR


TERCEIRO DIA - 03/04

10h

BAZAR Local: Escola de Arquitetura da UFMG

10h

PALESTRA LOCAL: Escola de Arquitetura da UFMG DENISE ELER Design Thinking Denise Eler é consultora de empresas e instrutora em questões de inovação, design thinking e sensemaking. No Relicário ela ministrará a palestra “Todos querem pensar como um designer. Mas como um designer pensa? ” explorando o conceito de Design Thinking sob a perspectiva do Design e do Business, explicitando assim, as lacunas que precisam ser preenchidas para que o designer ocupe papeis mais estratégicos nas organizações. DURAÇÃO: 2 horas ATÉ 100 PARTICIPANTES

10h

AUDITÓRIO

SEPA-REDONDA Local: Escola de Arquitetura da UFMG caliGRÁFOS Brenner Oliveira Guerra caliGráficos é um projeto que busca criar uma interface onde o conteúdo de caligrafia é exposto sobre a forma de infográfico, para proporcionar uma melhor experiência de aprendizado. CONVIDADO: Tiago Lopo Tiago Lopo atualmente é consultor de design do Grupo


TERCEIRO DIA - 03/04

10h

FIAT Chrysler, ilustrador, sócio fundador das empresas, Lethos - Experience Design que atua no segmento de Design e TI e Mudéjar, focada em Design de superfície e azulejaria personalizada. É graduado em Design Gráfico, com MBA em Gestão de Mídias Sociais e especialização em MKT Digital. CONVIDADO: Felipe Ambrósio Felipe Ambrosio é Designer Gráfico e ilustrador, 27 anos, formado pela UEMG. Foi sócio do Estúdio Cabrones e da agência digital Mais de Um. Trabalhou já na área da publicidade, design gráfico (print, embalagem), desenvolvimento de brinquedos e criação de conteúdo para blog de moda (Chata de Galocha) e mídias sociais. ATÉ 25 PARTICIPANTES

SALA: 318

SEINTEGRA 2013! – Semana Integrada de Design de Goiânia Igor Oliveira Augstroze Aguiar Os Centros Acadêmicos de design de Goiânia propuseram a realização de uma Semana Integrada de Design para os acadêmicos, visando tanto a recepção dos recém-ingressos (calouros) nas universidades como a participação de acadêmicos veteranos, promovendo integração entre áreas do design, faculdades, alunos e profissionais. ATÉ 25 PARTICIPANTES

SALA: 318

“CÉU DE NITROGÊNIO” Flagship Store da marca sueca Minki

Luísa Fernandes Ganzarolli de Oliveira Céu de Nitrogênio é o projeto de uma loja da marca


TERCEIRO DIA - 03/04

10h

sueca Monki, que combina cenografia comercial, design de ambientes e visuais merchandisings. A loja de roupas e acessórios femininos, idealizada no Brasil, tem como público alvo jovens e adolescentes belo-horizontinas, que valorizam roupas com personalidade e que estejam inseridas em um ambiente diferenciado. CONVIDADOS: Viés Design ATÉ 25 PARTICIPANTES

10h

SALA: 318

OFICINAS Local: Escola de Arquitetura da UFMG EMBALANDO MEMÓRIAS Taísa Helena Ferreira Ribeiro A oficina propõe a criação de meios físicos que possibilitam que objetos de importância afetiva sejam guardados e mantidos por longos anos. Assim como o Relicário fala do tempo e das memórias que guardamos, os objetos produzidos também se tornam uma lembrança do tempo passado com pessoas diferentes em momentos especiais. TEMÁTICA: Artesanato ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 2 horas SALA: 318

OFICINA MODELAR-TE: Artesanato ecológico de luminárias recicladas Rodrigo Maakaroun Pereira Por meio dessa oficina propõe-se compartilhar novas maneiras de criação sem intervir de forma danosa o meio ambiente e proporcionar às pessoas um diferencial


TERCEIRO DIA - 03/04

10h

no processo de reciclagem. Alem disso é proposto compartilhar os conceitos de luminárias. TEMÁTICA: Artesanato ATÉ 10 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 2 horas SALA: 318

ESTAMPE SUA HISTÓRIA - Estamparia Em Tecido Com Stencil

Izabela Muniz Ambiel A partir da explicação teórica e técnica de estamparia, tanto corrida, quando localizada ao usar stêncil será sugerido que, com base na temática “Sua História”, os participantes pratiquem a confecção das estampas e depois passarão para o tecido. TEMÁTICA: Estamparia ATÉ 10 PARTICIPANTES

10h30

DURAÇÂO: 2 horas SALA: 318

CASES Local: Escola de Arquitetura da UFMG LAB Cenografia  A LAB Design criada em 1999, é reconhecida pela criatividade no desenvolvimento de conceitos e soluções gráficas. Elaboram projetos de embalagem, identidade visual, sinalização, material promocional, editoriais, cenografia, entre outros. ATÉ 20 PARTICIPANTES

SALA: 318


TERCEIRO DIA - 03/04

10h30

ILUSTRÍSSIMA Ilustração e Empreendedorismo A Ilustríssima é uma marca que aproxima o consumidor do universo da ilustração através de inspiradoras canecas ilustradas, eternas companheiras de trabalho, estudo e lazer. Com dezenas de ilustradores em seu catálogo, a marca age como curadora e promovedora de artistas autorais por todo o Brasil. Envolvidos no processo desde a germinação da ideia, o projeto foi extenso e envolveu Estratégia, Naming, Identidade Visual, Design de Embalagem e o Design de Interface da loja virtual. ATÉ 20 PARTICIPANTES

14h

SALA: 318

OFICINAS Local: Escola de Arquitetura da UFMG OFICINA DE CIANOTIPIA Amanda Beatriz Goveia O tom azulado aparente na revelação das fotos faz com que elas se tornem peças com tom nostálgico e as torna extremamente especiais devido ao acaso e aos diferentes resultados adquiridos com a técnica de cianotipia. As fotos reveladas serão fotos do evento, porém, sem efeitos de photoshop, sem tratamentos especiais, apenas o momento como ele é, sob uma alternativa e antiga forma de revelação. TEMÁTICA: Fotografia ATÉ 20 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 2 horas SALA: 318


TERCEIRO DIA - 03/04

14h

seX DESIGN E SiNESTESIA Caio Pompeu do Nascimento Caropreso e Nilton Andrade Bergamini Para ser uma boa relíquia tem que participar com toda a alma do evento, das oficinas, das festas mas principalmente das conversas e interagir muito com as pessoas. Nada melhor do que uma oficina que mexe com seus sentidos para catalizar esse mergulho de corpo e alma no evento! TEMÁTICA: Fotografia ATÉ 40 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 4 horas SALA: 318

EXPLOSÃO CONTROLADA Eduardo da Costa Valério Quagliato Nenhuma maneira melhor de absorver novos conhecimentos e conteúdos do que organizando. Não só organizando os que serão absorvidos, mas também aqueles que já se passaram e que podemos, um dia, precisar buscar. Essa oficina tem como objetivo ensina os participantes a se organizar para o futuro! TEMÁTICA: Gestão de Tempo ATÉ 30 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 3 horas SALA: 318

ATANDO NÓS Leila Rangel da Silva A criação e estudo da Arte Celta cria um diálogo constante do passado com o presente, com origens muito antigas, sagradas, ritualísticas na idade do bronze e presente nas iluminuras medievais, os padrões célticos, seus nós e entrelaces falam de coisas sagradas, ciclos,


TERCEIRO DIA - 03/04

14h

memória, contemplação, estética e ideias de vários momentos que se entrelaçam. Concept e Pattern Design TEMÁTICA: Concept e Pattern Design ATÉ 25 PARTICIPANTES

DURAÇÂO: 4 horas SALA: 318

METODOLOGIA DE CRIAÇÃO SEM DESENHAR Painel Semântico Regiane Pinheiro de Oliveira O painel semântico, aplicado ao projeto de marcas, é uma ferramenta que correlaciona a especificação de cores, formas, texturas e tipografias com as necessidades de comunicação da personalidade e atributos da empresa. TEMÁTICA: Design de Serviços ATÉ 30 PARTICIPANTES

15h

DURAÇÂO: 4 horas SALA: 318

WORKSHOP Local: Escola de Arquitetura da UFMG DESIGN DE EMBALAGENS Marcello Caetano Com base no trabalho desenvolvido na Industria da Imagem, o workshop terá como principal tema o desenvolvimento de tecnicas em relação ao design de embalagens. A Indústria da Imagem busca focar seus esforços no desenvolvimento de embalagens que agreguem valor de excelência aos produtos de seus clientes, como: qualidade visual, comunicação direta com o consumidor, eficiência no uso, durabilidade. O workshop envolver tanto a área de design gráfico como a de produto. DURAÇÃO: 4 horas

ATÉ 40 PARTICIPANTES

SALA: 322


TERCEIRO DIA - 03/04

15h

COLETIVO CENTOPÉIA

Coletivo de Design O Coletivo Centopeia é um espaço plural que nasceu em 2007 com a necessidade de reunir núcleos criativos profissionais que trabalhavam espalhados pela cidade e compartilhavam do ideal de contribuir com novas propostas para o cenário cultural local. Atuando com design gráfico, fotografia, moda, branding, artes visuais, artes gráficas, audiovisual, internet, animação, ilustração, produção e cultura em geral. No Relicário apresentarão a forma de organizção e os trabalhos feitos pelo próprio coletivo de forma prática e dinâmica. DURAÇÃO: 4 horas ATÉ 40 PARTICIPANTES

16h

SALA: 318

CASE Local: Escola de Arquitetura da UFMG PIRRALHOS! Empreendedorismo Após 30 anos de história, o Pirralhos Cabeleireiros (Goiânia/GO) decidiu comemorar com uma nova sede e um modelo de franquias que espalhará por todo o país esta maneira especial de cuidar das crianças. O Monodois foi desafiado a re-descobrir a essência da empresa e traduzi-la em uma nova marca, com um novo posicionamento e uma nova forma de se comunicar com seus clientes afim de prepará-la para esta nova fase. DURAÇÃO: 4 horas ATÉ 40 PARTICIPANTES

SALA: 323 A


TERCEIRO DIA - 03/04

19h

PLENÁRIA FINAL Local: Escola de Arquitetura da UFMG #todoschora É chegada a hora de encerrar o Relicário. Além das Comissões Organizadoras dos outros eventos de design apresentarem brevemente o seus respectivos eventos, é a hora de emocionar! A construção do Relicário passou por momentos diversificados que ficaram na memoria de cada encontrista e principalmente da CORDe. É hora de nós, CORDe Relicário, agradecermos a todos apoios e ajudas que tivemos para a contrução do evento. Cada suor, cada lágrima e principalmente cada sorriso ficarão marcados para sempre! AUDITÓRIO

LEMBRETE: O alojamento estará fechado das 18h30 até o fim da plenária final. Fique atento!

23h

FESTA – FESTA FLORES AO MAR LOCAL: Mercado das Borboletas Na segunda festa do Relicário, convidamos à todos a adentrar num mar de flores e cores! Para realmente aproveitar o presente, são necessárias boas energias recarregadas e como reza a tradição, oferecemos flores ao mar, ao orixá Iemanjá, como ritual de transformação dessas energias. Mas como Minas não tem mar, o jeito é ir pro bar, aproveitar e brindar! Faremos do Mercado das Borboletas o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta. Queremos uma selva de boas energias, com muita sedução e libertinagem! Por isso, para garantir as boas vibes o dress code sugerido é Flores! Pode ser adereço, aquela coroa do carnaval...


PROGR

IA

DIÁRIA

GRAMAÇÃO

DIÁRIA PROGRAM DIÁR

O PROGRAMAÇÃO

ROGRAMAÇÃ PROGRAMAÇÃO

RIA

PROGRAMAÇ

DIÁRIA PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁ

PROG

PROGRAMAÇÃ DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

PROGR

DIÁRIA

DIÁ

PROGRAM

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

DIÁRI

PROGRAMAÇÃ

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA PROGRAMAÇÃO

IÁRIA

DIÁ

PROGRAMAÇ

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

MAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA DIÁRI PROGRAMAÇÃ

GRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

RIA

DIÁRIA

DIÁRIA


MAÇÃO PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

PROGRA PROGRAMAÇÃO

ÁRIA

DIÁRIA

ÇÃO

PROGRAMAÇÃO

DIÁRIA

ÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A

DIÁRIA

ÁRIA

PRO DIÁRIA DIÁR PROGRA

DIÁRIA

PROGRAMAÇÃO

ÃO

DIÁRIA

RIA

DIÁRIA

ÁRIA

MAÇÃO

RAMAÇÃO

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁRIA

DIÁR

PROGRA

DIÁRIA

PROGR

PROGRAMAÇÃO

QUARTO DIA ÃO PROGRAMAÇÃO 04/04

PROGR


QUARTO DIA - 04/04

09h

DESOCUPAR O ALOJAMENTO Local: Escola Municipal Governador Carlos Lacerda O alojamento deverá ser desocupado ATÉ AS 12 HORAS!

10h

VIVÊNCIA Local: Por Belo Horizonte...

13h

DESFILE LOCAL: Mercado das Borboletas Falta a descrição

13h

FESTA – FESTA FLORES A IEMANJA LOCAL: Mercado das Borboletas É chegada a hora de despedir, hora de deixar um pedacinho seu com várias pessoas e levar consigo um bau de diversos pedaços. Mas lembre-se, nosso bau nunca estará fechado. Sempre cabem novos pedaços, novas experiências, novas emoções! Por isso, queremos convidar vocês para abrir a roda, enlarguecer, para ouvir um sambinha de raiz numa tarde deliciosa! Seguindo a construção conceitual das festas, dedicamos o último dia, ao futuro. Nele depositamos as esperanças, os desejos e as expectativas, levando conosco as emoções e aprendizados do passado. “Antes de me despedir Deixo ao sambista mais novo O meu pedido final...”


A CORDe RELICÁRIO Éramos muitos. Um tanto querendo aprender e outro tanto querendo ensinar. Uns calouros; outros veteranos. A CORDe começou com uma equipe formada de pessoas que, em sua maior parte, nunca trabalharam juntos, mas que tinham objetivos semelhantes em comum. Passamos, domingo a domingo, a relacionar-nos para a organização de um novo evento. Com o tempo, os que eram veteranos passam a aprender com os calouros e, juntos, tornamo-nos uma Comissão a fim de construir o Relicário. Um Relicário com a cara de cada um; com o jeitinho mineiro; com as lembranças; com as experiências, até arrisco dizer que com as incertezas. Um Relicário construido com o tempo e aos poucos, moldado com a sabedoria. Um relicário com sorrisos e de amor! Todos passam a fazer parte de uma Comissão e os trabalhos ocupam, em cada membro, um espaço especial. Aos que preferiram construir o encontro de outra forma, não fazendo mais parte da CORDe até o final, saibam que os resultados que temos hoje, com certeza, foram parte do esforço e dedicação de cada um. O Relicário foi formado por todos que ajudaram; todos que queriam fazer esse sonho ocorrer para emocionar cada um dos nossos encontristas. Após muito trabalho, noites sem dormir, conseguimos aprender, transformar e emocionar. Depois de quase um ano juntos, somos uma família! A família Relicário!


Membros da CORDe: André Victor Alves Ramos Ayumi Takizawa Carlos Magno Pereira Fernanda Guimarães de Melo Almeida Hudson Girundi Gomes Karoline Fernanda Rodrigues Lanna de Souza Batista Marianne Caroline Soares Silva Rodolfo Barbosa Bergamaschine Sérgio Siqueira Soraia Cabral Simões Vanessa Cardoso Vilaça William Girundi Gomes


EAGRADECIMENTOS A CORDe Relicário agradece a todos que, direta ou indiretamente, ajudaram no acontecimento do evento. Às pessoas que estiveram junto à Comissão durante diversos momentos, contribuindo com ideias e ajudas, possibilitando assim, a formação de um evento que fique na memória de todos os encontristas. Essas pessoas com certeza já estão presentes em nosso Relicário. Não aprendemos sozinhos, por isso, o apoio de alguns membros que organizaram os outros nove eventos regionais foi essencial para nós. Cada foto, vídeo ou depoimento, tornaram-se relíquias que serão guardadas e poderão ser itens importantes para as próximas Comissões. Agradecemos a todos aqueles que nos passaram um pouquinho de experiência, de conhecimento ou mesmo aqueles que deram um ombro amigo a CORDe. Aqueles que apoiaram, que trabalharam juntos e principalmente a família de cada membro da Comissão que também, de um jeito especial, fez parte da CORDe. Aos amigos do Hostel Collaborate Design por sederam o espaço para imersões, reuniões, tornando assim, parceiros especiais do evento. Aos responváveis em seder o espaço da Escola de Arquitetura da UFMG assim como, aos diretores da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda. Aos organizadores do Mercado das Borboletas por disponibilizarem o espaço e ajudarem nas festas. E, para finalizar, um muito obrigado a cada encontrista que pode fazer do Relicário um evento inesquesível!


APOIOS E PARCEIROS


VERSO


Guia do encontrista versão 1