Page 1

Todos os direitos reservados

Fernanda JordĂŁo Formiga


Esse guia serve de inspiração para você despertar alguns INSIGHTS e tornar seu dia a dia mais produtivo. Serão 24 dias seguidos para você exercitar algumas atividades bem interessantes. Não há como abordar de maneira detalhada todos os tópicos, mas há indicações de links/sites em que você poderá conhecer um pouco mais do tema a ser desenvolvido. A teoria é extremamente importante, e colocar em prática os exercícios propostos no desafio possibilita tornar a teoria viável e útil ao seu dia a dia.

Todos os direitos reservados

O objetivo principal desse workbook é favorecer o despertar de INSIGHTS para que você consiga ter clareza dos primeiros passos para um dia a dia produtivo com resultados eficazes. Sugiro que você faça o desafio de maneira contínua do 1º ao 24º dia. Caso não consiga, está tudo ok. Continue de onde parou. Você pode repetir novamente quando finalizar os 24 dias. Eu espero que você conheça algumas estratégias para lidar com as situações do cotidiano. Além disso, você escolhe o que fica mais interessante agregar na sua dinâmica pessoal.

Fernanda Jordão Formiga


INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva: COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE TE FORNECE ENERGIA PARA ACORDAR PELA MANHÃ?

O QUE VAI ME TRAZER MAIS ENERGIA PARA O MEU DIA?

_____________________________________________

_____________________________________________ _____________________________________________

A autoconsciência (self-awareness) é desenvolvida durante a construção de vida de suma pessoa. É um olhar para dentro de si mesmo (a) e investigar seu ser, o que sente, o que pensa, o que faz e o que tem, nas virtudes e nas dificuldades. O primeiro dia do desafio de 24 dias envolve uma busca para entender o que lhe fornece ENERGIA para tomar as decisões e executar as tarefas que você está envolvido (a) no seu dia a dia.

O QUE POSSO FAZER HOJE QUE DEIXARÁ MEU DIA INCRÍVEL? _____________________________________________ _____________________________________________

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

EXERCÍCIOS ATIVADORES:

PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO, E FAÇA UMA LISTA DE SUAS QUALIDADES E DE SUAS DIFICULDADES PESSOAIS.

DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL!

SIGA COM SEU DIA.

Ao despertar, respire por 7 vezes, profundamente para que melhore a oxigenação do seu cérebro. Preste atenção ao movimento da sua respiração. Depois, espreguice, alongue os braços e pernas, movimente-se para ativar seus músculos. Avise ao seu corpo que o dia começou. Sorria, mesmo que você não queira verdadeiramente. Se você repertir mais vezes, o seu cérebro vai começar a processar essa informação como verdadeira. Assista o vídeo da Amy Cuddy, no TED Talks: https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body _language_shapes_who_you_are?language=pt-br Objetivo: permitir a circulação da testosterona (hormônio masculino e feminino responsável por fornecer energia), elevando-a e diminuindo a ação do cortisol (o excesso de cortisol pode levar ao estresse) logo pela manhã, hormônios que melhoram o estado de humor, elevando os aspectos positivos da energia física para aproveitar melhor o dia.

Todos os direitos reservados

Após fazer a relação de todas as atividades que vieram em sua mente. Guarde sua lista para que possamos trabalhar nela nos dias seguintes, certo?

Cada dia dos desafios vão se inteligar ao longo dos 24 dias.

“A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você precisa se manter em movimento.”

Fernanda Jordão Formiga

Albert Einstein


propósito, de que a gratidão é uma forma de se estar contente com o que se é, faz e tem, com o momento presente.

INSIGHTS INCOMUNS: COLOQUE EM UMA PALAVRA: COMO VOCÊ CONSEGUE PERCEBER SUA VIDA ATUAL?

Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

____________________________________________ COMO VOCÊ REALIZA AS ATIVIDADES DO SEU DIA? O segundo dia do desafio de 7 dias envolve a sua percepção e como você vivencia suas atividades. Como você percebe o ambiente ao seu redor, as interações pessoais seja em casa, como também em um grupo de pessoas ou mesmo no seu ambiente de trabalho. Quando abordamos nossa autopercepção, estamos direcionando nossa atenção para os nossos sentidos: visão, audição, olfato, gustação e sensibilidade tátil (toque cinestésico). Absorvemos as coisas ao nosso redor porque vemos, ouvimos, sentimos o sabor, ouvimos e sentimos na pele.

_____________________________________________ _____________________________________________

EXERCÍCIOS ATIVADORES:

APÓS FAZER A LISTA COM OS 24 AGRADECIMENTOS. VOCÊ SEPARARÁ UM POTE/FRASCO/CAIXA TRANSPARENTE. NESSES 24 DIAS, VOCÊ ANOTARÁ EM UM PAPEL UM AGRADECIMENTO DA SUA LISTA DE GRATIDÃO E COLOCARÁ NO POTE.

Continue com o exercício de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL. Você continuará a utilizar esse exercício ativador para melhorar suas conexões dentro do cérebro, oxigenando cada célula e melhorando a respiração.

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA QUE MEU DIA COMECE A SER MAIS PRODUTIVO? _____________________________________________ _____________________________________________

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

IMPORTANTE: Coloque a data de início do exercício.

POTE DE GRATIDÃO Agora, você escrever em um papel, caderno, ou agenda, os vinte (24) agradecimentos do que já conquistou até aqui. Podem ser agradecimentos de várias situações da construção de sua vida, pela saúde, pelas pessoas que ama, etc. Exemplo: “Eu agradeço agradeço pela vida”...

pelo

sol”,

“Eu

IMPORTANTE: Sempre comece com “eu agradeço...”.

Você pode convidar outras pessoas para compartilhar do exercício, em família/amigos sempre é mais divertido!

Quando o pote estiver cheio ou quando terminar o desafio de 24 dias, você pode programar uma data para um lanche especial e ler as gratidões como achar mais interessante.

Objetivo: permitir a circulação e utilização de hormônios responsáveis pelo bem-estar como serotonina e dopamina, e fornecem uma sensação de dever cumprido e celebração pelo dia. Também possibilita um senso de

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga


INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

COLOQUE EM UMA PALAVRA: NA SUA OPINIÃO, O QUE SERIA UM DIA FELIZ? _____________________________________________

A autogestão emocional está alinhada com os estudos de Daniel Goleman, sobre Inteligência Emocional. Nesses estudos, buscam-se mostrar que somos responsáveis pelo que vemos, ouvimos, transmitimos, absorvemos das nossas interações sociais (relacionamentos), do ambiente; e que precisamos lidar com nossas emoções. O terceiro dia do desafio de 24 dias envolve o seu estado emocional. O que pode desencadear algum sentimento de raiva, medo, tristeza, nojo ou alegria no nosso dia a dia? Como podemos processar esses sentimentos e gerir melhor nossas respostas às essas emoções?

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL e alimente o seu POTE DE GRATIDÃO.

QUAIS OS SENTIMENTOS DE UMA PESSOA QUE VOCÊ CONSIDERA PRODUTIVA? _____________________________________________ _____________________________________________

O QUE VOCÊ PODE FAZER USUFRUIR PARA TER SENTIMENTOS PARA TORNAR SEU DIA A DIA MAIS PRODUTIVO? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

Há certa diferença entre emoções e sentimentos. Emoções são sensações de que acontecem em nossas interações com o meio e as pessoas/afetos, e podem ser disparadas pelo Sistema Nervoso Autônomo (SNA), como frio na barriga, mãos gelas, taquicardia, coração disparando, etc. Os sentimentos já recebem um toque à mais das nossas áreas cognitivas (dos nossos pensamentos e crenças), por isso são mais elaborados, então colocamos os nomes de raiva, angústica, mágoa, saudade, alegria, satisfação, e muitos outros sentimentos.

DIÁRIO DE EMOÇÕES Nesse exercício, você vai monitorar seu estado emocional. Para isso, você anotará em seu calendário virtual (celular/computador) ou agenda comum como você está emocionalmente. Interessante lembrar que essa anotação é livre, anote apenas o sentimento que envolve o seu dia. O objetivo é que você comece a dar atenção aos sentimentos que você gera durante o dia. Existe aplicativos gratuitos em celular que ajudam nessas anotações, como: Daylio.

Todos os direitos reservados

Por isso, continue os passos e persista nas atividades. Ao fim dos 24 dias, todas as peças se juntarão e forcecerão as estratégias para conduzir seus projetos.

“Assuma o controle das suas emoções mais consistentes e comece consciente e deliberadamente a remodelar a sua experiência diária de vida.”

Fernanda Jordão Formiga

Antony Robbins


Objetivo: possibilita a visualização da aquisição de bens materiais, de que é possível economizar dinheiro, e uma sensação de conquista e autocontrole financeiro; além de estabelecer estratégias disciplinares em relação ao dinheiro.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE SERIA DISCIPLINA PARA VOCÊ? _____________________________________________

A autodisciplina é você fazer o que precisa ser feito, mesmo sem vontade alguma. É você repetir determinada ação, atividade, tarefa de maneira contínua, em direção ao resultado que se quer ter. A autodisciplina não é algo que se tem, mas sim, algo que se utiliza. Ou seja, são as estratégias dinâmicas e constantes para alcançar determinado resultado. O quarto dia envolve os momentos que você agiu de maneira disciplinada. Como assim? Em algum momento da sua vida, você apresentou respostas que envolvem disciplina. Seja em relação a algum comportamento ou ação, concorda? Ou se isso não aconteceu, imagine como seria uma pessoa disciplinada na sua opinião? Quem vem em sua mente?

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO e DIÁRIO DE EMOÇÕES. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

POTE DA SORTE Separe um pote/vasilha com tampa para depositar um valor monetário diário. Registre o valor e data de abertura do pote. Você decide o que fazer com o valor acumulado. Você pode fazer esse exercício em família, para influenciar a economia e conquista. Registre os valores para manter o acompanhamento.

Todos os direitos reservados

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

COMO SERIA UMA PESSOA DISCIPLINADA NA SUA OPINIÃO? _____________________________________________ _____________________________________________ A PARTIR DE COMO VOCÊ IMAGINA UMA PESSOA BASTANTE DISCIPLINADA, COMO APLICAR AS MESMAS ESTRATÉGIAS EM SEU DIA A DIA? O QUE VOCÊ PODERIA FAZER? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

ESCOLHA UMA ÚNICA TAREFA SIMPLES QUE VOCÊ POSSA FAZER DIARIAMENTE E QUE NÃO CAUSE MUITO ESFORÇO. PARA COMEÇAR A DESENVOLVER A DISCIPLINA, PODE SER ALGO QUE SE MANTENHA EM SUA ROTINA. Exemplo: Arrumar a cama, fazer alongamento pela manhã, tomar 300ml de água em jejum.

Quando a atividade que você estabeleceu para desenvolver a sua disciplina entrar em um ciclo de rotinas. Você pode estabelecer outras atividades de média e alta complexidade. O importante é a constância!

Por isso, aguarde até o próximo desafio!

Fernanda Jordão Formiga


neuroquímicos como serotonina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar e satisfação pessoal.

INSIGHTS INCOMUNS:

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE TE MOVE?

Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

_____________________________________________

A automotivação advém do latim movere, que significa movimento. Ou seja, você estabelecer um movimento interno. Na veradde, o que faz você levantar pela manhã e ser quem você é, fazer as atividades que você faz e ter resultados através do seu conhecimento e prática. Assistam o vídeo de Dan Pink, no TED Talks: https://www.youtube.com/watch?v=rrkrvAUbU9Y&f eature=emb_title

A verdade, é que ninguém motiva ninguém. A motivação é mais um recurso interno, as pessoas podem influenciar as outras, mas a motivação, o movimento é muito pessoal. O quinto dia do desafio de 24 dias envolve os motivos que você tem para ser a pessoa que é, sente, pensa, faz e acontece.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES e POTE DA SORTE. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

CELEBRAR Esse é muito simples. Quando você finalizar uma tarefa que demandava muito esforço, energia e que estava desafiadora para finalizar, você vai vibrar por ter terminado. Você vai falar para si mesmo (a): “Eu consegui!”, “Terminei!”, etc. Incentive-se sempre nas pequenas conquistas.

QUAL (IS) O (S) MOTIVO (S) QUE VOCÊ TEM PARA ACORDAR PELA MANHÃ? _____________________________________________ _____________________________________________

QUAL É O COMBUSTÍVEL QUE ACELERA SUA AUTOMOTIVAÇÃO? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

FAZER O QUE AMAMOS É UMA MARAVILHA. FAZER ALGO QUE NÃO ESTAMOS COM MUITA VONTADE, PODE SER UM DESAFIO. POR ESSA RAZÃO E OUTRAS TANTAS, PRECISAMOS DA AUTOMOTIVAÇÃO. ESCOLHA UMA PEQUENA ATIVIDADE DESAFIADORA E, APÓS A CONCLUSÃO DESSA ATIVIDADE, CELEBRE IMEDIATAMENTE. QUALQUER QUE SEJA O DESAFIO, PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE, CELEBRE SEMPRE AS MÍNIMAS CONQUISTAS.

Por isso, coloque isso como um exercício frequente no seu dia a dia. Informe ao seu cérebro que está no controle e no andamento da sua produtividade pessoal e profissional.

“A automotivação preventiva é como um gerador, quando a energia cai e a luz acaba, ela entra em ação para sustentar sua força.”

Objetivo: quando celebramos as pequenas conquistas, estamos estimulando a circulação de compostos

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Fagner Gouveia


Objetivo: promove o foco, a concentração e a percepção da autoconsciência, melhora a oxigenação cerebral e do corpo, permite a circulação de dopamina (hormônio do amor e satisfação) e redução da adrenalina (hormônio do alerta e estresse) circulante.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE PODE FIRMAR O SEU FOCO PARA CONDUZIR MELHOR SUAS TAREFAS?

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

_____________________________________________

O sexto dia do desafio de 24 dias envolve as estratégias que vão direcionar o seu foco em ser uma pessoa produtiva, a conseguir realizar suas tarefas naquele determinado tempo, dia, semana, mês, e até mesmo, semestre e ano!

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES e POTE DA SORTE. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

Uma maneira de estabelecer o foco diante de tanta demanda e distração, você precisa estar presente, sentir-se com a cabeça centrada. Por exemplo, se você está no trabalho, abrace as atividades do trabalho; se você está em casa, priorize as atividades de casa. Não adianta ficar no trabalho, pensando nas atividades domésticas que precisa realizar quando chegar em casa. Simples, trabalhe a sua presença.

O QUE VOCÊ ESPERA DAQUI A 3 SEMANAS, UM MÊS OU MESMO TRIMESTRE EM RELAÇÃO A SUA PRODUTIVIDADE PESSOAL? _____________________________________________ _____________________________________________

COMO VOCÊ SE VÊ DAQUI A 3 SEMANAS, UM MÊS OU MESMO 3 MESES, QUANDO CONTINUAR A COLOCAR AS ESTRATÉGIAS EM PRÁTICA? QUAL A IMAGEM QUE APARECE PARA VOCÊ? _____________________________________________ _____________________________________________

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

VOCÊ ACABOU DE ESTABELECER UMA IMAGEM MENTAL QUANDO SE VISUALIZOU DAQUI A 3 SEMANAS, UM MÊS OU TRIMESTRE E A DESCREVEU NO EXERCÍCIO ANTERIOR. POR TAL MOTIVO, PEGUE UM PAPEL EM BRANCO E FAÇA UM DESENHO DE COMO VOCÊ VAI TRABALHAR SUA PRODUTIVIDADE E TER TEMPO LIVRE!!!

ATENÇÃO PLENA OU MINDFULNESS Sente-se de maneira confortável, respire fundo e APENAS, concentre-se na entrada e saída de ar dos seus pulmões. Se vier algum pensamento ou situações em sua mente, livrese desse pensamento ou situação de agitação da mente. Você pode começar com 1-5 minutos que já possibilita a oxigenação do seu cérebro e transmite uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Todos os direitos reservados

Quando desenhamos, estabelecemos conexões em nosso cérebro que reforça as informações que tanto trabalhamos nesses dias. Não pule etapa, faça o desenho e o deixe em um local visível (geladeira, agenda, etc) para você se conectar à sua missão de ser uma pessoa produtiva e com tempo livre!

Fernanda Jordão Formiga


INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva: COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE VOCÊ COMUNICA QUANDO ACORDA PELA MANHÃ? ____________________________________________

O sétimo dia do desafio de 24 dias envolve a forma como comunicamos nossa maneira de falar, sentir e agir em relação às nossas atividades e em nossas interações pessoais (relacionamentos).

O QUE POSSO FAZER PARA DEIXAR MEU DIA MAIS PRODUTIVO, FELIZ E SAUDÁVEL? _____________________________________________ _____________________________________________

O QUE VAI FAZER MEU DIA CONTINUAR PRODUTIVO E EU ME SENTIR SATISFEITO (A)? _____________________________________________ _____________________________________________

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES e POTE DA SORTE. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

MÉRITO 3/3 Esse exercício consiste em elogiar as pessoas que fazem parte do seu ambiente familiar (família e amigos) e do ambiente profissional. Para que seja válido e produtivo, deve ser feito com respeito, sem brincadeiras ao olhar para a pessoa e tecer um elogio puro, sincero e simples. Qualquer pessoa possui algo a ser elogiado, mesmo se sua relação com essa pessoa estiver abalada. O termo 3/3 significa que diariamente, você elogiará 3 pessoas no ambiente familiar e 3 pessoas no ambiente profissional. Esteja em alerta, pois quando mais difícil for elogiar as pessoas, maior será o seu ganho neural (inteligência emocional e novas conexões sinápticas dentro do seu cérebro) e maior será sua necessidade de constância no exercício. Objetivo: permitir a circulação da ocitocina e estímulo da dopamina, hormônios que melhoram o estado de humor, elevando os aspectos positivos do relacionamento pessoal e interpessoal. Espalhar o bem, sem perguntar a quem.

Todos os direitos reservados

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

AGORA, VAMOS TRABALHAR A COMUNICAÇÃO ESCRITA. APÓS FAZER UMA IMAGEM DO QUE VOCÊ PRETENDE ALCANÇAR ATRAVÉS DOS SEUS OBJETIVOS, VAMOS TRABALHAR PONTOS PARA MELHORAR O SEU DIA A DIA.

Esse exercício é algo muito simples. Você fará uma lista das atividades que você tem em mente e que pecisa resolver! Independente se você goste ou não daquela atividade. Inicialmente, eu quero que você faça um DOWNLOAD, ou seja, coloque tudo o que você precisa realizar em 7 ou 15 dias em uma folha de caderno, na agenda, escreva à mão.

Guarde essa lista, pois trabalharemos de maneira gradual e pontual, certo?

“Sua mente é para ter ideias, e não para guardá-las.”

Fernanda Jordão Formiga

David Allen


fazer esse exercício. Caso, você conheça outro livro ou texto para que possa ser aprimorada a sabedoria e os valores humanos, faça a leitura fracionada desse material.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE VOCÊ ACREDITA QUE SEJA UM DIA PRODUTIVO? ________________________________________

O oitavo dia do desafio de 24 dias envolve os valores que você construiu ao longo da sua vida, na infância, adolescência, vida adulta e madura, independente da fase em que vive nesse momento. A partir do momento que você reconhece os valores e crenças que envolve o quanto você pode melhorar a gestão do seu tempo e cronograma, há maior clareza sobre como agir frente a uma situação que lhe tira o foco.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

QUAIS OS VALORES DE UMA PESSOA QUE VOCÊ CONSIDERA PRODUTIVA? _____________________________________________ _____________________________________________

O QUE VOCÊ PODE FAZER USUFRUIR DESSES VALORES PESSOAIS PARA TORNAR SEU DIA A DIA MAIS PRODUTIVO?

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE e MÉRITO 3/3. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

PROVÉRBIOS DO DIA Olha que interessante, se formos buscar o significado da palavra provérbio, as informações que encontramos é que se diz de um ditado curto e de origem popular que resume um conceito moral, de valores, ou mesmo uma norma social. O livro de Provérbios, na Bíblia, é considerado um livro de sabedoria, escrito por Salomão, um rei sábio. São por 31 capítulos, então cada capítulo do livro se relaciona ao dia do mês. Se hoje é dia 3 do mês, você pode praticar a leitura apenas do capítulo 3 de Provérbios. Interessante ressaltar que você sublinhe o trecho ou palavra que mais lhe chamou atenção. Independente de qual seja sua crença religiosa, a leitura de Provérbios traz muita informação de valores humanos. Vale

Todos os direitos reservados

Objetivo: busca intelectual para a sabedoria, com situações que podem permitir uma reflexão sobre ser uma pessoa melhor e produtiva consigo mesmo e com seus relacionamentos.

_____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

DEPOIS DE FAZER A SUA LISTA DE ATIVIDADES PARA OS 7 OU 15 DIAS SENGUINTES, VOCÊ CATEGORIZARÁ CADA ATIVIDADE. *Pagar contas – FINANCEIRA (categoria) *Passar roupas – CASA (categoria) *Entregar relatório – TRABALHO (categoria) Após categorizar de maneira que acredita ser a melhor, estabelecendo seus direcfionamentos. Você pegará uma folha e dividirá em quatro quadrantes, cada quadrante será para cada categoria. E você vai distribuir as atividades nos quadrantres correspondentes. Dê prioridade para as atividades que você verdadeiramente focará no período de 7 ou 15 dias.

Fernanda Jordão Formiga


Após escrever suas DPP, você vai falar em voz alta, a frase inteira (eu sou forte, eu sou feliz, etc). Se você quiser, escolha um local em que as pessoas não fiquem por perto, se tranque no banheiro, importante que você se sinta confiante quando declarar suas frases. COLOQUE EM UMA PALAVRA: QUAL A SUA MELHOR QUALIDADE PARA TORNAR SEU DIA PRODUTIVO? _____________________________________________

Quando conhecemos nossa essência, praticamos o que está em nosso coração, em nosso espírito, em nossos pensamentos. Isso é muito forte. Lembre-se de alguém importante que lhe conferiu um elogio sincero e que você achou que é isso mesmo. Por tal motivo, esse dia do desafio envolve a busca por qualidades e habilidades que você possui para que seja cada vez mais produtivo (a). Eu tenho certeza que você tem esses poderes, pode ser que diante de tantas tarefas, você tenha deixado essa ou outra qualidade de lado.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

O QUE EU FAÇO DE MELHOR PARA TORNAR MEU DIA PRODUTIVO? _____________________________________________ _____________________________________________

QUAIS AS ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR MINHAS DISTRAÇÕES? _____________________________________________ _____________________________________________

Assista o vídeo do André Cintra, no TEDx: https://www.youtube.com/watch?v=d6fQjO6iLv0

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE e MÉRITO 3/3. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

SABE A FOLHA QUADRANTES?

DIVIDIDA

EM

TRABALHO . Entregar relatórios às 10h. (2)

SAÚDE

FINANCEIRA

CASA

. Pagar conta de luz. (1)

. Passar roupas.(3)

QUATRO

. Fazer caminhadas às 8h. (2)

DEFINIDORES POSITIVOS PESSOAIS (DPP) Você vai escrever três características positivas pessoais, suas qualidades para que você consiga tornar o seu dia mais produtivo e fique satisfeito (a) com a sua conquista. Inicialmente, você escreverá as suas três qualidades (aspectos positivos da sua personalidade) logo abaixo:

AGORA VOCÊ COLOCARÁ A PRIORIDADE DE CADA ATIVIDADE DESCRITA: (1) (2) (3) (4) (5)

URGENTE IMPORTANTE NECESSÁRIO DELEGÁVEL PROGRAMÁVEL

Eu sou ____________________________________ Eu sou ____________________________________ Eu sou ____________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga


COMO VOCÊ PODE USUFRUIR DAS COMPETÊNCIAS DE UMA PESSOA PRODUTIVA E POSITIVA NO SEU DIA A DIA? _____________________________________________ _____________________________________________ COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE VOCÊ ACREDITA QUE SEJA UM DIA PRODUTIVO?

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

________________________________________

As competências são um conjunto de habilidades e que podem ser utilizadas para alcançar um objetivo, ou mesmo direcionar uma profissão. Nesse dia do desafio envolve os valores que você construiu ao longo da sua vida, na infância, adolescência, vida adulta e madura, independente da fase em que vive nesse momento. A partir do momento que você reconhece os valores e crenças que envolve o quanto você pode melhorar a gestão do seu tempo e cronograma, há maior clareza sobre como agir frente a uma situação que lhe tira o foco. E os valores e crenças estão interligados às competências pessoais.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3 e DPP. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

AGORA, COM O A DISTRIBUIÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES EM QUADRANTES E CLASSIFICADAS DE ACORDO COM A PRIORIDADE QUE VOCÊ ESTABELECEU. VOCÊ PODE USAR A AGENDA, O CELULAR OU O CADERNO DE ANOTAÇÕES, O QUE VOCÊ PREFERIR. E VAI DISTRIBUIR AS TAREFAS NOS DIAS E HORÁRIOS CORREPONDENTES.

A importância de se distribuir as tarefas em agenda, caderno ou celular, se deve ao fato de fracionar suas atividades em porções de “fácil digestão”. Quando temos muitas atividades, parece que o mundo vai nos engolir.

IMPORTANTÍSSIMO: Evite passar de 7 atividades prioritárias por dia, que são aquelas URGENTES e IMPORTANTES! O cérebro processa melhor até 7 tarefas, se você quiser programar 5 atividades para aquele dia produtivo, fica até melhor, pois se ocorrer algum imprevisto, as coisas fluirão sem tanta loucura.

“O sucesso persiste em três vertentes essenciais: o caráter, a competência e o esforço.”

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

O QUE SERIA UMA PESSOA COMPETENTE EM TER RESULTADOS PRODUTIVOS? _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Fernanda Jordão Formiga


Objetivo: promove a circulação de neurotransmissores e hormônios do bem-estar (dopamina, serotonina) que elevam o estado de satidfação. Facilita a conexão com sua formação pessoal, elencando memórias saudáveis.

INSIGHTS INCOMUNS: COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE VOCÊ ACREDITA QUE AMPLIE SUA CAPACIDADE DE TER MAIS RESULTADOS? _____________________________________________

Quando trabalhamos nos valores que acreditamos ou em nossas construções de costumes, hábitos durante infância, adolescência, vida adulta, estabelecemos alguns padrões de acordo com nossas experiências anteriores. Muitas dessas experiencias ficam gravadas em nossa memória por longos anos, e são elas que traçam a trajetória do nosso dia a dia. Podemos reforçar as lembranças que são positivas e que vão conduzir aos hábitos produtivos.

Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

O QUE VOCÊ ACREDITA QUE PODE LHE CONDUZIR A UMA VIDA MAIS PRODUTIVA? _____________________________________________ _____________________________________________

COMO VOCÊ PODE USUFRUIR DE SUAS CRENÇAS PESSOAIS PARA LHE CONDUZIR A UM DIA A DIA PRODUTIVO E POSITIVO? _____________________________________________ _____________________________________________

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3 e DPP. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias. Uma maneira de tornar nossas convicções mais firmes, é revelar o que você verdadeiramente acredita que possar lhe direcionar aos resultados eficientes.

CRENÇAS PRODUTIVAS Você vai escrever três crenças produtivas em sua vida. Você pode escrever o que ou em que você acredita que possa lhe direcionar a uma vida mais produtiva, a ter mais resultados incríveis: Eu acredito _________________________________

O QUE VOCÊ PROGRAMOU PARA DETERMINADO DIA, VOCÊ CONSEGUIRÁ REALIZAR? AVALIE E REVISE SE TEM APENAS 7 ATIVIDADES PRIORITÁRIAS (URGENTES E/OU IMPORTANTES); SE TIVER MAIS DE 7 TAREFAS PARA AQUELE DIA, VOCÊ PRECISA REPASSAR PARA ALGUÉM (DELEGAR) OU REPROGRAMAR.

Esse discernimento é extremamente importante. Isso quer dizer que você está trabalhando o limite do seu desempenho. Quando você começa a ter o registro das suas atividades, você desenvolve a clareza do que verdadeiramente consegue fazer e das coisas que você pode delegar para alguém ou reprogramar para um momento oportuno.

“Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.”

Eu acredito _________________________________ Eu acredito _________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Roger Crowford


tenha acesso com frequência. Principalmente, nos momentos de desafios, dificuldades e problemas.

INSIGHTS INCOMUNS: COLOQUE EM UMA PALAVRA: QUAL É A SUA MISSÃO?

Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

____________________________________________ QUAL O MOTIVO DE VOCÊ FAZER O QUE FAZ? Missão é a razão de ser, é o proósito que rege sua vida, o motivo pelo qual você está aqui nesse mundo. Como você consegue estabelecer sua missão? Quando você sente que encontrou algo importante e que isso é que te move a acordar pela manhã. É o motivo primordial de você ser quem é, e muitas vezes envolve sua essência.

_____________________________________________ _____________________________________________

COMO ISSO (O MOTIVO) LHE AJUDA A SEGUIR EM FRENTE? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3 e DPP. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses 24 dias.

A MISSÃO ESTÁ RELACIONADA A RAZÃO, O MOTIVO, O QUE TE MOVE A AGIR. POR ISSO, PODEMOS ATRIBUIR OBJETIVOS MAIS ASSERTIVOS E PRODUTIVOS. OBSERVE COMO TRAÇAR SUAS TAREFAS DE MANEIRA EFICAZ.

MISSÃO PRODUTIVA Preencha os espaços a seguir para escrever a sua missão de vida. Os exercícios dos dias anteriores vão lhe ajudar no preenchimento dos espaços:

Eu (nome) _________________________________ sou uma pessoa que tem como valores: _____________, _____________ e _______________; que fazem parte da minha essência. Eu tenho habilidadades específicas que contribuem para minha missão como: ___________________, ____________________ e ______________________. Essas habilidades me permitem ser fiel ao meu objetivo (motivo) _____________________________ _____________________________________________ ____________________________________________ . Após a descrição da sua missão, você poderá gravar em áudio e ouvir quando necessário; ou deixar em algum lugar para que você

Todos os direitos reservados

Para definir melhor suas prioridades em ações, é importante colocar o verbo no infinitivo (fazer, buscar, ter, levar – permite que o cérebro trabalhe melhor). Outro ponto essencial, é quando você concluir a tarefa, seu cérebro precisa entender que você concluiu, pode ser riscando, fazendo um X, você usa a melhor maneira de conclusão da tarefa. Exemplos:  Lavar roupas 30/05/2019 às 18h  Pagar contas da empresa 25/05/2019 às 10h Fazer meu cardápio 10/06/2019 às 15h

para

a

semana

Coloque sempre data e horário para a tarefa!

Fernanda Jordão Formiga


_____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: COMO VOCÊ PODE CONSTRUIR UM DIA PRODUTIVO? ________________________________________

Construir está relacionado a você traçar etapas para obter algum resultados. Seja construir uma casa ou edifício, construir um relatório, construir um relacionamento saudável, construir uma alimentação eficiente para seu corpo, construir/elaborar um livro. A construção é deteminada por fases, o que também acontece com os projetos pessoais. Nesse desafio, estamos construindo estratégias para otimizar as demandas do seu dia a dia, certo?

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

INSIGHTS INCOMUNS:

VOCÊ JÁ CONSEGUE DEFINIR MELHOR SUAS TAREFAS DIÁRIAS COM ALGUMAS ESTRATÉGIAS APRESENTADAS. PODE LEVAR ALGUM TEMPO ATÉ AS COISAS SE ORGANIZAREM, MESMO ASSIM, ENTENDA QUE É UM PROCESSO.

Nos estudos atuais de Neurociência e Psicologia Positiva, nós conseguimos iniciar um hábito quando repetimos determinadas estratégias por 21 dias aproximadamente. Conseguimos firmar o hábito entre 66 a 90 dias, daí podemos ter certeza/convicção que isso faz parte da nossa rotina diária, tornando-nos mais produtivos em relação às nossas atividades.

Por isso, continue os passos e revise os processos, o que está dando certo e o que está fora do seu alcance.

VÃO APARECER OS OBSTÁCULOS, AS DISTRAÇÕES, AS INTERFERÊNCIAS. O QUE FAZER?

Por isso, aguarde até o próximo desafio!

Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE CONSTRUIR NO MOMENTO, E AINDA NÃO TEVE A OPORTUNIDADE? _____________________________________________ _____________________________________________

O QUE VOCÊ PODERIA FAZER COMO PRIMEIRO PASSO PARA ESSA CONSTRUÇÃO?

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Sócrates


_____________________________________________ _____________________________________________ QUAL SERIA O PRIMEIRO PASSO (DECISÃO/AÇÃO) PARA CADA UMA DESSAS METAS? COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE É UMA META PARA VOCÊ? ________________________________________

A meta é definida no momento em que temos um objetivo com data para acontecer. Isso mesmo. A partir do instante que você estabele o tempo com dia, mês e ano; sua mente começa a firmar um “contrato” para que aquele objetivo aconteça. Para tornar a meta mais eficaz, usamos a estratégia S.M.A.R.T (acróstico de Specific - Específico, Measurable - Mensurável, Attainable – Alcançável, Relevant – Relevante e Time Based – Temporal). São as metas que vão direcionar o processo de execução das tarefas dentro de um projeto ou processo que demanda fases.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

QUAIS SÃO AS SUAS METAS DE CURTO (< 8 meses a 2 anos), MÉDIO ( > 2 até 7 anos) E LONGO PRAZO (> 7 anos)? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

VOCÊ JÁ SABE TRABALHAR AS ATIVIDADES DIÁRIAS, DENTRO DE UM PERÍODO DE UMA A DUAS SEMANAS. APONTAMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS BACANAS. E EM RELAÇÃO ÀS TAREFAS QUE PRECISAM DE FASES, QUE ENVOLVEM UMA CONSTRUÇÃO... PODEMOS CHAMÁ-LAS DE PROJETOS

Agora, faça uma lista de seus projetos pessoais. Como se fosse uma lista de sonhos, vontades, desejos, insights, objetivos ainda sem data, algo que você queira com todas as forças. Pode ser uma viagem, um bem material (carro, moto, casa, apartamento), um emprego, uma família dos sonhos, um filho (biológico ou adotivo), um investimento financeiro, um casamento saudável e feliz, etc. Pegue um papel, caneta e escreva de essa lista de maneira livre. Lembre-se tudo que demanda fases para acontecer, são delineados como projetos, então estamos falando de seus projetos pessoais.

Após fazer a lista, assista o vídeo da Vanessa Tobias, no TEDx: https://www.youtube.com/watch?v=aOpO7vetILI

Depois de fazer a lista, aguarde o próximo desafio.

Fernanda Jordão Formiga


Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE TE IMPULSIONA NO DIA A DIA? _____________________________________________

A categorização é uma forma de fracionarmos um projeto maior em pequenas partes. Para assim dizer, a categorização é um processo que faz parte do ser humano. Desde crianças conseguimos classificar as coisas de acordo com a similaridade que atribuímos essas mesmas coisas. Isso está relacionado ao que conhecemos em nosso ambiente e no nosso dia a dia.

AGORA, VOCÊ VAI PEGAR SUA LISTA DE SONHOS, DESEJOS, OBJETIVOS, INSIGHTS E CATEGORIZARÁ DE MANEIRA A TORNÁ-LOS METAS VIÁVEIS E MENSURÁVEIS. COMO ASSIM? VOCÊ CLASSIFICARÁ SE ESSES OBJETIVOS CORRESPONDEM À ESTRATÉGIA S.M.A.R.T, EXPLICADA ANTERIORMENTE.

Passar no concurso. (qual o concurso?; em que data provável?) Viajar com cônjuge (coloque o nome da pessoa) à Paris dia 10/09/2020.

S. M.X A. X R. T M. X A. X R. TX XS. X

Para isso, você precisa perguntar para cada objetivo: # S - É específico? # M - É possível de medir? É mensurável? # A - É alcançável? Eu consigo fazer?

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

COMO VOCÊ PERCEBE QUE ESTÁ UTILIZANDO A CATEGORIZAÇÃO NO SEU DIA A DIA?

# R - É relevante? É legal para mim e para as pessoas que amo? Faz sentido realizar? # T - Tem um tempo determinado? Tem uma data para acontecer?

Coloque sempre data (com dia, mês e ano) para seus objetivos! Mesmo que você ainda não tenha algo tão bem definido, você DEVE definir uma expectativa plausível para seu cérebro.

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transforma-se em oportunidades.”

_____________________________________________ _____________________________________________

VOCÊ CONSIDERA A CATEGORIZAÇÃO COMO UMA ETAPA EFICAZ DE UM PROJETO? POR QUÊ? _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Marxwell Maltz


Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE É ÚTIL PARA UM DIA PRODUTIVO?

VOCÊ JÁ TRAÇOU A LISTA DE SEUS PROJETOS PESSOAIS E CATEGORIZOU DE ACORDO COM A VIABILIDADE CONFERIDA À ESTRATÉGIA S.M.A.R.T. ISSO É BEM BACANA E LHE AJUDARÁ A REVISAR ESSAS INFORMAÇÕES.

________________________________________

A utilidade é necessária ao ser humano, pois é através dela que conseguimos conferir se algo é aproveitável ou não, se algo é necessário ou não. Não está relacionado apenas à objeto, mas sim a tudo o que se conhece em termos de pensamentos úteis, sentimentos úteis e atitudes úteis ou não. Quando nos apropriamos a fomentar a utilidade em nosso dia a dia, estamos direcionado a uma vida com mais resultados eficazes e eficientes.

Nesse momento do desafio, precisamos saber quais os sentimentos, pensamentos e atitudes ÚTEIS e INÚTEIS para cada META que você traçou. A partir do momento que você traçou um objetivo com data para acontecer relacionado à uma viagem, por exemplo. Precisa identificar o que você pensa, sente e faz de útil e inútil para que essa viagem venha a acontecer. Por exemplo: ÚTIL: Reservar R$100,00/mês em algum rendimento fixo de curto prazo. INÚTIL: Almoçar diariamente no restaurante mais caro da cidade.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

QUAIS SÃO OS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES ÚTEIS PARA O SEU DIA? _____________________________________________ _____________________________________________

O que precisamos conferir é que você foque nos pensamentos, sentimentos e atitudes úteis no seu dia a dia para alcançar aquela META.

Pegue uma folha de papel para cada meta e liste as coisas úteis e inúteis, relacionadas a pensamentos (o que você pensa de útil e inútil sobre a meta, sentimentos (como você vai se sentir de útil e inútil em relação a meta) e atitudes (quais atitudes úteis e inúteis em relação às metas). Mas para que saber das coisas inúteis? Para que você não caia em sua própria armadilha, em um processo de autossabotagem.

Vamos seguir o desafio de 24 dias!

QUAIS SÃO OS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES INÚTEIS PARA O SEU DIA? _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga


INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva: COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE OU QUEM SERIA PRIORIDADE PARA VOCÊ? _____________________________________________

A prioridade está relacionada ao que vem em primeiro instante, momento, ao que mais importa em nossas vida, ao que damos mais atenção. Todos nós temos prioridades, às vezes relacionadas à vida financeira, relacionadas ao trabalho, à família, à saúde física e mental. Tudo isso é extremamente importante, e quando temos objetivos firmados e missão programada, parece que tudo funciona de maneira fluida.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

PAINEL DO FUTURO Selecionar imagens que possam representar seus desejos, sonhos, vontades, objetivos para sua vida fora de série. Colocar as imagens em um quadro, cartolina, papel de parede do computador ou celular, em lugares que você possa ter acesso constante, visualizar sempre. Quando alcançar a meta desejada (objetivo), anotar a data, registrar por foto ou diário, como preferir. Além disso, sempre CELEBRE A CONQUISTA! Objetivo: possibilita a visualização da aquisição de ideais

O QUE OU QUEM VOCÊ ESTÁ PRIORIZANDO NA SUA VIDA AGORA? _____________________________________________ _____________________________________________

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA ALINHAR SUAS PRIORIDADES ATUAIS COM AS METAS PROGRAMADAS PARA O FUTURO? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

ESSA ATIVIDADE É BASTANTE SIMPLES, MAS CONSEGUE ATRIBUIR VALOR ÀS SUAS METAS PARA O FUTURO. A LISTA DE OBJETIVOS, INSIGHTS, SONHOS, QUE VOCÊ ESCREVEU NOS DIAS ANTERIORES, E AINDA CATEGORIZOU ESTRATEGICAMENTE COM S.M.A.RT, VOCÊ CLASSIFICARÁ EM TERMOS DE PRIORIDADE. VOCÊ ANOTARÁ EM CADA META SUA CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA, SENDO DE 1 (baixa prioridade) ATÉ 10 (alta prioridade). ESSE EXERCÍCIO REFORÇA A META QUE CONSIDERA IMPORTANTE FOCAR.

Pode acontecer de haver duas notas iguais. Se puder fazê-las em conjunto, está tudo bem. Se for algo que desviará sua atenção, faça a classificação entre as opções para o momento.

“A persistência é o caminho do êxito.”

para o futuro e busca pelo prazer de viver o presente, estimula a maioria dos hormônios e neurormônios do bemestar.

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Charles Chaplin


QUAIS O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE PROJETO PARA VOCÊ? _____________________________________________ _____________________________________________

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE É NECESSÁRIO EM UM PROJETO PESSOAL? _____________________________________________

O projeto é uma palavra oriunda do termo em latim projectum, que significa “algo lançado à frente”. Isso quer dizer que o projeto é um plano para o qual o ser humano busca atingir. O projeto também tem uma peculiaridade, ele tem início, meio (desenvolvimento) e fim, pois existe uma data para sua conclusão. Além disso, tarefas são diferentes de um projeto. O projeto envolve fases, passo-apasso para a conclusão daquela proposta em particular. As tarefas são parte do projeto, são os passos do plano de execução, dos direcionamentos necessários para alcançar o propósito.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

SE VOCÊ SEPAROU AS FOTOS DO SEU PAINEL DO FUTURO, VOCÊ JÁ TEM DIRECIONAMENTOS A SEGUIR. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PROJETOS, INCLUSIVE EM MAGNITUDE, PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES. MESMO ASSIM, QUANDO VOCÊ FRACIONA EM PASSOS A SEGUIR, A CONQUISTA É CERTA. O MAIS IMPORTANTE É O MOVIMENTO QUE VOCÊ PRODUZ PARA QUE ALCANCE O PROPÓSITO.

Agora, você escolherá uma dessas imagens do painel do futuro, a mais significativa para você. Ou se ainda não fez o painel, você montará a imagem em sua mente. Quando fazemos esse exercício, estamos pensando onde queremos chegar, ou ao resultado esperado.

Que ótimo, após visualizar o seu resultado, eu quero que você descreva em um papel, a importância desse projeto pessoal, quais os motivos pessoais que te direcionam a imaginar esse projeto, o que você vai pensar, sentir e como vai agir.

Para lhe a judar a construir o motivo, responda essas três perguntas:

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

#01 Qual o motivo de colocar esse projeto para acontecer? #02 O que eu penso, sinto e quais as minhas atitudes em relação ao meu projeto?

QUAL O PROJETO PESSOAL QUE VOCÊ QUER COLOCAR EM EXECUÇÃO NO MOMENTO?

#03 Esse projeto é algo que agrega na minha vida e das pessoas que amo? Como ajustar o projeto de maneira ecológica (bom para mim e para as pessoas ao redor?

_____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga


INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

COLOQUE EM UMA PALAVRA: COMO SERIA UMA BOA INVESTIGAÇÃO (ANÁLISE)? _____________________________________________

A investigação é um termo muito amplo que envolve um olhar apurado a algo ou alguém. É você dispensar atenção aos detalhes, e isso é extremamente relevante quando estamos desenvolvendo projetos pessoais e/ou profissionais. Olhar com atenção, é você descobrir os prós e contras daquele pensamento, sentimento, atitude, do propósito, da razão, dos resultados que quer obter com determinado projeto.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP e MISSÃO PRODUTIVA. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindoos nesses 24 dias.

VISUALIZAÇÃO DO FUTURO #1: Observar todas as imagens do seu painel do futuro, observando os detalhes de cada uma, admirando as imagens, sem julgamentos; #2: Escolher uma imagem, fixar nela e observar com riqueza os detalhes; #3: De olhos fechados entre na imagem e vivencie a cena, escute, veja e sinta o momento correspondente a imagem, de forma positiva e contemplativa. Objetivo: possibilita a visualização da aquisição de ideais para o futuro e busca pelo prazer de viver o presente, estimula a maioria dos hormônios e neurormônios do bemestar. Estimula os sentidos (visual, auditivo, gustativo, olfativo, sinestésico - VAGOS), no aspecto imaginativo, explorando as áreas do sistema límbico e demais áreas cerebrais correspondentes.

Todos os direitos reservados

QUAL O PROJETO QUE VOCÊ QUER DAR MAIS ATENÇÃO? _____________________________________________ _____________________________________________

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE ESSE PROJETO ESPECÍFICO PODE LHE PROPORCIONAR? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

VOCÊ JÁ ESTABELECEU OS MOTIVOS PELO QUAL O SEU PROJETO VAI DEMANDAR SUA ENERGIA E ESFORÇO. TUDO ISSO PRECISA SER A FORÇA MOTRIZ PARA LHE MANTER EM MOVIMENTO, PRECISA GERAR UM PODER INTERNO PARA SEGUIR ADIANTE MESMO COM OS OBSTÁCULOS QUE SURGIRÃO NO CAMINHO.

Nesse momento, você vai olhar com mais detalhe em seu projeto e vai traçar os prós e contras, os benefícios e problemas/dificuldades, os critérios de inclusão e de exclusão, o que está dentro do seu projeto e o que está fora do seu projeto. Pegue uma folha e anote essas informações. Lembre-se, você está praticando uma investigação detalhada sobre as implicações da execução do seu projeto pessoal.

“Grandes mentes estão prontas não apenas para explorar oportunidades, mas para criálas .”

Fernanda Jordão Formiga

Cotton


COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO EFICAZ PARA UM PROJETO PESSOAL? _____________________________________________ _____________________________________________

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE É IMPORTANTE NA ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO? _____________________________________________

O planejamento é algo inerente ao ser humano, ou seja, faz parte do ser humano. Nós possuímos áreas específicas em nosso cérebro (função executiva) que permitem a elaboração de planos. Para tanto, planejamento está relacionado ao ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de detemrinado propósito, objetivo, projeto. Está relacionado a usar os recursos de maneira eficaz, colhendo resultados eficientes.

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

VOCÊ JÁ ESTABELECEU ALGUMAS ETAPAS NA CONDUÇÃO DE SEU PROJETO PESSOAL. O QUE VAMOS PROPOR NESSE MOMENTO É QUE VOCÊ USE UM RECURSO SIMPLES PARA DIRECIONAR O PLANO DO SEU PROJETO. EXISTEM VÁRIOS OUTROS, MAS ESSE É MUITO UTILIZADO NA ADMINISTRAÇÃO E TEM UM CARÁTER ÚTIL E SIMPLIFICADO.

O Plano de Ação 5W2H é uma ferramenta útil e permite que você coloque suas metas para acontecer. Eu elaborei um formulário que você poderá baixar em PDF e há uma explicação resumida em meu blog. É só acessar o link abaixo:

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP, MISSÃO PRODUTIVA e VISUALIZAÇÃO DO FUTURO. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses últimos dias sequenciais.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

https://insightsincomuns.com/2017/08/17/voc e-ja-fez-os-planos-para-o-proximo-ano/

Nessa ferramenta que eu disponibilizei, você poderá preencher os requisitos que envolvem a sua missão, valores, visão (o que você imagina no futuro) e a meta (objetivo com data para acontecer). Aproveite e comece a traçar seu planejamento.

Estamos quase finalizando os dias do desafio! Força em seus projetos!

O QUE É NECESSÁRIO TER PARA VOCÊ ELABORAR UM PLANEJAMENTO EFICAZ? RECURSOS INTERNOS E AS OPORTUNIDADES. _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga


Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE VEM A SUA MENTE QUANDO COLOCA ALGO EM EXECUÇÃO? _____________________________________________

A implementação envolve a parte da execução do seu projeto pessoal e/ou profissional. É colocar a engrenagem para funcionar, com energia, esforço, satisfação e com a mente focada em chegar ao resultado esperado. É colocar em prática o que se planejou previamente. É pensar nas “entregas”, nas tarefas diárias como vimos no início do desafio, é processar as informações/plano que foram delineados.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE COMO DELINEAR SEUS PROJETOS PESSOAIS, A IMPLEMENTAÇÃO VAI SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS QUE COMENTAMOS NOS DIAS ANTERIORES. CABE A VOCÊ DISTRIBUÍLAS DE ACORDO COM O QUE JÁ TRABALHAMOS PREVIAMENTE, OK? USE O SEU PLANO DE AÇÃO 5W2H (ADAPTADO) PARA DEFINIR MELHOR AS TAREFAS E SUAS PRIORIDADES.

#VAMBORAPRODUZIR

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.”

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP, MISSÃO PRODUTIVA e VISUALIZAÇÃO DO FUTURO. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses últimos dias sequenciais.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

QUAL A SENSAÇÃO QUE VOCÊ TEM QUANDO FINALIZA UMA TAREFA? _____________________________________________ _____________________________________________

QUAL A ESTRATÉGIA ÚTIL PARA IMPLEMENTAR? _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Robert Collier


QUAL FOI A SITUAÇÃO MAIS INTERESSANTE EM QUE VOCÊ PRECISOU REVISAR ALGO NA SUA VIDA?

COLOQUE EM UMA PALAVRA: QUAL O SIGNIFICADO DE REVER ALGO OU ALGUÉM? ________________________________________

_____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

Sabe quando estamos em uma rota e nos deparamos com algum obstáculo? Pois é, isso acontece com muita frequência diante de um projeto pessoal, ou na condução de nossas tarefas diárias. Lembre-se você tem a escolha de perder a razão diante do problema ou buscar uma solução e/ou alternativa viável para enfrentar a situação inusitada. Isso aí, só você tem essa capacidade de escolha.

REVER OS PROCESSOS, AS TAREFAS, OS OBJETIVOS, O PRÓPRIO PROJETO É TRABALHAR A FLEXIBILIDADE. AS COISAS NÃO SÃO TÃO “CARTESIANAS” QUANTO PARECEM. É VOCÊ TER HUMILDADE PARA RECONHECER QUE AQUELA DECISÃO NÃO FOI TÃO BOA, QUE HÁ UMA ALTERNATIVA MELHOR. HÁ MOMENTOS, QUE PRECISAMOS DE AJUDAR DE TERCEIROS, DA OPINIÃO DE UM ESPECIALISTA, DE ALGUÉM QUE JÁ PASSOU PELA EXPERIÊNCIA.

A revisão envolve você considerar as rotas que estão sendo tomadas em seu projeto, significa acompanhar os processos, os andamentos, como as pessoas estão percebendo essa dinâmica, como você está se sentido diante da condução do seu projeto, e também entender que os obstáculos vão surgir, e qual alternativa poderia ser desenvolvida.

Após a revisão do andamento do plano de ação, você poderá atribuir um melhor caminho, outra alternativa, uma nova decisão mais assertiva e direcionada ao seu propósito.

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP, MISSÃO PRODUTIVA e VISUALIZAÇÃO DO FUTURO. Você continuará a utilizar esses exercícios ativadores, repetindo-os nesses últimos dias sequenciais.

Um plano de contingência para um projeto específico pode auxiliar na revisão dos processos. O plano de contigência envolve um cenário diferente do que você estava visualizando e/ou esperado. Daí, você avalia as ameaças e as oportunidades que podem lhe tirar o foco do seu projeto. E além disso, como você lidará com tais situações. Exemplo:

Plano de contingência Meta: Pesar 75 Kg até dia 31/12/2019 Ameaças Oportunidades Qual (is) são ela (s)? Qual (is) são ela (s)?

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

Festas infantis.

Férias.

Qual a (s) alternativa (s)?

Qual a (s) alternativa (s)?

Levar lanche saudável.

Optar por saudáveis

REVISAR O PROJETO É NECESSÁRIO? POR QUÊ? _____________________________________________ _____________________________________________

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

alimentos


exercícios ativadores, repetindo-os últimos dias sequenciais.

nesses

CONEXÃO COLOQUE EM UMA PALAVRA: O QUE SERIA CONECTAR-SE AO QUE IMPORTA PARA VOCÊ? _____________________________________________

O ser humano é um ser social, por isso estabelece conexões com as pessoas, com animais, com a natureza, com o ambiente, com sua referência espiritual (Deus), com tudo ao seu redor. Estabelcer conexões com as pessoas, traduz a verdadeira empatia, a prática de olhar com atenção, de estar presente para aquele relacionamento intepessoal. Entender a si mesmo, também é uma prática necessária e abordamos isso quando conversamos sobre a autoconsciência. A conexão é o estabelecimento de um contato, uma ligação, um nexo, uma coerência, uma lógica. Quando estabelecemos uma amizade, estamos conectado pessoas que são similares em seus valores, e acabamos por atrair pessoas que pensam, sentem e agem de maneira similares. Mesmo sabendo que as pessoas são diferentes e possuem construções de vida também diferentes. Um casamento saudável descreve bem a boa conexão entre duas pessoas, e muitos valores podem estar ligadas a essa conexão. Assistam ao vídeo do Nicholas Chistakis, no TED Talks:https://www.ted.com/talks/nicholas_chri stakis_the_hidden_influence_of_social_networ ks?language=pt-br

EXERCÍCIOS ATIVADORES: Continue com o exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, DPP, MÉRITO 3/3, MISSÃO PRODUTIVA e VISUALIZAÇÃO DO FUTURO. Você continuará a utilizar esses

Todos os direitos reservados

Estabelecer um momento de concentração em relação ao outro, familiar ou amigo, o mundo “paralisa” ao redor e a comunicação é feita apenas com troca de olhares. A proposta do exercício é olhar bem nos olhos da outra pessoa, respirar junto, estabelecer uma conexão. As palavras são desnecessárias. Objetivo: permitir a circulação da ocitocina, serotonina e dopamina, hormônios que melhoram o estado de humor, elevando os aspectos positivos do relacionamento pessoal e interpessoal.

INSIGHTS INCOMUNS: Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

QUAIS SÃO AS CONEXÕES IMPORTANTES EM SUA VIDA?

DE

PESSOAS

_____________________________________________ _____________________________________________

QUAIS SÃO OS VALORES QUE VOCÊ CONSIDERA EM UMA PESSOA PARA ESTABELECER UMA CONEXÃO SAUDÁVEL? _____________________________________________ _____________________________________________ Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

OLHA QUE LEGAL, VOCÊ JÁ CONHECE ESTRATÉGIAS PARA DELINEAR SEUS PROJETOS DE MANEIRA PRODUTIVA. AGORA, BUSQUE AS PESSOAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA SEUS PROJETOS. BUSQUE PESSOAS QUE ESTÃO ALINHADAS COM SEUS VALORES E QUE CONSIGA ESTABELECER A CONFIANÇA NECESSÁRIA PARA QUE AVANCE EM SEUS PROPÓSITOS.

Fernanda Jordão Formiga


COLOQUE EM UMA PALAVRA: COMO VOCÊ CELEBRA UMA CONQUISTA? _____________________________________________

O sétimo dia do desafio de 7 dias envolve o seu senso de merecimento, de conquista, de celebração por ter direcionado cada passo e finalizado esses 7 dias de maneira eficaz, colhendo pequenas vitórias.

Logo depois de falar com Deus, deite-se na cama e prepare-se para dormir. Respire fundo por 7 vezes. E para isso, procure na sua memória algum momento em que você se sentiu muito feliz, ou mesmo algum acontecimento do dia que se passou. Exemplo: quando me formei no ensino médio, uma viagem, um elogio, etc. O que você deve procurar é a sua imagem positiva e dormir pensando nela, com o máximo de detalhes possível. Se não tiver uma imagem, pode ser uma música, algo que lhe transmita paz e tranquilidade. Objetivo: possibilita a visualização da aquisição de ideais para o futuro e busca pelo prazer de viver o presente, estimula a maioria dos hormônios e neurormônios do bemestar, como dopamina e serotonina.

EXERCÍCIOS ATIVADORES:

INSIGHTS INCOMUNS:

Ess é o último dia do desafio avalie como foram os 24 dias, o objetivo desse desafio é permitir que você tivesse a sensação de bemestar nas pequenas atitudes em sua rotina. Hoje, faça os exercícios de DESPERTAR PARA UM DIA INCRÍVEL, POTE DE GRATIDÃO, DIÁRIO DE EMOÇÕES, POTE DA SORTE, MÉRITO 3/3, DPP, MISSÃO PRODUTIVA, VISUALIZAÇÃO DO FUTURO e REPOUSAR. O desafio não precisa parar por aqui, certo?

Responda as seguintes perguntas que vão direcionar o seu dia de maneira produtiva:

REPOUSAR (DESACELERAR A MENTE)

QUAL A DECISÃO QUE VOCÊ TOMARÁ A PARTIR DE AGORA, QUE VÃO SE FIRMAR DAQUI A 1MÊS, 6 MESES, 1 ANO OU MAIS? ESCREVA A DECISÃO!

#1: Ativar o recurso de paz interna Sente-se de forma confortável na cama. E com a coluna ereta respire fundo e ao suspirar pronuncie a palavra PAZ. Repita esse processo 7 vezes.

AGRADEÇA POR TRÊS SITUAÇÕES ACONTECERAM NO SEU DIA.

QUE

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

#2: Falar com Deus ou referência espiritual Reverencie-o, e fale com Deus ou sua referência espiritual. E durante essa conversa: adore-O, agradeça por tudo o que Ele já fez, está fazendo e vai fazer, faça algum pedido para você e para outros. Estabeleça essa conexão com sua religiosidade e propósito. #3: Imagem positiva

Todos os direitos reservados

Após responder as perguntas, faça o exercício proposto a seguir.

NO FIM DESSES 24 DIAS, QUERO QUE VOCÊ REVISE CADA ATIVIDADE QUE EXECUTOU, AS QUE NÃO CONSEGUIU, OU QUE IMPOSSIBILITOU A EXECUÇÃO DA TAREFA, ETC. É INTERESSANTE VOCÊ AVALIAR AS LIÇÕES QUE APRENDEU E

Fernanda Jordão Formiga


COMO PODERÁ FAZER DE MANEIRA DIFERENTE NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE.

Cada atividade realizada ou não você classificará o nível de importância daquela tarefa para o seu dia a dia, de acordo com a necessidade. Como assim? Você classificará de 0 (zero) para nada significativo em sua rotina diária à 10 (dez) para altamente significativo em seu dia a dia.

“Existem um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar sonhos... E esse momento tão fugaz, chama-se presente e tem a duração do tempo que passa.”

reabilitação neurofisiológica, juntamente com seus familiares e cuidadores. Escritora em co-autoria de dois livros MANUAL DO LÍDER COACH e SEJA SUA MELHOR VERSÃO, pela editora Saphi.

E extramente ansiosa por saber se você conquistou resultado com o #desafio24diasprodutivos!!!

Abraços verdadeiros e de todo coração! FERNANDA JORDÃO FORMIGA

Mário Quintana

Olá, sou Fernanda Jordão Formiga! Sou idealizadora do MÉTODO INSIGHTS INCOMUNS com foco em Produtividade e Qualidade de Vida, empresária da Project Concept Institute, agência de treinamento e consultoria pessoal e profissional. Escritora, pesquisadora, palestrante e entusiasta do ser humano em suas fases de vida. Abracei minha missão de ressaltar e fazer emergir o melhor de cada um.

Siga-me no Instagram: https://www.instagram.com/fernandaformigacoach/?hl= pt-br Siga-me no Facebook: http://www.facebook.com/fernandaformigacoach http://www.facebook.com/MetodoInsightsIncomuns Estou no Linkedin:

Formação em Master Coach pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS ®), vinculada à Florida Chritian University (FCU). Aprimorou em cursos nas áreas de Life, Business e Executive Coaching. Analista de Perfil Comportamental DISC e SOAR. Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela The Society of NeuroLinguistic Programming, Richard Bandler.

https://www.linkedin.com/in/fernandajordaoformiga/ Assine nosso canal no Youtube: Insights Incomuns Conheça nosso site: http://ferjordaoformiga.com

Formação acadêmica em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou por 15 anos, como enfermeira assistencial e preceptora na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, acompanhando crianças e adultos em processo de

Todos os direitos reservados

Fernanda Jordão Formiga

Profile for Fernanda Jordão Formiga

Estratégias Para Otimizar Seu Tempo  

Transforme suas 24 horas com as estratégias para seus próximos 24 dias produtivos!

Estratégias Para Otimizar Seu Tempo  

Transforme suas 24 horas com as estratégias para seus próximos 24 dias produtivos!

Advertisement