Page 1

N° 24 - Julho de 2017 - Ano 9

AGUARDAMOS SUA VISITA 18, 19 e 20 de Julho em Juiz de Fora - MG Stand C42 Artigo Técnico

LANÇAMENTO

Aromas

Múcio M. Furtado

Confira como são classificados os aromas e suas origens deste importante ingrediente essencial da alimentação humana.

O especialista em queijos lança a terceira edição de seu livro “Principais Problemas dos Queijos – Causas e Prevenção”.


N° 24 | Julho de 2017

8 anos de Fermentech News.............3 Estamos de malas prontas para Juiz de Fora (MG) para mais uma participação na Minas Láctea, a maior feira de laticínios do Brasil, já tradicional há mais de 40 anos. Desde nossa fundação, a Fermentech sempre fez questão de estar presente neste evento, tanto pela sua representatividade no mercado como pela oportunidade de expor nossos produtos e ter um contato pessoal com amigos e parceiros. Nos trabalhos cotidianos, muitas vezes só temos contato com nossos clientes via telefone ou email e as feiras são uma oportunidade de sair da rotina e ter um encontro mais personalizado, ver os rostos de cada um e estreitar laços. E a Fermentech sempre tem sido muito privilegiada nas suas participações, pois nosso stand sempre fica lotado e rende muitos contatos. Assim que chegarmos de Juiz de Fora, nem vamos desfazer as malas, pois já iremos para Marabá, para mais um Seminário Técnico Regional, organizado em parceria com a empresa Cap-Lab. E, chegando de lá, nossas malas já ficam no aeroporto, pois vamos embarcar para a Itália, em mais uma viagem internacional. Ufa! Haja fôlego! Todas as informações sobre esses eventos você encontra nesta edição do Fermentech News, além de muito mais. Tudo isso faz parte de nossa filosofia de proximidade com os parceiros, marcando presença e movimentando o mercado, aprimorando técnicas, ensinando e aprendendo. É sempre muito prazeroso realizar esse trabalho pois o retorno vem na forma de amizade e carinho. E isso não tem preço! Nanci H. Ohata Santana Diretoria

Artigo Técnico Aromas ...............................................4 News..................................................6 Homenagem .....................................8

Fermentech News Distribuição Gratuita Tiragem: 2500 Exemplares Diretoria Nanci H. Ohata Santana Sebastião Zorzetti Responsável Nanci H. Ohata Santana Jornalista Responsável Eduardo Marchiori - MTb 027590 Imagens Acervo Fermentech Colaboradores: Nanci H. Ohata Santana Múcio M. Furtado Projeto Gráfico e Ilustrações: Kyu Design - www.kyu.com.br Endereço para Correspondência: Fermentech R. Tuiuti, 1431- Tatuapé - SP - CEP: 03081- 012 Fone: (11) 2227-7500 - Fax: (11) 2227-7512 E-mail: fermentech@fermentech.com.br Site: www.fermentech.com.br Facebook: www.facebook.com/fermentech Fermentech News é uma publicação da Fermentech Comércio e Insumos para Alimentos Ltda, voltada para clientes e fornecedores. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da empresa. Pode ser reproduzido se citada a fonte.


Oito anos de informações

Fermentech News comemora seu oitavo aniversário com muito pique, reforçando o compromisso de informar e marcar presença na vida de clientes e amigos. Em julho de 2009 nascia um novo canal de comunicação da Fermentech com o objetivo de estreitar os laços com clientes e parceiros, sempre dentro da política de transparência e proximidade. A empresa, que já tinha um informativo virtual, sentiu necessidade de um novo veículo impresso, com mais espaço para informação e também para servir de fonte de consulta para os profissionais da área. E, para o lançamento, nada melhor do que o Congresso Nacional de Laticínios (antes do evento ganhar o nome de Minas Láctea), um dos mais importantes eventos do setor lácteo do Brasil, garantindo visibilidade e surpreendendo a todos que passaram pelo nosso stand para conferir a novidade. Além de destacar o evento, nossa primeira edição respondia algumas das dúvidas mais frequentes da área de queijo, uma reportagem com a mineira Laticínios Luce e uma homenagem ao amigo Múcio M. Furtado. Três meses depois, nossa segunda edição ganhou mais “corpo”, impressa num papel de maior gramatura e qualidade. Também estreamos nossas matérias técnicas, que permanecem até hoje. Na ocasião, também registramos uma viagem internacional à Itália, (com a cobertura completa na edição seguinte), uma experiência mais do que gratificante, que

deixou a nós e aos nossos parceiros com gosto de “quero mais” (tanto que os intercâmbios se repetiram outras vezes). Esteticamente, o informativo permaneceu inalterado nos anos seguintes, mas a partir da edição 16 (fev/2015), passamos do antigo formato 14 cm X 21 cm para uma edição maior, medindo 16 cm X 23,5 cm. Isso proporcionou uma diagramação mais leve e nossos artigos se tornaram muito mais legíveis e agradáveis de ler. “O retorno que recebemos do nosso informativo é muito positivo e sempre rodeado de muito carinho. Quando uma edição atrasa por qualquer motivo, os amigos cobram, é muito gostoso receber esse feedback e saber que estamos presentes na vida dos nossos parceiros”, comemora Nanci H. Ohata Santana, diretora da Fermentech. “Quando criamos o Fermentech News, nossa ideia era marcar presença no cotidiano dos clientes e saber que cumprimos esse objetivo a ponto das pessoas sentirem falta das edições é uma alegria muito grande”, diz ela. Obrigado a todos vocês que leem, opinam, criticam, elogiam e fazem do Fermentech News um veículo cada vez melhor. Ele é feito para vocês!

03


AROMAS

José Roberto Garcia Gerente Técnico Fermentech

Aromas podem ser definidos como substâncias ou misturas de substâncias dotadas de propriedades organolépticas capazes de conferir, realçar, padronizar e reconstituir sabores desejáveis e até mascarar sabores indesejáveis. A Fisiologia reconhece que os alimentos devem, obrigatoriamente, possuir sabor agradável para que sejam consumidos em quantidades adequadas por períodos prolongados de tempo. Os condimentos e os aromatizantes estão situados no mesmo nível de importância que os macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos e fibras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), devendo ser considerados componentes essenciais da alimentação humana. O emprego de aromas em alimentos tem origens históricas que remetem aos primórdios da civilização. Bem cedo, o homem percebeu que poderia quebrar a monotonia de sua dieta habitual mediante o emprego de folhas, raízes e outras partes de vegetais dotadas de propriedades aromáticas e também para conservação de alimentos através da salga e da defumação. Até o século XX foram descobertos quase 1000 agentes químicos aromatizantes. Estão catalogados mais de 3000 substâncias simples voláteis que podem ser utilizadas para compor os mais variados aromas que existem na natureza. Para compor um aroma de mel, por exemplo, pode-se usar pelo menos 200 matérias-primas voláteis; um aroma de maçã pode ser composto com pelo menos 130 matérias-primas.

04

Os aromas são classificados em:

AROMAS NATURAIS São obtidos exclusivamente por processos físicos, microbiológicos ou enzimáticos a partir de matérias-primas aromatizantes naturais. Entende-se por matérias-primas aromatizantes naturais os produtos de origem animal ou vegetal aceitáveis para o consumo humano e que contenham substâncias odoríferas e / ou sápidas, seja em seu estado natural ou após um tratamento adequado, torrefação, cocção, fermentação, enriquecimento, tratamento e reações enzimáticas ou outros.

- Aromas Naturais - Aromas Sintéticos (aromas idênticos aos naturais e aromas artificiais)

Principais Produtos: CONDIMENTOS PREPARADOS São produtos compostos pela combinação de condimentos e substâncias aromáticas de origem natural com ou sem valor nutritivo, sendo muito utilizados em sopas, snaks, queijos e embutidos. ÓLEOS ESSENCIAIS São produtos voláteis de origem vegetal, obtidos por processo físico (destilação por arraste com vapor de água, destilação a pressão reduzida ou outro método adequado).

EXTRATOS São produtos obtidos por esgotamento, a frio ou a quente, a partir de produtos de origem animal, vegetal ou microbiana com solventes permitidos. BÁLSAMOS, OLEORESINAS OU OLEOGOMARESINAS São os produtos obtidos mediante a exudação livre ou provocada de determinadas espécies vegetais. SUBSTÂNCIAS AROMATIZANTES NATURAIS ISOLADAS São as substâncias quimicamente definidas obtidas por processos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas aromatizantes naturais.


AROMAS SINTÉTICOS São os compostos quimicamente definidos obtidos por processos químicos, classificados como: AROMAS IDÊNTICOS AOS NATURAIS São as substâncias quimicamente definidas obtidas por síntese e isoladas por processos químicos a partir de matérias-primas de origem animal, vegetal ou microbiana. Apresentam uma estrutura química idêntica às substâncias presentes nas referidas matérias-primas naturais.

AROMAS ARTIFICIAIS São compostos químicos obtidos por síntese que ainda não tenham sido identificados em produtos de origem animal, vegetal ou microbiano, utilizados em seu estado primário ou preparados para o consumo humano.

MISTURAS DE AROMAS Os aromatizantes podem apresentar-se misturados entre si, seja qual for o número de componentes e tipos de aromatizantes. O aromatizante resultante será considerado: • Natural: quando derivar de misturas de aromatizantes naturais. • Idêntico ao Natural: quando derivar de misturas de aromatizantes idênticos aos naturais com ou sem adição de aromatizantes naturais. • Artificial: quando deriva de mistura em que pelo menos um deles é aromatizante artificial. Quanto à forma podemos ter: • Sólida: pós, granulados e tabletes • Líquida: soluções e emulsões • Pastosa

AROMATIZANTES DE FUMAÇA

São preparações concentradas utilizadas para conferir aroma de defumado aos alimentos. São produzidos a partir de processamento, onde madeiras, cascas e galhos de madeiras previamente especificadas são submetidas a combustão controlada com destilação seca a temperaturas compreendidas entre 300 e 800°C, ou arraste com vapor de água reaquecida a temperaturas entre 300 e 500°C.

Nossa divisão de aromas, Fermentech Flavor, disponibiliza aos nossos clientes, completa linha de produtos para aplicações em doces e salgados. Tecnologia para desenvolvimento de aromas e condimentos de acordo com as solicitações, garantindo produtos com qualidade e performance, atendendo a legislação quanto à segurança dos produtos. Colocamos à disposição nosso corpo técnico bem como os demais produtos do nosso portfólio para atender as solicitações dos nossos clientes. “Fermentech Flavor, deixando seus produtos mais saborosos “

Abaixo alguns exemplos de notas aromáticas com seus respectivos compostos orgânicos, utilizados na formulação de aromas. Aroma/Sabor

Composto Químico

Abacaxi

Caproato de alila

Amêndoas

Aldeído benzóico

Anis

Anetol

Banana

Acetato de amila

Canela

Aldeído cinâmico

Cereja

Aldeído para toluila

Champignon

Amil vinil carbinol

Coco

Aldeído C -18

Creme

Diacetila

Goiaba

Acetato de estiralila

Hortelã

Mentone

Manteiga

Ácido butírico

Morango

Aldeído C -16

Pêssego

Aldeído C -14

Tomate

Metional

Uva

Antranilato de metila

05


Novos colaboradores

Érica

Marcos

Gláucio

Com muita alegria, anunciamos a contratação de três novos colaboradores, reforçando nossa equipe e fortalecendo nossa participação no mercado lácteo. São eles: Érica Paiva, que atuará como Coordenadora de Qualidade; Marcos Fortes, Gerente de Contas nas regiões de Goiás, Pará e Maranhão e Gláucio Perobelli, nosso Gerente de Contas em São Paulo, Rio de Janeiro e região sul de Minas Gerais.

Além disso, o técnico Marcus Vinícius M. Aguiar agora passa a atender como Gerente Comercial.

A Fermentech dá as boas-vindas aos novos contratados e manifesta sua satisfação em estar sempre aumentando a Família Fermentech com excelentes profissionais.

Fermentech na Minas Láctea 06

De 18 a 20 de julho, a Fermentech estará em Juiz de Fora (MG) para mais uma edição da Minas Láctea. O evento congrega o 31º. Congresso Nacional de Laticínios, a 43ª. edição da Expomaq e 43º. Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Como sempre, o stand da Fermentech estará em local estratégico para receber os parceiros e amigos para um papo e um queijo. Além disso, o especialista em queijos Múcio M. Furtado lançará a terceira edição de seu livro “Principais Problemas dos Queijos – Causas e Prevenção”. Visite-nos no stand C42 e adquira um exemplar. O valor arrecadado será revertido ao Fundo de Bolsas de Estudo do Instituto de Laticínios Cândido Tostes.


3 25 de Agosto de 2017 • Marabá PA

No dia 25 de agosto, a Fermentech, em parceria com a Cap-Lab, realizará mais um Seminário Técnico no município de Marabá (PA). A exemplo dos eventos anteriores, este será mais uma oportunidade de compartilhar informações a respeito do mercado lácteo e aprimorar nossas técnicas de trabalho, com muita descontração.

Haverá palestras pertinentes ao setor e momentos de confraternização que tornam esses encontros momentos únicos e inesquecíveis. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O encontro é gratuito. Garanta sua presença pelo telefone (11) 2227-7500.

Andiamo in Italia De 14 a 22 de setembro de 2017, a Fermentech promove mais uma viagem internacional a Itália, juntamente com um grupo de 42 laticinistas, representantes da liderança queijeira do País. O passeio consiste em visitas a laticínios e supermercados da região a fim de identificar tendências de mercado, além de participação na feira Slow Food Cheese, em Turim. A Fermentech se orgulha de ter preenchido as vagas em tempo recorde e deixa registrado seu sincero agradecimento a todas as empresas participantes. Nossa viagem será inesquecível! Aguarde a próxima edição do Fermentech News com detalhes desse encontro.

Seminário Regional ABIQ 2017 Nos dias 28 e 29 de setembro, a Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) realizará a sexta edição do Seminário Regional ABIQ.

Reserve essas datas

28 E 29 DE SETEMBRO DE 2017

6° Seminário Regional

Desta vez, o evento acontece em Foz do Iguaçu, no Hotel Recanto das Cataratas. Faça sua inscrição pelo site www.abiq.com.br ou pelos telefones (11) 3259-9213, 3259-8266 e 3120-6348 a partir do dia 01 de agosto.

2017 • Foz do Iguaçu • PR Você não pode perder.

Hotel Recanto das Cataratas • Foz do Iguaçu, PR

Oportunidade única para se atualizar

07


Paraná

Bornelli e Bertoni Ltda Edvard Martins - Vendas e assistência técnica edvardmartins@hotmail.com (44) 9.9925-3892 João Guilherme - Escritório (44) 9.9925-5038 Edward Filho - Vendas (44) .9.810-6589

Rio Grande do Sul

Iran Gustavo Mattos iran@mattosrepresentacoes.com.br (49) 9.9969-3848

RO, AC e sul do AM

08

Júlio César da Silva Rocha, mais conhecido como Julinho, é um profissional como poucos. Apesar da pouca idade (35 anos), demonstra grande comprometimento à Laticínios Aviação, empresa na qual atua desde 2006, quando se formou técnico em laticínios pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Desde então, ingressou na empresa como estagiário e, cinco meses depois, já foi promovido a supervisor de produção, cargo que exerce com grande dedicação. Dono de grande empatia com seus colegas de trabalho, Julinho sabe ser um bom ouvinte, sempre disposto a aprender mais com a experiência dos outros e, principalmente, sabe respeitar a diversidade de personalidades, algo bastante necessário numa empresa de grande porte, com grande quantidade de colaboradores, cada um com sua maneira de pensar. A prova de que está sempre disposto a ampliar seus conhecimentos é que, embora já tivesse formação técnica para a área de laticínios, ainda realizou um curso superior em administração de empresas pela UNIP – Universidade Paulista – em 2014, tornando-se apto para assumir cargos de liderança. Em casa, Julinho dedica igual atenção à sua esposa e, quando não está em família nem no trabalho, o técnico gosta de praticar airsoft, um esporte de tiro que consiste em simular operações militares utilizando rifles que atiram projéteis plásticos. Um lazer que desperta a concentração e o trabalho de equipe, algo que serve também para a vida prática e profissional. Com grande empatia e respeito, Julinho está sempre disposto a ajudar e não há quem não o elogie. A afinidade que demonstra com a empresa é sinal de alguém que ama aquilo que faz. Por isso, a Fermentech presta essa homenagem, valorizando o profissional que é, grande parceiro e desejando que seu futuro seja repleto de realizações, tanto no campo pessoal como profissional. Sucesso, Julinho!

Ygor Fernando Costa Ravazzi ygorravazzi@uol.com.br (69) 3461-2169 | (69) 9. 9213-6929 José Costa Filho jcrepresentante@uol.com.br (69) 9.9248-4267

Santa Catarina

Anilton Roberto Mattos anilton@mattosrepresentacoes.com.br (49) 9.9987-6060

São Paulo

Américo Tadashi americo@abetec.com.br (11) 9.8483-4559

Alejandro Saraiva alejandro@fermentech.com.br (11) 9.7540.3885 Cacio José Reis Moura cacio@fermentech.com.br (11) 9.7166.0904 José Roberto Alves Garcia joseroberto@fermentech.com.br (11) 9.7486.3823 Rômulo Manuli romulo@fermentech.com.br (11) 9.4166.2531 Marcos Fortes marcos.fortes@fermentech.com.br (11) 9.7224.9968 Marcus Vinicius M. Aguiar marcus@fermentech.com.br (11) 9.9574.5279 Solange A. Pereira da Silva solange@fermentech.com.br (11) 9.9722.3499

Fermentech News 24  

8 anos de Fermentech News • Artigo Técnico: Aromas • News • Homenagem Júlio César

Fermentech News 24  

8 anos de Fermentech News • Artigo Técnico: Aromas • News • Homenagem Júlio César

Advertisement