Issuu on Google+

Diretoria de Desenvolvimento e Neg贸cios

Manual Interno de Produtos

Diretoria de Desenvolvimento e Neg贸cios

Manual Interno de Produtos

Conceito Vendas Dicas Suporte

Simplificando a venda de Curso de CIPA

Atualiza莽茫o 01 2010


O SESI PR sempre investe soluções de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para as indústrias. Como parte desse esforço, promove o curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), destinado a todos os cipistas titulares, suplentes e designados. O curso aborda temas de SST de acordo com a legislação vigente (Norma Regulamentadora 5) e a realidade da sua empresa. • 20 horas-aula presenciais • Instrutores qualificados • Material pedagógico gratuito produzido por especialistas Aproveite essa oportunidade de cumprir, gratuitamente, a exigência legal e faça da segurança e da prevenção um grande investimento. Entre em contato com o SESI/PR e agende a visita de um de nossos consultores! 0800 648 0088


Diretoria de Desenvolvimento e Negócios

Simplificando a venda de Curso de CIPA é o E-book elaborado pela DDN e demais pessoas chaves do respectivo produto que visa a fácil comercialização do mesmo de uma maneira interativa e mais dinâmica. A principal vantagem do E-book é a sua portabilidade. Como se encontra no formato digital, pode ser acessado rapidamente em qualquer lugar e sem necessidade da Internet.

Não esqueça que este E-book precisa ser atualizado constantemente com sua ajuda! Envie sempre para a DDN as suas dúvidas, cases de sucesso e dicas de venda!

Boa leitura!

Atualização 01 2010

Manual Interno de Produtos – Cursos de CIPA

Apresentação


Sumário

Praça e Mercado 10 Conceito do produto

06

Entendendo sobre o curso de CIPA

08

Estudo de Mercado

Modalidades de Serviço

Concorrência 11

Variáveis do produto

Nossos competidores

Características

08

O que compete a este procuto

12 Política de Preço Valor de Investimento

08 Benefícios Vantagens do produto

09 Metas 2009/2010

13 Material de Comunicação 14 Dúvidas Frequentes Perguntas e Respostas


Conceito do Produto Entendendo o Curso de Cipa

O

Curso de formação de cipeiros foi

desenvolvido por profissionais de segurança (engenheiros e técnicos de segurança)

na

formação

de

integrantes das comissões internas de prevenção de acidentes. O curso de CIPA

orienta

os

Cipeiros

para

identificar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, além de orientar quanto às solicitações de medidas para reduzir e até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.

Durante o curso são discutidas diversas questões sobre situações de acidentes ocorridos, bem como o encaminhamento necessário aos serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho e em medicina do trabalho. Os resultados das discussões servem para prevenir acidentes e orientar os trabalhadores quanto à importância de medidas de prevenção.


Modalidades de Serviço Variáveis do produto

Cursos In Company São programas dirigidos e formatados de acordo com as reais necessidades da empresa, buscando um direcionamento específico para as atividades realizadas. Os conteúdos programáticos são adaptados para cada empresa. O principal objetivo é criar uma forma de aperfeiçoamento na capacitação gerencial dos alunos do curso, buscando a excelência nos resultados da empresa. Os benefícios para a sua empresa nesta modalidade são: o atendimento personalizado, curso focado à empresa e a adaptação do conteúdo programático de acordo com a necessidade do cliente.

Cursos nas Unidades - Balcão São cursos com data pré- estabelecida nas unidades do SESI distribuídas em todo o estado, com carga horária 20 horas presenciais. Os cursos são ministrados por profissionais especialistas de mercado. A programação e os cursos são realizados nas unidades do estado.


Características

Benefícios

O que compete a este produto

Vantagens do produto

 Cumprimento de lei que determina obrigação de CIPA, ou seja, sua empresa está resguardada da fiscalização e eventuais ações legais promovidas por empregados e seus familiares, conforme decreto nº 2.172.

 Curso 100% subsidiado pelo SESI se realizados dentro das unidades do SESI-PR. Para cursos in company, as turmas são de no mínimo 20 pessoas (caso a empresa tenha um número abaixo de 20, favor contactar o gerente de linha de ação).

 Orienta

os Cipeiros a procurar medidas preventivas e acompanhar a implantação das mesmas, além de capacitá-lo para a elaboração de formas eficazes de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, escalando apenas trabalhadores qualificados para exercerem suas funções.

 Reúne

as informações necessárias e orienta como se estabelece o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.

 Atende

a legislação e deduz riscos de futuros passivos

 Oferece

material pedagógico gratuito, produzido por especialistas.

 Melhora

o desempenho dos negócios e auxilia as organizações em geral, estabelecendo uma imagem responsável da empresa perante o mercado.

 Redução

no número de acidentes do trabalho e consequentemente melhoria no ambiente organizacional.


Metas 2009 / 2010

Realizadas em 2009: 2.787

Meta prevista para 2010

REGIONAL Curitiba / Metropolitana Campos Gerais Norte Noroeste Oeste / Sudoeste TOTAL

META 5.000 2.000 2.000 1.500 2.000 12.500

Até Junho / 2010

REGIONAL Curitiba / Metropolitana Campos Gerais Norte Noroeste Oeste / Sudoeste TOTAL

META

Até Junho

%

2875 1560 760 650 990 6.835

372 177 4 159 161 873

12,9 11,3 0,5 24,5 16,3 12,8


Praรงa e Mercado Estudo de Mercado


ConcorrĂŞncia Nossos competidores


Política de Preços Valor de Investimento

Subsidiado 100% pelo SESI se realizado nas unidades SESI


Material de Comunicação


Dúvidas Freqüentes Perguntas e Respostas

Se eu quiser contratar este serviço, quanto terei que pagar e quais as condições de pagamento? Serviço subsidiado 100% pelo SESI se realizado dentro ou fora das unidades do sesi e com mínimo de 20 participantes

Qual a duração do Curso de CIPA? Conforme Portaria 3214/78 – NR 05 - 20 horas presenciais

Como será composta a representação na CIPA? Será composta de representantes do empregador (indicados por este) e dos empregados (escolhidos por votação secreta), de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro 1 da NR de nº. 05.

Quais são os critérios que orientam a composição da CIPA? Para a composição da Cipa, é de suma importância a participação de colaboradores que representem os diversos setores da empresa, principalmente, de áreas que apresentam o maior número de acidentes.

Quantos suplentes devem existir na CIPA? Haverá tantos suplentes quantos forem os representantes titulares na CIPA, sendo a suplência específica de cada titular, sempre pertencendo ao mesmo setor.

O que ocorre quando uma empresa não é enquadrada para compor sua CIPA? A administração da empresa deverá designar um responsável para o cumprimento das atribuições desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento. Conforme NR 5, as empresas com 20 ou mais funcionários precisam constituir a CIPA, outras empresas de 1 a 19 funcionários devem designar 01 funcionário para receber o treinamento.


Dúvidas Freqüentes Perguntas e Respostas

A Partir de quantos colaboradores se faz necessária a composição da Cipa? A partir de 20 colaboradores, se faz necessária a composição da Cipa. Com número inferior a 20 funcionários a empresa deverá ter um designado.

Como deve ser realizada a eleição dos membros representantes dos empregados na CIPA?

Por quanto tempo deve durar o mandato dos membros da CIPA? Terá a duração de 1 (um) ano, com direito a 1 (uma) reeleição.

Através de eleição por votação secreta, que deverá ser realizada durante o expediente normal da empresa, respeitados os turnos, e será obrigatória, devendo ter a participação de, no mínimo, a metade mais um do número de empregados de cada setor.

Onde encontro o material de apoio à segurança do trabalho disponível para a empresa? No site WWW.sesi.org.br o cliente poderá solicitar o material de campanha e o mesmo receberá no prazo de 5 a 40 dias após a solicitação. Já materiais específicos da CIPA, são distribuídos em sala de aula.

Após a eleição da Cipa, quantos dias a comissão tem para realizar o curso? Em até 30 dias

A meta de funcionários treinados é com ou sem fomento? Com fomento. Não existe mais a meta de CIPA sem fomento


Dúvidas Freqüentes Perguntas e Respostas

Como enquadrar a execução de treinamentos fora do fomento na meta?

A empresa poderá remarcar o treinamento para os ausentes? Não em função ao acesso ao sistema, que só aceitará o CNPJ de ano em ano.

Conforme determinação do DN, não é possível a execução de CIPA fora do fomento

Para uma turma inferior ao número determinado pela NR, como será o repasse por parte do Departamento Nacional? O repasse será feito apenas para os participantes e que atingirem, no mínimo 80% de freqüência. Os demais deverão procurar terceiros para a conclusão do mesmo.

Qual(is) os benefícios concedidos ao Cipeiro?

Quais as regiões do Paraná são atendidas por este programa?

Além dos conhecimentos técnicos adquiridos, o Cipeiro terá estabilidade empregatícia durante a vigência da eleição, adicionado 1 ano, desde que não seja desligado por justa causa..

Todas as cidades do estado que possuam instalações do Sesi.


Diretoria de Desenvolvimento e Neg贸cios Sistema FIEP 2010


Revista SESI CIPA