{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

INFORMATIVO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ

2º Semestre 2016

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ É REELEITA

Página 15

Página 11

Página 31

Página 17


EDITORIAL Prezados Leitores, Com muito orgulho, apresentamos mais uma edição do nosso informativo. Agora, para apresentar algumas das atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2016, pela comunidade do Centro Universitário de Itajubá. Devemos mesmo nos orgulhar, pois foram atividades de muita qualidade, muito bem planejadas e organizadas, que contribuirão para boa complementação de conhecimentos de nossos alunos, professores e funcionários. Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos os membros da nossa Comunidade Universitária, pela dedicação e comprometimento. E desejamos que, no próximo ano, nossas ações sejam ainda melhores e que sejamos ainda mais felizes. A todos os leitores, desejamos um Feliz Natal, de paz e harmonia, e um ano de 2017 de esperança, determinação e realizações.

EXPEDIENTE Direção Geral Profª Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima

Sejam felizes e boa leitura! Profª. Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima Reitora do Centro Universitário de Itajubá - FEPI

Coordenação Rosi Alkimin

Projeto Gráco Pedro Brito

Diagramação Pedro Brito

Jornalista Responsável Stela Gonçalves / MTB - 61802

Endereço | Contato Av. Dr. Antônio Braga Filho, 687 Bairro Varginha - Itajubá - MG Telefone: (35) 3629-8400


VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FEPI SUPERA EDIÇÕES ANTERIORES A atividade de Iniciação Científica no Centro Universitário de Itajubá – FEPI vem aumentando em qualidade e quantidade de forma sistemática, atraindo mais participantes tanto do corpo discente quanto do corpo docente da instituição, o que ficou comprovado no VII Congresso de Iniciação Científica da FEPI que aconteceu no dia 19/10.

Mais de 200 trabalhos foram inscritos nessa edição do Congresso, como informou a Pesquisadora do Núcleo Institucional da FEPI – NUPI, Prof.ª Drª Adriana Amaro Diacenco: “O congresso permitiu a interação de trabalhos de outras instituições, o que mostra que outras instituições, estão buscando nosso congresso como referência para submeter os trabalhos deles”.

Em sua sétima edição, o Congresso de Iniciação Científica da Fepi abordou como temática principal, o “Papel da Pesquisa Científica na Formação Acadêmica”. Durante o evento foram realizadas palestras, mesas redondas, e apresentação de trabalhos em 18 sessões técnicas e duas sessões para apresentação dos trabalhos em pôster, onde foi efetiva a participação dos alunos.

A realização do evento só foi possível por meio de parceiros como o NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica, que tem como uma de suas atribuições apoiar eventos que visem sensibilizar, estimular e promover a pesquisa científica, tais como o Congresso de Iniciação Científica. “A importância do Congresso de Iniciação Científica está em favorecer a valorização da pesquisa científica, em tornar os alunos em produtores de conhecimento e em permitir-lhes a oportunidade de expor a sua pesquisa científica a toda a comunidade acadêmica” declarou o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da FEPI. Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva.

Em 2016, o evento superou a marca de 200 trabalhos apresentados por discentes e docentes, contando com a participação de todos os cursos da instituição, sendo a maior marca já registrada, 20 % superior ao evento do ano de 2015. Na visão da aluna do 4º período do curso de Ciências Biológicas, Daiana Rocha Dias, o evento é um incentivo importante para que mais alunos se interessem por pesquisas científicas: “Foi muito bom, o congresso permite com que a gente aprenda mais dentro da nossa área, e com certeza me incentivou a desenvolver um trabalho para o próximo ano”.

No VII Congresso de Iniciação Científica da FEPI foram apresentados projetos da área de saúde, economia, ciências ambientais e engenharia, tornando o evento ainda mais abrangente.

02


ALUNOS DE PSICOLOGIA VÃO A CAMPO OBSERVAR O COMPORTAMENTO DE PEDESTRES NO TRÂNSITO Como atividade proposta na disciplina de Práticas integradas II, os alunos do 4º período de psicologia tem feito uma série de observações. Como explicou a professora Roselle Fernandes Torres de Oliveira, no início do ano foram observados bebês em creches. Foram feitos registros a respeito do desenvolvimento deles.

A professora relatou que os registros obtidos serão analisados e será feita uma média de tudo que aconteceu, os resultados vão ser apresentados ao Diretor de Trânsito da cidade, que se interessou pelo projeto, propondo para o ano que vem, ampliá-lo estreitando a parceria com a FEPI.

Posteriormente o foco foi nas habilidades sociais de crianças em idade escolar (ensinos infantil e fundamental). Em seguida adolescentes, todos da rede pública de ensino.

A próxima etapa do trabalho será no Lar da Providência onde serão observados os idosos.

No dia 07/10, foram observados adultos e seu comportamento no trânsito na Avenida Paulo Chiaradia (Próximo ao Mercado Municipal). Em duas semanas anteriores outros dois locais também foram observados. Para esta etapa, os alunos foram divididos em 10 grupos e cada um ficou em um ponto da rua ou local determinado, quando observaram a interação dos motoristas com os pedestres, ciclistas, motociclistas e, abordaram alguns pedestres que, em uma enquete rápida, puderam expor como se sentem no trânsito, se ficam estressados; quais as reações de estresse experimentam, e o que eles entendem como sendo essas reações.

ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL FAZEM VISITA TÉCNICA À ABCP Os alunos do 5º período do Curso de Engenharia Civil da Fepi acompanhados pelo Prof. Mádisson, estiveram no dia 31/10 em visita técnica na Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP em São Paulo/SP. Os alunos de Engenharia Civil tiveram oportunidade de conhecer diversos laboratórios como de argamassas industrializadas, químico e mineralogia, cimento e concreto entre outros. “Todo aprendizado adquirido em sala de aula gera uma enorme expectativa em nós, alunos, quanto à aplicação e prática desse conhecimento. A instituição, por sua vez, pode suprir nossos anseios promovendo visitas como essa que vincula o contexto escolar à prática, o encontro do aluno com o ambiente profissional” relatou a aluna Tatiana Siqueira. Ela contou ainda, que os alunos puderam acompanhar diversas atividades da empresa como: ensaios laboratoriais de cimento, concreto e argamassa, além de obter informações sobre pavimentações. “Tive meus objetivos alcançados pelo conhecimento agregado, pelo aprendizado fruto da troca de experiências entre professor, colegas de classe e profissionais atuantes na área e, quem sabe, futuros parceiros profissionais” concluiu a aluna.

03

A recepção e a disponibilidade dos funcionários da ABCP serviram de motivação para os alunos. Além disso, tiveram oportunidade de conhecer os diversos tipos de pavimentos intertravados e as pesquisas realizadas com pavimentos permeáveis. Foi para todos, professor e alunos um dia muito proveitoso. A ABCP foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira de cimento. A associação é reconhecida internacionalmente como centro de referencia em tecnologia do cimento publicando livros, revistas e documentos técnicos. Como também presta serviços de excelência possui modernos laboratórios e apoia com os mesmos as indústrias de produtos a base de cimento.


A Semana do Curso de Psicologia procurou, por meio das palestras, minicursos e atividades, explorar diversas práticas e diferentes conhecimentos na área e, para ser fiel a essa proposta, contou com a presença de profissionais experientes da Prefeitura de Itajubá e Pouso Alegre, do Conselho Regional de Psicologia de Pouso Alegre e Belo Horizonte, do CAPS Dr. Bezerra de Menezes, Clínica Lúria de Pouso Alegre e do Núcleo de Gestalt-Terapia Integrada de Campinas. Entre os palestrantes estavam ex-alunos do Curso de Psicologia.

Martins, informou que a data da semana acadêmica que aconteceu do dia 24 a 26/08, foi escolhida para comemorar o dia do Psicólogo (27/08) e, também, os 54 anos da regulamentação da profissão no Brasil. “O objetivo dessa semana é de proporcionar aos alunos e profissionais atualização do conhecimento e a discussão da psicologia como ciência e como profissão. Agradeço a FEPI, os professores, os alunos, o Conselho Regional de Psicologia e patrocinadores por apoiarem esse evento” completou a coordenadora.

Com temas sugeridos pelos alunos que também ficaram responsáveis pelo planejamento e organização do evento, a semana superou a expectativa dos organizadores e do público externo.

Além das palestras e minicursos, a Semana de Psicologia contou com o Momento Cultural, espaço que permite que os alunos se expressem por meio da arte e possam expor seus talentos; foram apresentadas: dança do ventre, música ao vivo, pinturas, desenhos, poemas e um número de dança com alunos da APAE de Pedralva.

Na abertura da semana acadêmica a Reitora do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Profª. Mª. Cidélia Maria Barbosa Lima parabenizou a todos do curso, frisando que: “é sempre uma alegria ver o auditório repleto, é uma recompensa de um trabalho bem executado”. A coordenadora do curso, Profa. Drª. Rosana Maria Mohallem

04


ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA APRESENTAM TRABALHOS EM CONGRESSO DA UNICAMP A aluna do 8º período do curso de Educação Física da FEPI, Isis Scofano, também marcou presença no CBAMAS - X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada / I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, na UNICAMP. Ela expôs sua pesquisa com o tema: Hidratação voluntária e Desidratação após a prática do ciclismo indoor. O aluno Rogério Lima Rennó do 8º período do curso de Educação Física da FEPI, participou do CBAMAS com o trabalho intitulado: Modulação dos Parâmetros Cardiovasculares de obesos submetidos ao Exercício Aeróbio. O evento aconteceu nos dias 23 a 25 de novembro de 2016. O evento aconteceu nos dias 23 a 25 de novembro de 2016.

ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA APRESENTARAM TRABALHOS NO DO 3º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MUZAMBINHO – MG O curso de Educação Física do Centro Universitário de Itajubá – FEPI está alicerçado sobre a tríade: ensino, pesquisa e extensão; por essa razão, incentiva o ingresso dos alunos em projetos de iniciação científica, bem como a participação deles em congressos, como o que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho em Muzambinho – MG, o 3º Congresso de Educação Física e II Simpósio de Atividade Física e Saúde da Região Sudeste. No congresso, os alunos apresentaram em forma de painel, os trabalhos de pesquisa com o tema: “Do abandono ao esporte: Questões associadas ao técnico” do aluno Douglas Tribst; sob orientação dos professores: Alexandre de Souza e Silva, Ricardo de Melo Dias e José Jonas de Oliveira e “A influência da profundidade de agachamento no desempenho do salto com contra movimento em jogadores de voleibol universitário” – dos alunos, Maycon Santanna e Marianna Maiolino Siqueira, também orientados pelos professores Alexandre, José Jonas e Ricardo. “Eventos dessa natureza são um complemento fundamental para as atividades em sala de aula” disse o professor José Jonas de Oliveira; segundo ele, “é importante proporcionar aos alunos oportunidades no qual seja possível compreender melhor o ambiente acadêmico, conhecer pesquisadores renomados, criar diversos contatos

05

profissionais e, ainda, aprender sobre inúmeros temas relacionados à área que pretende estudar e se especializar. “Os trabalhos foram avaliados por professores do próprio Instituto, e foram muito elogiados pela estrutura, organização e pelo desempenho dos alunos na apresentação” completou o professor José Jonas. O evento que reuniu profissionais e estudantes de educação física teve como objetivo, promover discussões sobre aspectos pedagógicos e socioculturais da educação física, biodinâmica do exercício e promoção da saúde por meio de mesas redondas, minicursos, palestras, oficinas, e apresentação de pesquisas desenvolvidas na área


VIII SEMANA DO CURSO DE

EDUCAÇÃO FÍSICA

Do dia 31/08 ao dia 02/09 foi realizada no Centro Universitário de Itajubá – FEPI a VIII Semana Curso de Educação Física que, este ano, superou as expectativas dos organizadores pelo engajamento dos alunos e o alto nível das palestras ministradas. Na palestra de abertura, o Prof. Dr. Rodrigo Gonçalves Dias, pesquisador em Genômica Funcional e vencedor do Prêmio Jovem Cientista, discorreu sobre “A Genética no Esporte”. Em seguida, a Nutricionista Alice Cazarini trouxe informações a respeito de Nutrição pré e pós treino. No dia 01/09 foi a vez do Prof. Me. Rafael Dramis Calixto levar aos alunos mais conhecimentos sobre “periodização de treinamentos de força para academias e treinamento personalizado”. E a segunda palestra do dia foi ministrada pelo Prof. Me. Henrique Miguel que tratou da “biomecânica para potencialização da hipertrofia”. “A importância da psicologia do esporte” foi a palestra ministrada pelo psicólogo Gustavo Pereira Mohallem, no último dia do evento. E fechando a VIII Semana do Curso de Educação Física, os alunos tiveram uma animada aula de Body Combat com Everton Pereira.

Na visão do coordenador do Curso, Prof. Dr. Alexandre de Souza e Silva o envolvimento e participação dos alunos foi excelente. “O evento é planejado com muita antecedência, por isso as expectativas eram boas, mas com certeza superou. Agradeço ao professor Silvio César Cristóvão que foi o responsável pela organização do evento, só tenho que parabenizar os professores e os alunos que mostraram o comprometimento que eles têm com o curso”. O evento surpreendeu também, os que participaram pela primeira vez, como foi o caso do aluno do 2º período, Douglas Silva Pereira. “Eu nunca tinha participado de uma semana acadêmica, foi bem instrutiva, gostei muito. Tivemos acesso a conteúdos muito bons de profissionais altamente qualificados” disse o aluno. O sucesso do evento foi celebrado também, pelos alunos que trabalharam diretamente na organização da semana do curso, como foi o caso de Anna Paula Silvério Silva, do 6º período: “Criamos uma expectativa muito grande em torno desse evento. Trabalhamos bastante, a sala de modo geral se envolveu. Acredito que foi muito proveitoso, adquirimos conhecimentos novos e alguns conhecimentos que já tínhamos foram reforçados” concluiu Anna Paula.

06


CURSO DE BIOLOGIA DA FEPI ESTABELECE PARCERIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A professora Micheli Leal Thomazine, da rede pública municipal de Itajubá - Escola Francisco Júlio dos Santos, solicitou ao curso de ciências biológicas da Fepi, uma parceria visando um suporte teórico e prático para o ensino de ciências junto à turma de educação infantil pré I. O projeto "Plantado sentimentos com o girassol solitário", visa favorecer o desenvolvimento da capacidade linguística e criadora das crianças, desenvolver nelas o gosto pela leitura e pelo fazer científico, levando em consideração o que diz Freire (1989) a "leitura do mundo" precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto, através da inesquecível história, música, e personagens do "O Girassol Solitário", que se consolidaram com o processo empírico e científico, do plantio de vasos e jardim de girassóis. O desafio de ensinar sobre a biologia e ecologia do girassol em uma linguagem acessível a crianças de quatro anos foi prontamente aceito pelo professor Gustavo Rodrigo Thomazine e

por seus acadêmicos do primeiro período: Isadora Felícia da Silva, Rui Braga Neto, Paulo Henrique Vieira Pinto e Letícia de Cassia Siqueira Rodrigues. O projeto será realizado em duas etapas: a primeira com uma palestra ministrada pelo professor Gustavo e o auxilio no plantio de vasos para os alunos e, a segunda, o plantio de um jardim na escola. O objetivo é o de demonstrar o processo do plantio, o desenvolvimento da planta, sua importância e promover a interação do aluno com o ambiente que o cerca, a base do procedimento partiu de uma literatura infantil, e o desenvolvimento será realizado por meio de observações diretas, registros, pesquisas e experimentos como o jogo da polinização. O auge do projeto foi no dia 01/09/2016, na escola, quando a comunidade foi convidada a participar e interagir com o desenvolvimento das crianças

DEBORA FONSECA ALUNA DA ENGENHARIA MECÂNICA É APROVADA EM MESTRADO DA UNICAMP A aluna do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Debora Junqueira Fonseca, do 10º período do curso, foi aprovada no Mestrado da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. A conquista foi bastante celebrada pela aluna que concluiu o curso esse ano. “Para mim essa aprovação representa o início de uma nova fase, com mais responsabilidades e crescimento profissional. Acredito que esta conquista irá me proporcionar oportunidades que me ajudarão a ser uma excelente engenheira”. O mestrado será na área de Engenharia Mecânica mais precisamente em mecânica dos sólidos e mecânica computacional. Débora contou que sua opção pelo mestrado foi por conta do cenário atual do país, o que tem exigido maior qualificação e porque se identifica com a área de pesquisa. “Estudar nunca é demais; além disso a FEPI contribuiu me apoiando nas pesquisas e por meio dos congressos que participei”. A aluna relatou que desde o primeiro ano procurou envolver-se em projetos de pesquisa; ao longo da graduação soma duas iniciações científicas e três artigos publicados. “Foram anos de estudos que me proporcionaram e ainda hoje me proporcionam oportunidades

07

únicas, fiz bons contatos profissionais nos congressos que participei, conheci lugares novos e muitas pessoas legais que foram essenciais para a minha formação, essa busca de conhecimento além das salas de aula foi o que fez a diferença na minha vida acadêmica” contou Débora. Como ainda não decidiu se vai seguir carreira acadêmica Debora optou por analisar diversas possibilidades para encontrar uma área com a qual se identifique: “Ainda não decidi se quero seguir carreira acadêmica, trabalhar em industrias ou ambas”. E para quem deseja trilhar o mesmo caminho que ela, aconselhou: “Encontrem uma área com a qual se identifiquem, que se sintam bem. Estudar um assunto que gostamos é sempre mais fácil e prazeroso. O trabalho contínuo e o tempo nos trazem os melhores resultados”. O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Márcio de Oliveira, parabenizou a aluna Debora por mais esta conquista: “é uma satisfação grande perceber que o trabalho realizado pelo curso de Engenharia Mecânica juntamente com os Núcleos de apoio da FEPI tem contribuído para o desenvolvimento dos alunos, proporcionando novas expectativas em suas vidas, para vencerem novos desafios na área profissional e acadêmica”.


XII

SEBIO

A 12ª edição da Sebio – Semana do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Itajubá, que esse ano aconteceu de 31/08 a 02/09, teve como tema “Os valores intrínsecos da Biodiversidade” o que foi abordado nas seis palestras e seis minicursos oferecidos, e na exposição de algumas fotografias da aluna Luana Braga do 6º período. Na abertura do evento, a Reitora parabenizou os alunos pela realização do evento o que exigiu deles trabalho em equipe, organização e muito empenho. O coordenador do curso Prof. Flávio de Vasconcelos Camargo endossou a fala da reitora e complementou levando os alunos a uma reflexão sobre as diversas áreas de atuação do biólogo; a visão e a consciência que precisam desenvolver quanto a preservação do meio ambiente e sustentabilidade. “Fizemos questão de convidar professores de várias áreas da biologia para aumentar a ideia da vasta diversidade de vida a qual fazemos parte, as palestras e minicursos foram excepcionais, com professores do mais alto gabarito, sempre com o cuidado de prepará-las tanto para o público acadêmico quanto para convidados que fizeram parte de nossa semana” declarou o coordenador que falou também sobre o balanço positivo da XII Sebio: “Em suma a

semana do curso de ciências biológicas foi um sucesso pois atingiu seu principal objetivo que foi aperfeiçoar o conhecimento dos alunos e aguçar a curiosidade deles, criando ideias para cursos de extensão universitária utilizando as inúmeras áreas de atuação dos biólogos. Além de atingirmos nosso objetivo podemos ficar felizes pois mostramos nossa excelência quando comparados com cursos de biologia de nossa região, oferecendo uma ótima qualidade de conhecimento”. A aluna Raíza Guimarães, que assistiu a todas as palestras relatou: “Para mim a Sebio desse ano superou a do ano passado. Achei os temas mais interessantes, os palestrantes tinham bastante domínio do conteúdo e demostravam muito entusiasmo, o que prendeu nossa atenção. Por estar no quarto período, eu tive maior noção de alguns temas então, isso ajudou a aproveitar mais; eles também tiveram contato com os alunos durante as palestras e o que fez com que ficassem mais dinâmicas”. Além de todo o trabalho de integrar os alunos e oferecer a eles conteúdos de qualidade, o propósito da Sebio foi de, também, comemorar o dia do Biólogo que aconteceu no dia 03 de setembro, data em que foi regulamentada a profissão de Biólogo

08


ALUNO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPA DO VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO Caique Augusto Ribeiro Gomes acadêmico do 6º Período do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, participou do VI SINDIV - Simpósio Internacional de Diagnóstico por Imagem Veterinário - com quatro trabalhos aceitos, sendo três deles na modalidade pôster e um para ser apresentado oralmente. O evento ocorreu na cidade de Florianópolis - SC, nos dias 24 e 25 de novembro de 2016. O aluno relatou que: “o reconhecimento que o trabalho recebeu de grandes profissionais da área de diagnóstico por imagem, fez valer a pena todo esforço direcionado à sua execução; apresentar um trabalho em um evento dessa magnitude foi uma experiência incrível e extremamente enriquecedora”. E completou agradecendo aos que colaboraram para que conseguisse alcançar seus objetivos: “Agradeço o apoio de todos os professores e colegas envolvidos, e em especial ao meu orientador Prof. Thiago, que é peça-chave para o desenvolvimento dos nossos trabalhos".

caminho certo. Posso dizer que a Ligas Acadêmicas do curso têm sido grandes aliadas nesse quesito. E com certeza, é muito empolgante para a equipe de docentes do curso feed backs como esse”. VI SINDIV – O Simpósio Internacional de Diagnóstico por Imagem Veterinário, contou com a presença de palestrantes internacionais e nacionais, e teve como objetivo reunir veterinários de diversas áreas do diagnóstico por imagem veterinário, promovendo o avanço desta especialidade, além de estimular o desenvolvimento cultural e o convívio social entre os profissionais de várias regiões do país e internacionais.

O trabalho de maior importância, apresentado na modalidade oral, foi o intitulado “Padronização da Técnica de Colangiografia Percutânea em Cães” que, segundo explicou Caique, consiste na descrição de uma técnica de radiografia contrastada das vias biliares em cães, técnica inovadora dentro do diagnóstico por imagem veterinário. O trabalho foi desenvolvido com auxílio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) por meio da bolsa de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG e orientado pelo Prof. Me. Thiago Pires Anacleto. O coordenador do curso de Medicina Veterinária Prof. Leonardo José Rennó Siqueira parabenizou o aluno pelo empenho e ressaltou o quanto as pesquisas acadêmicas têm crescido no curso; “Buscamos incentivar os alunos à pesquisa acadêmica sempre que possível. O Caique é um aluno muito empenhado e dedicado no que faz, merece todo o reconhecimento. E é a partir desse reconhecimento, sobretudo de eventos desse porte, que podemos ver que estamos trilhando no

Atenção Alunos e Professores! A FEPI está disponibilizando gratuitamente para todos o pacote ofce! Peça o seu enviando seu nome, curso e número de matrícula para: queroofce@fepi.br

09


XI

Semev 2 0 1 6

Semana do curso de Medicina Veterinária

A Semev - Semana do Curso de Medicina Veterinária desse ano, aconteceu do dia 08 a 10 de setembro e contou com uma novidade; a participação efetiva das Ligas Acadêmicas. Cada Liga colaborou trazendo palestras e minicursos relacionados a sua área de atuação, garantindo maior engajamento por parte dos alunos que fizeram com que essa edição da semana acadêmica tivesse o maior público desde sua criação. Ao longo da semana foram realizadas 06 palestras e 10 minicursos, que contemplaram conhecimentos relacionados aos animais de pequeno e grande porte, além de animais selvagens, nas áreas de manejo, cirurgia, diagnóstico, clínica e nutrição. Como relatou o coordenador do curso de Medicina Veterinária Prof. Me. Leonardo José Rennó Siqueira: “é gratificante ver o aumento do interesse dos alunos, pois são eles que fazem o curso crescer”. O coordenador agradeceu todos os envolvidos citando que, o aprendizado, começa na organização de eventos, fundamenta-se nas palestras, concretiza-se nos minicursos e será aplicado com mais segurança e excelência, na prática. “Eventos como esse proporciona ao aluno experiências únicas de ter uma visão mais próxima de sua área de interesse” concluiu Prof. Leonardo.

Para o aluno do 8º período de Medicina Veterinária Rafael Guimarães da Silva Carvalho, que ajudou a organizar as últimas três edições das semanas acadêmicas do curso, o evento desse ano superou as expectativas de todos: “De modo geral classifico como excelente a XI Semana. A participação das ligas foi realmente um grande diferencial, está acrescentando muito na formação de todos os alunos; pudemos aperfeiçoar nossos conhecimentos e enriquecer o currículo com minicursos tão importantes”. A Semev foi elogiada também, por alunos que participaram pela primeira vez, como foi o caso de Katharine Martins Maciel, do segundo período. “Achei ótimo, certamente contribuiu muito para nossa formação. Os professores e alunos nos recebem muito bem, foram bem acessíveis e isso é um diferencial. A semana me incentivou ainda mais a participar de uma liga. Foi muito proveitoso gostei demais”. Além de levar aos alunos diversos conhecimentos, a Semev ocorre também, para comemorar o dia do Médico Veterinário, celebrado no dia 09/09.

10


NOVA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES É ELEITA No dia 12/12 foi realizada na sala de reuniões da reitoria do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, a cerimônia de posse na nova equipe a integrar a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A votação aconteceu de 07 a 09 de novembro, puderam votar professores e colaboradores. Os membros indicados foram: Pablo Mendes Colosimo (Presidente), Barbara Aparecida Andrade, Silmara Vitorino, Franciney do Carmo, Helena Silva, Andreia Hess e os membros eleitos: Evaristo Neto (Vicepresidente), Marliane Silva, Romulo Oliveira, Luiz Fabiano Higino, Sebastião Costa, Danieli Souza. A equipe da Cipa é a responsável pela prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando compatíveis, o trabalho e a preservação da vida e a promoção da saúde do colaborador, sendo uma exigência legal que determina que uma empresa deve contar com uma CIPA quando ela apresenta um quadro de funcionários com mais de 20 trabalhadores. A Reitora do Centro Universitário, Profª Cidélia Maria Barbosa de Lima, deu as boas-vindas os novos membros e parabenizou a todos da gestão anterior. Desejou boa sorte a todos e ressaltou que quanto mais pessoas existem em uma organização, maior é a probabilidade de haverem acidentes, em função disso, são imprescindíveis cuidados redobrados, atenção fixa às leis existentes, e procedimentos e sugeriu que seja feita uma divulgação mais efetiva das normas de segurança. A respeito das atribuições da CIPA o Presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá – FEPI Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior reiterou: “A principal função dos membros da comissão é de ser um fiscal durante todo o ano afinal, nossa responsabilidade em garantir a segurança dessas pessoas é muito grande”. Em sua fala, o presidente indicado, Pablo Colosimo, contou que ficou surpreso com a indicação, e sobre as ações que irão desempenhar destacou: “Seremos constantes na prática da prevenção e conscientização dos colaboradores com o objetivo de identificar condições e práticas de atos inseguros. A CIPA é extremamente salutar no ambiente do trabalho”. Ao fim da solenidade todos os membros receberam o certificado de conclusão do curso CIPA.

11


Do dia 28 a 30 de setembro foi realizada no Centro Universitário de Itajubá – FEPI, a Semana Acadêmica do curso de Sistemas de Informação que, este ano, trouxe 5 minicursos, duas palestras e a competição de RoboCode. Com destaque para desenvolvimento de aplicativos para Web e para dispositivos móveis a semana trouxe conteúdos atuais e do dia a dia dos profissionais da área. Na visão do aluno 6º período, Caio da Silva Ribeiro, essa edição da semana do curso de Sistemas de Informação foi a melhor que já presenciou: “As palestras ministradas no dia de abertura foram muito proveitosas e os minicursos oferecidos foram voltados para tecnologias da atualidade. Uma das coisas positivas também, foi dar a oportunidade de todos os alunos participarem dos minicursos pois foram repetidos em outro dia para que ninguém ficasse de fora”. Relatou o aluno que parabenizou a coordenação do curso, desejando que a semana do curso siga crescendo. Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Márcio de Oliveira, a semana do curso de Sistemas de Informação trouxe para os alunos temas atuais e muito importantes para que o currículo deles seja enriquecido. Na visão do coordenador, destacaram-se os cursos desenvolvimento de aplicativos para celulares utilizando ferramentas bastantes atuais.

12


ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA VISITAM A AACD No dia primeiro de dezembro os alunos do curso de Fisioterapia da FEPI visitaram a Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD de Poços de Caldas-MG. Participaram desta visita um grupo de alunos do 8º e 10º períodos do curso acompanhados dos professores Marcelo, Fernanda e o coordenador do curso de Fisioterapia Prof. Dr. Luís Henrique Sales Oliveira. Os alunos da FEPI foram acolhidos de maneira ímpar pelos funcionários e Fisioterapeutas da AACD. “Conhecemos toda a estrutura física da unidade, os alunos puderam acompanhar os atendimentos, visitar as instalações, além de assistir a palestras e manusear a utilização de dispositivos utilizados durante as sessões de fisioterapia” relatou Prof. Luís Henrique.

O coordenador agradeceu a AACD nas pessoas da Patrícia (Assistente Social) e do Lucas (Gerente Administrativo); “eles nos receberam com a nobreza digna de pessoas do bem e da grandeza da Instituição”. Ele agradeceu o Centro Universitário de Itajubá - FEPI por incentivar e fomentar ações como a visita técnica entendendo ser de grande valia e aprendizado para os alunos e professores. O coordenador parabenizou também, os professores em nome do professor Marcelo, principal idealizador da visita técnica

ALUNO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FARMÁCIA VISITAM O INSTITUTO BUTANTAN No dia 22/10, alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia, do Centro Universitário de Itajubá - Fepi, fizeram uma visita técnica ao Instituto Butantan de São Paulo - SP. A turmas viajaram acompanhadas pela professora Maria Luiza de Carvalho Noronha. Durante a visita ao Butantan, os estudantes fizeram visitas monitoradas aos três museus do Instituto: Biológico, Histórico e de Microbiologia. Eles também conheceram outros espaços do parque como o serpentário. No Museu Biológico os alunos conheceram diversas espécies de répteis, com destaque especial para as serpentes, anfíbios, insetos e aracnídeos; e ouviram diversas curiosidades a respeito destes animais, não só da fauna brasileira, mas também de outras regiões do mundo. No Museu Histórico, foi contada a história do Instituto, desde sua criação, e visitada a exposição de equipamentos e instrumentos antigos usados na pesquisa e na preparação de soros e vacinas. Já no Museu de Microbiologia, eles visualizaram vários modelos de microrganismos de importância na saúde humana, e imagens em microscópios, vídeos e animações.

13

Ao final os estudantes ainda participaram de uma pequena oficina, em que amostras de microrganismos presentes nas mãos dos próprios alunos, antes e depois de serem lavadas, foram coletadas e semeadas em meio de cultura para posterior avaliação do crescimento microbiano.


JUPED Jornada Universitária de Pedagogia

A Jornada Universitária do Curso de Pedagogia – JUPED que esse ano aconteceu do dia 03 a 06 de outubro, contou com apresentações originais e emocionantes, além de palestras sobre temas atuais e de grande relevância para alunos e profissionais da área. Na abertura do evento a Reitora, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima, parabenizou os alunos pelo engajamento na realização da semana acadêmica: ‘‘Nos alegra ver o auditório lotado e o esforço para realizarem sempre, algo com tanta excelência’’. Os alunos do 2º período de pedagogia iniciaram as apresentações da semana com um musical tendo como tema a obra de José Mauro de Vasconcelos: O meu pé de laranja lima. No segundo dia foi a vez dos alunos do 4º período que surpreenderam com a apresentação do teatro ‘‘Da sombra à luz’’, inspirado no texto ‘‘Alegoria da Caverna’’ e no filme Matrix. Para encerrar a Jornada Universitária da Pedagogia os alunos do 6º período apresentaram o trabalho intitulado ‘‘Todos nós seremos Malala’’ que recontou a história de luta pela educação, da paquistanesa Malala Yousafzai. Por fim a coordenadora do curso Profª Ângela Azevedo Morais declarou: ‘‘Estou muito feliz com o resultado do trabalho, foi um trabalho de muitas mãos que culminou numa reelaboração de leituras, numa riqueza de conhecimento, numa construção harmoniosa de habilidades e competências. Conseguimos como educadores ‘‘Educar Além dos limites’’!

14


REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ É REELEITA A chapa composta pela Reitora Profa. Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima e Vice-Reitor Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior seguirá a frente do Centro Universitário de Itajubá – FEPI. A nova gestão terá início no dia 19/03/2017 e irá até 18/03/2021. As inscrições das chapas puderam ser feitas do dia 7 a 17 de novembro e a eleição ocorreu do dia 28 a 30 de novembro, conforme norma no estatuto do Centro Universitário, mesmo com apenas uma chapa inscrita. O voto foi facultativo; puderam votar professores, alunos, colaboradores e representantes da comunidade. Professora Cidélia Maria Barbosa de Lima e Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior falaram sobre as principais melhorias implementadas na atual gestão e as propostas da chapa para os próximos anos. Informativo FEPI: O que estar à frente do Centro Universitário de Itajubá representa para vocês?

Profª Cidélia: Antes de tudo, para mim é uma honra. Esta é a instituição em que me formei e por meio do meu trabalho devolvo tudo que aprendi graças à minha formação. Prof. Mádisson: Representa uma grande honra e responsabilidade. Ter consciência que a cada dia mais famílias confiam no nosso trabalho e dependem financeiramente dele nos faz mais preocupados. Ao mesmo tempo constatar que nossa Instituição cresce de forma sólida e torna-se referência educacional na região é extremamente gratificante. Informativo FEPI: Quais as propostas serão implementadas em prol dos Professores e dos colaboradores?

Profª Cidélia: Continuemos incentivando a capacitação de professores e funcionários, além, é claro, de propiciar bom ambiente de trabalho com estrutura adequada. Prof. Mádisson: Continuaremos a incentivar nossos professores e funcionários a se capacitarem. Incentivaremos o cuidado com a saúde e a alimentação. A Fepi está, na medida de suas possibilidades, ampliando a abrangência da Unimed e Uniodonto para seus funcionários e continuaremos a fazê-lo em 2017. Informativo FEPI: Há pretensão de abrir novos cursos?

Sim, sempre atendendo à demanda regional. Os novos cursos dependem também de como a economia estará se comportando. Existem vários que constam do nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), como Arquitetura, mas que dependem de planejamento e de uma estrutura mínima de docentes. Profª Cidélia:

Prof. Mádisson:

Informativo FEPI: Há propostas para fortalecimentos dos cursos?

Esta é a nossa preocupação constante, com a qualidade da educação e manutenção de nossa boa infraestrutura. Prof. Mádisson: Sempre fortaleceremos nossos cursos tanto incentivando a pesquisa como a capacitação docente. Vários laboratórios constam de nosso planejamento em 2017 além de aquisição de equipamentos para completar o rol dos existentes. Profª Cidélia:

15

Informativo FEPI: Qual foi o maior desao da gestão atual?

O momento econômico atual é bastante incerto, isto faz com que tenhamos muita cautela em nossas ações. Prof. Mádisson: Conseguir implementar os investimentos programados no cenário econômico atual. Sabemos que 2017 será um ano difícil, com poucas novas vagas do FIES e esse entrave provavelmente se refletirá na evasão. Portanto, o desafio maior será continuar a implementar mudanças e novos investimentos com menos recursos. Profª Cidélia:

Informativo FEPI: E o que classicam como sendo o maio desao para os próximos anos?

Profª Cidélia: Educar é sempre um desafio, principalmente se considerarmos que o Ensino Superior está nos últimos níveis da Educação e, muitas vezes, a Educação Básica de nossos graduandos foi deficiente. Isso torna nosso trabalho mais difícil, pois temos que educar no nível superior e, no nível básico. Além disto, a evolução tecnológica nos desafia a atualizarmos nossa metodologia de ensino / aprendizagem, para que a formação seja mais efetiva, resultando em profissionais inovadores, produtivos e independentes. Prof. Mádisson: Conseguir incentivar o desenvolvimento regional através da educação. Se conseguirmos qualificar novos profissionais e esses conseguirem ser os facilitadores do desenvolvimento regional teremos cumprido nossa missão. Quando uma região se desenvolve quer na área tecnológica como em outra área alavancada por instituições de ensino sabemos que é uma mudança definitiva sem nenhum perigo de retrocesso.


Se a sua resposta for ‘’só a minha língua materna’’, e ainda acrescentar que ‘’não há mais necessidade de aprender uma segunda língua porque há dispositivos que resolvem o meu problema’’, você está equivocado. Cientistas projetaram grandes revoluções tecnológicas para os anos de 2000 a 2050. Você já pode testemunhar uma delas, a vida em um mundo hiperconectado, prevista para a primeira década. Mas isso resolve seus problemas de comunicação em outra língua, te levam para onde você gostaria de ir profissionalmente? As novas tecnologias podem facilitar, mas ainda não lhe garantem aquele bom emprego que exige proficiência em uma segunda língua. Para 2020 foi projetada tradução simultânea em tempo real. Isso sim poderia resolver seu problema de interlocução com o mundo e garantir seu emprego dos sonhos, como um prêmio pela sua dedicação e brilhantismo na vida escolar. No entanto, apesar de programas de tradução cada vez mais eficientes, ainda há muito que acontecer e você não pode perder tempo nesse mundo dinâmico. Você sabia que apenas 4% da internet é redigida em língua portuguesa? Que apenas 5% da nossa população sabe falar inglês? Que o país tem um dos piores índices de proficiência em inglês no mundo? Que o país está em 67º lugar no ranking de nota de

O ex-aluno Danilo Augusto Toledo Costa, da turma de Ciências Biológicas de 2015 do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, foi aprovado no mestrado em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, na linha de pesquisa Sociedade e Ambiente, após rigoroso processo seletivo.

conhecimento de inglês de funcionários de multinacionais, com nota 2,95 (em um total de 10)? Ainda, sabia que na questão do ENADE sobre “como é seu conhecimento de língua inglesa”, apenas 11% dos estudantes brasileiros afirmaram que leem, escrevem e falam bem? Retrospectiva ruim, não acha? Esses dados de pesquisas reforçam a responsabilidade da FEPI na formação em Inglês dos seus universitários, professores, funcionários e comunidade em geral. Buscando contribuir nesse processo de produção de conhecimento foi criado o CLIF – Curso de Línguas da Fepi – para melhor prepará-lo para os desafios da realidade. Fluência em uma segunda língua permite que você se beneficie do potencial enriquecedor de intercâmbios e de cursos online gratuitos na sua área de formação que se propagam na rede. Dominar uma segunda língua possibilita uma melhor utilização dos meios tecnológicos para a ampliação do universo de pesquisa – quanto mais informação você tem, mais você se coloca no mundo, mais progressão na sua área profissional. Nesse panorama, e até que dispositivos de tradução surjam e façam um melhor trabalho que você pode fazer, o domínio de um segundo idioma é imprescindível. Seja proativo! Comece já. Profª. Ma. Jacinta de Souza Fernandes Mádisson

O Centro Universitário de Itajubá, o Núcleo de Pesquisa Institucional, o coordenador e os professores do Curso de Ciências Biológicas parabenizam e desejam ao aluno, Danilo Costa, um futuro promissor nessa nova etapa que se inicia.

16


G E S T Ã O DA Q UA L I DA D E DA F E P I PA S S A P O R AUDITORIA DA ABS QUALITY EVALUATIONS No dia 28/09 o Centro Universitário de Itajubá – FEPI, recebeu um dos auditores da ABS Quality Evaluations, Gilberto Abdul-Hak de Souza que verificou se a instituição tem cumprido com os requisitos exigidos pela norma ISO 9001:2008, certificação emitida pela ABS. “É uma responsabilidade muito grande da ABS Quality Evaluations certificar uma organização, mas tendo em vista tudo o que vi e analisei, considero um privilégio certificarmos a FEPI” declarou o auditor. A FEPI passou por uma auditoria em 2015 que a credenciou a receber a certificação na norma ISO 9001 versão 2008 em 2015. Segundo Gilberto Abdul-Hak de Souza o sistema de gestão da qualidade continua implementado, monitorado e mantido. “Tenho visto que além de implementado a FEPI tem trabalhado para melhoria contínua dos processos e serviços. Acompanhei todas as áreas envolvidas com a gestão da qualidade, desde a entrada do aluno na instituição, por meio do Processo Seletivo, até a saída dele. Acompanhei aulas, conversei com vários alunos que relataram a satisfação de estudarem numa estrutura que investe

17

em qualidade e em melhoria contínua dos serviços prestados em educação” relatou. “A Fepi como instituição continua no seu objetivo de promover a educação com Qualidade. A Certificação é e sempre será um instrumento que nos possibilita verificar que estamos no caminho certo”, disse o Presidente/Fepi Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior. Segundo a Reitora da FEPI Profª Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima: “O Sistema de Gestão da Qualidade é, antes de tudo, uma ferramenta que nos permite cumprir nossa meta de forma organizada, planejada e responsável. Somente assim podemos continuar crescendo e promovendo melhorias contínuas em nossa instituição”. A certificação recebida pela FEPI não é obrigatória, sendo assim, fica claro o comprometimento da alta direção dos professores e coordenadores, com a melhoria dos serviços. Quando uma empresa tem a certificação é um diferencial, como concluiu o representante da ABS.


Semana do Curso de

Engenharia Mecânica Foi realizado do dia 06 a 07 de outubro a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Mecânica. Foram intensos os dois dias de aprendizado e troca de experiências. Os alunos puderam saber mais sobre Geração de Energia pelo uso de Gás Natural e Fontes Alternativas, Simulação Numérica utilizando Software Aberto OpenFOAM por meio de palestras e aprimorar conhecimentos com os minicursos: Norma NR100 e NR 12, Introdução ao CNC, Introdução ao Matlab, CREO – Assembly, Controle Passivo de Vibrações, Introdução CNC e Introdução a Soldagem.

18


ALUNOS DA FEPI RECEBEM O PRÊMIO MAHLE Os alunos do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Karine de Cássia Pereira do curso de Engenharia de Produção e Paulo Daniel Cortez da Engenharia Mecânica, receberam o Prêmio Mahle, concedido pela empresa aos alunos que mais se destacaram em cada curso no ano 2016. Conforme relatou o Gerente de Recursos Humanos da Mahle - Carlos Roque Busnardo, a Mahle desde 2003 estabeleceu parceria com algumas instituições de ensino e, em Itajubá, propôs expandir essa parceria para angariar mais talentos para própria empresa e para apresentar a Mahle ao meio universitário. “Hoje somos a maior empresa do Sul de Minas com 2.700 colaboradores e é um prazer para nós estabelecermos essa parceria com a FEPI, tornando-a mais conhecida” disse Carlos Roque Busnardo. Em uma breve explanação ele falou sobre a empresa, apresentando colaboradores de destaque que são, ou foram alunos FEPI. Ele ressaltou que “existem muitas possibilidades para esses jovens estudantes poderem fazer estágio na Mahle em diversas modalidades de ensino, e é um prazer premiar alunos de destaque”. Sobre ter ganho o prêmio, a aluna do 10º período do curso de Engenharia de Produção Karine de Cássia Pereira destacou: “Foi muito gratificante, eu não esperava, agradeço a Deus, aos meus pais e aos meus colegas que se tornaram amigos que quero levar para a vida toda. Esse prêmio significa o reconhecimento de todo esforço,

19

valeu a pena todo o empenho, se eu pudesse voltar atrás, me esforçaria da mesma forma ou até mais”. Paulo Daniel Cortez relatou: “Eu não esperava ter ganho, na verdade somos uma equipe, todos os meus colegas mereciam esse prêmio. Mas fiquei surpreso e feliz por ter ganho, me dediquei muito durante o curso, e deixo meu agradecimento aos meus pais, os amigos, a FEPI e a Mahle. A Reitora do Centro Universitário de Itajubá também parabenizou os alunos vencedores e seus familiares, frisando que eles sempre têm a ganhar com o esforço e dedicação: “Nós temos muito orgulho de vocês, esperamos que cresçam cada vez mais, que sigam sendo competentes e que principalmente, pensem na coletividade, no que poderão fazer para melhorar a vida das pessoas”. O prêmio concedido aos alunos foi uma quantia em dinheiro, no valor de um tablet. Fizeram parte da solenidade de entrega do prêmio também, a Pró-Reitora Acadêmica da FEPI, Profª Magda Cristina Nascimento Rochael e o Gerente de Qualidade, Sr. Alexandre Augusto Carmanhani. Ao fim da premiação a Mahle ofereceu um coffee break para todos que prestigiaram o evento.


A terceira Semana do curso de Engenharia de Produção que aconteceu do dia 26 a 28 de outubro, esse ano, contou com a participação dos alunos de forma efetiva, tanto na organização, quanto prestigiando o evento. Além de ter tido também, o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da FEPI (NIT - FEPI). A semana que teve diversas atrações, entre palestras, minicursos, e apresentação de orquestra no último dia do evento, foi um sucesso, como relatou o auxiliar de coordenação do curso de Engenharia de Produção, Danillo Lopes Nunes: “Contamos com a participação em massa dos alunos nas palestras e minicursos que aconteceram de manhã, a tarde e à noite, a adesão dos alunos nos surpreendeu. O fato deles organizarem foi uma experiência muito válida, puderam trazer palestras do interesse deles, e fazer o que eles esperavam para a semana, certamente melhoramos bastante e já temos mais ideias para as próximas edições do evento, enfim, estamos felizes e realizados. ” Ao todo foram 12 palestras, e 12 minicursos, com temas variados que foram desde a gestão de pessoas, como se portar em processos seletivos, desenvolvimento profissional, normas técnicas, e testemunhos pessoais de profissionais de sucesso que falaram sobre desenvolvimento profissional e nos relacionamentos; os minicursos abordaram softwares que os alunos vão utilizar assim que concluírem a graduação.

Na visão do aluno Fabricio Silva Junior, um dos integrantes da comissão organizadora, a experiência de realizar um evento desses foi muito válida: “Tivemos a chance experimentar pela primeira vez, várias coisas relacionadas à organização de eventos, nosso curso de certa forma exige isso, afinal não é voltado apenas para a engenharia, mas à gestão de pessoas e processos também, foi muito enriquecedor” comentou. Para o coordenador Prof. Paulo Paulista a III SEPROD foi um grande sucesso, graças a equipe de alunos da organização que se dedicaram em fazer a melhor semana do Curso de Engenharia de Produção. Com as palestras e minicursos, os alunos puderam enriquecer o seu conhecimento sobre assuntos que o mercado de trabalho está exigindo. A SEPROD foi elogiada também, pela Reitora do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Profª. Mª. Cidélia Maria Barbosa de Lima, que parabenizou os alunos pela organização e participação no evento. Ela reforçou o quão fundamental é participar de eventos dessa natureza, frisando que o conhecimento não acontece apenas individualmente, nem se firma de forma isolada, mas, por trocas de experiências.

20


Vocação, vestibular, profissão, carreira, futuro, realização. Essas palavras transitam na cabeça do aluno consequência da inabalável pergunta que todo adolescente faz no final do ensino médio: que profissão escolher? O jovem precisa ter papel ativo na escolha da profissão, precisa buscar informações, dados, saber do mercado de trabalho, área de atuação, enfim, conhecer o curso que pretende fazer. Pensando nisso, o Centro Universitário de Itajubá – FEPI promoverá nos dias 24 e 25 de outubro a sua III Mostra de Profissões, com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas de Itajubá e região na escolha da profissão.

21

Neste evento os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor os cursos oferecidos pela Instituição, tirar suas dúvidas sobre a futura carreira, manter contato com os alunos universitários e conhecer o espaço físico do campus, além de visitar os laboratórios dos cursos. A FEPI sabe que seu papel vai além do diploma, é preciso oferecer uma formação de qualidade e ferramentas capazes de desenvolver competências e habilidades, para que o futuro profissional crie oportunidades de empregabilidade; o que realmente torna um profissional efetivamente importante para o mercado de trabalho – para a sociedade. Profª. Ma. Magda Cristina Nascimento Rochael

Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário de Itajubá - FEPI


I INTHEBANDANCE LEVA DANÇA E MÚSICA DE QUALIDADE À FEPI Com a proposta de levar entretenimento de qualidade ao público e prestigiar artistas locais foi realizado o I INTHEBANDANCE, evento cultural gratuito e aberto ao público, apoiado pelo Centro Universitário de Itajubá – FEPI e organizado por João Gabriel Cavalcante Pereira, aluno do 8º período de Educação Física; Mariãne Melissa Alves Silva, do 8º período Fisioterapia; Isadora Felícia da Silva, ex-aluna do Curso de Ciências Biológicas e Patrícia Ferreira de Souza. Vários estilos marcaram a noite do dia 09-09; a mostra de dança contou com: hip hop freestyle, breaking, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea, funk e enfim, ritmos e expressões para todos os gostos. Sobre o INTHEBANDANCE a dançarina Karina Ventura dos Santos destacou: “Achei bacana demais o evento, gostei muito de participar. A organização e os dançarinos estão de parabéns. Itajubá precisa de movimentos desse tipo, as vezes pagamos caro para prestigiar artistas de fora sendo que temos gente de muita qualidade aqui”. A noite cultural foi aprovada também, por Auxiliadora Lemos: “Achei uma iniciativa super legal tendo em vista que os jovens precisam expor aquilo que gostam, dança e a música são excelentes ferramentas. Vim porque minha filha ama dança e se apresentou com duas amigas. A FEPI tem crescido muito e por ter um público tão jovem, é importante que realize eventos desse tipo” disse Auxiliadora. No segundo dia de INTHEBANDANCE foi a vez dos artistas se enfrentarem na super disputada batalha de bandas. O alto nível

dos participantes surpreendeu os jurados e público; músicos de várias faixas etárias e estilos embalaram a noite, após a apresentação da banda “Macaco Cego”. Foram consagrados os campeões da disputa, em primeiro lugar, Edilson José, aluno do curso de Biologia da FEPI que, com músicas autorais no estilo MPB, surpreendeu e emocionou o público; em segundo lugar, a pequena e dona de uma grande voz, Joyce Mendes, que interpretou Adele e Whitney Houston com perfeição; e na terceira colocação, Laura Ferreira, que interpretou canções de Amy Winehouse de forma brilhante. “A gente não vê na região eventos dessa natureza, com competição de música; foi muito bom, não tinha a expectativa de ganhar devido ao nível do pessoal que se apresentou, acho que é preciso ter mais eventos assim” declarou o vencedor da batalha de bandas, Edilson José. Para os organizadores, foi válido todo trabalho e até mesmo, a preocupação com eventuais imprevistos: “No final deu tudo certo, o mais importante foi ver que a gente consegue, junto com parceiros e com o apoio da instituição; ainda falta que mais pessoas acreditem na arte, mas continuaremos lutando para que isso cresça” declarou João Gabriel. A Fepi acredita na arte sobretudo, por sua função pedagógica, capaz de incentivar na formação de cidadãos mais críticos e criativos.

22


semana do curso de

Engenharia civil A Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itajubá - FEPI, tem por finalidade aproximar os alunos da realidade profissional agregando conhecimentos complementares aos vistos em sala de aula. Neste ano a semana iniciou com a palestra do presidente do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, o Engenheiro Civil Jobson Andrade. No segundo dia do evento, o curso contou com seis palestras e cinco minicursos de diversas áreas da construção civil, e o torneio Ponte de Macarrão, que está em sua 10ª edição, encerrou a semana no dia 09. O coordenador do curso Professor Demarcus Werdine agradeceu o apoio da Reitoria, ressaltou o empenho da comissão organizadora e relembrou a trajetória de sucesso do curso de Engenharia Civil da FEPI: “Há 43 anos o curso de Engenharia Civil, forma profissionais capacitados para desbravar os mais promissores canteiros de

23

obras do Brasil, abrigando e dando segurança à população”. André Luiz Moraes da Silveira, do 8º período, um d os int eg r ant es d a comissão organizadora do evento, relatou que foi um desafio estar à frente da organização. “A experiência foi excelente, nos mostrou que o curso de engenharia civil é muito mais; foi bom vivenciar isso de receber os trabalhos, lidar com os participantes e organizar o evento todo. Valeu muito a pena, agora é melhorar para o ano que vem”. O tradicional torneio Ponte de Macarrão finalizou a Semana do Curso. Yara Cris Machado Aristides Godim, integrante da equipe que venceu no quesito inovação arquitetônica, celebrou: “Ficamos surpresos em vencer, estamos muito felizes prezamos por um projeto mais simples, porém, que fosse de fato diferenciado, inovador e que usasse materiais recicláveis.


Para avaliar a produção oral no aprendizado da língua inglesa, alunos do segundo período do curso de letras sugeriram trabalho que abordou o Halloween. O projeto dividiu os alunos em quatro equipes, sendo que uma cuidou da decoração com material reciclado, outra das comidas; outro grupo ficou responsável pelas atividades recreativas, e outra equipe customizou abóboras para que ficassem parecidas com alguém do convívio deles, e os colegas teriam que adivinhar quem representava. Em todas as atividades os alunos tiveram que apresentar o que foi feito, quais os materiais utilizados, utilizando apenas a língua inglesa. “Preparamos um projeto para que todos pudessem participar; a atividade foi interessante, e o próximo passo é avaliarmos tudo o que foi feito para melhorarmos no próximo ano. Os alunos se divertiram, aprenderam bastante, contagiaram outros estudantes do curso de

letras, da instituição e utilizaram a língua inglesa! ” disse a Profa. Ma. Jacinta de Souza Fernandes Mádisson. Sobre o trabalho o aluno Luiz Fernando dos Santos declarou: “Eu acredito em uma educação diferente, o que a professora propôs e o que a gente trouxe para ela é nada mais do que uma troca de conhecimento, foi muito interessante por meio dessas atividades colocar em prática o que temos aprendido, afinal, é o que faz o conteúdo ter mais sentido, reforçando o que foi ensinado”. O objetivo dos alunos é que o trabalho que vire uma tradição no curso de letras porque, além da diversão, proporciona o aprendizado da língua e da cultura inglesa.

ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA VISITAM A SUBESTAÇÃO DE ENERGIA No dia 06/09 os alunos do curso de engenharia elétrica (acompanhados pelo professor coordenador do curso, Prof. Tiago Rodrigues) visitaram a Subestação de Energia - SE Itajubá 3, da CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais. A importante Subestação de Energia faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta FURNAS com a CEMIG, fazendo a interligação entre os municípios de Cachoeira Paulista - SP e Poços

de Caldas - MG. A SE possui potência instalada de 300[MVA] 500[kV]/138[kV] e supre uma boa parte do Sul de Minas. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a SE do SIN, bem como conhecer equipamentos, topologia e procedimentos de segurança comuns de Subestações de alta tensão.

24


SEMANA DO CURSO DE

ENGENHARIA ELÉTRICA Do dia 09 a 11 de novembro foi realizada no Centro Universitário de Itajubá – FEPI, a Semana acadêmica do curso de Engenharia Elétrica. Foram oferecidos minicursos, palestra e, no último dia do evento os alunos conheceram o gerador diesel da FEPI. A semana contou também, com a participação do CREA - Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia - MG. “Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com engenheiros eletricistas de grande prestígio profissional, com histórico de atuação em indústrias de produção de equipamentos para o setor eletroenergético, concessionárias de energia elétrica, ou mesmo empreendedores, que criaram seu próprio negócio. Dentre os eventos, destacam-se as palestras e visitas técnicas, além dos minicursos em diversas áreas de atuação, comuns ao engenheiro eletricista” frisou o coordenador do curso Prof. Prof. Me. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira; que ressaltou ainda que atividades como essas constituem um importante complemento à formação acadêmica dos futuros engenheiros, estreitam sua relação com o mercado de trabalho, têm a oportunidade de trocar experiências e se aperfeiçoarem. Para o estudante do 6º período de Engenharia Elétrica, Sebastião Leandro Neto, a semana acadêmica foi de grande proveito: “Os minicursos foram bons, pudemos conhecer um pouco mais sobre assuntos já abordados e outros que não conhecíamos. As palestras também foram muito bem ministradas e em relação às informações técnicas, gostei bastante do conteúdo de cada uma delas. Esse tipo de evento só ajuda a elevar o nível dos futuros profissionais que a Fepi irá formar” concluiu o aluno. Ainda, durante a semana, o CREA, promoveu em parceria com a FEPI um ciclo de palestras abordando: o Conselho, questões relacionadas ao código de ética profissional e atribuições profissionais e ainda, o CREA Cultural, com o espetáculo "Uma noite de contos de Guimarães Rosa”.

25


F E P I I N AU G U R A L A B O R AT Ó R I O D E P R Á T I C A S EM BOVINOCULTURA LEITEIRA Os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI contam agora com mais um laboratório, o de Práticas em Bovinocultura Leiteira, inaugurado na quarta-feira (21/09). Além da Reitoria, participaram da cerimônia de inauguração, coordenadores de curso, professores, alunos, colaboradores, convidados especiais e parceiros do curso no desenvolvimento regional da Bovinocultura Leiteira. “Nos sentimos muito honrados de inaugurar mais um laboratório do Centro Universitário e, com isso, cumprir com um dos aspectos da nossa missão institucional que é o de contribuir para o desenvolvimento regional; visto que pertencemos a uma região de gado leiteiro” afirmou a Reitora Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima que falou também, da expansão do curso e do prazer de representar o trabalho dos colaboradores estando a frente de conquistas como essa. Uma instituição de ensino só tem razão de existir, se promove a mudança das pessoas e, consequentemente, da região, segundo o Vice-Reitor Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior. “Agradeço a todos que, de alguma forma estão envolvidos nessa nova aquisição. Quando pensamos no curso de Medicina Veterinária, nós tínhamos certeza de que ajudaríamos no desenvolvimento da nossa região” confirmou o Vice-Reitor que concluiu citando a importância da relação de confiança entre aluno, professor, administração e colaboradores. “O curso de medicina veterinária da FEPI tem como objetivo a formação generalista, ou seja, que faça com que o aluno transite bem, por diversas áreas do conhecimento, logo, esse laboratório abre mais essa possibilidade de aprendizado” citou a Pró-Reitora Acadêmica Profª. Ma. Magda Cristina Nascimento Rochael. Para o coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Prof. Leonardo Rennó, a meta do curso é o de ser referência, não só em ensino de qualidade, mas em infraestrutura. “Agradeço a reitoria e toda a instituição por permitir que chegássemos a realização desse sonho de ter um laboratório de ordenha com ênfase na qualidade do leite. Mais uma importante conquista para nosso curso”. O Prof. Leonardo José Rennó Siqueira destacou que, por meio das aulas no novo laboratório, os alunos poderão acompanhar de perto

todo processo de obtenção do leite, desde a ordenha até a análise: “Os conteúdos vão se tornar mais palpáveis e a teoria se concretizará na prática” concluiu. A conquista foi celebrada pelos alunos: “Estamos tendo uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos, especialmente para os integrantes da liga de buiatria. O novo laboratório com certeza nos ajudará bastante também, em relação ao desenvolvimento de novas pesquisas, para nós do curso é uma alegria muito grande” destacou Natan Felipe da Silva, do 4º período de veterinária. Dentre os convidados, estava presente o Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV e Zootecnista, Adauto Ferreira Barcelos que fez questão de ressaltar: “A região do Sul de Minas é carente de profissionais de ciências agrárias de uma forma geral, as escolas especializadas estão um pouco distantes, e a FEPI vem para suprir essa demanda. Nossa região é carente de médicos veterinários, sobretudo que trabalhem com grandes animais, por isso a inauguração dessa área para treinar nossos colegas na produção de leite, certamente é uma alavanca para a região. Acho muito interessante a visão da FEPI de não direcionar o curso apenas para pequenos animais como fazem outras instituições, mas abrir mais possibilidades contemplando os grandes animais. Desejo muito sucesso!”. Após descerrada a placa de inauguração, todos os presentes puderam assistir a uma demonstração do processo de ordenha com o uso de ordenhadeira mecânica e conhecer todo o espaço, em seguida, participaram de um coffee break.

26


ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DO XX ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - INIC Os alunos do curso de Fisioterapia apresentaram seus trabalhos de pesquisa em dois congressos de grande expressão no cenário nacional, o XX Encontro de Latino Americano de Iniciação Científica - INIC realizado na Universidade do Vale do Paraíba em de São José dos Campos nos dias 27 e 28 de outubro e o VIII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica – COBRIC realizado na Universidade Santa Cecília em Santos - SP. A Coordenação do curso parabeniza os alunos nesse passo tão importante rumo ao sucesso profissional e agradece também a colaboração dos docentes orientadores que foram determinantes para a aprovação dos trabalhos em eventos de alcance nacional e internacional. Os trabalhos apresentaram foram:

27


ALUNO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONQUISTA 1 º L U G A R N A C O PA S Ã O PAU LO E N E R GY D E FISICULTURISMO O fisiculturista e aluno do 4º período de Educação Física da FEPI, Allan Henrique de Souza Júnior, venceu a Copa São Paulo Energy de Fisiculturismo, no dia 12 de novembro em Jandira – SP. E além de ser campeão em sua categoria (SubJunior), arriscou disputar em outra (Júnior), com atletas mais velhos e mais experientes, conseguindo também ser vice-campeão. Segundo Allan, que no ano passado ficou em 3º lugar no Panamericano, a pretensão esse ano era de ficar entre os três primeiros colocados, mas que não esperava vencer devido o nível do evento, e dos competidores, mais habituados a disputar títulos importantes na modalidade. “Como atleta, o curso de Educação Física tem me ajudado muito, os professores têm colaborado demais. Apesar da dificuldade de

conciliar o esporte com estudo, tem sido muito bom” relatou Allan. O coordenador do curso, Prof. Alexandre de Souza e Silva, parabenizou o aluno pela conquista e destacou “o Allan é um bom aluno, essa vitória é o reflexo de uma pessoa dedicada e comprometida”. Nos próximos meses Allan pretende se preparar para disputar o campeonato mineiro ou paulista e, por meio dessas competições, chegar ao campeonato nacional, vislumbrando o mundial. Esse ano o fisiculturismo conquistou um passo importante, foi aprovado como modalidade esportiva dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru em 2019.

CONFIRA ALGUNS DOS RESULTADOS DOS NOSSOS ATLETAS 24/jul

Anna Gabriela Silva Vilela Ribeiro Jussara Borges de Toledo

Integraram a equipe campeã da fase regional do campeonato Jogos de Minas 2016;

31/jul

Julio Cesar Silvestre Ferreira Filho

Campeão da 4ª etapa do Circuito Sul Mineiro de Judô

14/ago

Júlio César Silvestre Ferreira Filho

4ª posição na corrida Five Star

30/ago

Anna Gabriela Silva Vilela Ribeiro Jussara Borges de Toledo

Tricampeãs da COPA SEMESP

04/set

Luane Emília Maria Mohallem

7º lugar - Corrida de Montanha, Desafio das Serras

07/set

Lucas de Oliveira Domingos

10ª colocação na Corrida da Independência

10/set

Luane Mohallem

3º lugar da terceira etapa da corrida de montanha Kailash Trail Run

11/set

Julio Cesar Silvestre Ferreira Filho

1º lugar Copa Lambari de Jiu-Jitsu

25/set

Lucas Ramon Roque da Silva

2º lugar na categoria sub 25 da XII Corrida e Caminhada Duque de Caxias

09/out

Samuel Juliano da Silva

1ª colocação na categoria Master, e a 3ª posição na categoria Sênior do IV Torneio de Judô

16/out

Lucas Ramon Roque da Silva

1º lugar na classificação geral da 1ª Corrida Cristina Adventure

23/out

Julio César Silvestre Ferreira Filho

Campeão da VII etapa do Circuito Sul Mineiro de Judô

27/out

Jussara Borges de Toledo

Comôs a equipe bicampeã invicta da Copa Itajubense de Futsal

06/nov

Equipe de Handebol Feminino da FEPI

Campeã do campeonato INTERFACUL

06/nov

Time de Futsal Feminino da FEPI

Campeã do campeonato INTERFACUL

12/nov

Samuel Silva

1º lugar em campeonato de Judô - Campeão do Estado de Minas gerais na Classe Sênior até 66kg

27/nov

Tanara Talita Ferreira Vasconcelos

Compôs o time vencedor da Copa Santa Rita de Handebol

04/dez

Lucas Ramon Roque da Silva

3º lugar na I Corrida Pé de Pato

28


CURSO DE FARMÁCIA DA FEPI REINAUGURA LIGAS ACADÊMICAS Na noite do dia 28/09 o curso de Farmácia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI reinaugurou as Ligas Acadêmicas de Atenção Farmacêutica, e Farmacêuticos da Alegria. Na primeira palestra de inauguração, a gerente da rede de Farmácia do Vale do Paraíba Droga Quinze, Miriam Rodrigues de Moraes falou de sua experiência na grande rede de Farmácias, pontuando as principais mudanças do mercado farmacêutico que, no momento, passa por uma supervalorização; compartilhou dicas e informou sobre as carências de profissionais habilitados na área. Em seguida a professora Fabiana Amaral de Azevedo Sene Silva falou sobre a humanização do Sistema Único de Saúde – SUS, contextualizando a criação do programa, e a importância do atendimento diferenciado, que priorize um serviço de maior qualidade afim de melhor qualificar o sistema nacional de saúde, na relação e nos processos de atenção ao usuário.

A coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Amanda de Carvalho Pereira Moraes complementou informando que as Ligas Acadêmicas são organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentem interesses em comum, em especial na área da saúde. É importante no curso de Farmácia, pois têm como objetivos, complementar a formação dos alunos por meio de atividades que possibilitem atender aos anseios de ensino, pesquisa e extensão, que são necessários no ensino superior. Os estudantes realizam atividades extraclasses, praticam ações voltadas à promoção da saúde da população e discutem temas de interesse, de forma a criar oportunidades de trabalhos científicos e sociais.

Como destacou a Professora Maria Luiza Noronha, as ligas acadêmicas do curso de Farmácia da Fepi são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, que buscam aprofundar-se em temas específicos de uma determinada área, sendo orientadas por docentes vinculados a Instituição. “A extensão universitária é um espaço privilegiado de diálogo, entre a comunidade acadêmica, o conhecimento adquirido e a sociedade. As ligas proporcionam aos alunos um espaço para trocas de experiências e aperfeiçoamento técnico, além da relação social de forma diferenciada, reafirmando o compromisso social, ético, político e a preocupação com o próximo” completou a prof.ª Maria Luiza. A iniciativa de resgatar as ligas foi aprovada e elogiada pelos alunos, como confirmou a aluna Pâmela Tereza Cipriano de Oliveira do 8º período que faz parte da Liga de Atenção Farmacêutica: “Entrei na liga para ter mais aproximação ao paciente, pois como farmacêuticos, iremos trabalhar com o público e precisamos fazer isso de forma diferenciada, mais especializada e humanizada” concluiu.

ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PARTICIPAM DO 13º CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE Os alunos do curso de Engenharia Civil: Ana Claudia da Silva, Fernanda Kelley da Silva, Rayne Boulart Braga e Thales Daniel dos Santos Fonseca, juntamente com as discentes do curso de Ciências Biológicas: Daniela Vilas, Denise Verônica Alkmin e Maira Caroline ao lado da aluna Mariana Pereira Pinto do curso de Engenharia de Produção, apresentaram seus trabalhos no dia 23 de setembro de 2016, na cidade de Poços de Caldas no 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente. Parabéns a todos os alunos participantes os quais representaram nossa Instituição com muita competência.

29


PROFESSOR E DIRETOR DE PÓS - GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DA FEPI MINISTRA PALESTRA NA AUTODESK UNIVERSITY Considerado um dos maiores eventos de CAD (Desenho assistido por computador ou CAD - do inglês: computer aided design) do mundo, a Autodesk University é o maior encontro da área na América Latina. Em sua palestra, o professor do curso de Engenharia Civil e Ciências Biológicas, Laércio Rafael Colucci Marques da Silva, ministrou uma palestra com o título "A importância do AutoCAD Civil 3D na elaboração de estudos de rompimento de barragens".

A Autodesk University aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro de 2016 em São Paulo. Em sua 6ª edição, o evento contou com 55 Palestrantes e cerca de 1.600 participantes, das áreas de Construção, Arquitetura, Infraestrutura e Mídias de Entretenimento.

“Durante a apresentação foi possível discorrer sobre a importância deste tipo de estudo, durante o gerenciamento de uma situação de emergência devido ao rompimento de uma barragem, como por exemplo, a catástrofe de Mariana”. contou o Professor. Além de participar como palestrante, o Professor Rafael pode debater com autoridades na área de Arquitetura, Engenharia e Construção, tópicos sobre as principais tendências desta área.

NIT - FEPI PROMOVE CURSO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA EMPRESÁRIOS A propriedade Intelectual, resultante da atividade nos campos industrial, científico, literário e artístico sobre as criações do intelecto humano, tão valorizada no contexto econômico atual, é uma das principais motivações das atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica da FEPI (NIT-FEPI). Haja vista a importância desta temática para o crescimento econômico, no dia 27 de outubro de 2016, o NIT-FEPI promoveu, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Itajubá), o curso de extensão intitulado “Instrumentos de PI para empresários”.

ações que resultem em geração de tecnologias inovadoras no Centro Universitário de Itajubá, assim como sua gestão, proteção e transferência ao setor produtivo. Para o professor Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva, coordenador do NIT-FEPI, ações como essa justificam o objetivo principal dos NITs, a saber, servir de ponte entre Instituições de Ciência e Tecnologia ICT e empresas no que se refere à transferência de tecnologia, e torna-os, assim, em principais agentes fomentadores das relações existentes entre as organizações que compõem um sistema de inovação.

O curso foi ministrado pelo professor Dr. Eduardo Winter, pesquisador em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os procedimentos necessários para pedidos de registros de patentes, marcas e programas de computador, perfilaram a pauta, dentre outros conteúdos programáticos do curso, que teve como público-alvo empresários de Empresas de Base Tecnológica e de mercado. O curso “Instrumentos de PI para empresários” reforça a missão do NIT-FEPI em incentivar, identificar, disseminar, promover e apoiar

30


COLABORADORES DA FEPI ADEREM AO PROJETO MEDIDA CERTA Saúde é assunto sério e no Centro Universitário de Itajubá - FEPI tem sido prioridade. Além da ginástica laboral, teste de glicemia capilar e atendimentos de enfermagem disponíveis para alunos, professores e colaboradores, a FEPI inova implementando o programa Medida Certa, inicialmente disponível para seus funcionários. A ideia desse projeto é que todos os funcionários da FEPI que queiram participar de um programa regular de exercício físico possam desfrutar dos benefícios relacionados à prática de exercícios físicos e, uma delas, é a perda de peso que vai refletir numa melhoria na qualidade de vida e saúde de maneira geral. A iniciativa de trazer para a FEPI o projeto Medida Certa partiu do Curso de Educação Física, devido ao desejo de desenvolver um projeto de pesquisa. Afinal, como declarou o professor Ronaldo Baganha, ainda não é encontrado na literatura a informação precisa de qual o melhor tipo de exercício; há trabalhos que defendem que o aeróbio é melhor e outros que defendem a musculação como sendo mais eficiente; porém, isso está relacionado a dieta do indivíduo. “A nossa ideia é identificar qual o melhor exercício, apenas em relação ao gasto calórico, e o que isso vai refletir na sua composição corporal, (massa magra e massa gorda) ”, esclareceu o professor. A adesão foi grande por parte dos colaboradores, a aceitação foi excelente segundo o Prof. Ronaldo Baganha. O pré-requisito para participar era o de simplesmente querer fazer parte. “Dentro do projeto temos um grupo de estudo, com idade entre 20 e 40 anos e IMC – Índice de Massa Corporal, classificado como sobrepeso ou, obesidade grau um. Esse grupo será dividido em três, o primeiro será o “Grupo Controle” composto de pessoas que não tem tempo para prática de exercícios físicos, o “Grupo Musculação” de pessoas que farão musculação e o “ Grupo Aeróbio” que farão exercícios aeróbios. “A ideia é identificar qual o melhor exercício para o indivíduo obeso, qual a relação desses exercícios com o gasto calórico e com a percepção de fome” explicou o professor. Os integrantes do Medida Certa serão acompanhados por 12 semanas e os resultados obtidos, avaliados para identificar quais pessoas responderam melhor ao treinamento. “As metas serão dar sequência ao projeto, aumentar a intensidade do exercício, e enfim, fazer com que a busca pela qualidade de vida continue, o que consequentemente, irá refletir numa melhor condição de trabalho dos colaboradores” disse Ronaldo Baganha. Inicialmente foi feito um levantamento dos interessados; em seguida medido o gasto calórico em condição de repouso, utilizando um aparelho que analisa o consumo de oxigênio; na sequência foi utilizada uma balança de bioimpedância que faz a avaliação da composição corporal segmentada por membros: superior, inferior e troco; posteriormente a coleta de sangue para analisar variáveis bioquímica e, por fim, o programa de exercícios.

31

No decorrer do projeto os procedimentos serão repetidos e avaliados os resultados. Uma das participantes, a encarar o desafio, foi a secretária da PróReitoria Acadêmica, Andressa Paviani Regattieri e, segundo ela, a experiência tem sido positiva: “Estou gostando muito, tenho visto apenas benefícios, não só no que se refere à emagrecimento, mas na motivação, na disposição para as atividades do dia a dia e na saúde, principalmente” relatou Andressa que já comemora bons resultados, e pretende, ao fim do projeto, adotar a atividade física como parte de sua rotina. Segundo o Vice-Reitor, Prof. Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior, para que a instituição atinja seus objetivos, necessita de um corpo de colaboradores capacitados fisicamente, intelectualmente e mentalmente para as dificuldades do dia a dia. “Propiciar aos colaboradores um programa como o “Medida Certa” nada mais é do que demonstrar por ações que consideramos todos os nossos colaboradores importantes e essenciais para cumprir nossa missão, e esperamos que muito mais do que cumprir esses meses de dedicação todos possam perceber a importância da saúde física. Aos participantes nosso respeito por aceitarem o desafio. Aos professores e alunos do Curso de Educação Física que estão à frente do projeto nossos agradecimentos, em especial ao Prof. Alexandre Coordenador do Curso e equipe. Vamos em frente, amigos!” concluiu o Vice-Reitor da FEPI.


PROFESSORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DE EVENTOS CIENTÍFICOS As professoras do Curso de Fisioterapia da FEPI, Dra. Lídia Carolina Nogueira Oriolo, Dra. Pâmela Camila Pereira e Dra. Fernanda Cortez Moraes participaram de eventos de atualização no último final de semana.

AACD. O Simpósio apresentou técnicas atuais de Fisioterapia Respiratória e abordagem fisioterapêutica nos pós-operatórios de grandes cirurgias ortopédicas e suas respectivas complicações pulmonares.

A professora Lídia esteve presente no V Simpósio de Fisioterapia na Saúde da Mulher realizado na Universidade Federal de São Paulo –UNIFESP, nos dias 2 e 3 de setembro e contou com 31 palestrantes renomados nas áreas de Fisioterapia, Tocoginecologia e Obstetrícia. Já as professoras Pâmela e Fernanda estiveram presente no III Simpósio de Fisioterapia Hospitalar na Associação de Assistência à Criança Deficiente

O prof. Dr. Luís Henrique Sales Oliveira, coordenador do curso, comentou que a atualização científica é imprescindível para profissionais comprometidos com uma assistência de qualidade prestada aos seus pacientes: “Quem ganha com esse tipo de aperfeiçoamento, são nossos alunos e a comunidade com a realização de um atendimento de excelente qualidade sempre na área de Fisioterapia”.

FEPI RECEBE PALESTRAS SOBRE FONTES LIMPAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA O Centro Universitário de Itajubá – FEPI, o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Itajubá - MG e a AENAI Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itajubá realizaram no dia 25/08 palestras e exposição de equipamentos voltados à geração de energia elétrica.

energia utilizando o Sol como fonte primária. Dentre estas diversas formas de utilização da energia solar, deu-se destaque a geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas.

O evento contou com a participação do engenheiro politécnico Francisco Rennó (palestrante) e da engenheira ambiental Lara Cardoso (também palestrante.

Além da empresa Casa Leve (representada pela engenheira Lara Cardoso, representantes da empresa Minas Energy, trouxeram para exposição placas fotovoltaicas, inversor de frequência para aplicação de geração PV, entre outros equipamentos utilizados neste processo de geração de energia elétrica.

Durante o evento, que aconteceu das 19h às 20h30 os palestrantes discorreram sobre diversas formas de geração de

Participaram da palestra os alunos dos cursos de engenharia além de representantes da sociedade e profissionais da área.

PALESTRA INAUGURAL DO CURSO DE DIREITO ABORDA IMPACTOS DA MINIRREFORMA ELEITORAL Com o tema: Os impactos da minirreforma eleitoral nas eleições de 2016, a palestra inaugural do segundo semestre do curso de Direito do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, foi ministrada pelo Presidente da Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MG, Dr. Wederson Advíncula, no dia 08/08. Dr. Wederson destacou a carência de profissionais qualificados no seguimento: “é um mercado fantástico, a Justiça Eleitoral é uma área de boas possibilidades profissionais e com pouca concorrência”. Ele explicou também, a respeito do funcionamento da Justiça Eleitoral, os principais princípios que a regem, citando aspectos que comprovam sua complexidade: “as regras complexas dificultam a inserção da população na disputa eleitoral”.

Sobre as mudanças, Dr. Wenderson citou: os prazos, as doações aos partidos, a redução dos espaços para propaganda eleitoral em rádios e painéis, dentre outras, levando os presentes a refletirem sobre quem serão de fato, beneficiados com essas alterações e concluiu citando a importância de Itajubá no cenário político da região. A coordenadora do Curso de Direito da FEPI, Profª Drª Maria Rosilene dos Santos Coura, evidenciou o brilhantismo da palestra e cumprimentou os alunos e convidados, compostos inclusive, por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Por fim, entregou uma placa de homenagem ao palestrante

32


ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TÊM TRABALHOS APROVADOS NO 13º CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE O Centro Universitário de Itajubá – FEPI estará muito bem representado no 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente; isso porque as alunas do Curso de Engenharia Civil, Rayne Boulart Braga, Ana Claudia da Silva, Fernanda Kelley da Silva e o discente Thales Daniel dos Santos Fonseca orientados pelo Professor Prof. Dr. Leopoldo Uberto Ribeiro Junior, tiveram seus trabalhos de pesquisa aprovados.

Energéticos” a aluna Fernanda Kelley da Silva apresentará sua pesquisa sobre: Utilização de indicadores físicos associados a sistema de microdrenagem. Já o aluno Thales Daniel dos Santos Fonseca, irá apresentar o trabalho: “Comparação Das Características De Agregados Reciclados de Entulho Com Agregados Naturais também no eixo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos.

No eixo “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos”, Rayne Boulart Braga apresentará o trabalho com o tema: Avaliação Técnica e econômica para o reuso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e água cinza em uma instituição de ensino no município de Itajubá. Ana Claudia da Silva irá apresentar a pesquisa sobre: Avaliação da Redução do Consumo Parcial da água não potável de uma Edificação Comercial em Piranguinho MG e no eixo “Gerenciamento de Recursos Hídricos e

O congresso que existe desde 2005, esse ano acontecerá do dia 21 ao dia 23 de setembro em Poços de Caldas – MG e contará com palestras, mesas de debates de altíssimo nível, palestrantes de renome, além de minicursos e atividades paralelas. Segundo o professor Leopoldo, os alunos colheram o fruto de um trabalho que foi desenvolvido ao longo de 1 ano de pesquisa.

FEPI OFERECE CAFÉ DE BOAS-VINDAS AOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS E VANS

33

Assim como foi feito para com os professores e colaboradores, marcando o início do segundo semestre do ano, o Centro Universitário de Itajubá – FEPI ofereceu aos motoristas de ônibus e vans, no período noturno e diurno, um café de boas-vindas no dia 11/08.

O sr. Expedito Romualdo Guimarães que há aproximadamente 10 anos transporta alunos de Brasópolis para a FEPI, aprovando a iniciativa da instituição exclamou: “Não é comum o tratamento que recebemos aqui, não fui tratado assim em nenhum outro lugar, estou satisfeito com o cuidado da FEPI com a gente”.

Os motoristas foram recepcionados pela Reitora Profa. Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima, pelo Vice-Reitor Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior, pela Pró-Reitoria Acadêmica Profa. Ma. Magda Cristina Nascimento Rochael, e pelo Prof. Benedito Giffoni Pinto Junior.

Os membros da reitoria tomaram café junto com os motoristas, e agradeceram pelos serviços prestados e reforçaram que a instituição disponibiliza para eles: a biblioteca, bebedouros, banheiros e serviços de enfermagem. A Reitora enfatizou ainda, que os considera como colaboradores especiais da instituição.


CAMPANHA DO LAÇO BRANCO - HOMENS DE MINAS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER O que é a ‘‘Campanha do Laço Branco’’? É uma campanha internacional, com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim da violência contra as mulheres. Surgiu em Montreal, Canadá, em 1989, liderada por um grupo de homens, em reação a atitude de um rapaz de 25 anos - Marc Lepine, que, por não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, curso tradicionalmente dirigido ao público masculino, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica e assassinou 14 mulheres, à queima roupa, suicidando em seguida.

público, sociedade civil, clubes esportivos, estudantes, sindicatos, igrejas, dentre outros. O lema é: ‘’Jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência’’. PARTICIPE! PRATIQUE O DIÁLOGO E A TOLERÂNCIA EM CASA, NO TRABALHO, NA ESCOLA, NO TRÂNSITO, NO CLUBE, ONDE ESTIVER!...

DENUNCIE! 0800 031 1119 Esta iniciativa conta com o apoio da FEPI!

A campanha em Minas Gerais Foi lançada pelo Conselho Estadual da Mulher - CEM, em 6 de dezembro de 2010, na Assembléia Legislativa, e já conta com a adesão de homens de diferentes segmentos da sociedade, poder

34


35


36


Participe do nosso informativo! Envie sugestões, críticas ou fotograas para o e-mail comunicação@fepi.br

Av. Dr. Antônio Braga Filho, 687 - Bairro Varginha - CEP: 37.501-002 - Itajubá - MG (35) 3629-8436

(35) 9 8862-1006

fepicentrouniversitario

www.fepi.br

fepi_itajuba

Profile for Centro Universitário de Itajubá - FEPI

Informativo FEPI - 2º Semestre 2016  

Informativo FEPI - 2º Semestre 2016  

Advertisement