Issuu on Google+

Manual da Marca


Apresentação da Marca O projeto Território da Cidadania e Reciclagem executado pelo CDT, em linhas gerais, consisteno fomento ao arranjo produtivo local da reciclagem, com foco territorial na cidade Estrutural e tendo como objetivo a inclusão sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis afim de permitir a inclusão sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas e associações filiadas à CENTCOOP-DF. O projeto está dividido em quatro objetivos específicos:

Fazer a valoração, do ponto de vista ambiental, econômico e social, da transformação do território da cidade Estrutural em um pólo de reciclagem; Mobilizar a comunidade da cidade Estrutural para inseri-la na discussão da proposta de se formar na localidade um território da cidadania voltado para a reciclagem, entrando no mérito do debate sobre a destinação final dos resíduos sólidos do Distrito Federal; Estruturar a produção dos empreendimentos econômicos solidários de catadores localizados na cidade Estrutural que fomentarão o arranjo produtivo local de reciclagem de resíduos sólidos a partir da melhoria das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis;

1


Apresentação da Marca Gerar novos negócios e oportunidades para a comercialização conjunta dos empreendimentos econômicos solidários de catadores filiados à CENTCOOP-DF.

Como parte integrante do objetivo 4 no qual prevê ações para geração de novos negócios e oportunidades está prevista a criação e o desenvolvimento das marcas das cooperativas e associações beneficiadas pelo projeto. É nesse contexto que é apresentado o resultado do trabalho entre a cooperativa e designer, o Manual da Marca. Este Manual tem a função de ordenar, padronizar e normatizar todas as mensagens visuais que façam uso da marca e demais elementos gráficos da COOPERE com o intuito de identificar, distinguir e diferenciar a cooperativa ou associação. Em seus capítulos, estão apresentados os padrões e regras de aplicação da marca de forma a atender as necessidades do empreendimento. O Manual da Marca pode ser complementado quando novas demandas surgirem, sem prejuízo para as aplicações dos conceitos básicos. Por sua importância para a construção da imagem institucional e para a proteção da marca, este manual deve ser bem conhecido por todos aqueles envolvidos nos processos de criação e produção de peças gráficas para disseminar corretamente a imagem e para o controle de qualidade das mensagens visuais da COOPERE.

2


A Marca

3


O símbolo e seu significado O símbolo é o elemento visual que representa o que a empresa pensa, faz e deseja.

O símbolo da logo representa um cliclo. A árvore maior permite que a menor se desenvolva. A idéia é que a planta dê origem ao material industrializado que depois de reclicado vire fonte para outra planta. Além de uma árvore, a parte cinza pode ser interpretada como uma roda, um objeto metálico ou uma coroa de bicileta, ou seja, materiais que os catadores coletam.

4


Tipografia A tipografia é a letra que é usada na marca. Ela também pode ser usada em títulos de documentos e outros detalhes.

A fonte da marca é a BEBAS Neue, que é uma fonte alongada, com um tom jovial, porém sério. Sua altura X é de alta leiturabilidade e suas características fortes dão personalidade para a marca.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZWY 1234567890

5


Versões A marca precisa ser aplicada em diversos fundos. Para que ela seja legível em todos eles, existem algumas versões próprias. Versão oficial:

Versão com informações:

Versão preta para fundos claros: Versão branca para fundos escuros:

Versão em escala de cinza para impressão em preto e branco:

6


Elemento Síntese Essa simplicação da marca deve ser usada em casos nos quais a logo já é conhecida e deve ser aplicada em um espaço pequeno.

Versão ofical do elemento síntese:

Versão preta, para fundos claros, do elemento síntese:

Versão branca, para fundos escuros, do elemento síntese:

7


Exemplos de aplicac천es Certo

Certo

Errado

8


O que não fazer Distorcer

Trocar as cores

Alterar as cores Alterar as proporções

Prejudicar a legibilidade

9


Área de respiro Toda marca possui uma área ao seu redor na qual não se pode acrescentar novos elementos para não sufocar a marca. No caso da COOPERE, a área de respiro é definida pela altura de X.

X

10


Cores C (ciano): 83

C (ciano): 75

M (magenta): 32

M (magenta): 49

Y (amarelo): 88

Y (amarelo): 70

K (preto): 11

K (preto): 43

pantone: 7F8945

pantone: 364C3F

R: 21

R: 54

G: 155

G: 76

B: 72

B: 63

11


Placa 150 cm 60x 120cm

100 cm espaรงos reservados de 20x15cm para as marcas dos parceiros/apoiadores

Aterro Sanitรกrio Vila Estrutural - DF 8593 8796

5cm 5cm

13


Camiseta

espaรงos reservados de 6x4,5cm para as marcas dos parceiros/apoiadores

Logo de 19,5x7cm

Cor: Amarelo claro

14


Cartรฃo de visitas 5mm

5mm

COOPERE Aterro Sanitรกrio Vila Estrutural - DF 8593 8796 | 9813 0521

151


Equipe Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico Direção Luís Afonso Bermúdez Ednalva Fernandes Costa de Morais Coordenação do Projeto Higor dos Santos Santana Pedro Henrique Isaac Silva Danielle Pereira Braga

Assessoria Design Hyrla Moss Criação Marca e Manual Fernanda Mujica

161


Manual Coopere