Page 1

 Microcomputadores…………………………………………………….pg.2  IBM………………………………………………………………………….pg.3  Microsoft…………………………………………………………..……...pg.4  Apple…………………………………………………………….…………pg.5  Software livre……………………………………………………….……pg.6

Trabalho realizado por: Filipe Costa 7ºA Nº8


Microcomputadores Os microcomputadores é a designação da segunda geração de microcomputadores (o termo técnico que até agora era usado), tendo o seu uso sido iniciado em 1977 e tornando-se comum durante a década de 1980. O computador doméstico tornou-se disponível para o público em geral devido à produção em massa dos microprocessadores, como o seu nome indica, costuma ser utilizado nos lares, em vez do contexto indústria/negócios. O nome também assinala a diferença para a primeira geração de microcomputadores (de 1974-75 em diante), que atendia principalmente aos interesses de engenheiros habilidosos em trabalhos de solda, visto que eram frequentemente vendidos como "kits" para montagem pelo utilizador. O uso do termo "computador doméstico" praticamente desapareceu em fins da década de 1980 nos E.U.A., e no princípio dos anos 1990 na Europa. Explica-se isto pela ascensão dos modelos de computador pessoal compatíveis com o IBM-PC e a consequente preferência pelo uso do termo "PC" em vez de "computador doméstico". Hoje os computadores pessoais são cada vez mais robustos e com preço acessível a todos, atendendo todas as classes sociais e com melhor com tecnologia de ponta.


IBM O IBM PC (Personal Computer ou "computador pessoal") foi a versão original e progenitora da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. O seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipa de doze engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Ratón, Flórida. A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.


Microsoft

Microsoft Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, que desenvolve e vende licenças de softwares, fabrica eletrónicos de consumo como videogames e dá suporte a vários produtos e serviços relacionados, predominantemente, com a computação. A empresa foi fundada em 4 de abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen na cidade de Albuquerque, Condado de Bernalillo no estado do Novo México, e tem como a sua sede a One Microsoft Way na cidade Redmond, Condado de King no estado de Washington, Estados Unidos.


Apple Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrónicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de média iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel. Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft. Em janeiro de 2012 a Apple passou a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo.


Sofware livre

Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto opõe-se ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.


Webgrafia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_dom%C3%A9stico

http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre


Microinformática  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you