Issuu on Google+


Conceito O conceito deste evento é expor e analisar a influência cultural e comportamental da indústria tabagista sobre a sociedade através de um acervo de embalagens e anúncios de cigarros. A maneira em que será feita essa comunicação será com o nome “Cigarro ConTradição”. Este nome traz à mente a questão do cigarro e, obviamente, sua contradição. Contradição gerada em relação a suas embalagens, propagandas e comerciais, os quais tentavam e tentam vender um produto (legalmente liberado) a partir de convincentes anúncios, com a utilização de famosos ou pessoas

saudáveis em propagandas, e graças a um belo design de embalagens. Todavia, esta beleza reforçada para o comércio tabagista se contradiz ao produto, o qual é cientificamente comprovado que prejudica a saúde. A partir disso, o cigarro acabou tendo algumas restrições ao comunicar esse tipo de produto. Além disso, a palavra “ConTradição”, traz também uma ambigüidade em sua sonoridade, que nos remete a própria tradição que o cigarro tem, toda sua história, sua influência cultural e comportamental nas áreas de comunicação e propaganda.


O evento O tema deste evento se relaciona com a influência cultural e comportamental da indústria tabagista sobre a sociedade através de um acervo de embalagens e anúncios de cigarros. A maneira escolhida para ser feita essa comunicação será a partir do nome do evento: “Cigarro ConTradição” O evento possuirá a exposição de embalagens de ci-

garros nacionais e internacionais e contará um pouco da história de grandes marcas. A exposição também terá um ciclo de palestras feitas por profissionais de diversas áreas, além de propagandas antigas, intervenções urbanas ,documentários, filmes e comerciais antigos sobre cigarros.

Local e Duração O local escolhido para o evento foi o Centro Cultural São Paulo. Este local foi escolhido pois proporcionará a comunicação sobre o evento de maneira sutil e ao mesmo tempo, permitirá o foco na abordagem procurada sobre o tema

Apoio e Patrocinadores Para o evento, teremos o apoio da prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo, além do próprio Centro Cultural. Com o patrocínio do SENAC, da Nova Sb e do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

(embalagens, propagandas, comericiais, filmes e anúncios de cigarros) como também em seu público. O evento “Cigarro ConTradição” irá ocorrer de 21 de maio a 17 de julho de 2011


Público O público alvo do evento são estudantes e profissionais da área de Design, Publicidade, Propaganda, Comunicação, Marketing, possíveis colecionadores e pessoas que estejam interessados sobre a história a embalagens, propagandas, cartazes e mídias (em geral) relacionadas ao cigarro. Os profissionais e estudantes das áreas citadas acima têm em comum os seguintes aspectos: são influenciados e

Slogan Para chamar atenção de todos os públicos do evento, foram utilizados diferentes slogans. Com “A história da Comunicação do Cigarro”, chamamos atenção de estudantes e profissionais de design. Já na foto em que há caixinhas de cigarro, o slogan passa a ser “As embalagens que contam uma história”. Com o slogan “A arte encoberta”, não deixamos de atrair para o evento também pessoas fumantes, as quais podem se interessar pela exposição.

adoradores de artes, cinema, fotografia, desenhos, culturas, cores, pois tentam comunicar através destes elementos de forma criativa ao almejar atrair seu público alvo, sempre procurando inovar em idéias. O evento “Cigarro ConTradição” proporcionaria trocas de informações, contatos e possivelmente, troca de materiais entre quem estiver no local.


Identidade Visual A identidade visual possui as cores pretas e vermelhas foram para criar um contraste, referindo-se a palavra contradição. Também podemos observar que são as cores das placas de permitido ou proibido fumar, presentes em diversos ambientes. A tipografia para o logo é a Kenyan Coffee. Ela foi utilizada, pois a letra “A” que coincide na palavra “cigarro” e na palavra “tradição” traz a lembrança de um cigarro, em sua contraforma. Outras tipografias utilizadas foram: Akidenzs Condensado (títulos) e Syntax LP (textos curtos).

Cores

Tipografia Kenyan Coffee

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ? “!#$%¨&:()* + - _ / \ @ , . C=11 M=100 K=100 Y=2

C=0 M=0 K=0 Y=30

C=13 M=36 K=85 Y=0

C=72 M=65 K=67 Y=76

C=0 M=0 K=0 Y=0

R=211 G=32 B=39

R=188 G=190 B=192

R=222 G=166 B=69

R=29 G=30 B=28

R=255 G=255 B=255

Akzidenz-Grotesk

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ? “!#$%¨&:()* + - _ / \ @ , . Syntax LP

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ? “!#$%¨&:()* + - _ / \ @ , .


Planejamento da Exposição A exposição foi baseada esquematicamente como podemos observar nas figuras abaixo. Serão utilizados dois andares: os corredores e os espacos ao fundo, para a mostra do acervo de embalagens e cartazes. Haverão quatro projetores para documentários, quiosques com monitores e som para comerciais televisivos; além da sala de debates para apresentação de filmes e palestras.


Sinalização Para elaboração da sinalização do local do evento, as placas foram feitas de maneira ergonômica, facilitando a leitura para o público.


Estruturas Para elaboração da sinalização do local do evento, as estruturas foram feitas baseadas nas formas de embalagens e nos próprios cigarros.


Aplicações

Frente do Centro Cultural


Aplicações

Entrada


Aplicações

Sinalização/ rampa


Aplicações

Painéis e estruturas


Aplicações

Painéis e estruturas


Aplicações

Painéis e estruturas


Aplicações

Sinalização/ linha do tempo


Aplicações

Painéis e estruturas


Aplicações

Sinalização/ escada


Aplicações

Área reservada para comerciais


Aplicações

Área reservada para comerciais


Aplicações

Área reservada para cartazes


Aplicações

Área reservada para cartazes


Aplicações

Intervenção Urbana


Aplicações

Propagandas


Aplicações

Mural “Contrapublicidade”


Divulgação

Cartaz


Divulgação

Cartaz/Metrô


Divulgação

Tv/ Metrô


Divulgação

Mail Marketing


Divulgação

Site


Divulgação

Panfleto aberto


Divulgação

Panfleto aberto


Divulgação

Flyer


Divulgação

Entregas/ Marketing


Extras

Camisetas


Extras

Camisetas


Extras

Folder/montรกvel


Extras

Folder/montado


Daniel Santana Eduardo Alfonsi Felipe Uehara Luiz Batanero MĂ­ria Marton Wagner Kenji


Cigarro Contradição