Page 1

Contexto do novo Brand A fusão entre Superpedido e Tecmedd cria a maior distribuidora de livros do país, tornando necessária a mudança na identidade visual da nova empresa. A nova comunicação deve ser consistente, clara, precisa e embasada, tanto esteticamente quanto culturalmente, nos valores concebidos e herdados de cada uma das empresas. Não obstante, ela deve motivar os funcionários e ser adequada às expectativas dos clientes.

Valores das empresas -

Modernidade Transparência Espírito colaborativo Pró Atividade

Efetivo

Cerca de 150 funcionários.

Clientes

Pequenos e médios empresários que investem no mercado editorial, sejam editores ou livreiros. A formação desses profissionais é muito heterogênea, portanto a logotipia deve agradar tanto livreiros de best-sellers quanto editores eruditos, sem distinção.


Análise das logotipias do mercado 1

1 Acaiaca. O cocar e o livro aberto. O logo mais feliz conceitualmente. A simetria vertical criada entre os traços “caiaques” foi reforçada com o uso do círculo vermelho. A tipologia da palavra Acaiaca forma um palíndromo, reforçando o semi-círculo semelhante a um cocar ou ao virar de páginas de um livro. Uma associação livre onde ambas possibilidades são válidas. O cocar pode denotar sabedoria, liderança, pioneirismo. O livro aberto agrega a transparência. O logo transmite organização e estabilidade interna através de sua simetria. É um logo versátil, pois pode ser colocado em qualquer parte de uma comunicação, e não será prejudicado visualmente.

2

2 Disal. Enciclopedismo e desenhos arquitetônicos. O logo da Disal tem um conceito simples: escrever em cada uma das capas de livro uma letra do nome da distribuidora. Os livros estão em uma perspectiva quase isométrica, o que remete a grande maioria dos desenhos arquitetônicos de meados do século passado, sugerindo algum dinamismo. O conjunto de livros pode lembrar coleções ou mesmo o enciclopedismo do século XVIII, e todos os conceitos que advèm dele: unificação, colaboração, organização. O logo é infeliz na tipologia e os conceitos aos quais remete podem ser incondizentes com o da distribuidora.

3

3 Códice: as páginas caravela. O logo da Códice fez bom uso da tipologia e o folhear de páginas, posicionado da maneira em que está, remete a barcos, precisamente à caravelas. É um conceito historicamente interessante, antigo como o nome da distribuidora. Códice são os manuscritos criados por escribas durante a Idade Média. Engraçado perceber como os logos da Acaica e da Códice são antagônicos do ponto de vista histórico. Se no logo da Acaiaca há uma valorização indireta da cultura indígena e de povos que já estavam aqui, o logo da Códice traz a caravela portuguesa e a colonização. O logo pende levemente para a direita.


4 5

4 Sempre Ler e as páginas mundo. Páginas-pano.

5 Via livros: tubo de ensaio e plena integração.

O logotipo da sempre ler é, provavelmente, o logo mais novo. Seu conceito é simples: ao desbravar uma página, descobre-se um mundo inteiro. Um conceito nobre que não sai de voga. A esfera representa o mundo e as páginas destacadas dele sugerem a leitura do mesmo. O logo é claramente orgânico. Suas páginas são leves, fluidas... Quase que um pano. Engraçado é que a esfera é cortada por três traços, que podem ser comparados ao equador e os dois trópicos. E justamente a parte de cima é diferenciada, menção a América do Norte, não ao Sul. A brincadeira tipográfica, com duas alturas diferentes, compensa o peso do logo para a esquerda. A cor não faz o mesmo.

O logo da Via Livros deve ser o segundo mais novo. o posicionamento das palavras é incomum, mas muito feliz. O tipo foi bem empregado e é moderno, ainda que não se justifique a utilização da maiúscula na palavra Livros. As cores análogas reforçam ainda mais a integração entre símbolo com a letra, mas não encontro um motivo para o verde. A semelhança de livros com tubos de ensaio é grande, sugerindo um certo experimentalismo e a vista do livros é incomum, especialmente pra o da esquerda (que livro permanece assim por muito tempo?).

Pontos em comum Todos os logotipos possuem páginas ou livros. Sem exceção. È latente a utilização de uma parte do livro, provavelmente por ter muito valor cultural e ideológico. Para uma distribuidora, elementos de logística e transporte como caminhões e estantes também podem ser empregados, mas a utilização do objeto de venda agrega um valor cultural as empresas. Cores complementares: verde e vermelho. A cor mais comum é o vermelho. E aqui não parece existir uma lógica. vermelho denota paixão e dinamismo. A segunda cor mais utilizada, irônicamente, é complementar ao vermelho: o verde.


Criação do Brand Pré-requisitos - De preferência, deve ser relacionado à páginas ou livros, mas ainda assim novo - Deve possuir o nome das duas empresas da fusão


superpedido

tecmedd


superp

tecm

Nosso símbolo é um livro aberto...

Remetendo à transparência, honestidade e integridade. Além disso, suas formas são aerodinâmicas, velozes, rápidas. Cada uma de suas partes representa uma das empresas e lembra o traçado de trens, como o antigo Trans Europe Express ou o Trem Bala Japonês. Símbolos de tecnologia de ponta. Duas empresas pioneiras oferecendo aos seus parceiros de negócio suas maiores características.


pedido odide pedido d odd idee

medd


p

s d d i d d e e p r m e c p e o u d tecs pm d i d d e e p r e su d e e p m r e c p e t su d


e p u s o d d e m o tec edd m c e t d o deddido d ...e nosso texto fica sempre à frente.

As serifas retas trazem seriedade e igualdade à fusão.

A fonte nasceu em 1983, e já é um dos 100 maiores tipos de todos os tempos. O uso de uma letra tão contemporânea e reconhecida denota pioneirismo no mundo do nosso maior produto: o mundo dos livros.

Superpedido está menor e negritada, já Tecmedd é maior e normal. As características de ambas se completam. Elas são diferentes, mas para o conjunto elas tem peso semelhante. É a fusão sendo representada verdadeiramente no logotipo.


superpedido

tecmedd


super

tecm


rpedido Um belo “pretinho básico”.

Praticidade elegante desde o início do século XX. Fazendo uso de dois retângulos, especialmente o esquerdo, criou-se uma analogia clara a dois livros. Essa estética de denotar o máximo do mínimo possível remete precisão, praticidade, alto poder de síntese. Conceitos difundidos por escolas clássicas de design como a Bauhaus ou o De Stijl. A integração entre os símbolos e a fonte denotam igualdade entre imagem e texto, e o tom de azul traz respeitabilidade e elegância nas negociações, pois está na exata metade entre o azul royal e o azul da meia-noite.


superpedido tecmedd


Uma fusão pode ser popular

Alternativa “simples”, de fácil cognição e muito destaque Esse exemplo lembra algumas estéticas populares na criação de logos entre as décadas de 60 e 80. Essa opção é a mais horizontal, se destacando muito em folhas de papel retrato. A fonte utilizada também é das mais pops. Myriad foi descoberta e utilizada por grandes lojas brasileiras de departamento de todo o mundo. Para se ter uma idéia, há quem diga que a Myriad é a nova Arial. Nessa proposta existe novamente o conceito de fusão pela diferença. As vistas dos dois livros são diferentes e tem tons diferentes, um auxiliando o outro.


dido d


uso azul


Todas as opções utilizam o azul, uma matiz lúcida, agradável, respeitável e eficaz. Azul imbuiria forte distinção frente outros logotipos do mercado. Transmitirá sabedoria, paz, lucidez, compromisso, elegância e não se distanciará do dinamismo vermelho ou verde. A cor também esteve, durante muito tempo, ligada à elite e à riqueza. Na pintura, variações de azul só começaram a existir através da pedra lápis-lázuli. Era o pigmento mais caro a ser produzido. Grandes empresas contemporêneas fazem bom uso da matiz, tal como a IBM ou o Submarino. Toda interface default do google também é majoritariamente azul.


Sketchs

Outras opções não detalhadas


superpedido

tecmedd

superpedido tecmedd superpedido

superpedido superpedido

tecmedd tecmedd superpedido

superpedido

tecmedd tecmedd tecmedd

superpedido superpedido tecmedd tecmedd superpedido superpedido tecmedd tecmedd superpedido tecmedd superpedido

tecmedd

superpedido superpedido

tecmedd tecmedd

superpedido

tecmedd

Logotipo superpedido tecmedd  

três porpostas de logotipia para a superpedido tecmedd.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you