Page 1

acontece no brasil

Edição 1 • Fevereiro • 2014

Confraternização Total Evento reuniu os colaboradores no Rancho Mustang, em Pindamonhangaba A Festa de Final de Ano da Total Lubrificantes do Brasil coroou um ano de desafios, porém de muitas conquistas. Os colaboradores da filial de São Paulo e da fábrica de Pinda se reuniram no último dia 7 de dezembro para um sábado especial no Rancho Mustang, em Pindamonhangaba. Descontração e

A festa foi muito boa, bem organizada e deixou todos muito a vontade (Glaucia Cristina Noroto. Faturista)

muita interação marcaram o encontro. Além de um café da manhã colonial e de uma trilha ecológica, a programação contemplou um tradicional jogo de futebol, churrasco e um show de música ao vivo, atrações que garantiram a integração e animação de todos os presentes.

Colaboradores de São Paulo e Pindamonhangaba

02 03

A palavra do Presidente Minuto Total

04 05

Bate-papo Fique por dentro

06 08

Total Competition Total Balanço

10 11

Flash Américas Total na Mídia


A palavra do Presidente

Minuto Total

Treinamento & capacitação

Grandes desafios para 2014

Realizado primeiro Treinamento de Liderança e RH para Gestores na filial do Brasil

Investimentos e lançamentos estão no planejamento

META

25% é o que a Total Lubrificantes espera crescer em seu faturamento já em 2014.

É com grande satisfação que entregamos a vocês a primeira edição do “Acontece no Brasil”. Nosso objetivo é desenvolver um novo canal de comunicação e aproximar cada vez mais todos os membros de nossa equipe. O sucesso deste projeto dependerá de todos nós. Então convido todos a participar ativamente do conteúdo do jornal. Nesta primeira edição, gostaria de aproveitar para fazer um breve balanço de 2013, que foi memorável em vários aspectos. Lançamos projetos que serão essenciais para o nosso futuro e nossas ambições, adotamos estratégias mais agressivas e otimizamos a estrutura da empresa, sempre visando um crescimento de dois dígitos. Devemos olhar para o ano passado com orgulho por tudo o que alcançamos e, sobretudo, pela base que construímos, para que possamos dar saltos ainda maiores a partir de agora. 2014 será chave para nossa empresa, pois queremos começar a lutar pelas primeiras posições, mas para isso precisamos ampliar nossa presença no mercado e, consequentemente, a notoriedade da nossa marca. Certamente, sem esquecer os valores que têm sido os pilares do crescimento da nossa empresa, que são: audácia, escuta, solidariedade e transversalidade. Estamos investindo pesado na ampliação e na modernização da nossa fábrica em Pindamonhangaba e pretendemos alavancar nossas vendas com a introdução da nova linha de produtos ELF. Também reforçamos a nossa equipe com algumas contratações que irão, sem

Total Lubrificantes do Brasil

1.o Discovering Total do Brasil

dúvida, adicionar juventude e experiência a todo o nosso grupo. Tudo isso, encaixado em um novo e agressivo plano financeiro, que impulsionará nossos projetos em 2014. Outro grande desafio é a expansão das operações em regiões e estados-chave do mercado brasileiro. Temos um dos maiores mercados do mundo em mãos e precisamos saber explorá-lo de maneira eficiente e competitiva. Com esse objetivo, lançaremos o nosso novo website, mais moderno e prático, e uma nova extranet, que será acompanhada de uma e-loja, o que facilitará nosso relacionamento com os distribuidores. Também estamos revisando nossa malha logística e nosso planejamento tributário, tudo com a intenção de adequar nossas competências aos desafios que teremos pela frente. Sublinho, mais uma vez, que nossa meta para 2014 é ver nosso faturamento crescer de maneira substantiva em relação ao ano passado. Para isso, precisamos entender que o setor comercial não é o único responsável pelo nosso crescimento e que todos temos um papel de suporte extremamente importante em cada venda efetuada. As oportunidades estão na nossa frente, e a nossa vontade de crescer é infinita. Conto com a sua qualificação, garra e determinação. Até breve.

Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2013 foi realizado o primeiro Treinamento de Liderança e RH para Gestores na filial do Brasil. A iniciativa, que faz parte do plano de desenvolvimento de RH da Total Lubrificantes do Brasil, tem por objetivo implementar o conceito de liderança e capacitar todos os gestores. Em quatro dias intensos, cheios de informações e dinâmicas, Paola Filgueira, consultora contratada pela direção de Recursos Humanos Américas, promoveu importantes momentos de reflexão e interação entre os treinandos. O encontro contou também com a presença especial de Fabien Renault, VP de RH AME, que participou de todas as atividades e ainda apresentou a metodologia aplicada em recursos humanos.

Nos meses de setembro e outubro foi realizado o 1o Discovering Total do Brasil, que contou com a presença de todos os colaboradores das filiais de São Paulo e Pindamonhangaba. O programa teve como objetivo promover a integração entre os colaboradores, permitindo a interação e o conhecimento da história, visão e atitudes determinantes para o crescimento e desenvolvimento da Total no Brasil e no mundo. A iniciativa foi uma oportunidade para a troca de experiências e informações, por meio de dinâmicas de grupo realizadas para estimular o trabalho em equipe e o apoio mútuo. Christophe Jacquet, VP AME da companhia, marcou presença no evento realizado em Pindamonhangaba, participando ativamente das dinâmicas.

Expansão roc

Em 2013 foram inaugurados 12 novos postos ROC da Total, sendo sete na Grande São Paulo (em Portal do Morumbi, Vila Osasco, Vila das Oliveiras, Embu das Artes e Taboão da Serra e dois em Osasco) e cinco na capital paulista.

Luis David Rodriguez Diretor-geral da Total Lubrificantes do Brasil

02

Total Lubrificantes do Brasil

Já somos 500 mil fãs na nossa página do Facebook. E você? Já nos curtiu? Acesse: facebook.com/TotaldoBrasil

03


Fique por dentro

Bate-papo

Futebol campeão

Uma companhia como a Total impulsiona o profissional a estar em constante movimento, motivado em busca dos objetivos da companhia. Também possuo muita sinergia com o nosso presidente, um líder acessível e sempre muito próximo dos colaboradores.

Time da TOTAL foi o grande destaque de torneio realizado em São José dos Campos No último mês de novembro, o time de futebol da Total, composto por colaboradores de Pindamonhangaba, sagrou-se campeão da 19a edição do Torneio de São José dos Campos. O certame, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Minérios e Derivados de Petróleo do Vale do Paraíba e Região, contou com a participação de dez empresas da região. Essa foi a primeira vez que a equipe da Total esteve na competição. A taça foi conquistada após uma disputada partida com a equipe da Copagaz, já na cobrança dos pênaltis.

E as perspectivas para 2014? CL - Nossas metas são bastante ousadas, e 2014 é um ano em que buscamos ainda mais a competitividade. O segredo é que as pessoas compartilham os mesmos objetivos. Uma equipe é uma orquestra sinfônica. Nós, como gestores, somos os maestros e não podemos deixá-la desafinar. Carla Lima é CFO da Total Lubrificantes do Brasil.

Liderança nata Depois de construir a carreira em grandes corporações, Carla Lima fala sobre a gestão na Total Fale-nos sobre sua trajetória profissional CL - Minha carreira foi construída basicamente em empresas internacionais, o que me abriu as portas para experiências importantes e me possibilitou conhecer novas culturas. Antes de chegar à Total, passei por companhias de grande porte, como Goodyear, ED & F Man Brasil e KPMG. Atuei em áreas como Controladoria, Contabilidade, Auditoria, Finanças, Planejamento Estratégico, Jurídico, Recursos Humanos e TI. Gerir pessoas foi uma demanda presente em praticamente todos os cargos que ocupei.

O que significa para você fazer parte do time Total? CL - O Grupo Total é sólido e tem uma

presença muito expressiva mundialmente.

Total Lubrificantes do Brasil

Novo capítulo dentro da história da ELF: New ELF

Inspiração O QUE a motivou a participar do concurso que escolheu o nome deste jornal? EM - Acho importante participar dos projetos da companhia, seja por meio de opiniões, seja de sugestões, não importa. O que vale é compartilhar. POR QUE ESSE NOME? EM - A palavra “Acontece” reflete bem o cenário em que vivemos e, diante das perspectivas para este ano, tudo está acontecendo no Brasil, o mundo está de olho no Brasil. Então por que não “Acontece no Brasil”?

Da esq. para a dir.: Elizeu Ferreira Santiago, Sivano Clay Alvim da Costa, Weslley Pinto da Silva, Rodrigo Sávio da Silva Pereira, Willians Valério dos Santos, Jean Rodolfo Anderson Nerosi, Dennis Eduardo Langraff, Fernando Giampauli, Marco Antônio Rodrigues da Silva, Fabrício Ferreira da Silva, Israel Jonathas Squarcini, Fabiano Ciliro de Moura, Clayton Dias Brum, Joilson Aparecido do Espírito Santo e Pedro

QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE JORNAL? EM - Espero muita informação sobre o Grupo Total e que esse seja um veículo que estabeleça canais estreitos de relacionamento com os colaboradores, em que possamos ser ativos e participativos. A comunicação transparente, ágil e democrática é vital para o crescimento das grandes organizações. Parabéns a toda a equipe pela iniciativa!

CONVENÇÃO COMERCIAL No mês de janeiro a Total reuniu todos os colaboradores para traçar as missões para o ano de 2014 das áreas Comercial, de Marketing, Técnica, Financeira, HSE e Recursos Humanos. Toda a diretoria esteve presente, incluindo Christophe Jacquet, VP da América Sul, e Luis-David Rodriguez, DG da Total Lubrificantes do Brasil. O capitão do BOPE e consultor do filme Tropa de Elite, Paulo Storani, deu uma palestra mais do que motivadora para todos os presentes, que foram elevados ao posto de caveiras (soldados do BOPE). E, como explicou o capitão, para um caveira, missão dada é missão CUMPRIDA.

Elisângela Marin, analista de administração e serviços.

04

Total Lubrificantes do Brasil

A nova linha ELF promete uma revolução no mundo automobilístico. Os novos produtos chegam ao mercado com design ainda mais moderno, além de garantir maior performance (ACEA C4 com performance C3) e qualidade para o consumidor final. Os óleos, 100% sintéticos, possibilitam um período de troca estendida, com intervalo de 30.000 km, além de ser homologados pelas marcas Renault e Nissan.

ELF SOLARIS 5W30

EVOLUTION FULL-TECH 5W30

ELF EVOLUTION 5W40 - 5W30

EVOLUTION 900 SXR 5W40 - 5W30

ELF COMPETITION 10W40

EVOLUTION 700 10W40

ELF SPORTI 15W40 - 20W50

EVOLUTION 400 15W40 - 20W50

PRESTIELF SUPER 20W50

EVOLUTION FT 300 20W50

05


Total Competition

Flash Américas

Dakar 2014 Pelo 23. ano consecutivo, a Total foi a responsável o

pela logística e pelo abastecimento de combustível dos pilotos do Rally Dakar. A competição, que começou em 5 de janeiro na cidade de Rosário e terminou em 18 de janeiro em Valparaíso, atravessou a Argentina, a Bolívia e o Chile.

Logística

Iquique

Uyuni

Calama

200

pontos de GPS

20

postos de gasolina

14.880 km

aeroportos

El Salvador

San Miguel Tucumán Chilecito San Juan

Valparaíso

+ 1.500.00 litros

de combustível

GP Austrália Malásia Bahrein China Espanha Mônaco Canadá Áustria

a F1, com a categoria trazendo novas regras técnicas e esportivas.

Salta

15

pessoas

Calendário – F1 2014

2014 será um ano de novos horizontes para

Antofagasta

Le Serena

50

F1 estabelece novas regras

Bolivia

Os motores com os V8 Aspirados dão lugar aos V6 1.6 Turbo

Rosário

A transmissão terá oito marchas

Etapas 1.o semestre

San Luiz

O carro estará mais pesado: 690 kg

San Rafel Chile

Data 16/03 30/03 06/04 20/04 11/05 25/05 08/06 22/06

Argentina

A altura do novo bico baixará para 185 mm, mudança drástica no visual dos novos carros

+ 660.000 reais

investidos em publicidade

percorridos

Mais economia: o tanque de combustível terá apenas 65% da capacidade da temporada passada

3 veículos e 400 técnicos enviados pela TOTAL Campanha publicitária com o Robot Quartz

Total Lubrificantes do Brasil

O controle eletrônico dos freios traseiros será permitido

A pressão aerodinâmica será reduzida

NOVIDADES NO REGULAMENTO ESPORTIVO O primeiro treino livre terá a duração de 2 horas

Equipe p atrocinad a pela To na categ tal foi o g oria carro rande de s staque

O novíssimo motor V6 1.6 Turbo contará com o renovado KERS duplo

12 pontos na Superlicença representam suspensão no Grande Prêmio seguinte

in58s 50h44m rso em u rc e p priu o ma cum Nani Ro

06

Total Lubrificantes do Brasil

Os carros terão direito a apenas cinco propulsores

Cada piloto terá o direito de escolher o número de seu carro

Estão previstos apenas oito dias de testes coletivos de pré-temporada

O atual campeão, Sebastian Vettel, correrá com o n.o 1

A caixa de câmbio deverá durar por seis corridas. Na troca antecipada, o piloto perderá dez posições no grid

E Felipe Massa, único brasileiro para a temporada de 2014, correrá com o n.o 19

07


Total Balanço

Pinda

Total américas

Musa inspiradora Você sabe como ficou decidido que o projeto de crecimento estratégico de expansão de equipamento da fábrica de Pindamonhagaba seria chamado de Gisele (Growth Improvement and Strategic Expansion of the Lubrificant Equipment)? Os responsáveis pelo projeto, dentre eles alguns estrangeiros, procuravam um nome que representasse bem o Brasil, e quem melhor do que a top model gaúcha, não acham?

Nosso estoque de produtos de baixo giro caiu de 40% para 18% em 2013. E a meta para 2014 é baixar dos 10%. #GOPINDA

Mais de 96.000 funcionários em 130 países colaboraram para que fechássemos 2013 com um faturamento anual de 150 bilhões de euros e 10 bilhões de euros de lucro líquido, o que nos coloca entre as 10 maiores empresas do planeta.

Volume BU vs. RE - Dezembro/2013

25.077 toneladas de produção foram fabricadas em Pinda em 2013, o que equivale a 9 piscinas olímpicas. A capacidade de atendimento de pedidos da nossa fábrica em Pinda subiu de 68%, em janeiro de 2013, para impressionantes 97% em dezembro do mesmo ano.

América do Norte

Nosso Departamento de Qualidade ajustou apenas 0,4% de todo o conteúdo produzido em Pindamonhangaba durante todo o ano de 2013.

América Central

América do Sul

13% 15%

AME

% Resultado Operacional Líquido

14% 5%

26% 27%

Lubrificante

Rede

32% 44%

23% 5%

7% 2%

-14% 2%

Avião

GPL

Combustível especial

Outros

% Volume

Veículos pesados

Uma ação da Total estava cotada na Bolsa de Paris, no dia 31/12, a pouco mais de 41 euros, o equivalente a 135 reais. Em 2013 a Total produziu 2,35 milhões de barris de petróleo por dia, tendo mais de 11 milhões de barris em estoque. Uma verdadeira potência mundial.

saiba que em 2013, na total lubrificantes do brasil... META 2014

10%

Em média, cada funcionário da fábrica produziu 547 litros de produtos da Total por hora trabalhada no mês de dezembro. Uma evolução de 72% em relação ao mês de janeiro.

29,3

R$ 115 mil foram economizados em viagens e estadia.

foi a taxa de redução do índice de sinistralidade do plano de saúde.

31 milhões

2.500 m3

74%

horas e R$ 1.567 foram investidos em média na formação de cada colaborador.

Em 2013, nosso Departamento de Logística registrou nada menos do que 25.900 pedidos. Foram feitas 628 viagens de transferência entre Pinda e GAT e carregadas mais de 28.900 toneladas de produtos Total. Tudo isso para entregar os melhores lubrificantes do Brasil 35.800 vezes no ano.

Total Lubrificantes do Brasil

Total grupo

de litros de lubrificantes foram vendidos.

08

Total Lubrificantes do Brasil

é o potencial da nossa nova parceria com a Honda, uma das maiores montadoras do mundo.

70%

foi o aumento em m3 vendidos para o varejo na região Nordeste.

17,5%

dos funcionários foram promovidos ou mudaram de cargo.

640

novos clientes foram cadastrados.

09


Flash Américas

Total na Mídia

BARÔMETRO DE NOTORIEDADE Em julho de 2013, realizamos uma pesquisa de notoriedade das marcas TOTAL e ELF em 27 países do mundo, entre eles a Argentina, o Brasil, os Estados Unidos, o Canadá e o México. Esse estudo será realizado a cada dois anos, para medir a evolução dos parâmetros e a eficácia do Departamento de Marketing e Comunicação. México

Canadá

1% 4% 14% 6%

1% 5%

12%

Brasil

Argentina

2% 4% 12%

7%

2% 8%

Top of mind

1%

EUA

26%

8%

60%

34%

Reconhecimento espontâneo

4%

Veículo: Estado de São Paulo Data de veiculação: 15/01/14

12%

Perspectivas para o Grupo Total no Brasil

Percepção geral

O jornal O Estado de S. Paulo do dia 15 de janeiro destacou a estratégia de investimentos do Grupo Total no Brasil. A matéria abordou os projetos e as metas para 2014 tanto da Total Lubrificantes quanto da Total E&P, divisão responsável pela exploração e produção de petróleo e parte integrante do consórcio de Libra.

Patrocínios regionais

A TOTAL México renova parceria com o América-MEX até 2016, incluindo exposição do logo em painéis publicitários e a exploração da imagem dos jogadores dos clubes. A empresa também tem parceria com três universidades no país, facilitando o acesso dos estudantes ao mundo profissional.

Total Lubrificantes do Brasil

Linha HDMO no Oficina Brasil

Patrocinados pela TOTAL, os Piratas de Quebradillas venceram o campeonato porto-riquenho de basquete.

Pelo segundo ano consecutivo, a TOTAL patrocinou a Carib Great Race, uma das competições de velocidade mais importantes do mundo.

A edição de 2014 do Rally Dakar não poderia ter sido melhor para os pilotos TOTAL, que conquistaram nada menos que os três primeiros lugares na categoria carros.

A linha HDMO, composta pelos lubrificantes Rubia TIR 7900 15W-40, Rubia TIR 7400 15W-40 e Rubia 4400 15W-40, foi destaque do portal Oficina Brasil no dia 16 de janeiro. Destinados a veículos pesados, os óleos atendem a todas as necessidades de caminhoneiros e frotas nas circunstâncias mais severas de uso.

Investimentos na fábrica da Total

Na Argentina, a TOTAL é parceira de um dos clubes mais tradicionais do continente, o Boca Juniors.

Em 2014, a TOTAL patrocinará, pelo segundo ano consecutivo, uma das principais competições de futebol do continente, a Copa TOTAL Sul-Americana.

Veículo: Valor Econômico Data de veiculação: 08/01/14

10

Total Lubrificantes do Brasil

Veículo: Site Exame Data veiculação: 07/01/14

O portal Exame e o jornal Valor Econômico dos dias 7 e 8 de janeiro, respectivamente, comentaram o investimento de R$ 15 milhões que será realizado pela Total Lubrificantes para a ampliação da fábrica de Pindamonhangaba. As matérias também abordaram as metas de crescimento da companhia para o ano de 2014.

11


Você pode encontrar todas as publicações do Acontece no Brasil na Intranet Américas.

Diretor: Luis David Rodriguez Conselho Diretivo: Juliana Macedo Conselho Editorial: Zaina Hubau Responsável Editorial: Luis Barros Colaboradores: Carla Lima, Diego Tricci, Rogério Shunck, Fátima Bernardes, Karin Bauer, Elisângela Marin, Elaine Santos e Mayra Ferraz Projeto Editorial e Gráfico: Dezoito Comunicação Fale com a Redação e envie sugestões para: luis.barros@totalbr.com.br

Total  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you