Issuu on Google+

Soriau e as Funções Dramatúrgicas A Arquitetônica da Situação Dramática

LEÃO • É a força investida em um personagem que deseja ou teme algo. É o objetivo primeiro de um personagem em uma situação, para o qual se dirige o seu olhar ou o seu desejo.


SOL • É o agente passivo de uma situação, o bem-desejado de um Leão, por exemplo. O personagem que se torna bemdesejado tem poder de criar felicidade ou rivalidade, dependendo do que o seu magnetismo produzir na situação e em outros personagens.

TERRA • É o obtentor do bem desejado (sol) na situação. Pode ser o personagem investido de Leão. É uma função de alguém que recebe algo de muito valor na situação e que pode ser à custa de muita rivalidade ou luta. Aquele que deseja também pode ser o obtentor do bem desejado.


MARTE • É a força opositora de Leão ou daquele que deseja ou teme algo. O oponente que rivaliza por um bem-desejado comum como por exemplo uma moça numa história romântica. Quem que está investido dessa força tem a mesma força de Leão, isto é, deseja algo com a mesma intensidade.

BALANÇA • É aquele que, na situação dramática, tem a função de atribuir o bem-desejado a alguém, que pode ser qualquer um dos interessados neste bem. É uma espécie de Juiz que detém poder de atribuir este bem. Mas pode acontecer do próprio bemdesejado ser aquele que se atribui a alguém.


LUA • O aliado de outros na situação. Um Leão pode ter um amigo; assim como Marte pode ter um conselheiro. Esta função é aquela que aparece investida em personagens que servem de aliados aos principais personagens.

Tema da situação: rivalidade amorosa Ponto de Vista de um Personagem: “Jornalista” • Exemplo: O Jornalista (leão) deseja a companheira de trabalho (bem-desejado) para si (Terra), no entanto tem de enfrentar um rival na redação (marte) para consegui-lo. A moça, então, decide ficar com este (balança), mas, para isso, precisa contar com a ajuda de uma amiga (lua).


Dinâmica da situação dramática • Uma situação dramática é dinâmica ao longo de uma história, com alterações nas funções dos personagens, de acordo com a tomada do ponto de vista que vemos a situação. Portanto, na situação acima, o jornalista pode em algum momento da novela tornar-se marte e/ou balança, assim como a moça passar a ser leão, entre outras variantes. O jogo mutante da situação dramática neste tema de “rivalidade amorosa” tem muitas combinações possíveis.


souriau