Issuu on Google+

OLHAR INTELIGENTE DA EMPRESA Uma ferramenta inovadora para gestores de empresa

Projeto de Felipe Chusyd Moreno

1


INTRODUÇÃO O Eneagrama é um sistema vivo sobre a personalidade humana e seus nove (9) tipos básicos de caráter. Esse sistema é o mesmo que representa a personalidade empresarial, pois esta também conta com os nove (9) padrões básicos que formam o todo de sua atualidade e realidade. Assim como as pessoas as empresas têm uma personalidade que reflete sua identidade, seu posicionamento, sua imagem, suas atitudes junto aos acionistas, fornecedores, funcionários, clientes, consumidores, enfim, ao mercado em geral. O que se propõe com esse trabalho é a utilização de uma ferramenta inteligente e inovadora para detectar a personalidade manifesta X personalidade essencial (a alma da empresa) fornecendo com isso elementos importantes para a constituição da liderança coaching na empresa. Além, certamente, de fornecer elementos importantes para avaliação da coerência entre o modo de ser e agir da empresa x percepção do mercado.

2


A INTELIGÊNCIA Porque permite uma visão e um entendimento da personalidade da empresa, fundamentada em seu passado e presente, com vista ao futuro (A → Z), portanto, da empresa de forma dinâmica e crescente.

A INOVAÇÃO Porque o modelo utilizado para análise dos referenciais da empresa é inusitado ao desvendar os universos – instintivo, intelectual e emocional - de seu momento atual e de sua história, revelando sua potência em relação à ação, ao seu projeto futuro enquanto corporação. Além de que, a linguagem utilizada para apresentação dos resultados tem o formato de narrativa literária ou cinematográfica, mais ricas e mais amplas, possibilitando perspectivas novas de insights e identificações de sua forma de ser e fazer. A narrativa literária será dotada de parágrafos curtos e impactantes à semelhança da linguagem cibernética (a que se pratica atualmente na internet), condensando informação e objetividade, clareza e síntese. A narrativa cinematográfica é alternativa que leva à correspondência sensível, ao impacto imagético mesclado com palavras na medida certa, à abertura mental privilegiada, pois o objetivo aqui é confeccionar um documentário dinâmico, moderno e altamente instigante para as interpretaçãos de gestores e diretores da empresa enfocada.

3


A VISÃO DA EMPRESA COMO ESPECTADORA E AGENTE DE SI MESMA A empresa poderá identificar seus principais centros de inteligência em ação dinâmica. Seus objetivos, relações atuais, motivações, perspectivas, expectativas e sentimentos em relação a ela própria e a sua missão, desvendando os eixos imobilizados, o que deverá ser aperfeiçoado, o que deverá ser modificado ou enfrentado, para atingir seus objetivos e cumprir suas metas, com uma identidade clara aos clientes internos e externos.

METODOLOGIA DO TRABALHO A EMPRESA COMEÇA COM O SEU ENEAGRAMA O Eneagrama é o modelo utilizado. Ele é o sistema identificatório da personalidade da empresa. Ou seja, os 9 pontos abaixo descritos, representam a atualidade da empresa, com seu passado incorporado. É o ponto de partida para a radiografia da empresa que revelará sua personalidade de forma dinâmica. A empresa para constituir sua identidade corporativa precisa ter um caráter próprio e peculiar.

4


O MODELO DE SUA FORMA DE SER

A Empresa começa com o seu Eneagrama – O Modelo para a sua Existência - Os conteúdos apreendidos dos 3 Centros:

CENTRO INSTINTIVO Sua Estrutura física Sua Crença

Instintivo – (Estrutura física / Crença / Excelência) Sua Excelência

Emocional – (Know-how / Performance / Criatividade) Intelectual – (Tecnologia / Questionamento / Perspectiva)

Sua Perspectiva

Seu Know-how

Serão os fundamentos de sua realidade e atualidade como empresa, revelando sua personalidade de forma dinâmica. Seu Questionamento

Sua Tecnologia CENTRO INTELECTUAL

Sua Performance

Sua Criatividade CENTRO EMOCIONAL

5


PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DA PERSONALIDADE DA EMPRESA A. As realidades da empresa correspondem ao seu sistema da personalidade eneagramática.

OS CENTROS DE INTELIGÊNCIA ENEAGRAMÁTICOS DA EMPRESA

Centro Instintivo

Centro Intelectual

Centro Emocional

6


B. Para representar a empresa através da personalidade eneagramática temos os paradigmas eneagramáticos, que são os referenciais para a elaboração da narrativa literária ou do roteiro dos centros de inteligência da empresa em forma de narrativa cinematográfica. Os paradigmas eneagramáticos identificam a parte atuante e viva da empresa, suas dinâmicas próprias, sua existência enquanto um todo organizacional

Paradigmas Eneagramáticos para a Empresa – Olhar do viés do Eneagrama • O que está imobilizado na empresa • O que precisa ser enfrentado • O que pode ou deve ser aperfeiçoado • Como servir melhor • Como mostrar uma imagem de sucesso

• Como elaborar e superar conflitos • Onde questionar mudanças • Onde aprofundar questões/idéias • Onde buscar soluções/criatividade/ otimismo para as demandas

7


A EMPRESA E A PERSONALIDADE ENEAGRAMÁTICA • O Eneagrama enquanto sistema, propõem a representação das 9 máscaras de personalidade adquiridas pelo ser humano no mundo social/profissional. • O Eneagrama dos tipos de personalidades humanas propõe 9 grandes estados de Ser encontráveis no Homem, em seu desempenho, em suas ações. • A Empresa representa os 9 padrões do conjunto de premissas para ser pró-ativa no mercado. • A Empresa se posiciona em função da atividade ordenadora que reflete os modelos de lemas eneagramáticos.

PREMISSAS DE LEMAS ENEAGRAMÁTICOS 1.) Somos melhores, piores ou iguais nossos concorrentes. 2.) Acreditamos na relação causa/efeito. 3.) Nossas ações são reconhecidas pelo mercado. 4.) Acreditamos que a inovação constante é atraente. 5.) Nossa posição é de observadores e analisadores de fatos e atos que nos interessam. 6.) Nossas dúvidas são resultados de questionamentos diversos. 7.) Estamos aptos a dar respostas às necessidades do mercado. 8.) Nossa posição no mercado é de alta competitividade. 9.) Não sabemos dizer não. Concordamos mas não comprometemos.

8


PREMISSAS ESTRATÉGICAS DO ENEAGRAMA EMPRESARIAL Poder de execução Profundidade de análises das informações Consciência do papel social Posicionamento claro Questionamentos pertinentes Desempenho e produtividade Agilidade e adequação nas respostas Soluções criativas Percepção do mercado e novos projetos

Alguns exemplos ilustrativos sobre conteúdos dos Paradigmas Eneagramáticos de empresas: O que está imobilizado na empresa Por quê não estamos satisfeitos com nossa atuação? O posicionamento de nossa empresa está claro? O que é possível fazer para que a máquina interna gire com mais dinâmica? Onde é preciso fazer incrementos e/ou modificações? Por quê nossos projetos se desenvolvem de forma lenta? Quais são nossas áreas de conflito de visões? Temos uma posição cômoda ou não?

9


O que precisa ser enfrentado? Temos uma posição pró-ativa ou reativa face à concorrência? Por quê? Temos o controle do nosso mercado? Em que aspectos? É possível estar à frente de nossos concorrentes? Como? Quais são nossos obstáculos e oportunidades? A partir de nossa posição como podemos ter o controle do mercado? Qual nosso poder de atuação/execução para isso? Quais os centros de inteligência atuais que nos permitem isso? O que pode ou deve ser aperfeiçoado/modificado na empresa? Como estão os meus serviços e produtos? Qual as ações adequadas para manter o ritmo de nossos projetos? Estamos no caminho correto? Nossas possibilidades são mais vantajosas do que as da concorrência? Qual a qualidade de nossos profissionais x nossos objetivos? Qual a ação adequada para manter nossa qualidade ou aprimorá-la? Quais pontos a explorar para firmar nossa imagem no mercado? Como estão nossas relações com fornecedores, clientes externos e internos? Quais são nossas áreas a melhorar? Em que? Por quê?

10


A LINGUAGEM CONTEXTUAL DA EMPRESA EM RELAÇÃO AOS PARADIGMAS ENEAGRAMÁTICOS Os exemplos de contextos acima descritos servem para desvendar a personalidade eneagramática da empresa. Partindo disso se obterá um conjunto de premissas básicas para a elaboração de uma narrativa literária ou de um roteiro em narrativa cinematográfica, que permitirá uma grande clareza aos gestores da empresa de aspectos fundamentais a serem considerados para elaboração de seus planejamentos estratégicos e táticos ou outras ações necessárias. Importante relembrar que a forma de apresentação dos resultados dará a cada gestor e à direção da empresa inúmeras possibilidades de análise e considerações pela riqueza de sua forma.

11


A NARRATIVA LITERÁRIA COMO RESULTADO – A FORMA DE APRESENTAÇÃO A idéia de apresentar o trabalho final do Olhar Inteligente da Empresa em forma de narrativa literária tem raiz na percepção de que um livro bem elaborado em seu conteúdo e forma pode revelar muito mais que uma simples história de vida. Esta narrativa literária ora suscitada aqui como produto final sobre a empresa enfocada pretende registrar os imperativos da personalidade da empresa em sua manifestação atual, incorporando o seu passado e olhando para o futuro em suas mais detectáveis estruturas atuantes de sua personalidade eneagramática. Muito mais que contar a história da empresa, a idéia com o livro é estabelecer uma ponte real entre o olhar dos gestores e a personalidade atuante da empresa, pois ela é um organismo vivo composto de centros de inteligência que, para todos os efeitos, devem estar equilibrados e harmonizados em estratégias eficientes de atuação e objetivos claros de crescimento e evolução. Esta alternativa propõe a narrativa literária utilizada na internet pois acreditamos ser ela uma forma de conduzir as informações que revelarão a personalidade real da empresa e suas âncoras de sustentação para subsistir no mercado em que atua, contudo fornecendo a potência necessária para uniformizar o arranjamento linear que deve envolver os centros de inteligência da empresa e sua forma ou maneira de ser ou existir no conjunto da personalidade corporativa. A narrativa literária em forma de livro, como resultado final, pretende trazer à luz tudo aquilo que reflita como potência corporativa atuante e que aponte horizontes de correção e ajustes em função da personalidade viva e manifesta da empresa.

12


O PRODUTO AUDIOVISUAL COMO RESULTADO – A FORMA DE APRESENTAÇÃO Todo produto audiovisual necessita de um roteiro. Este é a chave para que dentro de uma forma escolhida se apresente um determinado conteúdo. No projeto de ficção cinematográfica, uma história é colocada dentro de uma estrutura dramática e depois fragmentada em descrições, imagens e diálogos que compõem as cenas de um filme. No projeto documental, geralmente, escolhe-se um tema procurando desmembrá-lo em subtemas através dos quais se organizará uma estrutura narrativa cujo eixo principal pode ser comandado pela figura de um narrador. Com resultado final para O Olhar Inteligente da Empresa pretende-se elaborar um filme que estabeleça a ponte entre esses dois “tipos narrativos”, de forma que o conteúdo final que fará parte do produto audiovisual a ser finalizado, componha-se por uma narrativa que contará com a figura de um narrador, elemento central (eixo condutor) e portador de um texto gerado pela variação encontrada no material relativo à personalidade eneagramática da empresa. Essa variação é a própria conversão ou transformação do material colhido na empresa em relação à sua personalidade eneagramática em uma linguagem. Dessa forma, a linguagem do roteiro apresentará um narrador que a partir do eneagrama da empresa, o mote temático que perpassará e amarrará todo o roteiro, contará como a alma da empresa está se conduzindo diante de sua própria atividade, desempenho e análises de sua atuação e pró-atividade. Simultaneamente a este narrador será montada uma edição de imagens e música. Em resumo, trata-se de um filme que irá documentar criativamente a personalidade da empresa em sua ação atual rumo ao futuro, com imagens que ilustrarão a própria empresa e sua alma (as pessoas) no presente e rumando para o futuro, padrão muito comum à narrativa cinematográfica, elemento primordial que será a estética do Olhar Inteligente da Empresa, filme que mostrará a dinâmica da personalidade da empresa e dos seus centros de inteligência, e como no cinema, produzido para mostrar, contar, conscientizar e encantar os principais espectadores, que acreditamos ser os gestores e diretores da empresa.

13


ETAPAS DO TRABALHO 1ª Etapa – contatos e entrevistas com direção, gestores e funcionários 2ª Etapa – Elaboração do roteiro ou story-line 3ª Etapa – Validação junto a direção/gestores 4ª Etapa – Complementação/Finalização 5ª Etapa – Elaboração do livro ou áudio-visual Etapa final – Apresentação com análise eneagramática sob o ponto de vista da estética da empresa.

14


CONCEPÇÃO FELIPE MORENO felipe@letrascriativas.com.br Trabalha e ensina redação criativa para diversas mídias. Estudou engenharia civil mas foi com as Letras Criativas que desenvolveu o seu olhar no e para o mundo. Trabalhou no Banco do Brasil por longo período onde experimentou e conheceu de perto o funcionamento de uma grande empresa, conhecimento do qual pôde extrair os fundamentos da sistematização organizacional e operacional para trabalhar com projetos empresariais, sobretudo os ligados à comunicação e à linguagem. Na área artística, escreveu e dirigiu diversas peças teatrais, algumas encenadas, outras lidas, outras inéditas, além de roteiros para televisão e cinema. Publicou uma dúzia livros, dentre esses diversos livros digitais. É editor da Revista Digital LetrasCriativas para iPad, que publica humanidades e artes convergentes. Tem diversos cursos de especialização na área de humanidades, englobando campos da criatividade, psicologia, dramaturgia, mídia, propaganda, cinema, comunicação, literatura, tecnologia, programação, design. Dentre as suas áreas de contribuição, destacam-se: •

• • • • •

A Melhoria do Desempenho Profissional a partir do método das fontes dramáticas em benefício da Autoconsciência, da Automotivação e do Controle das Emoções. Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento – IFTDO – Porto Alegre - 2001. Dupla Personalidade para um Roteiro, livro da área de Mídia e Comunicação. (Célebre Editora, SP, 2007). Colaborador do renomado escritor--roteirista Doc Comparato em 2004 no SBT, em projeto de minissérie e telenovela. Articulista em diversos sites na área artística e educativa. http://www.artv.art.br ; http://www.universia.com.br ; http://www.portadaeducacao.com.br. Diretor do Letras Criativas – Publicação Digital e Criação de Conteúdo. Criador e administrador de conteúdo do portal cultural http://www.letrascriativas.com.br.

15


Professor de diversos cursos de Redação Criativa e de Roteiro de Televisão e Cinema em diversas instituições de ensino - SENAC, Universidade São Judas e UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto, FURB de Blumenau (SC), Secretarias de Cultura do PR e SP, entre outras.

16


Olhar Inteligente da Empresa