Arquitetura e Ocupação - Um Ensaio Sobre o Vazio

Page 15

“boca do sertão”, a cidade orientou-se em função da estação. A vida social e o comércio pas saram a acontecer a partir da gare. Não por acaso, os principais planos urbanos para o desenvolvimento do município convergiam para a EFA. A impulsão econômica trouxe novos habitantes para São José do Rio Preto. Em franco crescimento populacional, a cidade necessitava se adequar aos padrões de infraestrutura básica. Cenobelino, o primeiro prefeito eleito no voto direto, audaciosamente lançou um plano básico de saneamento para a cidade, no qual o serviço de 16

água e esgoto não continuaria refém da inconstância dos córregos, assim em Outubro de 1955 os rio-pretenses viram a inauguração da Estação de Tratamento de Água, batizado como Palácio das Águas e o Represamento das água do Rio Preto. Se no passado o manancial era vítima do frequente assoreamento por terras das lavouras carreados leito abaixo, as décadas de urbanização e avanço imobiliário no município se encarregaram de minar aos poucos a frágil fauna e flora ciliar. A necessidade de represamento sugeriu um projeto ambicioso formado por três espelhos d’água, dois em exploração há mais de cinco décadas e um terceiro desde 1989, apresentando uma capacidade de estocagem de 4,65 bilhões de litros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.